Apesar de voluntário, início do alistamento militar feminino tem ligação direta com a perda do interesse no serviço militar
Em entrevista à Folha de São Paulo neste domingo, 8 de dezembro, o almirante da Reserva Eduardo Leal Ferreira, ex-comandante da Marinha (2015-2019), afirmou que as Forças Armadas e a profissão militar estão muito desprestigiadas.
“Nos bons colégios do Rio, você não vai encontrar quem queira ser militar, porque os atrativos são cada vez menores em comparação com outras atividades”.
A conversa foi originalmente sobre as mudanças na previdência militar e a participação de generais em planos de golpe contra o Estado democrático, mas Ferreira e outros oficiais da reserva e da ativa acabaram mostrando preocupação com a atratividade da carreira.
Um deles disse que o sargento de um pelotão de fronteira está muito mais preocupado com quando vai poder passar à reserva do que com a prisão de um general.
Número de interessados em concursos das Forças têm caído
Os números de inscritos em concursos para as 3 Forças nos últimos anos corroboram para essa preocupação e são alarmantes. Para fazer esse levantamento, o Sociedade Militar consultou as tabelas divulgadas pelo Estratégia Militares, curso preparatório pra quem tem interesse em prestar concurso pra instituições militares.
Em 2017, o número de inscritos para o certame da EAM (Escola de Aprendizes-Marinheiros) foi de 29.261 candidatos. Em 2018 caiu para 24.440. Em 2019 e 2020 voltou a subir, mas em 2021 caiu para 16.627 e nunca mais voltou ao melhor patamar. Em 2024 foram 12.166 inscritos, uma queda de 58,42% em 7 anos.
No concurso para Fuzileiros Navais, em 2018 foram 32.045 inscritos e em 2019 foram 19.668 inscritos. Uma queda vertiginosa de 38,62%. Apesar de em 2020 o concurso ter ensaiado uma recuperação, indo para 29.138 inscritos, em 2023 ele voltou para o patamar dos 19.967.
No caso da Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), a situação é mais amena. Em 2017 foram 25.961 inscritos. Em 2018 e 2019 houve aumento dessa quantidade, mas em 2021 foram 22.788 inscritos e em 2022 foram 21.396 inscritos.
O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) perdeu 21,65% de interessados. Saiu de 12.484 candidatos em 2017 para 9.781 em 2024.
A EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) já teve 43.757 inscritos em 2019. Em 2024 foram 31.623. Um dos menores números da história.
Preocupação com a carreira foi um dos motivos de atraso do pacote fiscal do governo
O possível impacto na carreira nas Forças Armadas atrasou o anúncio do pacote de corte de gastos elaborado pela equipe econômica do governo. Isso porque ao ser estabelecida idade mínima de 55 anos para aposentadoria, o que hoje inexiste, o tempo na ativa dos militares deve aumentar e impactar diretamente o sistema de promoção. Atualmente, ele prevê média de tempo em que o oficial ou praça fica em cada posto.
Com o aumento do tempo de serviço, existe o risco de quebra da pirâmide da carreira, com o acúmulo de coroneis e subtenentes (últimos postos de oficiais e praças) e redução de militares em cargos menores.
Além disso, a atratividade da carreira também tende a ser prejudicada, já que o aumento do tempo de permanência em postos vai levar os militares a demorarem mais para ter aumento de salário e se aposentar.
Entrada das mulheres nas Forças Armadas é fundamental
Apesar de ser sempre anunciado com viés de inclusão e integração de gênero, o anúncio do aceite de mulheres no Serviço Militar brasileiro como voluntárias a partir de 2025 pode ser mais uma questão estratégica e política do que propriamente preocupação com a diversidade. O mesmo vale para a 1ª Turma de mulheres soldados fuzileiros navais e para a 1ª Turma feminina da Academia Militar das Agulhas Negras.
Em junho deste ano, em entrevista ao Jornal USP, a psicóloga da FAB (Força Aérea Brasileira), Wildyrlaine Cristina Pretko, disse que o grande desinteresse por parte dos homens na carreira militar é um dos motivos para a abertura de vagas para mulheres.
“Os homens tentam se esquivar a todo custo. Eu posso dizer porque fiz parte do processo seletivo para o ano obrigatório dos militares e a maioria foge mesmo. Enquanto isso, nós conhecemos diversas mulheres que adorariam que o serviço militar fosse obrigatório a partir dos 18 anos, e agora existe uma possibilidade de que não seja obrigatório, mas facultativo, e que as mulheres possam também fazer parte desse ingresso aos 18 anos”.
Problemas de recrutamento são históricos e não são particular do Brasil
As dificuldades com recrutamento e retenção de pessoal nas Forças Armadas existem há várias décadas, em especial a retenção, já que há oportunidades muitas vezes melhores no mercado de trabalho civil, com salários superiores e mais benefícios.
No último dia 6 dezembro, em levantamento realizado pelo colunista Pedro Duran, a CNN divulgou que Marinha e Exército perderam 5.247 profissionais nos últimos 10 anos. Na ocasião, os militares ouvidos por Duran apontaram como principais motivos para desistência as jornadas de trabalho, perdas de benefícios pela reforma de 2019, salários defasados em relação a carreiras públicas e privadas e a possível nova reforma da previdência militar. A Aeronáutica não respondeu ao questionamento.
Helena Carreiras, primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da Defesa de Portugal, disse em maio que tentou enfrentar esse problema por múltiplas vias no país lusófono.
“Criei melhores condições àqueles que estão nas fileiras, não apenas com remunerações melhores, mas melhorando as condições de habitação e de transição para a vida civil nos fins dos contratos. A vida militar faz grandes exigências, é uma tarefa difícil, mas julgo que o caminho precisa ser tornar a profissão militar uma profissão valorizada”.
São Bento em foco – Edição: Montedo.com
73 respostas
Mas o problema vai piorar porque a finalidade do PT e essa esquerda é que o governo acabem com as forças Armadas. Onde já se viu um soldado da PM de qualquer Estado ganhar mais que um Sgt das forças Armadas. Só nesse Brasil Corrupto mesmo!
Pq um sargento do exército ganharia mais que um SD PM?
A fonte pagadora arrecada muito mais.
A propria graduacao ja diz tudo.
A pm esta politizada, sindicalizada, greves todo ano, bem representada.
A pm, a gm, prf, pf estao todos certos, tem que EXIGIR melhores salarios mesmo.
Os comandantes e os representantes das forcas sao MUITO FRACOS.
nao defendem a tropa, nao brigam por melhor condicao para seu pessoal, sao carreiristas e so pensam em si.
Parece eles tem medo de mostrar a realidade, pois estao com os seus altos estudos e cheios da grana e o resto q se virem.
Pelo simples fato da hierarquia, segundo o sargento estuda 2 anos para ocupar o cargo e ter suas divisas , saber inglês etc..e sai da escola com nível superior.ta explicado sua pergunta ❓
Aumentos no soldo só vieram em governos do PT. Ou você não se lembra?
A reforma de 2019, foi a PEC do general. Eles que ganharam muito. Ou é mentira?
PM é estadual.
É que o concurso da maioria das PMs é de nível superior, e a remuneração é de acordo com a complexidade do cargo.
No EB mesmo o cargo de oficial é de nivel medio, basta ver que um r2 ou qao executam, o concurso também é de nível médio, e na prática a população prefere um soldado da pm na esquina que um sargento comandante da guarda parado ali esperando o coronel para comandar as honras ao coronel
Concurso de SD é nível médio meu caro.
No df nao
No goias nao
Em minas nao
No mato grosso do sul nao
…
Agora no exército todos sao de nivel medio
Vc não tem que reclamar aqui de que a PM tem ou não que ganhar mais,se trata de forças armadas,e não auxiliares o assunto,e outra coisa se as PMs fizessem algo de bom,o país não estaria mergulhado na violência que está já que vcs são os que mas tem serventia para o cidadão,concurso para oficial do exército é sim de nível médio,mas tem que passar pela academia militar e é como fazer uma faculdade, vai lá e tenta prestar esse concurso,e veja como é tão fácil chegar ao oficialato seja em qualquer força auxiliares,ou forças armadas, não é fácil…
Digo isso porque eu servi por algum tempo em uma unidade próxima a AMAN e lá eu fui por várias vzs em missão os alunos até terminarem sua formação passam por um estudo bem puxado,fora serviços,e provas…
Falar de outras carreiras é fácil,daqui um tempo as PMs vão dizer o mesmo da PF e PRF que eles não podem ganhar mais que um PM ou até mesmo um PC não pode ganhar mais porque na visão deles esses não fazem nada…rsrsrs
No RN, é nível superior.
Tem que perguntar isao ao Bolsonaro. Ele só deu aumento aos generais.
No meu estado a PM exige nível superior. Como soldado já passei muita coisa e tenho muita história para contar. Já capotei viatura, fui baleado, revidei injusta agressão letal, faço termo circunstanciado de ocorrência( que até pouco tempo atrás era função singular de Delegado de Polícia), faço papel de psicólogo no meio dessa sociedade doente, resgato vítimas de acidente, suicidas, socorro gestantes, participo de programas sociais com crianças e adolescentes, integro redes de proteção de moradores e comerciantes, auxilio na gestão da unidade, dou palestras em empresas públicas e privadas, faço blitz, abordo todo dia, cumpro mandado de busca e apreensão, mandados de prisão, separo briga de marido e mulher, lavo viatura, viro noite no plantão da delegacia, audiência no fórum toda hora, tanta coisa que ficaria até amanhã escrevendo aqui . É pesado!
Sonho com a desmilitarização da PM, talvez assim romperemos essa corrente maligna que insiste em nos comparar com as forças armadas. “Ganhar melhor que Sargento das FFAA é muito pouco.
Fiquei preocupado….. Vc é um ser humano ou um android? Reserve um tempo pra alimentar-se e dormir… 👍
Porque um Sgt do exército não faz nada e um PM arrisca a vida todos os dias
Descreva meu dia a dia num pelotão de fronteira na divisa com a Colômbia por favor, já que você disse que não fazemos nada, creio que você seja oniciente e onipresente. Fico no aguardo.
Se as forças armadas fizesse sua parte nas fronteiras não tinha tanta drogas entrando e armas entrando no país. As forças armadas não têm serventia nenhuma para a sociedade.
Claro. Temos pouco mais 15mil km de fronteira. O que equivale a “dois campos de futebol” é só dar o braços e ninguém entra.
Me apavoro é com a necessidade de falar mal das forças armadas, mesmo que seja com afirmações idiotas de pessoas que não tem noção se como as coisas funcionam. É impossível não deixar drogas entrarem. São 15mil km de fronteira, 7mil km de litoral, como que tu fecha isso? Me diga qual solução maravilhosa tem?
E isso é de hj ? Aconteceu agora, nos últimos 2 anos? Paciência ….
Para preservar o pouco que ainda têm, um plano de reserva pro pessoal de carreira ia bem. Investe no temporário. Ninguém mais quer guerra mesmo.
Mas já existe um plano de reserva e a maioria é temporário…
Temporário não tem capacidade de mexer com as novas tecnologias: reator atômico, grippen, etc. Vai haver muitos acidentes por falta de experiência.
A destruicao em curso .
So quem nao ve sao os baba ovos e os altos estudos.
Tudo q eles querem e isso mesmo.
Alguém vai recorrer às barcas furadas na hora da catástrofe.
As Forças Armadas precisam evoluir. Posso falar do Exército! Nosso modelo atual está muito arcaico e caro. Começando pelo dia a dia e chegando nos modelos de adestramento. Em todos os níveis. Todas as OM fazem adestramento meia boca, depois as GU e GCmdo, com um custo altíssimo. Deslocamentos desnecessários de viaturas(transporte para formaturas), um monte de curso e estágio rolha e mal feito, ex(segurança cibernética) para uma pessoa que mal sabe ligar o computador, chegando até nos cursos e estágios operacionais(tudo igual), cerimonial, ordem a patrulha, umas ralações bobas, sobrevivência(matando galinha e mesa de frutas)… um monte de OM capenga, a mesma ladainha de sempre(incorporação, formaturas bobas, obras intermináveis(abre porta, fecha porta)… mas tudo isso é mantido assim pra meia dúzia de dar bem, fazer ECEME na bolivia(se alguém me convencer que isso serve para alguma coisa)… Resumindo, a força se perdeu no meio dessa loucura. Tenho certeza que cabe muita reflexão, e dá para melhorar muito!
Maj Cav, fala como gente grande e faz jus ao posto que possui!
Sou qAO mas tenho 5 pós na área de gestão, reconheço que a realidade bate a porta, pensamos um exercito a partir do conceito da monarquia e desde lá evoluímos muito pouco, paramos no tempo, estamos atrasados 100 anos, por isso o feedback dos militares chineses sobre os militares brasileiros serem bem pouco profissionais.
Precisa ser revista a doutrina militar da FTB e adequada a estrutura da instituição a nova realidade para fazer frente aos grandes desafios mundiais da nossa era, sobretudo na área das TIC.
Faltou nessa lista incluir a “mordomia” dos comandantes de OM disporem de uma viatura e motoristas exclusivos.
Estamos numa República. Que usem seus próprios veículos para irem ao trabalho.
MajCav, discordamos em muito, mas eu concordo 100%.
Exercito parou no tempo.
Muito curso rolha, breve rolha, tudo a mesma ladainha, formaturas mil, inutilidades e cerimoniais, todo curso e matar a galinha e se orientar, coisa da decada de 50, nos recusamos à especializacao seria, um bando de temporario mamando e estudando pra meter o pé… e nao vai mudar.
As Forças Armadas virou o famoso copia e cola do ano anterior. Nada muda , as OM estão cheias de “passageiros da agonia” contando os dias pra reserva, ou seja , efetivo profissional desestimulado.
Eu gostaria de poder conversar com um dos três comandantes das Forças Armadas e perguntar: qual a sua visão da tropa? Parece que vivem em um outro mundo. É cada discurso que naonse encaixa nem no EXERCITO DA SALVACAO. Só o pior cego não consegue ver o que é a realidade militar
As suas colocações simplificam coisas complexas. A minoria mora em PNR, não é bolada para ser movimentado, sim ajuda de custo, aos quais todos funcionários públicos tem direito( transferência por dinheiro não vale a pena), é uma mixaria, 2. Civis não tem hora extra porque não as fazem, queria ver lá na enchente no RS a disponibilidade dos outros órgãos, ou na operação acolhida durante a pandemia foi nítido! Deixa uma situação de caos abater o país! Vá achando que aqui está livre de uma grande tragedia! De guerras? Vá lá na nos rincões da Amazônia… socorro da marinha em alto mar de madrugada…. A indenização por ocasião da reserva é uma mixaria, o que vc faz com 100 mil nos dias de hoje? Mal um carro popular! Se fosse tão vantajoso assim um cara não largaria de ser major para se auditor da RF. Forças Armadas e como um seguro! Vc paga seguro do seu carro? De vida? Não é bom ter? Melhor não usar! Mas quando precisa você dá graças a Deus que tem! Não é dinheiro jogado fora, o que eu acho que é que tem cobrar boa gestão!
As essa é a real intenção da Esquerda, Vcs estão surpresos?
Enfraquecer As FFAA…
Tornar pouco atrativa ….
Quem ganha com tudo isso? Todos sabemos quem né.
Assim eles vão minando nosso país em tudo o que podem…
Vendem nossas minas para os Chineses…
Acabam com nossa Economia…
Desmoralizam as FFAA….
Educação cada dia pior….
E assim vai….
Aos poucos essa esquerda Cancerígena vai destruíndo nosso Brasil.
” A esquerda ficou 15 anos no poder, com Lula e Dilma e nada disso aconteceu.”
Comentário mais perdido que cachorro caindo de mudança…
Vai estudar mestre, sabe nem o que fala. Acho que nessa época VC morava em Nárnia kkkkkkkkkkkkkkkk
FFAA vão acabar e ninguém vai perceber.
O grande problema das FFAA é elevada concentração de privilégios a uma seleta casta e os critérios altamente subjetivos de recompensa. A disputa por cursos, missões no exterior e vagas em boas localidades ou OMs, por exemplo, é com base em quem você conhece para indicá-lo, não na sua competência. A reforma de 2019 só aprofundou isso, diminuindo o salário da base das carreiras, tanto de oficiais quanto de praças, e aumentando significativamente o salário dos topos de ambas. Suboficial e coronel ganharam os 68% a 73% de altos estudos e 32% de disponibilidade militar. A base mal compensou o aumento do desconto da pensão militar. Sou formado no ITA e posso dizer, hoje um primeiro-tenente recém-formado no ITA sai com 12% de adicional de habilitação da graduação, com um salário líquido de cerca de 8600 reais. Aí se o cara não faz o mestrado durante a graduação, não consegue fazer depois, porque o Comandante não libera, mesmo o cara sendo um excelente profissional, porque a desculpa é sempre a mesma: “falta de pessoal”, “precisamos de você aqui”. Na moral, por que um engenheiro do ITA ficaria na carreira militar ganhando 8600 reais com 7 anos para ter uma promoção e sem possibilidade nenhuma de pleitear um mestrado, porque simplesmente o Comandante não quer deixar fazer? Se existisse pelo menos um critério objetivo para o cara poder concorrer aos cursos e missões, já seria alguma coisa. Os caras só pensam neles, só dão privilégios para os “amigos do rei”, só dão aumento para a cúpula e depois ficam impressionados com a evasão. Meu filho, para um engenheiro formado no ITA ficar ganhando 8 conto por mês para se lascar tem que ser muito conformado, só quem foi beneficiado de alguma forma ou rabo de turma que acaba ficando. No mercado financeiro, o cara ganha isso aí de salário base inicial como analista sem incluir os benefícios (só de VR é uns 3k) e os bônus semestrais/anuais que começam na faixa dos 200k para mais. Tem recém-formado que já ganha papo de 500k de bônus no primeiro ano de mercado. Isso que dá ficar dando aumento só para topo de carreira e desprezando os militares que não são de academia e que não são bajuladores, agora chora. Tem que meter 55 anos de aposentadoria no lombo mesmo, ainda está muito tranquilo. Esse papo de serviço desgastante não é a realidade de 90% dos militares e, dos 10% que vivem isso, muitos são soldados temporários.
Você está certo. Mas, se você é formado no ITA e ainda não meteu o pé, você que é o errado. Mestrado ? Dane-se guerreiro kkkk, o importante é ganhar dinheiro. Fazer ITA e ficar na força, é só para gente sem atitude mesmo. Vulgo covarde.
EXCELENTE. Na reserva há 3 anos, leciono com ganhos superiores ao líquido. Maravilha.
Concordo com 90% do que disse, mas esse final cagou tudo…não é pq você não enxerga que não existe…inclusive há engenheiros e arquitetos na minha OM que já estão com burnout e desesperados para saírem da força, e nem falo dos GAP’s e bases aéreas, PAMA’s (fabricas de estresse, depressão e desilusão com a carreira, principalmente para os subalternos)….claro que tem uma parcela boa “encostada”, mas não chega a 90% nunca…
Pior sao esses individuos, de amãe, querendo gerir um hospital.
Os medicos sao de longe a qualificacao que mais sofre e mais se evade, ninguem aguenta a arrogancia/ignorancia dessas pessoas, saem e prosperam financeiramente
Amigo assim como no exército, na fab os formados pelo ITA nao tem vez.
No IME sao mentes brilhantes que são sugadas até o talo para os caprichos dos donos da instituicao, que são formados em outra escola…
Médicos, QCO e QEM são as maiores evasões.
– Gastos conso em 80% do orçamento pq o orçamento não aumenta faz muitos anos, é questão de lógica
– As Forças Armadas são mais q essas 268 pessoas q vc citou sem nem saber a q se refere esse valor
Enfim, a mídia reproduz desinformação e os bobos repetem sem conferir.
Ao meu ver o problema é q o Executivo deveria exercer o papel sindicalista q a Constituição determina, defender e valorizar as FA, mas faz justamente o contrário
Com certeza vc não é militar!! Suas informações estão errada,hora extra; adicional noturno??? Quando isso??? Mas vamos acabar logo com esse mimimi: dêem os mesmos direitos dos funcionários do executivo para os militares,entre eles: Sindicalização,40 horas semanais e direito de greve!!! Pronto!!! E tá tudo resolvido!!! É fácil,porquê não fazem???Aí acabaria com os ” privilégios ” DOS militares é igualava tudo. QUAL POLÍTICO TOPA FAZER ESSA MUDANÇA???
É tanto privilégio que o que a gente mais vê é o povo de legislativo e do judiciário fazendo concurso para as forças armadas, não é?
E aí vai ter SGT mor?
Sim, “Sgt Mor otário”, pra ficar mais 6 anos tirando serviço.
Putz … é só sair 01 de turma… deve ser fácil então e os comandantes deveriam por conta própria agir… impissionanti!
As pensões não tem relação com o orçamento da União é para isso que existe o desconto para a Pensão Militar que não tem relação com o regime da CLT. Os militares da ativa e da reserva é que recebem via dotação orçamentária que ainda está abaixo da média mundial, que é de 2,3 % do PIB, enquanto que no Brasil é de 1,1%. A base industrial de defesa movimenta 5% do PIB, quase 5x mais que os gastos totais e 8x mais que os gastos com salários.
Agora que esse cidadão percebeu isso? É óbvio que im estudante de um bom colégio jamais pensaria em ser militar, seria um fracasso pagar 2, 3 0u 4 mil de mensalidade para o jovem ser praça.
E Quem ingressa numa eear ou Esa já entra pensando em sair para o próximo concurso.
Sou 3 Sgt do quadro especial,o último reajuste que tive foi em 2014 na gestão da Dilma ,e na gestão do Bolsonaro tive uma perda significativa.Onde está esse tão falado privilégio que tanto se comentam??
O que teve de QE que fez arminha com as mãos…
Isso depois do governo Dilma ter criado o 2º Sgt QE para o EB.
Na verdade, tem QE bolsonarista até hoje. E segundo eles, houve perdas em 2019 no governo do Mito deles. Masoquismo?
Mas não estou dizendo, Esteves, que você é assim. Apenas aproveitei o seu comentário para fazer o meu.
Uma distinção interessante é que, para ingressar na carreira militar, isso ocorre exclusivamente por meio de concurso público. Para se tornar militar, é possível ingressar por concurso para os cargos efetivos estruturados em carreira ou pelo serviço militar obrigatório no que se refere a militares temporários.
Portanto, nunca faltarão candidatos, principalmente porque o serviço militar é obrigatório. Caso as Forças Armadas necessitem, podem convocar civis para exercer atividades militares de forma compulsória, o que assegura que nunca haverá falta de mão de obra militar, independentemente se gostam ou não de ser militar. Essa previsão está no artigo 143 da Constituição Federal.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Art. 143. O serviço militar é obrigatório nos termos da lei.
§ 1º Compete às Forças Armadas, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência. Entende-se como imperativo de consciência aquele decorrente de crença religiosa, convicção filosófica ou política, permitindo sua dispensa de atividades de caráter essencialmente militar.
§ 2º As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz, estando sujeitos, entretanto, a outros encargos que a lei determinar.
Ninguém é obrigado sevir, é obrigado se alistar e muito menos a fazer curso de cabo ou Sgt para preencher vagas. O serviço civil alternativo é justamente alternativa aos que não desejam servir.
Uuufffa!!!
Finalmente alguém viu.
“Você não vai encontrar quem queira ser militar”: com atrativos cada vez menores, carreira nas Forças Armadas entra em crise.”
Eis o GRANDE OBJETIVO da turma imposta ou eleita democraticamente, ou o que quer que seja.
Pela força, pela moral, pela legalidade não estavam conseguindo vencer as FFAA.
Atacar de todas as formas, criam narrativas diversas envolvendo as forças inclusive as polícias e de uma forma ou de outra estão conseguindo esculpindo o monstro dos salários, pensões e outras vantagens para desiludir desmotivar afastando possíveis candidatos e provocar evasão dos que estão na ativa.
Ninguém queria antes…
Dos Quatro filhos do capitão patriota NENHUM vestiu a farda…por que será ???
Boa
Fui oficial técnico temporário durante 6 anos ( meti o pé logo que passei em concurso) e algumas coisas me deixavam estarrecido. A primeira é de como existem atividades inúteis nas Forças Armadas, a formatura era uma delas. A segunda é de como o exército se “retroalimentava” com suas inutilidades: um oficial babava ovo do coronel para receber uma medalha e, este, por sua vez, dava a medalha em uma formatura e ficava bem visto por outros oficiais e autoridades. A terceira coisa era o trabalho em cima de retrabalho: fiscal de contrato, fiscal do fiscal de contrato, fiscal do fiscal do fiscal, etc. Exame de contracheque, escalavam um militar para receber a carga e outro militar para fiscalizar quem recebia a carga e mais outro para ser o chefe de quem fiscalizava o recebimento de carga. Burocratização e invenção de trabalho. Não entendia como era possível alguém passar 30 anos suportando tanto trabalho e maluquice.
Sabe qual estratégia irão usa para aumentar a demando? fácil. Vão diminuir a complexidades das provas no ingresso.
Tenho quase trinta anos de sv e nunca vi um EV filho de Oficial…
Vejo muita burrice nessa proposição: “NINGUEM VAI QUERER SER MILITAR DORAVANTE”…
Nesse país onde grande parcela da população sobrevive com 1 salário mínimo, cada vez que abre concurso para guarda da prefeitura, porteiro e merendeira tem 1000 ( HUM MIL) pessoas inscritas para 10 ( dez) vagas.
ACORDEM;
A ESA teve um ano que teve quase CEM MIL INSCRITOS!!!!!
Deixem de ser negacionistas, terraplanistas, urologistas e parem de acreditar em fake news!
Dentre todos os comentários, este foi o mais lúcido. Os militares que aqui comentam, parecem tão fora da realidade do povo brasileiro quanto a marinha, ao publicar que todo paisano joga vídeo game e passa o dia na praia se bronzeando. Acordem, nem pra conversar com o soldado, se você ameaçar o guerreiro em mandar embora ele já se treme todo. Reflexo de uma sociedade empobrecida e que se derem oportunidade, lógico que o soldado vai querer ser sargento. O problema não é preencher o claro, mas a qualidade do militar que está preenchendo, como hoje acontece no quartel em que sirvo, o cabo é um cara da roça/favela que mal sabe escrever o próprio nome, amanhã será o Sgt e por aí vai.
Com toda vênia: quantidade não significa qualidade.
Com o andar da carruagem pode chegar o dia em que para redução de penas as FFAA oferecerão vagas aos apenados que aceitarem prestar serviço militar por cinco ou seis anos.
A guerra hoje não é feita só com guerreiros. Vejam Israel, é tecnologia. Sem estudo não se mexe nesses tanques modernos, no reator atomico da Marinha. . Vai ser um tal de cair avião, bater com navios…
Olha seu comentário e raso, olha a guerra da Ucrânia. Guerra de trincheiras. Tanques, drones tudo. Estude mais um pouco . Israel usa as até o talo, e tanque etc. Pq não pode sair bombardeado tudo. Tecnologia alisada ok, mas a infantaria tá lá até o talo
Acredito que ainda terá bastante demanda o concurso, mas tbm haverá bastante evasão. O cara hj entra nas FA já pensando em sair para o próximo concurso. Se for no EB, melhor ainda, pois já sai com nível superior pronto para prestar uma PRF.
Os tempos mudaram na década de 70 a maioria tinha Primeiro Grau, ou segundo Grau, hoje 2024, a maioria da garotada esta com curso superior formado, por mas desejo de servi a força. quando entra, vai dar de cara com a com a dura realidade, perde a motivação no Primeiro ano, com salário baixo, e muita ralação, quem serviu a forças armadas sabe disso, acorda Brasil mudar e preciso.
Resumindo tudo isso que está acontecendo não é de agora vem a bastante tempo, o cerco está fechando agora, não vai acabar com as FA como instituição, mas com certeza vai virar um centro bem pobre e carente de mão de obra especializada, vai virar uma desolação total sem prestígio, sem importância, vai só existir com pessoal bem ralé. Não compensa mais, é preferível receber 1 salário mínimo mas ser respeitado.
A ORDEM UNIDA.
O comando da ordem unida é para ser obedecida por todos os militares, e nunca para se criar procedimentos individuais pois isso vai desorganizar o que de mais precioso existe dentro das forças armadas, que é a sua estrutura irretocável de respeito às leis, à hierarquia e à disciplina.
A boa imagem institucional das forças armadas vem sendo balizada desde a sua criação, por homens de caráter, íntegros e de valor exemplar para trazerem um elo de confiança para seus soldados e de reflexo para toda a sociedade ainda em construção.
Dessa forma, as forças armadas estão presentes por longos anos, entram soldados, saem soldados, entram governos, saem governos, e os comandos continuam permanentes onde todos entendem um toque de corneta, um cântico cadenciado e um sinal de respeito.
Nossas instituições militares não se espelham nos atos isolados, na competição com trapaças e não se corrompem diante das ofertas indevidas, pois sua estrutura irá depurar todas essas anomalias e dar uma resposta dentro do seu filtro da verdade.
Confiar nas forças armadas é visto no tremular do pavilhão nacional, no amor puro e sem esperar nada em trocas, mas para sentir a paz que assegura a liberdade para praticar o crescimento social, individual e coletivo em razão da obediência aos comandos das ordens unidas em prol de alcançar os objetivos de uma nação confiante, confiável e desejada pelo seu forte espírito de corpo.
Gerações passam pelas forças armadas, e elas permanecem firmes, confiáveis e leais à sua dedicada missão que é o Brasil.
Muito bonito seu texto, porém a realidade é outra, é muita faxinex
A pessoa que prestou os últimos concursos da espcex, afa, escola naval, com o nível da concorrência que foi a prova, tem total condição de passar em outro concurso que pague mais. Digo isso por mim e outros colegas de turma que já foram aprovados e estão aguardando nomeação, ou que já foram nomeados. A realidade é que só vai ficar quem é conformado, a qualidade do pessoal que vai entrar vai ser muito menor do que das turmas recentes, como já está sendo.
O exército chegou nas mãos dos maus cmts. Dos interesseiros incompetentes e gaviões…
Esqueceram da tropa e de como se comanda! Estão se auto desvalorizando, chegou numa mão de raça impugninante interesseira comando fraco!!! Polícia Federal prende general 4 estrela ,perderam a moral a vergonha,a tropa e oficiais não se manifestam para não colocarem em risco sua carreira mais com certeza vão indignados todos os dias para suas casas! Então General tomas! Vai deixar o Exército se destituir??? Vai entregar nas mãos dos monstros de mão beijada? Para isso valeu esses anos de academia? Quem viveu no passado sabe o valor da farda! Se um dia a guerra vier! Já sabes o nosso destino! ….. Bando de ratos prendem e acabam com a moral e Brilho do Exército Brasileiro. Vcs são fracos!
Além de tentar dar golpe e pintar cordão de calçada, vcs podem tentar a iniciativa privada.
Infelizmente os que estão no alto comando já não pegam nada que aconteça na carreira! O deles já tá garantido… vão se opor e se estressar com o governo?? Jamais!
As FA já eram. Instituições falidas!
Depois do evento dito golpe que os civis foram p frente dos quartéis inutilmente, a credibilidade foi água abaixo. Como que deixaram os civis acreditarem que poderia ser feito alguma coisa??? Faltou comunicação. E os ingênuos civis… juram que acharam que algo aconteceria??
Enfim, tirando os jumentos da esquerda, muito da direita hj tb não acreditam e esculacham as FA, desnecessariamente né, basta pensar!
Um dia talvez tudo isso mude e acredito de vdd que vai… o dia que o país sofrer algum tipo de violação ou tiver que participar de alguma intervenção séria, a hist ta aíp lembrar a gente…. aí voltará a credibilidade perdida. Vão pedir pelamordeDeus, salvem o Brasil!
Se bem que quem pode estar nas altas patentes Podem ser essa geração Nutella que estamos vendo hj… o que talvez não ajude em nada! Se hj, a geração casca grossa, geração braba, tá assim, Imagina esses moleques criados no leite com pêra de hj??!! É so muita oração mesmo!