Senador espera corrigir distorções na carreira militar em comissão do Executivo

lista-forcas-armadas-20120615-05-original-e1470659523170

O governo deve criar em janeiro de 2020 uma comissão, envolvendo técnicos dos ministérios da Economia e da Defesa, para analisar pleitos de setores militares insatisfeitos com a recente reestruturação da carreira (Lei 13.954, de 2019). A informação foi dada pelo vice-líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), em entrevista à Agência Senado.
A criação da comissão, que também contará com parlamentares, foi negociada por Izalci diretamente com o presidente Bolsonaro no início de dezembro de 2019. Na época, o Senado analisava o projeto de reestruturação (PL 1.645/2019), sofrendo pressão de associações de militares de baixas patentes — sargentos, cabos e soldados — que reclamavam que a proposta beneficia as cúpulas da carreira militar, negligenciando as patentes mais baixas.
Para Izalci e Major Olimpio (PSL-SP), o projeto continha distorções e parte das demandas desses segmentos era procedente. A reestruturação baseou-se em parte na meritocracia, através da criação, por exemplo, do Adicional de Habilitação. O problema é que o adicional terá como base a realização de cursos que, até o final de 2019, eram restritos a oficiais de altas patentes.
Na entrevista, Izalci disse que já solicitou documentação às associações que representam a base da carreira militar para subsidiar a atuação da comissão governamental.

Agência Senado — Os militares de patentes menores reclamaram do PL 1.645/2019 desde que o projeto ainda estava na Câmara. Em que pontos essa comissão do governo vai buscar atendê-los?
Izalci Lucas — O objetivo dessa reestruturação foi valorizar as Forças Armadas, oferecendo vantagens, acessadas através da realização de cursos, possibilitando agora aos que aderirem à carreira galgar postos por meio de aperfeiçoamento. É meritocrática, porque liga diretamente os ganhos com um melhor preparo. Até 2019, as três forças vinham sofrendo fuga de cérebros. Muita gente talentosa via a carreira militar apenas como a passagem para uma outra carreira, enquanto não passavam num concurso que pagava melhor. É esse fenômeno que buscamos evitar.
Dentro dessa filosofia, é evidente que generais de quatro ou cinco estrelas devem ter uma remuneração compatível com o que se vê no topo de outras carreiras do serviço público. Esse passa a ser o teto e, como a carreira tem muitas graduações e muitos postos, na base, os adicionais ficaram menores.

Agência Senado — A Associação Brasileira dos Militares Especialistas da Aeronáutica (Abramear) aponta que, na prática, os generais estão tendo 62% de aumento. Enquanto a base, que é 82% da tropa, está tendo 4%…
Izalci Lucas — O grande problema, a meu ver, é que os soldos estavam defasados desde 2001. E, na prática, o reajuste, de fato, não foi geral. Houve uma percepção de injustiça por parte de segmentos da família militar.
Outro problema é que o Senado teve um prazo muito curto para analisar a proposta [o PL 1.645/2019 chegou da Câmara na segunda quinzena de novembro], e priorizamos aprová-lo como ele chegou [evitando, assim, o retorno para nova análise dos deputados]. Porque se ele voltasse para a Câmara, como 2020 é ano eleitoral, o risco de ele empacar era concreto. E como a reestruturação era uma demanda da carreira desde 2001, optamos por corrigir as injustiças posteriormente, numa comissão com o governo.
Acompanho essa pauta desde quando era deputado federal. Os militares não receberam, por exemplo, as correções dos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990, e nem da URP [Unidade de Referência de Preços, que corrigia a defasagem salarial em 1988]. A tabela de transferência [que trata do deslocamento das famílias de militares atendendo às demandas das três forças] não era corrigida desde 1993.

Agência Senado — E em 2001, a Medida Provisória 2.215-10, de 2001, retirou oito direitos e garantias então vigentes na carreira praticamente do dia para a noite.
Izalci Lucas – Exatamente, em 2001 eles perderam uma série de direitos, como o salário-família e a reforma [aposentadoria militar] num posto acima, entre vários outros. O impacto dessa MP para eles foi muito significativo. Na prática, houve uma reforma da Previdência só para os militares em 2001.
Parte dessa defasagem está sendo corrigida agora pela reestruturação, mas não tem margem de manobra para corrigir tudo. É aí que entra a nova comissão do governo. Vamos focar em algumas questões mais urgentes, como defasagens no quadro especial da reserva. O governo entende que isso pode ser corrigido por decreto.
O presidente Jair Bolsonaro sabe que nas eleições de 2018 recebeu uma votação maciça dos militares. Mas, por outro lado, tem a tesoura do Ministério da Economia.

Agência Senado — E é por causa dessa tesoura que o senhor entrou em contato com as associações que participaram das audiências públicas no Senado?
Izalci Lucas — Precisamos estar muito bem embasados para esse debate. Solicitei oficialmente a todas elas que me enviem tabelas e argumentos detalhados, de cada posto da carreira. Parte desta documentação já começou a chegar, como a do quadro de segundos-sargento da reserva, que entendo que, de fato, ficou um pouco à margem nesta reestruturação.

Agência Senado — O senhor avalia que o fato de os militares de baixa patente terem sido a primeira base eleitoral do então vereador e depois deputado federal Jair Bolsonaro, nas décadas de 1980 e 1990, pode ser um diferencial neste momento?
Izalci Lucas — Conversei pessoalmente com o presidente sobre isso recentemente. Conheço bem o Jair Bolsonaro, inclusive quando eu criei uma subcomissão para tratar da família militar. Nos oito anos em que estive na Câmara dos Deputados, sempre tive o apoio e a parceria ativa dele. É claro que eu compreendo que ele agora está numa posição diferente e que a atuação parlamentar é muito distinta da executiva. O que a gente sonha quando é parlamentar [é diferente] quando chegamos no Poder Executivo, temos sempre que ponderar muito a questão econômica.
O que posso garantir a todos da família militar é que o presidente tem plena distinção do que se passa, que a categoria espera muito dele. Ele sabe que precisa corrigir muitas coisas, mas Jair Bolsonaro não é ditador e precisa ponderar, com o Ministério da Economia argumentando o tempo todo, “olha, não pode isso, não pode aquilo”. O presidente também precisa buscar soluções, não vai corrigir tudo de uma vez e tem mais três anos de mandato. Mas o que ele puder fazer por decreto, vai fazer por decreto.
Agência Senado/montedo.com

72 respostas

  1. Algo que ninguém fala é da correção de nossos proventos “devorados” pelo processo inflacionário destes últimos anos! Até dezembro, do ano passado, esta perda estava por volta de 30% o que é muito dinheiro! Como abrange todos os postos e graduações ninguém do governo dá um pio sobre o assunto! Ficamos no prejuízo! O tal do “azar militar” que nossos chefes adoram falar! Uma tristeza! Dúvida desta perda? Faça as contas…pegue a inflação dos últimos anos e tire as esmolas dadas pela esquerda! Quer um meio mais simples? Compare nossos proventos com os da maioria das PMs…em muitos estados um Sd ganha igual um terceiro sargento das forças armadas e um subtenente mais que um major…coronéis então…passam dos 30 mil fácil fácil…

    1. O que são os Sargentos do Quadro Especial, Recrutinha?

      – São os mais genuínos Praças do Exército do Brasileiro, vieram de soldados e muitos foram para casa como cabos e soldados depois de 30 anos de serviço, pasmem, é a pura verdade, o decreto que autorizava a promoção desses militares era de 1981, poucos foram promovidos a Sargento, e menos ainda tiveram a promoção a Graduação de Segundo Sargento, hoje os remanescentes na ativa devem chegar a uns três mil, apenas, caminham para extinção.

      Mas como assim, esses jurássicos entraram sem concurso, Sr Recrutinha?

      – Sim, vieram do serviço obrigatório inicial.

      Nessa altura do campeonato vc tem dois posicionamentos ou vc tem admiração por esses combatentes ou vc desconhece a causa e a vida desses militares, homens de bem, de conduta ilibada, verdadeiros guerreiros, sempre bem conceituados que ingressaram na força apenas para o serviço obrigatório inicial, mas esse mérito individual aliado a oportunidade e conveniência da administração pública e necessidade de preenchimento de funções, fizeram permanecer na instituição sem fazer provas, observe que não foram todos de cada incorporação, ficou cerca de 3% ou menos, mas passaram por muitas “seleções” e peneiras que foram submetidos e aconteceram para permanecerem na força, isso ninguém comenta.

      Imagine somente por um instante vc entrar soldado em uma instituição, tirar serviços em intervalo de escala de 48 horas, sair de sv, trabalhar no expediente e cumprir missões fora do expedientes, sem contar que há um tempinho atrás sábado pela manhã tinha expediente.

      Esses homens são verdadeiros Highlanders, trabalharam ao extremo, e no final de carreira foram desconsiderados, uma classe que labutou por cerca de 30 (trinta) anos e o entendimento de muitos militares e do Alto Comando que esses militares foram agraciados por terem ficado na instituição por não terem entrado por via de concurso público, porém, ninguém diz que eles faziam ou que ninguém queria fazer, Eles eram:

      Caminhoneiros, operadores de máquinas pesadas, armeiros, rancheiros, eletricistas, bombeiros hidráulicos, mecanografistas, mateiros, apontadores, etc…
      Funções que não tinham admissão por via de concurso público e necessários à manutenção dos aquartelamentos, alėm, de exercerem quaisquer funções à eles atribuídas.
      Esse homens tinham um plus além da resiliência e da moral, quando cometiam algum equívoco ou deslize eram licenciados sumariamente, diferente dos militares concursados, até atingirem a sonhada estabilidade passaram por grandes sacrifícios, ao longo da caminhada, porque não se pode falar em carreira, né? foram esquecidos pela instituição que dedicaram a vida, exemplo:

      não podiam ser transferidos, declarar filhos e esposas, muito menos gozar licenças, e pior fazerem nenhum curso de especialização ou aperfeiçoamento, as vezes, servindo em locais inóspitos, cerceados de bens e serviços, alguns por meios próprios conseguiram ser Mestres ou Doutores, mas mesmo assim, terem estudado e dado a volta por cima, nunca foram reconhecidos o que de certa forma trás uma sensação de injustiça.

      Caramba Recrutinha?

      – Verdade, hoje são pouquíssimos nos quartéis, muitos com problemas de saúde física e mental, outros depressivos ou já falecidos, completar 30 anos de serviço nessas situações e sair sem sequelas são para verdadeiros heróis!!!

      Mas por que desse texto Recrutinha?

      – Esse texto é para que esses homens sejam lembrados e reverenciados o que ficou no ostracismo nas duas MP 2215 de 2001 e MP 1648 de 2019, que vieram a restruturar a força e ficaram novamente esquecidos, vamos começar pela última:

      Surgiu um tal de adicional de disponibilidade, show de bola, que tem haver com o antigo anuênio e o tempo de serviço, porque todo servidor tem anuênio e os militares perderam em 2001, só que os QEs vão receber 26% do soldo, mas pq? Se tem 30 ou mais anos de serviço? Deveriam receber relativo ao seu tempo de serviço.
      Outra questão é o adicional de habilitação, pois em 2001 recebiam 16%, depois da MP 2215 de 2001, passaram a receber 12%, e agora em 2019, pasmem, novamente vão continuar em 12%, cadê o aumento?
      Tá brincado Recrutinha?
      Sim verdade, mas o governo pediu o sacrifício dos militares, mas não entederam que esses militares se sacrificam há muito tempo.
      Por fim vou relatar o que estes militares perderam em 2001, e que poderia ter sido objeto de revisão para esses militares:

      – promoção ao passar para reserva remunerada;
      – anuênio;
      – licença prêmio;
      -auxílio moradia; e
      – pensão para as filhas.

      Há, quase esquecendo, nunca ganharam periculosidade, insalubridade, ou horas extras… (atividade militar não tem esses direitos trabalhistas)

      Foi muito bom conversar com vc Recrutinha, não sabia desses por menores e quando via esses militares “antigos” no quartel não sabia dos valorosos homens e préstimos que fizeram para nação, agora entendo o jargão Brasil acima de tudo!!!!
      Esses homens são verdadeiros heróis!!!!
      ( ass Sargentos QEs)

      1. Obg pelas palavras fiquei 30 anos e 7 meses nunca faltei nunca cheguei atrasado eu fui chefe de cassinos sai com medalha de ouro me sinto privilegiado por ter sido escolhido entre 200 militares da minha incorporação das baterias eu e mais um de 85 tenho muita gratidão ao meu EB sinto muita saudade da minha farda por fim eu pertenço ao Quadro Especial

      2. Obrigado meu amigo…. eu sou 2 SGT qe …..muitas verdades, mais quando falamos vem uma arma com divisas na ponta e denegri a imagem do QE …. agora vem colegas falar que QE vai votar em PT….Eu nunca, ainda acredito em um futuro melhor para o Brasil

  2. Daqui a pouco o oráculo do conhecimento do Blog, 1 Sgt 2002, o qual não tem competência de passar num concurso público a nível superior, pq o cara tem uma grande bagagem e diz para todos que ele é o top da carreira, vem aqui como o porta voz de Bolsonaro dizer sobre o tema….
    É um grande fanfarrão, assim como o tal do Braga…..
    Duas figuras que explicam como o militar deve ser caserna para angariar frutos na mesma…
    São meros falantes!

    1. Se o sgt 2002 não tem competência pra passar em um concurso de nível superior, porque vc tbm não foi competente o bastante pra passar em concurso pra sargento de carreira? Vá procurar sua turma!

      1. O fato é que muitos praças inativos desde antes de 2001, tiveram aumento de despesas superiores ao de receita com essa restruturação, o que reduz a remuneração liquida. Isso não pode ser. Que incentivem os da ativa, tudo bem; mas, por que prejudicar os inativos? Além disso, os oficiais generais inativos foram beneficiados e muito.

      2. Anônimo no 3 de janeiro de 2020 a partir do 20:59, o bom é rir de vcs aguardando algo do governo. Kkkkk. Por isto que saí da força para um concurso infinitamente melhor, assim posso rir a vontade dos comentários do blog que refletem os velhos problemas da caserna e a briga incansável, principalmente de vcs praças… Acham que o governo vai mudar a vida de vcs! Coitados!
        Como o comentarista acima falou para o outro… Simples! Passe em concursos de nível superior, assim como fiz graças a Deus…. Hj tenho tempo, salário digno e posso ficar rindo de uns e outros do blog que se acham a última bolacha do pacote…. Kkkkk

        1. Ao
          Anônimo no 4 de janeiro de 2020 a partir do 12:47,

          Depois dessa reestruturação está aparecendo cada figura aqui no blog, como por exemplo, em outra matéria apareceu um tal de Papa Fox dizendo que o governo foi injusto de ter colocado a PF e PRF na vala comum da previdência, dizendo que vão pagar até 22% de previdência e nós somente 10,5%.

          Agora aparece essa outra figura, ex-militar, que diz que passou em outro concurso muito melhor e meteu o pé, achando engraçado a briga dos praças, etc…

          Eu fico aqui pensando, se o camarada já meteu o pé do EB e se diz satisfeitíssimo com o novo cargo, por que cargas d’água vem palpitar num local onde só tem milicos?

          Eu tô achando é que vcs se arrependeram de ter metido o pé do EB, já que nós militares iremos pra reserva com a integralidade e paridade, sem contar a idade na casa dos 50 anos.

          No caso de vcs, existem três situações:

          a) Para aqueles que entraram após 2003 e antes de 2013, irão se aposentar com 70% da média dos últimos vencimentos.

          b) Já para os que entraram após 2013, tomaram na tarraqueta, pois terão como aposentadoria o teto no INSS mais o FUNPRESP, que dependendo do tempo de contribuição vai dar uma merreca.

          c) Com relação aos que entraram após a aprovação da previdência, ficou ainda pior, vão se aposentar com 80% do teto do INSS mais o FUNPRESP.

          E ainda como agravante, terão que cumprir a idade mínima que é de 65 anos.

          Então cara pálida, diz aí quem acabou se dando bem nessa história toda?

          Só pra ter uma ideia, um Subten vai ganhar no final da reestruturação seus 14k, sem levar em consideração um possível aumento salarial, pois caso haja reajuste salarial nesse período será ainda melhor!

          Continua rindo aí dos praças!

          Grande abraço!

          1. Anônimo de 4 de janeiro de 2020 a partir do 21:27

            Venho aqui para rir de tamanha desunião das praças como sempre foi e nada mudou… Olhem o quanto de ofensas deferidas uns com os outros neste blog! É de rir mesmo….

            1) Vc falou de salários, pois bem só o tempo que tu recebeu de miséria não chega aos pés de qlq funcionário público civil com cargo de nível superior, ou seja, os salários são 4, 5 e até mais vezes maiores do que de um Sgt atualmente…
            Só por aí já dá para fazer um grande pé de meia e nem precisa depender de INSS como vc mesmo diz.
            Quem precisará montar toda uma vida será tu quando for para a reserva, pq de uma promoção para outra que sua carreira lhe dá, o aumento é muito insignificante….
            Tu vai ter trabalhado uns 35 anos para ver um aumento de 1500, algo que qlq civil concursado em cargo de nível superior ganha infinitamente em início de carreira
            Vc falou que trabalhará até os 50 e os civis até 65 anos, pois bem, tenho que lembrar primeiramente que sua carreira, existe transferências a revelia, serviços de 24h ( sem reposição de horas e sem adicionais nos salários), fora trabalhos que exercem com afastamento total da família por dias, semanas e até meses, ou seja, tem hora para entrar e nunca para sair. Até mesmo o expediente do militar pode ser alterado de acordo com a vontade do comandante do quartel, algo muito diferente do funcionário público civil, salvo algumas exceções como PF ,Receita, PC e outros, mas em modo geral tem horário fixados e respeitados por lei…
            Uma profissão com enorme qualidade de vida e ganhando muito bem em face a sua carreira…
            Na atual conjuntura vc terá que trabalhar até 35 anos, ou seja, trabalhará muito mais, ainda para aqueles que já estão
            na força, mesmo esses terão que pagar um pedágio proporcional a este tempo para se aposentarema, divergente de nossa condição, a qual nos proporciona hora para entrar e sair do trabalho, ter outras ocupações se assim quisermos, ficar com nossas famílias sem risco de acionamentos e outras questões que só existem em sua carreira, curtir um hobby seja lá qual for, desfrutar de uma vida saudável, dormindo e comendo bem e se exercitando sem stresses desnecessários, tendo muito tempo livre ainda novo para gozar a vida e não depois com mais idade e já com inúmeras sequelas que muitos militares ficam, principalmente as praças….
            Outra coisa que posso citar aqui são os fins de semana livres, os recessos de fim de ano bem mais longos, os feriados e viagens que pode ser programada, bem diferente da sua realidade…
            Ah sim! Vc vai fazer tudo isto quando for para a reserva com mais de 55 anos e recebendo seu salário integral, né ? Oh! Como ele é bobinho!

            Lembrando que sua categoria é tão desunida que quase não se vê praças das FA ocupando cargos políticos (pouquíssimas exceções)…
            Já para os funcionários civis existem muitos e sempre votamos nestes, os quais defendem nossa categoria e abraçam a causa…
            Outro quesito importante a ser lembrado aqui é que muitos de vcs pisam e fazem pouco caso dos inativos de sua classe, mas lembrem que muito futuramente estarão nesta condição também, quanta desunião!

            Sua carreira é regida por portaria, ou seja, se um general acordar amanhã e quiser mudar tudo de sua vida profissional, assim ele fará e tu não poderá fazer nada…..

            Mas não tem problema! Como vc mesmo falou que vou trabalhar até os 65 anos de idade, mas com saúde, felicidade e alegria de ter mudado completamente minha vida para melhor e não depender de canetada de presidente, até pq este não tem poder algum no funciolismo público civil….
            Fique aí vc esperando uma canetada dele para melhorar sua vida…. É para rir mesmo até os 90 anos!
            Será que depois de tantas horas perdidas de sono que tu teve de abdicar, terá saúde para viver tanto tempo?
            Kkkkkk

            Boa sorte para vc ai na sua carreira!

          2. Previdência privada serve pra isso.
            Eu homologuei meu tempo de servico e me mantive na regra da integralidade. Você é antigão e consegue tb, falta só a competência para passar no concurso de mais de mil candidatos por vaga, pessoas que a vida (e não o papai) está cobrando.
            Ai vc pode iniciar na pf com subsidio de 14 mil, mais diárias e adicional de localidade (sim, apesar de subsídio, ganha-se o adc).
            Falar que alguem se arrependeu de tomar posse em outro concurso é piada…
            A propósito, o que vc vai fazer em casa aos 50 anos? Pq vc sabe, ciências militares não servem para o mundo civil… Ah não me diga, vai voltar como PTTC para assombrar um quartel? Kkkk

            Deixa de besteira, continua estudando e cesse esse ciclo de auto-engano que insiste em te demonstrar que sua vida é uma maravilha.

      3. Anônimo no 3 de janeiro de 2020 a partir do 20:59.. Eu passei na ESA e sai pela porta da frente para outro concurso seu grande falastrão…. Fique aí implorando migalhas do governo que ele vai te atender… Kkkkkk

        1. Ao Anônimo concursado no 5 de janeiro de 2020 a partir do 03:07

          Camarada, eu até concordo com tudo que vc disse caso ocupe qualquer um desses cargos: Auditor da receita Federal ou Estadual, Delegado Federal ou Estadual, Perito Federal, Diplomata, Juiz, Promotor, analista no congresso nacional, entre outros cargos top.

          Caso vc não ocupe nenhum desses cargos, nem vc acredita no que falou, tudo balela, principalmente, se for agente da PF ou PRF. Falo isso com conhecimento de causa, tanto é verdade que vc não desmintiu nada do comentário aí de cima!

          Esse papo de que todos os servidores civis são reconhecidos, melhor emprego do mundo, trabalha num ambiente saudável com excelente qualidade de vida, kkkkkkk, nem vc acredita nisso cara pálida. Todo mundo sabe que onde existe ser humano é complicado a relação interpessoal, muita vaidade, é um puxando o tapete do outro, Kkkkk

          Por outro lado, o fato é que a carreira militar, depois da aprovação da reforma administrativa, que poderá ocorrer no corrente ano, se tornará a carreira mais atrativa entre as de Estado, já que continuaremos a ter estabilidade, paridade é integralidade, e nenhuma outra terá esses benefícios, sem contar que irão para o teto do INSS ao se aposentar.

          Então cara pálida, continuo a insistir, pra mim vcs se arrependeram de ter saído do EB, pois se tivesse num cargo top mesmo não estaria aqui perdendo seu precioso tempo ouvindo os praças chorarem, como vc diz!

          No fundo vc sabe que é verdade o que falo, pois como disse antes tenho conhecimento de causa sobre esse assunto.

          Grande abraço! Não se esqueça de continuar rindo dos praças, kkkkk

          1. Ao anônimo que acredita em Papai Noel de 5 de janeiro de 2020 a partir do 10:58

            Apenas disse o que acontece em ambas as carreiras, tanto é que tu não teve argumento para rebater…
            Se vc observar o quanto de oficiais e sargentos de carreira prestam concurso público para sair das forças armadas, observará tudo que eu falo…..
            Fora os que são frustrados como vc, o qual espera uma fada madrinha do governo dar um plim plim em sua cabeça e lhe conceder melhorias em sua profissão…
            Como eu te disse, sua carreira é regida por mera portaria( norma regimental da força ao qual vc está), ou seja, pode a qualquer instante um general mudar e pronto….
            Sua carreira não é regida por lei….
            Foi citado por vc que a relação entre pessoas é difícil e que um puxa o tapete do outro, pois bem, eu só vi estes tipos de conduta no meio militar, onde um tenta ser melhor que o outro, até mesmo em virtude de ganhar elogio do superior…
            Triste isto, né cara pálida?
            Sua carreira além de estar na mão do governo, assim está também amarrada e atrelada na dos oficiais…..
            Eu vi todo este atrativo pela carreira militar quando observava o quanto de militares estudavam para sair das forças armadas nos cursinhos que eu frequentava….
            Olha que não são poucos! Vi de tudo! Inclusive capitão assistindo aula e estudando para prestar concurso, nem vou falar de sgt…
            A estabilidade de sgt só é adquirida após 10 anos de serviço, antes disso tem que ficar implorando por documentação a permanência por mais 1 ano, acredito que até os dias de hoje não mudou mesmo….
            Mas enfim cara pálida, continue aí com sua grande satisfação ( quando não tem para onde correr por incompetência, fica agarrado no ponto alegando ser o melhor) Se fosse tão bom não teriam milhares querendo sair e alguns que não conseguem como vc fica tentando se conformar com o que tem….
            Em relação ao INSS, pois bem com um salário muito superior dá para trazer muito conforto para minha família, investir e ter tudo aquilo que sempre quis ter, porém não posso falar por vc….
            No final de sua carreira faça uma comparação de bens e investimentos entre a sua condição e a de um funcionário público civil ganhando mais que um subtenente..
            Vc falou que depois da reestruturação um subtenente receberá 14 mil líquidos, acho bem improvável, mas digo a vc que a maioria dos concursos públicos civis recebem bem mais que isto no início da carreira, ou seja, demoraria muito tempo, fora a burocracia para se chegar a esta graduação nas forças armadas…
            Mas enfim tu vai ter muito tempo ainda!
            Passar bem, cara pálida!
            Boa sorte!

      4. Sinto lhe informar, mas seu concurso foi de nível fundamental, pois nem o ensino médio completo você tinha quando o prestou. Para esse nível de escolaridade, vc ganhou na mega sena e nao sabe… seu salario em final de carreira é quase igual um do senado de nível fundamental (ascensorista, porteiro etc)

      1. Eu também sou muito fã do 1. Sgt 2002, e digo mais, feliz é do militar que tem o 1. Sgt 2002 como subordinado!

        O cara é p*** das galáxias, domina todo e qualquer assunto, enfim é um militar dedicado, inclusive deve ser bem quisto entre os seus pares, com tanta dedicação assim.

        Eu gostaria muito de ser igual a ele, dedicação total aos meus superiores, pois gostaria muito de chegar ao QAO!

        Também sou praça, porém eu não sou tão dedicado assim, ou seja, sou um sargento normal!

        1. Nem os caras da turma deste 1 Sgt 2002 gostam dele…. Teve um comentarista que muito provavelmente é da turma do mesmo e o indagou certa vez, mas ele ficou quieto e só falou que era 05 de uma das armas do curso de formação da sua turma, que no caso para saber quem ele é, basta procurar, ou seja, não passa de um fanfarrão como um comentarista aqui falou…..

          1. Caros colegas este 1 Sgt 2002 não passa daqueles militares que tem síndrome de cão vira-lata….
            Fica num mundinho que só ele vê que é bom comendo migalhas da ração de cães de raça e achando muito bom…
            Enquanto tu acha que é o top da carreira de Sgt, tem muito colega cagando para PL e para FA, aqui fora ganhando muito dinheiro e sendo feliz….
            Eu nem sou de comentar aqui no Blog, porém tive que falar em virtude de sua ser soberbo demais…..
            Realmente faça valer e muito a sua carreira para tu sair QAO e ganhar um salário medíocre no fim dela….
            Lembrando que canetadas são para os dois lados, tanto para dar quanto para tirar…
            Não ache vc que político se preocupa com militares das FA…
            Segundo vc tu sairá QAO, né ? Pois bem terá que trabalhar até uns 40 anos para tudo isto, ou seja, irá sacrificar sua família, saúde e outras coisas que só quem passa ou passou no EB sabe….
            O tempo que perde aí dentro, esquece que aqui fora há vida e muito boa por sinal…
            Só vai saber disto quando todas coisas que falei acima ser ocorrerem com vc e tu perceber que foi um militar que chegou ao QAO com um salário de miséria e um aumento fajuto..
            Fique aí e se mate por esta carreira, pois tem outros que já foram para a reserva na primeira oportunidade e estão tocando a vida aqui fora…..

    2. Amigo esse tal 1 sgt 2002 é um coitado de ter pena, mamão de teta do governo, com certeza um péssimo militar, o tal do Braga parece que vi reportagens de investigação por parte da inteligência onde esse nome estava em evidência, calma que esses loucos ainda vão se dar mal por conta de irresponsabilidade e falta de zelo para com o nome do todo.

          1. Tenho que concordar com os comentaristas acima cara…. Tu é chato p caramba….
            Realmente como um colega falou acima, tu com tanta bagagem que cita ter, deveria estar em outra carreira pública renomada e ganhando muito bem…
            Nem sei pq está no EB ainda!
            Tu é soberbo demais cara….
            Menos! Muito menos que tu não passa de um Sgt… E com certeza deve ser um grande baba ovo em sua OM….

      1. Gosto de ser lembrado !! Estou sumido pq agora é muita gente para acionar e chamar nas conversas !! Quando terminar tudo eu volto para zuar os QE e calar a boca de quem fala besteira. Bjs !!

      1. Quem não quer melhorar sua vida em todos os sentidos, me fale um!
        Tu é advogado dele?
        Ele é um porre mesmo e só fala besteira aqui no blog!
        Concordo com os outros comentaristas acima!
        Se ele é tão bom, não deveria nem estar aqui dando palpite….

  3. Meritocracia verdadeira é aceitar curso superior regular de no mínimo quatro anos para efeito de Altos Estudos ; Meritocracia é proporcionar a todos, que por mérito, possam realizar cursos; Meritocracia é analisar a ficha do militar, cursos, estágios, medalhas, serviços relevantes; Meritocracia é buscar o mérito, e não escolher aqueles que podem tê-lo.

  4. Tudo papo furado. Só vão corrigir a diferença CAS X chacal quando começarem a perder na justiça, a exemplo das férias de recruta e LE. Este é o caminho. Requerimento adm e depois justiça Federal.

    1. Concordo. Nunca concordei com essa estória de “azar militar”. O que existe é incompetência mesmo. Todos sabem que uma vez tomada uma decisão errada, no futuro poderá dar m, como a não autorização da realização do CHQAO pelas turmas anteriores a 89. Outra coisa, antes que algum boca aberta venha aqui digitar m, digo que ainda estou na ativa.
      Abraço. Aço!!!

      1. O CHQAO é um curso para ingresso na carreira de oficial, portanto por lei, todos os cursos que tem por finalidade ingressar na carreira de oficial deveriam ser considerado altos estudos. Esse curso deveria ser realizado somente por militar nato e não naturalizado, pela constituição o cargo de oficial das forças armadas é privativo de brasileiro nato.

        O CAS tem acesso até a graduação e cargo de subtenente, pode ser realizado por brasileiro nato ou naturalizado.

        O que falta de fato é uma lei com um plano de carreira com os requisitos necessários para a sua ocupação, e com os cursos específicos para cada cargo.

        É muito estranho que o final de uma carreira seja o início de outra, no caso de praça para oficial.

  5. Senhores QE’s entendam uma coisa, está sendo valorizada a MERITOCRACIA e não a PRODUTIVIDADE. Evitem mais exposição a constrangimentos.

  6. Realmente acredito que ajustes ocorrerão e a paz voltará a reinar nas casernas das três forças. Mas não esperem ou contem com valores astronômicos como aquela tabela de super soldos dos praças ,algo totalmente fora da realidade atual. Há categorias distintas que clamam por justiça e cada caso é um caso. A boa notícia no momento é a quebra do paradigma no qual o PL era tratado como um estudo “perfeito” ,um plano “sem erros” e a meritocracia à qual se refere ,um princípio irretocável , irredutível e não passivo de questionamentos! Agora que a bonança enfim superou os imbróglios e as discussões ,muitas delas grosseiras e até ofensivas,podemos dialogar de forma mais polida,respeitosa e procurar enxergar as reinvidicações mais sóbrias e embasadas em argumentos mais sólidos. Todos nós fomos vítimas do descaso de governos anteriores , não só nós ,como nossos familiares. Hoje é o nosso tempo e o nosso momento de recuperarmos nossa dignidade ,nosso prestígio,nosso orgulho,mas como um todo,como uma verdadeira família militar!

    1. *FAMÍLIA MILITAR”?

      Rapaz ,dentro da CE PL 1645/19, o General Fernando Azevedo diz representante dos MILITARES, portanto da ” FAMÍLIA MILITAR” disse , CLARAMENTE,que a A” RESERVA PASSOU”,quando precionado por Deputados a se explicar o porquê das distorções do seu PL.

      MINHA FAMÍLIA MILITAR SOU EU , ESPOSA E FILHOS!!!

    1. Aos insatisfeitos por justo motivo, compreende-se as manifestações de desagrado imediato, mas jamais uma justificativa para traição, que vai muito além do específico.
      Isto quem faz é a maioria dos políticos e os covardes em todos os nichos da população.
      Ora, “ainda bem que 2022 está perto”… Então por causa de uma questão que prejudica a maioria dos militares, mas pode ser corrigida, vamos jogar fora uma oportunidade única de mudar o pais e voltar ao domínio da bandidagem?
      Ainda bem que este governo e a nação não depende somente de militares, porque por mais que o apoiamos, a cada dia uma esmagadora maioria de brasileiros vê transformações jamais imaginadas nesta republica de bananas e não vai ser os votos de inconsequentes que debanda para o lado inimigo no primeiro descontentamento, que nos colocará no caminho certo do abismo novamente.

  7. Este PL é bom só para os oficiais, as praças com o tempo vão ver que também foram prejudicados e os Qes que que se Ralaram 30 anos também se lascaram com este pl maldito

    1. Historicamente o praça é considerado como “descartável”, e sujeitos a um número enorme de experiências administrativas e militares.

      Não existe mais nada a ser feito, a não ser lamentar.

    2. Nunca vi tanta baboseira num lugar só. Vocês não perceberam que esse 2002, e o Braga são doentes? Parem de dar ideias pra esses dois idiotas.

  8. Senador esquece ou “joga pra galera” que tudo referente a carreira Militar parte do chefe do executivo! O que já teve de deputado que ganhou com essa história (ou seria estória?!) com seus “projetos” só deixou ilusão em parte dos colegas!

  9. So mudar o adicional de 32 por cento igual para todos. Todos sao igualmente militares e a difereça ja esta no soldo. Esta reducao no indice dos QE fez cabos e Sargentos diminuicao de proventos com aumento do desconto da pensao. Poe 32 para todos que fecharam 30 de serviço. É o mínimo a fazer

  10. Eu sempre disse confias e verás
    Nossa classe foi muito mal-tratada como se fôssemos energuminos que não possuem atos estudos por isso esse PL do mau veio nos desgraçar com a lamba mais agora temos quem olha por nós e a coisa não vai ficar assim pois todo o QE fez muito pelo Brasil pelo polvo brasileiro e termos de ser recompensado como diz aquela lei todos são iguais.

  11. Gente, não se iludam. Quem é do quadro especial vai estudar, não vai ter mudança. Essa reforma foi feita como eles quiseram, pensar diferente é perder tempo. Não vai ter mudança e pronto. Isso é militarismo!

  12. Vejo muita gente reclamando em tudo que é lugar e acho o seguinte:

    Primeiro ponto falando por mim, sou 2º Sgt e vivo muito bem com o salário que recebo, fiz um concurso de nível médio (relativamente fácil), tenho o carro que sempre quis ter, vivo numa casa que sempre sonhei viver (piscina, churrasqueira, quintal com garagem etc), estou satisfeito com a minha profissão, em todo lugar vai ter patrão ou chefe (PNC) o negócio é se adaptar e como a gente sabe, “o inimigo morre na sexta” (na maioria das vezes.

    Segundo ponto, tenho amigos da minha turma que vivem reclamando de tudo, salário, casa, carro, mulher, chefe etc; mas quando você vai ver a vida do cara, ,o cara não se planeja, sai fazendo filho, sai fazendo empréstimo e cria um grande buraco negro financeiro. E na maioria das vezes esses caras acham que o EB é obrigado a arcar com as despesas da família dele, eu por outro lado acho que o EB tem obrigação de pagar o meu salário e não os custos do que eu faço da minha vida. Então se planejem!

    Terceiro ponto, vejo muito cara que saiu do EB (pra receber menos) e hj está mais feliz e vejo outros tristes (mesmo saindo pra ganhar mais), isso é muito relativo, não é todo mundo que tem pendor pra ser militar.

    E por fim, esse lance de eu sou PF, PRF, Delegado.. não serve de nada se você não se planejar, já fui pra missão com PRF mais “ferrado” que eu (pra não falar outra coisa), cara cheio de PJ, cheio de BO, choramingando dizendo ainda que o EB é bizu…

    OBS: Não liguem para os erros de português (não estou escrevendo texto pra redação)

    1. Parabéns
      👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
      Enfim, alguém que pensa como eu e com o que eu tenho dito aqui a muito tempo!

      Viver feliz não tem nada com o quanto se ganha.
      Basta gostar do que faz.

      Parabéns pelas colocações camarada.

      Para a grande maioria aqui, parece que não pode ter ninguém aqui satisfeito com a profissão que escolheu. Mas tem, tem eu, tem vc e tem outros mais.

      1. 1 Sgt 2002
        Li seus comentários em outras notícias do blog e também de como as pessoas daqui falam de tu….
        Será que geral está errado em não concordar com contigo e só vc está certo?…
        Acho difícil que todos estejam errados em suas opiniões….
        Agora se vc tem toda esta satisfação pelo seu trabalho como diz ter, guarde ela apenas para ti, pois ninguém precisa saber disto…..
        Vc foge completamente dos comentários que tratam o assunto do blog falando algo de sua vida, ninguém quer saber disto e deve ser por isto que todos não suportam seus comentários…
        Isto não sou eu quem estou falando, basta olhar as postagens das pessoas contra tudo o que vc coloca aqui….

    2. Ao 2SGT SEM CAS no 6 de janeiro de 2020 a partir do 15:32,

      Parabéns meu nobre pelas suas colocações! Concordo inteiramente com tudo que vc disse, fico feliz em ver opiniões como a sua!

      Que a sua posição, a qual também compartilho, sirva de exemplo para algumas figuras que estão aparecendo aqui no blog, como um tal de Papa Fox é um outro tal de concursado, ex militar.

      Grande abraço!

      1. Anônimo no 6 de janeiro de 2020 a partir do 23:56

        Cada um tem que ser feliz de fato pela vida que tem, mas não conheço até hj um ser humano que não deseja melhorar sua condição seja lá qual for para uma outra melhor…
        Então estes argumentos de pessoas conformistas é balela e não contempla grande parte…
        Se uma pessoa quer ficar parada por se conformar em um cargo público, tudo bem, é desejo de cada um, mas ficar esperando que o governo venha a melhorar condições de uma carreira pública, é burrice….
        Muitas pessoas tb se rotulam conformistas, pq não querem galgar novas conquistas….

  13. Parabéns
    👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
    Enfim, alguém que pensa como eu e com o que eu tenho dito aqui a muito tempo!

    Viver feliz não tem nada com o quanto se ganha.
    Basta gostar do que faz.

    Parabéns pelas colocações camarada.

    Para a grande maioria aqui, parece que não pode ter ninguém aqui satisfeito com a profissão que escolheu. Mas tem, tem eu, tem vc e tem outros mais.

  14. Cara qdo aparece aqui um dizendo q fiz concurso sai do EB , kkkkk, com certeza é mentira . O cara sai das FA e fica de conversa fiada aqui é muita falta do q fazer com certeza continua na Força, vai trabalhar meu amigo não fique se enganando

    1. Anônimo no 7 de janeiro de 2020 a partir do 23:40

      Se vc não percebeu a internet serve isto!
      Observar blog e outro meios de informação não tem nada a ver com a profissão que a pessoa exerce, até pq muitos ex militares, mesmo fora da força seja por qual motivo for ( foi para a reserva, iniciativa privada, assumiu cargo público em outra instituição e diversas situações distintas), gostam das publicações, participam dos comentários e acompanham a vida da caserna, até pq nestes lugares deixaram grandes amigos e pessoas como vc, o qual deve ser um daqueles frustrados da vida que vivem nos quartéis desmotivando aqueles que desejam fazer concurso público….
      Cansei de ver isto! Principalmente de sgts qua não tinham competência para estudar e se dedicar, pq querem levar uma vida de conformismo e muitos ainda querem ter um padrão o qual não podem, ou seja, carros caros, morar em bairros nobres, viver de empréstimos, ostentar em baladas e etc…
      Aí via alguém estudando e se dedicando para alcançar outros objetivos, aí vinha com aqueles papinhos de alojamento: Dificilmente alguém passa nisto!
      Aí fulano tá papirando para qual concurso? Está perdendo tempo com isto, ser sub te espera…. E outros papinhos de gente com baixa estima, invejoso e hipócrita assim como vc é!
      Se alguém passou ou não, fica para cada um e os mesmos não lhe devem um pingo de satisfação……
      Não é pq o blog trata de assuntos militares, que outros ex companheiros de caserna seja lá qual for a ocupação atual não podem vir aqui e debater algo…
      Então se liga e pare de ser invejoso, frustrado e recalcado…. Se ser sargento fosse tão bom assim, não tinha quase na totalidade das praças se manifestando contra uma série de aspectos desta carreira…
      As pessoas reclamam e questionam pq desejam melhoras em muitos pontos os quais dá para ser melhor, não só questão salarial, mas tb outros pontos que vc como militar sabe bem do que estou falando e sabe que tem formas de melhorar, mas não ocorre por pura vaidade, falta de tato, compreensão e inversão de valores, os quais são mostrados de uma forma nas escolas de formações e apresentados de outro jeito dentro dos quartéis…
      Exposição imbecil a sua!

  15. Acho q vc não entendeu meu comentário, o cara ficar aqui dizendo eu passei pra concurso público, não vejo relevância no comentário dele e se deixou amigos não são anônimos o cara comenta o assunto e no final diz q não é mais da força fica difícil de acreditar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo