Artigo do general Silva e Luna: “A saga que R$ 2 não contam”

Imagem: Jorge Braga - Goiás 24 horas

A saga que R$ 2 não contam
Essa é a parcela da Petrobras no preço da gasolina, que ajuda a mover o Brasil

Joaquim Silva e Luna*
Nas mais de 5 mil cidades brasileiras e rodovias País afora repete-se, todos os dias, a cotidiana cena de consumidores abastecendo veículos em postos ou, ainda, comprando botijões de gás de cozinha (GLP) em revendas. É bem provável que, nessas situações, nem o consumidor nem o revendedor se lembrem da extensa cadeia de eventos que antecedeu tais ações rotineiras, menos ainda dos agentes envolvidos.
Dentre estes, sem dúvida, está a Petrobras, que investiu maciçamente ao longo de quatro décadas para propiciar 80% dos combustíveis ofertados no País. Em cada gota de derivado vendida há o suor de dezenas de milhares de trabalhadores. Por ano, manter as operações consome aproximadamente R$ 90 bilhões e investir em sua expansão, outros R$ 50 bilhões.
Tudo começa dez anos antes, quando a companhia adquire o direito de procurar petróleo e gás em áreas da União. Em seguida, um exército de geólogos e geofísicos, os “caça-petróleo”, analisa em supercomputadores informações extraídas em camadas a 7 mil metros abaixo da superfície do mar. Encontrar petróleo não é garantido.
Quando o óleo é encontrado, poços são construídos até os reservatórios, válvulas são instaladas no fundo do mar e delas saem dutos levando o óleo para os navios-plataforma. As melhores reservas da empresa, no pré-sal, estão hoje a 300 quilômetros da costa.
A logística que permite que o petróleo chegue ao cliente também é extremamente complexa. O óleo vem para o continente por meio de dutos e navios. Em terra é levado às refinarias, que separam desse óleo as frações de gasolina, diesel e gás de cozinha, dentre outros derivados.
A sucessão de esforços da Petrobras para entregar nas refinarias combustível de qualidade é compensada, no caso da gasolina, com apenas R$ 2, dos cerca de R$ 6 que o consumidor paga ao abastecer.
Nas refinarias e nos terminais da Petrobras, a gasolina, o diesel e o GLP são vendidos às distribuidoras, que promovem a mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina e de biodiesel no diesel, além de envasar o GLP em botijões. Depois, os combustíveis seguem para as revendas. Como não participa da distribuição nem da revenda, a Petrobras não tem poder de decisão sobre o preço final ao consumidor.
O que acontece a partir da saída do combustível das refinarias da Petrobras até a bomba, que faz, no caso da gasolina, o preço triplicar? Merece uma reflexão o fato de que o ente que assume quase todos os riscos operacionais e financeiros típicos do negócio do petróleo seja responsável por apenas um terço do preço final do produto. Distribuidores acrescentam, em média, R$ 0,59. A mistura de 27% de etanol custa R$ 1,02. Somados, tributos levam R$ 2,50, mais do que a fatia que cabe à Petrobras (estimativas com dados da ANP entre 22 e 28 de agosto de 2021). Tributo estadual, o ICMS corresponde a R$ 1,65 por litro de gasolina, em média, fatia próxima à da Petrobras.
Por previsão constitucional legislativa, o ICMS integra a sua própria base de cálculo e incide sobre o preço final do produto. É diferente do que acontece com a Cide e com o PIS e a Cofins, cobrados em valores fixos por volume ou quantidade vendida, incidindo sobre o preço comercializado pela Petrobras, independentemente do preço final. Dessa forma, sempre que se reajustam os preços na refinaria, há incremento do valor do ICMS não só sobre essa parcela, mas sobre todo o preço final de venda ao consumidor, ampliando seu efeito final.
Essa lógica vale para a tributação sobre a gasolina, o diesel e o GLP. Tributos federais, PIS e Cofins estão zerados desde março/2021 no caso do GLP, quando destinado ao uso doméstico e envasado em recipientes de até 13 kg.
Não há dúvidas sobre a importância da arrecadação para prover recursos para políticas públicas que precisem ser implementadas. O problema é o excesso de arrecadação em insumos energéticos vitais para a movimentação da economia.
A Petrobras não tem o monopólio da comercialização de combustíveis nem condições de investir, sozinha, para atender à demanda. Por esse motivo adota como referência de preços a paridade internacional. Hoje, um quinto do mercado brasileiro de gasolina e diesel é atendido por importadores. Dessa forma, a paridade permite que esses agentes importem, assegurando o abastecimento do mercado.
A devida remuneração das atividades da Petrobras, originada, em grande parte, pela parcela a que tem direito no preço nas bombas, gera ganhos para toda a sociedade. O impacto das atividades exercidas pela companhia representa cerca de 4% do PIB, amplificado por toda a cadeia produtiva nacional. Quanto mais consistentes são seus resultados, mais a Petrobras paga de tributos – R$ 375 bilhões nos últimos dois anos – e dividendos – este ano, R$ 42 bilhões, dos quais R$ 15 bilhões à União.
Sensível aos anseios da sociedade e consciente do impacto de suas atividades, a Petrobras se esforça para continuar merecendo a sua confiança para perseguir a excelência de suas atividades, com respeito ao meio ambiente e às pessoas. Diante do efeito multiplicador que a Petrobras proporciona, os R$ 2 de sua parcela no preço da gasolina ajudam a mover o Brasil.
*PRESIDENTE DA PETROBRAS
ESTADÃO/montedo.com

26 respostas

  1. Ou seja, 30% para as distribuidoras. O etanol sai por R$ 3,77 o litro, talvez com uma carga de impostos embutidos. R$ 0,85 deve ser imposto federal fixo. Quem carrega a bola é o ICMS, apenas usufrutuário de quem produz. Se há impostos no etanol e biodiesel para as misturas eles deveriam ser zerados também e o ICMS ser fixo, em valor igual ao federal no produto final.

    1. Uma vergonha… Vivi para ver um general de Exército mentir descaradamente para um veículo de mídia… Mentir e omitir dados relacionados ao combustível vendido aqui no Brasil…
      Real é a 7ª moeda que mais se desvalorizou em 2021 – https://www.poder360.com.br/economia/real-e-a-7a-moeda-que-mais-se-desvalorizou-em-2021/
      https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/09/militares-que-comandam-estatais-acumulam-salarios-e-ganham-entre-r-43-mil-e-r-260-mil.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa

      1. Ah… tá… vc é assinante da FOLHA. Dá para entender a vergonha. Sabes quantos zeros nossa moeda já perdeu? Sabes como foram pagos os auxílios emergenciais? Sabes de quanto foi o prejuízo causado na nossa economia pelos Lockdowns? Sabes o que é interesse geopolítico e quais são seus agentes no Brasil?

  2. Esse general, caso a Petrobras fosse da iniciativa privada, jamais seria diretor. Infelizmente a Petrobras virou um cabide de emprego. O ICMS sempre existiu. Quando a gasolina custava 2,50 também tinha ICMS. Diminua o preço que saí da refinaria que todos os impostos diminuirão proporcionalmente…

  3. …”os R$ 2 de sua parcela no preço da gasolina ajudam a mover o Brasil.”…

    – Gasolina está mais cara no Brasil do que no exterior há 12 meses.
    – Preço da gasolina no Brasil está cerca de 25% acima da média internacional, o que significa que importar gasolina está mais barato para os distribuidores do que comprar da Petrobras.
    1) Petrobras e o Banco do Brasil são estatais de sociedade de economia mista.
    2) São empresas em que o seu capital é formado por dinheiro público e privado.
    3) Portanto, o Estado não é o único proprietário, muito pelo contrário.
    4) Os investidores querem e buscam lucros (o que é justo e óbvio).
    5) Então a matemática é SIMPLES, preços combustíveis estão diretamente atrelados ao câmbio do dólar, Bolsa de investimentos, e mercados nacional e internacional.
    Digo,
    Hoje o maior vilão desses valores exorbitantes, R$ 7,00 em algumas cidades, são as variações do câmbio do dólar.
    …”Efeitos do dólar, o câmbio também interfere no preço da gasolina por aqui. Isso acontece porque, desde 2011, o país voltou a consumir mais do que produz e aumentou a quantidade de gasolina que importa do exterior, que é paga em dólares.”…
    Assim,
    Tudo acima pra dizer que as estupidezes presidencial de ameaças de ruptura democrática e ataques as Instituições, ‘sacodem’ o câmbio e Bolsa.
    Consequentemente, sobem os preços dos combustíveis.
    Subindo os preços dos combustíveis…sobe tudo, somos um país ‘sobre rodas’.
    Mais uma pra conta desse inapto, incompetente e inábil para o cargo.
    E, enquanto isso, pensam o minios:
    “BOZOnaro, o incorruptível.
    Clã Bolsonaro eternamente no PODER.”

    Jesus! Tenha dó dessa Nação à deriva.

    1. Caracas… cada analista que me aparece aqui que vou te contar. Camarada, apresente uma lista de todos os atos inconstitucionais que o Presidente tomou contra o Congresso e o STF, por favor, se quiser ser ouvido outra vez.

    1. Vc acha normal pagar quase 70% de imposto em um produto?? Se vc fosse comprar uma cadeira de R$ 50,00 onde o imposto só fosse cobrado no caixa, como nos EUA, na hora de pagar vc desembolsaria R$ 85,00. E isso pq esse seu ICMS ainda é considerado “baixo” comparado a outros estados.. Aí eu Pergunto novamente: vc acha normal? Não é normal não amigo. O ICMS é muito, mas muito alto sobre os combustíveis.

  4. Escrita fluída, leitura fácil, mas quem já correu os olhos na obra de Darrel Huff “Como mentir com estatística” não se deixa ludibriar por argumentos simplórios.

    Dois reais??? Os milhares de centavos não contam??? O presidente da empresa omitiu ao menos R$0,30 (trinta centavos por litro), em um tanque de 50 litros isso dá R$15,00. Em milhares de litros comercializados dará quanto? Vai enganar o cão!!

  5. Continuando,
    Lembro que essa Nota do gen Silva e Luna antes do ‘7 de setembro’ é apenas jogo de cena do Meçias e seu Centrão militar pra empurrar a conta da alta dos preços aos governantes estaduais (ICMS).
    Jogar pra galera bozominion, que a parcela da Petrobrás é “só” de R$ 2.
    Pois é gen Silva e Luna, com seu salariozinho de quase 200 mil reais, eu também assinaria qual notinha burlesca e de meia verdade.
    Tudo para manter minha boca rica no governo.
    Mito! Forever.

    1. Esqueceu de falar na PLR.
      O que a Petrobras paga de Participação nos Lucros e Resultados supera quase sempre o próprio salário dos seu funcionários.
      A CEF e todas as estatais pagam PLR.
      Entendem agora porque quando escutam a palavra PRIVATIZAR ficam loucos?
      Acabar com a PLR, diminuir impostos é o caminho.
      O resto e papo furado.

      1. Um produtor rural ganha sobre o que produz. Se não produz nada, não ganha nada e também não compra nada e não paga nada de impostos. Já na industria e comércio, cada empregado com seus direitos trabalhistas ocupa o lugar de + 1 desempregado que poderia estar empregado no lugar dos direitos trabalhistas daquele. O certo seria acabar com o PASEP, o PIS, o seguro desemprego, as férias + 1/3, o FGTS, a licença maternidade, a licença paternidade, cestas básicas, auxilio transporte, auxilio alimentação, auxilio saúde, etc. Há muitos apaniguados empregados com plenitude de direitos onde os direitos ocupam lugar de gente desempregada. Tá na hora de dividir esse bolo.

  6. Certos dados não tenho como checar mas, o combustível subia toda semana e a culpa era do presidente da Petrobrás. Entrou na empresa um general, teoricamente baixaria os preços mas, esse general vem a público dizer, em outras palavras que ” não pode fazer nada e o brasileiro vai pagar a conta na bomba”.
    Será mesmo que os brasileiros precisam de uma estatal de petróleo? A quem beneficia uma empresa de petróleo estatal? Eu tenho que sustentar a pão de ló esse pessoal? Tô desconfiado que este general só foi para lá mandar pintar meio fio, apagar as luzes das salas vazias e, encher o saco dos outros.

    1. E os sindicatos? Qual a razão de importar combustível se somos auto suficientes em petróleo? Já imaginou, com esses sindicatos, se toda a produção fosse aqui? Prezado, quem manda nessa estatal ainda são os sindicatos. Apesar de tudo, R$ 2,00 para produzir gasolina é mais barato que óleo de soja, biodiesel, etanol e impostos.

  7. A gasolina está mais cara no Brasil do que no exterior há 12 meses… Preço da gasolina no Brasil está cerca de 25% acima da média internacional…o que significa que importar gasolina está mais barato para os distribuidores do que comprar da Petrobras… Petrobras e o Banco do Brasil são estatais de sociedade de economia mista… São empresas em que o seu capital é formado por dinheiro público e privado… Portanto… o Estado não é o único proprietário… muito pelo contrário… Os investidores querem e buscam lucros (o que é justo e óbvio)… Então a matemática é SIMPLES… preços combustíveis estão diretamente atrelados ao câmbio do dólar… Bolsa de investimentos… e mercados nacional e internacional… Digo… Hoje o maior vilão desses valores exorbitantes… R$ 7,00 em algumas cidades… Não é o ICMS… Como as Fake News propagam aos leigos… E sim as variações de Câmbio do Dólar… Efeitos do dólar… o câmbio também interfere no preço da gasolina por aqui… Isso acontece porque… desde 2011… o país voltou a consumir mais do que produz e aumentou a quantidade de gasolina que importa do exterior… que é paga em dólares… Sendo assim… Tudo mencionado acima… para dizer que… a estupidez presidencial onde ameaças de ruptura democrática… e de ataques as Instituições Democráticas… causam forte turbulência no Câmbio e na Bolsa de Valores… o nome disso… Instabilidade Política… Consequentemente… sobem os preços dos combustíveis… Subindo os preços dos combustíveis… Aliás… Sobe tudo… Pois somos um país “sobre rodas”… Mais uma para conta do despreparado… incompetente… e imperito para o cargo… Um General jogado na Petrobras… Faça-me um favor… Enquanto isso… pensam os minions: “BOZOnaro… o “incorruptível”… Clã Bolsonaro eternamente no PODER”… Meu Deus… Tenha piedade dessa Nação que está à deriva…

  8. Apesar de tanto explicar, os bolsoburros ainda insistem como essa historinha de ICMS. Uns por pura ignorância e outros por orgulho de não admitirem que foram feitos de otário. Quando se tenta explicar, vem aquele deboche por parte deles.

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