Em 12 de setembro último, o Senado encaminhou ao ministério da Defesa a Indicação n° 73/2024 (INS 73/2024), assinada por dezessete senadores. A indicação sugere assegurar aos terceiros sargentos inativos e respectivos pensionistas do Quadro Especial de Sargentos da Aeronáutica (QESA) o acesso à graduação de suboficial.
Histórico
Em 1981, através de Lei nº 6.924 e o Decreto nº 86.325, foi criado o Corpo Feminino da Reserva da Aeronáutica (CFRA).
Pouco mais de três anos depois, pela Portaria nº 120/GM3, de 20 de janeiro de 1984, a FAB autorizou exame de conhecimento especializado para as cabos femininas que tivessem concluído o Ensino Médio, para permitir o acesso à graduação de Terceiro Sargento. O exame consistia em avaliações dentro da especialidade desenvolvida no cotidiano das Cabos e foram realizados nas próprias repartições em que as mesmas trabalhavam e aplicados pelos próprios Chefes ou Encarregados nos respectivos setores.
Última!
A promoção da última Cabo à Graduação de Terceiro Sargento ocorreu em 1º de abril de 1988. O mesmo procedimento, entretanto, não foi estendido aos cabos do sexo masculino, pertencentes ao Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica (CPGAER). Assim, cabos bem mais antigos não tiveram o mesmo tratamento dispensado às cabos femininas.
Atualmente, enquanto os cabos veteranos, em sua maioria, ocupam à graduação de Terceiro Sargento, as ex-cabos femininas são suboficiais na inatividade.
Taifeiros
Com os militares do Quadro de Taifeiros da Aeronáutica (QTA) ocorreu processo similar. Em dezembro de 2000, foi concedida aos taifeiros a progressão na carreira até à graduação de suboficial. Aos cabos, no entanto, foi concedida a ascensão somente até graduação de terceiro sargento. Em 2009, o presidente Lula enviou ao Congresso Nacional o estendeu a graduação de suboficial a todos os taifeiros, ativos e inativos, e seus pensionistas.
“Salada de frutas”
Atualmente, existem militares admitidos na FAB pela mesma porta de entrada (Lei do Serviço Militar Inicial), com o mesmo nível de escolaridade, recebendo tratamentos diferenciados.
Correção de injustiças
O documento defende a “igualdade de tratamento”, e propõe “corrigir as injustiças e defasagens demonstradas, garantindo assim a ascensão à Graduação de Suboficial aos militares veteranos do QESA, que compõem um efetivo de aproximadamente 6.000 famílias”. , reconhecendo o valor, a força e a dignidade desses veteranos.
Leia a íntegra do documento
Promoção QESA a Suoficial – DOC-Avulso-inicial-da-materia—SF248235982715-20240911
Tramitação
Acompanhe a tramitação da indicação INS 73/2024
140 respostas
Justo.
é mais que justo. Eu mesmo ensinei a muitos Sargentos que vinha da escola e eu era cabo.
Espero que seja feita justiça.
Eu ensinei muitas colegas do quadro feminino e amigos taifeiros a marchar e ser bem sucedidos nas aulas de disciplinas RDAR E RISAER.
Justiça sej feita !!!
Se alguém acessou o site do senado, a tramitação está encerrada
Sem dúvidas nossos veteranos merecem. Ainda há prá corrigir essa injustiça. Quem escolhe a vida militar como profissão e permanece por tanto tempo é porque gosta do que faz e quem gosta do que faz, faz bem feito.
Merecem sim, que haja essa reparação.
Jogada política ou politicagem
Se fosse p esbanjar já teriam feito
No exército deveria acontecer o mesmo. Muitos sargentos do quadro especial que foram promovidos a 3 sargento e estão na reserva como 3 sargento
Outros que ficaram como cabo muitos foram promovidos a 2 sargento. Como fica os que foram antes para a reserva como 3 sargento e continuam. Uma injustiça que deve ser corrigida
Alguém faça alguma coisa
Urgente
Muito bom
Mais do que justo, somos merecedores, demos o nosso sangue por mais de trinta anos e nossa experiência aos que chegavam recentemente da escola de especialistas, sem experiência nenhuma na função.
Vai estudar!!
Cara pálida temos estudos,ok
Mas do que justo a isonomia das Praças da FAB.
Romualdo – cabo da FAB
Pode não mudar a situação, mas altera a disposição. Parabéns, QESA: demonstram que ação e persistência resultam no mínimo em ruídos.
Já estamos cansados dessa situação incomoda e injusta!!!
Justiça, isonomia e correção de vários erros administrativos é o que pedimos.
Em abril de 1991 3o Sgt recebia 10 Salários mínimos. Nao precisa promoção, mas sim reposição adequada.
Parabéns militares do QESA, vocês merecem, assim como os demais Quadros Especiais das FA.
Só pra por mas uma coisa, na FAB, na época o corpo feminino de tinha, CABO, e acabaram com o quadro e promoveram as CB do corpo feminino a SARGENTO, a ÚNICA EXIGÊNCIA ERA TER O SEGUNDO GRAU NA ÉPOCA, INFELIZMENTE deixaram os CB mas antigo de fora, NÃO E DE HOJE QUE O cB do corpo masculino e descriminado, espero que isso acabe, mudar e preciso acorda Brasil.
Quem tem x..x..ta só se dá bem.
O que não é justo é o país pagar pensão vitalícia para filhas de militares. Não seria justo, também, pagar pensão vitalícia para as filhas de todos os servidores públicos federais, civis .
o país não paga nada,essa pensão é descontada mensal no contra cheque do militar durante toda sua vida militar.
Meu pai descontava uma merreca e hj minha irmã, casada, recebe uma pensão da PMDF de 11 mil. Não acho justo, isso tem Q acabar sim.j
(O país) Paga sim cara palida, ou prove aqui que a Merreca de 1.5% custeia as dondacas por décadas paradas dentro de casa?!
Acredito que se o civil contribuir especificamente e mensalmente para isso, desde a sua admissão, passando inatividade até sua morte, não vejo problemas também não! Pois O Militar tem debitado mensalmente e até sua morte uma contribuição mensal específica para deixar essa pensão pra filha solteira. Fora os descontos de cunho previdenciários obrigatórios. Ofereça ao civil a possibilidade facultativa desse desconto em folha de pagamento até sua morte pra ver a “adesão” pífia.
Esta pensão já foi extinta desde 2001 as filhas de militares não mais recebem a partir de então.
É muito bom criticar uma coisa sem conhecimento. Nós mesmo na reserva continuamos pagando ou seja é descontado direto em contracheque nosso sistema de previdência.
Quanto a filha ser beneficiária, foi uma opção e não é de graça….. é descontado em contracheque.
Ainda bem que vc falou….servidor público…. nós somos militares….ou vc está esquecido que fizeram essa separação lá trás para beneficiar os civis e deixar os militares isolados??….faz uma forcinha pra lembrar.
AGORA QUE VC JA TEM CONHECIMENTO DA MATÉRIA, PODE FAZER SUA CRÍTICA.
Rafael isso já acabou a muito tempo! Ano 2000!
Eu pago desde sempre esse “benefício” às minhas filhas.
Putz, outra vez esse papinho. Se filha faz jus é por que pagamos em vida. E se achar que a contribuição é pouca, corre atrás para ser aumentada ou ela continue pagando o benefício.
Isso não existe mais, já foi derrubado! O que existe ainda é o direito adquirido de quem o militar aceitou Pagar um percentual extra para as filhas manterem o direto! Se não sabe a história toda, não dê palpite!
É isso mesmo, de acordo
Sr. Rafael isso foi até 2001 depois disso cada militar que quer expandir para as filhas tem que pagar dobrado a pensão militar eu 3S da reserva ainda pago pensão militar então seu desinformado procure se informar antes de falar besteira…
Isso já acabou em 2001. Se atualize por gentileza.
E pensão de filhas não é exclusividade das FA. Era de TODO FUNCIONQRIO PUBLICO FEDERAL, inclusivoe Senado e Câmara.
Sem conhecimento de causa não se fala, se cala. todos os militares pagão para suas filhas receberem, que não quiz pagar teve 01(um) mês para decidir o continuar ou ir até a tesouraria informar não que o desconto na minha folha de pagamento.Esses ficaram de fora, o desconto foram para os que queriam pagar até seu dias aqui na terra.Se filha pensionista continua pagando para futuros chama do ninguém!!! Entendeu não é doado palo governo federal (pagamos pra dar direito as nossas filhas.Fui…….
Procure informar-se , irmão, nós pagamos mensalmente para as filhas terem esse direito, e a casos que a filha morre primeiro que o pai é este não recebe nada de volta do que foi descontado.
Vc deveria fazer essa observação é para senadores, juízes e por aí vai, que além da pensão vitalícia ainda tem todas as demais vantagens como os melhores planos de saúde e não é só para as filhas é extensivo a família.
O câncer do Brasil são os políticos.
.Lembrando que tanto para sargento quanto para Cabos, as provas eram a nível técnico.
.Lembrando que algumas delas não tinham o segundo grau completo.
. Lembrando que algumas delas foram promovidas após a apresentação da conclusão do Supletivo.
. Lembrando que seria necessário uma prova para mudança de quadro de Cabos para Sargentos, pelo menos foi o que passaram para nós naquela época.
.Lembrando que naquele período, um dos pré-requisitos era ter ou estar cursando o segundo grau.
.Lembrando que para ser sargento pela EEAR nesse período um dos pré-requisitos era ter o primeiro grau.
SÓ PRA LEMBRAR.
Rafael Batista, Isso não existe mais, já foi derrubado! O que existe ainda é o direito adquirido de quem o militar aceitou Pagar um percentual extra para as filhas manterem o direto! Se não sabe a história toda, não dê palpite!
Enquanto isso os omissos covardes desunidos Qes do Exército estão na merda e vão ficar quando eu convidava tinham suas desculpas pra não ir ao congresso lutar hj choram chupa que é de uva cambada de covardes o pior que muitos não tem onde morar comodismo dar nisso abraços
Só esqueceu de falar, a sua última “lembrada”, que pra EEAR tinha que fazer CONCURSO público e depois , um longo curso de formação naquela Escola!
A justiça tem que ser feita
Não tem como não promover a gente a FAB foi muito injusta conosco,essa atitude tinha que vim dos ou do comandante,é impressionante como esses comandantes tratam seus militares,principalmente os que estão na reserva,mais Deus é Grande.
A única coisa que tá freiando isso e uma INC sobre o tema, é saberem que virá um efeito cascata nos quadros das outras forças e, também, de cabos e Sgts qESA que ingressaram após esse fato, que certamente vão querer pegar carona numa eventual lei, mesmo tendo por vários anos concursos com generosas vagas restritas a cabos da FAB até 2018!
E o pessoal da Marinha! Sempre rejeitados, isso tem que acabar, os taifas do EB sairam subtenentes, essa inconstitucionalidade tem que acabar, ou promove todos, ou, ninguém.
Não fui eu a comentar, mude seu apelido.
Meu amigo vc está redondamente engado muitos chegaram só a terceiro outros a segundo inclusive quem era cb não lutou e ganharam nas nossas custas ainda riram da gente é outros covardes, Gen Mourão traidor do seu Jair mito faltou dizer que somos burros, mas fazer taifeiros de escravos na casa dele esse ganhava de letra
A justiça tarda mas não falha!! Já que o Salvador dos militares não fez nada pela classe, vamos aguardar o governo Lula que na época foi mais complacente com os injustiçados.
O Lula Comunista está desmantelando as FFAA cortando verbas etc…, desse eu não espero nada , até Base de Aeronautica em Recife o ex-presidiario vai fechar.
Injustiçado por que ? Nunca fez uma escola de formação e aperfeiçoamento, não passou em concurso, nunca estudou. Segundo sargento e lambe os beiços
Ignorante, 80% de minha turma tem curso acadêmico mas ensinamos a muitos arrogantes da sua estirpe a se profissionalizar tenha vergonha dos seus comentários
Que assunto cansativo, fadigoso, tem sargentos na inatividade sem o primeiro grau de ensino (ensino fundamental) completo (e não são poucos).
Essa é a geringonça mais inconstitucional, fora da regra já vista na história do funcionalismo público.
Em nenhuma outra Instituição federal essa promoção ‘salto triplo twist carpado’ seria ventilado, discutido.
O cidadão entra na Força sem exame de seleção, tem a estabilidade como prêmio após bons serviços prestados, e, agora, depois de concordar com a regra do jogo após sucessivos reengajamentos, decide, tenho que “ser” Suboficial. Sinto muito, mas, bizarro.
Conheço dezenas de companheiros que passaram pela ESA, Curso Aperfeiçoamento Sargentos, cursos diversos, exerceram durante a carreira dezenas de funções e, ingressarem na Reserva como STen, no mínimo seria incoerente, impróprio, ilegal.
Resumidamente, não cumprem, minimamente, as normas e exigências previstas por Lei p/ tal ascensão surrealista.
Falar em relação aos qesas e fácil !!! O que falar das mulheres que foram promovidas sem concurso sendo elas mais modernas!!!! E os taifeiros que também foram promovidos sendo mais modernos e sem concurso público!!!! Vamos ser justo!!!!
o quadro de taifeiro QTA,todos prestaram concurso público,diferente dos cabos feminino e masculino q prestaram um curso interno.
Informação inverídica,alguns fizeram outros não,muitos eram cabos da especialidade de viaturas e trocaram para QTA VA,e hoje em sua maioria são suboficiais na reserva.
Acho bizarro essa discussão o problema maior é falta de incentivo reajustes reais conheço muitos oficiais St que nem tem onde cair morto tenho orgulho do que fui cb,taifa último sgt QE mas fiz meu futuro tenho minha casa minha mini chácara carro na garagem um dindin guardado desculpe mas acho que a maioria dos choros é por não ter se preparado abraços
Deixa de falar merda ,vc não conhece nossa história fica quieto sou qesa com muito orgulho ,fiz concurso para o CfC , encarregado de sessão,tirava comanda minha tropa com excelência, medalha de trinta anos de serviço cursos diversos na minha especialidade operacional, servi em várias unidades sempre militar exemplar com meus superiores,tratava com bondade meus subordinados e pares ,tirava serviço de sargento de dia na minha unidade como mais antigo,tomava decisões perante meus superiores ,onde sempre fui elogiado para o bom andamento do serviço,otimizando gastos com matéria da fazenda nacional sempre zelei pela minha unidade,onde todos podiam ter um ambiente e famíliar na caserna e fora dela cumprindo minhas atribuições com muita vibração e segurança e agora vem vc falar bobagens , não aceito isso cidadão e tem mais meu juramento não perdeu validade com sacrifício da própria vida !…… Brasil acima de tudo e de todos…..Selva!!🇧🇷🫡
Vai aprender a escrever corretamente.
Sem concurso não há moralidade
Pare de falar asneiras, você não conhece a história dos Qesas. Todas as mulheres que eram Cabos foram promovidas a 3 Sargento e hoje são Suboficiais da reserva. Os Quesas estão pedindo tão somente igualdade de condições com o corpo feminino.
Aquilo foi um erro e não se justifica mais um outro erro (aberração) por causa de um erro anterior!
Boa tarde, vc deveria ter mais respeito por estes, que carregaram o piano. Sem precisar prejudicar ninguém, ou melhor ( São verdadeiros heróis, desta terra.
Enquanto vc ainda está para vir ao mundo por um homem de caráter, estes estavam cavando toca.
Rafael desinformado, você cometeu dois erros frutos da sua ignorância. Um, que denota o desapreço quanto aos civis, achando que os militares são superiores, (faço saber que os civis não precisam de militares pra viver). Dois, que só vc na sua grande, ignorante militariedade e rancor, reconhece essa lei. Me diz qual lei e artigo que vc leu que filha de civil recebe pensão? O aparente desconhecimento
das leis por grande parte dos militares no tocante aos civis, reforça o desinteresse dos militares da sua qualidade nas coisas comuns do nosso país. Com esse pensamento a respeito dos civis, vc é um péssimo militar. Antes de ser um militar, aprenda a ser gente.
Fui militar temporário mas fiquei por mais de 20 anos não pertenço a nenhum dos dois em discurso mas o que vou falar no meu ponto de vista em relação ao QE foram militares que no universo de tantos outros foram selecionados devido ao seu diferencial e potencial e prol das forças armadas então é louvável essa promoção pois a diferença entre o concursado ele chega a capitão devido aos seus méritos e os que não chegam em algum momento teve algum problema resumindo o pessoal de carreira se fizer o básico chega a sub e se der teu sangue chega a capitão. O QE é um sd que sai cabo fica anos para sair sargento por muitas vezes faz serviço de 3 sgt a Sub,quem serviu sabe disso pois às vezes colocam um graduado mais quem está por traz é um QE não ganham nenhum centavo quando cobrem essas funções não tem direito a transferência como os de carreira então é louvável sim pois a vida desses militares é muito sofrida e a promoção seria um prêmio pois se daria aos merecedores e não a todos.
Pq vc não se identifica, anonimato da covardia?
No mínimo deve ser algum “especialista” q ganhava glória as custas de algum cabo antigo, que fazia seu serviço, deveria se envergonhar do q escreveu.
A pensao militar independe do estado civil da filha. A lei que restringiu o beneficio apenas para solteiras foi julgada inconstitucional. O militar continua descontando valor a titulo de pensao militar na ativa, reserva e reformado.
Sabe de nada inocente, me explica então o porquê das promoções dos Cabos femininos?
São pessoas assim como você, mesquinhas e egoísta que esse país não vai para frente. Uma pergunta vai sair do seu bolso?
Além disso, muitos cabos que realizaram curso de sargentos foram para a reserva como primeiro ou segundo sargento….pegos pela expulsória, como vão ficar esses colegas que ralaram pra chegar aonde chegaram. Esqueceram de enfatizar que as cabos femininas prestaram concurso público.
Tudo bem! Os de Escola merecia sair a primeiro tenente tranquilo, mas são medrosos..aceita todo e não corre atrás de nada pr melhorar suas carreira .abraços a todos…
Não tem conhecimento da causa! Leia o documento é claro na explicação e fácil de entender mesmo não sendo militar, os cabos são são iguais na hierarquia com os Taifeiros (TF Mor) e ao corpo feminino! Por quê só os cabos não foram promovidos? Como no meu caso 2 grau em Eletrônica!
Concordo com vc, entretanto, se foi feito para uns, deve ser feito para os demais… Ao meu ver, têm direito os da mesma turma e das turmas anteriores que cumpram o tal requisito do ensino médio. (Não sei pq as letras maiúsculas em todas as palavras, é automático e não consegui mudar)
Existe situação parecida no Exército e Marinha….
Como fica a situação dos SE das turmas de 94 a 2001
Essa injustiça tem mesmo que ser corrigida, pois os Cabos, atuais terceiro Sargentos foram muito humilhados com as promoções das Cabos do corpo feminino e com as promoções dos Taifeiros que inclusive fizeram o curso na mesma sala de aula que os Cabos. Já passou da hora de corrigir essa injustiça que aconteceu na Força Aérea.
Creio em DEUS PAI TODO PODEROSO quê o nosso presidente LULA vai faser justiça do mesmo jeito quê fes com nossos queridos Taifeiros da Ativa e Reserva
Resposta ao Maurício
O Lula fez o quê????? Fala de novo porque eu não ouvi, fala? então vou dizer:
– quem promoveu os Taifa da FAB foi um brigadeiro chamado Juniti Saito, quer ouvir de novo ou quer que eu repita?
Sim foi ele tambem que acabou com a estabilidade dos cb. Assinado pela pres. Dilma. Muita discriminação. Com a classe. Nesta época tinha cb fazendo curso de 2 anos na eeae. Acorda Brasil
Quem conhece a história de verdade.
Não comete tantas falácias.
Tantos equívocos cometidos
Com todos ,por todos.
Espero que ao menos tenho a humildade e sabedoria de saber o que estão falando…
Realmente tudo isso que foi relatado aí é pura VERDADE, esperamos que seja revisada essa INJUSTIÇA, mas DEUS PROVERÁ.
A CRÔNICA DA MINHOCA SENSÍVEL.
Em uma cidade do interior havia um minhocário que fazia divisa com o terreno de uma instituição.
O vizinho ao fazer as fotos das suas minhocas no local aproveitou para divulgá-las, inclusive fazendo o convite para quem quisesse visitar o minhocario e assim conhecer suas minhocas.
Nesse instante, por um descuido, uma minhoca fugiu e invadiu o terreno ao lado.
Alguém que trabalhava no local fotografou a minhoca que achou bonitinha e postou para que seus amigos também contemplasse a beleza da minhoca.
Até então, a natureza estava em festa, até que seu chefe tomou conhecimento de que foi feito fotos de uma minhoca no local de trabalho.
Aí a coisa começou a dar confusão, porque a minhoca foi fotografada e exposta de frente, porém há quem diga que foi fotografada de costas.
Diante daquela celeuma, a coisa saiu do controle e foi parar no tribunal, que muito se alegrou, porque estavam esperando alguma provocação para movimentar a corte.
Intimadas as partes, também foi mandado comparecer na audiência a minhoca e se a mesma se recusasse, ela seria conduzida sob vara.
Naquele dia marcado, todos adentraram diante do juiz, que ordenou, entrem as partes e fiquem na primeira fila.
Logo em seguida determinou: Que entre a minhoca.
A porta se abriu e lá veio a minhoca ziguezagueando e toda brilhosa e inchada de raiva, querendo saber onde era para ficar.
Ouviu-se a voz do juiz: posicione-se atrás das partes.
Fato este que deixou o tribunal em silêncio, com um enorme data vênia, vindo daquela vara judicial.
Para ouvir as partes, o juiz mandou que eles ficassem de pé, quando então firmou-se anotadas as narrativas dos querelante e querelado.
Logo a seguir mandou também que a minhoca ficasse de pé e desse a sua narrativa. Também concluída essa etapa, determinou: Podem sentar, na mesma ordem cronológica.
Quando então se percebeu que houve uma desobediência geral, porque a minhoca estava atrás, ainda de pé.
Ao perceber o burburinho, o Juiz determinou que o meirinho organizasse suas ordens.
Então, após todos sentados, o juiz começou a discorrer sobre a lide, solicitando que a prova fosse identificada na foto, mas como o juiz não entendia nada sobre minhocas, solicitou que o perito analisasse as provas da foto e se ainda tivesse dúvidas que periciasse no local a minhoca.
O perito não conseguiu saber se aquela foto era frontal ou de costas da minhoca.
Então o Juiz determinou que a foto fosse cortada ao meio para que não mais causasse confusão, porque se cortasse a minhoca em uma decisão salomonica, a parte frontal da minhoca iria sobreviver porque tem boca para se alimentar e também para se regenerar, enquanto que a outra parte irá morrer. Inclusive o jardineiro alertou que tal medida iria deixar a minhoca só com 1 sexo, após essa cirurgia de amputação.
Mas a foto cortada não seria um maltrato ao animal, mas um escrutínio estrito, em relação ao ser vivente.
Diante de tudo apurado o juiz determinou que a sentença fosse registrada nas certidões dos militares envolvidos.
Quando houve um aparte do ministério público alertando que se a decisão fosse dentro da legalidade, ela deveria invocar que a publicação fosse registrada como TEMPOS DE SERVIÇOS MILITARES, mas se fosse para dar dor de cabeça e negar o direito dos envolvidos, que se registrasse como TEMPOS DE CONTRIBUIÇÕES MILITARES, todo o período registrado no decorrer desse processo em discussão sobre a questão da foto de uma fotografia de uma minhoca sensível à severa disciplina militar.
Merecido!
Quadro especial de sargentos foi um dos mais importantes na caserna, eram orientadores de sargentos recém formados nas escolas militares (Exército,Marinha e Aeronáutica). Fiquei 15 anos como cabo, exercendo função na carteira de 1 sargento, como constava no QCP . Então todos os militares oriundos do Quadro Especial, são merecedores da promoção a subtenente/suboficial.
Dividir miséria ninguém fica satisfeito. Filho de um conhecido general saiu no meio do 1o ano da AMAN este ano pq passou em medicina. Garoto safo !
Sou desse tempo das cabo femininas, e os cabos homens foram atropelados pela portaria emitida pelo ministério da aeronáutica ,uma covardia,cade isonomia.
É justo, mais que justo, é justíssimo!!!
O lamentável é sempre recorrer a justiça ou a política para corrigir as injustiças cometidas pelos oficiais generais e comandos das forças!!!
É sempre assim!!!
Agora tem os suboficiais da “lacuna” com o tal altos estudos!!!
Cabos femininos e taifeiros AER fizeram Concurso Público ; não entraram por alistamento como os QESA. As pessoas sempre em busca de facilitarios, ao mesmo tempo que pregam moralidade pública . O STF já decidiu que esse antigo quadro feminino nada tem a haver com o masculino.Por outro lado estamos num momento de cortes orçamentarios e se estuda meios de diminuir as despesas com pessoal militar. Nunca essas ideias
ideias de mais despesas prosperaram. Para que alguém vai fazer rigoroso concurso para escolas de sargentos, exame de escolaridade, médico, TAF, cursar dois anos e neste período apresentar aptidão e ser mandado para longe, ao mesmo tempo que um semi analfabeto se alista e vai a suboficial ?
Heitor vc não conhece nada da Força Aérea, quadro de Taifeiro só começou a prestar concurso a partir do ano 2000, antes disso eram todos oriundos do serviço militar procure se informar antes de publicar baboseira.
Sou qesa na especialidade de música e fiz concurso sim !!! Na especialidade de sax tenor concorrendo a 2 vagas no âmbito do comando da aeronáutica!!!!
Como você é pobre de espírito hein Heitor?
Caro Heitor, vc demonstra que não tem conhecimento para dar opinião. Taifeiros só são concursados agora, pois antes eram transformados de soldados e cabos que eram “peixes” de algum oficial general
Muito justo! apesar do tempo não ser recuperado mas pelo menos aliviaria a vida desses guerreiros, profissionais que hoje em dia não se vê mais. Homens dedicados e pau pra toda hora!!!que Deus abençoe e promova esses veteranos
Tenho certeza que Alexandre de Morais vai ajudar os pracinhas e pesionistas, os cmts da forças são covarde com os pracinhas.
Isonomia é só para as Mulheres mané
viaja de graça e quer janela, phoda
Enquanto isso os QE já estão vendendo picolé e pipoca para ajudar no salário desses profissionais. Os Generais não estão nem aí para os Sgts QE; por isso que temos que procurar os políticos para nos socorrer nesse momento salarial tão miserável! Já estamos há 5 anos sem aumento salarial. Há rumores que esse governo só vai conceder 4,5% onde a inflação dos últimos 5 anos são mais que 32%
Generais não estão nem aí para praças meu caro! Não importa se ele é do Quadros Especial ou oriundo de uma escola de formação de sargentos, ou seja, não estão preocupados com quem estão embaixo.
Sempre me dediquei a força Aérea, fui Cabo enfermeiro e Fisioterapeuta… atendi diversos Ten. Brig. ,maj. Brig., brig., Cel, T.Cel, Maj., Capitães, Ten., Sd, Sgtos etc. Hj só peço a paridade… já carregamos muito piano na ativa.
Presidente Lula precisa ler esse documento na intregra, pelo amor Deus, esta bem claro a nossa desigualdade. Que façam um PL igualmente aos dos taifeiros.
Milhares de Fuzileiros Navais e SDs do (SESD) ambos concursados de carreiras, os NÃO READAPTADOS por Junta Médica, 94 Cbs da Marinha concursados de carreiras, os Sgts músicos, o (CAS) dos Suboficiais do (QTA), os Subtenentes preteridos do EB, o pessoal concursados que não chegaram ao posto de Suboficial, toda essa gente serão discriminados já que prestaram concurso público, essas promoções se estenderão a todos os militares incluindo os Oficiais? Tem dinheiro pra todos?
Esses militares são Merecedores !!!! Há vários anos estão nessa labuta em ter os seus direitos reconhecidas !!! Em relação ao quadro feminino que atingiram a graduação de Suboficial estando nas mesmas condições dos cabos !! mais os cabos nao foram reconhecidos os seus direitos !!!! E também em relação aos taifeiros que também hoje sao Suboficial e foram promovidos mesmo estando na reserva sendo que os cabos sao mais antigos na cadeia hierárquica!!!! Os Cabos da Aeronáutica merecem esse reconhecimento!!!
Pois é! Seria essa medida a correção da injustiça a uma classe tão sofrida e humilhada, não cobriria as perdas financeiras ocorridas em todos esses anos, mas não se pode ganhar todas, cabe ressaltar que as cabos do corpo feminino não fizeram nenhuma prova, apenas foram promovidas, bastando apresentar um certificado de 2° grau, o que eu apresentei ao me alistar como soldado, mas não tive o mesmo direito a promoção, o mesmo tratamento isonômico…
Se esse projeto for aprovado será corrigido o maior erro cometido pelos comandantes da aeronáutica ao longo de décadas. Que Deus possa conceder essa graça a todos nós quesa.
DECRETO Nº 26.613, DE 28 DE ABRIL DE 1949.
‘’Incorporando-me ao Exército Brasileiro (ou à Marinha Brasileira, à Fôrça Aérea Brasileira), – prometo cumprir rigorosamente – as ordens das autoridades – a que tiver subordinado – respeitar os superiores hierárquicos, – tratar com afeição os irmãos de armas – e com bondade os subordinados – e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, – cuja honra – integridade – e instituições – defenderei – com sacrifício da própria vida.’’
Nas FFAA os presidentes da República e os Cmt das Forcas Armadas legislam a seu prazer em relação aos militares dos Quadros Especiais.
O MD deveria ampliar a promoção à subtenente de todos os integrantes dos quadros especiais das FFAA.
Infelizmente existe uma inércia em relação a esse tema.
Muito justo excelente
Seremos promovidos, não são vocês que impedirão essa justiça, os Sargentos do quadro especial da Marinha fizeram concurso.
Mais uma vez não sou eu a comentar. Altere seu pseudônimo.
Cara vem aqui falar que merece promoção a SO porque sempre foi padrão e Andou impecavelmente por 30 anos na caserna, porém sabemos que quem é e foi assim sempre foram os puxas sacos e escamoes da tropa, CB sempre foi mão de obra, farda surrada e amassada de trabalhar o dia todo, dando instruções e sempre em missão. O farda passada é o lambe botas, queima tropa que vive no mundo de queimar o companheiro. Nunca ganhou nada mas acredita que foi padrão. Viva os cabos que passaram 30 anos puxando Hora em guarda, serviços de Gerais.
um Aumento maravilhoso foi que o bozó deu no último governo aos militares, aumentando os penduricalhos, através da reestruturação nos altos estudos fake.
Um general que ganhava 19 mil em 2019, no fim do governo Bozo em 2022, passou a ganhar 34 mil, o teto de ministro do STF.
Agora, um aumento qualquer não poderá ser dado e o salário de um general ultrapassar o teto atual de ministro do STF.
Graças ao bozó o salário de um general colou no teto de ministro do STF..KKKKKK
O bozó botou papo de pandemia, pra deixar os servidores públicos civis 4 anos sem aumento, mas fez uma reforma da previdência fake, pra aumentar os penduricalhos dos militares, assim como o judiciário aumenta seus penduricalhos.
Fora a mamata de um militar quando vai pra reserva receber 8 vezes o salário, sendo um FGTS enrustido.
Bom, mas com tudo isso deixou os QESA e pensionistas na mão
Muita mamata..kkkkkkkk
Enquanto isso o caso dos ex s1 da aeronáutica está esquecido pelos governos
Mais uma vez, sem confiar em seus Chefes, os militares dependem dos políticos para um reconhecimento ($$$$). Espero que todos os Quadros Especiais consigam, através da política e dos políticos, tenham êxito, melhorem suas vidas e coloquem um ponto final neste Dorama brasileiro.
Não contem com os Chefes e nem com políticos que rezam pela cartilha do Mau Militar.
Boa noite. O certo e justo deveria contemplar as 3 Forças Armadas Exército, Marinha e Aeronáutica…. O Tal de Duralex sede Lex comentou errado que Taifeiros do EB saíram a ST e mentira que saíram promovidos foram os Taifeiros da Aeronáutica…. O certo seria promover todos do Quadro Especial a Subtenente! Seria merecedores!
Aos fudÊncios dos comentários e até ao Meu.Nobre Montedo:
Fui cabo e via alguns colegas estudarem e passar no concurso da EEAR, decidi terminar a faculdade e prestar concurso e passei para Especialistas…As promoções eram de 4 em 4 anos e passou para 7 em 7 Anos. Com isso, só consegui chegar a primeiro sargento e, apesar de ter sido 1° Colocado no CAS, não vou tempo de me promoverem a SUBOFICIAL. Fui para RESERVA pela compulsória – Me expliquem Como fica eu e tantos que fizeram o CAS e não fomos à SUBOFICIAL??
** não deu tempo…**
Corrigindo!
Exato. A turma aí sim, em busca de privilégios.
Passei em primeiro lugar como sargento temporário da saúde. Já de inicio observei as tentativas que fizeram para eu não ingressar.Como se eu estivesse entrando em uma vaga que ja tinham preparado para outro.
Passei por varias situações de inverdades( assédio, discriminação, agressão psicológica) e acabei adoecendo. Ao ser desligada busquei ajuda no judiciário. E estou aguardando a conclusão disso tudo. Entrei em perfeito estado e sai com a saúde comprometida. Sem remuneração para custear minhas necessidades e sem ter a ajuda do governo por motivo da não contribuição no período que estava servindo a força. Isso é um descaso gritante que não pode ser esquecido.
Na Odontoclinica do Exército eu tive uma experiência que não foi cuspindo e sim me desfazer por eu ser negra. Fui mau recebida pelo comandante e só consegui entrar porque tentei durante quatro anos e precisou ser em primeiro lugar. Mesmo em segundo na terceira tentativa não consegui. E hoje luto pela minha reintegração na justiça por eu ter sido desligada em três anos de serviço.E sem poder ter exercido a área que me candidatei. Eu vivia em missões externas e em todo tempo sendo ameaçada em ser desligada. Porque meu tipo não sobe ( era assim que eu ouvia dos superiores). E perseguição e agressões psicológica estava o tempo todo passando.
Ao ponto de adoecer e estou em tratamento com psiquiatra. E hoje ele vive a vida dele normalmente e eu tentando recuperar a minha saúde. E por mais que eu esteja lutando pelos meus direitos sinto que por ser a instituição exército irei ter dificuldade e anos se passando para empurrar minha situação. Até quando o negro precisa lutar para estar usufruindo daquilo que conquistou sem ter a necessidade de passar por tudo Isso?
Até quando precisarei me desgastar para ter o que é meu de direito. Até o amparo que tenho na legislação é questionada porque um superior hierárquico decidiu fazer diferente. E o diferente foi avaliar a mão o que era para fazer em um sistema específico desrespeitando as normas, agindo a contramão do sistema que me ampara.
E vejo que isso não é questionado.
Peço ajuda pois não quero que outras pessoas passem pelo o que eu passei.
Precisa ter mudança. E mudança de verdade.
Eu gostaria de ser chamada por um repórter que tenha o interesse de combater as covardias e discriminação sofrida na caserna.
Tem noção?
Entrei em primeiro lugar em uma área específica, não atuei na área que eu me candidatei.
Fui desligada sem saber o motivo do desligamento.
Não tive avaliação da minha chefe direta e fui avaliada por uma oficial que não teve convívio comigo ( ela veio transferida de outro quartel).
E não usaram o sistema de avaliação correto que era feito pelo sistema computadorizada e sim a mão ( porque foi por ordem judicial). Agiram totalmente a contramão dos regulamentos.
Desligamento indevido, problema de saúde e sem Amparo do Exército ou do governo.
Aguardando a justica ser feita.
Mas eu preciso mostrar todas as provas que eu tenho para terem a certeza de tudo que vivi.
E que outras mulheres não passem pelo que eu passei.
Fui torturada dentro de uma instituição.
Chega de injustiça com os QESA da fab, 30 anos sendo injusticado chega.
E lá vamos nós!! Outra promessinha marota para os injuriados sem curso na carreira de plantão !! Acreditam em tudo, doende, fada do dente e leprechaun !! Todos com cadeira??
Sim , sempre esses balões de ensaio. Perderam Na Justiça, quando o STF decretara que o quadro feminino de cabos nada tem a haver com o masculino. Essas cabos e os tarefeiros Aer, fizeram concurso público.
Aí sim, dito como se querer privilégios. O sujeito entra por alistamento militar, bastando ler e escrever, sem TAF rigoroso, exame medico simplório. Enquanto isso o outro, com Ensino Medio, faz rigoroso concurso público, rigorosos TAF e exame medico . Tem que render durante dois anos de escola interna; se forma e é enviado para lugares distantes de sua origem. Aí o sujeito do alistamento, sem qualquer exigência, não precisa nem sair de sua localidade, espera o tempo passar e vai a Suboficial. Por outro lado, todos já viram que o TCU e governo querem enxugar a folha de pagamento militar e citam ” privilegios” na previdência militar. Imaginem fazetr despesas com promoções de milhares de QESA e seus pensionistas ! Por outro lado todo projeto sobre servidores e militares é da iniciativa do Presidente da República. Não interessa aos governos despesas militares e tal coisa não interessa a cúpula militar. Nessa hora não se fala em probidade pública ; por privilégios queem atropela-la. Esqueçam esses balões de Ensaio, de alguns parlamentares e até da petista Gleise Hoffman. Tarefeiros da Aeronautica e cabos femininos, prestaram concurso público. O STF já decretou que as promoções das cabos femininas nada tem a haver com o quadro masculino. Brigaram e perderam na justiça.
Bom dia, Boa tarde e Boa noite. Atualmente estão realizando concurso para entrar nas forças armadas e ser até oficial?
O militarismo brasileiro é como nossa política e constituição. Sempre tem um jeitinho de beneficiar alguns em detrimento da maioria. Aqui estamos sempre lutando para corrigir estes erros e injustiças “de ocasião”. Infelizmente não somos um país sério e “democrático”. Aqui é a terra da FAZ DE CONTA. Então vamos lá: faz de conta que o Senado vai conseguir resolver uma questão errada e indecente. Faz de conta que vou acreditar que a justiça realmente será feita após várias décadas.
Bom dia meus queridos irmãos de arma!
Sou praça de 76, fui promovido a Cabo em 78, passei no concurso para EEAR em 94, fui promovido a graduação de 3° Sargento em 95 e a 2° Sargento em 2002. Em 2006 fui pra reserva na graduação de 2° Sargento. Hj os Cabos QESA da ativa estão sendo promovidos a graduação de 2° Sargento. Eu pergunto? Valeu a pena eu ter passado por tudo que passei, cursando 1 ano e 6 meses na EEAR, inclusive mudando de sede? As mulheres do quadro feminino de cabos foram promovidas a graduação de 3° Sgt sem ter ido pra escola, sem ter passado em um concurso, sem ter mudado de sede e ainda, foram promovidas a graduação de Suboficial. Espero que esse projeto de lei possa contemplar tds os militares que eram Cabos até o ano de 84 e seus dependentes. Força Aérea, Brasil!
Frias…Azul 94, infante.
Coloque na Justiça..Pede Despromoção e equiparação aos Qesas. Mas antes, está ver se isso não é conversa pra boi dormir. Igual àquela isonomia dos anos 80 que nunca saiu.
Forte abraço
Carlos Frias, concordo plenamente.
Sou cesd soldado especialista concursado e quero meus direitos.
Fiz concurso pra fábrica em 94 iria até sub oficial e a fábrica nos mandou embora com 6 anos sem portaria ,até hoje sou vinculado a fab
Será justo se vc pagar por isso como os militares pagam a parte e se sua filha ou filhas morrerem antes dele o valor não retorna para o mesmo
E os SGs QE’s da Marinha e Exército ativos e inativos não terão a mesma promoção?
Excelente! Tomara que também seja feita justiça aos cabos que se formaram no.CFS/EAGS, para terem acesso ao oficialato.
apos anos uma luz no tuneo se acendeu, se não for na politica não teremos o reconhecimento do direito a isonomia, batalha judiciais foram lutadas, e a justiça que é cega continua só para um lado. bastou novamente ser criado o quadro de cabos femininos que veio a luz o erro administrativo da fab e que vai gerar novas discordância. grças ao senador isalcir, que vem lutando por nossa causa e tambèm para correção da pec do mal mobilisou atè senadores do pt ao nosso favor só um milagre para que isso tenha acontecido.
Isso é muito aguardado por muitos e um reconhecimento muito merecido todos sempre se dedicaram muito
Nós temos é que parar de querer destruir quem está em baixo, temos é que arrumar um jeito de acabar com aposentadoria de políticos que assumem um cargo por um mês e tem aposentadoria e deixa pensão vitalícia e plano de saúde para toda à família.
Na marinha os cabos tinham 3 chances para ir a sargento, passei nas três, só que por ter pouca vagas ,vc ficava na reserva, só se um morresse vc, ia fique como 1° e no outro ano 3° reserva, como ninguém morreu ,fiquei como cabo e depois de 20 anos próximo a ir na fila do “juruna” fiquei com problemas grave de coluna por carregar carga para o navio como cabo mais moderno, conclusão, fui desligado no mesmo posto recebendo 24/ 30 avôs de cabo , é colocaram ainda podendo prover, com isto fui obrigado, está é a palavra certa , Obrigado à trabalhar no civil , doente para minha família não passa necessidade
Mais que justo. Muitos entraram na justiça, e o primeiro grupo com 23 cabos ganharam e foram promovidos suboficial. Então criaram o Qesa e tivemos que abrir mão da justiça para concluir o curso. Pura maldade e covardia do comando.
Essa discrepância existe em todas as três forças. Com acesso das mulheres em 81 na MB, as mulheres tiveram também vários privilégios, enquanto que os militares do sexo masculino, ficaram para trás em suas carreiras. Sendo assim que seja promovido todos os QES, das três forças e acabe de vez com essa novela mexicana.
lula tá tapado de nojo com a lei perversa, que não passou pelo plenário. Presumo que uma nova reforma deva ocorrer, a equipe econômica plotou despesas não condizentes no contexto orçamentário.