MPF processa Pazuello por colapso na pandemia no Amazonas

Ministro é suspeito de crime de prevaricação e ato de improbidade
Imagem: Caio de Biasi/Divulgação/MS

MPF processa Pazuello e secretário de saúde do Amazonas por colapso na pandemia
Procuradores afirmam que houve omissão do ex-ministro

DÉBORA CADEMARTORI
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o secretário estadual de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo. A alegação dos procuradores é que os agentes públicos se omitiram, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, na situação de agravamento da pandemia no Estado, que levou ao colapso da saúde.
Naquele período, houve escassez de fornecimento de oxigênio medicinal e aumento no número de mortes por covid-19, durante a chamada segunda onda da pandemia. Para o ex-ministro da Saúde se tornar réu no processo, a Justiça Federal do Amazonas tem que aceitar a ação proposta pelo MPF.
Após investigação, o Ministério Público considerou que cinco situações levaram a atos de improbidade administrativa: atraso e lentidão do Ministério da Saúde no envio de equipe para diagnosticar a nova onda de covid-19 no Amazonas; omissão no monitoramento da demanda de oxigênio medicinal e na adoção de medidas eficazes para evitar seu desabastecimento; realização de pressão para utilização de ‘tratamento precoce’; demora na adoção de medidas para transferência de pacientes que aguardavam leitos e e ausência de medidas de estímulo ao isolamento social.
O MPF aponta que o novo pico de casos de covid-19 no Amazonas foi causado por essas omissões. No dia 4 de fevereiro, Pazuello prestou depoimento à Polícia Federal. Na ocasião, ele afirmou que não soube do colapso no fornecimento de oxigênio a Manaus no dia 8 de janeiro, diferentemente do que a Advocacia-Geral da União (AGU) havia informado ao Supremo Tribunal Federal.
De acordo com o general, essa data foi inserida por engano em uma manifestação oficial do governo em outro processo do STF, em que partidos buscam garantir a vacinação da população contra a covid-19.
No depoimento, Pazuello reconhece que recebeu pedido do governo Amazonas de envio de 150 cilindros no dia 8 e que o Centro de Operações de Emergência (COE, do Ministério Saúde) avisou, em 9 de janeiro, sobre “colapso dos hospitais e falta da rede de oxigênio”.
O general afirmou, porém, que “não houve qualquer tipo de menção ao iminente colapso de fornecimento de oxigênio na cidade de Manaus” até aquele momento, segundo registra o depoimento. O ministro disse à PF que apenas na noite do dia 10 o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), relatou “um problema de abastecimento de oxigênio”.
O depoimento não aponta uma data exata em que Pazuello soube do colapso da entrega de oxigênio. O ministro, no entanto, disse em 11 de janeiro que convocou uma reunião com secretários de municípios e do Amazonas “com o objetivo de atender a abrangência da falta de oxigênio e demais óbices no atendimento de saúde”. Pazuello declarou ainda que a partir do dia 12 passou a centralizar ações em um comitê com o governo local “justamente para evitar a falta de oxigênio”.
ESTADÃO CONTEÚDO/montedo.com

24 respostas

  1. …”A alegação dos procuradores é que os agentes públicos se omitiram, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, na situação de agravamento da pandemia no Estado, que levou ao colapso da saúde”…

    Sim, e não.

    Porque a prevaricação e omissão por parte do ex-ministro da Saúde Pazuello foi exclusivamente CUMPRIMENTI DE ORDEM do presidente do País.

    Ou seja, o general Pazuello seguia ordens de Bolsonaro de frear qualquer providências no combate a pandemia.

    Ficou claro pelas falas do Presidente que coisas como cilindros de oxigênio é pra população dos Estados cobrarem de seus respectivos governantes.

    Pois é general, você foi seguir a risca seu infeliz e pobre mandamento de ‘é simples, um mando e outro obedece’, se complicou.

    E pode esperar mais, a CPI da Pandemia virá com força pra responsabilizá-lo pelas milhares de óbitos em Manaus.

    General, você vem prejudicando imensamente a imagem das FFAA.

    Me fez lembrar o clube do bolinha, o tal “Mandamentos do Código de Honra dos generais 4 Estrelas”

    ‘é simples, um mando e outro obedece’,
    Francamente, que pobreza de mandamento!

    1. Um manda e outro obedece vale pro militarismo.

      No âmbito do servico publico, ordem ilegal (e nao somente a ordem criminosa) não se cumpre.

      A expressao “ilegal” nao quer dizer somente a contraria à lei, mas também a contraria a princípios, como a proporcionalidade e a moralidade administrativa.

      Definitivamente, no meio civil exige-se muito mais dos servidores públicos em termos de responsabilidades… Não dá pra se escorar na hierarquia.

      Nao sabe brincar, não desce pro play.

      PS: o concurso de procurador da república é o mais difícil do Brasil. C ctz eles sabem de ação de improbidade.

      1. …”Um manda e outro obedece vale pro militarismo”…

        Não senhor!
        Só se for na sua milícia.
        Há tempos isso não é mais prática comum como no seu tempo na Ativa.

        Na função de Conformidade dos Registros de Gestão (CONF REG) na fiscalização e certificação dos registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial, fiz voltar vários processos suspeitos assinados por militares mais antigos (Cel, Ten Cel…).

        Por uma oportunidade um moço mandou recado de que Exército eu penava estar, lhe fiz chegar o seguinte, ‘no Exército dentro da Lei”.

        Nunca mais chegou algum processo suspeito.

        Estamos em 2021.

        1. Concordo contigo companheiro. Mas diante de uma maioria bajuladora e carreirista, vc pode contar nos dedos da mão quantos procedem assim… transferencias, conceito, missoes… sao varias formas de tirar da linha alguém wue que queira trabalhar de uma forma correta, ainda que agradando o “mais antigo, que manda”.

          Devemos repensar urgentemente o fundamento da nossa conduta para a atividade-meio. Assimilamos desde 17 anos os valores hierarquia e disciplina, esquecendo de outros valores caros da constituição na atividade-meio. Está ai a prova da disciplina levada sem nenhum tipo de moderação

  2. general Pazuello e Bolsonaro.

    pelo quinto dia seguido mais de 3.000 mortes.

    esse número de mortes gigantesco irá para suas contas.

    que o inquérito do ministro e CPI do presidente os levem a cadeia.

    1. Ah é…engraçado!! Pelos anos e anos de descaso com a saude que a esquerda promoveu ao pais, com milhares de pessoas que morreram sem atendimento adequado, falta de leitos, pessoas espalhadas por corredores de hospitais pelo Brasil afora, nas decadas da máfia do PT no poder, e nunca o MPF denunciou um secretario sequer. Agora querem se aproveitar do Virus para fazer oposição ao governo, pois não possuem moral para fazer politica honesta depois de terem sido derrotados nas urnas.

  3. general Pazuello e Bolsonaro.

    Tomara que o Mandetta seja o primeiro a ser convocado da CPI do Covidão.
    Tomara que o corrupto Renan Calheiros seja o Relator da CPI do Covidão.
    A maioria da comissão são de oposição.
    Assim, após parecer os responsabilizando pelas omissões e prevaricação no combate a pandemia, que se abram as porteiras para seu Impeachment e prisão de Pazuello.

    O STF e Alto Escalão das FFAA já decidiram que MOURÃO é que concluirá este desastroso mandato.

    ‘vaChina’ obrigatória só se for aqui no Faísca’.
    ‘o Brasil tem que deixar de ser um país de maricas’.
    ‘é só uma gripezinha’.

    Bolsonaro é um civil conscrito com passo errado num Exército no passo certo

  4. Caramba!
    Toda hora que acesso este site o Pazuzu aparece, seria então o ‘Cristo’ deste desgoverno.
    Será só ele penalizado pelas milhares de mortes em Manaus.

  5. Eu mesmo, nunca peguei COVID/19, graças a Deus, antes que acontecesse fui a clínica do Exército FUSEX, e fui medicado com Azitromicina, Ivermectina e Vitamina a Base de zinco. e já faz mais de um ano que Deus tem me guardado. Estou com 71 anos. E não vou me vacinar. Isso não resolve nada, pessoas que foram vacinadas logo depois morreram.

    1. Companheiro, permita que eu te ajude, pois minha filha é residente no hospital das clínicas em SP, nefro, e esta me contando a quantidade de pessoas com problemas graves no fígado por essa mistura dos terraplanistas.

      Azitromicina é um antibiotico de amplo espectro destinado a bactérias gram negativas.

      A ivermectina, maior causa dos problemas que mencionei, tem meia vida de 28 horas no seu corpo. Basta baixar a bula TECNICA do fármaco. Leia ela na internet.

      Você está envenenando a si mesmo. Creia nos medicos infectologistas, não nos cientistas militares. Sua vida é preciosa demais e pela sua idade seu corpo já não reage como um indivíduo jovem.

      Atribua o fato de não ter pego essa doença maligna até mesmo a Deus, pois crer em Deus é uma questão de fé, mas jamais a tratamentos inefetivos e até mesmo contraindicados pelas maiores agências reguladoras do
      mundo. Tome suas próprias conclusoes, acesse medpub.edu e leia os artigos científicos mais atualizados e aceitos pela comunidade acadêmica. Conclua por si mesmo, vacine-se (a vacina e a medida antiviral por excelencia e seu uso ja excede 200 anos, quando fizeram a vacina da varíola).

      Cuide da sua saúde. Fuja dos terraplanistas. Sua vida importa meu irmão. Abraços

    2. Vá e vença veterano…faça uma roleta russa com sua vida, mas não incentive outros a fazerem o mesmo. Os negacionistas vão se encontrar um dia, em Bangu, ou em lugar pior.

  6. Tenho programa de Radio para Evangelizar, e uma vez orei para Deus tratar com os que desviavam dinheiro público na minha cidade, e Deus em poucos dias criou uma situação em que o Governador foi parar na cadeia. Agora estou orando para Deus colocar os corruptos e os que estão proibindo cultos nas Igrejas, par Deus tratar com eles, e já estou vendo o resultado com a CPI, que incluiu Governadores e Prefeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo