Advogados afirmam que depoimento de Mauro Cid que incriminou general é ‘precário, genérico e inexato’
Rafael Moraes Moura
Brasília – A defesa de Walter Braga Netto rebateu nesta segunda-feira o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR)que defendeu que a prisão do general seja mantida e afirmou ao ministro Alexandre de Moraes que a PGR se baseia em “mera presunção” de que ele está obstruindo as investigações.
Para os advogados do ex-ministro da Defesa e da Casa Civil do governo Bolsonaro, o órgão chefiado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, não demonstrou “concretamente” os riscos de o general atrapalhar o aprofundamento das investigações de uma trama golpista para impedir a posse do presidente Lula.
Em um memorial protocolado na noite desta segunda-feira (23) no STF, a defesa do general, capitaneada por José Luis Oliveira Lima, diz que não há elementos de prova “minimamente confiáveis” para corroborar a conclusão da Polícia Federal de que Braga Netto teria agido para “obter dados sigilosos, controlar o que seria repassado a investigação, e, ao que tudo indica, manter informado os demais integrantes da organização criminosa”.
Braga Netto foi preso em 14 de dezembro por determinação de Moraes, sob a alegação de que atuou de forma “dolosa” para obstruir as investigações sobre a trama golpista para manter Bolsonaro no poder. Em parecer enviado ao STF, a PGR defendeu a manutenção da prisão preventiva.
Para os advogados, não há qualquer ato de interferência, manipulação ou obstrução das investigações” – e além disso, os “fatos que deram ensejo às investigações são antigos”, ou seja, não seriam contemporâneos, o que afastaria a necessidade de prisão preventiva.
“O risco que justificaria a prisão preventiva é mera presunção de que as condutas criminosas – genericamente – poderiam ser reiteradas. Sem qualquer indicação concreta de reiteração recente”, rebate Oliveira Lima, advogado que assumiu recentemente o caso.
Em depoimento à PF, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, afirmou que Braga Netto tentou obter informações sobre a sua delação por meio do seu pai, o general Mauro César Lourena Cid.
Em entrevista ao blog na semana passada, o criminalista disse que não “existe a menor possibilidade” de delação premiada por parte do general, porque “não tem o que delatar”.
Documento na sede do PL
Um dos pontos destacados pela PF para justificar a prisão de Braga Netto é um documento apreendido na sede do Partido Liberal, em Brasília, que descreve perguntas e respostas relacionadas ao acordo firmado entre Mauro Cid e a própria PF. O documento foi encontrado na mesa do coronel Flávio Peregrino, auxiliar de Braga Netto, que na época trabalhava na sede da legenda.
“Para a autoridade policial, o fato de Flávio ser assessor do agravante (Braga Netto), somado a uma equivocada interpretação de que o documento daria ‘ênfase sobre qual seria a participação de Braga Netto na trama delitiva’ resultou na incoerente conclusão de que o referido documento indicaria ‘que o indiciado tentou obter dados sigilosos da colaboração’”, diz a defesa do general.
Entre as anotações do documento estão as frases “Não falou nada sobre o Gen Heleno e BN” e “GBN não é golpista, estava pensamento democrático de transparência das urnas” – a sigla BN e GBN se referiam ao general, segundo a PF.
O documento também traz os trechos “Perguntaram sobre o Flávio B: aliviou” e “não falou nada sobre os Gen Heleno e BN”, mas a defesa de Braga Netto sustenta que o texto “não é capaz de indicar que as ‘respostas em vermelho’ teriam vindo do próprio Mauro Cid.
Na defesa, os advogados de Braga Netto chamam o papel de “frágil documento”, e destacam o fato de que as siglas que se referem ao general (“BN” ou “GBN”) apenas aparecem duas vezes. Os advogados também alegam que, muito antes de o documento ser apreendido na sede do PL, o conteúdo da delação de Mauro Cid “havia sido amplamente vazado e divulgado pela imprensa”.
“Da leitura do documento apreendido pela Polícia Federal, percebe-se evidente similaridade às diversas notícias que foram amplamente divulgadas na imprensa”, afirmam os advogados, alegando que o documento “mais se assemelha a um resumo das notícias amplamente veiculadas pela imprensa”.
“As conclusões da Polícia Federal para usar o documento como prova apta a prisão cautelar são suposições ilógicas e desconectadas da realidade”, acrescenta.
‘Dinheiro do agronegócio’
Em depoimento prestado à Polícia Federal, o tenente-coronel Mauro Cid também afirmou que o dinheiro entregue por Braga Netto em uma caixa de vinho, para financiar o plano para matar autoridades, “foi obtido junto ao pessoal do agronegócio.
“Além da falta de credibilidade, o depoimento de Mauro Cid – que a Defesa só conhece os trechos citados pela polícia – é precário, genérico e inexato. Mauro Cid não foi capaz de dizer a data (“alguns dias depois da reunião”) e também não sabe dizer o local (“no Palácio do Planalto ou da Alvorada”) da suposta entrega de dinheiro. As contraditórias e genéricas palavras do colaborador também não foram objeto da imprescindível corroboração probatória”, sustenta a defesa.
O GLOBO – Edição: Montedo.com
30 respostas
Esses advogados são muito ruins. Zanin (que é um gênio da área) já tinha desconstruído a tese da PF ou procurado outros meios para liberar.
Ou abre o bolso ou vai passar o ano novo na xadrez
#kidpretoslivres
#braguinhalivre
#feliz2025golpistas
Todos sabemos Que Braga Neto é um m… golpista um marginal tem que morrer na prisão.
A direita se habituou a cometer crimes e ninguém ser punido precisamos virar essa página e punir pedagogicamente pessoas que querem dar golpe de estado.
Lula ladrão descondenado pelos corruptos
Imbecil. Que golpe de estado é esse? Vcs estão loucos. Tanta ilegalidade nesse processo tabajara sem pé nem cabeça, baseado em uma delação cheia de contradições e provas escritas em papel de anotações contendo possíveis perguntas e respostas. Somente idiotas para acreditar nisso. Deus me livre de pessoas como vcs, que desejam punições a uma pessoa, mesmo que não haja motivos para puni-la.
Corrupto também tem que ser preso e ficar na cadeia, quem trama pra soltar bandido corrupto da cadeia também é Golpista.
No minimo vc é petista. Diante do fato vc não merece crédito.
Uma falácia.
Tudo mimimi
Eu desejo que esse Oficial General tenha o mesmo tratamento carinhoso que os Praças e suas Pensionistas tiveram na elaboração, na tramitação e na execução da Lei do Mal de 2019.
Nos praças e pensionistas traídos por essa raça de golpistas esperamos que esses marginais morram na cadeia.
Apertei o botão do foda-se
general preso por suposta delação de uma pessoa que só pode se pronunciar para pF e para o xandão. alegações genéricas de uma suposta testemunha, sem provas cabais de um suposto plano que não foi executado. não há base concreta para a prisão do general (ou de qualquer outra pessoa que fosse). vivemos uma ditadura. daqui a pouco estará nos prendendo também, apenas pelo desejo e vontade da “autoridade” de prender. corra do bR quem puder, pois o povo está aceitando esses absurdos autoritários de forma pacífica!!!!
Tinha que ter matado as vítimas pra poder responder.e brincadeira viu
Já vai tarde.
Se for por falta de adeus,tchau , Já vai tarde.
Caro amigo, se vc prender qdo o ato consumado, não estaríamos aqui discutindo esse crime
Estaríamos regido pelo golpe militar, ou seja, numa verdadeira ditadura. Com a quebra do estado democrático de direito. Portanto, para haver crime necessariamente precisa ser consumado. Mas, se sr. Quiser sair do país, iríamos ficar bastante agradecido com sua iniciativa. Xandão neles!!
Concordo plenamente com seu posicionamento. Todos que tramaram o golpe e se ferraram, tem que ir pra cadeia.
Deve sair publicado amanhã, ou quem sabe ainda hoje. O Ministro Alexandre de Morais, o Xandão, esta dando prazo de 48 horas para que os comandantes militares de área expliquem porque o COMANDANTE DA GUARDA, AUTORIZOU A VISITA aos militares presos todos os dias da semana, contrariando regulamento militar que prevê visitas apenas 3 dias na semana. Apura-se pune-se o comandante da guarda nesses dias.
Quem diria… um General 4 estrelas defendendo os Golpistas, consequentemente o golpe de Estado, e a morte de Autoridades civis, com argumentos pífios e astutos. Vivi pra ver.
Planejamento sem ajuda dos praças é óbvio que daria errado.
Oficiais não sabem fazer nada sem apoio de praças.
Que apodreça na cadeia traidores dos praças
Momento politico propício para revindicar um aumento pros praças.
Só falta a punição pedagógica do Jair Messias com o sua quadrilha isso inclui os filhos.
Ta feia a coisa. Prender generais, coroneis, tenente coroneis, desmoralizar as forcas armadas, que se esquiva de assumir o poder para jylhar seus suborfinados.
Na verdade quem desmoralizou as forças armadas foram esses cretinos quando se alinharam a coisa mais porca que tinha na política chamado Jair Bolsonaro,que fede de tão podre que é na alçada corrupção,esses sim são a vergonha das forças armadas.
São acusações graves que se comprovadas devem ser punidas exeplarmente. Até lá eles pedem que não siga a lógica deles no quartel, que é considerar todos culpados até que provem inocência
Isso aqui é terra sem lei. Cada vez que muda o mandatário, começa uma nova brincadeira. País de povo medíocre, fracos e Frouxos
Ok mas punir todos exemplarmente perder os cargos e salários também são Bandidos.
Queria ver uns macho,e falar:
Eu fiz isso,e pronto.
Mas os caras são todos medroso, cagões,chorões,a começar pelo chefe da quadrilha,JMB.
Eu nunca vi um camarada cagao igual,e se for preso,ele se mata na prisão
Boa Noite. Feliz Ano Novo para todos, inclusive, para Aqueles Que Acham Que A Sentença de Condenação da Imprensa Contra os Indiciados Antes de Processados e de devidamente Julgados, deve ser aplaudida, pois quanto a essas pessoas eu tenho que sentir pena. Não defendo o erro de ninguém, mas, tenho certeza que ninguém deve ser condenado antes de ser devidamente Julgado. Estamos vendo e muitos admitindo que o brasil só tem um presidente da República que sem dúvida pelo extremo poder ditatorial Explícito se trata de o eminente Ministro Alexandre de Morais. Esqueçam de LULA, infelizmente nada representa.estamos vivendo um período Vespertino de Guerra mundial. Vocês que admitem que os generis devem ser desmoralizado por uma ditador Precisam viver um pouco em período de guerra. Aí vocês vão sentir na pele o que representam Ad forças armadas
Brasileiras, sentir a falta que faz um general de exército. A partir daí, vocês irão vomitar o que Guardam no fato e engolir suas palavras. Infelizmente vocês entendem que um general de exército chegou a esta patente dançando nas baladas da vida. Realmente isso que vocês exteriorizam demonstra a pobre cultura dos nossos brasileiros, pelo menos em tese! Lembrem que Delação Premiada no nosso país nem devia existir, haja vista a índole do Delator, a ânsia de liberdade e a falta de confiança das Autoridades que o entrevista, pois estão confundindo decisão Judicial com Decisão politica. Investigação policial com obedecer ordens direcionadas ao resultado pretendido pelos ditadores. Enfim, Feliz Ano Novo!
Lava jato , milhões apeendidos e hoje cadê esse dinheiro?????