Tenente-coronel afirmou em depoimento que não lembra com quem era a conversa divulgada, em que ele fez ataques a Moraes e ao Supremo Eduardo Gonçalves e Sérgio Roxo
Brasília – O tenente-coronel Mauro Cid afirmou em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira, que as declarações que aparecem nos áudios revelados pela revista “Veja” foram feitas em um momento delicado pelo qual passa, em que está mais “sensível” e enfrentando “problemas financeiros e familiares”.
“Está com problemas financeiros e familiares. Esse mês de março, por causa da promoção, está mais sensível. Tudo que falou foi um desabafo”, disse, segundo a transcrição da ata do depoimento. Cid afirma ainda que acabou “perdendo tudo” — “os amigos o tratam como leproso”, “está enclausurado” e “engordou mais de 10 quilos”.
O tenente-coronel sustentou também que firmou a delação premiada por livre e espontânea vontade e que não foi induzido pela Polícia Federal nas respostas. “Nunca houve induzimento às respostas. Nenhum membro da Polícia Federal o coagiu a fala algo que não teria acontecido”, disse Cid, ainda de acordo com a transcrição que consta da ata do depoimento.
Em audiência no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, Cid reconheceu os áudios que foram divulgados pela revista “Veja”, mas disse não lembrar quem era o interlocutor. Ele alega estar passando por um momento “mais sensível” este mês em função de sua promoção ter sido barrada no Exército.
“Foi apenas um desabafo. Uma forma de expressar”, diz ele na transcrição. “Genérico, todo mundo acaba dizendo coisas que não eram para serem ditas”, completou.
Após o depoimento, ele foi preso por ter descumprido medidas cautelares e por obstrução à Justiça. O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao fim de audiência na qual o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro confirmou os termos da delação premiada fechada com a Polícia Federal (PF). A validade do acordo ainda está sob análise.
Antes de ser preso, Cid prestou depoimento ao desembargador Airton Vieira, que trabalha no gabinete de Moraes no STF. Ele foi ouvido por cerca de 30 minutos. Em seguida, foi encaminho ao Instituto Médico Legal (IML).
Cid foi chamado à Corte após a divulgação de áudios, pela revista Veja, em quais critica a forma como a PF e Moraes teriam conduzido os seus depoimentos. Nas mensagens, Mauro Cid diz que foi pressionado a falar sobre fatos que não teriam acontecido ou dos quais ele não teria conhecimento. A PF avalia rescindir a delação, como mostrou a colunista Bela Megale.
Em nota, a defesa de Cid afirmou que as gravações “parecem ser clandestinas” e que as falas foram feitas em um contexto de “desabafo”, no qual “relata o difícil momento e a angústia pessoal, familiar e profissional” que o tenente-coronel está vivendo.
Além da prisão, a PF também cumpre um mandado de busca e apreensão na casa de Cid, em Brasília.
Investigado nos inquéritos que apuram suspeitas de tentativa de golpe de Estado, falsificação de carteira de vacinação e desvio de joias do acervo presidencial, Cid passou quatro meses preso preventivamente em 2023, antes de optar pela delação.
Quando Moraes revogou a prisão preventiva de Cid, em setembro do ano passado, as medidas cautelares impostas foram:
- Uso de tornozeleira eletrônica e proibição de ausentar-se da Comarca , de sair de casa à noite e nos finais de semana;
- Afastamento do exercício das funções de seu cargo de oficial no Exército;
- Obrigação de apresentar-se semanalmente perante ao Juízo da Execução da Comarca de origem;
- Proibição de ausentar-se do país e cancelamento de todos os passaportes emitidos em nome do investigado;
- Suspensão imediata de porte de arma de fogo bem como de realizar atividades de colecionador, tiro desportivo e caça;
- Proibição de utilização de redes sociais;
- Proibição de comunicar-se com os demais investigados, com exceção de Gabriela Cid (esposa), Beatriz Cid (filha) e Mauro Lourena Cid (pai).
O STF ainda não informou qual medida foi descumprida.
20 respostas
Quem passa por problemas financeiros e familiares são os praças. O cara tem uma mansão na Califórnia.
Mentira!?!?!? Tô passado.
Agora o problema é a promoção que pode não sair?!
Cada uma desses srs.
Que baixaria!
Enquanto isso, o líder extremista dos aloprados encheu a conta bancária graças ao pix-gado
Fato ! é ser muito vagabundo …..e tem praca q apoiou esse ditador tupiniquin !
Engordou 10kg e tem problema financeiro?? Estou a 6 anos com o mesmo peso tendo que economizar para ver se fecho o mês, qualquer coisa a mais falta para os filhos.
É bom ser o bagrinho né? Será seu nome code name: BAGRINHO
Mimado.
Falei a mesma coisa na minha FATD dada a mim quando de comandante da Gda. O Sd mexeu e o gorro tava torno.
Resposta: Explica mas não justifica.
Em tempo: Tô adorando ver os Deuses do Olimpo ( agua sanitaria ) tudo pianinho.
Estou esperando a padronização das tornozeleiras Eletrônicas. ” Risos “
Pede ao Bozonaro, com o pix ele tá rico e pode dar uma farpela a seus colaboradores. KKKKK!!!!!!
Lamentável a situação desse oficial, jogou fora a sua brilhante carreira militar. Além de destruir a sua família (Pais, Esposa e filhos)
Engraçado como todo delinquente tem a mesma alegação.
Como a vida muda de repente, no auge , o Ten Cel Cid, ajudante de ordens de Bolsnaro , ele estava todo feliz, e viajando o Mundo com o Presidente, Veios as eleições para presidente, Bolsonaro perdeu, mais não aceitou a derrota para Lula, e fez besteira, levou um monte de gente para a cadeia.e levará mais ainda, Oficiais Superiores para á justiça. Sujeito burro esse Bolsonaro, porque não aceitou a derrota, e daquia há 4 anos, voltaria mais forte,.poderia evitar esse vexame, do dia 8 de Jan de 23, que comprometeu toda as Fôrça Armadas, deixando ainda mais sem esperanças de reajuste , os praças da Ativa , Reserva e pensionistas numa situação dificil. já ja´vai se ver, esposas de militares correndo atras do Lula por aumento, já vi esse filme antes, Triste não
Eu um simples Sgt QE,Feliz da Vida, ao lado da minha Familia, assistindo de camorote, essa confusão toda em Brasilia, que os politicos Militares fizeram, pela ganância pelo poder, ainda bem que sou apolitico, muitas cabeças ainda vão rolar, mas não e de praças QE não. deixa a Politca para os Politicos, Brasil, minha Pátria Querida,.
Kkkk Chora para a Gleisi
Pois é, esse pessoal nao cansa de ser enganado por essa turma de políticos oportunistas.
Onde que o EB iria aceitar uma minuta de projeto feito pelos própios interessados, sem intervenção da Força, é muita inocência. A Gleisi só encaminhou. Esse tipo de situação tem que partir da Força.
Mais Um desmaio…deixe pra desmaiar quando for Excluído do EB, Cabra frouxo. Não ficarei surpreso se outros Generais ou Coronéis se Mijarem nas calças quando forem presos. A Vergonha não tem fim.
Desse Vexame os praças das Fôrças Armadas escaparam, deixa essa confusão para quem tem autos estudos, eles tiveram um grande aumento nas gratificaçóes,na reestrutuação da carreira,em 2019. até parece que praças, pertence a outra Fôrças Armada,. covardia moral é pouco, ok fizeram com nós praças reformado e pensionistas. eles tem familias nós praças Gostaria de ver o Presidente Lula, dar aumento de vencimentos somente pra praças.ou criar uma gratificação somente para praças. Brasil Pátria Querida.
chega a ser bizarro o cidão dizer que passa por problemas financeiros. paizão general, deve ter feito uma boa poupança e o próprio cidão deve ter muita grana escondida por aí.
bora fazer uma vaquinha pro cidão galera? vamos pedir o pIX dele! o que vocês acham?