Taifeiros da FAB x Sargentos QE: uma comparação

TAIFEIRO x QE

Recebi na área de  comentários:

A promoção dos Taifeiros da MB e da FAB foi para estancar um passivo de décadas, já que havia previsão legal para promoção devido a Lei 3.953/61, com o Decreto 7.188/2010, que regulamentou a promoção, colocando no Art 6 que “somente farão jus ao benefício previsto na Lei nº 12.158, de 2009, e neste Decreto após a assinatura do Termo de Acordo de que trata o Anexo I ou II a este Decreto, que importará:

I – a expressa concordância do militar ou do pensionista com a forma, os prazos, os montantes e os limites de valores definidos na Lei nº 12.158, de 2009, e neste Decreto;
II – a renúncia a processo judicial em curso, em qualquer instância, e sua consequente extinção, assim como de seus eventuais recursos;
III – a renúncia ao direito de pleitear, na via administrativa ou judicial, quaisquer valores ou vantagens decorrentes da mesma revisão prevista na Lei nº 12.158, de 2009, e neste Decreto, salvo em caso de comprovado erro material;”.

Já para o EB não existe esta demanda, sendo irracional criá-la, sendo que o PL 4.373/2012, que previa a promoção semelhante no Exército foi rejeitado pelo próprio PT e com respaldo do próprio MD conforme o EM nº 000324/2011.

No lugar ocorreu a promoção dos 3º Sgt QE a 2º Sgt para atender a outro passivo já reconhecido judicialmente e até com acordão publicado no Adt Bol do DGP nº 29/2005 que reconhecia o direito à promoção a 2º Sgt, a contar de 1987. A promoção não foi estendida aos militares inativos.

O caso da promoção dos Taifeiros da FAB apresentava relevância tanto econômica quanto jurídica, o que não ocorre com o militares do Exército, já que não existe previsão legal nem passivo a ser pago.

176 respostas

  1. Como não existe passivo a ser pago se o próprio Montedo afirma que a promoção a segundo sargento era para ser em 1987, quantos foram para a reserva como Sd,Cb ou 3 Sgt, se eram para serem 2 Sargentos, acho o comentário totalmente revanchista, e outra se a lei vier do congresso , simplesmente esqueça a lei dos taifeiros da MB e da, FAB, apenas estão reconhecendo o que deveriam terem feito com os QEs do EB a progressão de carreira que sempre foi negada

    1. Acho que deveria criar o Sgt Mor em três níveis e o curso de habitação, Aperfeiçoamento servir apenas para promoção e não para aumentar salários, assim acaba as brigas e intriga para querer ser Oficiais….

      1. Luis
        A maioria não quer “ser” oficial, e, independente da promoção ao QAO:
        – continuaremos oriundos da ESA, Praças.
        A intenção, desejo, é a máxima ascensão na carreira só por um simples motivo:
        – contracheque oficial e maior.
        Só, apenas isso, nada mais.

        1. É o que todos nós buscamos…melhoria…pois o mais importante também é todos estarem a trabalhar juntos, assim somos mais fortes e venceremos os obstáculos da vida.

      2. Discordo parcialmente. Acredito q dEVE ser criado a graduação de Sub Mor (Acima de ST), pois, certamente, o Sgt Mor, tb, tirará serviço, algo q NÃO ocorre com os SUB. esMB 1995!!!

    2. Nao vejo impedimento aos QEs sairem Subtenente, pois Subtenente nível 1 sendo Serviços administrativos ou Serviços Dosmesticos (exemplo: Almoxarifado ou seção de transporte, etc) , no qual se habilita com experiência nas funções exercidas na própria Unidade militar qual prestou Serviços e os Subtenente com cursos nível 2 com CAS nivel 3 com CHACAO atenderia às Tropas operacionais exemplo: companhis ou Batalhões etc

          1. Como “fasso”?
            1) volte aos bancos escolares urgentemente.
            2) esse Quadro não existe, foi excluído das FFAA.
            O bizu seria prestar concursos p/ Escolas de Aprendizes-Marinheiros.
            Todavia, depois do “Fasso” ficou díficil.
            Mas, pra seu consolo, o Aprendiz Sed Lex começou por aí.
            Boa sorte.

      1. Serviços ?

        Tira serviço ?

        Faz tAF ?

        Recebe missões, trabalhos ?

        Tem responsabilidade ?

        Fica sob dispensa médica ?

        Prestou concurso federal ?

        Fez o currículo das escolas ?

        Fez o que ? Faz o que ?

        “Serviços administrativos ou Serviços Dosmesticos (exemplo: Almoxarifado ou seção de transporte, etc) , no qual se habilita com experiência nas funções exercidas na própria Unidade militar qual prestou Serviços”

      2. O que penso é o seguinte: o sgt do quadro especial do exército, fica em função chave na unidade de origem e adquirem com todos os anos de serviço, completas condições de ser o chefe daquele setor;eu mesmo ensinava aos sgt de escola a função e eles aprendiam e eram promovidos e passavam a ensinar para outros que chegavam na unidade. Fui soldado, cabo e sgt do quadro especial na minha seção e quando fui promovido a segundo sgt passei a ser chefe da seção pois o subtenente foi transferido e não havia ninguém de carreira pra substituí-lo. O mais interessante é que ao ser transferido para reserva remunerada o sgt do quadro especial recebe 8 vencimentos brutos de subtenente ou seja o próprio exército sabe que na realidade nós deveríamos receber como subtenente.

    3. Oriundos Da AMAN X Oriundos Da ESA: As similaridades legais
      – Ambos Prestaram Concurso Público.
      – Ambos Passaram Por Curso De Formação.
      – Ambos Passaram Por Cursos De Especialização (Combate & Banquinho).
      – Ambos Passaram Por Curso De Aperfeiçoamento.
      – Parcela Possui Cursos De Altos Estudos I E II.
      – Ambos Exerceram Diversas Funções E Cargos Específicos De Cada ‘Preparo/Emprego’ Durante A Carreira.
      Repito, E Muitos Destes Graduados Ingressaram E/Ou Ingressarão Na Reserva Com A Graduação De STen Ou SO (MB-Exército/FAB).
      Assim, Fica Claro, Explicitamente Ordenado, Coerente, Cristalino Que Para Alcançar A Graduação De STen Ou SO:
      – Se Faz Necessário Passar Por Todos Esses Trâmites, Roteiro Exigido Por Lei.
      Qualquer Coisa Além Disso, É Pueril, Devaneio, Ilusão.
      “A Verdade Dói, A Dúvida Corrói E A Mentira Destrói.”
      Os Milagreiros… Falsas Expectativas (PeTê).

        1. Amauri, o EB negou pq QE não é carreira (todo mundo sabe disso). O pessoal não prestou concurso, mas conseguiu ficar (hoje todos sabemos que seria impossível) não dando o curso já querem “tudo” , imagina se abrem o precedente!

          1. Ops! QE não fez concurso mas é carreira militar sim, pois passou por td Processo militar de ev, NB/EP, CB e SGT.

            Onde não é classificado carreira?

          2. Ezequiel 25/17
            O caminho do homem justo está assolado por todos os lados
            Pelas iniqüidades dos egoístas
            E pela tirania dos homens maus
            Bendito seja aquele que em nome da caridade e da boa vontade
            Pastoreia os fracos através do vale da escuridão
            Pois ele é, verdadeiramente, o guardião de seu irmão
            E o descobridor de crianças perdidas

            E eu os aniquilarei com terrível vingança vingança e furiosa ira
            Aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos

            E saberão que o meu nome é o Senhor
            Quando exercer contra eles a minha vingança furiosa ira
            Aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos

            E saberão que o meu nome é o Senhor
            Quando exercer contra eles a minha vingança e furiosa ira
            Aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos

            E saberão que o meu nome é o Senhor
            Quando exercer contra eles a minha vingança.

          3. Na seção dúvidas frequentes no site oficial do Exército consta que “O militar de carreira (oficial ou sargento) é aquele que ingressa no Exército mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade.”

          4. Ezequiel 2023/DO MUNDO REAL

            O caminho do homem é estudar, fazer sua parte.
            Assim, o Senhor dá uma força.

            Seu Senhor tem milhões de providências mais importantes p/ operar.
            Que sua milagrosa promoção de Cabo/3°Sgt da Reserva direto a STen.

        2. Fazer Aperfeiçoamento de quê se não tem sequer a Formação para aperfeiçoar? O CAS equivale a formação Pós-tecnica passando para pós-graduação com a Passagem da ESA a curso superior.

        1. O concurso da ESA abriu todos os anos após o QE ingressar no serviço militar inicial obrigatório. Se ele não quis fazer problema dele, se não logrou êxito e uma pena, mais, não se pode culpar a instituição pelo fato dele não ter progredido na carreira.

        2. Concurso público, como o nome já diz, é publico e aberto a quem tiver interesse os que estabilizaram sem concurso burlaram a lei e se acham injustiçados.

          1. Voce aborda tanto sobre ter e ser por concurso publico e esquece que muitos nao fizeram concurso, pois a varios generais hoje que somente conseguiu um a vaga no colegio militar e sem concurso e depois foi pra AMAN sem concurso e fez cursos interno no quartel e hoje soa generais ou ate mesmo marechal na reserva……entao nao venha com esse papelao nos lados do rosto onde se ver so uma direçao e seus pensamentos talvez adestrado….pense fora da caixa que será melhor pra todos…e desculpe se nao me entendeu……. no mais saluto e desejo boa sorte na vida

          2. Foram para a AMAN sem Concurso bem antes da Constituição Federal de 1988 e iam também os três melhores classificados em escolas públicas ou particulares, só que para saírem Oficial tinham que passar pelo Curso e ainda hoje o ingresso é via EsPCEx.

      1. Prezado, vc é ridículo nessa comparação, serviço público necessita de um plano de carreira. Se o EB necessitou dos serviços que só os QE desempenhavam, que promovesse um plano de carreira. Comentário imbecil. Para seu conhecimento, existem oficiais generais que não prestaram concurso para Espcex/Aman. Ingressaram oriundos do 3° ano dos CM. Bem como alunos da ESA que foram direto para Academia sem prestar concurso para oficial. + 1 X vc é um ridículo.

        1. Perfeito, pois o processo de concurso é uma forma administrativa de barrar o direito do uso atribuído da função por competência técnica profissional profissional militar.

          Acertiva sua marrativa.

        2. O que não altera a necessidade de concurso e carreira é apenas para os aprovados em concurso de nível Nacional. A possibilidade de carreira sempre esteve aberta a todos.

      2. Parabéns alguns militares que falam aquilo que já sabemos concurso , estabilidade carreira ,e vem aqui jogar contra um pedido que não vai afetar em nada sua valiosa carreira apenas seu ego, esse é o militar que vai pro combate ombro a ombro super de confiança que feio isso.

      3. Voce aborda tanto sobre ter e ser por concurso publico e esquece que muitos nao fizeram concurso, pois a varios generais hoje que somente conseguiu um a vaga no colegio militar e sem concurso e depois foi pra AMAN sem concurso e fez cursos interno no quartel e hoje soa generais ou ate mesmo marechal na reserva……entao nao venha com esse papelao nos lados do rosto onde se ver so uma direçao e seus pensamentos talvez adestrado….pense fora da caixa que será melhor pra todos…e desculpe se nao me entendeu……. no mais saluto e desejo boa sorte na vida

    4. Sgt Mor Voltando…….Acho Que Vou Socitar Uma Indicação Para Alterar O Quadro De Praças, Onde Os Niveis Seriam Parecidos Com Os Sargentos Americanos, Tipo E-5 Sargento, E-6 Sgt De Serviços, E-7 Sgt De Primeira Classe, E-8 Sgt Mestre E Primeiro Sgt, Os Niveis E-9 Seriam Os Sgt Maior, Sgt Maior De Comando E Sgt Maior De Execito, Pois Assim Melhoraria O Salário E Acaba A Briga Pra Sair Oficiais

    5. Foi daí, para estancar o passivo que ocorreram as promoções, lembrando que no caso dos Taifeiros a demanda era de 48 anos. Existe ainda um passivo inverso a favor da União que é a falta de amparo para a permanência na ativa após 5 de outubro de 1988 de militares não concursados.

      1. aCORDE PARA A POLÍTICA MEU JOVEM !!! QUE FAZ A LEI é o congresso ! Ainda esses dias estavam convocando antigos funcionários das décadas de 90 e 2000 que trabalharam para o governo em Roraima – DETALHE – não ERAM CONCURSADOs ,são centenas que FORAM INCORPORADOS AO SERVIço Público RECENTEMENTE Prq O sENADOR rOMERO jucá ferrozmente militou por esses ex-servidores QUE TRABALHARAM ,MAS NÃO ERAM CONCURSADOS!!! Criou-se uma Lei e quem quis voltou aos quadros do Estado de Roraima !!! Lei é Lei !!!
        É por isso que rumores NO CORREDORES DO CONGRESSO QUE dizem que em breve vai ser EDITADA a Lei dos QES !

        1. Notícia falsa. Estes estados foram criados pela Constituição de 1988, e a proposta foi que os antigos servidores dos territórios voltassem a ser pagos pela União, proposta do Senador Randolfe Rodrigues do Amapá para desonerar seu estado de origem passando a conta para a União. A previsão era que os novos estados teriam o prazo de 5 anos para assumir o pagamento dos servidores dos antigos territórios e a proposta aprovada alterou o prazo para dez anos, fazendo com Os Servidores Que Tiveram Vínculo Durante Este Período Passassem A Ser Servidores Federais. Não ocorreu retorno de não concursados, mudou foi a fonte pagadora dos servidores ocorrendo o retorno da conta para a União. Antes Da Constituição Não Havia Obrigatoriedade De Concurso Público E Os Que Se Aposentaram Antes Ainda Perderam O Direito De Se Aposentar Como Estatutários Justamente Pela Falta De Concurso, Conforme Decisão Do STF. Os servidores sem concurso teriam que estar estáveis antes de 1988.

    6. Creio Q NÃO Houve Qq Tipo De Revanchismo Por Parte Do Sr Montedo Ao Disponibilizar Esta Informação. Possivelmente, Houve Falta De Conhecimento Dos Srs 3ºSgt/Cb/Sd QE Q NÃO Tiveram Conhecimento Do Referido Acordão Judicial De 2005 Q Autorizava As Promoções A CONTAR DE 1987. Esmb 1995!!!

      1. Na época eu informei alguns militares do QE que não quiseram saber e ainda ficaram emburrados soltando praga e a informação estava disponível para todos. Ocorreu que passaram para a inatividade sem a promoção e ficam aguardando que uma mágica aconteça.

    7. E muito contra porque editor da sociedade militar diz que o pleito é democrático e foi com Legitimidade não ye seja a favor ma imparcial isso é reportagem de excelência e não tendenciosa

      1. Vc gosta de ser enganado, engabelado por falsos discursos.
        Montedo sempre se caracterizou pela discrição, imparcialidade e adequado distanciamento de qualquer pensamento.
        É do partido de que “não estou aqui” para influenciar e agradar NINGUÉM.
        CADA UM QUE TIRE SUAS CONCLUSÕES.

      2. O Audaz editor da Sociedade Militar pensa diferente do nosso nobre Montedo,é isso aí, somos livres, e todo mundo deve correr atrás do que acha ser seu direito,se os militares das FFAA tivessem a coragem dos QEs, seríamos mais respeitados como classe,porém não temos essa consciência sobre nossa profissão.

        1. Pensar todos podem de maneira diversa a questão é a fundamentação do pensamento e sobre quais referências este está assentado. Os favoráveis se colocam na simples comparação e no exercício da vontade sem demonstrarem no âmbito da legalidade tal possibilidade.

      3. Apresentou algum amparo legal? Foi democrático pois está dentro de uma estrutura democrática a qual já o recusou anteriormente democraticamente por falta de amparo.

    8. Minha visão é
      Que devemos todos agradecer ao nosso presidente da República Bolsonaro por chegarmos até onde conseguimos com o seu governo.
      Pois agora estamos caminhando para a desmilitarização das forças armadas…

      Então precisamos começar a estudar só re leis trabalhistas
      Fundo de garantia
      Auxílio desemprego
      Etc…

      1. Bolsonáro te deu uma banana seu idiota.
        4 anos fazendo motociata com o dinheiro público via cartão corporativo e aumento para os generais cupicha dele. Acorda praça idiota.

        1. Maldito bolsonaro agora inelegível pior presidente para os Estamentos Inferiores usando a lei da Mordaça nos quartéis!
          Arrogante sangue azul traidor dos pracas!
          Rachadinha joia vacina ………..
          Jogou o nome das forças armadas na lama que vá para o quinto dos %$#@&^%$#@

      2. Leis iguais a virus e anti virus que foram criadas pelo mesmo homem….sou do tempo em que apertar as maos e dizer compromisso de honra…..tipo estou contigo ate o final e se der errado assumo o erro, pois ninguem fica pra traz—–leis para os fracos e para os que nao tem capacidade de cumprir e perceber os erros….

    9. O “passivo” dos Taifeiros existia porque alguém criou, da mesma forma que pode ser criado para o QE. Que desculpa viu. Militares formados juntos e que exercem funções semelhantes e muitas vcs iguais, pq o soldado, o cabo e o Sgt que trabalha em refeitório fazem exatamente o mesmo serviço. E outras especialidades que exige igual ou maiores sacrifícios, passam a vida toda sem um plano de carreira justo.

      1. Quer dizer que a União vai legislar contra a União criando uma demanda que não existe para incorrer novamente no mesmo erro e ficar mais 48 anos protelando? Impissionanti!

    10. Bom dia,a todos esse montedo sempre contra a algum benefício da categoria dos QEs do EB,bom o EB sempre no atraso de benefícios aos seus militares em 1962 Tinha uma lei que beneficiar os Taifeiros da FAB depois de vinte anos o EB criou a lei do QE em 1981… então de novo nós do QE estamos na retaguarda correndo desde de 2009 pra conseguir ir a Sub oficial…por tanto desde de 2009 pra conseguir igualar aos taifeiro da FAB… será que isso é justo esperar por tanto tempo por justiça….fica a dica montedo…

      1. Lameu
        No mundo real e de direito as coisas não funcionam assim, ao bel-prazer.
        Os Taifeiros possuíam um Lei que os amparava, você, os QE’s, não.
        A questão lógica não é ser contra ou a favor.
        A lucidez aponta a realidade, está amparado apenas nas cabeças oportunistas de picaretas petistas.
        Utilizando-se do momento crítico salarial dos QE’s para aumentarem seus currais eleitorais.

    11. Que parte da promoção a 2º Sgt você não leu? Já ocorreu tal promoção e sem estender ao pessoal da reserva que deveria ter corrido atrás e não o fez e estão sempre esperando que ocorra algum ato de “benevolência” como foram a “estabilidade” e as promoções sem concurso.

  2. Vamos aos fatos:
    Montedo sempre acha um jeito de postar algo sobre os QEs ,porque é disparado quem da visibilidade a esse site ,outros assuntos não dá IBOP.
    Temos que admitir os QEs se mobilizaram e estão lutando para melhorar a Situação deles,enquanto nós que somos de carreira não nos mobilizamos para melhorar nossos Interstício e outros pleitos.Deixem os QEs em paz,eles não nos prejudicarão em nada caso sejam contemplados.

    1. Excelente comentário companheiro, enquanto alguns ficam criticando os QEs que lutam por reconhecimento, por melhorias em suas carreiras, deveríamos estar preocupados com a nossa, enquanto ficamos aqui falando que não é constitucional, que não tem amparo o pleito dos QE, bem sabemos que Amparo Se cria na caneta e não vai ser através de nossos Comandantes, uma vez que esses, se tiver de fazer alguma coisa em prol de melhorias da carreira, será pela suas carreiras e dos seus, nunca em benefício das praças. Deveríamos estar aqui debatendo os R$ 0.32 centavos do auxílio família que está no contra-cheque se não me falha a memória, desde 1990, uma pouca vergonha, discutir a falta de reajuste dos soldos, congelados desde 2019, dos Interticio de quase 1 década para algumas graduações, ao passo que nos anos 80 e começo dos anos 90, era de 5 anos, 5,5 anos, Debater a Crianção de Graduações entre as que já temos hoje a fim de diminuir os Interstícios e ter assim uma melhor valorização salarial. Essas e outras demandas sim,deveríamos estar usando o blog para reclamar em grande quantidade, não contra quem luta e em nada nos atinge. Daqui a pouco eles estão saindo Sub e no meu entendimento com todo merecimento e nós de carreira ficaremos a ver navios como sempre, comendo não mão dos oficiais, tendo de babar para tentar melhorar conceito, sendo conceituado por quem não nos conhece de verdade e se mesmo assim discordar do conceito, nada falar porque ainda pode piorar. (Isso é muito triste e desanimador para o homem) muitas vezes ter de tratar com excelência alguém sem Princípio, arrogante, prepotente, mau educado e que não está nem aí para seu subordinado.

      1. Uma das definições, além de fez o que ? faz o que ? :

        “ainda pode piorar.”

        “muitas vezes ter de tratar com excelência

        alguém sem Princípio, arrogante, prepotente, mau educado e que não está nem aí para”

      2. Acredito q as FFAA e PM brasileiras deveriam ser como as portuguesas, pois lá são tRÊS carreiras distintas: Os Of (de 2º Ten a Marechal), os Graduados [são sete patentes (Segundo-Furriel a Sgt-Mor)] e praças [temporários (Sd recruta a 3º Sgt)]. Isso acabaria com TODOS os problemas e brigas internas dos graduados brasileiros (Sgt carreira x Sgt QE X Sgt temporário), contudo isso irá de encontro aos interesses dos “chefes”.
        ah!!! a carreira dos graduados portugueses era idêntica aos dos brasileiros até a década de 1970 do século passado. EsMB 1995!!

    2. Verdade amigo, na maioria um bando covardes que só olham para si próprio e só o que querem e sair 1° para ficar atrás de uma mesa.
      Infelizmente, pois tem muitos que são excelentes militares.

      1. nunca gostou,trouxa é quem se iludiu e votou nele achando isso,se não fez quando era deputado,como presidente e que não faria mesmo,pois tinha que agradar quem sempre agradou,os generais

        1. Em uma oportunidade fui apresentado ao Minto por uma personalidade que eu trabalhava Aínda disse a ele poucos dias após a posse. :

          “Sr presidente trabalhalhamos muito na sua campanha ”

          !parabéns pelo governo!

          Depois da restruturacao,
          se mistrou um verdadeiro traidor …. isso tem muitos que pensam assim

          Como as coisas mudam
          hoje a esquerda prontificou na lacuna e na correção que o Bolsotrevas deixou
          E agora ? inelegível !!!!
          que ótimo!
          Pracas não podem Reivindicar nada. Usou a lei da mordaça
          (Revolta da chibata!)
          Os tempos são outros …..
          e fomos Enganados com um acordo depois enrolou na bandeira!
          Agora com 20 mil. Na indicação mostra a insatisfação
          . Tivemos Boa fé com as Mentira é falácias

          Bolsotrevas!
          INELEGIVEL

          Chamando os Qes de Analfabeto!

          Mas mundo gira
          e o sargento QE se vira

          tá ok

      2. tenho varios subtenentes e oficiais na familia que apoia e entende esta melhoria aos QES E QUE nuna esperaia ajuda de Bolsonaro, pois bolsonaro nao gosta de praças….fazer o que né….coisas da vida

    1. Pronto!
      Dando ‘nega’ as sobrenaturais meteóricas promoções de Cabo/3°Sgt da Reserva e ativa a STen:
      – a culpa é do Blog Montedo e seu idealizador.
      Jesuxxx
      Haja paciência!
      Falta lucidez.

  3. É MUITA inocência ou burrice mesmo achar que não vai sair nenhum benefício para os QE nesse contexto Que vivemos.por trás dessas manifestações ESTÃO ACONTECENDO MOVIMENTOS POLÍTICOS orquestrados por grandes quadros da esquerda e gatos pingados da Direita, TANTO no Congresso,como no MD. a criação do GT para estudar especificamente a situação do Quadro Especial,como o recebimento de uma Comissão QE por parte do Pres Lula deixou tudo isso muito Claro.Com vontade política e uma caneta, Rapidinho se cria uma lei de promoção, sem CAS,Sem ESA, Sem ChAqao !

    1. O que esperar daqueles que se vendem, apoiam e votam no maior bandido do Brasil, talvez o maior do mundo ?

      Fazem o que ? Fizeram o que ?

      E o caráter ?

  4. Eu não entendo tem um monte de sgt escola dizendo que o qe não estudou para fazer este curso da esa chaQao cás não tó entendendo porquê tanta preocupação se é nós QE que vamos ser promovido.até agora estou querendo entender tanta preocupação

  5. O primeiro comentário está certinho, pois o quadro de taifeiros da aeronáutica não vai ser prejudicando em nada, outra coisa i estatuto dos militares é bem claro quando diz que Cabo taifeiros é soldados pertence ão mesmo círculo hierárquico..
    Então se pelo o próprio estatuto estamos na mesma igualdade hierárquico, será que é justo uma só os taifeiros da aeronáutica ter esse direito de progressão na carreira militar e os taifeirosdo exército e os cabos não..
    Uma outra coisa em 1961 o deputado Cesar Prieto, que foi o relator do projeto dos Taifeirosda aeronáutica e da marinha, usou como fundamentação para corrigir as injustiças contra os taifeiros da marinhado Brasil e da aeronáutica o próprio estatuto dos militares, ele fundamentou em seu relatório que pelo o estatuto da época os únicos militares que nãotinha progressão na carreira eram os taifeiros da marinhado Brasil e da aeronáutica, com essa justificativa ele conseguiu aprovar a lei de 1961 dos taifeiros, foi uma pena que a época não tinha o quadro de taifeiros do exército, justamente por nós ficamos fora do benefício, pois o quadro de taifeiros no exército só foi criado em 1981..
    Mais nem por isso não temos amparo, pois a onde não existeamparo é só criar um novo amparo, assim foi com os taifeiros da aeronáutica e da marinhado Brasil, antes de 1961 eles não tinha o amparo legal para galgar as promoções até as promoções superiores até suboficial, e o deputadofederal Cesar Prieto criou junto com os demais parlamentares esse direito..
    Então não prescisa ter uma outra lei antiga para se ter o amparo, se não tem é som inovar na ordem jurídica e criar uma nova legislação para amparar os que estão prejudicados.
    Uma outra observação é o pessoal da esa ser contra também, o quadroespecial do exército, não atrapalha em nada Esses militares da esa, são quadro totalmente diferente, então pra quê ficar contra esses militares do quadro especial do exército..
    Vamos aprender o que Jesus nós ensinou, que amar o próximo..

    1. Taifeiro é concurso Nível médio técnico!! Concurso de carreira, tem plano de carreira de taifeiro de segunda classe ate suboficial.
      QE/Qesa. Nao tem plano! Entraram soldado e nao fizeram concurso pra sargento. Esperaram a vida toda pra ser promovido a terceiro sargento e agora querem ser suboficiais.
      Simples amigo. Poderiam ter feito concurso e nao ficar esperando.

          1. Voce aborda tanto sobre ter e ser por concurso publico e esquece que muitos nao fizeram concurso, pois a varios generais hoje que somente conseguiu um a vaga no colegio militar e sem concurso e depois foi pra AMAN sem concurso e fez cursos interno no quartel e hoje soa generais ou ate mesmo marechal na reserva……entao nao venha com esse papelao nos lados do rosto onde se ver so uma direçao e seus pensamentos talvez adestrado….pense fora da caixa que será melhor pra todos…e desculpe se nao me entendeu……. no mais saluto e desejo boa sorte na vida

      1. Você tá por fora, eu sou QE por opção, mas sou concursado sgt músico nota 7,24 aí veio um recalcado igual a você e tirou o concurso público realizado, mas sou habilitado até hoje e recebo 27 por cento de habilitação, então nada mais justo que venha essas promoções, na verdade o que me interessa é o aumento do meu soldo.

      2. E deram oportunidade para os cabos fazerem concurso interno? Agora estão dando oportunidade sem concurso para os Temporários, tanto para oficiais como para sargentos. E que no posto ou graduação tem que ser respeitada a hierarquia? Concurso para quê? Daqui a pouco esse negocio de Escola de Oficiais e Escola de Sargentos vai acabar sendo extinta.

        1. Na FAB deram amigo, CFS TURMA A, TODOS os cabos (eu fui um) puderam fazer. Foi extinto(2016/2) bem após a estabilidade da última turma de cabos (2011). Era exclusivo pra cabos, duas vezes ao ano (teve ano que teve 3, contando o EAGS A), e seguido sobrava vagas! Esse vitimismo na FAB é conversa furada!

  6. De vez enquanto eu vejo aqui neste blog algum QE escrevendo que “os QE carregam as OM nas costas”, coitadinhos, só quem nao conhece Mesmo. Qual QE que leva OM nas costas? Só se for QE extraterrestre, servindo em marte. Os QEs que conheci, com raras excecões, todos tinham problemas de saúde, ficavam o tempo todo encostado. Lembro quando saiu a Portaria de promoção a 2º Sgt QE, em 2013, todos que tinham problemas de saúde ficaram bom rapidamente, começaram a correr e treinar para o TAF, viraram um aço de uma hora pra outra. O EB já fez tudo que podia fazer legalmente por essa classe. Se promoverem a ST, no dia seguinte vão brigar para sair Cap QAO e equiparar o CFC ao CHQAO. Essa QEzada nao tem limites, parecem um bando de sindicalizados.

    1. Ta peocupado pq com a classe QE?, vc só esqueceu de mencionar que os seus tambem tem muitos encostados, outra coisa duvido que vc na sua carreira não dependeu de um QE em algum momento, ou vc é o único que chegou na primeira unidade já fodão, me poupe.

    2. “coitadinhos, só quem nao conhece Mesmo. Qual QE que leva OM nas costas? Só se for QE extraterrestre, servindo em marte. Os QEs que conheci, com raras excecões, todos tinham problemas de saúde, ficavam o tempo todo encostado. Lembro quando saiu a Portaria de promoção a 2º Sgt QE, em 2013, todos que tinham problemas de saúde ficaram bom rapidamente, começaram a correr e treinar para o TAF, viraram um aço de uma hora pra outra. O EB já fez tudo que podia fazer legalmente por essa classe. Se promoverem a ST, no dia seguinte vão brigar para sair Cap QAO e equiparar o CFC ao CHQAO. Essa QEzada nao tem limites, parecem um bando de sindicalizados.”

      1. Não entendo a sua preocupação com os QES, são a maioria competentes e cumpriram seu papel Nas OMs em carteiras de 1 sgt e sub,não fizeram cas pq a força não permitiu e mesmo assim Ocuparam cargos de Confiança, até parece que vc chegou safo na tropa né cheiode teoria mas a prática foi buscar no dia dia com certeza algum QE te passou algum bizu, agora fica falando mal de uma classe, toma vergonha nessa cara.

    3. Vc e um rato carrerista Puxa saco e puxador de tapete Para ganhar pontuação e sair Promovido primeiro

      Vc não engana ninguém como você conheci muitos Aprendem na escola não é

      Boa sorte

  7. Acho que deveria criar o Sgt Mor em três níveis, e o curso de habilitação, Aperfeiçoamento deveria servir apenas para fins de Promoções e não para aumentar salários, assim acaba as brigas e intriga para querer ser Oficiais….

      1. Sgt Mor Voltando…….Acho que vou socitar uma indicação para alterar o quadro de Praças, onde os niveis seriam parecidos com os Sargentos Americanos, tipo E-5 Sargento, E-6 Sgt de Serviços, E-7 Sgt de primeira classe, e-8 Sgt Mestre e Primeiro Sgt, os niveis E-9 seriam os Sgt Maior, Sgt Maior de Comando e Sgt Maior de execito, pois assim melhoraria o salário e acaba a briga pra sair oficiais

      2. EXATO!!!

        Lula não foi bonzinho com os Taifeiros, mas apenas assessorado na época pelo Brig Saito que alertou que havia um passivo de BILHÕES DE REAIS que seriam cobrados de uma só vez!!!

        Há também na FAB uma ação dos CB, na década de 80, que mesmo sendo mais antigos do que as mulheres CBs foram preteridos em relação a elas quando da promoçãoa 3° Sgt..que até hoje tem ações na justiça!

        O estudo ,sim, Deveria ser dirigido a Propiciar uma carreira para os Praças, padrão as três forças, que fosse Desvinculada doa oficiais!!!

  8. O Montedo não gosta do QEs isso é fato. Mas ganha visibilidade toda hora que coloca alguma coisa e tem manchete tendenciosas de dizer que o próprio pt rejeitou sem entrar no mérito, assim como falar que não tem previsão legal e etc. Só esqueceu de fazer os mais de 20 mil assinaturas foi as mais. Votadas das últimas décadas e que agora é diferente do passado foi seguido um trâmite legal e onde o Pl vai vir do próprio executivo e de onde é o correto vir. Montedo torcendo conta ou favor o pessoal vão todos sairem Subtenentes , lembrando não de imediato e vai ser por turma. Quer dizer retroativo então vão sair a partir de 1996 todos da turma de 1981 que incorporaram depois de agosto e aí já são poucos. Esse pessoal de 1981 em 1996 terceiro sargento. Aí vem o interticio vamos usar sempre o parâmetro de 9 anos não quer que seja é um parâmetro. 2005 segundo sargentos. 2014 primeiro sargento. Esse pessoal a promoção a contar de Subtenente de 2023. Turma de 82 em 2024 ,turma 83 em 2025. Turma 84,2026,85,2027. E assim por diante. Usando o parâmetro de 9 anos e lógico pode ser menos é só para o pessoal achar que vai sairem Subtenentes todos de uma só x. Mas uma coisa posso afirmar antes. Lá por dia 9 de dezembro a gente vamos começar a discutir quem tinha razão. O tempo é o senhor absoluto da razão. Deixem os sargentos QEs em paz e desejo a todos sucesso! Pois os que cuidam de vocês e da vida de vocês talvez se esqueçam de olhar a sua vida própria. Como se diz. Que cuida da vida dos outros esquecem de cuidar da sua. Pura inveja desse pessoal.

  9. Acho que deveria sim ser promovido, pois ser subtente de serviços administrativos e domésticos com 30 anos de experiências na atividade não haveria necessidade de cursos de CAS , ou outros onde se usa em batalhões ou companhias operacionais .

  10. 04 de novembro e Nada De aumento Kkkk … ( e nem Vai Ter… o pais já tá quebrado em apenas dez meses ) aí vem o Praça tosco chamar Bolsonaro de traidor aqui no blog do Nosso caro Capitão Montedo. Kkkk me faz rir … de 60 a 70 % dos Praças votaram no PT e agora estão a ver Navios 😂😂😂😂

    1. Subtenente com CHQAO, seu comentário é tão imbecil que beira a insanidade mental, você você onde, na lua? Você acha que vai ter aumento para as FFAA que passaram 4 anos apoiando ladrão de jóias a destruir o país com gasolina a 10 reais e gás a 150 reais?
      No maximo nesse 8 anos vai ser corrigida as distorções da lei do mal criada por FHC e piorada pelo ladrão de jóias e provável dar a promoção a st ao quadro especial, o resto se tiver aumento vai ser no último ano de governo em 2025/6…..A coisa vai melhorar mesmo no segundo mandato ( quarto) de 2026 a 2030 aí vai entrar o grosso! Kkkk

  11. Montedo é QAO,logo não é oficial de carreira,fato,creio que seja essa tese,pois tem vários QAO com esse pensamento,o Sol é só meu,eu que sou de carreira,asco

    1. Mas o Contracheque dele e o meu são oficiais
      O seu não, só lamento
      Porém sempre nos orgulharemos de sermos oriundos da Fábrica de Elos
      Mas não somos chão de fábrica 🏭

  12. Subtenente com curso de CAS, CHACAO teria nível 2 ou 3 e Subtenente nível 1 sendo Serviços administrativos ou Serviços Dosmesticos (exemplo: Almoxarifado ou seção de transporte, etc) , no qual se habilita com experiência na própria Unidade militar….

  13. O praça vive de ilusão e bizu furado!

    Eu por exemplo gostaria que todos que tem CHQAO chegassem a coronel! Vamos correr atrás dessa ideia pessoal!

    Dá uma ajuda aí montedo, inclusive eu apoio retroagir desde a 2ª Guerra mindial até os dias atuais, abarcando todos os que já estão na reserva!

    Bora lá Montedo, dá uma força aí pra gente!

  14. Engraçado é porque estes que viram que não tem amparo legal, não falam assim pro AM, tá na hora das FFAA aproveitarem as “bondades” da esquerda e derrubar a prescrição das férias de recruta, equiparação do CAS, correção dos soldos das pracas e outras coisas, assusta tanta inércia mas não surpreende.

  15. Motendo já te disse ontem, se vcs não tem assunto relevante para seu público, não publiquem nada ok não fique querendo pegar carona no assunto QE no projeto dos QEs, pra vcs terem muitas Visualizações, nós do QE somos pessoas de bem, que temos sim que lutar pelo nosso direito ok Montendo vc não conhece os militares do QE do Exército Brasileiro, pra ficar aqui falando de nós da nossa carreira ok vcs só ficam aí cassando acontecimentos negativos à respeito de nós, pra conseguir Visualizações, se vcs não sabem nada desses honrados militares do QUADRO ESPECIAL QE, DO EXÉRCITO BRASILEIRO, NÃO FALE NADA DE NÓS OK LEMBRE-SE DEUS É MAIOR QUE TUDO E QUE TODOS E ELE SEMPRE ESTARÁ COM NÓS, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO NÃO TEM ÓDIO ok TEM É MUITA FÉ QUE AS COISAS VÃO DAR CERTO.

  16. Os Cb/Sd estabizados quando entraram na carreira militar sabiam que a graduação máxima seria a de 3⁰ Sgt QE, já ganharam de lambuja a de 2⁰ Sgt, agora querem sair Subtenete sem ao menos ter curso de Aperfeiçoamento????
    Eu quando passei na ESA sabia que o máximo que eu.poderia ser é Cap QAO, imagina agora ei querendo sair Coronel ou General sem ESAO ou ECEME??? Seria totalmente INJUSTO!!!!

  17. É montedo só publica comentários que gera debate entre irmãos de farda, quero te lembrar que as críticas construtivas servem pra gente melhorar o nosso caminho o nosso rumo ok lembre-se é melhor uma pessoa falando a verdade e falando bem da gente do quê mil pessoas falando mal ok lembre-se a gente só colhe o que planta. Só quero dizer que quando a gente ajuda o próximo, as coisas voltam em dobro pra gente ok eu quero muito bem as vcs, porém agente tem que ser realista e se Pautar pela realidade.

  18. Presado conpanheiros QE, a luta continua, se deus quizer nossa proposta de sai Subtenente vai ser aprovada. Grassas a deus eu terminei meu curço superior. Essis invejozos Sgt de carreira só porque tem o chacau axam que são os deus. Grassas a deus mi formei em direito. Um abrasso a todos.

    1. Muito bom Sgt Juruma 1978, além de bacharel em direito pelo jeito que escreve com tanta erudição, creio que tenha pós – graduação em teologia e deve ser pastor em alguma comunidade onde o dizimo é oriundo do pessoal NARCOPENTECOSTAL.
      Com certeza está feito na vida e já colocou tidas as crianças na faculdade de medicina da USP.
      Isso é um exemplo de QE, sqn….

      1. Isso mermo Sherno, grassas a deus terminei minha facoldade com muito esforso e suor, e agora vou fazer uma nova gradoacão em letras e teologia. Minhas filhas passaram na facoldade de midicina, grassas a deus. E a luta continua conpanheiros, vamos lutar pelo nosso projeto De lei, e vamos apoia nossa deputada greisi hofnan.

  19. Pretensão impossível fere convenção n 111 da oIT fere Art. 24 da Convenção Interamericana de Direitos Humanos será uma discriminação contra todos os Praças

  20. Vocês lembra do então sargento bandeira que voi taifeiro hoje e capitão bandeira corredor do exército pttc no Recife do crube do exercito agente nem pra sai sub porde

  21. Lendo os comentários dos camaradas da caserna, os quais, tentam denegrir o bom trabalho dos irmãos do Quadro Especial que desde recruta lutaram para o bom nome do nosso EB, fico triste, pois fiz mais que amigos nesta instituição, foram quase 30 anos cumprindo as mais diversas atribuições que me foram confiadas, sempre com muito zelo e dedicação. Entrei em 1982 fiz o cFC 82 MB onde obtive a primeira colocação geral, porém, na minha OM não tinha vaga para promoção, engajei e fiz a reclassificação para QM 07/01 ingressando no CFC 83 onde obtive novamente o primeiro lugar, fui promovido a cabo e posteriormente a terceiro sargento. Não nos foi oportunizado cursos de aperfeiçoamento, mas, nos quase 15 anos de terceiro sargento, desempenhei funções diversas onde As Vagas Eram de primeiro sargento ou Subtenente. Neste tempo fiz grandes amigos na caserna. Com muito esforço e abnegação consegui me formar em direito e desde 2012 sou advogado. Pontos negativos da minha passagem da caserna foi a não cocessao das concessão das férias de recruta, a não concessão proporcional de uma LE, a não promoção a segundo sargento, as perdas das datas bases de reajustes dos soldos. Consequências: Soldo na reserva é menor que de um soldado da PM em inicio de carreira. Da possível e justa promoção a subtenente: Todo Militar ao final da jornada ou da carreira, já muitas vezes sequelado, Merece ter e/ou poder dar dignidade para sua família! Os praças deveriam ser coesos e fraternos! Vejo que minha permanência nas fileiras do exército me proporcionou ser um 3 Sgt QE, Podendo criar meus filhos, porém, Seria grato ao EB, se pudéssemos ter um soldo digno para gozar na velhice… Um Forte abraço aos irmãos do Quadro Especial, aos nossos irmãos oriundos das escolas militares em geral, Oficiais e Praças do Exército Brasileiro!

  22. Existe o Quadro Especial que a própria denominação já diz “Especial”, também existe o Quadro de sargento de carreira com suas estruturas bem definidas quanto às progressões na carrreira. O Quadro especial surge da necessidade de beneficiar àquelas praças que por longo tempo de serviço e estabilidade assegurada,não tinham um sistema de progressão na carreira. Os militares
    do Quadro Especial desde as primeiras promoções em 1981, nunca a administração proporcionou cursos de aperfeiçoamento e/ou outro curso que pudesse ter acesso à graduação superior. Aquele motorista ferrador, combatente, funileiro, rancheiro,etc. Procurou a sua formação própria fora do âmbito militar e atualmente temos no Quadro Especial, professores, doutores, advogados, contabilistas, etc. Por isso, para finalizar quero dizer que promoção é justa uma vez que a administração militar ao longo do tempo não estruturou o Quadro Especial e criando apenas a falta de ascensão desses militares na sua vida profissional.
    Abraço à todos!
    Vamos à luta!💪🏿💪🏾💪🏾💪🏿

  23. O Quadro Especial foi extinto na sua origem e em breve não haverão militares na ativa e nenhuma promoção será dada apenas para atender um capricho pessoal sem que exista qualquer amparo para tal, nem mesmo os inativos foram contemplados com a promoção a 2º Sgt imagina promover a Sub Ten, digo isso para que não se acumulem mais frustrações.

  24. Existe Uma Enorme Diferença Entre Os QE Do Exército E Os Taifeiros Da Aeronáutica.

    Os Taifeiros Realizaram Concurso Público Por Isso Tem Direito A Carreira De Praça, Enquanto Os QE Não Realizaram Concurso Público, Sendo De Vínculo Temporário, Essa Diferença Fica Evidente A Partir Da CF 88.

    DECRETO Nº 92.577, DE 24 DE ABRIL DE 1986.

    Quadro De Taifeiros (QTA)

    Art. 32. No QTA, As Praças São Classificadas, Para Fins De Habilitação Especializada, Em Níveis De Conhecimento Profissional Contidos No PEE Respectivo, Correspondentes Às Graduações De:

    Taifeiro-Mor;

    Taifeiro De 1a Classe;

    Taifeiro De 2a Classe.

    Art. 33. Os Concursos Para Ingresso No QTA São Feitos, Semestralmente, Para O Suprimento Das Vagas Existentes Nas Especialidades Fixadas Na TNE.

    Art. 34. O Concurso Para Ingresso No QTA É Feito, Concomitantemente, Para Candidatos Militares E Civis Que O Requeiram, Com Validade Para O Período Estabelecido Nas Instruções Correspondentes.

    § 1º Poderão Concorrer Ao Ingresso No QTA Os Soldados Do Ministério Da Aeronáutica, Dentro De Um Limite De Idade De Até 26 (Vinte E Seis) Anos.

    § 2º Podem Concorrer Os Candidatos Civis, Reservistas De 1a Categoria, Que Não Contem Mais De 22 (Vinte E Dois) Anos De Idade, Referidos À Data Prevista Para O Ato De Inclusão, Exceção Feita Aos Servidores Civis Do Ministério Da Aeronáutica, Em Atividade, Cujos Limites Poderão Ser Dilatados De Um Ano Para Cada Ano De Efetivo Serviço, Até O Máximo De 7 (Sete) Anos.

  25. Isso é só para reparação de erro administrativo do EB. Ninguém vai voltar das cinzar para tirar serviço por mais 30 anos nos Batalhões da vida.

  26. Papirava milhões, até de madrugada nos meu ‘quarto de hora’, estudava.
    Com esforço, papiro e sorte, passei no meu ano de Recruta para ESA.
    Havia uma centena de Cabos e Soldados muito mais antigos na minha Turma.
    Não se acomodaram, havia dezenas com muitos anos de Serviços, alguns até casados e com filhos.
    Não desistiram após vários ‘Negas’, continuaram papirando até a aprovação.
    Muitos ingressaram na Reserva como Subtenentes, seria bizarro promover Cabos ou 3⁰ Sgt QE, inexplicavelmente, a STen sem qualquer mérito ou esforço.
    Penso que essas expectativas geradas por petistas oportunistas uma covardia e picaretagem.
    Pessoal, tudo isso é surreal, incompatível com a realidade e legislação vigente.
    Sinto muito, mas, este é o mundo real.

    1. Na matrícula na ESA tinha 19 anos, havia Sd, Cb e Sgt temporários com 25, 26 e 27 anos de idade.
      Passaram no seu último ano de prorrogação de tempo de Servoço (oitavo ano).
      E, àquela época, Tenentes Denorex tb ingressavam À Escola:
      – alguns no sexto, sétimo ou oitavo ano na ativa.
      Ou seja, eram 8 oportunidades para o ingresso na 🏭 de Elos (ESA).
      Hoje, muitos aqui, reivindicando direitos que não conquistaram.
      Lamentavel.
      Expectativa pouco provável de acontecer.
      E dando ‘nega’, a culpa são dos aprovados em concurso:
      – ‘Blog Montedo’ e das FFAA “INJUSTAS”.
      Fantástico

      1. E nas Turmas mais antigas havia militares com idades bem mais avançadas.
        Chegavam a graduação de STen beirando os 60 anos de idade.
        Ao serem promovidos, imediatamente, pediam preserva com posto acima de Ten QAO (proventos 2°Ten).
        Nunca desistiam, papiravam milhões até sua aprovação.
        Esses são RAIZ.

  27. Vejo cada comentário, nos anos que o QE esteve na força o concurso da ESA estava lá chamando ele. Seria a mesma coisa do oriundo da Escola de Sargentos, meu caso, fiz curso superior e cheguei a Cap QAO agora querer ser Coronel igual aquele que fez QCO única e exclusivamente porque cursei em Universidade.

  28. Vamos tomar cuidado com as postagens de recalque, vamos levar o bem, não vamos criar entriga, as Forças apesar de existirem três somos unidade e saudamos o mesmo Senhor. Onde muitos sofreram por benefícios de outros.

  29. Montedo quer criar divergências? O pracinha tá sempre se ferrando em tudo missão serviço etc, mas quando luta por justiça é o que se busca agora já que fomos esquecidos pelos comandantes e ex-presidente JB, estamos sem reposição já a.varios anos, muita coisa errada no meio militar e quem é militar sabe que somente é realmente agraciado são os estrelados tudo para eles e migalhas para os estamentos inferiores, mas claro sempre tem aqueles praças babacas lambe botas ou puxa saco como entender melhor para desmerecer seus pares ou subordinados.

  30. Não estou aqui para desmerecer esse ou aquele, assim como os taifeiros da aeronáutica foram promovidos a suboficial e isso devido principalmente a humilhações sofridas em casas ou residências oficiais até mesmo de esposas de comandantes vindo a sofrer denuncia e dar mídia e comoção do poder público.
    O caso dos QEs, QESa e pencionistas é também uma questão de reparação principalmente econômica já que na restruturação de carreira das forças armadas foram duramente penalizados, ou seja, questão de JUSTIÇA…

    1. A reestruturacão realuzada nas Forças Armadas foi para as carreiras, infelizmente o Quadro Especial na é carreira, foi um penduricalho feito pelo EB para ajudar alguns militares e que hoje cospem no prato que comeram.

      1. Com certeza você não trabalhou ou cumpriu missão com QE e não sabe de nada dos militares do quadro especial e com certeza é praça de alojamento que só reclama e faz mimimi por qualquer serviço ou missão, ou seja comentário idiota…

  31. Vamos falar de vida!!
    Cada um cuida da sua…
    Uma classe de militares brigando com outra classe de militares…
    Onde deveria cada um lutar pelos seus direitos. Onde todos deveriam lutar por melhores condições de vida.

    Vejo muita desunião e inveja…
    Aos Qes meus votos de sucesso nesta empreitada. Não se abalem pelos discreditos e Ofensas.

    1. Lutar pelos seus direitos!!!
      Quais direitos conquistados?
      Curso de Cabos de 90 dias dá direito a promoção de Cabo.
      Curso de Formação de Sargentos (ESA), através concurso:
      – proporciona o direito as promoções subsequentes.
      Simple assim, qualquer coisa além disso é ficção, aberração legal.

      1. É pessoal, o “Zeros” Chances não está errado não.
        Sem falar que o Aluno da ESA após aprovação em concurso, *submete-se a rigorosas exames intelectuais/físicos durante os anos letivos (seleção rigorosa).
        Sem falar no CAS.

  32. Na MB: QE são para cabos que não fizeram EFSM e vão até 2o sargento, Taifa segue igual marinheiro de escola de Aprendizes Marinheiros, cursam especialidade são promovidos a cabo, fazem eFSM, são promovidos a 3o sargento e vão a suboficial e nesse ínterim se passarem no curso para QOAM podem ir até CMG

  33. Pela “Setenta E décima” Vez Repito!
    Julho Foi A Última Parcela Da Reestruturação.
    Três Anos Se Passaram Desde A Primeira Parcela (Julho De 2020).
    Chega-se A Incontestável Conclusão:
    – não Fosse A Lei Do General Teríamos No Máximo os 9% Concedidos Ao Funcionalismo Público Federal.
    Para Aqueles Que Prefeririam o “Mega Aumento” De 9%, Digo:
    – Depois De Descontado O Imposto De Renda, Sobrar-Se-Ia Muito Pouco.
    Assim, Conclui-Se Que A Reestruturação Da Carreira:
    1) foi Muito Bom Para Os QAO’s E Graduados Possuidores De Adic AE Cat I.
    2) Satisfatória P/ QAO’s E Graduados Em Geral Da Ativa E Reserva (Aperfeiçoamento).
    3) Excelente Oportunidade Para Graduados E Oficiais Em Início De Carreira Na Ativa.
    Sim, A Situação Salarial Do Quadro Especial É Dura, Crítica.
    Alguma ‘Jabuticaba-Brasilis’ “poderia” Ser Criada.
    Porém, indubitavelmente, não passa por aí:
    – por saltos trplos de Cb/3⁰ Sgt QE direto a STen.
    Surrealista proposta.

  34. Montedo gostei da postagem, mas houve a quebra da hierarquia, sargento é mais que tarefeiro, ou não é quer dizer que a lei que citou promoveu os Taifeiros a SO, cabos femininos a SO e os QEs devem parar no tempo??? Absurdo mesmo a lei deve ser igual para todos, acho que esse era o precedente que faltava, agora no meu humilde entender cabe ressarcimento por preterição desde 1987.

  35. Desejo sucesso aos amigos QE e espero que aconteça, é muito gente egoísta, trabalharam 30 anos,sou de carreira e tenho ótimos amigos QE,gosto muito de conversar com eles e ver suas histórias e experiências…

  36. Fala Sério! Há muito tempo não fazia leitura de suas publicações, infelizmente apareceu essa postagem por conta do assunto. Porque Você 🫵 não crítica que Bolsonaro encheu os bolsos dos Generais e tirou dos Sgt QEs e Pensionistas? Vai cuidar da sua vida!!! Espero que essa porcaria não apareça mais em minhas pesquisas.

    1. Paulo Pinto
      Ninguém tem culpa que vc não se esforçou, estudou.
      Hoje poderia ser um STen de fato e direito.
      o Google não vai achar nehuma promoção sobrenatural que o agrade.
      “Só o papiro salva, liberta”!

    2. “Espero que… não apareça mais em minhas pesquisas.”
      Impossível, qualquer busca de assuntos “militares” no Google:
      – o direcionará ao ‘Blog Montedo’.
      A não ser que Pai lula libere:
      – picanha, aumento e promoções Sobrenaturais no Natal.

  37. Bom dia! Tenho observado neste blog diversos posicionamentos de supostos militares, principalmente de Sargentos do Quadro Especial, os QE, vamos aos fatos: eu incorporei na década de 80, e naquela época, como recruta, já sonhava voar um pouco mais alto, sonhava em ser sargento, pois era minha visão naquela época, ficava olhando o pessoal dando instrução, principalmente os sargentos e ficava sonhando. Eu era de uma família muito pobre, então botei na minha cabeça, até mesmo por necessidade, que eu seria sargento, igual aos que me davam instrução, então, foi aí que começou o meu martírio, e por que martírio? Porque como a família era muito pobre, não tinha condições nem de pagar a conta de energia elétrica, e eu tinha que estudar a noite com luz de vela para realizar o concurso da ESA, e com bastante dificuldade consegui êxito e fui aprovado na 1ª tentativa para o curso de sargento da ESA. Hoje fico observando vários colegas do QE dizendo que “foram prejudicados na carreira, não deixaram fazer cursos”. Meus amigos, o concurso público para as escolas militares nunca foi impedido pelo EB, muito pelo contrário, em uma das OM que servi pelo Brasil afora , o Cmt selecionava o pessoal que tinha curso superior e mandava dar aula voltada para os concursos públicos das escolas militares para quem quisesse, claro, após o expediente, agora, será que ia alguém? Muito pouco. Então essa história que sargento QE foi prejudicado pelo EB, que não deixou prosseguir na carreira, é lorota, se tivesse corrido atrás, mesmo de família humilde, tinha conseguido êxito como eu. Não sou melhor que ninguém, só corri atrás dos meus objetivos e hoje estou na reserva e vivendo muito bem.

  38. O Precariedade Dessa Comparação É A CF 88 e a impossibilidade de mudar a situação de Militar Temporário Para Carreira por decurso de tempo.

    ……..
    A Questão Versada É Relativa À Atual Tese Fixada Na Jurisprudência Do Colendo Superior Tribunal De Justiça De Que A Prestação De Serviço Militar Por 10 Anos Não É Suficiente Para Assegurar Aos Militares Temporários O Direito Ao Instituto Da Estabilidade Nas Forças Armadas, Previsto No Estatuto Dos Militares (Lei Nº 6.880/80) – Recurso Especial Nº 1236678/PR – STJ. Como Decorre Do Já Explanado, Há Uma Grande Diferença Do Regime Jurídico Aplicável Ao Militar Temporário, Em Relação Ao Regime Jurídico Do Militar De Carreira, Que Ingressa No Exército Mediante Concurso E Possui Direito A Estabilidade, Uma Vez Que Seu Vínculo Com A Instituição É Permanente E Continuado. O Militar Temporário Entra Nas Forças Por Intermédio Do Serviço Militar Inicial, Ou Mediante Outras Formas, Para Prestar Serviço Por Tempo Determinado, Tendo Ou Devendo Ter Consciência Da Transitoriedade De Seu Vínculo Transitório Com As Forças Armadas. Ademais, Conforme Asseverou A União, A Lei Nº 6.880/80 Prevê Que A Estabilidade É Concedida Aos Militares Quando Praças Com 10 Ou Mais Anos De Tempo De Serviço Se Observadas As Condições Ou Limitações Impostas Na Legislação E Regulamentação. O Vínculo Jurídico Que Os Militares Temporários Mantém Com As Forças Armadas É Sempre Precário, Porquanto Cada Força, Além Dos Requisitos Previstos Em Lei, Dentro Do Poder Discricionário Facultado Pela Lei, Estabelece As Condições Para Prestação Desse Serviço, Sempre Visando, Por Último, A Desnecessidade De Aumento Do Efetivo De Militares De Carreira, O Que Resultaria Em Dispêndios Altos Para O Erário, Com Repercussão Para Toda A Sociedade Brasileira. Por Fim, Por Ser Precário O Vínculo Jurídico Do Militar Temporário Com As Forças Armadas, É Inquestionável Que Não Pode Ser Suscitada Qualquer Discussão A Respeito Da Possibilidade De A Administração Militar Competente, De Acordo Com A Conveniência E Oportunidade Estabelecida, Conferir Estabilidade Ao Servidor Que Não Prestou Concurso Público, Nos Termos Do Artigo 18 Do ADCT: (…)”

    1. Não tem como não te responder!

      Você parece (somente parece) que tem algum conhecimento jurídico sobre o tema em questão (mas não passar de um analfabeto jurídico ou semianalfabeto, como queira).

      Deveria saber que as leis mudam de acordo com o uso/Costume, então deveria saber que sua expressão se aplica aos dias de hoje.

      Bem, prefiro não discutir isso com você, pois seria uma grande perca de tempo. Sugiro que faça uma faculdade ou retorne para aquela que lhe cedeu um diploma.

      Faz o seguinte se o pessoal que estabilizou de 88 em diante o fez de forma irregular entra na justiça para cancelar a estabilidade adquirida.

      É CADA UM QUE APARECE!

    1. Tá maluco, e a reestruturação da carreira durante a pandemia!
      Só os militares das FFAA obtiveram reajustes durante gov Bolsonaro.
      Arrego, hein.

  39. Vi muitos militares da Esa cagões e medrosos. Vi muitos Sgt e Subtenentes do trevo azul e vermelho incompetentes e preguiçosos. Vi muitos “concursados” ladrões de frango e carne que desviavam recursos do aprovisionamento e tantos outros envolvidos com o Tráfico, estelionato e ate roubo de carga… Agora pagam aqui de moralistas de cueca..

  40. Olha pretendo criar um aplicativo com três propostas diferentes para o quadro de praças e oficiais e em cada sugestão no aplicativo vocês terão a possibilidade de sugerir alterações, no qual será classificada por postos/graduações e níveis por experiência (anos de serviços na graduação) para melhoria de salário, e sendo que serão distintas em ser praças ou oficiais, onde pode acontecer que o praça em seu ultimo nível possa auferir um salário de nivel de oficiais superiores……farei se a quantidade de Apoio de vocÊS FOREM Excepcional

    1. “Três propostas diferentes”…
      Primeira: parem de encher o saco.
      Segunda: não se esforçaram, estudaram como milhares de ‘Sd-Cb-Sgt R2’, nas dezenas de Turmas de Sargentos de carreira, está aí o resultado: Cabos e Sargentos QE na reserva.
      Terceira: ambas as propostas acima são assertivas.
      Cb/Sgt QE LUIS,
      Caso vc tivesse se esforçado, papirado como eu, seria, hoje:
      – um ‘STen/QAO’ de fato e direito.

  41. Quando citam Taifeiros da FAB, esquecem um detalhe : Sempre foram concursados para carreira e com quadro a parte dos demais praças. Sargento QE é originário de soldados conscritos, sem concurso. O Exército não tem Quadro específico de Taifeiros e sim praças designados para a atividade. QE está em extinção, pois não concursados só podem ficar até 8 anos ; e para Sargento QE são precisos 15 anos como Cabo. A Marinha tem quadro específico de Taifeiros, concursados pelas escolas de Aprendizes-Marinheiros ou Fuzileiros .

  42. Olha os grandes Sargentos e Subtenentes de Escola de Sargentos e sua Colocações coloquiais, apontando a meritocracia como principio de Ascensão na carreira militar.. Quanta hipocrisia!! Até parece que vai sair do bolso desses idiotas… Engraçado que antes de moralizarem as transferencias, esses mesmos ai que ja estao na reserva a algum tempo, quando na passagem pra ela declaravam que iam morar no oiapoque, quando na verdade com o dinheiro da transferencia iam comprar um terreno em Mangaratiba, até o Toquinho empurrar neles e fazer devolver todo o dinheiro.. hahahahahah.. Bando de moralista!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo