AM: hospital do Exército é acusado de negligência

Unidade no oeste do Amazonas registra casos de violência obstétrica entre mulheres indígenas e falta de assistência médica

Nicoly Ambrosio

amazôniaREAL – Edição: Montedo.com

21 respostas

  1. Quase morri nesse hospital de SGC com falta de ar e o médico ( com um olhar sadico) nada fazia e não me priorizava, ficava fingindo estar cuidando de outro paciente!!

    Situação horrível, deprimente, isso que vim aqui do sul, agora imagine o que passa um riberinho naquele verdadeiro caos, sem UTI, SEM CARDIOLOGISTA, SEM PNEUMOLOGISTA, COM POUQUISSIMAS ESPECIALIDADES para atender uma população de 50 mil pessoas. É uma CATASTROFE ALA BRASILIANA!! Precisa de autores internacionais conhecer essa realidade, um holocausto em pleno ano de 2024!
    O hospital é militar mas funciona pelo SUS, não tem fusex em S. G. Da Cachoeira AM.

    1. Vivemos tempos estranhos.

      Profissionais com baixa qualidade e achando que deve ganhar muito. Pouco estudo, muito dinheiro, muita responsabilidade e baixo retorno.

      São Gaga é delicado, realmente tem um problema de saúde mental lá. O governo do Amazonas, município e o MD precisam atuar de forma “sinérgica” naquele local para atender a população e os militares que lá vivem.

  2. e PORQUE A funai NÃO TEM UM HOSITAL EM CADA TERRA INDIGENA.
    para onde vai o orçamento da fUNAI.
    Na manifestação aparece “precisamos de um hospital de campanha” sabem eles qual a difernça de hGu e HCamp?
    E o estado não tem maismédicos?

    1. O Estado não faz que é previsto, mas sim o que é Possível! Como será Possível atender o ALTO RIO NEGRO se não é prioridade?
      Justo naquela região existe altas taxas de morte por DN (doença negligenciada), que tem alta Incidência também em algumas regiões pobres da África.
      Certa vez perguntei a um Especialista porque não tem vacina para a Malária, a explicação é que não existe investimentos em pesquisas pois Somente atinge pessoas de regiões pobres (Amazonas e África), como não daria lucro aos Laboratórios a pesquisa não é interessante, e por essa razão continua a MORRER as pessoas nessas regiões.
      Tudo é lucro!
      e assim caminha a humanidade….

  3. E o que o Exército tem a ver com direitos sociais de indigenas?

    Usa um real do orçamento da Defesa? Usa, claro, os médicos por exemplo, despesa corrente.

    Se é credenciado pelo SUS, descredenciem! Isso é para o militar e dependentes de primeira categoria!!!!

    As FFAA em busca de uma função já que não há guerras.

    Vergonha.

    Melhor ficar pintando meio fio treinando para formatura

    1. E o que o Exército tem a ver com direitos sociais de indigenas?

      TUDO! DEFESA NACIONAL TAMBEM É DAR SUPORTE POIS AS FARCS PODEM OFERECER ESSE SERVIÇO E VIRA UM.KORRO NO RIO ONDE NÃO TEM ESTADO, SÓ QUE NO ALTO RIO NEGRO ISSO SIGNIFICARIA INVASÃO ESTRANGEIRA.

      Usa um real do orçamento da Defesa? Usa, claro, os médicos por exemplo, despesa corrente.
      AÇÃO SUBSIDIARIA PUTA E SIMPLES, PELO JEITO VOCÊ FALTOU ESSA AULA….

      Se é credenciado pelo SUS, descredenciem! Isso é para o militar e dependentes de primeira categoria!!!!

      ISSO DEMONSTRA QUE VOCÊ NÃO TEM NOÇÃO MINIMA DE GESTÃO PUBLICA, ACREDITA QUE O ESTADO IRIA DEIXAR 50 MIL PESSOAS MORRENDO NO MEIO DA SELVA POIS O UNICO HOSPITAL ATENDE SOMENTE MIKITARES…..VOCÊ NÃO DEVE SER MILITAR, E CASO TENHA SIDO, NAO TENS VOCAÇÃO. SALVAR E DEFENDER A PATRIA ( INCLUIDO SEUS CIDADAOS) COM O SACRIFICIO DA PROPRIA VIDA É DEVER E HONRA PARA MIKITAR DE VERDADE!!

      As FFAA em busca de uma função já que não há guerras.
      AÇÕES SUBSIDIARIAS FAZEM PARTE DAS FUNÇÕES DAS FFAA, VOCÊ É ANALFABETO FUNCIONAL!!
      Vergonha. ( SIM, SE OKHE NO ESPELHO E TENTE SENTIR, CASO T!VER….)

      Melhor ficar pintando meio fio treinando para formatura.
      SE FOR VOCE O TIPO DE MILITAR É O MAXIMO QUE CONSEGUIRA FAZER, FAXINA, CUIDAR DE BRIGA DE VIZINHOS, BRIGA DE ZONA E BRIGA DE BEBADOS. MAS SE FOR MILITAR DE VERDSDE PODERA DENTRE OUTRAS COISAS:
      1. OOERAR O SISTEMA DE MISSEIS ASTROS DA ARTILHARIA BRASILEIRA.
      2. OPERAR O BLINDADO GUARANI DE 10 MILHOES DE REAIS NA INFANTARUA…
      3. PILOTSR UM HELICOPTERO NA AVIACAO DO EXERCITO.
      4. ATUAR NAS OPERAÇÕES DE GIERRA CIBERNETICA EM DEFESA DOS SISTEMAS DE DEFESA BRASILEIRUS.
      5. DEFENDER A AMAZONIA, SALTAR DE PARAQUEDAS, TOCAR NA BANDA MILITAR….

      MAS SE NADA DISSO VOCÊ SABE FAZER; SÓ TE RESTA LIMPAR BAMHEIRO PARA O PESS0AL QUE FAZ OS ITENS 1 A 5.

      BOA NOITE E AMADUREÇA, VEJA A INPORTANCIA DO EXERCITO NA VIDA DAS PESSOAS NA UCRANIA NESSE MOMENTO E NÃO FALE MAIS BESTEIRAS!!

      1. Meu amigo, nao seja estúpido.

        Então o Exército deve assumir as atribuições do Banco Central, afinal a política monetária nacional e a emissao de moeda são temas sensíveis à Defesa Nacional.

        Deixe de ser ignorante, o que marca um regime republicano é justamente a repartição de atribuições entre a Administração Pública.

        O Exército não da conta nem de cuidar dos seus no H Mil A, que dirá de índio.

        Isso é uma tredestinacão de preciosos recursos da Defesa.

        Agora por favor, quero acreditar que você é um civil, ou um militar formado na década de 60, pois não dá pra acreditar no que li.

        A segurança interna também impacta na defesa nacional, mas você não quer usurpar funções da PF na investigação de organizações terroristas, né? Esses ai tem armas e as armas deles atiram kkkkk.

        Vê se o US ARMY despende recurso nas terras indigenas com medo do canada fazer isso. Alias QUE FARC Meu amigo, você não passou da década de 80 pra saber que esses bandoleiros não se metem aqui, com a 8a maior economia do mundo? Ahhh militares e seus inimigos imaginários.

        Amigo a república chegou.
        Com ela, o orçamento é deliberado pelo Congresso, um órgão representativo que diz: tantos mil para fazer formatura, tantos mil para a FUNAI, tantos mil para o ministério da saúde.

        Você não resolve problema nenhum para o Brasil. Sua competência é dentro do quartel. Na verdade, olhando as recentes manchetes, acredito que vc não apenas não resolva, como crie problemas para o Brasil.

        Quando eu leio um texto desses, que parece ter vindo dos anos 70, concluo que militares (oficiais) ganham absurdamente bem para o respectivo nível de escolaridade.

        1. Esse ed ou é muito burro ou é mal Intencionado, um tapado (Fecha os olhos e a menta para o OBVIO), toda a vez que a segurança publica entra em greve quem é chamado para exercer a ação subsidiaria??? EXÉRCITO!
          Toda a vez que a secretaria de saúde ou FUNAI não consegue chegar no extremos da Amazônia, QUEM chega para resolver o problema e cuidar de PEF onde não existe sequer a presença do ESTADO? só o exército!
          Nas enchentes do RS, qdo todos os Órgãos estavam todos inundados, delegacias, Farmácias, hospitais, quem foi lá em montou HOSPITAIS DE CAMPANHA, entrou com barcos, blindados Anfíbios, aeronaves para atender a população???? O EXERCITO BRASILEIRO!
          Então fazer afirmações desse tipo representa, além de desonestidade intelectual um profundo desconhecimento do Próprio funcionamento das instituições publicas. ED é um analfabeto funcional Típico, a famosa avestruz, esconde a cabeça e deixa o corpo de fora kkk

          1. Todas as ações que vc citou sao Anormais.
            A participacão do exército na segurança pública é em casos de intervenção federal ou decreto de GLO.

            Situações anormais.
            E não resolvem nada, apenas fazem formatura.

            Agora hospital pra índio é uma situação de normalidade.

            Amigo eu estudei muito, mas muito mais que você… e digo isso considerando que vc fez o “dotorado” da ECEME com sua “tese” de 29 páginas kkkkk

  4. Os hospitais do Exército estão uma tristeza, se vc precisar de uma neurocirurgia, ela só é feita no HMASP, isto é um absurdo colocar um paciente de qualquer lugar do pais para ser operado no HMASP, no mínimo vai ficar esperando em uma cadeira de rodas no aeroporto por 1 hora e maia, para embarcar em um voo econômico de diversas partes do país com destino a São Paulo, se for direto com duração media de 3 hs, detalhe vc tem que arcar com o ônus de um acompanhante durante todo o tratamento, tanto na ida como na volta. Agora imagine o retorno do paciente operado com a coluna cheia de parafusos dentro de uma aeronave classe econômica no retorno para seu lar, isto é um absurdo, ninguém fala nada. Eu estou esperando uma cirurgia a 75 dias, estive no hospital militat hj , onde fui informado que eles solicitaram a cirurgia no no melhor Hospital Militar do Planeta HMAR, no dia 06 de julho de 2024 e até a presente data o HMAR não respondeu o meu caso e nem de outros usuários do FUSEX. isto é um absurdo estou a 75 dias sentindo dores, fazendo uso de anti-inflamatórios e corticoides (beta trinta). Só tem um caminho, Justiça federal antecipação de tutela, diante destes fatos elencados acima qualquer magistrado que não tem nenhuma medalha do pacificador ou OMM, concede a antecipação de tutela.

    1. Companheiro mande uma representação no MPF.
      Inclua que esse hospital esta sendo administrado não por um médico, mas por um indivíduo formado em “ciências militares”. É sua vida meu irmão, poe o MPF na jogada

  5. Ouvi e vi da boca de um ex comandante que tive “EXÉRCITO E AMANTES SÓ TEM QUE PODE”. Quero ver se colocam um General em um avião classe econômica, p cirurgia de de coluna rumo ao HMASP. ASSIM É MOLE PAPAI!

    1. Mauro Maurício. Escutei de uma senhora que fez a 2ª cirurgia de catarata em um hospital do eb.
      Paciente!
      “Doutor….vai doer muito essa cirurgia? Porque na 1ª que fiz senti muita dôr!
      Médico!
      “Negativo…não doerá absolutamente nada!
      Paciente!
      “Mas porquê na 1ª cirurgia que fiz senti muita dôr então?
      Médico!
      “Doeu porquê a senhora não falou que era dependente de oficial e por isso não foi aplicada uma medicação (palavras minhas….ela falou o nome do procedimento que deveria ter sido feito caso fosse em oficial ou dependente de oficial, segundo o médico que a atendia).
      Essa é uma das covardias e crimes que esses canalhas praticam contra militares que não são oficiais e seus dependentes. O governo deveria fechar essas desgraças de “hospitais militares”. Tenho nojo daqueles locais putrefados. Fiz várias cirurgias e procedimentos cardíacos através de plano de saúde de servidores estaduais. Sempre muito bem atendido, com muito respeito e dignidade, com excelentes profissionais e em hospitais “top” de linha. Talvez se eu tivesse dependido dessas imundicies (para graduados), não estaria vivo hoje.

      1. Completando! A senhora que me contou sobre esse crime, me falou o nome do procedimento que é feito em cirurgia de catarata para que o procedimento seja “confortável” para o paciente mas eu esqueci o nome. Esse “conforto” só é aplicado aos “deuses” e seus dependentes. Aos graduados (não uso a expressão praça pois é uma expressão que na verdade despreza os militares não oficiais), a cirurgia pode ser feita na “tora”. É desconfortável….doida massss……. pode ser feita.
        Eu mesmo fui vítima desses CANALHAS MALDITOS. No 1⁰ procedimento de cateterismo que fiz, os bandidos não “autorizaram” anestesia. Daí os medicos do hospital onde eu estava internado tiveram que fazer na “tora” (pode ser feito mas é sofrido…..muita dôr). Alguns anos anos depois (uns 2 ou 3) tive que fazer novo procedimento. Só que aí fiz por plano de saúde (dependente). Foi procedimento tranquilo….confortável. Não senti absolutamente nenhuma dôr e etc. O MÉDICO que fez o procedimento em mim me explicou que eu não havia sentido nada porquê havia sido totalmente anestesiado (o que é NORMAL E INDICADO).
        Procurei um advogado que me explicou que esses safados haviam praticado um crime e caberia ação indenizatória e inclusive criminal contra esses canalhas, tanto contra a união como contra a canalha (que a época “autorizava ou não a anestesia). Infelizmente o tempo havia passado e por isso não haveria mais “brecha” para a ação judicial (prescrição do crime).

  6. Todas as ações que vc citou sao Anormais.

    NÃO SÃO E VOU PROVAR COM FATOS; OS 50 PEF”S ONDE O EXERCITO ESTA PRESENTE NO EXTREMO AMAZONICO SÃO PERMANENTES.
    O PROPRIO HOSPITAL DE SGC/ AM QUE ATENDE 50 MIL PESSOAS SENDO ADMINISTRADO PELO EXERCITO.
    AS RODOVIAS, PONTES, SÃO SITUAÇÕES PERMANENTES E NÃO ESPORADICAS, SE TORNARAM ROTINA.
    A participacão do exército na segurança pública é em casos de intervenção federal ou decreto de GLO.
    ISSO DEPENDE DE DECRETO, SÃO SITUAÇÕES PONTUAIS, MAS A VASTA ATUAÇÃO DO EXÉRCITO NÃO SE RESUME EM DAR SUPORTE A SEGURANÇA PUBLICA, EMBORA EXISTA O SISFROM E A AGENCIA DE GUERRA CIBERNETICA NA FRONTEIRA OESTE.

    Situações anormais.
    E não resolvem nada, apenas fazem formatura.
    HUMMMM, SUA VISÃO É DE SUPERFÍCIE, ALGUMA VEZ OUVIU FALAR DO ICEBERG?? POIS É, O QUE VOCÊ VÊ COM SUA VISÃO LIMITADA É A PONTA DO ICEBERG, A FUNÇÃO DO EXERCITO NÃO É RESOLVER, MAS MANTER, QUEM RESOLVE SÃO AS AGENCIAS.

    Agora hospital pra índio é uma situação de normalidade.
    INDEPENDENTE DE POVOS INDIGENAS SÃO NACIONAIS E SOBRETUDO SERES HUMANOS.

    Amigo eu estudei muito, mas muito mais que você… e digo isso considerando que vc fez o “dotorado” da ECEME com sua “tese” de 29 páginas kkkkk

    MAIS UMA VEZ JULGA COM JUIZO TEMERARIO, TENHO 5 PÓS, ESTOU CONCLUINDO A SEGUNDA GRADUAÇÃO E TRÊS IDIOMAS, NÃO TIVE O PRIVILEGIO DE FAZER ECEME, MAS SAI QAO E ESTOU NA RR, TRABALHANDO NA INICIATIVA PRIVADA FULL TIME E MATANDO UM TROCO A NIVEL DE GEN BDA!!
    NÃO TENHA CIUME NEM INVEJE QUEM FEZ ECEME, SÃO LUTADORES/ TRABALHADORES, PRESOS NO EXPEDIENTE E ASSALARIADOS IGUAIS A VOCÊ, FAÇA SUA PARTE E TERÁS RESULTADO.

  7. Na minha singela visão o Exército Brasileiro está bem intencionado e faz o que é possivel com os escassos recursos humanos. Não podemos esquecer que um médico militar experiente Dificilmente aceita ir trabalhar em SGC. Primeiro pela questão salarial, pois nos grandes centros Consegue obter ganhos muito mais significativos. Segundo a Insalubridade da região.
    Se o Exército Forçar, com uma movimentação Ex-oficio, um Médico militar com especialidade necessária para HGu SGC, como cirurgião, anestesista, ultrassonografista etc, muitas vezes o capitão, Major e até Tenente Coronel preferem pedir demissão do que ficar 2 anos no HGu SGC.
    O que falta é mais atuação Do prefeito de SGC e do governador do AM para oportunizar uma assistência médica de qualidade aos cidadãos do município de SGC.
    É muito fácil, para essas autoridades municipais e estaduais, permanecerem na inércia, Omitindo-se e ocorrendo fatalidades ou erros médicos, muitas vezes ocorridaos, não por maldade, mas sim por falta de experiência dos profissionais de saúde, que muitas vezes são Recem-formados e lá num serviço de urgência, normalmente estão Sozinhos para fechar um diagnóstico muitas vezes complexo.
    O EXÉRCITO BRASILEIRO LÁ ESTÁ PORQUE NINGUÉM LÁ QUER ESTÁ!
    Essa é a grande verdade, infelizmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo