Exército forma primeira oficial combatente em Curso de Operações na Selva

Tenente Plentz_2

 

Tenente Bruna Plentz é a primeira oficial a concluir o curso do CIGS
Ricardo Fan
Belém (PA) – A Segundo-Tenente Bruna Plentz, do Quadro de Material Bélico, é a primeira oficial combatente doExército Brasileiro a concluir o Curso de Operações na Selva.

O curso é ministrado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), com a duração de três meses. As instruções são divididas em três fases: Vida na Selva, Técnicas Especiais e Operações na Selva. Da turma de 101 alunos que iniciaram o curso, apenas 66 conseguiram concluí-lo com sucesso. Entre eles, a Tenente Plentz foi a única mulher.

A preparação da militar para o curso durou 11 meses e incluiu treinamentos físicos, focados, principalmente, na natação e flutuação. “Tive acompanhamento de um militar formado na Escola de Educação Física do Exército, que foi fundamental para a minha evolução e conclusão do curso. Com isso, eu treinava seis vezes na semana, conciliando treinos de corrida, neuromuscular e natação. Na fase final de treinamento, também fazia uma modalidade de luta”, contou Plentz.

A participação no Exercício CORE 23, realizado na Amazônia Oriental no segundo semestre de 2023, foi o que motivou a Tenente a se inscrever para o curso. “Ao participar de missões externas como as de apoio direto, como a Operação CORE 23, tive a oportunidade de travar contato com muitos guerreiros de selva, e de vê-los operando de forma diferenciada. Isso me motivou a correr atrás desse objetivo”, explicou.

Formada na Academia Militar das Agulhas Negras em 2022, a Tenente atua diariamente no ambiente de selva desde que classificada para sua primeira e atual organização militar, o 8º Batalhão de Manutenção de Selva, em Belém. Com os conhecimentos adquiridos no curso, ela acredita estar mais preparada para as missões na Amazônia Oriental. “O Curso de Operações na Selva aumentou significativamente meu repertório de conhecimentos neste ambiente operacional. Agora, transmitirei esses conhecimentos aos verdadeiros guerreiros de selva que atuam na Amazônia: os Soldados. Espero que minha expertise traga contribuições positivas ao meu Batalhão e que eu possa ajudar ainda mais no meu trabalho aqui na selva”, afirmou a oficial.

Ela também acredita que sua trajetória pode inspirar outras mulheres. Para ela, a conquista representa “uma grande responsabilidade em honrar o nome e a mística do Curso de Operações na Selva. Como uma das poucas mulheres formadas até agora, sei que carrego a representatividade e devo demonstrar os atributos do Guerreiro de Selva, além de aplicar tudo o que aprendi durante esses três meses”.

defesanetEdição: Montedo.com

27 respostas

  1. esses caras nao tem nem vergonha de servir a qualquer senhor e seguir a cartilha de quem estar no poder.
    QMB de selva pra que meu bom Deus???
    Se bem que… pra que serve esse curso de pow pow?
    ação real zeeeero, um recruta da pm com 3 meses de incorporado ve mais ação real

      1. Para a selva, coloco até um índio.
        O dia que vc atirar em algo que não seia um alvo de papel que não reage, voltamos a conversar.

        Meu filho é escoteiro. Ele sobrevive na selva tb.
        Menos ego. Vc ta feio na fita demais, inclusive com a população

        1. ” Para a selva, coloco até um índio.
          O dia que vc atirar em algo que não seia um alvo de papel que não reage, voltamos a conversar.

          Meu filho é escoteiro. Ele sobrevive na selva tb.
          Menos ego. Vc ta feio na fita demais, inclusive com a população ”

          QUANTA DEMÊNCIA , TEU FILHO NÃO SABE SE QUER USAR UMA BÚSSOLA.

          QUEM TÁ FEIO NA FOTO ? NÃO GENERALIZE CAMARADA, TENHA O MÍNIMO DE DICERNIMENTO.

    1. Recruta de PM kkkkkk rapaz a coisa tá esculachada mesmo viu kkkkk

      É sério que esse cara escreveu isso ?

      A gente vê nas ruas todo dia o nível de preparo desses kkkkkkk

      tme que rir muito viu kkkkkk

    2. Coloca teu “recruta zero” na selva, dá uma mochila pra ele, e deixa ele só uam semana pra gente ver como vai ser o chôro !!

      Rapaz, o cara tem a demência de falar uma asneiras dessas, é muita falta de conteúdo.

  2. Parabéns, provavelmente teve muita superação para conquistar o brevê da onça.
    Muitos olham nossas medalhas, mas Não enxergam nossas cicatrizes…….

    1. Outros enxergam essas medalhas e dão risadas, pois não passa de cursos de sádicos que curtem passar fome e frio, a ação mesmo, isso nao tem medalha.
      Essa soberba toda eu só lembro da história do paraquedista americano em visita na bda pqdt

  3. Parabéns por seu foco, sua força e sua disciplina é que Deus abençoe a você e outras a conquistarem seu objetivo. Selva. Brasil.

  4. Parabéns minha jovem por ter conquistado esta especialização em sua carreira e que Deus abençoe você e estimule a outros (Homens e Mulheres). Selva. Brasil.

  5. e daí???? Para que servem esses cursos operacionais de pow pow se na vida Real comandos desmaia, pqd com joelho de idoso dá um salto e se esconde durante 30 anos e guerra na selva apenas sabe nadar…todos perdem para um Sd PM que baliza trânsito, na experiência e desenrolo. Ainda bem que não estamos em guerra.

      1. ” Forças Especiais (mais de um) que desmaiam quando vem um policia na porta.

        É tudo de mentirinha gente ”

        Gente, o que tem a ver uma coisa com a outra?

        Cara que nível hein.

        O cara é tão fraco de conteúdo que vem falar mal dos FE ? É sério ?

        Gente, realmente a internet deu voz aos idiotas viu… Fala sério.

  6. O caldeirão do inferno nunca para de ferver. Impressionante como tem gente frustrada aqui. Gente que abomina o sucesso dos outros mas se compraz quando alguém fracassa.
    Sociedade doentia.

  7. O melhor exército é servir não é o da terra dos homens mas o de Jesus Cristo que o único comandante que tem comanda todo o exército celestial e comanda todas as coisas criador do céu e da terra melhor servir a Jesus de corpo alma e espírito

  8. Eu acredito que muito dos cursos operados pelo exército, só tem finalidade os instrutores que vivem diariamente essa missão, os formandos que voltam as suas OM, esses vão dar uma instrução de sobrevivencia e narrar a oração de guerreiro de selva. Isso não é ser operacional ! De qualquer forma, em tempos de mulheres ficarem rebolando na favela, essa senhora é diferenciada, meus sinceros parabéns.

  9. Comentar o que se temos aqui presentes vários deles a desabonar o que foi e ainda será por séculos infindos a salvação pátria nacional as nossas FFAA?
    Me restringirei a somente isso e nada mais porque depois de escrever bastante sobre essas tristes narrativas de desconhecedores de causa ou o pior, narrativas de esquerdopatas, apaguei TUDO porque serei tratado como sempre por gente que só houve à quem lhes enganam.
    Passar bem.

  10. Parabéns pela conquista dela, foi o que ela queria pra ela. Mas na prática não serve pra nada esse curso, a rotina administrativa de uma OM no EB não se aplica a nada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo