O QAO, a ‘jaboticaba’ os sargentos

QAO JABOTICABA

A postagem é de dezembro passado, mas vale rediscutir o assunto.

Erro de avaliação
O Exército não avalia corretamente o potencial de seus graduados à medida que trata a promoção ao oficialato como um prêmio de coroamento da carreira.

Estrelas e valorização são coisas diferentes
Historicamente, pesquisas realizadas com alunos do CAS apontam que a aspiração do sargento, como profissional das armas, não é ser oficial,  e sim ser valorizado. Esse objetivo seria atingido com muito mais eficácia se a Força Terrestre criasse uma carreira exclusiva para praças, seguindo o modelo americano.

Jaboticaba
Já escrevi aqui sobre a ‘jaboticaba’ que é o QAO. Durante a elaboração da a Lei nº 13.954/19, o Exército deixou passar a chance de extirpar essa excrescência. Um dia, quem sabe…

116 respostas

    1. Infelizmente como muitos subtenentes, também fui para a reserva desapontado com a política de promoção do EB, pois a gente entende que através dos anos melhoramos em quase todos os aspectos, corrigimos certas atitudes, e progredimos, inclusive como profissionais, mas parece que para a cúpula do EB, é o contrário, quanto mais experiente você é, menos você é qualificado à promoção de oficial, obviamente, que isso está errado, inclusive mostrando uma discriminação, pois o oficiais de carreira vão até Coronel também por antiguidade, e porque não permitem aos graduados concursados de carreira seguir essa mesma lógica, já que a previsão seria ir até capitão?
      Qual a explicação para quem está no comportamento excepcional e cumpriu todos os requisitos, não tendo nada que o impeça no QAM, que está nas portarias, deixar de ser promovido. E o pior que quem sai promovido, bem sabe quais foram os critérios de pontuação da fatídica Comissão de Promoção ao QAO (CP-QAO). Eu corroboro com a opinião de um colega acerca de se criar uma legislação parecida com a dos EUA, Onde existem duas carreiras distintas, (oficiais e praças) com salários semelhantes.
      Eu espero ainda ter vida e saúde para ver ser aprovada uma Lei de promoções de praças para as 3 Forças e que venha de fato valorizar essa categoria que tem sido discriminada, inclusive com a atual Lei 13.954/19 que trouxe segregação e prejuízos financeiros para praças inativos e pensionistas e que dia 16/12 próximo estará se manifestando em algumas capitais, uma delas, o Rio de Janeiro.

    2. O camarada fica a vida toda na zona de conforto, se escondendo atrás de uma mesa fazendo 2 ou 3 DIEX, por dia e depois reclama que não é reconhecido. Parem de mimimi apareçam pro jogo. O EB está certo promover quem realmente fez algo. Instrutor, curso e principalmente vivência.

      1. Não são todos que conseguem ser atendidos em solicitações de cursos, nem em transferências, nem todos são selecionados para ser instrutor.

      2. Parabéns pelo comentário, sei que existem discrepância na pontuação do QA, na minha opinião deveria acabar com a comissão, isso já resolveria 90% dos problemas, desta forma, seria somente a pontuação da FVM, ai quem foi movimentado, quem serviu em OM de tropa, Gu Esp, PEF, foi instrutor, e teve boas notas nas escolas, possuir pelo menos um curso e ter TAF/TAF com conceito E, com certeza seriam promovidos, sem puxar saco…. Agora NÃO ter sido promovido a QAO e ficar reclamando é fácil, é só fazer um retrocesso e analisar o que ele fez até ser ST no QA. Com certeza ficou escondido para movimentação (aqui está muito tranquilo, vou ficar aqui minha esposa trabalha, tenho uma empresa etc.) não assumiu nenhuma função que pontuava, TAT/TAF “B”, não fez curso, só serviu em QG, Hospital, Deposito, SGD cheio de carrrapato etc…. Quando entra no QA está lá no final ai é fácil reclamar, criticar e bate no peito e diz “só sai que é puxa saco e fui injustiçado”. Deveriam ter seguido a regra alguns anos atrás quando mudou a sistemática de pontuação. Alguns preferiram ficar no QGEx e achando que ganhariam todas as medalhas, pq serve naquela OM, pacificador, OMM, OMD dentre outras garantiriam sua promoção.

        1. Você realmente não entendeu a crítica do colega ou se fez de louco?
          O oficiaaallllll, bom, ruim, péssimo, seja lá o que for, vai até o posto de Cel. Por que não acontece o mesmo com o praça de carreira.
          Além disso, o S Ten hoje em dia, com toda a experiência, vivência e conhecimento que tem está brigando pelo INÍCIO, vou repetir, INÍCIO da carreira dos oficiaisssss. É muita discrepância e mediocridade. Acaba com esta porcaria de QAO e resolve 90% dos problemas de relacionamento dos praças.

          1. Até no momento em que tem a oportunidade de expor a opinião sincera sobre o sistema de valorização tem cara que aproveita para dar uma babada de ovo nos oficiais. Mas vai te tratar ô doente…

          2. Excelente. Esse aí de cima (Anônimo no 9 de dezembro de 2020 a partir do 20:32) deve vender a família para sair Oficial QAO.
            Complementado: Quando eu sai QAO (84) não precisei de nada disso que hoje se impõe. Na época da promoção tinha 3 guarnições e um curso de Identificador. Hoje com essas várias portarias e uma tal racionalização que o Gen VB apoiou, que somente a Força aderiu, deixou vários companheiros para trás.
            Apoio uma carreira paralela e reconhecida financeiramente.

      3. Muito pelo contrário, a grande maioria dos ST que saem QAO, são exatamente esses que ficam na sala com ar condicionado e fazendo DIEx, os que estão se ferrando em uma Tropa Braba, tem o conceito lá em baixo aliás; Conceito é extremamente pessoal, ou o Superior vai com a sua Cara ou Não, essa é a mais simples realidade, para os peixes o Superior abre a tela do PC e manda o próprio fazer o seu Conceito para os Desafetos, o Conceito é feito, enviado e o atraiçoado nem sabe, sejamos franco; já é uma carreira Pobre pois, em regra o 3º SGT só vai chegar há ST, 3 níveis somente alcançados ao longo de 35 anos, qual é a carreira do Serviço Público Federal, Estadual ou Municipal em que o Indivíduo em mais de 30 anos de serviços só sobe 3 níveis ?????????

    3. Por favor identifique-se! Lance a senha! Sou QAO, não puxei saco, não bajulei e o único padrinho que tive no EB foi um colega que era Cb EV do Rancho, que “reforçava” o meu bandejão na hora do almoço.

      1. Todos dizem isso amigo…alguns é pura verdade, outra não.

        Um dia tive a ousadia de perguntar para um Major o que ele tinha feito para receber a medalha do Pacificador. Ele respondeu que seu Curriculum havia sido analisado, ações empreendidas por ele onde havia servido, etc.

        Ser militar é profissão de Fé.

  1. Concordo. Mas se realmente os altos estudiosos não fizessem portarias que mudam de um dia para outro a situação das promoções poderiam estarmos sendo reconhecidos.
    Exemplo: no meu caso estava sendo promovido corretamente dentro da turma, tinha naquela ocasião os requisitos necessários, assim como vários da turma na mesma condições, a diferença e que muitos estavam na tropa. Criaram uma tal de medalha de corpo de tropa e outras, excelente. Contudo esqueceram daqueles, como eu, que não tem esse tempo, e nada fizeram para também sermos beneficiados, regra de transição não existiu, e ir para tropa com 48 anos de idade e 28 anos de serviço é um convite indecente para não dizer covardia. Somos todos militares, se a regra aqui no QGEx é diferente da tropa, não nos culpem, podemos fazer tudo que na tropa exige: formaturas, TAF, TFM, marchas, campos, etc. Se fosse vidente teria feito algo antes, Agravando mais essa situação vexatória, foi implantado essa tal racionalização, que como todos sabem foi para beneficiar outros que reduziu as promoções também. Veja se os “LORDES” são ultrapassados por outras turmas, muito pouco provável.
    Estou indo para reserva em junho/21 muito decepcionado com a “instituição” ao qual trouxe para minha família grande orgulho, até o momento de saberem como realmente são tratados a maioria de seus praças.

    1. Sei! O camarada não tem uma medalha corpo de tropa, ou seja, passou a carreira inteira no ar condicionado, sem se colocar à prova numa OM combatente, ou um curso operacional, ou um Tg, nada, aí vem dizer que o EB o prejudicou.

      1. Meu camarada como bom praça você atira pedra no Sargento. O que o nobre amigo quis expressar que o exercito é um só. Sou de uma época que para você ser promovido ao QAO tinha que está sendo comandado por um Of Gen, hoje a a prioridade é ser da Tropa. O EB não tem política de promoção para praça e uma verdadeira bagunça que muda toda hora, segurança jurídica zero.

      2. A transferência é por necessidade do serviço, portanto todos os lugares foram por necessidade do serviço com ar condicionado ou sem.

        Se o militar não possui a medalha corpo de tropa não é por culpa dele pois muitas vezes o EB transfere para outras unidades que não possuem direito a medalha.

        A medalha corpo de tropa nada mais ou nada menos é a permanecia na OM fazendo o seu serviço como em qualquer lugar.

        Outro detalhe que algumas unidades não eram consideradas corpo de tropa, depois passou a ser, portanto o militar pode ser prejudicado em sua promoção em determinada época em virtude de não ter sido contado o seu tempo de tropa para fins da medalha, ninguém sabe os critérios técnicos para determinar as OM que tem direito a corpo de tropa.

        Resumindo, se não transferiu o militar para as OM que possuem o direito a medalha corpo de tropa, portando o sistema é ilegal e imoral, pois não deu a mesma oportunidade para todos.

      3. Muito bonito seu posicionamento, mas e quando o Militar passou a vida pedindo curso e nunca foi, pediu tiro de guerra 1,2,3 vezes e não foi? Detalhe, Comportamento Excepcional, todas as medalhas … Fala sério Camarada, que sistema de avaliação é esse em que os mesmos critérios são aplicados diferentes ? Ninguêm aqui está falando do lixo que nunca quis nada com nada, mas daquele que passou a vida tentando e não foi dada a oportunidade. E aí, como se explica isso?

        1. Como disse antes, os praças das forças armadas não tem o direito a promoção para o oficialato, muito menos por merecimento

          A legislação que a instituição está utilizando é anterior a constituição federal/88, naquela época era normal fazer concurso público para ingresso em uma carreira e depois receber promoções para ingressar em outra carreira, o que é vedado atualmente.

          O exército entende que a carreira do praça vai até capitão QAO, entretanto são duas carreiras distintas, como demonstrado na CF.

          As portarias atuais extrapolam a competência do EB, na realidade elas estão regulando artigo da constituição federal que seria o ingresso na carreira de oficial das forças armadas por militar naturalizado.

          Se um juiz considerar o ingresso no oficialato QAO como carreira distinta, há a possibilidade que todos que foram promovidos até hoje percam sua promoção.

          Portanto, o praça não deve reclamar ou exigir o ingresso na carreira de oficial das forças armadas, sem satisfazer a constituição e as leis, após 1988.

          Esse QAO como prolongamento da carreira do praça foi extinto em 1988 em.

          decorrência da constituição federal/1988.

          A carreira de praça vai até subtenente onde é permitido o acesso nos cargos de militares brasileiros natos e naturalizados, quando termina a habilitação do CAS.

          Após a carreira do praça encontra o ingresso na carreira de oficial como 2° tenente, portanto essa cargo exige nova habilitação para o acesso ao oficialato, os cargos de oficiais são providos por brasileiros natos.

          Não existe desde a constituição federal de 1988 o ingresso da carreira de oficial de praça por promoção por antiguidade ou merecimento, principalmente com a habilitação de praça, seria o mesmo que admitir que o brasileiro naturalizado pode ser oficial das forças armadas, o que seria inconstitucional.

      4. OM combatente? Que guerra nós estamos travando? Contra qual exército? Guerra só se for do papel e das rolhices cotidianas. A missão “real” do soldado é ombrear a vassoura e a enxada. Faxina e muita faxina! Não há comida no rancho para o Sd. Combustível para as Vtr é a conta-gotas. Aliás, no EB o Sd EV “combatente” é formado com 12 tiros de fuzil. E tá pronto! E é perito! Como se curso operacional fosse algo disponível para todo e qualquer militar (o que deveria ser). A verdade é que o praça sonha com algo que não deveria existir. A melhor solução seria uma carreira de praça distinta da da carreira do oficial. Uma carreira valorizada, bem remunerada e com certa autonomia. Uma carreira estipulada por leí en sentido estrito, e não por portarias movidas a paixões e canetaços. Enquanto isso não ocorrer, ficaremos eternamente apagando fogo com gasolina…

  2. A muito tempo se sabe que a carreira do oficial começa como aluno da espcex e termina como coronel (general é cargo de escolha) e a do sargento começa como aluno das escolas e termina como capitão qao (no exército) ou suboficial nas outras FFAA. Aqui fica uma ótima chance para que se faça o correto uma carreira única nas três forças armadas onde um militar começa e termina sua carreira de força única nas 3 FFAA, não precisa ser promovido a capitão mas uma posição hierárquica similar vinda dos quadros de graduados com equivalência ao de capitão. Esse pequeno dando daria mais vontade para que os graduados continuassem nas FFAA ao invés de se formarem nas faculdades da vida e seguirem para o meu civil fazendo com que se abra um buraco de qualidade nos quadros graduados. A Lei de Promoção de Graduados das Forças Armadas é algo que não dá mais para se esperar.

  3. Existem inúmeros erros e vícios administrativos no EB, falando apenas em promoção, começamos pela falta de uma Lei de Promoção de Praças, sendo então as promoções feitas através de portarias modificadas conforme a vontade de quem está com o “poder da caneta”; passamos depois pelo erro de que as mesmas portarias que são criadas, não são seguidas; no caso específico do QAO, o que deveria ser um prêmio, passa a ser uma punição, pois não existe promoção por antiguidade, um dos absurdos administrativos da instituição, pois tal situação existe para que se mantenham os antigões “na mão”, podemos também citar outro absurdo o de que “meninos” oriundos dos CPOR/NPOR são promovidos ao posto de oficial, sem o minimo de conhecimento que um STen com mais de 25 anos de serviço acumulou e tampouco sem os 5 anos de ensino da Escola Preparatória e a AMAN passam aos oficiais de carreira, ou seja, a Instituição valoriza jovens que normalmente vem de familias abastadas e não valoriza aqueles que trabalharam por mais de 2 décadas em prol da mesma. A quantidade de erros, absurdos e maldades daria uma livro, mas ficamos por estes acima citados.

  4. Ao Anônimo no 7 de dezembro de 2020 a partir do 14:24:

    Não é só você que é prejudicado eu sempre servi na tropa porém em quartel de Arma diferente da minha pois sou de COM e tenho a medalha de Ouro Corpo de Tropa e por esse motivo não pude assumir funções que pontuam como Sgt Brigada, Encarregado de Material, se Monitor no CFS pois aqui tem CFS, uma vez que no QCP as vagas são exclusivas dos militares da Arma , não pude também ir para o TG, não pude ser Adjunto de Comando, pois não sou MB no CAS, pois para quem faz as legislações, quem não tem acima de 8,00 no CAS é incompetente para essas funções e mais, minha medalha de OURO de 30 anos de serviço não vale ponto para a promoção a QAO, em 2015 entrei na faculdade para angariar pontos para me ajudar na promoção já que na legislação de valorização do mérito diz que irá contar pontos, porém já passou 4 anos e até agora não regulamentaram. Infelizmente os legisladores do EB tem muito que evoluir e acabar com essas distorções e injustiças, então veja que quem está na tropa também não é valorizado.

    1. É amigo! também pensei que com curso superior seriamos valorizados. Tenho Mestrado e 2 pós-graduações em Matemática. Nem no Colégio Militar consegui lecionar. Em contra partida onde leciono sou valorizado, tanto pela coordenação como pelos alunos que oriento em seus trabalhos finais de conclusões de cursos. O que vejo dentro da caserna é muita inveja pelas conquistas que consegui no âmbito civil, e sem falar na minha família, todos encaminhados.

    2. Fico triste lendo o relato.
      Corpo de tropa ouro era para o amigo ser promovido automaticamente. Uma vida inteira de dedicacao na atividade fim. Pra fazer faculdade ja tem qco, alias metade dos qco sao ex sargentos. Espero que o exercito reconheca o enorme valor do companheiro, pois uma vida na tropa é realmente medalha de ouro. E para isso que ganhamos, nao para ficar no qg

  5. QAO está carregando a instituição nas costas, são muito competentes e capazes. O EB nunca dará esse tiro no pé em instinguir esse corpo de verdadeiros Oficiais, pois estará arrebentando com o força terrestre.

    1. Concordo.
      O que eles poderiam fazer é uma comissão interna para verificar as situações de militares que estão no QA que não foram promovidos, e dependendo, comunicar ao Comando, atribuição que o Adjunto de Comando poderia fazer, mas esse que temos aqui apenas serve de cordinha e servi cafezinho.
      Levei um caso aqui na OM para o Subcomandante da Companhia. Depois de chamar o Subtenente, que inclusive é minha turma, perguntando-lhe se existia algo em sua ficha que o impedisse, respondeu que não. O Subcomandante tomou partido e depois de algumas diligências falou com o Comandante e a promoção do amigo deve sair no próximo semestre. Cheguei a chamar alguns QAO`S para verificar as várias situações que existe aqui na Brigada, mas poucos mostraram interesses.

    2. kkkk…..competentes e capazes?…….kkkk……tem muitos que não servem nem pra ser recrutas, pois não sabem fazer nada, a nao ser bajular o chefe (viveram a vida vagabundiando, se esquivando do trabalho e puxando o saco). Muitos puxa sacos que quando saem QAO se tornam verdadeiros vagabundos.

        1. E vc acha que depois de quase 30 anos de serviço, desses quase 25 tirando serviço, vc acha que tem que tirar ainda??? vc é um brincante né

          1. É que o serviço não é por tempo, mas por posto ou graduação. É um encargo do oficial subalterno.
            Vc escolheu sua carreira. Quer o bônus, nao quer o ônus. Um dos diversos ônus do oficial subalterno é tirar o servico de guarda ao quartel. Vc nao quer pois esta cansado. Depois vem falar do sgt QE

          2. Os Oficiais formados na Academia Militar, o melhor curso da America Latina (5 anos, contando a Prep) não fazem esse tipo de reclamação. Tiram superior de dia, nao choram, não se lamentam.
            Vc escolheu sua carreira e agora vem se lamuriar que com 25 é um absurdo tirar serviço. Um pm tira até a res rem. Por isso muitos nao o consideram. Fé na missão, não no conforto

          1. Superior de dia??? Aquele servicinho que, na maioria vezes, o mesmo vai dormir em casa e com uma folga na escala de, no mínimo, 90???

            Experimenta cumprir o expediente, folga na escala de 5 e, também, dormir no QG e fazer ronda noturna nas OM’s (de preferência, numa cidade como o Rio de Janeiro)…

          1. Oficial combatente com recalque de qao? Claro que sim, tudo que eu queria como tenente era nao tirar servico, realmente guardo esse recalque, se voltasse atrás teria feito esa

          2. Os tais oficiais da AMAN não passam de um bando de preguiçosos. Acham que a prisão AMAN justifica passarem o resta da vida coçando o saco, com uma agendinha debaixo do braço, levando e trazendo recados. A maioria golpeia no Stf. São operacionais só de boca. Corporativista, um encobrindo os abusos e as incompetências um do outro. São incompetentes fora e dentro do quartel. Vejam os generais que estão no governo. Não resolvem porta nenhuma, criam problemas, envergonham os militares e passam de meros gordinhas do também incompetente Bolsonaro.

      1. Muito mas nem todos! Aqui na Selva (não irei falar a OM por questões óbvias) os QAO remam juntos e levam a Unidade nas costas. Sabem muito de Administração e sobre as seções em que trabalham. Não sei em outras unidades, devem ter laranjas podres (QAOs ruins) no cesto (EB) mas os que conheço trabalham.

    3. é sério isso?!
      Me desculpe, mas tu deve ser uma rara exceção… a maioria é como Sgt QE, enquanto não chegavam ao Posto/Graduação que almejavam, eram verdadeiros leões… agora, só querem sombra e água fresca… e o EB que se lasque…
      Mas como disse, existem RAROS CASOS, que tanto QAO quanto QE carregam um pouquinho do “EB nas costas” (mas bemmmmm pouquinho mesmo).

    4. Anônimo no 7 de dezembro de 2020 a partir do 16:50… Em que mundo vc vive colega… QAO carregando o EB nas costas… É um cara de pau mesmo… Óleo de peroba para vc… Eu nunca vi um QAO que trabalhasse em toda a minha vida… Vc deve estar de brincadeira… O cara sai QAO simplesmente não faz mais nada na vida castrense… Fica o dia todo perambulando de seção em seção… Não faz marcha… Não vai a formatura… Vive dispensado… Enfim… Produção negativa… E pior… Ficam inventando missão para os já sobrecarregados sargentos… Cabos e soldados… Mas pode ainda ser muito pior… A figura do QAO PTTC… Aí sim… É o verdadeiro vagabundo dentro das FFAA… Esses conseguem ser mais inúteis que coronéis em final de carreira…

  6. ANÁLISE DE INCOERÊNCIAS DAS PROMOÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO
    (INJUSTIÇAS)

    QUANTIDADE DE GRADUAÇÕES DO EXÉRCITO BRASILEIRO DOS MILITARES DE CARREIRA: OFICIAL 10, PRAÇA 7

    AS ÚLTIMAS 3 PROMOÇÃO DOS OFICIAIS É SOMENTE POR MERECIMENTO (GENERALATO).

    A PRAÇA POSSUI 7 GRADUAÇÕES, SENDO 3 A MENOS QUE A DO OFICIAL, E A 5ª GRADUAÇÃO SÓ SERÁ PROMOVIDO POR MERECIMENTO E SE TIVER O CHQAO.

    TEMPO MÉDIO DE PERMANÊNCIA DO OFICIAL

    POSTOS NO POSTO COMO OFICIAL
    As Of 8 Meses 8 Meses
    2º Ten 1 Ano e 4 Meses 2 Anos
    1º Ten 4 Anos 6 Anos
    Cap 8 Anos (O Oficial chega a Cap com 8,8 anos após a formação) 14 Anos

    Maj 6 Anos 20 Anos
    Ten Cel 4 Anos 24 Anos
    Cel 5 Anos / 9 Anos (GENERALATO) 29 Anos / 33 Anos

    TEMPO DE FORMAÇÃO: 5 Anos

    8,8 ANOS O OFICIAL CHEGA NA GRADUAÇÃO ONDE A PRAÇA CHEGARÁ AOS 35 ANOS DE SERVIÇO, ISSO MANTENDO A EXCELÊNCIA DESDE O PRIMEIRO AO ÚLTIMO DIA NA CASERNA, E SE APERFEIÇOANDO SEMPRE. (NA ESCALA DE SERVIÇO A PRAÇA SOMENTE PARA QUANDO VAI PRA RESERVA E A DO OFICIAL PRATICAMENTE ACABA QUANDO É PROMOVIDO A CAPITÃO).

    TEMPO MÉDIO DE PERMANÊNCIA DA PRAÇA

    POSTOS NA GRADUAÇÃO COMO PRAÇA
    3º Sgt 10 Anos 10 Anos
    2º Sgt 8 Anos 18 Anos
    1º Sgt 6 Anos 24 Anos
    S Ten 6 a 10 Anos (promoção a 2º Ten somente por merecimento) 34 Anos
    2º Ten 2 Anos 36 Anos
    1º Ten 3 Anos 38 Anos
    Cap 35 Anos / 38 Anos para promoção a Cap

    TEMPO DE FORMAÇÃO: 2 Anos

    A PROMOÇÃO DOS OFICIAIS É REGIDA POR LEI, JÁ A DAS PRAÇAS É POR PORTARIA, SENDO QUE TODO O MOMENTO O ALTO COMANDO DA FORÇA MUDA CONFORME…

    PROMOÇÕES JUSTAS AS PRAÇAS SERIA A SEGUINTE: 35 ANOS DE SERVIÇO DIVIDIDO PELO NÚMERO DE GRADUAÇÕES.

    35/7 = 5

    5 Anos em cada graduação

    2 anos de Aluno

    Com 35 Anos de Serviço a praça chegará a CAPITÃO, isso por antiguidade em todas as promoções; e para quem realizar os CONCURSOS e CURSOS. Seria mais do que justo, pois o Oficial chega a este posto com 8,8 Anos. Será que o Oficial tem uma formação tão especial quanto a da praça com mais 03 anos de formação:

    5 p/ Oficial e 2 p/ Praça (anos).

    5 anos de 3º Sgt
    5 anos de 2º Sgt
    5 anos de 1º Sgt
    5 anos de S Ten
    5 anos de 2º Ten
    5 anos de 1º Ten
    5 anos de Cap

    37 anos de serviço para chegar a Capitão

    SE ISSO FOSSE APLICADO AOS OFICIAIS ATÉ AO POSTO DE CORONEL, O QUAL CHEGA AOS 28 ANOS DE SERVIÇO:

    28/7 = 4
    4 anos em cada posto
    8 meses de Asp
    2 dois anos de 2º Ten
    6 anos de 1º Ten
    8 anos de Cap
    5 anos de Maj
    5 anos Ten Cel
    Cel p/ Gen?

    26,8 anos de serviço para chegar a Coronel

    SEM ENTRAR NO MÉRITO DO GENERALATO

    1. Engraçado, sou de 86, sou manga lisinha, ganhei uns pontos como monitor de CM, e nem sabia disso. Cumpri sempre meus deveres,não sou fodao, segui minha carreira pedagógica fora do EB, tive época de ganhar mais fora do que dentro em Manaus. Sempre disse que gostaria de sair QAO mas nunca fiquei desesperado por isso. Fiz minha vida fora do Exército e por isso fui convidado a ser professor no CM e dei aula lá.por 6 anos, tive duas homenagens verdadeiras de meus alunos, um orgulho. Sai QAO sem complicação, não sou zero de turma nem de Cas. A instituição tem seus erros mas quem trabalha é reconhecido, falo isso que recebi um telefonema de BSB dizendo que eu estava em uma lista para servir no exterior, não fui mas só de ser selecionado me orgulhei. Só para constar quando entramos na EsSa é para se formar em sargento o resto é lucro, acontece com quem faz a sua parte. Eu não esperei sair capitão pois ganho mais aqui fora, competência dentro e fora. Assim é a vida. O CM vive.me.chamando para ser PTTC pois fui por um tempo e depois desisti. Um grande abraço a todos.

  7. A carreira do Sgt do Exército já não está dentro das prioridades já faz muitos anos. Nenhum comandante nos valoriza. Não estão nem aí para nós sargentos. No último turno desse ano de 2020 no CAS já avisaram que nem todos sairão Sten daqui a algum tempo daí eu te pergunto que exército é esse?.O que eu mais quero é que aprovem o Plano de Reserva Voluntária, pois já que não querem nos ajudar, deixem nos ir para a reserva com dignidade.

  8. 🙁 Política de cabresto: promoção, movimentação e curso altos estudos I. Conforme cartilha da AMAN. Não é interesse da Força perder esse poder e ferramenta de controle castrense.

    1. Vendo que todos tem razão, só adiciono uma sugestão, que todos saíssem promovidos dentro do tempo de atividade, não ter que ficar além do tempo por esperar promoção. A maior injustiça foi qdo sai sub, colocaram a sobra e mais duas turmas no QA, pergunto ok fez a turma que deveria entrar para que fosse alcançada por o outro ano? Alguém lembra desta pérola, não sei se a turma (82) não entrou na justiça mas era o caso, os primeiros de (83) tinham um peixada boa e desonesta…

  9. Quem fez concurso para a EEAR para ser sargento, fez a prova do CAS para ser suboficial e por fim , fez o concurso interno (EAOF) para ser oficial na Aeronática; quando lê relatos surreais como esses, pode ser levado a pensar que são militares do FindomundoKistão. Mas, por incrível que pareça, são daqui mesmo, vivendo uma realidade difícil de se entender.

  10. É IMPRESSIONANTE a enorme quantidade de milicos amargosos e burros que vêm aqui destilar suas frustrações, ingratidões, burrices, invejas, ódios, amarguras, rancores, prepotências, falácias, fuxicarias, caguetagens, dores de cotovelos é toda sorte de sentimentos depravados! Vão procurar o que fazer, seus marmanjos!!!!

    1. Ao: Luiz no 7 de dezembro de 2020 a partir do 18:32…Se somos tão horrorosos assim, pq vc perde seu precioso tempo com gente tão amargurada?

    2. Oi Luiz, bom ver a sua opinião mas aqui não é um grupo como você pensa mas sim uma parcela da sociedade que escolheu a carreira das armas e viu coisas que não consegue entender e agora estão expondo isso aos sete ventos. Para você que talvez não seja militar possa parecer estranho mas leia todos os comentários e verá uma coisa em comum, a falta de uma Lei que organize as promoções dos graduados nas FFAA coisa que existe para os oficiais e isso acaba por criar enormes distorções entre as FFAA, entre as carreiras dos graduados dentro de cada uma. Para você ter uma noção desde que me formei em 1990 já houveram mais de 90 portarias que mudaram as regras de promoção dentro do exército e com isso nunca tive uma carreira em que pudesse organizar minha vida profissional, na verdade eu tive uma correria pois a cada porcaria, digo, portaria era obrigado a rever toda a minha estratégia de vida para me adaptar as novas regras e pontuações.

      1. Excelente.
        Decepcionado com a Instituição. Eles fizeram-me mudar totalmente atitude. Até tentei também me adaptar as essas “porcarias”, mas logo na frente, mais uma era publicada modificando tudo que tentava alcançar. Bom! o que aconteceu foi que me tornei rebelde. Faço apenas o necessário dentro do expediente: nada de aperfeiçoar conhecimentos; nada de ajudar esses OTT´s; nada de escala de serviços (aqui Sub não tira serviços), mais quando tirava, arrumava um duble; nada de falar com os lordes, apenas o necessário, bom dia, boa tarde. O que mais peço é ir para casa resolver problema, problemas que interessa apenas a mim, não faço nada vezes nada. Ninguém mexe comigo ou pedem algo, um favor que fazem. Sempre tive um problema na bacia devido a um acidente em serviço, nunca foi minha intensão de aproveitar-me dessa situação, porém devidamente autorizado pelos médicos não faço TAF, não vou a formaturas, marchas etc… .Eles aperfeiçoaram um verdadeiro vagabundo na força. Vou dizer coisa aqui: NÃO ME PEÇAM NADA, NÃO SOU “ABILITADO”.

  11. A promoção a QAO, embora tenha algo ainda a ser ajustado, traz regras claras as quais são observadas para cada QAM e elas, salvo raras exceções, são as seguintes: 1)FVM acima de 91 pontos; 2) Média Alta de Conceito na graduação de S Ten; 3) Estar no universo de alto desempenho no SGD; 3) FIPROM do Cmt com a referência “…reúne EXCELENTES condições para ser promovido”; 4) MB de ESA e MB de CAS; 5) Sem punições na graduação de S Ten; 6) Pelo menos 3 Guarnições; 7) Servir parte da carreira na Tropa e não na zona de conforto de Hospitais Militares; 8) Ter assumido função de Sgt Bda, Enc Mat , Monitor ou TG; 9)TAF e TAT, pelo menos, a maioria, MB. Essas são as principais as gaivotas para chegar a QAO. Pode ter exceções, mas a regra é essa, ou seja, faça o que o Exército exige e será, merecidamente, promovido. Sem mais.

    1. Em que Exército vc vive Anónimo de 07 de Dezembro dec2020 as 1832h ?
      Existem dezenas para não dizer centenas que alcançaram até mais do que esses patamares que vc citou e não foi promovido. Você já ouviu falar da CP-QAO?
      Inclusive ela ela está sob investigação Federal. Ela é que na verdade promove. Procure se informar melhor!

      1. Excelente.
        Ele (7 de dezembro de 2020 a partir do 18:32) deve ser um dos que carregam malas de seus chefes.
        Como será que está família dele?

    2. Interessante esse comentário…Falando assim até parece que tudo isso é extremamente fácil de se conseguir, só não faz quem não quer, com as devidas vênias possivelmente é alguém do círculo de oficiais que deseja manter o cabresto nas praças.

    3. Pelo visto você nunca ouviu falar de MESSIAS DIAS, STen de carreira irretocável e que só conseguiu ser promovido após ingressar com ação judicial contra o EB; também nunca deve ter ouvido o caso de um STen de Infantaria da turma de 1988(não vou dizer aqui o nome por ser desnecessário) com 4 punições na ficha, 3 das quais ele não conseguiu cancelar/anular mas por estar servindo em determinada OM de Brasília, foi promovido; também não deve ter ouvido falar de uma série de procedimentos previstos na legislação de Promoção, os quais a CPQAO não cumpre e declarou isso diante de um Juiz em audiência há alguns meses em Curitiba…Vê-se claramente que VOCÊ é conveniente, conivente ou não tem conhecimento de tudo que ocorre à margem da lei lá pras bandas da DAPROM. Vá se informar antes de falar besteira.

    4. O Claudio acima citou somente um dos problemas que a promoção a QAO esta sendo investigada pela justiça, já existem caso em que o descumprimento de leis estão sendo acompanhadas pela justiça então não há a perfeição do que você cita como regras claras, você sabia que um sargento da turma de 1990 teve mais de 90 portarias mudando as regras de promoção durante a vida dele? Isso não permite dizer que as regras são claras pois elas mudam ao bem querer de um determinado chefe.

    5. Qual o critério que usaram pra me promover a QAO em Jun 2016, sendo Sargento da Tu 89 Infantaria, tomei carona de colegas de Tu mais modernos com passado podre, depois das Tu de 90 e 91, nunca fui Preso disciplinarmente, sempre servi em Corpo de Tropa, fiz Curso de Especialização dentro e fora da Força, fui Cmt GC, Adj Pel, Sgte , Enc Mat, Perito, Investigador, Ações Táticas Policiais, servi duas vezes na Região Norte, medalhas normais que a maioria tem, mas não servi em Gabinete, não puxei saco, e tomei um monte de caronas, se eu pude ser promovido em 2016, porque não me promoveram antes? Essa pergunta eu faço até hj, ainda por cima ganhei uma escala de Oficial de dia com 29 anos de serviço, nem esperei sair 1Ten, fui embora pra Reserva cuidar da minha vida, pra eles o QAO só é melhor que os R/2, Praça de Espada, QAO que se acha igual aos Oficiais da AMAN é muito iludido coitado, nunca baixei a cabeça pra seu ninguém, pois quem muito abaixa mostra a bunda, ajudei muito subordinado e colegas a não serem punidos injustamente.

      1. Lendo os comentários cheguei a seguinte conclusão:

        Os decretos 84333/1979 e 90.116/1984, não foram recepcionados pela constituição federal de 1988, pelo simples motivo não serem decretos-lei e por tratar de assunto de competência do congresso nacional, a própria constituição federal revogou esses decretos, os assuntos referentes aos postos (cargos) que fará parte do quadro auxiliar (2° tenente a capitão) e os requisitos de seu provimento (ingresso no oficialato, formas de promoção no quadro (antiguidade e ou merecimento), público alvo, qualificação exigida, atribuições, idade, nacionalidade (nato e ou naturalizado), etc), são de competência do congresso nacional e deve estar previsto em lei, não podendo o poder executivo fazer as atribuições do poder legislativo, cabe apenas o executivo a iniciativa do projeto de lei.

        Portanto tanto os decretos, como regulamentos, portarias, etc, não possuem amparo legal.

        DECRETO No 84.333, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1979.
        Cria o Quadro Auxiliar de Oficial (QAO), extingue os Quadros de Oficiais de Administração (QOA) e de Oficiais Especialistas (QOE), e dá outras providências.

        DECRETO No 90.116, DE 29 DE AGOSTO DE 1984.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 81, item III, da Constituição, e de acordo com os artigos 7º e 10 da Lei nº 6.391, de 09 de dezembro de 1976, que dispõe sobre o Pessoal do Ministério do Exército, e § 1º do artigo 2º do Decreto nº 84.333, de 20 de dezembro de 1979, que cria o Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO),

    6. Isso é uma grande piada, não está escrito em lugar nenhum todos esses critérios que você mencionou, principalmente não tem como o militar entrar com recurso contra essa avaliação subjetiva do comandante da OM que as vezes acaba de chegar na OM e não conhece o militar.

      Outra situação é avaliação da comissão mais subjetiva que a avaliação do comandante da OM, não tem transparência, não sabem como pontuar o militar que nunca viram na vida.

      Mais uma, o CAS perdeu a habilitação a QAO desde 1999, portanto não pode existir mérito para quem não tem habilitação para o cargo que irá ocupar, misturaram os militares com CHQAO com o pessoal com CAS que é um absurdo, cursos que possuem finalidades distintas.

      A qualificação com a habilitação exigida para o cargo que irá ocupar está vinculado ao cargo, portanto pontuação não qualifica o militar para o cargo onde é exigido curso específico.

      Não podemos esquecer que para ocupar o cargo de oficial das forças armadas precisa ser brasileiro nato e portanto os subtenentes naturalizados mesmo que possuir os critérios que você mencionou não poderá ser promovido a QAO, isso seria inconstitucional.

      Esse sistema de promoção é uma grande piada e uma verdadeira salada de frutas está cheio de pepinos, jabuticabas, melancias, abacaxi, etc.

  12. Pior que a promoção como prémio em vez de reconhecimento, é a força usar a não promoção do militar como forma de punição por atos que o RDE não abarca como transgressão.

  13. O QAO é na essência uma transposição de cargo sem concurso, o que é inconstitucional e contrário à sumula vinculante 43

    É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

    Como não é (e nem poderia ser) requisito para o QAO um curso superior, chega-se à conclusão de que o cargo OFICIAL DAS FFAA É DE NÍVEL MEDIO, pois basta o nível médio para exerce-lo. Em sendo de nivel médio, é uma das maiores remunerações do serviço publico!!!

    O QAO realmente não deveria existir. Prejudica aspirações remuneratórias (pois a remuneração, conforme o art. 37 da constituição, é proporcional à complexidade do cargo), deixa bons profissionais reféns de conceito, frustra muita gente e na prática não oferece o imaginado prestígio, pois sempre serão vistos como menos capazes (embora isso na maioria dos casos seja uma inverdade).

    Era só remunerar bem o subtenente. A carreira do praça acaba ali. Ali deveria haver uma remuneracao compativel com a carreira dos oficiais e o tempo de serviço do militar

  14. Merecimento é meu S _ _ _. Aqui na OM três Subtenentes foram promovidos por quê o General da época foi até DAPROM que é aqui do lado e deu a ordem para serem promovidos, que não tem padrinho morre seco na lama. Um deles não corre nem 100 metros, puxa de uma perna, outro cheio de alterações adquiridas no passado e o outro, que DEUS o tenha. Se soubesse que disso tinha dado meu nome também.

  15. Os critérios de promoção mudam a cada QA e ao Bel prazer dos of. Da comissão de promoção. Uma ligação para o quartel e uma vida inteira dedicada a pátria vai pra vala, por isso o famoso “rascunho” que “some”,vai pro lixo… Essa é a vida do Sten. Um garoto de 19 anos com 10 meses de curso “vira” Tenente e um Sten com 25 anos de serviço “não tem condições”. E isso sem falar nas peixadas e irregularidade que todos nós sabemos que acontece. Mas basta dar uma medalha ao judiciário e pronto, nem olham nossos processos e já perdemos… Acorda judiciário… Vocês estão sendo enganados… Esses caras desprezam vocês…

  16. Além dos aspectos apontados , a atual política de remuneração nas forças armadas, provocou uma quebra de paridade entre militares no mesmo posto, sei de caso concreto de sargento que chegou a capitão de corveta na marinha e quando ele foi para a reserva remunerada , recebia um posto acima, recebe como capitão de fragata, contudo , um amigo da família e trabalhando no mesmo posto em novembro de 2020 recebe 4000 reais a mais, no mesmo posto, a razão, e a atual politica de remuneração, pois o sargento que chegou a Capitão de Fragata não tem os cursos que não eram oferecidos a ele como oriundo do quadro de praças ao Oficial….. isso se repete com inumeras pensionistas e víuvas, mesmo posto e salários bem diferentes….. poderia ser evitado se fosse pensado nos que estão na reserva remunerada e que o salário dos que estão em serviço das forças armadas no mesmo posto não ganhem mais que os que tem o mesmo posto , quebra de paridade , complicado mesmo. Desastroso, nunca imaginei que é um governo de um ex militar fariam isso com a própria classe… e dizem que esse governo que seria ótimo para militares…. pergunte isso a pensionistas e viúvas e graduados que chegaram a oficial e recebem atualmente bem menos que colegas no mesmo posto em média 20% a menos após essa reestruturação que provocou várias distorções e injustiças…..

  17. Boa noite entendo que todos os militares da MB, EB e FAB, praças de carreira que foram aprovado em um concurso de admissão em uma escola de Formação de Sgt são pessoas altamente capacitados a passarem em outros concursos, não adianta Eb ame-o ou deixe-o, vamos estudar próximo concurso da PRF/PF vai ofertar 4.000 (quatro mil) vagas e nosso somos capazes. O que mais tem na PF e PRF e sargento feliz com os 13 (mil) limpo.

  18. Sou do tempo que militar era valorizado e tinha status pois recebia bem e era respeitado em todos os lugares e até pela PM e o sonho de todos era ser 3° Sgt de carreira só para ter estabilidade e não se preocupava com promoções pois ganhava bem e hoje ganha muito mal e bem menos que PM de muitos Estados e todos sabem que plano de carreira não resolve se ganha pouco e tem muitos Ten, Cap e até Maj indo embora por causa de baixos salários. O que precisa é equiparar no mínimo a PM do Distrito Federal que agora mesmo recebendo mais em 2020 ainda tiveram aumento, nem todos podem como praças a chegar a Cap e Oficial a Gen, más com bons salários acaba a evasão das forças e o chororo com plano de carreira que não adianta nada se ganha baixos salários. Isso começou a ficar ruim a partir de 1990 pois antes no Regime Militar era diferente com bons salários, status e respeito.

  19. Eu entrei no Exército em 1996 como recruta, queria engajar como cabo no EB, mas não me deixaram fazer o CFC porque no meu pelotão tinha 2 Sd que levavam umas coisinhas alucinógenas pro Comandante do Pelotão, e eles tiveram prioridade para fazer o CFC. Sairam cabo, e no ano seguinte, sem a costa quente do Tenente, foram mandados embora, expulsos.
    Eu, que, devido em minha cidade não existir emprego na época, havia entrado no Exército para conseguir me empregar mesmo que fosse por 4 anos (para quem se lembra, o engajamento era só 4 anos), quando vi como o jogo de cartas marcadas que era o EB, tratei logo de passar na EsSA, e passei em 96 mesmo.
    Desde o dia 29 de novembro de 1997, eu tinha em mente apenas sair ST, e completando meus 30 anos de serviço, ir embora pra reserva e curtir a vida.
    Daí veio esta lei maluca do final de 2019, e eu implorei a Deus em minhas orações para o que o EB não fizesse como em 2000. Eles poderiam muito bem ter publicado: Da lei pra trás 30 anos, da lei pra frente 35. Quem ai não perdeu a LE por uns dias?
    Deus atendeu minhas orações e eles só colocaram o pedágio. Ufaaaaaaa.
    Agora, com meu tempo de trabalho rural, eu já tenho 28 anos de serviço fechado, vou pagar mais 8 meses de pedágio e em julho de 2022 vou embora muito feliz para a reserva remunerada.
    O que eu quero dizer com isto?
    Pessoal, opinião e o orifício por onde termina nossos sistema digestivo, cada um tem o seu. Mas na minha humilde opinião, a gente não precisa de estrelinha na farda pra ser feliz não.
    Agora com este chaqao, nosso salário até melhorou um pouco. Eu mesmo, que nem ia fazer esta m…, resolvi fazer depois que eles falaram que iam pagar 10%. Depois o Bolsonaro aprovou a lei 2019 que fez com que meu salário subisse mais de 800,00 liquidos (já abatido o IR). Velho, tá bom pra caraca (olha o relampiano).
    E olha que eu nem tenho a situação financeira tão boa assim, pois perdi minha mãe no CFS e fui parar no extinto 4º BIB, em Osasco. Saí de lá por interesse próprio, e por isto, até hoje só tenho uma movimentação por interesse do serviço.
    Mas vejam bem: dinheiro pra ficar rico, a gente nunca vai ter mesmo. A saúde e a família são bem mais importantes. E depois que a gente vai pra reserva, sendo general ou cabo (tem uns militares são cabos da reserva lá na SIP, onde trabalho), seremos todos velhinhos aptos a participar do programa “Os velhinhos se divertem” do Sílvio Santos. A roupa civil não tem divisa.
    E depois que a gente cai numa cama de hospital para morrer (se tivermos sorte de termos uma vida longa e feliz antes), é game over mesmo. Fim. E se tem algo depois do fim, ninguém sabe, pois até mesmo Deus é apenas teoria.

  20. Na medida que tentam comparar as carreiras dos graduados das três forças ,caem em um erro crasso fomentado insatisfação entre as forças ,até a graduação de Subtenente ou seu equivalente Suboficial elas se assemelham ,mas com algumas diferenças de oportunidades desiguais ,ou seja , usam todos desiguais para financiar as carreiras de alguns ,desprezando todo esforço pelos quais passaram seus pares .

  21. O PL 1645 talvez pudesse resolver algumas coisas mas os Praças não participam da elaboração do seu respectivo Plano de Carreira, infelizmente é figura decorativa o tal “Adjunto de Comando”, existem muitas distorções. Seja para o Corpo de Tropa ou para o ar condicionado as regras precisam ser as mesmas, se a carreira é a mesma, ou que criem um Quadro exclusivamente administrativo. As transferências em alguns casos são chamadas de “necessidade do serviço” somente para justificar a indenização porque além das promoções ao QAO elas também em dados momentos são bem obscuras. O que o Exército não entende que valorizar vai muito além das estrelas do QAO, o problema não está no final da carreira, está no meio, valorizar o praça não passa por lhe promover há poucos meses ou anos de encerrar a carreira, mas nossos amados generais não se importam com isso.

  22. Talvez seja uns poucos benefícios que os Sargentos possuem na carreira e vcs querem tolher isso por inveja, recalque, frustração etc. Li muitos dizendo que fulano foi promovido com tantas prisões, mas aí eu pergunto: é a regra? Não meus camaradas, não é a regra, é exceção. Então não peguem casos isolados e transforme-o em regra. Favor, não beba se for escrever. Um abraço a todos.

    1. Sou mais acabar e ter o Sub Mor para valorizar a carreira dos graduados ,pois nem todos chegam ao QOA ..alguns até merecem ,mas como visto nos comentários ,nem todos.

    2. Desculpe nobre, você não sabe de nada. Isolado uma M _ _ _ A. Aqui na Brigada tem uns tantos que foram promovidos com passados amargos. Tem até um que roubou no pagamento dos recrutas, quando era furriel. Informava recrutas que já tinham dado baixa e dividia com o Subtenente.

    3. Anônimo no 8 de dezembro de 2020 a partir do 13:00….Este vestiu a carapuça, no minimo é um alterado cheio de punições, puxa saco, etc…..que não merece a promoção que teve, e sabe disso.

      1. Anônimo no 10 de dezembro de 2020 a partir do 07:55…Para seu conhecimento sempre fui promovido por merecimento em todas as graduações e sempre entre os primeiros. Nunca puxei saco de ninguém, aliás sou tido como “ponderador”, apenas me tornei um profissional competitivo, fiz cursos, monitor duas vezes, Adj Cmdo, e algumas medalhas. Tenha autocrítica, não tenho culpa e ninguém tem, se você é um profissional medíocre.

  23. Diário oficial da União de hoje 8 dez tem publicação do presidente da República dizendo que as promoções ao posto de Coronel ocorrerão somente por merecimento a contar de jan 21 por se tratar do ultimo posto do oficialato. Se fizermos uma paridade com a carreira do praça varios irao para reserva como primeiro sargento. Se esta ruim, cuidado pois pode piorar. Sawubona

  24. Fui promovido a QAO, agora em 2020, com 93 pontos no FVM, conceito acima de 9,5, fui Brigada, Medalha Corpo de Tropa e as outras básicas (sem Pacificador e sem Max Wolf), estava no universo de Alto Rendimento no SGD e fui “MB” de ESA, “MB” de CAS e “E” no CHQAO e a minha FIPROM do Comandante foi “E”. No QAM fiquei um pouco acima da metade dos que foram promovidos. Acho que as regras que o camarada colocou antes, estão de acordo. PAZ e saúde a todos.

  25. Bom meus camaradas, não é segredo para nenhum militar com um mínimo de verdade intelectual que os Processos de Transferências, Concessão de Medalhas e Promoções (a QAO particularmente), são eivados de vícios, ilegalidades e consequentemente de muitas injustiças. Qual o militar com alguns anos de serviço, que não presenciou ou mesmo não já sofreu com isso, acontece que cá (na vida castrense) como lá (na vida “secular”), muitas vezes também reinm as leis no silêncio, do não se envolver e da farinha pouca meu pirão primeiro, afinal, todo sistema corrupto só subsiste porque os que de alguma forma levam vantagem o convalidam.

    1. Ter até algumas medalhas no peito não garante nada, porque acontece de um praça ter muitas medalhas e na hora de ir para uma boa comissão, vai um que não tem nenhuma.

  26. Essa jabuticaba deveria acabar com a entrada do SO Mor ,com soldo que realmente motive sua promoção , esse negocio de QOA somente atrapalha ,o militar não é mais aceito ou visto como pertencente aquele grupo de origem e também é visto com restrições no grupo dos oficiais ,isso somente enfraquece a carreira de graduados e o próprio militar não se sente confortável na nova posição que ocupa ,muitos já saem da ESA com esse pensamento de ser um oficial a caminho onde a maioria nem sabe se chegará lá ,gera uma desunião entre os mesmos e até com colegas de outras forças por pensarem assim .

  27. Para ajustar esse chororo todo ai…seria correto pararem de formar Oficiais e Sargentos de Carreira por, no minimo uns 10 anos, por que é muita boca pra pouca teta…sem contar que ficam aquartelados só fazendo o M1A1 e ainda, se surgir missões não querem ir porque se julgam antigos com 3 ou 4 anos de serviço. Esse é o Brasil…e esses são os altos estudos que irão defender nossa soberania…..kkkkkk

  28. Caros amigos, li tudo que vcs generosamente dividiram aqui. Gostaria de contar um pouco da minha história. Em 1991 passei entre 40 vagas para Administração, na Federal, e como minha origem era simples e estava de saco cheio de não ter nada resolvi fazer concursos e naquela época, os concursos militares eram muito tentadores. Passei em 2º lugar para ESA e fui para Minas, lá consegui até a 4 prova média 10, depois sofri para sair sargento, finalizando minha passagem por lá como 360 de 365, isso mesmo, fui mal. Continuei falando mal e com conflitos pessoais, conceitos ruins, fazia meu trabalho, mas era dificil como pessoa e militar. Durante os anos acumulei todas as caronas possíveis, como 3º Sgt até como STen. O que mudou minha vida foi perceber que o erro era meu, mudei minhas posturas como 2º para 1º Sgt, trabalhei, fiz cursos, fui monitor, fui chefiar TG e sem a necessidade de pedir favor para ninguem, fui promovido 3 anos depois que minha turma foi. A regra para alguns em qualquer ramo de atividade do ser humano no mundo seguem parametros e exceções. Segui a regra e briguei por minha conquista, não fiquei chorando pelos cantos. Durante meu processo, chamei vários amigos a seguirem comigo, apenas 1 aceitou a jornada e foi promovido, outros continuam com o mesmo argumentos.

  29. Se a situação Senhores esta feia no EB imagina na FAB, conheço militar professor de educação física formado na UFMG e a FAB paga a este militar executando função de Sargento, escala de serviço apertada 2800,00, a PL 13954 so veio para destruir pois mesmo ele dedicando como Sargento não o recebe e como ja tem 22 anos de serviço e quase 17 só de cabo não pode ter outra função fora da caserna como se diz se pedir para ir embora vai proporcional 1 salario e pouco. Ai onde tem valorização seja na FAB ou no EB so ferram os praças e quem se dedica a PL so veio ´para favorecer oficiais e destruir , QESA, QES E Sargentos

  30. Esse QAO como prolongamento da carreira do praça foi extinto em 1988 em decorrência da constituição federal/1988, onde foi dada nova redação para o ingresso nos cargos de oficial.

    A carreira de praça vai até subtenente onde é permitido o acesso nos cargos de militares brasileiros natos e naturalizados, quando termina a habilitação do CAS.

    Após a carreira do praça encontra o ingresso na carreira de oficial como 2° tenente, portanto essa cargo exige nova habilitação para o acesso ao oficialato, os cargos de oficiais são providos por somente por brasileiros natos.

    Não existe desde a constituição federal de 1988 o ingresso da carreira de oficial de praça por promoção por antiguidade ou merecimento, principalmente com a habilitação de praça, seria o mesmo que admitir que o brasileiro naturalizado pode ser oficial das forças armadas, o que seria inconstitucional.

  31. Trazer à baila esse assunto é importante para despertar a realidade , alguns que concluem o curso da ESA acham que já saíram oficiais ,até mesmo com seus próprios colegas de turma ,penso ser o doutrinamento somado a pouca maturidade e cabeça fraca , isso só atrapalha a união do combatente junto a tropa ,pensando ser diferenciado ou superior , seria mais um motivo de repensar essa estrutura que não contribui em nada para força .O que realmente faz diferença é o dinheiro no bolso a altura de sua dedicação trazendo um conforto adequado para sua família .

  32. Rapaz somos subordinados ao mesmo ministério, mas aqui na FAB, não tem essa de pontuação, se o cara está no mínimo no bom comportamento e não está sub júdice, a turma toda era promovida de 7 em 7 anos antes da reforma é claro! e no caso do graduado se quiser ir a oficial, existem três opções:

    1°- Se o graduado tiver nível superior pode fazer concurso na área de engenharia ou do quadro complementar para as demais graduações que a FAB aceita. Em ambos os concursos, os caras saem 1° tenente e vão até coronel, sendo que o pessoal de engenharia pode chegar ao generalato.

    2º – O graduado que se formar na EEAR nas especialidades Básicas que dão apoio para a aviação, podem fazer concurso interno a partir de 2º SGT e sem ter graduação de nível superior. Saem 2° tenente e podem chegar até coronel. e;

    3º O graduado que se formam na EEAR nas especialidades de serviço, só podem agora ser oficiais, quando chegarem a SO com altos estudos e só podem chegar a Capitão, ou seja, com 35 ou mais anos de serviço.

    Resumindo: Na FAB ou o graduado estuda para ter uma graduação ou escolhe as especialidades que dão apoio à aviação que com isso podem chegar aos postos mais altos da força ou os que não estudaram o suficiente ou escolheram as especialidades erradas e mesmo assim terão que esperar ir a SO e ter feito os altos estudos e depois fazerem o concurso para depois de formado, conseguirem ir até capitão. Mesmo assim, ao meu ver, o graduado da FAB tem várias oportunidades de conseguir ir ao oficialato.

    1. Até concordo com as oportunidades porém desproporcional ,algumas especialidades o numero de vagas é bem reduzido em relação a concorrência ,enquanto outra sobram vagas , ou seja, existem oportunidades mais para constar no planejamento ,bem diferente do EB .

    2. Josias, me desculpa a colocação, não existe isso de não estudou ou escolheu a especialidade errada. Você escolheu a especialidade que mais se identificou na FAB e é injusto alguns poderem fazer prova e ir até coronel e outros não sendo que todos passaram pela mesma escola de formação e ficaram o mesmo tempo pra se formar. Deixa a FAB, por exemplo,sem os SAD ou os SGS pra ver o caos que vira, ou seja, se a especialidade é menos importante que outra aos olhos da FAB então pra que ela existe?No EB e na MB não tem essa distinção na hora de ser promovido. Me desculpa se eu pareci grosseiro ou algo do tipo, mas só gostaria de deixar a minha opinião sobre essa situação, que pra mim é errada, na FAB. Fica na Paz.

  33. O qao é inconstitucional.
    Viola a sumula vinculante 43.
    O sargento tinha que ser reconhecido e ganhar bem, isso sim.

    Súmula vinculante 43-STF: É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.
    STF. Plenário. Aprovada em 08/04/2015

  34. Não conheço a estrutura do EB mas parece que existe uma tradição muito forte em relação a meritocracia , reconhecimento, e o mais visível são medalhas para haver uma diferenciação e motivação em relação a produtividade dos feitos ,acho muito bom ,coisa que em outras forças quase não existe ,talvez essa estranheza com tudo isso ,todavia militares da FAB ,apesar de não ter isso, realizam muitos cursos para ficarem operacionais pois lidam com equipamentos de milhões de dinheiros ,não importando a moeda , e precisam ter uma reformulação de suas carreiras , mostro essa realidade para saberem como funciona outras forças e suas particularidades .

  35. Meus caros srs
    Eu sou da turma de 1992, fui ultrapassado por 93 e sai com 94. Tive algumas punições no começo da minha vida militar, nota baixa na formação. Ao sair 1º Sgt procurei ver o que poderia fazer para sair QAO: credenciamento, curso, monitor, TG, enc mat, TAF E, trabalhar corretamente e ter reconhecimento dos pares , subordinados e superiores, pois bem, fiz e cheguei com muito atraso, mas consegui sair, com muito esforço da minha família, era um dos últimos da minha turma, mas dei a volta por cima, não fiquei reclamando, apenas fui pró-ativo e trabalhei duro. Se eu consegui, sem bajular, apenas trabalhando, todos conseguem, mas o único problema é que muitos não querem pagar o preço, é mais fácil colocar a culpa nos outros. Desculpe se ofendi alguem, apenas dou meu testemunho.

  36. Existe um estudo que está sendo debatido ,mas o grande publico ainda não tem acesso para não causar impacto negativo no ano eleitoral , passarinho verde .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo