O militar foi preso depois do vazamento de áudios em que ele afirma ter sido pressionado pela Polícia Federal durante depoimentos
Wesley Oliveira
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), voltou a ser preso nesta sexta-feira, 22. A prisão se deu por obstrução de justiça e por descumprimento de medidas cautelares, informou o Supremo Tribunal Federal (STF).
O militar foi preso depois do vazamento de áudios em que ele afirma ter sido pressionado pela Polícia Federal durante depoimentos, e também faz críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF. As gravações foram divulgadas pela revista Veja nesta quinta-feira, 21.
“Após o término da audiência de confirmação dos termos da colaboração premida, foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pelo Ministro Alexandre de Moraes contra Mauro Cid por descumprimento das medidas cautelares e por obstrução à Justiça. Mauro Cid foi encaminhado ao IML [Institutto Médico Legal] pela PF”, diz nota do STF.
Além disso, agentes da PF cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do militar.
Áudios
Nas gravações divulgadas pela Veja, Cid acusa Moraes, responsável pela homologação da delação, e agentes da PF de estarem com a “narrativa pronta”. Ou seja, de irregularidades ao longo do acordo de colaboração.
Segundo Cid, os investigadores “não queriam saber a verdade”. Na gravação, o ex-ajudante de Bolsonaro afirma que a PF o pressionou a relatar fatos que não aconteceram e detalhar eventos sobre os quais não tinha conhecimento.
Mauro Cid também diz que foi induzido por policiais a corroborar declarações de testemunhas e a reproduzir informações específicas, sob pena de perder os benefícios do acordo de delação premiada. Além disso, o militar critica a atuação de Moraes, afirmando que o ministro faz o que bem entender.
“O Alexandre de Moraes é a lei. Ele prende, ele solta, quando ele quiser, como ele quiser. Com Ministério Público, sem Ministério Público, com acusação, sem acusação. Se eu não colaborar, vou pegar 30, 40 anos [de prisão]. Porque eu estou em [inquérito sobre] vacina, eu estou em joia”, comentou Cid.
Na gravação, o ex-ajudante de Bolsonaro afirma que Moraes “já tem a sentença pronta” dos inquéritos dos quais é relator e que apenas aguarda “o momento mais conveniente” para ordenar as prisões dos investigados.
“O Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta, acho que essa é que é a grande verdade. Ele já tem a sentença dele pronta. Só está esperando passar o tempo. O momento que ele achar conveniente, denuncia todo mundo, o PGR acata, aceita e ele prende todo mundo”, reclamou.
21 respostas
Ele estava solto com medidas cautelares, dai resolveu virar “felino” e falar com outro investigados, o que lhe foi proibido, resultado virou um filhote de gato atras das grades!
Simples assim!
É o Cid é o Cid vou te Delatar Crocodilo 🐊 Eu Sou…
Quantas vezes comentei aqui, a PF não brinca em serviço. Esse jovem se deixou levar pelas emoções e agora realmente está encrencado. Faltou modéstia.
E vc ainda tira sarro dissi, perseguicao politica da porra, ele so falou a verdade.
Soldados lutam em guerras criadas por políticos. Essa é a realidade, nunca viram isso.
E o meio político quando entra nesse rolo ?
Acho que tem dedos do revanchista do lule, pois o aimor venceu e o ódio cresceu.
Vergonhoso o comportamento dos militares quando se deveria ter corporativismo sim, é isso que as demais categorias fazem quando alguém do seu meio são atacados ,mais infelizmente no meio de nós militares,ficamos jogando aos leões,isso mostra o que de verdadeiro nós somos,não existe união,não somos corporativistas,não temos camaradagem como se apregoa nas casernas,a vida militar é uma mentira ,alguns se vedem a troco de migalhas ,de reajustes que nunca virão deste que está aí na cadeira da presidência, infelizmente somos desunidos ,somos um bando de vendidos .
Isso é verdade. Aquela velha frase é só enganação “Ninguém ficará pra trás “.
Tudo para proteger o Bolsonaro.
vergonha é ele ser preso, por não aceitar a concordar com a narrativa da esquerda e os “irmãos” de farda nada fazem. Mais vergonha ainda é o antigo cmt do EB, que fujiu do país para a espanha. Só voltou pq foi intimado. COVARDE! sÓ É HOMEM DENTRO DO QUARTEL
Bolsonaro foi um desastre vergonhoso para as Fôrças ^ Armadas, principalmente as Fôrças Espeçais,e Pára-Quedista., todos foram no papo do Bolsanoro, È triste isso que esta acontecendo . vendo e assistindo pela TV. esse total vexame, que por ganânciaa pelo poder, levarão a Fôrças Armadas , perderem a credibilidade e o conceito perante sociedade Brasileira, como fica a vidas dos praças agora?triste não
Alexandre de Moraes. Ditador do nosso Brasil. Manda mais que o Presidente, Senado e Camara.
Mi mi mizento! Kkkkk arrego praca
Não sei não! Tem algo por trás das cortinas. Que encontro secreto foi esse do ex-presidente com o Alexandre de Morais?
Tempos estranho estamos vivendo!
A maior tristeza que sinto é pelo familiares desses golpistas e dos que estão presos.
tudo isso que está ocorrendo tem nome e sobrenome jair falso messias boçalnaro o falso mito que só serviu pra alavancar as contas correntes da galera dele.
O Quarto poder atuando, com a omissão dos outros três poderes.
Tudo isso que está acontecendo é por culpa desses, que deveriam, que seria simples; simples se houvesse uma política, uma justiça e um país digno de ser chamado de Brasil.
” A hipocrisia atinge a paciência daqueles que se fingem de ignorantes. Todavia, nunca atingirão o seu conhecimento e cultura intelectual ” .
Sem mais palavras Meritíssimo povo!
Cid livre!
Acredito que XaDão tem medo de mandar prede Bolsonaro, sobre a prisão de Cid o CMT da força ou clube militar vão ser pronunciar? Braço forte! mão inimiga!
Brasil de Alexandre de Moraes. Pura verdade
Culpa desse Senadores corrupto. Quem pode colicar ordem na casa são eles.