Gilmar Mendes defende urgência em retirar a Polícia Militar da política

PEC DOS MILITARES

PEC impõe vedação apenas para as Forças Armadas e não inclui as polícias militares
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes defendeu urgência na retirada dos militares da política, sobretudo à Polícia Militar estadual.

“Não envolve só os militares federais, mas sobretudo as PMs estaduais”, disse Gilmar ao CNN Entrevistas. “O sujeito não pode simplesmente, sendo coronel, comandante, disputar uma eleição e depois voltar para as atividades. Já tem algumas propostas nesse sentido, mas isso é urgente”.

O ministro se refere à uma proposta de emenda à Constituição (PEC), patrocinada pelo ministério da Defesa, que prevê que militares que se candidatarem tem que ir para a reserva.

O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas depois empacou no plenário. A PEC, no entanto, impõe à vedação apenas para as Forças Armadas e não inclui as PMs estaduais tamanha a polêmica.

“Se você olha o nome dos deputados hoje, é ‘soldado fulano de tal’, ‘cabo fulano de tal”  Gilmar Mendes

Na avaliação de Gilmar, a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi uma consequência do colapso da segurança pública e da politização das polícias militares. Ele defende que o assunto é urgente porque o 8 de janeiro é uma consequência da inação da PM do Distrito Federal.

“Você olha o nome dos deputados hoje, ‘soldado fulano de tal’, ‘cabo fulano de tal’. E veja este quase golpe, este tumulto teve a ver também com a inação do DF. Temos vários comandantes envolvidos”, diz Gilmar.

CNN BRASIL – Edição: Montedo.com

5 respostas

  1. Duvido muito que ele e/ou STF consiga mexer com as PM’s. Pois, diferente das FFAA cujo lema é: “farinha pouca, meu pirão primeiro”, as PM’s possuem poder de barganha.

    1. As PMs prestam um serviço público para a sociedade, nao para si mesmas.
      Não ficam fazendo formatura para coronel falar em microfone para a “sua” tropa.

      Se fizesse uma formatura na pm, o bairro pegava fogo. Pm é ação real todo dia enquanto nós ficamos fazendo powpow.

      Por isso a pm tem poder com a sociedade.
      Deu problema, liga no 190.

      Nossos kids pretos desmaiam, nossos comandantes quando veem uma acao real tem que ser chamados nos brios por sargento da pm

  2. Tá, ai duvido incluir Policiais militares, afinal PMs são muitos mais unidos e cunhudos que os milicos das Forças Armadas.

  3. Kkkkkk só não digo que é impossível pq não duvido de nada mais nesse Brasil, mas é muito improvável. Ao contrário das FA, as PMs tem Comando, e não políticos exageradamente preocupados com seus cargos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo