O HMAR e um depoimento preocupante

HOSPITAL MILITAR DE RECIFE

O blog tem recebido vários comentários sobre a má qualidade do atendimento no Hospital Militar de Área de Recife (HMAR), classificado por alguns leitores como o pior do Exército.
O depoimento abaixo é particularmente preocupante. Confira:

“Eu estou com suspeita de COVID, o médico da OM me encaminhou para fazer o exame do Nariz (não recordo o nome), disse que era para eu ir na emergência do HMAR fazer o exame.
Pois bem, cheguei lá e fiz os procedimentos de praxe. A emergência estava relativamente cheia, com crianças e idosos, pessoas aparentemente com problemas simples e outros mais necessitados.
Esperei quase uma hora e questionei a recepcionista da emergência pois não vi ninguém sendo chamado para fazer o exame. Ela me disse que tinha que esperar para passar de novo no médico, mesmo estando com um encaminhamento de outro médico militar.
Esperei mais de 3 horas para ser atendido novamente pelo médico da emergência. Cheguei no médico, mostrei o encaminhamento, ele riu e disse que era ordem da Direção do HMAR e eles já tinham cansado de falar isso para eles.
Cara, é complicado por que ficam todo mundo misturados em um lugar pequeno, gente com suspeita de COVID, ou que estão realmente com COVID, e outros que estão somente com um corte para fazer um curativo.
Alguém tem que mudar os procedimentos para atendimento de quem vai fazer teste para COVID no HMAR para não contaminar outras pessoas.”

O Blog está à disposição, caso a direção do HMAR queira prestar algum esclarecimento.

36 respostas

  1. E a mais pura verdade na recepção da emergência ficam misturados quem tem suspeita de COVID e quem vai p um atendimento de uma gripe, infecção, fratura …. Eu mesmo já alertei diversos médicos que tiram plantão na emergência sobre este fato, eu mesmo só vou na emergência do HMAR em último caso.

    1. atendimento ao público é horrível, o estacionamento para usuários da emergência fica lotado o tempo todo pois os próprios militares do HMAR ocupam o espaço para não colocar o veículo no outro estacionamento reservado a eles pois fica longe de onde irão cumprir o expediente, ficam exigindo identidade militar aos dependentes pois identidade militar somente é obrigatório para militares e não para civis , muitas formaturas no pátio durante a semana parece um batalhão de infantaria com a banda fazendo barulho incômodando os internados

      1. Como militar da reserva, usuário frequente e conhecedor das inúmeras atribuições e missões de apoio às diversas Unidades Militares da Guarnição do Recife pelo HMAR, não poderia em momento algum impor responsabilidades a direção e toda a sua equipe. O trabalho é realmente árduo, pois além disso atendem militares das três Forças simultaneamente. Conheço o esforço de todos eles em melhor servir, infelizmente o Sistema está saturado com muitos e muitos dependentes.
        Quando comparamos o Sistema Único de Saúde como um todo, podemos agradecer a Deus primeiramente, pois não estamos em suas fileiras. E ainda, se compararmos o que se desconta mensalmente em nossos contracheques torna-se irrisório ao lado de outros planos de saúde no Brasil.
        No tocante a estacionamentos, todos os veículos de militares nenhum ficam estacionados no pátio destinados ao atendimento, pois existe ainda ao lado um edifício garagem destinados somente à eles. Semana passada estive lá para ser atendido. Naquela ocasião fui orientado, não somente eu, mas outros usuários a estacionarem no Edifício garagem destinados somente aos militares.
        Sei que esse comentário desagradará a uma maioria, mas a verdade deve ser dita. Sejamos portanto pelo menos uma vez sensatos. Não há lugar nenhum cujo atendimento seja nota dez, sempre haverá um senão. Experimenta migrar para outro sistema de saúde com descontos acima de dois mil reais e ainda por cima, o mal atendimento. Não estou querendo ganhar pontos com isso, sou apenas um terceiro sargento do QE que durante trinta anos serviu numa Unidade Operacional.
        Forte Abraço à todos,
        Juvenal Justo Coelho de Oliveira – 3º Sgt R1

  2. Poderia ficar aqui por horas enumerando varias péssimas experiências neste Hospital, mas não vou me alongar, apontarei apenas o que me parece o maior problema, tirando obviamente a loucura que é conseguir uma consulta (uma tortura permanente).

    – o mesmo problema do relato da matéria,
    …’Esperei quase uma hora e questionei a recepcionista da emergência pois não vi ninguém sendo chamado’… (os 2 ou 3 médicos da emergência somem, ou, enrolam pra atender, é muito comum).

    Isto é extremamente COMUM.

    Uma omissão total da Diretoria, já relatei inúmeras vezes este problema.

    O pessoal temporário não tá nem aí com o atendimento do pessoal da emergência, um horror, é um descaso completo.

    Servi em todos os Cmdo Mil Área e nunca me deparei com um abandono completo pela Direção como neste hospital, detalhe, ninguém nunca viu o Diretor, a Sub Diretora até aparece de vez em quando, muito atenciosa e preocupada com o bom funcionamento do hospital.

    Tenho um grande amigo pernambucano que fixou residência em João Pessoa-PB ao ingressar na Reserva, devido este péssimo atendimento do HMAR.

    Sem dúvida alguma totalmente abandonado e é ‘visível’ o sumiço e omissão dos diversos Chefes e responsáveis por cada especialidade hospitalar.

    A emergência parece hospital público do Rio de Janeiro, sempre cheio e lento.

    E isso é histórico, sempre foi assim, infelizmente.

    Já fui a Ouvidoria varias vezes, a Sub Direção varias vezes, já relatei pessoalmente na 7 RM, no CMNE por escrito varias vezes, e não adianta, virou cultura, é crônico, a passividade e conformismo com o descaso no atendimento é geral.

    Um desastre.

    1. Só tem um jeito, mudar 60 por cento do efetivo da Direção para ver se muda a mentalidade e chegam pessoas novas querendo trabalhar e melhorar o atendimento.

  3. Lembram daqueles escândalos do HCE do Rio de Janeiro, o HMAR não fica muito longe não, é dar um google pra constatar os inumeráveis casos de irregularidades administrativas.

  4. Senhores já disse mil vezes, principalmente para o pessoal da Reserva, façam como eu:

    – ao chegar na emergência é expedido um documento onde consta o horário do atendimento do recepcionista, de sua chegada;

    – façam um relato simples e claro a Ouvidoria por escrito e em duas vias da demora do atendimento;

    – façam pequenos vídeos e imagens da aglomeração naquele pequeno espaço de espera;

    – peguem nomes e telefones de 1, 2 ou mais pessoas a fim de testemunharem a demora;

    – além de tudo acima relatem a Sub Direção do péssimo atendimento por escrito;

    – informe a Sub Direção que irá comunicar por escrito a Região Militar e CMNE;

    – façam um Boletim de ocorrências em qualquer Delegacia de Polícia, reunindo tudo acima;

    – na Av. tem uma Delegacia do Consumidor, façam também uma queixa e lhes será oferecido um documento, tipo um ‘BO’, esta Delegacia intimará a Direção para esclarecimentos;

    – tudo acima deverá ser informado a Direção do Hospital anteriormente;

    – contrate um advogado e peça indenização por perdas e danos.

    Só assim se poderá mudar este quadro, funcionou comigo, funcionará com vocês também.

    Somos militares e consumidores também.

    Boa noite.

  5. Continuando,

    A Delegacia do Consumidor fica na Av. Conde da Boa Vista, 1410 – Boa Vista, Recife – PE.

    Se além de mim outros militares da Reserva tomarem o mesmo procedimento, a Direção do Hospital irá se mexer.

    Simples assim.

    Boa noite.

  6. Lembrando que a matéria publicada aqui ontem, 7 de abril,
    “Tenente do Exército perde o posto e a patente após ser condenado por receber propina de empresa do ramo hospitalar”.

    Trata-se de crime de fraude e corrupção no HMAR.

  7. Olha, fazendo uma conexão com o tema nova escola de sargentos, se depender deste hospital de recife (que falam muito mal há tempos, tanto de atendimento quanto de desvios de recurso com diversas condenações) ou do hospital de Santa Maria (este garanto que é muito ruim, o pior disparado que já vi em 20 anos de serviço, sendo que em 2021 está conseguindo se destacar mais ainda pela tamanho descaso com os usuários), os alunos e família dos instrutores/monitores estão ferrados. Tomara que em Ponta Grossa tenha OCS para atender de maneira decente.

  8. ESA vs HMAR.

    Inacreditável imaginar tal desastrosa possibilidade.

    O HMAR não é só o pior hospital militar do Exército, ele não possui um número mínimo de especialistas para atender seus atuais usuários, imaginem mais todo efetivo da ESA.

    ESQUEÇAM! Missão impossível.

  9. Os hospitais em geral estão deficitários. Precisa de mais descentralização para as OM. Ora, poderia haver descentralização dos testes de covid e enviar o relatório a diário ao Diretor do hospital. Imagina o militar de Petrolina ou Gravatá?

    Outra coisa é a má administração, mas isso é um problema estrutural pois deveria haver um quadro (de carreira ou não) apenas para cuidar da Administração, igual o Sgt SAD da FAB.

  10. Sei que em Brasília é diferente, será por quê? Grandes hospitais possuem convênios, como por exemplo Hospital Santa Helena e Santa Luzia, todos de alto nível, existe vários outros. Será por quê?

  11. Servi em Brasília há pouco tempo. O ABAS do HMAB funciona as mil maravilhas, conseguimos marcar a consulta em casa pela internet normalmente. Implantaram o que eles denominaram de ABAS aqui mas não chega nem no solado sujo em baixo do coturno do Sd EV. Na marcação pela internet vc entra em um fila virtual que demora horas, pra vc ser atendido por um Sd (isso mesmo, é uma marcação como se eu estivesse em uma fila esperando para falar com um atendente). Quando vc é atendido finalmente pelo atendente, ele diz que a agenda (por exemplo ginecologista) está lotada, que não tem previsão no momento de abertura da agenda. PQP. Ficamos perdidos, sem conseguir ser atendidos. O valor que é descontado dos militares em Brasília é o mesmo que descontam aqui dos militares de Recife. POR FAVOR, tomem uma atitude.

  12. Pessoal, somando-se a tudo acima relatado, penso e observo um detalhe que julgo ser um fator decisivo por esse péssimo atendimento no HMAR.

    A TOTAL PASSIVIDADE DO PESSOAL DA RESERVA E PENSIONISTAS.

    Há de haver certo ‘desconto’ para a falta de atitude do pessoal da Ativa, porém, é lamentável a omissão e falta de cobrança dos inativos e pensionistas.

    Aceitam, há décadas, essa total falta de agilidade e presteza nos serviços do HMAR.

    Amontoados e aglomerados numa tranqüilidade total. Ninguém se mexe pra exigir seus direitos de usuários e consumidores.

    Numa preguiça e passividade enorme de levantar da espera e checar, cobrar explicações dos responsáveis desse descaso e ineficácia no atendimento nestes tempos de pandemia.

    Todos parados, observando quietos e calados. Lamentável.

    Servi no HGuBa – Hospital de Guarnição de Bagé(lo)-RS, meu amigo se acontece isso por lá, vai ser só uma vez, lá tem Associação dos Inativos e Pensionistas, e a galera cobra sem qualquer alarde ou indisciplina, só na MORAL.

    E a Direção ‘não se mexa não’ pra ver a ‘gurizada’ da Reserva bater a porta do Diretor e exigir a correção deste descaso com os protocolos clínicos da Covid-19, na atenção primária à saúde e segurança de seus usuários.

    Aqui, aquela coisa desorganizada e os ‘clientes’ acostumados em não exigir seus direitos de usuários e consumidores, naquela preguiça e acomodação sistemática, infelizmente, está no DNA dos “aposentados” desta região do País.

    Complicado, não mudará nunca e dá muito trabalho cobrar seus direitos.

  13. Continuando,

    – sim, essa demora e aglomeração na emergência;
    – somados a complicada e demorada marcação de consultas.

    Tenho a obrigação de manifestar que sempre que atendido pelos diversos profissionais das diversas especialidades, todas as consultas foram altamente satisfatórias nestes cinco anos na Guarnição no HMAR.

    Tanto comigo como meus dependentes. Principalmente do pessoal de Carreira, uma ou duas vezes nem tanto satisfatória por médico temporário (na emergência).

    Demorei começar um tratamento complexo no consultório dentário, sim, a fila é grande, porém valeu a pena cada dia na espera.

    A comissão de ética, composta por dois Capitães e dois Tenentes, mostraram profissionalismo destacado e atenção total neste longo e complexo tratamento, estou muito satisfeito com todos eles e resultado do tratamento. São excelentes profissionais.

    Sempre que procurei a Sub Diretora, uma médica, fui bem atendido, numa oportunidade ela ligou na minha presença para emergência e se deslocou até lá pra checar o mau funcionamento daquele Setor.

    “Vamu’ cobrar melhorias, mas, também destacar pontos positivos.

    Boa tarde, e saúde a todos.

  14. Explicando, há cinco anos , quando precisei, tinha um ou dois cardiologistas, um entrou de férias, aí a coisa complicou, a agenda ficou lotada e precisei voltar no inicio do mês seguinte pra tentar marcar uma consulta.

    Hoje, me parece que tem três cardiologistas (não sei ao certo), marquei consulta tranquilamente e fui muito bem atendido pelo especialista.

    Dependendo da época do mês que você requisita alguma outra especialidade poderá se decepcionar com a longa espera para ser atendido.

    Já aconteceu também de conseguir no mesmo dia marcar varias especialidades pra mim e uma dependente, altamente satisfatório, sim, já aconteceu.

    Reiterando, o grande problema é o atendimento na emergência, normalmente, médicos temporários insatisfeitos, que pode ter certeza que irá se incomodar com esse profissional.

    Tem que fiscalizar a agilidade, e processos na recepção, cumprimento das medidas protocolares de distanciamento e aumentar o número de médicos na emergência.

    1. Quando fiz critica a militar temporário, pra deixar bem claro, referi-me a médico R2 da emergência (normalmente não fazem parte do efetivo do HMAR).
      Outros médicos temporários de outras especialidades, como oftalmologista e nutricionista do efetivo do hospital são excelentes profissionais.
      Destaco o excelente dentista, o Ten R2 ‘……’, irmão do falecido cantor Renato Russo, da banda Legião Urbana.

  15. está no DNA dos “aposentados” desta região do País.

    Sou nordestino e infelizmente tenho que concordar.
    Você vai na região do centro oeste, sul e sudeste e vê o pessoal da Reserva ‘ativos’, trabalhando e com energia, mesmo que como PTTC, independente, com semblante e disposição física satisfatórios.

  16. Servi aí no início dos anos 90′ e continua do mesmo jeito.
    Também conheci pernambucano que fixou residência em John People-PB em virtude deste fato.
    Você cumpre seus deveres durante sua passagem na Ativa e recebe este atendimento na Reserva.
    Aglomeração de velhinhos na emergência é o fim, e estamos falando de um hospital.

  17. O que está faltando é alguém processar não só os responsáveis do HMAR, como também os da Região e CMNE.
    Você é consumidor, paga pelo mau serviço, tem todo direito de ser atendido satisfatoriamente.

  18. Conheço militar que nem passa na frente deste hospital, paga pra não se incomodar ou da um jeito de ser atendido em João Pessoa.

  19. Varios dentistas do HMAR estão a tempo nas seções administrativas; SALC, Contas médicas …….e com isto fica muito difícil e demorado uma consulta odontológica, penso eu que isto deve ser revisto salvo melhor juízo. Quanto a emergência a coisa é complicada na recepção são atendidos no mesmo local e aglomerados, pacientes com comorbidades normais e pacientes com suspeitas de COVID, dentro da própria emergência existe uma sala aonde são internados pacientes com COVID, eu presenciei os sargentos que atendem na emergência entrando e saindo deste isolamento COVID somente com a mascara, na emergência não é lugar para ter este tipo de isolamento. Para finalizar resalto que o Sub Diretor é um Cel de Cavalaria e não uma Cel Médica conforme foi informado pelo companheiro acima, nem todo militar tem o privilegio de marcar as consultas que precisa. Finalizando confirmo sim como Oficial que esta muito difícil cuidar da saúde no HMAR, agora estou na reserva com 35 anos de serviço passei por 08 (oito) guarnições, entro na fila como qualquer militar da reserva, não peço nada a ninguém, não bato em porta de nenhum oficial no HMAR para facilitar a marcação consultas ou exames, infelizmente não vi nestas 08 (oito) guarnições que passei um Hospital Militar pior do que o HMAR

  20. Uma coisa tem que ficar bem claro para a Direção do HMAR, respeitosamente:

    – estamos numa baita pandemia (coisa que o Sr sabe melhor que eu);
    – ou seja, é sua obrigação funcional a implantação e fiscalização ‘nos protocolos clínicos da Covid-19, na atenção primária à saúde e segurança de seus usuários é fundamental;
    – sujeito a responsabilização penal na omissão ou falha nestas praticas; e
    – as aglomerações na área reservada a espera para o atendimento na emergência tem que acabar.

    Sr Diretor do HMAR, atentai bem para esta observação do ‘Anônimo no 8 de abril de 2021 a partir do 18:3’:

    …”dentro da própria emergência existe uma sala aonde são internados pacientes com COVID, eu presenciei os sargentos que atendem na emergência entrando e saindo deste isolamento COVID somente com a máscara, na emergência não é lugar para ter este tipo de isolamento”…

    Espero que estas observações e oportuna chance que o Redator desta website nos disponibilizou, o faça refletir e implementar tais mudanças urgentemente necessárias.

    Seu cargo e responsabilidades não são de festim, como por exemplo, num Batalhão de Infantaria, sua missão é REAL.

    Boa noite Sr Diretor do HMAR e a todos, saúde!

    p.s.:
    – nem tratemos, ainda, da segurança e condições de trabalho das Praças do hospital.

    -parabéns Ricardo Montedo pela feliz iniciativa e vida longa combatente, hoje, da Rede.

    – ex-combatente de cavalaria Montedo, hoje, uma espécie de ‘guerreiro virtual’ com a finalidade e objetivo de interligar militares, a fim de fornecer aos seus leitores o acesso a diversas informações e mudanças de práticas inadequadas e antigos maus hábitos, antes julgados normais na Caserna, e nos disponibilizando oportunamente os principais assuntos atuais.

    – sempre fornecendo informações para que seu leitor forme sua visão particular dos fatos.

    – com imparcialidade e distanciamento de qualquer elemento/Partido de protagonismo atual.

    Um grande abraço.

  21. O Hospital Geral de Santa Maria – RS não perde muito para eles. Confusão total e atendimento da pior qualidade. É uma falta de pessoal, ordens, contra-ordens a todo o momento e o desconto do FUSEx é grande em relação ao serviço prestado. Coloquem um coronel de arma na direção, que resolve, começando pelo horário que ninguém do corpo médico cumpre.

    1. coloque um coronel de arma que medico de carreira nenhum fica, pois nao estao acostumados a desmandos, grosserias, tosqueiras, formaturas de dia do uniforme e coisas do genero de alguem que nao tem o menor conhecimento tecnico de medicina, por mais que se diga que na acadimia se estuda inclusive medicina, sendo aquela instituicao de ensino a melhor de medicina de todo o hemisferio sul.

      ai vc e sua familia serão as cobaias dos bacharéis em medicina do servico militar obrigatorio, todos inexperientes e obrigados a estar la.

      alias nem sei se pode, acredito que a direcao de hospital exija a graduacao em medicina, conforme diretrizes do CFM. So sorry, brigue com o CFM, eles nem gostam de militar.

      Ngm tem culpa que nao estudou. Salario de medico e alto mesmo, 2.500 por plantaozinho de 12 horas de clinico geral. Se fizer uma especializacao mequetrefe, ja viu… O problema é passar no vestibular e se manter na faculdade.

      Os medicos de carreira estao se evadindo. Nao aguentam. Coloque um general como ministro da saude e veja o caos na saude publica. a experiencia esta ai.

  22. Dei uma ‘passada’ rápida de carro em frente a emergência do HMAR, nada mudou.
    Local pequeno e os usuários sentados próximos uns dos outros, a grande maioria do grupo de risco.
    Pra mim nenhuma surpresa.

  23. O HMAR em resumo é horrível! Como a matéria cita creio que realmente seja o pior. Tem hospitais menores, HGe ou HGu, muito melhores e mais organizados. Os serviços nele são péssimos, funcionários civis e terceirizados ou até msm os militares mau educados. Na emergência é uma demora só, msm quando está vazia parece que os médicos fazem hora, uma má vontade para atender, no posto de enfermagem a msm coisa, uma falta de vontade é de atenção inarrável não maioria das vezes, salva raras exceções. Marcar consulta é uma tarefa das mais difíceis, principalmente algumas especialidades básicas ginecologia, pediatria, ortopedia e etc. Na emergência não há pediatras, mas se for oficial encaminham para ocs.

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