Investigados por participação de tentativa de golpe encampam a tese de que o general Freire Gomes prevaricou ou se omitiu no governo Bolsonaro
Bela Megale
O ex-comandante do Exército Freire Gomes entrou na mira dos militares alinhados a Jair Bolsonaro. Fardados que são investigados por tentativa de um golpe de Estado passaram a defender, nos bastidores, que o general se omitiu ou prevaricou, ao participar da reunião com o ex-presidente, na qual foram discutidos detalhes de uma minuta que abriria possibilidade para uma intervenção.
Militares ligados a Bolsonaro passaram a encampar a tese de que a PF também precisa responsabilizar Freire Gomes. Eles afirmam que, como comandante de Força, o general tinha “responsabilidade institucional” de reportar às autoridades o que ocorria.
A avaliação desse grupo é que a cúpula do Exército protege o ex-comandante e que é preciso “jogar luz” sobre seu papel naquele momento. Para isso, uma das estratégias traçadas é que os militares investigados apontem, em depoimentos para a PF, o papel de Freire Gomes nos temas investigados.
Um deles é a reunião de Bolsonaro com os comandantes das Forças Armadas descrita pelo ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, no seu acordo de delação premiada. Cid relatou que o único comandante que se prontificou a embarcar na aventura golpista com Bolsonaro foi o então chefe da Marinha, o almirante Almir Garnier Santos.
Os investigados também querem que a PF questione Freire Gomes sobre o papel que teve diante dos ataques à credibilidade das urnas feitos pelos militares que integraram a Comissão de Transparência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, o ministro da Defesa era o general Paulo Sérgio Nogueira, investigado pela PF.
Outro tema abordado pelos militares alinhados a Bolsonaro é que a PF deveria elucidar com Freire Gomes porque ele não determinou a retirada do acampamento golpista da porta do quartel-general do Exército, em Brasília, após a derrota do ex-presidente.
9 respostas
Vai sobrar pra o CMT da Guarda, esses oficiais babão de Bolsonaro vão todos sentar no colo de XaDão!
Tá chegando nele….A justiça divina não falha.
golpistas safados, tudo alinhadinhos esses treva.
petralha narigudo
merece
Até nisso, gente “pequena”, nivel ” motoqueiro TCHUTCHUCA! 😁 Não passarão!
Todo golpista será castigado, rsrsrsrs.
Acho que tem um parente desse Gal que é muito amigo do Sr. Ministro Alexandre de mORAIS. esse ministro tem meus créditos, homem de coragem, mesmo ás vezes saindo da quatros linhas. O poder não emana do povo e sim desse personagem. Parabéns Ministro.
Pensa que todo mundo é retardado como os bolsonarista para engulir sua postagem?