Ranking global classifica forças armadas do Brasil entre as mais poderosas do mundo

Brasil GFP

O Global Firepower’s 2024 Military Strength Ranking avaliou 145 países, analisando-os com base em suas capacidades militares.

Os EUA, Rússia e China têm as forças militares mais poderosas do mundo, de acordo com um ranking anual produzido por uma analista do setor de defesa.

Os EUA ficaram em 1º, seguidos pela Rússia na 2ª posição e a China em 3º. Os EUA pontuaram 0.0699 (quanto menor o número melhor), com a Rússia seguindo atrás com 0.0702 e a China com 0.0706.

Com 0,1023, a Índia tem a 4ª maior força armada seguida pela Coreia do Sul.

O Brasil ficou em 12º lugar, mesma classificação do ranking anterior. A pontuação do país foi de 0,1944, a maior entre os países da américa latina.

Brasil é 15ª potência militar do mundo (Fonte: Global Firepower’s)

160 respostas

  1. E isso com o soldado do EB dando apenas 25 tiros na formação; a Marinha com apenas uma Esquadra não completa; e a Força Aérea com pouquíssimas aeronaves aptas a combater.

    Na verdade, hoje somos “poderosos” em atividade administrativa.

    A atividade-meio tornou-se tão mais importante que me vejo como um “auxiliar administrativo militar”.

      1. Tecnologia é PODER, adquirir tal conhecimento
        é dever do cidadão e obrigação do estado viabilizar essa trajetória
        As garantias do País e dos cidadãos estão baseadas em princípios NOBRES da sabedoria,da verdade, da coragem, da justiça com Liberdade, sigamos o caminho!!!!

          1. Tá de saaacanaaagem!!!
            Marinha pessimamente treinada e com meios navais mega obsoletos; Força Aérea com meia dúzias de aviões novos e 3 dúzias de teco-tecos; e o EB com vários Tanques ferro velhos da 2a guerra mundial que dá um tiro o tubo vai junto… Ahhhhh pára de KO!!!

          2. Ahh… ele fala do meu Brasil mais como você não é brasileiro não vai entender mesmo

          1. É claro que é fake…este órgão não tem credibilidade nenhuma, se é que existe de fato e de direito.

          2. Vdd pura as fouxas armadas não serve pra nada, a não ser pra bucha de canhão pfvr vão pra junto com o pai do pobres obichinho ureiudo pra servi de bucha na palestina, kkkkkkkkkkkk

          3. Deviam ter vergonha de falar isso ,claro que devem ter países piores que o Brasil mas onde entro Israel nessa e onde fica a Ucrânia com ajuda claro sustentando uma guerra a quase dois anos

          4. Existe vários critérios, capacidade de mobilização nacional em esforço de guerra, recursos naturais, indústria a disposição dos esforços, capacidade de gastos militares e o principal o uso dos recursos humanos.

        1. Sinto pena desse país se um dia vier a depender das Suas Forças Armadas. O Perfil Do militar Brasileiro é um dos Dois: Sujeito perdido na Vida que não tinha mais o que Fazer / Sujeito que quer Ganhar dinheiro Fácil e viver na mordomia. A Esmagadora maioria do orçamento militar vai para despesa com pessoal, sobra pouco Pra comprar equipamento e Investir em Pesquisa. Filhas de militares vivendo como verdadeiras princesas. Esse país precisa ser Brutalmente Invadido por uma Potência Estrangeira Pra aprender a Lição.

          1. Grande patriota este Senhor. É claro que precisamos melhorar em muito nossa tecnologia e nossos equipamentos militares. Mas, cada um caça com o que tem. É a vida.

        1. Engraçado, Bolsonaro durante seus 4 anos de mandato não investiu 1 centavo nas forças armadas, só politizou a mesma para atender aos seus interesses, corrompendo as altas patentes. E o Interessante que quem mais investiu e investe nas FA são os governos do PT. Que ironia não é mesmo ??

          1. Vc deve ser louco ….
            Bolsonaro pegou o país um lixo que foi deixado pela Curriola do PT e seus ladrões …
            As frouxas armadas do Brasil não se corromperam agora …
            Já se venderam há muito tempo….
            Tanto que traíram o próprio povo que lutava pela liberdade de expressão e hoje estão sofrendo as covardias do sujo podre sistema judiciário

          2. Aí vc acordou ? O demônio de 9 dedos nem de forças armadas gosta… Bolsonaro foi o que mais investiu no Brasil, foi um governo perfeito, tirou a economia mercadoria que os pétalas comunistas deixaram… PT só roubou enquanto o Dilma burra não fez nada além de mamar o velho barba bêbado

          1. Se um dia ter uma guerra de vdd é pra baxo da assa dos pintador de meio fio vai vai corre igual uma menininha não sabe nem oque fala rapaz toma vergonha vai lá faze o treinamento que os anfibios faz vc nao quenta 2 hora vc devia ter orgulho por te quem proteja vc e tua fml é porque aqui não tem guerra mas pega os exemplos e veja oque acontece com os civis ai vc dara valor a um soldado

          1. Brasil deveria enriquecer urânio e produzir armas nucleares.. . Somente assim seria respeitado.. Esse tratado tnp só favorece os países que já detém esse tipo de arma

      1. Despesas e investimentos
        A área de Defesa tem R$ 124,4 bilhões no Orçamento de 2023, mas 78,2% é destinado a despesa com pessoal. Segundo o relator, houve queda de 6,7% no total em relação à proposta de 2022, se for levada em conta a variação da inflação.
        Para saúde o orçamento, votado Em 2022, foi de 150bi

        Fonte: Agência Câmara de Notícias

    1. Você já leu Sun Tzu? Vera que a Administração é a coisa mais importante em um exército, você pode ter o melhor caça do mundo, Se não tiver o melhor piloto do mundo, terá o pior caça do mundo.

    2. Somos a 12ª (ou 15ª?!?!?!) maior “potência” militar do planeta em Formaturas ROLHAS; Apronto Operacionais DESNECESSÁRIOS; TFM e TAF CENTRALIZADOS; Treinamentos de Canções militares FASTIGANTES; Marchas SEM FIM; RESPONES; Pinturas de meio fio; Cortes de mato; Podas de arvores; CRICRI (ODEIO isso), Limpezas de de calçadas e alamedas; Alinhamento de beliches e armarios no alojamentos dos Of/ST/Sgt/Cb/Sd; Pinturas de instalações; Preparações para “INSPEÇÕES” dos Of Gen; Coquetéis para “OTORIDADES” civis (vulgo babação de ovos); Entrega de condecorações para “GRANDES” personalidades civis; e outras milhares de ROLHAS q inventam para os SEVERINOS, digo: Praças das FFAA. EsMB 1995!!!

      1. Sensacional os comentários do Amauri!
        Ele consegue de maneira objetiva, Jocosa, fazer um raio X da situação real e nada vantajosa, das nossas FA.
        Tivemos somente decepção e tristeza, ao levantarmos o lençol onde se escondiam nossos oficiais generais, que em sua maioria, são oportunistas em procurar cabides de emprego no governo, e esquecem a verdadeira missão de nós militares! A piada de pintar meios fios, para a inspecao de uma visita de políticos ou Autoridades numa OM militar, infelizmente é verdadeira!

      2. Pesquisa para brasileiro tolo ver e acreditar. A realidade é que em uma guerra moderna, o nosso país não dispõe de drones e nem de mísseis de longo alcance para dissuadir o inimigo em possível possível bloqueio naval contra nossa soberania.

    3. Irmão, temos que tirar o chapéu para a esquerda.
      Eles sabem desinformar…
      Os generacos que ficam em suas bolhas maravilhosas jogando videogame até acreditam que estão bem… eu afirmo… a Venezuela é um ponto estratégico da Rússia, nós não aguentamos 20 minutos de guerra contra a Venezuela…

    4. Esse ranking é obscuro e baseado Em n° de efetivo,pq em material bélico de defesa e artilharia o Brasil é um dos mais obsoleto do planeta:
      Só para quem não entende que míssil de 150 km de alcance e de longo alcance.F5 é caça de ponta,sistema antiaéreo com alcance de 8km,isso em países desenvolvido não serve nem para treino das tropas.

    5. Somos o exército mais caro a um povo… e servimos para formaturas e faxinas. E também cubrir as faltas de serviços publicos dos municipios.

    6. E chega na hora de defender uma nação, manda prender os inimigos do Lula os terroristas que estavam orando, cantando o Hino Nacional sem uma arma na mão! Foi a maior covardia que eu vi dentro do nosso país foi aquele combinado de dizer que os levariam para um lugar seguro de ônibus e os levaram para uma prisão e todos estão sendo processados! Essa mancha nunca sairá da Farda das Forças Armadas Brasileiras. O que houve no oito de Janeiro foi uma das maiores vergonhas que eu já vi e passei na minha vida, um combinado entre os Generais e as forças que haviam assumido recentemente o governo, e o mais feio foi informar em que os ônibus esperavam para levá-los a um lugar seguro!

      1. Tentaram desmoralizar as instituições. Tentaram dar o golpe. Achavam que teriam apoio militar. Se ferraram! São falsos cristãos, falsos patriotas. Cadeia para todos!

    7. Na realidade, ninguém diz o que tem! Srael é uma evidência desta afirmação. Sadan Rússiain tinha um exército de 1.000.000 de soldados, e aconteceu o que aconteceu. O hammas achou que 6000 foguetes destruiriam Srael, e aconteceu o que está acontecendo. O Brasil tem os Aviões de transporte Militar KC390 da Embraer e C130 Hércules, está transportando alguns blindados para Roraima em carretas e Balsas levando semanas. Em nosso pensamento, estamos adiante de informações fora de Conformidade, com relação às FFAA brasileiras.

    8. E era a instituição mais confiável do país até a traição Suprema e se aliar a ladrão agora tem que bater continência para comunista e lamber os sapatos de couro italiano deles

    1. 🍉🍉🍉🍉🍉🍉 TEM ESSE PODER? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

      1. Pra vc ver como as forças armadas são inteligentes se fosse despreparada teria caído na conversa dos patriotarios e dado golpe de estado .pra quem nunca serviu o exército fala só asneiras não tem conhecimento de uma base militar nunca ficou em uma fronteira nunca fez um treinamento na mata .pois saiba o exército brasileiro e o mais preparado pra uma guerra tento em tecnologia e experiência treinamento.brasil coloca Venezuela Argentina e mais uns três pais no bolso isso eu garanto

      1. Se fosse somente adjetivos chulos. E o assassinato gramatical? E ainda há quem defenda, sob alegação de ser um blog, coisa e tal Na verdade, tenta esconder a falta de argumentos.

      1. “democracias relativas” para os Melancias e squerdopatas Mimimi Nutella Iphone Caviar irem viajar e/ou passear e/ou residir:

        Angola, Afeganistão Arábia Saudita, Azerbaijão, Bahrein, Bielorrússia, Burquina Fasso, Burundi, Camarões, Camboja, Catar, Cazaquistão, Coreia do Norte, Comores, Congo, Cuba, Chade, China, Djibouti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eritreia, Etiópia, Gabão, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Iêmen, Iraque, Irã, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbia, Mali, Mauritânia, Miyanmar, Moçambique, Nicarágua, Níger, Oma, Palestina, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Rússia, Ruanda, Suazilândia, Sudão, Tajiquistão, Togo, Uzbequistão, Vietnã, Venezuela e Zimbábue.
        As em negritos são as conhecidas mundialmente. EsMB 1995!!!

        1. Apaga que dá tempo esse seus comentários da pra ver vc não tem conhecimento de como funciona o exército brasileiro com certeza vc nunca ficou em uma fronteira nunca fez um treinamento na mata no rio .vc não tem experiência e muito menos conhecimento

  2. O segundo exército mais poderoso do mundo, conforme Ranking ( Rússia) está pagando vexame na guerra contra a Ucrânia que, estranhamente, não aparece na relação. Portanto, o conceito de poder não está muito bem explicado.

      1. Eu aqui vendo os comentários dos bozopsicopata que prestavam continência para os pneus de caminhões,e marchando na frente dos quartéis pagando mico pra todo mundo dar gargalhadas da cara deles,incluído familiares,amigos,e vizinhos próximos…🤣🤣🤣

    1. Exmo Sr Sem Cadência. No inicio do conflito, a rússia estava dando um sacode na Ucrânia. Contudo, RAPIDAMENTE, os países da OTAN, encontraram um JEITINHO de “ajudar” (Ajuda humanitária?!?!?!) a “coitadinha” Ucrânia com recursos (material bélico; alimentação; Fardamento; meios de saúde e comunicações; etc) sem FIM. EsMB 1995!!!

      1. Engano seu; no começo do conflito, as tropas russas foram paralisadas graças ao eficiente treinamento e estoques disponíveis de mísseis anticarro. O ucranianos se prepararam por 8 anos pois sabiam das ambições de Putin. num segundo momento, percebendo que Putin não pararia se conseguisse vencer a Ucrânia, a Otan passou a enviar ajuda militar. É fato; o segundo exército mais poderoso do mundo foi massacrado pelo eficiente treinamento das forças militares ucranianas. Se você não sabe, mais de 70% dos blindados e viaturas russas não foram destruídos por mísseis FGM -148 Javelin, mas sim por drones improvisados montados às pressas e adaptados para ataques em terra e mar. Putin tinha absoluta certeza que tomaria Kiev em 1 semana, só que não. Zelensky disse tudo ao afirmar ” Dê-nos as armas, o resto nós faremos”. Isso significa preparo, profissionalismo, defesa da causa nacional. Resumindo; não adianta ter milhões de soldados e milhares de blindados se os efetivos não forem bem treinados e eficientemente comandados. Lembre que Stalin só venceu o maluco do Hitler graças aos armamentos e mantimentos enviados por Roosevelt.

      1. A guerra não é contra Ucrânia, Estados Unidos e Rússia estão sempre em guerra.São dois covardes medindo força em terrenos alheios más nunca nos seus territórios da segunda guerra para cá foi sempre assim.um de um lado o outro do outro lado.destroem países inteiros e suas indústrias bélicas adora

  3. Não tem muita coerência nessa avaliação , a Rússia perdeu até pro Afeganistão e a china toda vez que escuta o Japão voltando a ter exército , treme nas bases ! E o exército brasileiro só prende velhinhos e crianças !

  4. Não acredito o Brasil não tem a cultura de uma nação guerreira e os investimentos são mínimos. Fora a corrupção, armamento obsoletos.

    1. Armamento obsoletos?? Kkkk. Gripens, novos submarinos, drones, blindados novos, fuzis novos, radares novos, navios em construção, aeronaves de alerta antecipado, guerra eletrônica e transporte tático e estratégicos todas novas, mísseis novos. Quase tudo se fabricação nacional etc etc..,de longe as forças mais modernas da América Latina e bem posicionado no mundo.

      1. rs, pelo jeito você nem prestou o serviço militar obrigatório rs. Não acredite muito no que você nas revistas ‘ especializadas’ em defesa.

    2. O Sul do país tem cultura guerreira ou vc NÃO estudou sobre as sanguentas guerras, do século XIX q o Brasil foi arrastado, além dos diversos conflitos separatistas internos?!?!?! EsMB 1995!!!

  5. Não sei quais os critérios Utilizados para chegar a tal resultado, mas com certeza não é essa a classificação do exército brasileiro em relação aos meios de combates, até porque a maioria dos investimentos, vai para salários e mordomia dos militares, o que não acontece com os exércitos mais poderosos do mundo. Precisamos de um exército forte em tecnologia e armamento, assim como militares bem treinados, não é o que vimos.

      1. rs, cara, encare a realidade. Deixe o embuste de lado. Crime organizado e a garimpagem irregular tomaram conta da selva amazônica. Nosso inimigo é interno. Enquanto o crime avança, a tropa fica treinando espinha de peixe e pista de orientação. Quem está dando duro é a nossa gloriosa Polícia Federal.

      2. Deixa de sonhar.
        Tu fica entregando cesta basica em aldeia
        Fazendo obturacao em indio
        Fazendo formatura cheia de pose.

        Nem traficante esses guerreiros de selva encaram. Um custo assustador para nada.

        Nao trocam tiro nem com maconheiro traficante. Nunca foram colocados à prova contra um exército regular.

        É só festim e pompa. Só formatura e vaidades. É oração, faca, placa de madeira, boina colorida… é um carnaval.

        Para de sonhar como um garoto de 12 anos e poe o pé no chao, um recruta da pm faz mais

  6. Como assim? Se no dia 08/01/22, precisou um SubTen da PM DF , dá ordem para um TenCor EB, para comandar a tropa, ainda teve um milico vendo a situação ainda perguntou para o TenCor se podia atirar e era bala de borracha, como somos poderosos?
    Não precisa explicar, eu só queria entender.
    Comanda sua tropa e deixa de frouxura kkkk

  7. Brasil nunca combateu contra nenhum inimigo. Qual o poder de força das ffaa. Se os melancias,batem continência oara um bandido cachaceiro?

  8. Isso é piada.
    Nem guerra lutamos.
    Nenhuma.
    A ultima foi 75 anos.
    Somos um enorme faz de contas.
    Enganamos bem.
    So faxina e formatura.

    So somos uma das mais poderosas do mundo em ter dependente no fusex com 40 anos

  9. É serio esse ranking?
    Que vergonha dessa pesquisa, não conhece a realidade da força, se soubesse nossa classificação seria nos últimos lugares
    Na força só faz curso e aperfeiçoamento (Oficiais e alguns sgt) e restante sabe nada
    Vergonha, sem contar o salário de fome

      1. Graças À Deus caro superior com Altos Estudos.
        Logo estarei participando de seu grupo seleto de graduados com estado-maior.
        Felicitações

  10. Fake news, sem dúvida.
    General que bate continência pra ladrão não têm Essa Moral toda não.
    O eB foi sucateado nas últimas décadas e comandado por bananas plantadas na caserna.

  11. O site “Global Firepower” tem um aviso na página, dizendo que os dados ali apresentados não tem valor para estudos sérios, e que estes representam mais quanto cada país gasta em defesa do que a Realidade do equipamento e do pessoal nas forças armadas em cada país. A apuração desses dados é amadora e não reflete de forma alguma a Realidade atual.

  12. Com certeza tão de sacanagem. Não precisa ir longe… Basta perguntar a alguém que serve por exemplo na marinha. O recruta não pode ficar mais no sol, não pode ser posto à prova, ralar. O exército faz bivaque, não há mais serra. Mal sabem manusear um armamento, dirá a Marinha. São muito mal preparados. Se a coisa apertar, chama a mamãe. Denuncia por mais tratos, a justiça vem e dá uma cacetada na instituição. Tô fora!

  13. Bom dia!!!!

    O Exército Brasileiro tem sim uma força militar de elite, mas seu número é muito pequeno, na maioria dos quartéis vejo somente desleixados que não estáo nem aí
    para a pátria, servi de 1990 á 1994, ali sim vc
    aprendia disciplina hj passo em frente a quartéis e o soldado está tirando quadra de camiseta remanejada quando servi isso da cadeia.

  14. O cara falou: nem queria lutamos: Fala isso porque nunca lutou mesmo, pois se estivesse lutado não desejaria lutar. Aquieta essa tua mente frágil e prefere ficará de fora de guerra, pois tal conflito só trás morte. Fica quieto homem de Deus!

  15. hoje temos uma nação com pessoas mal informadas, fanáticas, o ódio toma conta de líderes políticos, religiosos, que só servem pra desmoralizar a verdade, opiniões vulgar é o que li e analiso aqui, entrei para ler esse artigo e fico indignado com a falta de patriotismo e uma superficial retórica de pessoas que se diz culta e só fala asneira, se querer ser crítico ok, mas é ridículo opiniões de gente que tem nível superior falar de maneira tão (chula) , só desmerecem a nação em que vivem, lembrem dos PRACINHAS na última guerra que participaram contra os nazistas , vão ler mais e aumentar o conhecimento pessoal, busquem dados reais e analisem as duas guerras que houve aqui mesmo em nossa região (América do sul) conflito entre BRASIL e ARGENTINA também BRASIL e PARAGUAI, e o resultado que houve! é mais a mais guerra sempre foi e sempre será infame, desumana, cruel, desafeicoada, contrária aos princípios DIVINO, vejam a guerra RUSSIA e UCRÂNIA, ISRAEL e hamas na PALESTINA , vocês acham normal aniquilar 5000 mil crianças? mais de 3100 mulheres? 25000 civis? 70% das mortes são crianças e mulheres , vocês acham que DEUS está apoiando o exército de ISRAEL nesse genocídio crime de guerra? DEUS diz na BIBLIA em ÊXODO cap 20 na lei eterna no sexto mandamento: NÃO MATARÁS, uma nação que deveria ser luz pro mundo, hoje comete barbárie humanitária, o ocidente com seu poderio militar destrói vidas quando alimentam com bilhões de dólares e armas de destruição a UCRÂNIA ,vivem ameaçando qualquer país que não chegam esse jogo político de ditadura capitalista e um tipo de terrorismo comercial, étnico, militar, subjulgam as diferenças de pobres e nações frágeis do ponto de vista bélico. vejam em 2 TIMOTEO cap 3, isso é o que está ocorrendo hoje em 2024 na atualidade de nossos tempo! sejam mais HUMILDES e falem menos asneiras! sejam razoáveis, desprendidos de partidário que só geram maldades, na BIBLIA em MATEUS cap 12 diz que reino ou nação dividida ficaria em ruína, eu pergunto é isso que vocês querem? posso dizer muito mais, mas por enquanto é isso! reflitam! 🆗

    1. Já leu sobre jericó? Vlaro que sim
      E se Deus, teu Deus, pois você o cita, tiver dito “passem todos no fio da espada”
      Ou Israel já comete genocidio há muito tempo por orde do Senhor ou o teu Deus é genocida
      Não sou eu, está na Biblia

  16. Despesas e investimentos
    A área de Defesa tem R$ 124,4 bilhões no Orçamento de 2023, mas 78,2% é destinado a despesa com pessoal. Segundo o relator, houve queda de 6,7% no total em relação à proposta de 2022, se for levada em conta a variação da inflação.
    Para saúde o orçamento, votado Em 2022, foi de 150bi

    Fonte: Agência Câmara de Notícias

  17. Que vexame !!!
    Onde temos essas gatinhas genebostas que corre até de baratas e bate continência para um ladrão?
    Nos poupe com essa falta de respeito em tentar enganar o povo com uma reportagem dessa .. sem nexo .
    Oh.. please ! Don’t try we to make like a fool

  18. Que piada sem graça! Kkkk. O BR no quesito Forças armadas tem pouquíssimos homens preparados para um confronto armado. Até armas perdemos para traficante. Nas comunidades das maiores cidades brasileiras tem mais “soldados” que as três armas federais juntas. Este jornalista ao escrever está bobagem, não estava sozinho…kkk! As forças armadas de bom, só tem atletas e medalhistas olímpicos. Faço aqui uma ressalva: OS BATALHÕES DE SELVA DO NORTE TEM UM BOM PREPARO: OS GARIMPEIROS ENTRAM E SAEM DA FLORESTA, DESTROEM O MEIO AMBIENTE, MATAM E VICIAM OS NATIVOS e ninguém vê nada….TA BOM PRA VC? Perdi tempo lendo está bosta.

  19. Só para vcs verem como nosso Exército é fraco, temos mais generais do que o maior exército do mundo, EUA. Fora que 80% do dinheiro das forças armadas é para salário, só que de patentes altas, familiares, filhas patriotas que não se casam…as nossas FA tem gente boa, mas precisa de uma bela reformulacao, inclusive do papel dos militares que é respeitar a democracia e não se meter em politica.

  20. Li novamente as baixarias de repúdio ao meu comentário e realmente analiso o quanto tem gente desmoralizada, e que só serve pra tumultuar a verdade. quanto ao comentário religioso de OSMAAR vejo que não percebeu que na BIBLIA DEUS não destruiu vidas inocentes, mas perversos, leia o texto como um todo! não apenas um versículo isolado, é nas escrituras DEUS salva a todos que se arrepende de seus atos ruins, veja o exemplo na cruz; um ladrão, no passado prostituta RAABI, e hoje nossos pecados são e foram perdoados por seu sacrifício e isso torna em nosso mérito e não que merecemos, mas é sua compaixão por seus filhos e no qual todos são, sem exceção, a maldade deve ser julgada com justiça, ELE é muito SÁBIO pra errar, julgar é fácil, mas deve-se ter critérios com base no bem e na razão. não julgo sua opinião pois todos somos livres, precisamos interpretar com coerência o que vemos, ouvimos, e ser imparciais, e mais a mais não dei minha opinião pra desvalorizar alguém! sem muito!! felicidades aos meus irmãos que como eu nascemos nessa PÁTRIA que DEUS abençoou!!

  21. Quantas sandices tem nesses comentários, incrível!
    Galera vamos dar uma pesquisada ou começar acompanhar a indústria bélica do próprio país pra não passar vergonha, não se apeguem a narrativas de “especialistas” A ou B pra fundamentar seus argumentos e “pesquisem” de fato dados bélicos tanto dos meios militares quanto da Indústria nacional. Aposto que muitos aqui nem fazem idéia que o Brasil é um dos maiores esportadores de munições militares no Mundo, dentre outras coisas… Pesquisem, não caíam em narrativas que só visam ideologizar ou politizar um tema que deve ser técnico.

    1. O problema está nos bens capital, máquinas que fabricam máquinas. Não possuímos. Fabricamos aeronaves militares, submarinos, munições etc etc. Porém, peças fundamentais para o funcionamento de vários sistemas são adquiridas no exterior. Quem fabrica as turbinas do cargueiro C – 390? Quem fabrica os computadores de bordo dos novos submarinos da marinha? Tudo vem de fora. Nós projetamos e montamos as carcaças, infelizmente. Se ocorrer algum boicote internacional estaremos ferramos.

  22. Está notícia é uma vergonha a está #forcasarmadasbrasileira …bando de inúteis, políticos que fazem o que bem entendem, judiciário tomando poderes que não cabe a eles, deixando de atender a voz do povo… Vão lá pitar meio fio, o respeito e admiração que tive por estes, morreu!

  23. Na verdade essas forças são uns ursos brancos servem muinto para aumentar as despesas da União com Salarios dos Notaveis oficias com Mordomias tanto deles como de familiares as Fronteiras pricipalmente da nossa AMAZONIA é terra de ninguem todo mundo entra faz o que quer leva nossas riquezas e por isso fica , toda sorte de pilantragem ,Garimpo Ilegal ,Violencia tanto nos Ribeirinhos e Indigenas ,extração de madeira ilegal e outras tantas mazelas que por la existe e tudo bem Debaixo dos olhos do urso branco do EXERCITO BRASILEIRO e ai pra onde vai nossos impostos que o governo federal nos arranca sem dó nem piedade .

  24. Só pode ser piada…..frouxos, fracos, covardes e cínicos, se eu tivesse este poder embarcava nossos ” generais” para Israel para aprenderem a ser homens de verdade, e alguns oficiais para a Ucrânia….por enquanto somos uma potência em corrupção!

  25. Militar falando mal da força… com certeza é um frustrado! Não passou no cHQAO, MORREU SUBãO, NÃO FEZ CURSO NENHUM, conceito ruim! Agora fica aí 😢😢😢😢

  26. Sério mesmo???
    Vcs só podem estar de brincadeira, um comandante das forças armadas Chinesas veio ao Brasil, e classificou nossas forças armadas como uma das piores que ele já viu.
    Não me assusta tal matéria, até porque hoje para os esquerdopata nossas forças armadas se tornaram um elo valioso,pois infelizmente são tão traidores da pátria quanto eles.
    Soi servidor público, reservista das forças armadas ,da qual me sentia muio orgulhoso,mas hoje em dia, estas forças armadas, nada tem haver o que vivi,lamentávelmente!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo