General Heleno diz que “esquerda radical tem síndrome de golpe”

general-augusto-heleno

Do UOL, em São Paulo
Erramos: este conteúdo foi alterado

O general Augusto Heleno, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), agradeceu aos militares da reserva, que também são seus ex-colegas na turma de 1971 da Academia Militar das Agulhas Negras, por escreverem uma carta em apoio as declarações dele na semana passada, que foram interpretadas como golpistas.
O ministro argumentou que não fez qualquer menção a intervenção armada. “A esquerda radical tem síndrome de golpe”, escreveu.


Na sexta-feira, o ministro afirmou que é uma afronta o STF (Supremo Tribunal Federal) solicitar parecer do Ministério Público Federal sobre um pedido de apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).Muitas instituições entenderam a declaração anterior do general Heleno como uma ameaça golpista por ele ter mencionado que haveria “consequências imprevisíveis” caso o presidente fosse obrigado a entregar o celular. As palavras do ministro foram uma reação a uma notícia-crime enviada ao STF pelo PSB, PV e PDT que incluía pedido de o celular do presidente e de seu filho Carlos Bolsonaro serem periciados.
O ministro Celso de Mello, do STF, encaminhou a petição dos partidos ao Ministério Público Federal, pois cabe ao MP, como titular da ação penal, definir as diligências necessárias para a investigação. A atitude irritou o general Heleno que enviou uma nota dura com expressões como classificar a medida uma “afronta à autoridade máxima do Poder Executivo”.
Militares que hoje estão na reserva e estudaram com o general Heleno publicaram uma carta na manhã deste domingo apoiando o ex-colega de turma e criticando o STF. No texto, eles fazem menção até mesmo para a possibilidade de guerra civil.
A carta dos companheiros de classe do ministro usa expressões como “alto lá, ‘ministros’ do STF!”. Eles ainda desqualificam integrantes do Supremo Tribunal Federal por terem carreira na advocacia e não magistratura.
Em um trecho da carta, os militares da reserva defendem o presidente Jair Bolsonaro e dizem que tem percebidos “as sucessivas arbitrariedades, que beiram a ilegalidade e a desonestidade, praticadas por este bando de apadrinhados que foram alçados à condição de ministros do STF, a maioria sem que tivesse sequer logrado aprovação em concurso de juiz de primeira instância.”
Horas mais tarde, o ministro do GSI agradeceu as palavras em postagem no Twitter e justificou que seu posicionamento não teve viés golpista. Ele disse que não citou a FA [Forças Armadas]. Ao mencionar o art 142, se referia ao artigo 142, que é o artigo da Constituição que, no entendimento de bolsonarista, serviria de argumento para o presidente fechar o Congresso Nacional e o STF.
Estes bolsonarista pedem “intervenção militar com Bolsonaro no poder”. Neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro participou de uma manifestação em seu apoio. Ele também fez uma postagem no Twitter com um trecho da lei de abuso de autoridade que foi interpretada como uma ameaça ao STF.

Errata: o texto foi atualizado
Versão anterior do texto dizia que Celso de Mello enviou a petição que pede a perícia no celular do presidente Bolsonaro cumprindo burocracia. A informação é incorreta. Cabe ao MPF analisar solicitações de diligências, pois o ministério público é o titular da ação penal e define quais medidas investigatórias devem ser realizadas.
UOLUOL/montedo.com

25 respostas

  1. Infelizmente o STF esta legislando em causa própria, ele e contra o governo, Bolsonaro, na sua grande maioria esta apoiando os bandidos de colarinho branco, sobre o vídeo, que o senhor Celso de Melo mandou publicar e uma das evidencias, O STF não respeito o poder Executivo e o ART. 142 já foi bem explicado pelo senhor Juiz Ives gandra, que e pra por ordem na casa quando uns dos 3 poderes estão passando dos limites, e o caso do STF, e só ver o seu pronunciamento, a lei do STF e quanto pior melhor. Acorda Brasil.

    1. Mas quando vazou a ligação que contrariava a lei da interceptação telefônica na época da Dilma vc reclamou?
      Provavelmente não.
      Quando vc fala de ser sempre correto, é necessário perguntar a si próprio se dentro do seu quartel vc tbm é assim, tratando com igualdade seus subordinados.
      Quanto aos demais comentários não entenda que por ser oficial e estar agora com ótimo salário e inúmeros benefícios que isso se estende a todos os militares e cidadãos civis.
      Um dia as coisas passam.
      O mundo não dá voltas, ele capota.

      1. Há diferença entre “vazar” e liberar uma informação? Não te parece óbvio que um Capitão deva ter melhores ganhos financeiros que um Cabo? Pensas que a hierarquia deva se inverter? Centenas de praças dizendo ao oficial o que ele tem que fazer?

        1. Não acho que um cabo deva ganhar mais que um oficial, entretanto seria muito justo um subtenente com 30 anos de serviço ganhar mais que um tenente com menos de 10 anos de svc.
          A vida do oficial é difícil somente até entrar na academia, mas depois o número de regalias que recebe é tão grande que possivelmente nenhuma outra carreira publica oferece tanto.
          Vamos a um exemplo.
          Eu já ttabalhei no meio policial e nunca vi delegados terem tantos benefícios como os oficiais e nem tão pouco sentirem tanta necessidade se “poder” sobre seus agentes.
          Por finalizar, o praça não precisa dizer pro oficial o que ele tem que fazer, afinal a lei é pra ser cumprida por todos.

      2. As duas gravações não são equivalentes: a gravação da dilma e lula macucadas estavam sob a legalidade, e foram fornecidas a imprensa como qualquer investigação que é retirada o sigilo. Os assuntos tratados tinham haver com a investigação. Posteriormente, por meios judiciais foram retirados a legalidade e considerado excessos, e hoje se encontram sob analise do CNJ.
        O caso da gravação divulgada pelo STF foi praticamente disponibilizada na integra, divulgando assuntos que não envolvem a investigação, por exemplo a ofensa cabível do ministro da educação e toda estrategia econômica do governo.

        O PIOR CEGO É OQ NÃO QUER VER.

        hoje você serve ao foro de sp, mesmo que não faça conscientemente.

        ELES VIVEM NOS DORMIMOS.

        1. Se podiam ser liberadas não existe razão do caso até hoje estar no CNJ.
          Todos sabem que o vazamento foi por uma questão política.
          A interceptação telefônica por si só já tem sigilo e não pode haver “vazamento judicial”.
          A gravação da reunião de JB é diferente, pois por regra constitucional, em geral, todos os atos da adm pública são públicos, exceto os casos que envolvem a segurança da sociedade e do Estado (foi por isto que parte da fita não foi liberada).
          Parabéns ao Ministro Celso de Mello.

  2. E o que ele “quer” fazer não é golpe rsrsrs
    Viraram PTistasNAROS!!!
    Só trocou a presidência, mas o toma lá dá cá continua a todo vapor!!!

  3. Tenho grande respeito pelo general Heleno após ter assistido sua palestra sobre o que acontecia na Raposa Serra do Sol. Não tive a oportunidade de servir sobre seu comando. No Brasil vivemos uma situação caótica com a mídia e os outros poderes acuando o presidente da república. Posso não concordar com tudo que Bolsonaro fala mas no nosso legislativo tem de tudo! Gente viajando para Las Vegas em plena epidemia…gente que passa mais dias viajando em jatos da FAB do que “trabalhando” no congresso…e nos estados e municípios a farra das compras sem licitações está escandalosa! E ninguém da mídia dá um pio! Tem de tudo: hospitais da araque com leitos “fantasmas”…falta de EPIs para o pessoal da saúde…equipamentos comprados com superfaturamento absurdo…respiradores sendo adquiridos de fábricas de colchões…escolas fechadas mas empresas, de deputados, recebendo pelo transporte dos alunos…UTIs sendo montadas à preços milionários! Não faltam denúncias dos conselhos federais dos profissionais da saúde ou dos sindicatos dos mesmos! Com esta roubalheira toda os magistrados não se preocupam…morri de rir de certo político falando da linguagem usada na reunião ministerial…quem viu reuniões de ex-presidentes ou mesmo teve a infelicidade de servir com alguns destas “excelências” sabe que o linguajar de muitos é do cais do porto! Arrogantes, grosseiros, simpáticos e sorridentes só diante das câmeras! Vi esta situação quando tenente e, junto com o comandante, recebíamos, na OM, certa autoridade que nos ignorou totalmente. Não queria saber de nada a não ser participar de um evento no auditório da OM. Diante das câmeras se abriu em sorrisos…na hora de ir embora só ouvi grosserias que ele dizia para seus assessores…é um país muito atrasado. E, a impressão que se tem, é que muitos desejam que permaneça assim para se perpetuarem no poder e desfrutarem das obscenas mordomias que possuem. É gente com altíssimos salários, mais as “beiradas” das inúmeras negociatas, auxílios disto e daquilo, imensas verbas de gabinete, passagens aéreas à rodo e jatos da FAB à disposição, cartões corporativos, legiões de assessores muito bem pagos e apadrinhados ou aparentados, viagens internacionais e hotéis e restaurantes de luxo, carrões blindados e seguranças, etc…isto em um país com imensas comunidades pobres, com milhões sem acesso à água tratada, com um SUS sucateado por décadas de corrupção ( alguém ainda lembra das máfias das sanguessugas ou das ambulâncias?), com milhões de desempregados e subempregados! A esquerda passou anos no poder e nada fizeram de concreto! Só assistencialismo barato e muita roubalheira! Os demais governos também se mostraram incompetentes para desenvolver o país! E agora? Existem previsões de 30 milhões de desempregados após a epidemia? Quem vai segurar o rojão? Tempos sombrios nos aguardam!

    1. Concordo….plenamente…sua visão está praticamente completa…por isso….que vc argumentou….precisávamos dar continuidade ao combate a corrupção. …
      Mas não foi isso que aconteceu no governo!
      Vc tem uma imagem do Bolsonaro com o Promotor Deltan Dallagnol…da Lava-jato…
      Ou….o Bolsonaro…homenageando…a Lava-jato, após ser eleito!
      Eu vi…ele colocar…um opositor da Lava-jato…na PGR…o ARAS…opositor…do Deltan Dallagnol…
      Eu…vi…ele se alinhar…com os políticos do Centrão…que partiparam…apoiaram…e fizeram os esquemas todos que vc citou…
      Precisamos. ..acordar…para a verdade!

  4. Politica o tempo todo tá difícil. Aguentar Globo lixo UOL, Foice de São Paulo, etc … só publicam maldades. O Blog podia voltar as suas origens. Muita gente cansou e embora eu divulgue, alguns respondem que não acessam mais.

  5. Não é bem a “esquerda” que nutre essa “síndrome”.

    Heleno foi ajudante de ordens do General Silvio Frota, aquele que tentou dar um golpe dentro do golpe no, então, Presidente Geisel. Isso porque não era favorável à abertura democrática, dito isso, nos leva a pensar: se a Silvio Frota tivesse obtido êxito, quando o Brasil teria retornando à democracia?

    Pois bem, Heleno e seus colegas de turma são saudosos do regime militar e frustrados por não ter havido a continuidade. Irei além, Heleno é caso psiquiátrico não somente ele, pois pensa ser maior do que é.

    Há como ele, muitos que pensam que as Forças Armadas são instituições baseadas em uma ideologia de “direita”, liberal economicamente, conservadores nos costumes. Afogam-se no engano, uma vez que às Forças Armadas a única ideologia que interessa, ou deve interessar, é o patriotismo. Sim, e o patriotismo não é de direita, tampouco de esquerda, ou de centro. Essas vertentes cabem a governos, são eles que periodicamente apresentam-se às urnas e são julgados e escolhidos pelos eleitores. As Forças Armadas enquanto instituições de estado não cabem nesse jogo múltiplo ideológico.

    Ademais, Heleno julga que representa, que fala pelas Forças Armadas. Talvez fale pela sua turma que está na reserva, aqueles que nutrem o mesmo pensamento diminuto. As Forças são bem maiores, infinitamente maiores que eles, não estão sujeitas às suas vontades. Hoje, esses militares que estão na política ideológica e partidária, envergonham o legado que foi construído ao longo da história. Ousam e abusam em continuar usando a designação hierárquica enquanto fazem a política mais rasteira, contrariam nossos regulamentos. Generais, Coronéis não são, não lembro de ter tido superiores oportunistas, se tive, ao menos souberam medir seu tamanho, a megalomania não lhes contaminou o espírito como a esses políticos.

    Por fim, fico a pensar, qual o legado que esses oportunistas pensam que deixarão às Forças Armadas? Qual o legado que deixarão?

  6. Ninguém teria essa síndrome se Bolsonaro, Heleno, etc buscassem ter medidas mais democráticas.
    Tudo que está acontecendo hoje é culpa das ações totalmente atrapalhadas do planalto.
    Fico imaginando quando os militares deixarem de ser governo o grau de retaliações qie poderá sofrer por ter apoiado toda essa situação.

  7. Muito Bom anônimo de 25 Mai 20, das 11:58 hs, e temos que acrescentar, também, que esses Generais do governos, estão denegrindo a imagem das Forças Armadas, começando, pelos depoimentos à PF, porque mentiram a respeito do vídeo, quando o Gen Ramos diz que o JB olha, para o Gen Heleno, quando fala em INTERFERIR, mas na VERDADE, ele olha para o então Ministro da Justiça Moro, então, já estão faltando com a verdade, agora, até o recruta pode mentir, porque está se espelhando no General, e é só dizer, o comandante, é o espelho da tropa, e eu ainda não acredito, que esse Generais, defendam: milicia, fake news, ditadura e etc.

  8. Art. 1º do RDE, eternamente citado nos quarteis de todo Brasil…Não atinge a todos em um país que sonha em ser uma República.

  9. “Em inquérito sigiloso conduzido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a PF identificou o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, como um dos articuladores do esquema criminoso de fake news.
    Dentro da Polícia Federal, não há dúvidas de que Bolsonaro pressionou Valeixo, homem de confiança de Moro, porque tinha ciência de que a corporação havia chegado ao seu filho, chamado por ele de 02 e vereador do Rio de Janeiro pelo partido Republicanos.” https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/04/pf-identifica-carlos-bolsonaro-como-articulador-em-esquema-criminoso-de-fake-news.shtml

  10. Senhores, é questão de tempo para as FFAA serem retaliadas pelo próximo governo que pisará no planalto (não importa qual partido, as FFAA irão sofrer na pele e no bolso).

    A imagem deste presidente caduco está contaminando a Tropa e a imagem da Força.
    Muitos já acreditam que militares são todos iguais a Bolsonaro.
    Isso não é nada bom, pois o próximo presidente (caso não seja Bolsonaro) dará com cano de ferro em cima dos militares.

    Tudo culpa de Generais e Coronéis que querem mais dinheiro e poder…

  11. Os militarws mais jovens vão sofrer futuramente por retaliações veladas por parte dos governos posteriores ao atual. Isso porque a imagem que se passa é que as FA endossam todas as atitudes do governo.

    Assim, após o atual Presidente passar a faixa, esqueçam durante um bom tempo reequipamento, reajustes salariais e se acostumem com orçamento reduzido. E os governos futuros vão usar como desculpa a falta de recursos, mas será mesmo uma retaliação velada.

    Porém, esses militares ministros que estão no governo, estarão com todos os seus direitos e vantagens assegurados.

    A nova geração é que sofrerá os reveses.

    1. Quem é militar sabe que um dos deveres é não se envolver com política. Inclusive aqueles que se candidatam não podem vincular o mandato ou a busca de votos – na campanha eleitoral – à carreira militar.

      Porém, o que estamos presenciando?

      Generais que estão no governo mantém claramente vínculo com as FA. Além de exigir tratamento para eles como generais e não como ministros, emitem nota afirmando que as FA endossam discursos e atos duvidosos do governo!

      Parece que vale o velho ditado: “faça o que mando, mas não o que faço”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo