Pedra cantada: Exército aumenta o tempo de permanência nas graduações.

POSTOS E GRADUAÇÕES

Na área de comentários, está havendo uma revoada de leitores , pedindo um posicionamento do Blog sobre a fixação, pelo Exército, do tempo médio de permanência de subtenentes e sargentos nas respectivas graduações. Mal educados à parte – esses, aliás, geralmente escrevem  “intertício“(sic) – resolvi tratar do assunto. O que vai a seguir certamente não é o que muitos gostariam de ler, mas é o que penso. Vamos lá.

Qual a surpresa?
Há anos o Alto Comando sinaliza no sentido de estabelecer um paralelismo  entre a carreira dos graduados e a dos oficiais. Não se diz, desde sempre, que o QAO é o generalato dos praças? Pois bem, com o aumento do tempo mínimo de permanência para 35 anos, o conceito vai virar realidade. Assim como a imensa maioria dos oficiais encerra sua carreira no posto de coronel, a massa dos graduados – mantidas as condições vigentes – irá para a reserva como subtenente.
Isso ficou muito claro quando da implantação da reestruturação remuneratória. Ao final, aplicados todos os índices,  um suboficial com Altos Estudos terá um vencimento bruto equivalente ao de um capitão não aperfeiçoado. Ponto.

TEMPOS MÉDIOS DE PERMANÊNCIA NAS GRADUAÇÕES
Graduação Tempo Médio de Permanência
Subtenente 6 anos
1º Sargento 7 anos
2º Sargento 9 anos
3º Sargento 10 anos
           PORTARIA – EME/C Ex Nº 383, DE 7 DE MAIO DE 2021

Notem, não estou afirmando que isso é bom, apenas, que era absolutamente previsível. Os cinco anos de acréscimo teriam que ser diluídos de alguma forma ao longo da carreira. Obviamente, a solução encontrada pelos altos-coturnos não foi a melhor possível.  Ao sair da escola de formação, o tercereba vai penar cerca de dez longos anos até ser promovido, mais nove para ser primeiro sargento. Arredondando, serão duas promoções em vinte anos.
Se serve de consolo, saibam que já foi pior. Nos anos 1980, recém-egressos da ESA, nós, os pica-fumos, tratávamos alguns colegas da mesma graduação de “senhor”. Eram terceiros sargentos, já aperfeiçoados, com até treze anos de formação.

Balão de ensaio
Lembram do sargento-mor? A graduação chegou a ser inserida no projeto de reestruturação e foi retirada às pressas, devido à péssima repercussão junto ao público interno. Como de costume, os generais não se dignaram a aferir o pensamento dos graduados.
Ante o aumento do tempo de permanência, a criação de uma nova graduação é altamente recomendável. Só que a opção dos estrelados foi inserir mais um degrau de sargento, quando ele deveria ser estar acima do subtenente. Esta proposta, que circula nas redes, seria a ideal:

Proposta
Essa também é a proposta do Deputado Nicolletti(PSL/RR), que é ex-sargento do Exército. O parlamentar encaminhou hoje um ofício nesse sentido ao general Braga Netto, ministro da Defesa:

165 respostas

  1. Buenas…
    A criação da graduação de Sub Ten Mor seria bem vinda na FAB, sem dúvidas, a pior carreira dentre os praças das Forças Armadas!!!
    Apesar de tudo….o EB continua sendo a melhor carreiras para praças entre as forças!!!
    Na FAB o praça vai “qualhar” como Sgt e morrer SO!!!!
    Ainda “invejamos” a carreira do Exército!!!

    1. Sou do Exército companheiro, e digo, vocês são FORTES.
      A carreira da FAB é incrivelmente injusta e cruel.
      Somos todos soldados das mesmas FFAA.
      Porém, os senhores totalmente despreciados, complicado.

        1. Nada a ver, na FAB os praças tem a opção de fazer uma prova INTERNA para Oficial e vai até Ten Cel, de forma automática, só é passarna prova. Na Marinha a mesma coisa, e no EB?
          Não existe essa prova. O que existe, novidade, é o CHQAO que vai até Cap e se tiver mérito, não basta só passar na prova, esse é só mais um critério. Dessa forma, não tem o menor fundamento a explanação de que no EB é melhor. Falam o que não sabem.

          1. Douglas,
            Tem prova sim no Exército para as Praças chegarem a Ten Cel.
            Através da EsFCEx, antiga ‘EsAEx’.
            Sim, é uma ‘opção de fazer uma prova INTERNA’.

            Digo, ‘INTERNA’, porque o concurso é feito dentro de instituições militares, “força de expressão”.

          2. Douglas, disse,
            …”O que existe, novidade, é o CHQAO que vai até Cap e se tiver mérito, não basta só passar na prova”…
            Não entendi. …’e se tiver mérito, não basta só passar na prova”…!?
            O militar é aprovado no concurso de admissão ao CHQAO, e se tiver mérito…
            O que o companheiro quis dizer.
            Outra coisa, qual o percentual de aprovação nos últimos três anos ao CHQAO.

          3. E pelo visto vc também está falando o que não sabe. Procure se informar melhor sobre a FAB. É só fazer uma prova que chega até TC? procure saber quantas vagas são por especialidade primeiro, tem especialidade que só abre 1 vaga por ano, as coisas não são tão fáceis e simples como vc pensa não.

    2. É o seguinte camarada, bem a verdade o praça não tem carreira, tem sim é caminhada e cheio de pedras pelo caminhos, alguns diriam que são montanhas pelo caminho. Além disso, não nos inveje, a vida dos praças no EB não é nenhuma maravilha, muito pelo contrário, a única coisa que falta a implementação da chibata, como era na Marinha. Vou esclarecer de uma vez por todas, o pessoal da FAB e os “de Marinha” tem a FALSA impressão que TODOS os praças do EB chegam ao posto de Ten QAO. Isso ocorria até uns 5 anos atrás, de lá para cá o funil ficou apertado e a tendência é só piorar, na verdade extinguir o QAO. Quem “beijou” foram apenas os dinossauros, das turmas dos anos 90, fizeram o “cacauzinho” ou a provinha “rame bola” do CHQAO e vão pegar 73%. O pessoal com pouco mais de 20 anos de serviço, ou seja, 1º Sgt já não esta pegando mais nada, só fumo. Além disso, a diferença da vida do praça do EB e da aeronáutica é gritante, nem se compara, é outra caminhada, TAF fdp, mochila nas costas, formaturas mil, campo, manobra, operação, etc, etc…pracinha do EB vai todo “esgualepado”, como diz o gaúcho, para a reserva, é joelho ferrado, coluna bichada e muitos com problemas psicológicos.
      Então camarada, só vestindo o verde-oliva, nos atuais tempos o camuflado, para saber o que passamos.
      Obs: os que conseguiram sair QAO e ainda estão na ativa, estão pagando caro tendo que assumir funções de Ch da SALC, ALMOX, APROV, Tesouraria, só boca podre.

      1. …”a diferença da vida do praça do EB e da aeronáutica é … TAF fdp, mochila nas costas, …, operação”…
        Opa!
        Para!
        Não é bem assim não.
        Um 3º Sgt ‘antigão’ já não ‘rala’ mais não hoje em dia no EB.
        Tudão numa seção refrigerada.
        Para de embuste.
        Você é que não que fazer TAF.
        Nutelão acochambrado.

        1. E eu aposto o meu que, além de carioca embusteiro, é um 3º moderno com inveja do 3º antigo que está na seção e deve mijar ele o tempo todo.

        2. Anônimo no 20 de maio de 2021 a partir do 22:09

          Já que vc acha carioca embusteiro, vem servir aqui no RJ então. Vai passar o perrengue aqui, onde vc sai para trabalhar e não sabe se volta vivo para a casa…. Se vc acha que é embuste vem servir aqui, pq no restante do Brasil em situação de risco de vida não chega aos pés daqui…

    3. O companheiro gaúcho disse,
      “Buenas…
      A criação da graduação de Sub Ten Mor seria bem vinda na FAB”.
      Digo, “Mas bah tchê!’ Com certeza.

      Porém, aqui, sempre temos a fé de ingressarmos a Reserva remunerada com o contracheque com um valor mais ‘agradável de ver’, o que é justo, tanto para os integrantes do EB e FAB.
      Nos agarramos nesta nossa maior chance e oportunidade.

      “Tamu” ‘cagando’ se no contracheque esta inscrito Tenente ou Capitão.
      O que nos importa são seus números.
      O que acredito ser a mesma posição do irmão de Armas.

      Porém, para os mais jovens Sargentos do Exército, não parece, até aqui, chegar a estes contracheques mais ‘agradáveis de ver’.

      Complicado.

    4. Mentira sua. No Exército não tem prova pra oficial especialista. Além disso, Todos os oficiais da academia vão ganhar o reajuste de 70%, diferente dos oficiais formados na AMAN. Essa restruturação foi pior que 2001. Naquele não diferença entre as forças. A FAB foi beneficiada e o exército não

    5. Quero mais é passar num concurso pra ralar, vou aproveitar meio expediente no rancho pra meter o pé.

    6. Meus amigos não esperem mais nada da nossa Força, uma corvadia, deram tiro no próprio pé. Conheço vários subtenentes e sargentos que possuem negócios fora, o que vai acontecer que esses homens vão ficar desestimulados não tendo rendimento, se preocupando com suas empresas ditas como proibidas pelo regulamento, realizando suas atividades dentro dos padrões normais na caserna, não tendo mais iniciativa para nada. Não é só isso, pode ter certeza que vamos assistir muita saída, pelo fato de muitos tentarem outros concursos, já acontece, só que agora vai aumentar muito mais. Temos também outro fator, muitos vão parar na psiquiatria, com problemas severos de saúde. Infelizmente quem perde é o exército. Esses militares com problema de saúde nem tão cedo irão retornar. Fiquei muito triste com isso, vou até pedir minha reserva daqui a cinco meses e continuar a tocar minha vida fora da caserna, fazer o que mais gosto, empreender.

  2. Como já fazem 26 anos que estou na inatividade, para mim este assunto não interessa mais. Entretanto, fiquei extasiado ao fazer minhas contas e saber que no contra-cheque de julho terei o “expressivo” aumento de R$ 380,00 . Nem sei o que fazer com tanto dinheiro.

      1. Pelo menos no exército os Subtenestes são promovidos a oficial sem prestarem qualquer tipo de concurso, diferente da Marinha e Aeronáutica que fazem concurso, pois além da difícil prova…também tem as vagas limitadíssimas para todos…infelizmente!!!

    1. LuizCarlos, tem algum orfanato, asilo ou gente mais pobre que vc em teu entorno? Gente que não tem o que comer? Se houver, pegue os R$ 380,00 e mais algum dinheirinho que estiver sobrando e faça uma boa ação, cuide de quem precisa muito mais que vc.

      Mas lembre-se sempre: tudo o que é mal tratado, mal cuidado, desaparece da nossa vida.

      1. Não costumo responder a comentário de pessoas que se escondem no anonimato mas, vou abri uma exceção. Você não deve ser militar e por isso não entendeu a mensagem que tentei passar. Por outro lado, ajudar ao próximo é coisa que tenho feito desde que me entendo por gente. Anonimato é um ato de covardia.

    1. Estou rindo aqui, com este comentario, procura saber o que foram os anos 80 mencionados pelo autor, era Sarney e Collor nas forcas armadas, vc vai ver que o problema agora chega a ser pifio.

  3. As praças que foram beneficiadas com a nova lei de remuneração e defenderam a Lei, com suas justificativas, sabiam que muitos outros foram e serão prejudicados. Curso de altos estudos será mais difícil que vestibular pra medicina e pracinha sair oficial nunca mais. Que façam bom proveito os tantos que se beneficiaram, e sintam-se com razão os que criticaram e sabiam que oficial não faz lei que beneficie praça.

  4. Episódios como esse (mudança de interstício) não é novidade na “carreira” dos STen/Sgt do Exército. Sou praça de 1996, Sgt ESA de 2001 e desde então tenho assistido o lamento de companheiros sobre as recorrentes mudanças de interstícios. Teve época que o 3° Sgt permanecia pouco mais 5 anos e ascendia a 2° Sgt. Salvo engano, permanecia-se mais tempo como 1° Sgt antes ser STen. De lá pra cá outras mudanças ocorreram. O que incomoda é a insegurança jurídica de uma carreira não regida por lei de promoções. Ficar ao alvitre de quem não possui empatia com os Sgt é algo ruim. Nunca se sabe a próxima mudança. Só se sabe que ela será para pior. A exemplo da (milagrosa) regra de transição para os acréscimos de tempo de serviço da Lei n° 13.954/19, a alta cúpula do EB resolveu desconsiderar os militares que possuem bastante tempo de serviço e prestes a pedir reserva. Não houve uma preocupação com isso. Fatos como esse me faz duvidar da tal preocupação com a “família militar”, tão difundida pelos caciques generais. Se a proposta de diluir os 5 anos a mais numa graduação acima do STen (independente do nome) parece ser boa e razoável, penso que ela não prosperaria sem uma moeda de troca. Afinal, o que tínhamos para dar de contrapartida já demos (aumento de tempo, aumento de contribuição previdenciária, desconto escroto das pensionistas etc). Se voltasse os interstícios anteriores à Portaria 383-EME, mesmo que tivesse que deixar uma parcela dos STen mofando na graduação (os 30% renegados pela Força) seria menos ruim, pois pelo menos o jovem 3° Sgt não ficaria uma “eternidade” com o soldo e os adicionais mais baixos dos sargentos. Ficar 10 anos ganhando 6% de adicional de disponibilidade é ridículo. Nesse contexto, seria melhor passar mais anos ganhando com um soldo maior e melhores adicionais, ainda que estagnado na “carreira”…os bem aventurados que ingressassem no QAO teriam a chance de diluir esse acréscimo nos postos…

    1. “… Fatos como esse me faz duvidar da tal preocupação com a “família militar…” duvida não amigo, eles estão cagando para nossas famílias. O que eles querem e sempre desejaram é que os praças sejam submissos, que levem suas malas, marcações de consultas e controle de contas pessoais para se pagas sem atrasos.

  5. Eles fazem o praças de palhaço tudo porque e regido por portaria hoje aumenta amanhã diminui etc, fazem o que querem com os praças.
    Porque a dos oficiais e lei e as dos praças não?

  6. Cap Montedo,
    Excelente Nota, esclarecedora e direta aos fatos.

    Até pra mim que estou na Reserva, ‘tranquilaço’, foi um duro golpe.
    Imagine aos jovens Sargentos, uma bomba (descaso e abandono).

    Estou, obviamente, desatualizado das Normas e atuais legislações.
    Pergunto:
    1) houve alteração no número de vagas de oficiais nos diversos ‘QCP’s.
    2) Caso negativo, “não” justificaria deixarem de promover aqueles subtenentes ao QAO.
    3) qual é mesmo a idade limite do subtenente a promoção a tenente, não lembro mais.
    4) todos aqueles que estiverem dentro das exigências legais, completariam tais vagas no QCP.

  7. Não tem condições um negócio deste, observem o Soldo do 3º e 2º Sgt:
    Soldo de 3º Sargento R$ 3.825,00
    Soldo de 2º Sargento R$ 4.770,00

    O 3º Sgt aguardará dez anos pra receber menos de mil reais de aumento do soldo.
    19 anos ganhando praticamente o mesmo salário.
    21 anos de Serviço pra sair 1º Sargento.
    Pagando a conta da reestruturação remuneratória ‘deles’.

    Enquanto ele terá apenas uma promoção em 10 anos.
    Militares de akadimia, três (2° tenente, 1° tenente, e capitão).

    NÃO TEM CONDIÇÕES UMA SITUAÇÃO DESSAS!

    1. Ué… faça uma campanha em rede nacional para ninguém ingressar na escola.

      _Alow, alow, quem quiser ingressar, não ingresse, procure um emprego na iniciativa privada, pague o INSS em dia e espere os 65 anos para se aposentar com mil reais.

      1. Fala Anônimo, Vc deve ser um Servidor de Cafézinho p Capitão. Um verdadeiro Sub BABÃO !!!

        Tenho certeza que muitos que ganham R$ 1000 ae fora tem mais dignidade que esses S Ten de Hoje, que perdem a dignidade Moral por causa dessa Promoção ao QAO.

        Subão o Cafezinho do Capitão é com adoçante !!!

      1. Ué!
        Não era pipoca.
        Já havia até comprado uns milhos de pipocas.
        Decidam aí, depois me avisem.

  8. Olhando pelo lado positivo ,acho muito bom fixar um patamar de graduação fazendo com que tenhamos uma valorização dos graduados ,pois muitos se acham oficiais mesmo não o sendo e isso é ruim para carreira e gera para alguns uma uma segregação dificultando o andamento da missão e talvez nem todos são bem aceitos dentro dos novos quadros .

    1. O interstício dos oficiais também aumentou, meu amigo. Procurem se informar antes de querer inflamar a tropa.
      Antes de reclamar de salários, olhemos nossas atividades e os que estão ao nosso redor. Não se compare com outros. Se você não quiser confiar em seu Comando, não confie, mas não terá com quem contar.

      1. Vocês têm três promoções em dez anos (2º Ten, 1º Ten e Cap).
        O 3º Sargento passará dez anos na mesma graduação.
        Você é um tremendo cara de pau!

      2. O aumento do interstício de vocês é para permanecer no mesmo posto no final da carreira. Em 10 anos vocês tem três promoções, o pracinha se amargura com uma única promoção. Em 10 anos vocês já são capitães antigos, em 10 anos o 3° Sgt ainda é 3° Sgt tirando guardas e indo para infinitas missões. As promoções de vocês são regidas por LEIS, o praça é regida por PORTARIAS, na qual sempre ocorre infindáveis modificações e sempre para pior. Não tem como comparar, né, 2010?

  9. Isso era visto, o sargento nunca foi valorizado, e alguém teria que pagar a conta. O inimigo é interno e usa farda verde Oliva.

  10. Senhores, só lhes restam uma saída, ‘papirem’ e vazem!
    Você passou no concurso da ESA, tem intelecto pra serem aprovados em outros.
    Nunca vi uma injusta e descaso tão grande em toda minha vida.

    Conheci companheiros que vazaram para outras instituições públicas, as vezes, de menores vencimentos.
    Porém, com tempo de sobra pra continuarem ‘papirando’ para outros concursos públicos e melhores salários.

    “Só o papiro liberta!”

  11. Sim né, oficial tira serviço de dormir de coturno no máximo 3 anos, enquanto o sargento fica a vida toda tirando serviço e carregando o piano.

  12. Jesus!
    O que é isso.
    Dezenove anos ganhando praticamente o mesmo salário.
    Baita economia ao orçamento das FFAA.
    Jesus!
    O que é isso.
    Alguém tem que fazer alguma coisa.

  13. Um infeliz que leva uma eternidade num Quartel de Segurança Máxima, convenhamos: merece, quando livre, receber os tais “Altos Estudos”. É estarrecedor !!!!!!!!!!!

  14. Valor do salário mínimo está em R$ 1.100,00
    – Soldo de 3º Sargento R$ 3.825,00
    – Soldo de 2º Sargento R$ 4.770,00
    O 3º Sgt aguardará dez anos pra receber um aumento do Soldo inferior ao valor do salário mínimo.
    – qualquer promoção nas ‘Top 10 profissões’ que menos pagam no Brasil.
    – em nenhuma delas, após dez anos, qualquer profissional teria aumento inferior a um salário mínimo.
    Inacreditável.

  15. Até aqui nenhuma novidade, tudo como d’antes. Resta ver se
    quando “tocar avançar” será que o Elo Fundamental avançará?

    1. O EB realmente é muito justo! Sejam bem vindos ao mundo do pessoal do Quadro Especial, agora sentiram na pele o que é ficar anos na mesma graduação.

  16. Ué, lembro muito bem da histeria quando tentaram criar o posto de sargento-mor, mas muitos foram na onda das associações, que tem como único e exclusivo compromisso seus próprios interesses… agora meu amigo, só lamento…

    1. Queriam criar o SGT MOR para o 1º Sgt não ser promovido a SUB TEN e ter que CONTINUAR tirando serviço ad eternum.

      Por que não criaram o SUB TEN MOR? Não, pois assim fica fora da escala…

      É cada comentário viu…

      1. Sou a favor da seguinte possibilidade: ter na graduação o Sgt-Mor, entre 1° Sgt e ST, e ST-Mor ou SO-Mor, após a graduação de ST/SO. Repare bem! Seria um aumento na remuneração, mais auxilio-fardamento… Acho que seria interessante, sem contar que o 3°Sgt não ficaria 10 anos na mesma graduação.

        1. Vcs reclamam de Barriga cheia, tem muito praça que não sabe nem Ler, reclama de ganhar um salário de 3.800,00.

          Por isso que praça tem que se lascar mesmo.

          Eu acho que tinha que acabar é com a Graduação de Sub Tenente, não sei p que serve.

          1. Ao
            Cel de 10 estrelas no 21 de maio de 2021 a partir do 20:27,

            Vai capinar um lote Nutella!
            Sabe nem o que tá falando, moral de cueca! Arrego!

      2. Ah meu amigo, vc acredita nisso mesmo? Eles não precisam criar uma graduação para isso, é só aumentar o tempo de serviço nas graduações de 3, 2 e 1 SG, como fizeram, e pronto!
        O tempo de serviço aumentou e, logicamente, o tempo na escala também, na tem como fugir, porém a ideia era, ao menos, dar promoções mais rapidamente e, consequentemente, aumento na remuneração. Contudo, não quiseram, caíram no papo das associações.

  17. Seria cômico se não fosse trágico. Terminaram de acabar com a nossa carreira. Isso chega a ser humilhante e desesperador. O último a sair que apague a luz!

  18. Que pena da carreira dos praças. Todos sabemos que que leva o exército nas costas são os praças. Dez anos ganhando o mesmo salário, tirando serviço ate 56 anos de idade que carreira e essa. Enquanto os oficias depois de 5 anos nem tiram mais serviço. O inimigo e interno mesmo, para resolver isso somente uma guerra para acabar com os chefes traíras.

  19. – Um 1º Sgt com 28 anos de Sv (Al/02, 3º Sgt/10, 2º Sgt/09 e 1ºSgt /07);
    – De Sv Adj fazendo uma ‘rondinha’ amiga num Batalhão do RJ;
    – Btl este, ao lado de uma favela e trocando tiros com bandidos na tentativa de furto de armamentos.
    – Tudo isso, com aproximadamente, 50 anos de idade.
    Mito 2022.

    1. Eu estou cagando e andando! Não saio oficial mesmo. Vivo tranquilo: encostado na saúde, sem TAF, TFM, Formatura, problemas mil, tomo café o dia todo, conto piadas, minha vida castrense é uma verdadeira alegria!

    1. Pois se o Gen Pazuello pode faltar com a verdade (mentir) 14 vezes em uma CPI…
      Imagine os mais modernos que ele.

      O exemplo do superior hierárquico. E já escutei falar que oficial não falta com a verdade…

  20. Comprometimento, dedicação a carreira e ao EB, não terão mais deste mísero sgt, agora só a dispensa médica me salva, baixado até a reserva! Fora Bolso!

  21. A corda sempre arrebenta no lado mais fraco. Alguém tem que pagar a conta né, de todas as regalias dos oficiais. O racha np EB é inevitável depois dessa portaria! O inimigo é interno! Fora bolsonaro, fora governo militar!

  22. Primeiramente, falta lei para promoção dos praças, lembrando que para QAO também não tem lei.

    Não tem lei que delegou ao comandante do exército o direito de fixar os interstícios dos postos e graduações.

    Quando se fala de carreira de praça até o oficialato, não é inteiramente verdade, o praça naturalizado não pode ser promovido a QAO, em virtude da mudança na constituição de federal de 1967 para a de 1988, portanto teríamos duas carreiras distintas a dos brasileiros natos e outra para brasileiros naturalizados que seria um absurdo, logo não existiria a promoção de merecimento ou antiguidade de praça para oficial ou principalmente ter limite de idade.

    Como CHQAO não é obrigatório, é por voluntariado, portanto os praças não são obrigados a integrarem o quadro de acesso a QAO, apenas os voluntários.

    Para provimento mediante promoção a QAO temos 3° considerações distintas, que deveria seguir a lei 5821/1972 :

    1) critérios básicos para o ingresso na carreira de oficial;

    2) promoção no posto inicial, e;

    3) critérios para provimento do cargo e exercer as funções de QAO.

    Historicamente, podermos verificar que o CHQAO agora considerado altos estudos pode perder esse status a qualquer momento, principalmente ter sido considerado por portaria.

    Tem um detalhe tem que ser alterado ao meu ver, a idade para a promoção a QAO, se o militar atingir o limite de 54 anos, exigido atualmente, ele não poderá ser promovido em caráter definitivo, isso pode ser uma hipótese para a transferência “ex-officio” para a reserva remunerada, conforme o item VII do art 98.

    Por essa lei não é para existir na ativa nenhum subtenente com 54 anos ou mais de idade, todos eram para estar na reserva remunerada “ex-officio”, desde 2019, sem contar os outros requisitos essenciais para a promoção e ocupação do cargo
    do QAO como o CHQAO, por exemplo.

    LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980

    Art. 98. A transferência de ofício para a reserva remunerada ocorrerá sempre que o militar se enquadrar em uma das seguintes hipóteses:

    VII – for o militar considerado não habilitado para o acesso em caráter definitivo, no momento em que vier a ser objeto de apreciação para ingresso em quadro de acesso ou lista de escolha; (Redação dada pela Lei nº 13.954, de 2019)

    § 1º A transferência para a reserva será processada quando o militar for enquadrado em uma das hipóteses previstas neste artigo, exceto quanto ao disposto no inciso V do caput deste artigo, situação em que será processada na primeira quinzena de março, e quanto ao disposto no inciso VIII do caput deste artigo, situação em que será processada na data prevista para aquela promoção.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6880.htm

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/D90116.htm

    Art. 4º – O recrutamento para ingresso no QAO será feito entre os Subtenentes da Ativa das diferentes qualificações, militares, que satisfaçam os seguintes requisitos essenciais:

    a) possuir conceito profissional e moral, apreciados na forma deste Regulamento;

    b) ter mérito suficiente mediante apuração da Comissão de Promoções do QAO (CP-QAO);

    c) possuir certificado de conclusão do ensino do 2º grau, expedido por escola oficialmente reconhecida;

    d) ter concluído com aproveitamento o Curso de Habilitação ao QAO;

    e) ter, no máximo, 53 (cinqüenta e três) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias de idade, na data da promoção.

      1. Beleza, Paulo.
        …”o tempo máximo de permanência na ativa para ST são 63 anos”…

        – Mas o internauta está falando para a promoção ao QAO;
        – que é de 54 anos de idade.

      1. Opa. Sério mesmo, até 63 anos? Excelente, se for isso mesmo vou ficar até 63.
        Sugarei até onde puder: PNR, transporte, almoço, férias de 45 dias, dispensas quando preciso, função excelente na seção com TV a cabo, chefe não mexe com cabelos brancos, missão boca pobre quando tem são para os mais modernos, sem TAF, sem TAT, e mais importante, como sou praça, nada de chefia. Até me cogitaram a ser ALMOX, mandei um DIEx informando que o regulamento não permiti, mas se a ordem fosse dada que ganhasse o percentual como oficial fosse, estou esperando até hoje essa ordem.

        ST 92 – 9ª QA.

          1. Esqueci de dizer: Tenho 50 anos. Filhos e esposa formados e trabalhando. Com 8,5K na conta líquido sem estresses, hospitais de 1ª qualidade nos convênios e mais algumas coisinhas. Sem reclamações.

            ST 92 – 9ª QA.

  23. Nada como um dia após o outro, parece que agora começa cair a ficha das praças, sempre falei que o exército e feito de Oficiais para Oficiais.
    Falei a pouco mais de 1 ano quando da reestruturação, que era uma furada para as praças, me chamaram de QE, recalcado e que a reestruturação havia vindo até que enfim para valorizar a carreira militar, na época, todo mundo satisfeito e zuando os companheiros do Quadro Especial. Agora está aí, se confirmando tudo que falei em várias postagens no final de 2019.

    Agora é conviver com algumas brincadeiras nos grupos de whatsapp, tipo: “O ASPIRANTE QUE VAI TE AVALIAR, NEM NASCEU AINDA” ou então para uma melhor possibilidade de chegar ao tão sonhado Oficialato, “FAÇA UM FILHO HOJE, TENTE COLOCÁ-LO NA AMAM E TORÇA PARA EM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE, VOCÊ SEJA NOMEADO ENCARREGADO DE MATERIAL DELE E ASSIM PODERÁ SER MELHOR AVALIADO E QUEM SABE CHEGAR AO OFICIALATO.”

    GRANDE ABRAÇO A TODOS.

  24. Não sei se vocês repararam. Ao menos na MB, percebo um considerável aumento de cargos de oficiais generais…

    É almirante pra tudo quanto é lado…

  25. Gozado todo Mundo brigando aqui kkk. olha minha carreira Cabo 23 anos, depois 3 QE em noventa, Reserva em Fev de 96 , como segundo sargento, recebo 8.000,00 brutos, sou feliz, tenho minha casa propria, estou bem financeiramente e ainda tenho um Taxi , para faturar por fora.na vida não quantos ganhamos, e quanto nos economizados ao longo da Vida. Abraços á Familia Militar;

  26. Sabia que era pau, veio porquê quis.

    Todos nós sabíamos que seria difícil, a regra do jogo (as vezes) era clara. Mas ninguém disse que seria sacanagem.

  27. Pois é ,quando da tramitação do antigo pl 1645 e hoje Lei 13954 apareciam por aqui uma meia dúzia de seis zombando e mostrando o recalque com colegas de outras forças e também com os QE da própria força achando que estavam no céu e seus oficiais eram bonzinhos ,mas vimos que isso não era verdade ,contudo felizmente não é o pensamento da maioria que são pessoas corretas e admiro muito . Meu tempo já passou, fiz aquilo que inicialmente deveria fazer ,acreditei na carreira e na força onde me enganei ,contudo procurei construir uma carreira paralela me preparando para quando saísse e assim o fiz .Não se iludam , forças armadas são feitas para oficiais ,somos apenas auxiliares das carreiras deles ,aos mais novos do EB não parem de fazer alguma coisa para evoluírem profissionalmente ,até mesmo em outras carreiras do serviço público está havendo mudanças ,observem ,procurem entrar numa carreira de curso superior onde a ascensão é vertical e os salários são melhores ,não desaminem já chegaram a um patamar que permite ascender muito ,entretanto os que ficarem procurem elegerem representantes na Câmara Federal para que possam ter voz .

  28. Bom dia.
    Lembro bem aqui, ano passado, que alguns “colegas” da ativa chegaram até a faltar com educação com o pessoal da reserva, dos quais muitos perderam, de alguma forma ou outra, com a nova reestruturação. Desunião total, despreparo geral, moral e intelectual de alguns que postaram aqui sobre “a ativa se deu bem”. Vocês acharam que seria tão bom assim?
    Agora, para entenderem bem que: os generais sempre se dão bem!, enquanto a tropa paga a conta.

    1. Lidiane,
      As Sargentos da área de Saúde, como seu caso, nas diversas Escalas de Serviço apertadas, estão extremamente desmotivadas com está notícia.
      O que é um perigo, devido a essência de suas funções.
      Desmotivadas, com toda razão.

    2. Vai não pracinha !!! Acostume-se !!!! Passei 23 anos como sargento, tô vivo e passa rápido. O Exército depois da morte é a instituição mais democrática que existe, pois aceita todo mundo: inteligente, maluco, puxa-saco, vagabundo, oligofrênicos etc, etc, etc. É só escolher sua fantasia e ser feliz.

  29. Disse um ‘astronauta’,
    …’Curso de altos estudos será mais difícil que vestibular pra medicina’…
    Estou na reserva há séculos, pergunto:
    1) seria como o concurso de admissão da ECEME.
    2) aprovado, no caso do CHQAO, faria o curso por EAD e por quanto tempo.
    3) após conclusão com aproveitamento já estaria apto a perceber os 73%.
    4) qual tem sido o percentual de aprovados por Turma nos últimos três anos.
    5) é requisito obrigatório à promoção ao QAO.
    6) continua, hoje, percentual de 60% a 80% de ascensão por Turmas ao QAO.

    1. Que o presidente é varado, já sabemos…
      Mas façamos algumas considerações:
      – Bolsonaro não é o único e principal culpado.
      – Associações, QE, principalmente os ST e 1 sgt, a época, foram os responsáveis por denegrirem a implementação do sgt/st mor.
      – os generais, seus coroneis, aqueles ST’s de Brasília que os assessoram na confeccao deste interstício são até mais responsáveis que o próprio presidente.
      – 3 sgt’s, vcs acham msm que o sub babão lá de bsb, iria colocar a maior parte dos 5 anos pra ele (que mama qualquer um pra ser qao) ou vc (novinho pica fumo)?

      Nossa instituição, internamente, implode, cada portaria… quantas mudanças desde que entramos, não é verdade?

      Seria mais leal nossos chefes e comandantes, dizerem:
      “Negao é essa p#@rra aí mesmo, vida que segue”
      Mas não, eles dizem:
      Confiem nos nossos chefes, cmts, eles estão realmente lutando por nossos anseios no cenário político e bla bla…
      Lamentável, alguém já perguntou qual o anseio da praça? Estou falando praça! Não dos motoristas QE’s, muito menos do adj cmdo, tô falando da praça, cmt gc, adj pel, aux s3…..

      O que ocorre é que eu ainda gosto do EB, mas nossos chefes são desleais de mais , afinal, atrás de mim tem pessoas que dependem disso, não pude ficar calado….

  30. O problema futuramente será o efeito ‘galinha preta’.
    Já deixado claro pelo Redator.

    …”e) ter, no máximo, 53 (cinquenta e três) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias de idade, na data da promoção”…

    Caso hipotético:
    1) S Ten ROCHA, ingressou na ESA aos 20 anos de idade;

    2) com os atuais tempos médios de permanência até S Ten,
    (Al/02, 3º Sgt/10, 2º Sgt/09, 1ºSgt /07 e S Ten / 06 anos) 34 anos de Sv;

    3) somando-se os 34 anos Sv + idade de ingresso na Força, 20 anos;

    4) chegaremos a 54 anos de idade;

    5) e o efeito ‘galinha preta’ se concretizará, o inabilitando ao QAO.

    6) assim, lhe restando apenas ingressar na Reserva remunerada.

    Bem, sendo claro como o Redator, porém, com outras palavras,
    ‘ACABOU a ascensão ao QAO’, ascensão a melhores salários.

    Penso que teria apenas uma chance:
    a) reduzir consideradamente a permanência na graduação de 3º e 2º Sgt.
    b) alterar a letra e), para algo tipo, …”ter, no máximo, 58 (cinquenta e oito) anos”…

    Com titudes políticas tal a do Deputado Nicolletti(PSL/RR), que é ex-sargento do Exército, entre outros políticos.
    Ministério da defesa só se mexe após pressão de legisladores políticos.

    1. A compulsória do 1º Sgt é 57 anos e a do S Ten e QAO é 63 anos, logo ele poderia ter chances de ascender ao oficialato, ao menos em teoria…

  31. Estou apostando na mega sena, toda semana, mas não consigo o premio máximo, só consegui até agora um terno, porque falo isso. No ano passado postei aqui que não ia demorar muito para acontecer o seguinte, através de Porcarias (Portarias), para praças.
    – 3º Sgt para 2º Sgt: 10 anos, vai ser 10 anos;
    – 2º Sgt para 1º Sgt: 10 anos; vai ser 09 anos;
    – 1º Sgt para STen: 10 anos; vai ser 07 anos; e
    – STen para 2º Ten: 05 anos. vai ser 06 anos.
    Erei por pouco igual as apostas da mega sena. Sejam felizes com os novos tempos médios para promoção. Vão para a reserva com um frasco de Olina no bolso. Viva o Exército de Caxias.

  32. Respeitosamente, a vossas paciência, repito:

    “Penso que teria apenas uma chance:
    a) reduzir consideradamente a permanência nas graduações de 3º e 2º Sgt.

    b) alterar a letra e), para algo tipo, …”ter, no máximo, 58 (cinquenta e oito) anos”…

    Com atitudes políticas que a do Deputado Nicolletti(PSL/RR), que é ex-sargento do
    Exército, entre outros políticos.

    Ministério da defesa só se mexe após pressão de legisladores políticos.”

    Deputado Hélio Lopes?
    – Esqueçam.

    Deputados de origem civil, ou ex-temporários, fariam muito mais pelos Senhores.

    Os sargentos do QE só alcançaram seus pleitos através de políticos interessados pela causa.

  33. OláSgt de de carreira, ja participou de combate real , eu com Sgt QE, tenho mais experiência que vc, como Sgt de carreira,. Fiquei 70 dias na Selva combatendo em combate real amigo, servi 28 anos numa Tropa Pára- Quedista,- esse negócio de dizer que é de carreira, pra mim , não quer dizer nada., Grande coisa, estudou passou e dai. só vejo aqui Sgt de carreira chorando amigo.seja feliz nos seus 35 anos de Sv.pela frente. com esse misero vencimentos..

  34. Bom dia a todos sou praça de 88, Fiz escola de Sargentos ESA, fiquei no EB por 25 anos, fui para reserva em 2013, com 43 anos de idade. É fato que nós praças não somos valorizados pelo EB, para os Oficiais, sargento bom é aquele subserviente e omisso, que não seja capaz de expor seu ponto de vista e defendê-lo. Aos que aí estão, todos sem exceção, que são aprovados no concurso de admissão da ESA são intelectualmente capazes de passar em qualquer concurso público no Pais, basta estudarem. Vamos estudar, após esse tendo todo de serviço o que eu pude constatar é que nada é feito pensando nos praças, façam as sua promoções estudando fazendo um curso superior, de preferência na área de ciências sociais, Direito, estudem, passem na PF, PRF, RFB. Receita Estadual/Municipal de Grandes cidades, Delegado de PC, até mesmo sendo Of de PM, serão mais valorizados e remunerado, que ao meu ver é o mais importante.

  35. “Só o papiro liberta!”

    Senhores, só lhes restam uma saída, ‘papirem’ e vazem!

    Você passou no concurso da ESA, tem intelecto pra serem aprovados em outros.
    Nunca vi uma injusta e descaso tão grande em toda minha vida.

    Conheci companheiros que vazaram para outras instituições públicas, as vezes, de menores vencimentos.
    Porém, com tempo de sobra pra continuarem ‘papirando’ para outros concursos públicos e melhores salários.

    Sem escalas de Serviço, exercícios de campo, prontidão…etc.
    Tempo de sobra para ‘papirarem’.

    Lembrando que muitos cargos em outras instituições públicas, em alguns casos, só são em meio expediente, com tempo de sobra para continuarem ‘papirando’ para melhores concursos.

    Aqui, já deu!

    1. Quem serviu no 25 BC de Teresina-PI, conhece este caso.

      Um 3º Sargento passou num concurso público no interior do Piauí.
      Pediu o ‘150’ e não só o Comandante tentou demove-lo da decisão.
      Principalmente seus pares achavam uma loucura a decisão de largar a Carreira federal das FFAA, por uma municipal.
      O salário correspondia a cerca de 60% de seu salário.

      Resultado, 99% das funções municipais são de ‘meio expediente’, papirou ‘milhões’ por quase dois anos, e hoje é Auditor Fiscal do Trabalho do estado de Pernambuco.

      E como esse, existem outros mais exemplos.

      Sim, este militar nunca parou de estudar, logo que chegou em Teresina da ESA ingressou numa universidade e graduou-se em Direito.

      Senhores, aqui já deu!

      “Só o papiro liberta!”

      1. ‘Salariozinho’ de Auditor Fiscal do Trabalho, R$ 19.000,00
        Vou estudar não, muito pouco.
        Melhor esperar sair QAO.

          1. Um Cap QAO com CHQAO, em 2023, vai ter um vencimento em torno de 22 mil reais. Penso que não é tão ruim assim…

          2. Existi uma grande diferença, veja se concorda:

            Ser auditor em torno de 30 anos de idade com esse salário, ou QAO com uns 50 anos?

          3. Sim, mas quis referir que houve uma melhora muito, mas muito significativa no vencimento de um Cap QAO atualmente…

    2. Mais de 120 mil inscritos no concurso ESA 2021. Quem não está satisfeito, mete o pé, pois tem muito voluntário para a sua vaga. Ou faz prova pra EsPCEX, já que a escolaridade exigida é a mesma da ESA.

  36. Rapaz…. estou Primeirão, e já peguei a inscrição que o terceiro me passou do site de concursos.

    Li aqui neste blog, e a ficha caiu.

    Quem não papira, entra em forma pro aspira.
    Só Jesus salva e só o papiro liberta.

    Estou desmotivado com a notícia, imagine os lobinhos.
    Mas para o estudo fiquei bem motivado.
    Buscando a melhoria para mim e minha família.

    10 anos servi ao exército, 10 anos fiquei no 0x0.
    Agora estes últimos 10 anos, o Exército vai me servir.

    Acredito que eu mereça, agora vou pagar o preço, que é estudar.
    Bom que já estou dando exemplo ao meu filho.
    Para de estudar, jamais. Bater a poeira do diploma de nível superior e usá-lo para concurso de nível superior.

    Vida que segue senhores.
    Criem objetivos externos às muralhas dos quarteis, enquanto estão na ativa.
    Caso contrário, serão frustrados quando estiverem na reserva…

    Boa sorte a todos. Que os jogos começem!

    1. Faça isso não Primeirão.
      O senhor já chegou até aqui, falta pouco pra promoção a capitão.
      Salário de capitão deve ser uns 20.000 reais, ‘guenta’ mais um pouco.

    2. …”Para de estudar, jamais”…
      ‘PARA’ de estudar!?!?
      Primeirão assaltando a língua portuguesa desse jeito, sei não.
      Ou seria o poliglota ‘QE descompromissado’.
      Primeirão?! Duvido.

  37. S Ten Paulo, no 21 de maio de 2021 a partir do 11:07
    Disse,
    “Essa idade de ingresso ao QAO também mudou para 63 anos.”

    Estou na Reserva há muito tempo e desatualizado da atual legislação.
    Respeitosamente, S Ten Paulo, caso sua informação esteja correta, qual é o problema em o Subtenente ser promovido ao QAO.

    O Subtenente não estourou a idade limite, possuidor do curso de Altos Estudos, bem pontuado em suas Fichas de Avaliação, há vaga …então, porque não promovê-lo.

    Qual o problema?

        1. ST 92 – 9ª QA. Poderia aproveitar e perguntar também por que não fui promovido. Nunca fui punido, conceito excelente, 02 cursos, haiti duas vezes, pacificador, habilitado Alemão, CHQAO (nota 9,964), 3 guarnições. Lembro que apenas uma vez quase dei uma surra em um Major na unidade, será que isso? KKK

          1. 9 QA? Esquece amigo, tu não sai mais. A RIP te achou. Já era. Tenta, de repente, entrar naquela “seita” do QI, aquela sociedade…

        2. 70% da turma, não de promoção, mas da turma que entra no QA (ex: em Dez 21 entra a turma de 95 + os de 94 que passaram para a 95 menos os de 95 que passaram para a 96 e remanescentes de 89 á 94, ou seja será 70% somente desse percentual da turma 95.

  38. Pena que com isso vai aumentar a concorrência nos concursos, todos os sargentos caíram na real e vão voltar a estudar. Procurar uma carreira valorizada e não essa humilhação de ser sargento.

  39. Só o Deputado Hélio Lopes pode nos salvar desta via crucis.
    Deputado Hélio Lopes para o Senado ou governo do RJ em 2022 .
    Praça só vota em Praça, jamais em oficiais.

    1. Cara, infelizmente o Hélio Lopes tá só preocupado para ser prefeito em Nova Iguaçu, ou babar Oficial General, ou ser papagaio de pirata do PR… Representação dos praças na política é quase nula, ainda existem uns que remam contra (vide Hélio Bolsonaro).

  40. Proxima RACE em Brasília se discutido o tipo do cabo e a cor das bengalas dos futuros subtenentes. Após isso sera mudado o regulamento de continências ( COM OU SEM BENGALAS)

  41. Em primeiro momento a pessoa desanima com tudo que esta acontecendo ,sensação de abandono e que foi deixado para trás sem ter um reconhecimento por toda dedicação ao longo dos anos ,essa mesma sensação foi sentida por colegas de outras forças igualmente . Acho que debaixo dessa ponte tem muita agua para passar ,não sou do EB mas torço para uma solução aceitável ,até porque temos o EB como uma referência para outras forças ,contudo não devemos deixar de elegermos representantes no meio politico pois não temos lei para promoções ,somente promoções por portaria onde fica muito fragilizado e dependentes as chefias .

  42. tanta reclamação. não esta satisfeito pede pra sair… vai vender pipoca no engarrafamento..,. tem e mais que agradecer por estarem empregados…

    1. Concordo com a parte das reclamações mas sobre estarem empregados, fizeram por onde, pois estudaram e passaram em concurso público.

  43. Nós, não todos os praças, vivemos num mundo fantasioso em que achamos que irá melhorar mas… Entra presidente e sai presidente e nunca melhora. Ouvimos sempre que nossos comandantes estão atentos aos anseios da tropa mas quando é para dar uma melhoria, vem uma Portaria para arrebentar os praças sem contar com a Lei da Restruturação da Carreira das Forças Armadas.
    Vlw, Cap Montedo, pela matéria.

  44. Vejo que todos se preocupam com tempo na graduação e ser Oficial no final da carreira e tudo isso pode ficar como sempre esteve pois o maior problema que resolveria tudo é o salário de início de carreira que é o que vai sustentar a família que vai constituir pois caiu muito, se ganha bem não vai se preocupar com a promoção que certamente virá. Lembro que antes e 1985 os militares recebiam bem e nem se preocupavam com as promoções e de 1990 par cá só decaiu o salário e o militar só vive de promessas e ninguém mais conseguiu acertar isso nem comandantes e nem o Bolsonaro como Presidente e se vão mais de 30 anos. Só sei que a evasão sempre foi grande e sempre de militares com praticamente 10 anos que é quando dão o retorno e produzem mais com seus cursos e profissionalização e quem perde é sempre a Instituição com boas pessoas deixando a força. E deviam calcular o tempo de serviço em horas de trabalho que seria o certo já que antes da reforma um civil com 35 anos trabalhava umas 45 mil hora e o militar com 30 anos, cinco a menos, trabalhava 72 mil horas, quase o dobro do civil e pelas horas o militar deveria se aposentar com 22 anos de serviço. O que tiro disso é que todos tem de se preocupar com os vencimentos e tempo em horas para a reserva e não com a promoção e como ele se dará. Em 1986 um Sargento das Forças Armadas recebia em torno de mil quatrocentos e pouco e um Capitão da policia do Paraná recebia mil e duzentos, então o 3º sargento recebia mais que um Major da polícia e hoje o 3º Sgt do Exército recebe talvez menos que um cabo da polícia, a PM brigou para melhorar enquanto os verde oliva ficaram esperando melhorias que nunca vieram.

  45. Bando de chorões!!! Até o ano retrasado tinham a perspectiva de se aposentarem ganhando 8 mil, menos que um Sd PM do DF. Reclamadores profissionais! Querem apenas ganhar! Caiam na real, Oficial sempre terá uma carreira infinitamente melhor que Praça!

  46. Achei que a conta tinha fechado penalizando veteranos e pensionistas para pagar a reestruturação e do rancho ,mas não ,precisou aumentar o interstício dos praças do EB e talvez virá também para o pessoal da FAB e MB ,

  47. Douglas, no 21 de maio de 2021 a partir do 22:40,
    Disse,
    …”O que existe, novidade, é o CHQAO que vai até Cap e se tiver mérito, não basta só passar na prova”…
    Não entendi. …’e se tiver mérito, não basta só passar na prova”…!?
    O militar é aprovado no concurso de admissão ao CHQAO, e se tiver mérito…
    O que o companheiro quis dizer.
    Outra coisa, qual o percentual de aprovação nos últimos três anos ao CHQAO.

    1. Acho o que o Douglas quis dizer é que se ele (St) for mal avaliado, via SGD, não sairá oficial. Como neste ano ocorreu. Ou seja, além de passar no CHQAO tem que babar um pouco ou infinitamente muito, salvo algumas excessões.
      Conheci um ST que babava tanto o ovo de oficial que ele fazia churrasco para oficial, corria com alunos sem ser monitor ou instrutor, ficava até depois do expediente para beneficiar os “Senhores feudais”, queimava praças até o talo. De tanta babação, ele saiu.
      As vezes, acho que este negócio de ST não sair oficial foi até benéfico, só assim não irá mais existir essa geração de ST/SO babão que temos hoje em dia.

      1. Excelente comentário. Vi centenas de sub ten covardes se omitindo das suas responsabilidades para não contrariar as opinioes dos chefes.

    2. Mentira! não basta isso. Tem que ser babão, e muito babão. E além disso muitos passam para aquela seita para frequentar o círculo e serem bem vistos.

  48. Lembrem que mesmo que o militar consiga ser promovido a 2º Ten QAO, a partir da próxima turma, que é 95 e remanescentes, as próximas promoções serão pelo critério de merecimento e não mais por antiguidade. Assim, poucos, raros, conseguirão chegar a Cap QAO. Enfim, a partir de agora, a carreira da praça, foi arrebentada.

    1. …”s próximas promoções serão pelo critério de merecimento e não mais por antiguidade. Assim, poucos, raros, conseguirão chegar a Cap QAO”…

      Só notícias ruins, PESADO!

  49. Pelo amor, tem cara que tem político de estimação kkkkkk
    o cara praticamente traiu os praça e tem cara que louva ele ainda kkkk
    20 anos de selva… 20 PQD… 20 sei lá onde… E a vida de verdade? esqueceu?

  50. É impressionante a quantidade de gente que faz críticas vagas sem apresentar uma ideia que seja, uma opção. Desde quando ventilou-se a criação do “Sgt-Mor” eu já falava com os meus pares, que o ideal seria o ST-Mor, pelos motivos alegados na matéria. Simplesmente acho a ideia excelente para as 3 Forças. Se o cara é zero de turma, cumpre seus 2 anos de graduação e prossegue no oficialato, se não for, vai embora com um cascalho maior que Sub. E ainda n..ão tem que mofar 10 anos na guarda como 3 Sgt. Até agora não consegui visualizar nenhuma desvantagem nessa ideia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo