Concurso para a ESA bate recorde e tem mais de 136 mil inscritos

Crédito: EB

O Exército confirmou o número de inscritos e a relação de candidato por vaga do concurso da Escola de Sargento das Armas.

Após ter recebido um número expressivo de candidaturas em 2019, a Escola de Sargento das Armas (ESA) teve um quantitativo de inscritos ainda mais relevante em 2020. São 136.264 candidatos confirmados que realizarão as provas em outubro.
O número já foi confirmado pelo Exército, que também divulgou a relação por sexo, área e de candidato por vaga. Como já esperado, a área geral/aviação foi a que reuniu a maior procura, veja:

Recentemente, foi divulgado o novo calendário anual do concurso ESA, com novas datas dos eventos complementares. Com isso, a primeira prova está confirmada para acontecer no dia 4 de outubro.
A ESA também já escolheu a banca organizadora que ficará responsável pela aplicação das provas e auxiliará o Comando do Exército no dia do exame. A empresa escolhida foi a Metrópoles Soluções Governamentais. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União.

Confira o novo calendário

Pedido de revisão das questões objetivas ⇒ 06/10 e 07/10
Resultado parcial das provas (faltando a revisão da redação) ⇒ 13/11
Entrega, na OMSE, dos documentos para análise de títulos (aprovados nas provas) ⇒ 16/11 e 17/11 (até 12h)
Pedido de revisão da redação ⇒ 16/11 e 17/11
Resultado final da redação ⇒ 23/11
Resultado final das provas (objetiva e redação) ⇒ 25/11
Envio, via SEDEX, dos documentos para a análise de títulos, diretamente para a Seção de Concurso da ESA (aprovados após revisão da redação) ⇒ até 26/11

Concurso ESA terá prova dividida em seis partes
A primeira prova do concurso poderá ser dividida em até seis partes. Ela é composta por provas escritas, sendo objetiva e discursiva. Os exames têm caráter eliminatório e classificatório. A divisão é de acordo com a função escolhida para concorrer, de acordo com a distribuição a seguir:

1ª parte – Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
2ª parte – Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
4ª parte – Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).
Na primeira fase, para ser aprovado o candidato precisará obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, sendo necessário obter pelo menos 25% de acertos.

Os concorrentes habilitados serão convocados para os eventos complementares. Vale lembrar que esse percentual não engloba a Redação. Na prova discursiva, os candidatos precisam alcançar uma nota igual ou superior a cinco para ser considerado aprovado. As demais etapas serão:

– avaliação de títulos;
– exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
– investigação social;
– exame de aptidão física preliminar;
– revisão médica;
– exame de aptidão física definitivo;
– comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.

Resumo do concurso ESA 2020

Órgão: Exército Brasileiro – Escola de Sargentos das Armas (ESA)
Cargo: sargento;
Áreas: geral/aviação; saúde e música
Vagas: 1.100 (ambos os sexos)
Prazo de inscrição: 19/02 a 18/03
Taxa: R$95
Salário: até R$5.049
Prova objetiva: 4 de outubro

FOLHA DIRIGIDA/montedo.com

111 respostas

  1. A tendência é aumentar o número de candidatos na ESA ,carreira atrativa podendo chegar até major futuramente ,agora na FAB e MB já fica bem difícil falar o mesmo com suas carreiras pouco atrativas ,existindo uma limitação até Suboficial e com poucos ou nenhum cursos de meritocracia ,isso sem falar na falta de reconhecimento com os graduados da reserva que tiveram seus salários com defasagem ficando aquém do EB.

    1. Na realidade não poderia existir carreira de praça até oficial.

      A carreira do praça termina pela constituição federal até o cargo de subtenente, uma vez que para ser praça precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, portanto não pode existir continuidade da carreira de praça até oficial, pois os cargos de oficial devem ser apenas de brasileiro nato.

      Os fundamentos jurídicos para a carreira de praça e oficial são diferentes, logo são carreiras distintas que de ser providas mediante concurso público, no caso das forças armadas.

      Da mesma forma que a qualificação de praça não pode ser utilizada para ingressar na carreira de oficial, são qualificações distintas.

      O correto seriam carreiras paralelas com remuneração diferenciadas.

    2. A promoção para o QAO está é minguando dia a dia. As vagas para o concurso diminuíram e para a promoção são cada vez é mais escassas. Está difícil atingir o oficialato. No futuro a tendência é que o S Ten morra S Ten. Se for com um salário condizente com os 35 anos de serviço, sem problemas, mas se isso não ocorrer, vai ser uma tragédia a carreira das praças no EB.

    3. Calma! Meritocracia para praça no EB é ficar de boca fechada, falar somente sim senhor e não senhor o tempo todo e dar sorte pra não ficarem emburrados contigo. Trabalhar bem é apenas um acessório.
      Assim se alcança voos mais altos

    1. Use como trampolim. Pq não ha mais respeito com os praças.
      Com 2 anos vc perceberá ao analisar o plano de “carreira” das praças.

  2. Geralmente o jovem que passa num concurso desses, super concorrido, e após certificasse das condições de trabalho que carreira que o espera, já entra com uma apostila debaixo do braço para estudar para outro concurso que o valorize.
    a começar pela remuneração que o governo paga a outras correiras.
    Como pode um soldado da pmdf ganhar mais que um 3sgt do eb? É justo isso?

    1. Claro que é justo.
      Concurso da PMDF é nível superior, concurso de oficial do exercito é nivel medio.
      Exercito é formatura e powpow, pm é troca de tiro, algema em bandido e ação real mesmo na folga.
      De soldado, o cargo da pm só tem o nome. Veja a concorrência e o grau de escolaridade exigido. Todos os concursos do exército são de nivel medio, a escolaridade exigida é ensino medio. Um asp de npor executa as atividades… formado em 8 meses no meio expedeco….
      E te digo mais, nao chora, se somar o serviço voluntário esse soldado da pmdf ganha 11 LIQUIDOS. Confira no portal da transparencia

      1. 11 líquidos??? Sd ??! Aí forçou né amigão . Só se for juntado 13 / férias etc . Sd PMDF da em média 7 líquido ( o que já é muito bom )

        1. Companheiro, eu conheco a realidade da PMDF, meu filho é PMDF, o outro e Agente da PF. Dei a dica, olha o portal da transparência, mas vc duvidou.

          Vou te dizer, embora sejam militares e em disponibilidade permanente, eles tem carga horária e se valorizam, sao 40 horas semanais, passa disso vc ganha o Serviço Voluntário Gratificado, que é verba indenizatória e não entra no cálculo do Imposto de Renda. É justo. Ahhh e vem aumento por aí, vão nivelar o soldo de soldado com agente da civil e ganhar muito mais por conta do Serviço Voluntário. Agora, abaixo, um dado público que peguei no site.

          CARGO SOLDADO PRIMEIRA CLASSE
          FUNÇÃO S/NIVEL FUNCAO
          ÓRGÃO POLICIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL – SIAPE
          ano 2020
          mês 5

          matrícula 02164532
          cpf ***770511**
          RECEBIMENTOS
          remuneração básica R$ 5.584,30
          benefícios R$ 2.250,53
          funções R$ 0,00
          comissão conselheiros R$ 0,00
          horas extras R$ 400,00
          verbas extras R$ 4.371,16
          verbas judiciais R$ 0,00
          outros recebimentos R$ 0,00
          reposição desconto a maior R$ 0,00
          licença prêmio R$ 0,00

          total bruto R$ 12.605,99

          total de descontos R$ 1.132,08
          TOTAL LÍQUIDO (após descontos obrigatórios)
          R$ 11.473,9

          DESCONTOS
          IRRF R$ 569,46
          seguridade social R$ 530,50
          teto redutor R$ 0,00
          outros descontos obrigatórios R$ 32,12
          reposição pagamento a maior R$ 0,00

          1. Cap cav, pq voces oficiais tem esse costume de falar do que nao conhecem? Sim, tem um monte de penduricalho, igual o seu, adicionais, etc.
            Se vc ao menos se desse ao trabalho deinterpretar um texto, entenderia que sao sim verbas eventuais, é quase o soldo só de “hora extra”, os coroneis acham bacana e incentivam… Sabe pq? Pq os oficiais lá são diferentes.
            Mas olha nao fica triste não, eu sei que o soldado pm está ganhando mais que você (e ainda está vendo atividade-fim), mas pense pelo lado positivo, seu concurso foi de nível fundamental então você pode dizer aos 4 ventos que seu salário é ótimo.

          2. Então , eu também conheço muito bem. Foi o q disse . Nesse “verbas extras “estão 13 ou férias . Sei olhar na transparência também . Inclusive em junto receberam o aumento no VPE retroativo. Reafirmo , líquido de um sd PMDF em média 7 a 8 . Posso pegar vários contracheques e colocar aqui .

          3. Companheiro! Fico feliz por seu filho(soldado da PM) ganhar mais que um Capitão do Exército! O que não é verdade! Não troco ser Oficial do Exército para ser nem Cap da PM quanto mais ser Soldado! Todo dia chego no meu trabalho, tem café e almoço, tem TFM, tem apoio de saúde, tem limpeza! Honestidade! Tirando que sou de uma família pobre ! Venci na vida! Tenho PNR! Já fiz vários cursos! Morei em vários Lugares! Viajei para vários países! Então cara! Não compara nada não ! Tu não sabe de nada! Ainda por cima é um ingrato! Que graças ao seu trabalho que seus filhos venceram! Tu tinha que ter orgulho da sua profissão! Aonde quer que você vá no mundo e falar que é militar será bem recebido!

          4. Amigo, por favor: menos. Nem de longe seu filho ganha isso como soldado.
            PMDF com esse salário, morando de aluguel e pagando plano de Saúde, escola cara … Sobra algo pra o fim de semana ?

          5. Não se paga SVG retroativo. Ele entra mensal.
            Se o cara quiser trabalhar na folga, ele é remunerado com o SVG. Então o salário varia. Se ficar sem faxer nada é 7 líquido, se trabalhar é 11,500 liquido. Claro, existem vários que nao querem pegar o SVG, mas a prova do contracheque está aí… Ganha mais que um capitao? Acho que sim, sao 11,5 liquidos…

            Se vc acha que sua profissao é prestigiada, definitivamente não sabe o que é ser policial. Nao precisa ir no exterior, como vc mencionou, para ser valorizado… E sim, enquanto vc está ai na sua rotina de TFM e cafezinho, como vc disse, o cara ta lá atras de bandido ruim, botando a cara e recebendo todo prestigio da sociedade… por isso entra de graça em qualquer estabelecimento (vc consegue), entra de graca em show, entra de graca na casa noturna, entra de graca no ônibus, almoca e janta de graca… Sim, vc precisa ir aos EUA, onde os militares tem prestígio justamente por não terem essa rotina de TFM, cafezinho e treinamento. Ele pode ir à esquina. Não queira falar que sua profissão é melhor que qualquer outra, sobretudo quando vc mesmo diz a essencialidade da sua rotina. Todo profissional tem sua importância… E sim, o contracheque está aí, tem vários puxando k SVG (chamam de “virtual”), e o número chega a isso, 11,5 líquido, conforme demonstrado. Cada carreira tem seus benefícios, né? Vc tem o pnr… mas não queira falar que o benefício alheio não existe para confortar sua alma. Ele existe sim… ta ai

          1. Ao Anônimo no 16 de agosto de 2020 a partir do 13:17,

            Camarada fico feliz por seu filho ser da PMDF.

            Agora, vc forçou a barra ao dizer que um SD PMDF ganha mais do que um Cap EB.

            Sinceramente amigão, não tem nem como fazer esse tipo de comparação.

          2. Nem sonhando colega srs Dá uma olhadinha na Reestrutuação da Carreira dos militares ok. Plano de Saúde.. PNR, … Alimentação … Olha lá os adicionais e vê se tem a coragem de psotar aqui o que Vc viu ok.

  3. Soldo 3° Sargento 3825,00 + adicional militar e adicional habilitação.

    O cara que olha 5049,00 kkk não conhece o Fusex, FHE, IR…. e não pode de maneira alguma conhecer o Poupex. Caso contrário vai receber menos menos menos.
    Se ama a pátria vai para o EB.
    Se quer ganhar dinheiro estude mais um pouco. Muitas oportunidades.

    1. Companheiro, com ensino medio completo os concursos da esa e aman são os melhores do país. Outros de nível medio: merendeiro, copeiro do municipio, etc.

      Nao fale de oportunidades, vc entrou com 18 anos no exercito e nao sabe como é ai fora, a molecada altamente capaz desempregada, salarios de nivel superior que nao chegam a 3 mil reais. Vc nao tem ideia, foi pra esa com 18 anos e tinha um cafe da manha posto na linha de servir. Fale que a profissão é desgastante, mas não que não vale a pena… vc nunca passou fome ou viu sua família desesperada com dívidas e desemprego.

      1. amigo eu passeie fome e ví minha familia passar necessidades. fiz a prova com 18 anos e faz 20 anos que estou no EB. Tenho minha casa, meu carro, minha chácara e quando me aposentar vou receber 8 vezes o meu salário bruto, sendo que como CAP QAO estarei ganhando entre R$ 20.000,00 e 22.000,00 sem falar que me aposentarei entre 52 e 54 anos.
        Estuda amigo, que da certo.

  4. Falta lei com os requisitos necessários para progressão na carreira.

    Vale lembrar que para ocupar cargo de praça até subtenente precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, mas para prosseguir até oficial, somente os brasileiros natos podem ser promovidos a oficial.

    O praça possui duas carreiras, para brasileiro nato até oficial e para brasileiro naturalizado até subtenente. O naturalizado não poderá ser oficial conforme a constituição federal 1988.

    É uma profissão tão importante para o país como todas as outras.

    Boa sorte para os candidatos.

    1. Soldo de um 3 em 2024 6.354,00 +16 % ad militar + 27 % especialização ( depois de 6 neses) + 6% disponib . Total bruto 9.467,46.

      Aguardem o mito

      1. kkkkkkkkkk.. Boa essa!!
        Usando a típica regra de três encontrei 66,12% de aumento sobre o soldo do 3Sgt. Vai ter general ganhando mais q Ministro do STM. Deixe de sonhar, nunca no Brasil governo militar valorizou os graduados e não está sendo diferente agora.

  5. Tive o prazer de sair! Nao passei no concurso dos sonhos (atualmente na PC), mas obviamente que pela remuneração, qualidade de vida e a valorização da pessoa, ter saído do EB me fez mt bem. Tenho um irmão que ainda naonse libertou, e ja me avisou que o interstício dele vai aumentar (kkkkk). Meus amigos existe vida aqui fora…. VALORIZEM-SE

    1. Ao GnFredericoSantos no 15 de agosto de 2020 a partir do 06:01,

      Desculpe -me amigo, mas sair do EB para ingressar na Polícia Civil e dizer que seu deu bem, nem vc acredita nisso, fala sério.

      Salário de um agente da Polícia Civil não ultrapassa 6k, isso bruto, a não ser que vc seja delegado ou está na PC/DF.

      Mesmo que seja PC/DF, para o 1.Sgt/ST hoje não vale mais a pena, pois com a reestruturação da carreira, se não tiver aumento salarial, o ST ganhará em torno de 14k, isso no final da reestruturação.

      Agora dizer que se deu bem ganhando aí no máximo 6k, isso em qualquer Polícia Civil do Brasil, exceto PC/DF, e ainda por cima, pra ficar correndo atrás de bandido, fala sério, tá de sacanagem, kkkk

      Vlw! Grande abraço!

        1. Ao
          Anônimo no 17 de agosto de 2020 a partir do 00:32,

          Amigo, leia com atenção e interprete o que foi escrito, dessa forma compreenderá.

          De qualquer forma, vou te ajudar. Um ST do EB, considerando que ele possua o CHQAO, irá receber 14k ao final da reestruturação, caso não haja um aumento salarial até lá.

          Entendeu agora ou precisa desenhar?

    2. Amigo, Vc só pode ta de Brincadeira né? Falar que saiu do EB pra ir pra PC, e ter a cara de pau de falar que se deu bem ? Que foi valorizado como Pessoa? Cara, no mínimo Vc era um Cb, Sd ou SGt Temporário, ou Vc ta falando uma tremenda asneira. A propósito: pra quem Vc acha que testá escrevendo? Pra turma do primário?
      Faz assim Camarada, antes de vir Falar ma do EB passa pra uma PF, ABIN, PRF(até segundo moderno), Receita Federal… Aí Vc pode vir aqui falar com respaldo ok. Tirando a PC DF – e olhe lá- nenhuma outra Policia chega compensa nem de longe.

      Muda o discurso, ou passa pra algo que realmente faça a diferença. Fala Sério!!

      1. Ue tem gente da reserva que vai prestar concurso pra polícia.
        Não esqueça que lá eles tem porte de arma.
        E antes que vc diga que o militar tem isto “garantido”; procure saber como isso ocorre na prática.

        1. Ao
          Anônimo no 17 de agosto de 2020 a partir do 00:29,

          Vc só pode estar de sacanagem ao dizer que o militar na reserva vai prestar concurso pra Polícia.

          Camarada, sinceramente, quem em sã consciência estando na reserva vai prestar concurso pra Polícia?

          Fala sério!

          1. É pq vc está comparando somente a carreira do EB.
            Para quem é da FAB e da MB vale muito a pena na reserva ir para a PC.
            Ao menos antes de morrer a pessoa é valorizada.

    3. “Qualidade de vida”, sendo policial??

      Então vc deve ser escrivão. Pois se for agente não está sendo verdadeiro.

      Agente tem de ficar correndo atrás de bandido;

      fica marcado por eles e por isso não tem liberdade de ficar tranquilo sozinho ou com a família em via pública;

      em muitos Estados o próprio policial compra a munição que usa, pois a quantidade distribuída pelo governo é irrisória;

      em diversas cidades a viatura consegue rodar porque as prefeituras e o empresariado contribui com combustível;

      em diversas delegacias do Estado em que me encontro está faltando até papel ofício e tinta para impressora (isso foi tema de reportagem na TV local).

      E dizer que trabalhando nessas condições vc tem “qualidade de vida”?!!

      Aliás, vc sabe o significado de qualidade de vida no trabalho?

      1. Essas dificuldades não são do policial são das polícias.
        Vou contar a diferença.
        Se uma DP não tem papel para fazer um IP, ele completamente não será feito.
        Não existe o “te vira” cumpra a ordem.
        Aliás se vc falar isso, aí é que nada sai.

  6. Se o cara entrar no Exército já pensando em fazer outro concurso vai sofrer muito!dificilmente terá tempo para estudar, vai trabalhar muito e se o rendimento estiver aquém, poderá ser sancionado! Pessoal! As Forças Armadas estão mudando muito, a tendência é tolerância zero com mau profissional! Então se for entrar! Entre convicto! Forte abraço!

      1. Fico feliz por ele! Fico mesmo! Muito! Ele é a exceção! A regra é ser feliz com o que tem e está bom demais! Considerando que 90% dos militares são de família pobre!

  7. A maioria dos comentários são negativos e, certamente, de sargentos. Isso é reflexo por todos os quartéis do Brasil, sempre reclamando e falando mal da carreira.

    No entanto, a maioria dos que reclamam e falam mal não fazem nada pra mudar a sua situação, muitos nem sequer fizeram um curso superior, nem de tecnólogo.

    Então amigo que reclama da carreira e vive falando mal do EB, esse recado vai pra vc: o que vc está fazendo pra melhorar de vida, já que a carreira das armas é tão ruim assim?

    1. Sgt / turma Guararapes 98👊

  8. Sabia que iam aparecer um monte de comentários idiotas de praças aqui neste post do Cap Montedo , o que eu mais esperava era falarem da PMDF 😀

    1. Parabéns para você, praças do EB sofrem em sua grande maioria da síndrome de Estocolmo, tenho propriedade para falar pois passeia vinte e cinco anos observando a subserviência de alguns praças/ST por causa de promoção. Sou da Tu de 88 e afirmo a todos estudem e façam cada um de vocês as suas promoções através de aprovações em concursos da prf/pf/pc/pm, receitas estaduai… etc

      1. ANOMINO no 15 de agosto de 2020 a partir do 11:28,

        Pelo seu comentário vc deve ter passado em algum concurso top, tipo Receita Federal, Delegado, Auditor, Juiz, promotor, etc.

        Agora se vc passou em outros concursos meia boca, tipo PRF, PM, PC, Técnico de alguma instituição, ou algo similar, com certeza nem vc acredita que se deu bem.

        Ou então, já que vc está dizendo que praças sofrem da síndrome de Estocolmo, exceto vc, a pergunta aí de cima vai pra vc: o que vc fez pra mudar a sua situação?

        Aliás, vc sabe o que significa síndrome de Estocolmo?

        1. A sua analise sobre os meus comentários é rasa, em momento algum eu falei que todos, sofrem da síndrome de Estocolmo. Não generalizarei, fiz uma colocação do que eu abstrai durante os anos que permaneci no EB. Fui para reserva em 2013, como ST, hoje sou Oficial de Registro e Tabelião de Notas. Continua sendo uma praça do EB, mas acho que nós somos subestimados por sermos Praças, e isso não espelha a realidade.

      2. Cara, seus comentários são tão Patéticos quanto sua experiência. é nítido o seu recalque com o EB, e sabe porque? Porque realmente existem muitas carreiras melhores, sim existem, eu mesmo conheço vários colegas que saíram, de cabeça erguida, garbosos por terem pertencido à Instituição. Não existem Carreiras perfeitas, e isso a gente sabe. todas tem algo a mais ou a menos, mas uma coisa é nítida: o comentário de quem foi lá – seja em que carreira for – fez o seu bem feito e saiu de cabeça erguida é anos luz diferente daqueles recalcados que foram dar uma de arrochados, ou que simplismente acochambraram nas sua tarefas diárias, muitas vezes prejudicando ou sobrecarregando companheiros e saíram sem algum reconhecimento e ficam descendo a lenha. Teu comentário amigo, pelo nível preenche com sobra a segunda opção ou seja: Vc é um recalcado que vem aqui falar besteira.
        Certamente, onde Vc está hoje deve ta fazendo seu meia boca e prejudicando companheiros como fez no EB.
        BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA.

        1. Concordo plenamente com o, 15 de agosto de 2020 a partir do 11:28. Uma cambada de baba ovo, chega da nojo de ver quando esses conversam com seus superiores, uma vergonha! A maioria subtenente com mais de 45 anos nas costas, servindo de empregados voluntários. Coronel o senhor que alguma coisa? Coronel o senhor que um cafezinho? Coronel coloquei gola dura, ficou bom? Coronel quando eu for promovido vou para para clube do Exército.
          Agora suas famílias, como estão? Como estão a educação de filhos com relação a moral e ética profissional?
          Pare de falar besteira, essa “carreira” é para babões, mesmo que tenham feitos vários cursos, se não tive uma mão amiga, nunca será realizado profissionalmente.

          2° Ten QAO do 8° QA dos serviços gerais.

          1. Está vendo porque saiu no 8º QA? Deve transparecer revolta! Cuida da sua saúde revoltado e da sua carreira que tem muita água pra rolar!

    2. Qual o seu problema com Praças Senhor “DEUS”? Acha que suas “estrela” mudam quem Vc é ? Se liga cara, deixa de ser medíocre pq certamente tem muitos e muitos praças que são melhores e mais profissionais que Vc. Acorda que se Vc é um Oficial, Vc depende de um praça, e pelo nível do seu Comentário, deve ser daqueles que nem escrever um Ofício sabe.
      Menos Sr Oficial… Menos.

  9. Outro dado importante é que os candidatos cotista também fazem parte da ampla. Não se soma os candidatos da ampla com a cota. Observem na página da Esa a concorrência em 2019.

  10. Carreira de praça:

    -EsSA 24 anos;
    -3°Sgt 26 anos;
    -2°Sgt 36 anos (primeira leva);
    -1°Sgt 45 anos (primeira leva);
    -Sub Ten 52 anos (primeira leva);
    2°Ten 59 anos (primeira leva) volta a tirar serviço;

    10 anos tirando comandante da guarda, com 35 anos, e tomando mijada de aspirante temporário de 20 anos. É loucura sair de seu estado natal para isso. O salário não vale a pena.

  11. Pobre jovens que se iludem com essa carreira que nem da para chamar de carreira e sim de “longo e tortuoso caminho para uma velhice tranquila “.
    Só esclarescendo o amigo anônimo que diz “não valer a pena ser PC ”
    1- Sou papa charlie no RS , 2014 , promovido em 2018 ( 4 anos ) de R$5600,00 líquidos para R$ 8800,00 líquidos , um sargento de carreira sai ganhando 4 k e ficará 10 anos !!!!! até uma promoção que dará mil reais de aumento !!!! Fala sério amigão , não trave a vida de ninguèm por que vc travou a sua nesse lixo de carreira.

    1. Ao papa charlie ex sgt de com,

      8800,00 líquidos, então o salário bruto deve estar em torno de 12,5k. Parabéns nobre PC/RS, pois é a única Polícia Civil do Brasil que ganha mais do que um agente da PC/DF.

      Amigo, sinceramente, nem vc acredita no que está falando. O camarada deixar o EB, se for sargentos de carreira, pra ir pra qualquer PC e dizer que se deu bem, só pode estar de sacanagem.

      Vlw! Grande abraço!

      1. Olá.
        Eu conheço suboficial que mesmo na reserva está queimando para ser inspetor da polícia civil.
        E sim.
        Um inspetor da polícia ganha mais que um suboficial da fab e da mb.

    2. Servi no Alegrete de 1989 até 1997, na Eng, muitos amigos Sargentos Temporários que felizmente não conseguiram ser aprovados na ESA, eram 3º Sgt juntos comigo. Hoje sou ST da reserva e eles são Capitães/1ºTen na Bda Mil. Ou seja Eles foram soldados eu 3º Sgt, fizeram o CFST e eu 3º Sgt, em 94 fui promovido 2 Sgt e eles deram baixa e foram ser soldados na Bda Mil, fomos para reserva e eu como ST e eles Cap/Ten, ganhando 17 mil reais, bruto e eu 11 mil brutos. Tirem as suas conclusões.

    3. Papa Charlie! Que bobeira gente! Rss tem plano de saúde? Se precisar tem jatinho helicoptero? Uma porrada de ambulância? Tem PNR? Colégio militar? Morar em lugares diferentes? Fora a parte financeira que tenho plena convicção que é melhor do que a sua atual! Vai lá pra sua delegacia fedorenta! Rss

      1. nao tem nada disso.
        mas com 15 anos está no topo de carreira. 24×72
        sem chefe lazarento que chefe lazarento o bandido acaba matando
        tem a realizacao profissional de fazer algo pela sociedade alem de polichinelos.
        prestigio da sociedade
        uma carteira funcional de policia, coisa que vc nao tem a menor ideia do que seja, mas acredite, tem o peso da intituicao e goza da total admiracao da sociedade
        voce nunca vai entender. fica nos seus jogos de guerra.
        é muito util ter um amigo policial. todo mundo quer ser amigo do policial.
        ter um amigo capitao de cavalaria serve so pra tirar o filho do sv mil obrigatorio… isso se o capitao de cavalaria conseguir.
        para de diminuir as outras instituicoes e olhe para o que vc faz…..formatura.

        1. Larga de ser imbecil! Passa o dia numa delegacia fedorenta! Não sabe de nada! Tem uma visão turva! Vive numa caverna! Só enxerga a sombra que passa à sua frente! Não vou dar nem ao trabalho de responder!

          1. Onde é que dá o nome para ficar nessa caverna.
            Muito melhor ser policial civil.
            Liberdade, autoridade, qualidade de vida e porte de arma (real).

          2. Oficial de EB acha que ser de academia é um grande status na sociedade…….kkkk. Ser da Policia Civil, Oficial da Policia Militar, Oficial Bombeiro Militar, PF, PRF tem muito mais status garoto.

        2. Ao Anônimo no 16 de agosto de 2020 a partir do 19:52,

          Camarada nem vc acredita no que está dizendo. Concurso para Polícia Civil é meia boca. Talvez vale a pena se O camarada sair como 3. Sgt e, lógico, depois prestar concurso pra delegado.

          Esse papo de prestígio com a sociedade, amigo de policia, tudo balela. Hoje o que vale é dindim no bolso.

          Hoje, com a reestruturação das carreiras, pelo menos no EB, só vale a pena sair se for pra Auditor da receita Federal, Delegado, promotor ou então Analista de Tribunal.

          No mais, sucesso na carreira aí 👊!

        3. Última vez q respondo! Da onde que um militar não tem porte de armas? Tenho mais de duas sendo uma delas uma Glock e uma CZ! Conhece? Creio eu que não!Ou é mais um policial que da tiro no chão ou erra o alvo a 10 m! Ou sua pistola não funciona! Rss! Filhao trabalho numa OM onde uma viatura deve montar umas dez delegacias! Tem optronicos de milhares de reais! tu não sabe de nada! Tenho amigos no Exército que tem fuzis(plural), ando armado quando eu quero, meu porte vale muito mais! A diferença que é federal e expedido pelo Exército! Só dois órgãos controlam armas! PF e Exército! Mas isso é uma bobeira! Não ligo para isso! Quanto ao poder de polícia ! Nós temos! Vc pode ser julgado na JM! Desacate um militar no desempenho das funcoes! Desobedeça uma ordem de parada! Esteja errado numa fiscalização!

          1. Cap QAV.
            Vc é oficial, e tem direito ao porte.
            O praça tem garantia (leia o decreto), na prática seria a mesma coisa, mas não é bem assim; veja quanto tempo um praça tem que esperar para receber um porte de arma.
            – Quanto ao poder de polícia vc só tem se tiver em GLO, exceto se vc estiver fazendo referência ao CPP que diz que qualquer um prenda o outro em flagrante.
            – Quanto ao julgamento na JMU, se vc estiver em missão realmente é julgado na JMU, caso contrário é na justiça comum.
            Obs: Para praça, em geral, é melhor ser julgado na justiça comum, do que diante um CPJ de oficiais.

            Vc parece ser uma boa pessoa, mas….precisa se informar melhor.

      2. O probleme é que tudo isso que vc falou só funciona efetivamente para os oficiais.
        Enquanto isso na polícia não existe uma discriminação tão gritante.

    4. So esqueceu de contar que quando se aposentar vai cair pra quanto mesmo ? kkkkkkkkkkk O cara sair do EB pra ir trabalhar em uma delegacia que nao tem nem onde sentar direito, mal tem um computador e um banco decente, fedorenta onde ele tme que pagar plano de saude, comida, academia ….. E vir falar bobeira aqui ? Camarada, se oriente.
      Tenho um amigo – Segundo Sgt moderno – passou na PC RS fez o curso e voltou pq viu a merda que tinha feito.
      Por favor colega, não vomita o que Vc nao come.

      1. Rapaz, olha eu conheço um SO das F.A na reserva, o líquido dele hoje é ; e ele vai fazer concurso para inspetor de polícia.
        E sinceramente eu entendo ele.
        Todo mundo tem direito a querer ser um dia valorizado.
        Vamos lá.

        -Na PC vc tem direito a porte de arma, nas F.A é assim tbm? Esquece esse bla bla de Decreto e procura saber a verdade.

        – Na PC talvez esse suboficial tenha a oportunidade de pela primeira vez ser realmente valorizado, não confunda a vida do EB com a da MB e da FAB.

        – Na primeira vez esse suboficial talvez tenha um plano de saúde, coisa que se ficar na reserva só tem o SUS, ou……..ir a um hosp militar e passar aquela pergunta constrangedora – Vc é praça ou oficial?????? Imagine seu filho passando mal e vc ter que dizer para ele que sua acomodação é “-A” porque ele é filho de praça,,,,,,,,caramba isso dói.

        – Na primeira vez o suboficial talvez tenha um chefe (delegado) que não tenha interesse em subjugar o outro.

        Em resumo, as carreiras das F.A podem ter aspectos bons no EB, mas eu entendo perfeitamente um veterano da reserva da FAB/MB querer fazer parte de algo que lhe valorize.

        Já pensaram que talvez seja a última chance dele de tentar algo que lhe dê orgulho.

        Eu apoio o pessoal que quer ir pra ESA, o pessoal que quer sair e os veteranos da MB e da FAB que querem ingressar em outro cargo público.

        1. Ao
          anônimo no 17 de agosto de 2020 a partir do 18:13,

          Amigão, Oriente esse ST a ir cuidar dos netinhos. Já fez o que tinha que fazer, agora é vida que segue.

          Esse papo de delegado valorizar é balela. O delegado quer saber é do dele.

          Acorda camarada. Com já foi postado um montão aí pra cima, quem em sã consciência vai deixar o EB pra se meter numa delegacia fedida?

          Fala sério!

          1. Parabéns ao guerreiro que mesmo já sendo da reserva e superando as dificuldades da vida vai largar tudo e ir para a polícia.
            Já deve estar com a vida tranquila e agora quer fazer algo que lhe de prazer e muitos mais benefícios.
            Vc sera muito mais feliz na polícia.
            Boa sorte.

      2. SO da reserva da MB/FAB hoje ganha só 7.900,00, isso sem descontos, ou seja salário que dizem que é top.
        O inspetor de polícia da delegacia aqui perto de casa, com 17 anos de svc ganha muito mais.

  12. Fui Sargento por 23 anos, saí para entrar na PF como realização de um sonho, só tenho a agradecer ao EB, por tudo o que aprendí, pelos amigos que fiz. Passei muito aperto, não posso mentir, mas ganhei muito, muito mesmo. Hoje a carreira de Sargento – após essa estruturação – mudou muito, e agora um Sub realmente está ganhando razoavelmente bem. Hoje onde estou, vejo que todas as Carreiras tem seus defeitos, todas sem exceção, mas quem faz o seu, e faz bem feito, respeitando as peculiaridades de cada um, certamente se orgulha do que faz, sai de Cabeça erguida. Isso não é conto de fadas, é realidade.
    Vejo pessoas que vem aqui, falam do que não sabem, criticam o que não conhecem e ainda se acham.
    Fui Praça com muito orgulho, ví muitos lixos, tanto como Praças ou Oficiais, mas isso não torna a carreira ruím.

    1. Ao ATRIUS no 15 de agosto de 2020 a partir do 17:52,

      Parabéns pelo comentário. Isso demonstra que vc fez por merecer e alcançou o seu objetivo, ou seja, correu atrás e fez a diferença.

      Grande abraço irmão 👊👊

  13. As Forças Armadas possui várias carreiras dentro da carreira! Com muitas oportunidades! Você pode ser mecânico de Helicoptero, Forças Especiais, percussor… que é muito diferente de ser um bosta agonizando vendo a vida passar pra cantar 1009 dois mil a mais, que somando as vantagens que o militar das FA possui, no final das contas no mínimo dica elas por elas! Jovem futuro Sargento, Entre no Exército, faça Comandos, habilite-se em um idioma e verá se compensa ou não! Nunca de ouvido a derrotado!

  14. Existem carreiras muito melhores, mas começar a vida profissional com 18/20 anos, ganhando uns 5 mil brutos é algo atrativo para 95% da população brasileira!! Claro que com o passar dos anos,casamento, filhos, curso superior, etc é natural almejar outros voos, pois de fato a carreira fica um pouco “estagnada”, especialmente em termos remuneratórios. De qualquer forma, com essa tal reforma administrativa que está no forno, pode ser que mexam um pouco com as carreiras civis que muitos de nós almejamos (pelo fato das progressões rápidas, topo de carreira com 10/15 anos, salários de entrada maiores, dentre outras mamatas que estão na mira). Aguardemos. Boa sorte aos jovens futuros combatentes.

  15. Sou muito grato ao EB e aos anos que estive na força, tudo que aprendi e vivi. Hoje não uso mais a farda, pois deixei a força de cabeça erguida e investi nos meus sonhos aqui fora. Sou muito feliz e realizado por tudo que o exército me ensinou e por tudo que consegui e estou conquistando com o meu trabalho. Amém.

  16. Carreira de Sargento da ESSA é um lixo, uma ilusão, é uma vida de humilhação, alguns achando que é alguma coisa (babões). Sejam praça das Forças Auxiliares: ainda tem direitos que as FFAA perderam (LE, Anuenio, Posto acima), são mais valorizados, ralam menos e tem representação politica.

    1. Realmente os Lixos no Exército nunca falam bem não , isso é fato. Pelo teu comentário da pra ver que Vc se encaixa nas más estatísticas. Lamento pela instituição ou empresa que Vc esteja trabalhando. So lamento pra ela.

  17. Olá, vou fazer à prova da ESA, estou ansioso. Tenho 21 anos, não servi, mas admiro o Exército. Uma dúvida, quando estamos de serviço, após temos 72h de folga? Procede? E outra dúvida, a gente sai 3 Sargento, quanto tempo levarei para ser promovido? Grande abraço, me esperem por algum quartel por aí, kk….

    1. Com aumento do interstício no Exercito agora, você só vai ficar 10 anos como 3º Sargento para ser promovido a 2º Sargento…….kkk……O Exercito é muito bom……kkk

  18. O número alto de inscritos deve-se ao fato da grande diminuição de outros concursos devido a crise provocada pela pandemia, vários outros órgãos suspenderam ou cancelaram concursos pois tiveram orçamento reduzido ou congelado.

    1. No meio militar ficou escancarado que a única carreira de graduados que vale a pena é a do EB.
      Na MB e na FAB, após o Pl 1645 ficou cristalino que ser praça não é bom.

  19. Em questão de R$(que é o que realmente importa), A carreira de sgt estava uma bosta! Após essa reestruturação ficou boa.
    Pela minha experiencia percebo que todas as carreiras passam por “altos e baixos”. Momentos de prosperidade e em seguida “seca”. Sejamos humildes uns com os outros.

      1. E discriminatória também. Não é justo na FAB um grupo de sargentos poder fazer uma prova, quando chega a 2S, e podem chegar até coronel,enquanto outros tem que esperar chegar até 1S com CAS pra poder fazer uma prova e ir até a Capitão (não que seja ruim, muito pelo contrário). Não desmerecendo meus companheiros que podem fazer essa prova, acho muito importante ter essa oportunidade como forma de estímulo ao sargento continuar estudando, mas bem que isso poderia ser concedida a todos igualmente, bastando ter uma faculdade. No Exercito e na Marinha pelo menos todos tem oportunidades iguais, mesmo que também não sejam tão boas quanto os graduados dessas duas grandes instituições mereçam. E mesmo não concordando com algumas coisas que acontecem sigo feliz no meu trabalho e espero que um dia as autoridades corrijam algumas desigualdades.

  20. Vale a pena sim!
    Não passa de um concurso “meia boca”, assim como Sd PM e agente PC. A diferença é que exigem apenas nível médio, o que se torna bastante atrativo para os jovens.

  21. Perdão se eu ofendi alguém! Não foi meu objetivo! As vezes temos que ser enfáticos para que a mensagem chegue ao ouvinte! Eu sou um pobre coitado! graças a Deus! Pessoal! Esses dias vi uma sgt temporária postando que estava de serviço e perguntou se alguém adivinhava o que ela estava pensando disso, ela disse: “ nada! eu estou feliz por estar empregada”! Achei muito bacana! Já tinha admiração pela simplicidade e trabalho dela e só aumentou! E olha q nem trabalho com ela! Meus amigos! Não temos tempo a perder! Estamos nessa vida só de passagem! Canalize a energia de vcs para viver o presente o melhor possível! Quando começamos a administrar melhor nossa vida, descobrimos que precisamos bem menos do achávamos que precisávamos! Forte abraço e PAZ!

  22. Da nojo de ver puxa sacos defendendo esta instituição hipócrita que é o Exercito Brasileiro. Aumento salarial foi para generais e oficiais superiores, as custas de descontos sobre salario dos praças, pessoal da reserva (praças) e pensionistas. Sargentos ganharão mixaria. Praça ganha pouco, é humilhado por oficiais que se acham, mais são verdadeiros incompetentes, que não sabem fazer um documento. Oficial do EB ganha menos que um Oficial de mesmo posto da PM e Bombeiro Militar.

  23. Jovens que optarem por ser sargento do exército se arrependerão com certeza. Praças não são valorizados. Os interstícios para promoções aumentaram muito. com alguns anos na instituição vocês verão. Estudem e façam outros concursos melhores.

  24. Capitão é um moleque de trinta anos que não sabe de nada ainda no EB, e ainda se acha pica no quartel. tem de pedir ajuda a vários praças antigões para aprender as coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo