PL 1645/19: a Defesa esclarece!

Em uma série de vídeos, o Major Luis Gustavo esclarece os principais pontos do Projeto de Lei 1645/19, que trata sobre a reestruturação da carreira dos militares das Forças Armadas.







246 respostas

    1. O melhor para todos nós é a Emenda 6
      Tabela de nº 6
      1º Jan/2020 – 35+10%Rep=45 – 12%hb =33 x 7.490,00=2.471,70+3.520,30=5.992,00
      1º Jan/2021 – 45 +10%Rep=55 – 12%hb=43 x 7.490,00=3.220,70+3.520,30=6.741,00
      1º Jan/2022 – 55 +10%Rep=65 – 12%hb=53 x 7.490,00=3.969,70+3.520,30=7.490,00
      1º Jan/2023 – 65 +10%Rep=75 – 12%hb=63 x 7.490,00=4.718,70+3.520,30=8.239,00

      Jan/2020 – 7.490,00+5.992,00=13.482,00
      Jan/2021 – 7.490,00+6.741,00=14.231,00
      Jan/2022 – 7.490,00+7.490,00=14.980,00
      Jan/2023 – 7.490,00+8.239,00=15.729,00

        1. Tabela de 2º Sargento do Exército
          Emenda 6 (DESTAQUE) Caso não for aprovado
          Vai para o Plenário
          TABELA DE Nº 6
          1º Jan/20 – 35%+10%Rep=45 – 12%Hb=33 x 4.770,00=1.574,10+2.098,80Ad TSV/Ad Mil= 3.672,90
          1ºJan/21 – 45%+10%Rep=55 – 12%Hb=43 x 4.770,00=2.051,10+2.098,80” “ “ = 4.149,90
          1ºJan/22 – 55%+10%Rep=65 – 12%Hb=53 x 4.770,00=2.528,10+2.098,80” “ “ = 4.626,90
          1ºJan/23 – 65%+10%Rep=75 – 12%Hb=63 x 4.770,00=3.005,10+2.098,80” “ “ = 5.103,90

          1º Jan/20 – 4.770,00+3.672,90=8.442,90
          1º Jan/21 – 4.770,00+4.149,90=8.919,90
          1º Jan/22 – 4.770,00+4.626,90=9.396,90
          1º Jan/23 – 4.770,00+5.103,90=9.873,90

      1. É muito cara de PAU mesmo. Aposentou com posto acima, pegou 30% de anuênio, e agora que ter 65% de habilitação só com o CAS. Essa reserva só pensa no umbigo dela. São uns brincantes.

        1. CAS? Tem gente que nem isso tem.
          Menos ainda, nem CFST possui.
          Qual é a diferença dessa RAÇA para o MST, por exemplo, que quer a mesma coisa que outros se esforçaram para obter?
          Como esse país é o lugar do improvável, do impossível, incabível, sem NENHUMA segurança jurídica (vide o STF) é bem provável que vá à plenário. Mas se assim for, ninguém vai ganhar nada, só teremos os descontos aumentados e daremos muita sorte se não formos defenestrados para a vala comum.

        2. E as cabos temporárias da FAB que nunca prestaram um concurso e só por ser mulher viraram sargento de carreira e são todas suboficiais, mas os homens morrem 3SQesa e o importante é a meritocracia, kkkkkk, faz me rir.

      2. Muito esclarecedor!
        Porém, nem desenhando os VAMPIROS entenderão.
        Já passou da hora de sancionar disciplinarmente esse pessoal que não quer entender.

    2. Queria entender uma coisa: o SO com 12% ADC de tempo de serviço que trocar por 32% de ADC de disponibilidade, quando vier a falecer, a sua viúva perderá os 32% pois ele não está mais disponível? E tbm não terá mais os 12% substituídos?

      1. Jogada do PL 1645\19, teremos que lutar e não aceitar, a substituição do Adicional de Tempo de Serviço, pelo Adicional de Disponibilidade Militar, por realmente, quanto ao direito da Pensão Militar, quem ficar com a Pensão, não receberá os 32% de Adicional de Disponibilidade Militar, perdendo 32% dos direitos adquiridos. Foi bem colocado a situação acima, do SUB de Marinha. A minha situação com o PL 1645\19, abaixo discriminado:

        PAGAMENTO DE NOVEMBRO 2019

        Soldo…………………7.490,00
        AD T Serviço 30%….2.247,00
        AD Militar 19%……..1.423,10
        AD Habilitação 20%…1.498,00

        Total bruto……..12.658,10
        Total descontos….3.137,10
        Total Liquido…….9.521,00

        Descontos:
        DSS SGVD BAS……………48,17
        DSS SGVD OPC……….…..54,10
        DSS ASS POST………..……..8,03
        PENSÃO MILITAR 7.5%…932,50
        MNT LP 1.5%……………..186,50
        FUSMA TITULAR…………223,80
        FUSMA DEPDIR…………….37,30
        IMPOSTO DE RENDA…..1.646,70
        TOTAL:……………………3.137,10

        PAGAMENTO DE JANEIRO A JUNHO DE 2020

        Soldo……………………..7.490,00
        AD Disponibilidade. 32% 2.396,80
        AD Militar………….19% 1.423,10
        AD Habilitação……..20% 1.498,00

        Total bruto……..12.807,90
        Total descontos….3.597,20
        Total Liquido…….9.210,07

        Descontos:
        DSS SGVD BAS………………49,99
        DSS SGVD OPC………….…..56,14
        DSS ASS POST…………..……..8,33
        PENSÃO MILITAR 8.5%…1.133,24
        MNT LP 3%….……………..384,24
        FUSMA TITULAR…………..230,54
        FUSMA DEPDIR………….….38,42
        IMPOSTO DE RENDA..…..1.696,30
        TOTAL:……………………..3.597,20
        Meu ganho bruto: 149,80
        Meu ganho liquido: – 310,93

        Perdi 27% de Adicional de Tempo de Serviço e ficarei com 32% de Adicional de Disponibilidade Militar, irei perceber 5% , na realidade é uma propaganda enganosa, sou Reformado e jamais poderei estar em disponibilidade, a primeira falha do PL 1645\19, a segunda foi um direito adquirido do meu Tempo de Serviço, conforme a Lei nº 2.2215-10\2001, que foi conquistado por meus brios e sacrifícios, dando serviços e sem horários para regresso ao meu lar, junto com meus Familiares, já mais poderei perde-lo. Com esse PL 1645\19, estou perdendo R$ – 310, 93, conforme acima supracitado no pagamento de janeiro a junho\2020. Essa é a covardia da meritocracia.

        1. sou 2sgt de carreira reformado sem cas com curso de especialidade recebo como 1sgt se perder a gratificaçao de tempo de sv 30 anos estou prejudicado perder o tempo de sv. ja perco no cas por infelicidade perdi o cas uma vez por motivo saude do filho doente e hospitalizado necessitando minha presensa.

      1. Amigo, nem desenhando você entende? Você deveria ter o salário confiscado mesmo, pelo seu nível intelectual não merece nem 1 real por mês…

          1. Sinceramente @Montedo – não sei como permite tanta DISCRIMINAÇÃO no seu Blog.

            Viva a paridade……..

      1. E nem todos da ativa, receberão. Apenas os que forem aprovados na prova que habilita aos altos estudos. Parem de chorar , vcs estão prejudicando os militares da ativa. Para esses sim, não restou nada….

      2. Luiz, inevitavelmente, nosso cérebro está preparado para compreender todas as distorções da língua portuguesa, mas não força muito, por favor!

  1. Sequer verei os vídeos, não merece atenção, entretanto coloco uma pergunta: A base da pirâmide das Forças Armadas tem salários compatíveis frente aos salários das demais carreiras de militares e servidores públicos de estados? Lógico que a resposta será não, e com isso, quebrando todas as tentativas de se justificar o injustificável. “ESTAMOS SIM DIANTE DE COMANDANTES, APROVEITADORES E SEM ESCRÚPULOS QUE SEQUER RESPEITAM SEU SOLDADOS”.

    1. Penso que depois de tantas rasteiras ,como;28,86% , MP2215/2000 e mais essa agora que a expectativa era grande por envolver promessas de campanha de um Presidente militar que vinha falando por 28 anos em melhorias , reconhecimento salarial e por termos família e uma grande responsabilidade para com ela ,fica complicado no atual momento acreditarmos sem existir dúvidas. O melhor caminho, natural e democrático sem incorrermos nas leis vigentes e obter respostas ,é o congresso nacional ,para debater o grau de justiça e correção com todos ,não há o que temer ,representa um processo natural para depurar o assunto e estabelecer a tranquilidade .

    2. Nas outras carreiras um técnico em início de carreira, hoje tem no mínimo Graduação é um QE sem concurso e muitos com a 4ª série, quer ganhar como um Técnico do Judiciário ? Faz como um colega QE aqui do meu quartel, fez a vida dele, juntou dinheiro e hoje não vive de esperanças colocando militares os praças contra oficias, os praças contra os praças , e nem vive no Hospital fofocando .

      1. Nossa parabéns por escrever tanta sandices, você serve com meia dúzia de QE e já conhece todos do Quadro. Não é porque o EB considera o QE uns analfabetos que temos quer ser.

      2. Visto por cima:
        QEs e Sgts de carreira são militares dos mesmo circulo, dividem o mesmo alojamento e comem no mesmo rancho e se duvidar até banho juntos tomam. Conclusão: A merda é a mesma, muda apenas as moscas.

    3. Nível fundamental ganhando 5 mil com paridade e integralidade. Vc é louco? Acorda pra vida. Tem uma galera estudando pra concurso buscando uma oportunidade nas FFAA, a qual vc conseguiu sem qualquer esforço. Esse PL foi pensado para atrair e reter talentos, que estão buscando outras carreiras de NIVEL SUPERIOR, pois somente essas pagam melhor que as FFAA.

      1. Bom dia! Você como os oficiais, desconhecer a ocorre dentro da caserna.sou da turma de S1 concursado,Cfc da mesma forma.com formação na EEAR ,mesmo tempo de curso do EAGS.quando você de sobre tente pelo mesmo ter conhecimento de causa.agora fica besteira nas redes sociais é muito fácil.

        1. O CESD é o CFC são concursos pra cargo temporário, igual a processo seletivo, não é o mesmo que o EAGS, que é um concurso de nível técnico pra quadro efetivo… não é pq tem a mesma duração que são iguais, o CESD é curso de especialização e o requisito era o nível fundamental, depois passou a concurso interno e agora é “QI” quem indica…
          Eu fiz os 2… sei bem a diferença.. não fale besteira!!!!

      2. Sargento de carreira, se a reestruturação não é p cabos e soldados pois não os consideram carreiristas, então por favor, que o comandantes mandem de volta todos os cabos e soldados que estão nas obras realizadas pelo ministério de infraestrutura, por favor. Afinal eles so servem p serem descontados ne? Ninguém deve ficar no sol quente, trabalhando e ralando p só ser descontado. O Brasil tinha que entrar em guerra Pra vocês aprenderem de fato da valor a quem carrega as FFAA nas costas. Enquanto não houver guerra vocês, filhinhos do papai, que ficaram só visando ser militar pelo concurso $$$. Mercenário é uma merda, so pensa em si mesmo. Mérito é quem é digno, fica no sol quente não é digno de receber no mínimo 10% de aumento, ne? O nível operacional que executa de fato as tarefas e só levam nas costas, enquanto os senhores feudais vão enchendo seus bolsos e vivendo regalias. Brasil precisa de uma guerra pra dar valor a soldado e cabo, como nos EUA. A sociedade vai cobrar dos militares por essa omissao com os soldados e cabos (que so tao servindo p pagar a MESMA ALÍQUOTA QUE UM GENERAL)

        1. Filho, enquanto você está aqui no Montedo reclamando, tem um EV trabalhando para tomar a tua vaga. Se está assim tão ruim quanto você reclama, vou e dar uma dica: Art. 150 da LSM. Fala lá com o seu S1. É libertador! Você vai se sentir bem melhor, longe dos senhores feudais, dos filhinhos de papai, vai poder ter toda o reconhecimento ao seu esforço e talento que só a iniciativa privada sabe dar.
          Não se preocupe, tá? Para assumir a sua vaga nesse trabalho tão penoso e mal remunerado tem uma fila de orelha seca querendo assumir.
          Boa sorte na sua nova vida maravilhosa longe das Forças Armada, e deixa os adultos conversar, tá?

          1. sou S Ten com CHQAO com 28 anos de serviço e contando os dias para pedir reserva e te digo que a nossa carreira de Praças é a pior carreira do Brasil pois qualquer concurso publico Federal começa pagando muito mais do que Eu recebo hoje com quase 30 anos de serviço e em menos de 13 anos eles estão ganhando no minimo 3 vezes mais que um Subtenente do Exercito

        2. Se esses chefes fossem líderes, pensairam primeiro na trota…. seria servido primeiro a base da pirâmide. Mas não… se serviram primeiro… por isto… o presidente terá muito prejuízo em motivar a base. Mesmo que reverta alguma coisa… não acreditará mais nos chefes.

          1. O PL beneficia a pirâmide da CARREIRA não das FFAA, pq tem q ser CONCURSADO pra ser valorizado!!!!😎👉👉

      3. Vc fez concurso e já estabilizou, enquanto um QE precisou 10 anos para chegar a estabilidade, cada um cuida dos seus interesses, olhe para os dois lados cidadão, antes de fazer comentários maldosos.

      4. Acho que tem muita gente usando esse debate para se promover. A esquerda quer os militares como eleitores, a maioria do pessoal das associações militares querem aparecer para se lançarem candidatos, tem gente que causar danos a imagem do governo. No meio desse tiroteio todo estamos nós, pessoal da ativa, que não pode falar nada e não sabe o que e quando vai ser aprovado. Eu tenho uma sugestão. Põe todo mundo no INSS como quer o deputado do NOVO. E é o que pode acontecer se for a plenário. Ninguém vai ganhar nada, todos vão perder e provavelmente e pessoal da ativa vai ter que ter previdência privada e o pessoal da reserva arrumar outro emprego. Mas teria uma coisa boa. O pessoal QE teria que ter aumento sim, pq eu acho que a única causa justa e correta dessa gritaria toda.

      5. Atualiza-se companheiro, faz alguns anos que o concurso FAB ESA e de ensino médio e a turma que entrou esse ano que formarão em 2020 será de nível superior, inclusive já está relacionado junto ao MEC. Então se você comparar o salário inicial tanto para quem forma para carreira de oficiais como a de graduados, o salário está a quem. Todavia, essa reestruturação e o primeiro passo para valorização da carreira.

      6. Sargento de carreira: Vc querendo ou não o Sgt QE faz parte do mesmo circulo dos STs e Sgts, veja regulamento. O Sgt QE faz refeições em qual rancho? O Sgt QE usa qual alojamento? Sargentos são pares, vc entende? Se vc pensa diferente então faça um pedido oficial ao seu comando para usar o rancho e o alojamento dos oficiais, já que vc é de carreira, porém depois retorne aqui e me diga se ele autorizou.

        1. Meu amigo, “mesmo rancho, mesmo alojamento, …”, estão relacionados aos Círculos Hierárquicos ( Art. 15. do ESTATUTO MILITAR – “Círculos hierárquicos são âmbitos de convivência entre os militares da mesma categoria e têm a finalidade de desenvolver o espírito de camaradagem, em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo do respeito mútuo.”), nada tem haver com a CARREIRA MILITAR, tratada pelo PL 1645/2019, NÃO É PQ ALMOÇAM JUNTO, QUE POSSUEM A MESMA CONDIÇÃO DE HABILITAÇÃO… CARGO, FUNÇÃO, POSTO E GRADUAÇÃO… fazem a total diferença entre os pares.

    4. Não querer ver os vídeos é um direito de qualquer um, agora continuar com a visão deturpada do PL e batendo na mesma tecla de que é injusto, aí beira às raias da ignorância. Se for comparar os salários da base das FA com as carreiras de nível médio do Executivo, verá que os nossos salários ficam entre os maiores atualmente e, com a reestruturação, ficarão no topo.

      1. Por isso eu digo que a reestruturação é fake.

        1 – Não resolve a diferença de duração do curso dos sargentos nas três forças.

        2 – Não resolve quando o sargento deve fazer aperfeiçoamento, se como 3S no Exército, ou 1S como na FAB.

        3 – Não muda o interstício nas três forças, no Exército se vai de terceiro sargento a capitão em menos de trinta anos, na Aeronáutica só se vai a SO.

        4 -Não unifica nada, na Marinha e na FAB, só se vai a Sub, no EB, a Capitão.

        Nada muda nas três Forças, fica tudo diferente como sempre esteve.

        Só mexe com percentual, com o Financeiro, e querem me convencer que não é UM REAJUSTE DISFARÇADO.

        Uma reestruturação envolveria uma igualdade para as três forças, que para se alcançar, muito tem que ser mudado.

        A reestruturação deveria ser uma missão, e não uma omissão do Ministério da Defesa.

      2. kkk kkk Desculpe a risada Companheiro de Farda, mas tive de rir, pois Vc com certeza esta falando apenas dos Oficiais né? pois ai sim talvez o salario esteja perto do salario inicial de qualquer funcionario publico de baixissimo nivel e apenas do Poder Executivo porque do Legislativo e do judiciario não chega nem perto do Pior e mais baixo salario deles. Vc é um Oficial e um brincante pois Vc disse uma Piada kkk desculpe mas tive de rir kkk kkk

      1. “SÃO OS PERCENTUAIS ”
        “SÃO OS PERCENTUAIS ”
        “SÃO OS PERCENTUAIS ”
        “SÃO OS PERCENTUAIS ”

        OLHA A CONCORDÂNCIA. POR ISSO QUE ELES SE APROVEITAM….

      2. Explicações melhores ainda não vi. Excelente iniciativa do major. Meu padrasto é Sgt QE e tem a 4 série do fundamental. Foi reconhecido com a estabilização, foi reconhecido com a promoção a 3 sgt , foi reconhecido com a promoção a 2 Sgt e foi reconhecido na reestruturação da carreira, mesmo não sendo de carreira, com o adicional de 26% de disponibilidade, mesmo percentual de Ten Cel. Ele está na reserva e está feliz da vida. Infelizmente existem pessoas que nem irão assistir aos vídeos e ainda vão continuar a falar mal do PL. QEs acordem, vocês conseguiram algo que ninguém no Brasil consegue. Conheço uma psicóloga que ganha 1800 reais e uma fisioterapeuta que ganha 2.000, vão trabalhar até mais de 60 anos de idade e jamais terão uma aposentadoria integral ganhando mais de 6 mil , acordem pra vida. Agradeçam a Deus. Cap 2012.

    5. Isto é aumento de salário de maneira sutil. Tendo em vista que não teremos aumento de salário por quatro anos. Podemos entender o que? Major a reserva tem formação Acadêmica, Pós-graduação, Mestrado, Doutorado, e sabemos muito bem fazer uma interpretação de texto, tão comum como é o PL 1645/19, não olhe para nos como se nós fossemos leigos.

      1. A reserva com doutorado e está reclamando do que? Quem tem doutorado pode receber altos estudos há muito tempo…

        O problema é que isso não garante ao portador do título uma simples interpretação de texto, tanto que até hoje tem gente por aí espalhando que inativo não vai ganhar nada, enquanto está bem claro no texto que também serão contemplados.

        1. A tal “farinha pouca meu pirão primeiro” se aplica no âmbito de quartel. No plenário, é bastante diferente…. Aconselho novamente: Recolham o PL e apresentem outro, contemplando todos militares ativos e inativos.

          1. Kkkk proposta eleborada pelo MD com aval do ministério Economia e Presidente da República, aprovada na comissão pela maioria dos partidos(os mesmos do plenario) com o apoio da MAIORIA dos militares apoiando. Simples assim, podem até atrasar a aprovação da PL, porém sem chance de “vitória” de meia dúzia de agitadores, os quais militares da ativa já estamos sem paciência com essa choradeira. Praça querendo ser tratado como general porem estudou pra ser sargento. A minha paciência se esgotou com vcs.

        2. Se fosse na era feldal os coroneis seriam os semhores feudais… os ten e cap de amam os senhozinhos, os QAO/STen/Sgt EsSA os captiães do mato e os QEs/Cb/Sds os escravos.
          É assim que desejam permanecer.

          1. kkkkkkkkkk

            É cada ignorância que se lê por aqui! É de doer!
            #PLaprovado
            #kelmanaomerepresenta
            #paunasassociações

    6. Essoal tem um video do Presidente Bolsonaro, na epoca deputado federal, discursando na camara federal criticando o baixo salario dos militares em inicio de carreira, Aspirantes, Sargentos ou Soldados e fazendo uma comparacao com os salarios das demais carreiras do servico publico federal. O video é de 2012 e ele afirmava que o governo e o legislativa tinham que fazer justica e conceder aumentos salariais e outros estimulos aos militares para compensar as perdas salariais e desmotivacao da tropa, em inicio de carreira. O que vimos agora foi UM RECONHECIMENTO DE MILITARES DA ATIVA NO FIM DE CARREIRA, IGNORANDO OS INATIVOS E OS MILITARES EM INICIO DE CARREIRA!!!

    7. Conversa fiada. Total desespero, pois no plenário, o projeto de Generais poderá ser rejeitado. O Brasil já sacou a sacanagem de alguns milicos espertalhões. O meu conselho é no sentido de se retirar o PL e enviar um outro, que contemple todo efetivo da ativa e da reserva.

    8. “Espírito de Corpo”
      (…) um grupo não é somente uma autoridade moral regendo a vida de seus membros (…) ele libera um calor que aquece e reanima os corações, que os abre à simpatia e derrete os EGOÍSMOS” – Durkheim.
      Em 18 anos de serviço, salvo raras exceções, na prática, “ESPÍRITO DE CORPO” só se vê em ordem unida… E está bem longe do pensamento filosófico…
      Parabéns a todos os pseudo intelectuais, idiotas uteis (de”esquerda” e de “direita”), egoístas desinformados (principalmente os que não entendem nada da carreira de colegas de outras forças) e superiores arrogantes. Meu muito obrigado! A.: Cabo Marginalizado da FAB

    9. Na minha opinião, são bem esclarecedores. Precisamos ter informações para poder debater de forma ampla e ver os dois lados. Sou praça de 97 e durante a minha carreira conheci profissionais merecedores de respeito e reconhecimento. Porém, há de se ressaltar que para atrair profissionais nos dias de hoje, se faz necessário atrativos para a carreira militar, defasada perante outros segmentos. Enfim, nunca iremos agradar a todos, mas devemos olhar para os lados, receber todas as informações, colocar na balança e assim ter propriedade para um debate.

    10. Lógico que SIM, a carreira militar fica compatível com a dos servidores públicos, mas não podemos esquecer que pra ser servidor público precisa ser CONCURSADO, logo, a base da pirâmide militar que for CONCURSADA é que estará equiparada.
      QE não é concursado, não tem carreira…

  2. Tem 1 QE na minha OM que concluiu Curso Superior e vai passar de 12% p/ 16% o Adc Habilitação, mas tem que estar desempenhando a função referente ao curso, comprovado através de sindicância. Por exemplo, faz Ciências Contábeis e trabalha no Setor Financeiro. Quem tá na ativa corra atrás.
    QAO com CHQAO.

  3. Esses vídeos não convencem. Se fosse para reestruturar a carreira, teria sido mais equânime, não deixaria de fora os veteranos da MB e da FAB que terão perdas significativas, em relação aos seus pares e ganharão menos que um Primeiro-Sargento da ativa. Nunca houve carreira nem meritocracia nas FFAA?
    Onde há paridade nisso? Quem fez todos os cursos de carreira para suas respectivas promoções, não teve mérito? Esses cursos não poderiam ser equiparados para preservar a paridade e prestigiar quem tanto fez pelas Forças? Onde há meritocracia nosso? Seria a meritocracia da divisão?
    Será mesmo que um Tenente ou Sargento vai esperar ganhar, menos que um PM/PC/PF/PRF após 35 anos de serviço? O PL vai incentivar as evasões. Nesse sentido também não atinge os objetivos. Os melhores quadros migração em massa para outras carreiras ou iniciativa privada
    O PL foi feito por generais para generais e é – SIM – aumento de salário e aumento astronômico para o topo e migalhas, como sempre, para a base.
    Fomos abandonados e deixados para trás novamente. Se repetiu, com o PL do Mal, o que ocorreu na MP 2215 e no caso dos 28,86%.
    Esses vídeos deveriam ser retirados do ar, pois além de não convenceram, ficam muito ruim junto à sociedade e, principalmente, ao segmento das FFAA que foram para reserva entre 2001 e 2019 – duplamente prejudicados.
    Quanto ao pessoal da ativa, lembrem-se: um dia estarão do outro lado da linha do horizonte, só que antes disso, vocês, em grande parte, serão impedidos de fazer esses cursos, quando houver aumento, se houver, serão irrisórios, serão fagocitados pela inflacão, pois, por ser escalonado, o topo subirá mais e a base, afundará mais. Como sempre, uma série de penduricalhos e filigranas que, certamente, serão inventadas, como tem ocorrido, pois estão dando um cheque em branco para legislarem sobre remuneração, compentência que é do Legislativo. Quando esse dia chegar, o sentimento que vocês terão será bem pior do que os que agora estão sendo abandonados e deixados para trás (mas lutam), por razões simples: foram avisados, têm prededentes (MP do Mal e 28,86%) e, sobretudo, porque não acreditariam que acontecesse com vocês.
    Espera-se que, pelo menos, usem das prerrogativas de cidadãos e tenham a coragem de manifestarem-se quando isso ocorrer novamente, pois será tão certo quanto o dia de ontem. E a história se repetirá.

    1. Se você está na reserva, já recebe mais que um militar na ativa em mesma situação. No mínimo, com 12% a mais. Amigo, você recebe a mais. Cadê a paridade?

      Com o PL, você vai receber a mesmíssima remuneração de um militar na mesma situação, que fez os mesmos cursos que você. Isso sim é paridade. Isso sim é justiça.

    2. Deixa de ser idiota cara !! Já deu no saco !! Reclama com a Marinha e FAB !! Elas é quem não querem reconhecer cursos existentes. O PL não tem culpa de nada, vc já viu alguém de carreira do EB reclamando ? Agora as Forças não podem evoluir e aprimorar sua carreira pq um bando de bestão de QE, reserva da FAB e MB, querem ganhar com cursos que não fizeram. Vão se lascar ! Então pela lógica de vcs, todos tem direito as porcentagens de qualquer curso que dê alguma porcentagem, SUBMARINISTA, PQPD, e o diabo de asa, basta ter a mesma graduação. ARREGO !!

        1. Braga – pra você que tem como idiota quem pensa diferente, sabia que essas pessoas só são idiotas, na mente de um idiota.
          Claro que vai demorar umas três semanas para entender isso. Normalmente, essas coisas acontecem com gente como você – que só não é um idiota perfeito porque ninguém é perfeito.
          Da próxima vez que ofender alguém, lembre-se dessas palavras.
          Espero que tenha um final de semana com dolorosas crises de hemorróidas.

          1. Vcs na verdade são um bando de covardes !! Pq não enfrentam sua respectivas forças ? Pq não cobram dela que reconheçam os cursos existentes ? Não enxergam que o PL não tem nada a ver com o reconhecimento dos cursos? Pelo amor de deus !!! Preferem atrasar a vida de meio mundo, insistindo em ganhar algo que não tem direito. Cobrem ao Comandante da Marinha, faça ele determinar que se reconheça os cursos existentes. O PL só determinou a porcentagem dos cursos e ajustou alguns pontos na carreira.

      1. Muito bom, já deu essa choradeira toda.
        Esse pessoal (QE/associações) não fala pela tropa, a tropa está satisfeita sim com o PL, é justo e necessário. Manda esse pessoal chorar na cama, que é lugar quente.

      2. Se a reestruturação não é p cabos e soldados pois não os consideram carreiristas, então por favor, que o comandantes mandem de volta todos os cabos e soldados que estão nas obras realizadas pelo ministério de infraestrutura, por favor. Afinal eles so servem p serem descontados ne? Ninguém deve ficar no sol quente, trabalhando e ralando p só ser descontado. O Brasil tinha que entrar em guerra Pra vocês aprenderem de fato da valor a quem carrega as FFAA nas costas. Enquanto não houver guerra vocês, filhinhos do papai, que ficaram só visando ser militar pelo concurso $$$. Mercenário é uma merda, so pensa em si mesmo. Mérito é quem é digno, fica no sol quente não é digno de receber no mínimo 10% de aumento, ne? O nível operacional que executa de fato as tarefas e só levam nas costas, enquanto os senhores feudais vão enchendo seus bolsos e vivendo regalias. Brasil precisa de uma guerra pra dar valor a soldado e cabo, como nos EUA. A sociedade vai cobrar dos militares por essa omissao com os soldados e cabos (que so tao servindo p pagar a MESMA ALÍQUOTA QUE UM GENERAL).

          1. :Bolsonaro só tem uma saída : Retirar o PL da pauta e já que os Bancos e entidades similares são os maiores sonegadores , especulafores além de possuirem as maiores riquezas do País. Cancelar os descontos dos empréstimos consignados de todos os militares. Assim todos ficarao felizes!

        1. Estão ganhando para o nível que foram contratados. A porta está aberta, se quer ser de carreira estude e passe no concurso. Vivemos num país democrático, se não estiver satisfeito com a vida militar, pode voltar para a civil, também existe uma porta de saída, só e obrigado a ficar um ano

      3. Parabéns pelas palavras companheiro! Falou tudo! Os QE deveriam ajoelhar no milho todos os dias e agradecer pelo emprego e aposentadoria que possuem!

      4. Prezado Braga,
        Pelo seu linguajar, provavelmente você deva ser da MB e, como concorda com tudo que está nesse PL, certamente está na ativa e será contemplado com esse curso de altos estudos que lhe dará 73% no adicional de habilitação. Por acaso, você lembra daqueles instrutores e/ou nos cursos de formação e aperfeiçoamento? você lembra daqueles supervisores que contribuíram para sua formação técnica-profissional ? Acho que provavelmente não lembra. Esses militares, que não tiveram a oportunidade de realizarem esse curso de outro mundo, ficarão sem esses 73% ou 68%, por que a MB e FAB erraram em não oferecer esse curso. E você acha tudo isso normal. É justo um 1°SGT do EB, com curso de altos estudos, receber uma remuneração maior que um SO da MB/FAB ? Pois é meu prezado, isso irá acontecer. É acha JUSTO. Você é um egoísta.

        1. Sim! Sirvo ao CFN, Mas o que tem a ver os meus instrutores ? Vc ainda não entendeu que é reestruturação da carreira ? Já escutou o termo AZM ? Tenho certeza que meus instrutores quando tinham benefícios que os da ativa perderam, não reclamaram. Agora que por sorte de quem esta na ativa, ser abarcado na reestruturação é errado ?? A Força não pode evoluir ? Acredita mesmo que foi quebrada a paridade e integralidade? NÃO FOI !!! A BASE DO SOLDO É O SALÁRIO, E ESTE CONTINUA O MESMO!!!

    3. Quando cheguei na parte que o Legislativo é competente para tratar sobre remuneração dos militares, parei de ler.
      Se você nem sequer sabe que a iniciativa é do Chefe do Executivo sobre esse tema, por óbvio, sua argumentação perde sustentação, porquanto você vai afirmar o que quiser.
      Dá uma lida na Carta Magna.

    4. “A pior ambição do ser humano é desejar colher os frutos daquilo que nunca plantou” – Augusto Branco. Essa é a frase que nos vem a cabeça, quando vemos aqui no Blog, “pessoas ambiciosas” pleiteando receber gratificações por cursos que não fizeram.

      Quanto a paridade, parem de MENTIR, ela já não existe desde 2001, o ST da reserva anterior a 2001, ganha mais que um ST da reserva posterior a 2001, e este, ganha mais que um ST da ativa hoje, em função do percentual relativo ao tempo de serviço.

      É com grande tristeza que os mais novos veem a ganância de uma parte da reserva.

    1. Pode me dar um exemplo de um General. Um 2 tenente é um soldado.
      Pois de repente nos flat conhecimento. Não perder é uma coisa ser justo é outra coisa.
      Espero que esteja errada aguardando o seu parecer. Grata!

      1. Afff, vou perder um tempinho aqui, mas vou responder à Sra, ao certo pensionista desinformada ou agente esquerdista da balbúrdia. O início da carreira do praça é Soldado ou 3º Sargento, enquanto que o de oficiais é Tenente e, para esses, os atrativos percentuais do PL são exatamente iguais, assim como para ST e Cel, ápices das respectivas carreiras. Nós praças do EB temos ainda a vantagem da carreira incluir a promoção de aprox 70% de uma turma de Sgt ao QAO, que nos dá uma certa vantagem em relação aos nossos irmãos de outras Forças. Quanto aos Generais, são uma percentagem mínima que alcance esse posto, numa média de 40 anos de tempo de serviço, ou seja, não tem como comparar ALHO COM BUGALHO, ou será que numa Universidade o porteiro têm o mesmo salário que o Reitor? Parem de tentar dividir as FFAA, somos nós praças e oficiais de carreira que temos a tropa na mão. Esses pequenos grupos de sindicalizados baderneiros e chorões, não passam de 10mil. FORÇA!

        1. Praça tem a força na mão… KKK. Enquanto a base tiver soldos de miséria será assim. Vide as PMs da maioria dos estados, sds ganham bem e Cel melhor ainda.

          1. Concordo, só que os Estados estão com a corda no pescoço pra bancar estes salários! Esta conta vai explodir por uma questão lógica!!!

          2. Lobinho, ainda há tempo… Caia fora, pois do contrário vc será mais um revoltado (que garanto não ser o meu caso). Depois não diga que eu não lhe avisei!

  4. Oficiais Generais sequer precisam de reajuste da remuneração, seja lá qual for,isso se consideramos que eles sugam demais das unidades militares.

    1. Como um ser humano se presta a um papel desses.
      Nem por todo dinheiro do mundo eu me sujeitaria a isso.

      Parece até aqueles Porta vozes tentando justificar aquelas frases injustificáveis dos políticos.

      Um verdadeiro moleque de recados.

      Como eu , 2 Sgt Art, mestre em Direito Penal, um conhecedor do vernáculo e da hermenêutica, posso respeitar um camarada desses.

      Sinceramente, não é falta de humildade não, mas por isso que eu passo o carro em cima dos meus chefes (SAO TODOS INCOMPETENTES).

      Aí eu deito, saio para dar as minhas palestras durante o expediente, leciono pela manhã na hora do TFM (mas o meu TAF é “E” sem caneta), ou seja, eu aproveito a força e faço do EB minha fonte de renda auxiliar.

      Mas, eu juro que se fosse sério o EB, com chefes competentes e valorização do conhecimento adquirido, INDEPENDENTE de ONDE (complicado meu aluno da faculdade- OF CPOR, ser meu chefe no quartel), eu me dedicaria 100%, mas como não é, eles fingem que pagam o que eu mereço e eu finjo que me dedico 100%.

      Obs:

      1- Nunca saí da escala (pago todos os meus serviços desde 2017);

      2- Nunca cai em forma ou me esquivei de missão (toda missão externa ou campo que pode haver substituição eu pago);

      3- Faço a minhas missões e nunca deixei nenhum Sgt na mão (apenas não faço a missão dos OF – a maioria faz, para ganhar conceito );

      4- Só quero sair Sub e meter o pé ( se eu pudesse ir embora agora com metade do salário de 2 Sgt eu iria);

      5- Pessoal, façam outras atividades fora para completar a renda e esqueçam essas MIGALHAS. FAÇAM DO EXÉRCITO UM MEIO (COMPLEMENTO) E NÃO UM FIM.

      1. Tenha hombridade, vá ser feliz lá fora.
        Se diz justo e jurista e vem aqui dizer que faz algo que é ilegal.
        Como qualquer brasileiro oportunista, reclama dos outros e prática a mesma corrupção.!

        Por isso que continua chamando o seu Chefe/aluno de Senhor!

  5. Aiiiinnnnn….”sou QE, injustiçado e massacrado pelo maldoso EB…sequer verei os vídeos…”….vão catar coquinho sindicalistas indiciplinados…vcs são indignos de estarem nas fileiras do EB.

  6. O Ministério da Defesa cada vez mais prova que o PL beneficia somente os Oficias deixando os praça para faz. Além disso o Major reconhece no ultimo vídeo que o PL não é perfeito!!!! Major se o PL não é perfeito é porque esta beneficiando alguns!!! Major já que o Ministério da Defesa com Oficiais experientes e alto estudo fez um PL assim??? e por ultimo pq o Ministério da Defesa não chamou os praças para opinar no PL???
    O exemplo arrasta???? nunca mais!!!!

    1. Que argumento de desespero é esse amigo?
      Só porque o major disse que o PL não é perfeito então deve mudar?
      A sua família também não é perfeita, então por isso vc precisa trocar ela?

    2. Mais mentiras deste governo, e os Cabos da FAB que são concursados? Parece que ninguém se importa com eles, estudaram para concurso, prestaram para o CESD e CFC e simplesmente iguinoram que são militares de carreira concursados.

  7. Existem os que entendem e os que não querem entender. Se por ventura alguém não consegue, nem deveria ser funcionário público, por ter intelecto baixo. Sou praça e concordo com a pl. Sou de 2001, primeira turma com 0% de tempo de svc, até hoje ganho menos que militares da mesma graduação que entraram antes, nem por isso choro como um bebê.

  8. Ideias para o PL:
    – gratificação por função de adjunto de comando: 10%
    – habilitação por capacitação: 20% para QEs com cursos superior
    – pensionista recebe somente o soldo, nenhum adicional
    – filha pensionista recebe 60% do soldo do pai

    1. Isso já acontece de QE receber 20% de Adc Hab para os cursos de interesse da força DIEx 128-ASSE1-SSEF-SEF-Circular, de 22 MAIO 18.

      SE INFORME!

  9. Economia ??? 8 remunerações do bruto na passagem para a reserva…todos os generais já tem tempo para irem para a reserva, logo, isso foi feito pra eles !!!! Sou suboficial da FAB, na reserva, e por acaso eu tive a oportunidade de fazer os “altos estudos” ? Paridade ? Igualdade ? Me poupe né..

      1. Pura verdade, cita o Quadro Especial mas se refere creio somente ao EB, na FAB o cabo concursado está levando a pior, não tem plano de carreira, e depois de 20 anos colocam ele no QESA como se fosse um cabo sem concurso. Esses caras estão nas forças armadas por comodismo, dão uma notícia de onde desconhecem. Nem sabe que existem cabos concursados e estabilizados na FAB, uma vergonha.

        1. Essa história de Cb concursado na FAB é furada, todos militares fazem prova internas pra diversos cursos, mas não queiram comparar com CONCURSO PÚBLICO DE NIVEL FEDERAL, à luz da constituição de 1988. Somente têm razão nos argumentos, poucos companheiros de MB. O PL visa valorizar os militares concursados que prosseguem na carreira.

        2. Não existem cabos concursados, existem cabos que fizeram uma prova de seleção!!! No EB também fazem prova de seleção, o que não lhes dá estabilidade. Muda a força, no EB General, na FAB Brigadeiro, mas são todos Oficiais Generais e os que não realizaram concurso para a carreira de Sargento são todos QE.

    1. Senhoras e senhores,por gentileza,tomem ciência das propostas da reforma administrativa ! Leiam atentamente e tirem suas conclusões! Mudanças drásticas nos “super salários” de início de carreira estão por vir. Como diziam neste blog: “O papiro liberta!!!” Sim! O papiro liberta ,mas liberta a mente retrógrada,fechada, sistemática, submissa…mas para quem via o “papiro” como sinônimo de “liberdade econômica”… aí meu caro, passará a levar bem mais tempo para esta tal liberdade acontecer! ” A ideia é que a meritocracia prevaleça em todas as esferas da administração pública e ela seja obtida de forma gradual,mas árdua…degrau por degrau!

      1. Tá mais do que na hora dessa reforma administrativa, num país em que um Engenheiro em início de carreira não ganha 4mil ou um professor com no máximo 2mil, qualquer concurso público paga no mínimo 6 mil iniciais. O que vemos é uma geração de jovens que deixam de empreender e produzir, para ficar buscando emprego no serviço público.

    2. Vou pedir 2 postos acima e tempo de serviço, ah sim vou chamar o sgt max wolf pra fazer o chqao e também o curso de submarinista e se der tempo o de pqdt, se puder fará a viagem de ouro e tudo o mais que as peculiaridades de cada Força tiver e a partir daí todos ganharemos “bem”. Realmente tem gente que está passando muita injustiça e dificuldade com a 4a série entrando sem concurso para dirigir e ser auxiliar de serviços gerais… acho que eles poderiam fazer sindicância, IPM porque afnal possuem doutorados kkkk

      1. Na FAB o QESA participa de tudo isso, tira serviço armado e boca pobre geral, concorre a todos os tipos de escala. Se no EB é acochanbrado na FAB não é. Inclusive QESA e cabos velhos são encarregados de seção. Agora parece que se for pra se dar bem o cabo na FAB teria que chegar pelo menos a 2S, ou SO. O taifeiro faz o mesmo estágio para ir a sargento junto com o cabo e o taifeiro terá os adicionais e o QESA não? Lembrando que taifeiro na FAB não faz curso de Sargento, faz um estágio avançado como o QESA faz. Somente mudam o nome do estágio. Sem falar nos sargentos EAGS com curso de 5 meses na EEAR que também não é CFS mas vão receber adicional, por quê? Vemos um preconceito escancarado, EAGS e EAGST recebem adicional e o EAGTS não recebe, alguém pode explicar? Seria cabofobia? Creio que sim.

    3. Uma solução razoável, que não resolve mais ameniza seria quem está na reserva é tinha cadastrado algum curso superior ainda na ativa, ser considerado altos estudos e receber categoria I ou II.

    4. Não teve chance de fazer cursos, paciência. Mas vai ganhar com o ADM e o aperfeiçoamento que passará para 45%. Daqui a uns anos essas desavenças estarão superadas e a reestruturação em vigor, faz parte do processo.

      1. Na FAB o QESA participa de tudo isso, tira serviço armado e boca pobre geral, concorre a todos os tipos de escala. Se no EB é acochanbrado na FAB não é. Inclusive QESA e cabos velhos são encarregados de seção. Agora parece que se for pra se dar bem o cabo na FAB teria que chegar pelo menos a 2S, ou SO. O taifeiro faz o mesmo estágio para ir a sargento junto com o cabo e o taifeiro terá os adicionais e o QESA não? Lembrando que taifeiro na FAB não faz curso de Sargento, faz um estágio avançado como o QESA faz. Somente mudam o nome do estágio. Sem falar nos sargentos EAGS com curso de 5 meses na EEAR que também não é CFS mas vão receber adicional, por quê? Vemos um preconceito escancarado, EAGS e EAGST recebem adicional e o EAGTS não recebe, alguém pode explicar? Seria cabofobia? Creio que sim.

  10. Que isso,montedo! “Esclarece” no título? Então esclarece aí que como milhares de qao da reserva vão receber até 2.500 reais a menos de habilitação que um da ativa que fez um curso EAD molezinha?

    1. Tem que ter estômago pra ouvir….
      Quem não estiver preparado com muita paciência e um elevado espírito de caridade, não assista….
      Melhor ver o desenho do pica – pau, Flintstone, pantera cor-de-rosa ou algo que o valha!
      Tomara passar logo estes 4 anos

      1. Não acredito que tenha baderneiro aqui, como mencionou um milico. O que se quer é tratamento justo no projeto. Acho que ninguém tá querendo tirar mérito de militar. Lamentavelmente dividiram os pares..

    2. Curso molezinha ? Então porque não fez ? Bem, está na reserva recebendo Adc de tempo de serviço e, talvez, posto acima. Como é bom receber mais do que os outros sem mesmo precisar cumprir 30 anos, mas muito ruim ver os da ativa trabalhar até os 35 anos e poderem receber igual aos da reserva…

  11. O problema é que os QE não souberam pedir, quiseram equipara os cursos em um mesmo percentual ou seja 65% para todos, o certo é que deveria haver um escalonamento de diferença de 10% entre cada curso, AE – I 73%, AE – II 63%, CAS – 53%, CE – 43% e CF – 33%, assim com escalonar a diferença do adicional disponibilidade em 2% de diferença – Cel/ST 32%, TC/1º Sgt 29%, Maj/2º Sgt 27%, Cap/3º Sgt 25%, 1º Ten/Cb 23% e 2º Ten/Sd 21%, aí estaria sendo levado em contas a meritrocracia e todos estariam satisfeitos, foi apenas um falta de estudo por parte dos QE, se tivessem feito esse estudo e pedido dessa maneira com certeza teriam conseguido.

    1. ele até tentou explicar alguma coisa , mas não conseguiu

      disse que não é aumento de salário rs ……….quer enganar quem po

      sou PRAÇA VELHA , QAO ,

      Tenho CHQAO, e 20% de pqdt

      meu salário vai chegar uns 15 mil ………muito muito bom mesmo

      mas tem companheiros da RESERVA E DA ATIVA que serão muito prejudicados

      esse PL foi mal elaborado……muita injustiças.

      ainda há tempo de plenário ajustar melhor……..acho difícil mais ,,,aguardemos

      vamos ver..

      VELAME !!!!!!!!!!!!!!!

    2. A sociedade não tem que lhe pagar por cursos que você faz, fazer curso é talvez uma necessidade para Promoções. A sociedade tem que lhe pagar pelo que o que vc está disposto a passar em uma situação de guerra para a segurança dela. Acorda!!!

    3. Paulo infelizmente vc desconhece o que realmente o pessoal do QE tentou pelas vias do canal do comando.
      Eles pediram o adicional de disponibilidade no percentual de 32% e a majoração de 12 para 16% na especialização tendo em vista que este último nos Quadros Especiais da Marinha e da FAB estão neste patamar. Não foram nem se quer recebidos pelo MD. Já que foram jogados a cova dos leões não restou outra coisa a fazer a agregar com os Sub oficiais na luta pela emenda 6.

  12. Haja saco pra aturar essa turma que só sabe reclamar! Na MP do mal, quando perdemos o percentual pelo tempo de serviço, quem já tinha (os mesmos que agora estão fazendo essa baderna), ficaram quietinhos, é claro.
    Ninguém vai perder. É apenas uma VALORIZAÇÃO da CARREIRA MILITAR. Isso só está sendo possível agora porque, os mesmos que dizem apoiar esse bando de baderneiros, quando estavam no poder, não deixavam acontecer. Davam apenas as migalhas para que não morressemos de fome.
    Do jeito que as coisas estão caminhando, vamos ter somente aumento de tempo de serviço e aumento das contribuições. Mais uma vez os da ativa atualmente serão os MAIS PREJUDICADOS.
    Lamentável ver esse tipo de mentalidade.

  13. sobre o adicional de disponibilidade, tudo bem, repõe as perdas da mp do mal. mas quanto ao adicional de habilitação discordo, pois todos os QAO , que foram para a reserva antes do advento do chacal e que não tem posto acima foram prejudicados. A legislação nos amparava a sair QAO, dentro da meritocracia; mudou a legislação posteriormente e somente com o curso Chacal teria acesso ao oficialato. No meu entender , todos que possuiam CAS, até a mudança da legislação, teriam que receber os mesmos percentuais de quem tem Chacal atualmente, isto sim seria a paridade.

    1. A Justiça Federal em Goiás ja reconheceu em primeira instância a paridade do CAS com o CHQAO. Agora e só aguardar e zombar dos bragas e pragas da vida.

  14. TABELA DO ADICIONAL DE DISPONIBILIDADE MILITAR
    POSTO OU GRADUAÇÃO
    PERCENTUAL QUE
    INCIDE SOBRE O
    SOLDO
    A partir de 1º de
    janeiro de 2020
    Almirante-de-Esquadra, General-de-Exército e Tenente-Brigadeiro 41
    Vice-Almirante, General-de-Divisão e Major-Brigadeiro 38
    Contra-Almirante, General-de-Brigada e Brigadeiro 35
    Capitão-de-Mar-e-Guerra e Coronel 32
    Capitão-de-Fragata e Tenente-Coronel 26
    Capitão-de-Corveta e Major 20
    Capitão-Tenente e Capitão 12
    Primeiro-Tenente 6
    Segundo-Tenente 5
    Guarda-Marinha e Aspirante-a-Oficial 5
    Aspirante, Cadete (último ano) e Aluno do Instituto Militar de Engenharia
    (último ano) 5
    Aspirante e Cadete (demais anos), Alunos do Centro de Formação de Oficiais
    da Aeronáutica, Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva 5
    Aluno do Colégio Naval, Aluno da Escola Preparatória de Cadetes (último ano)
    e Aluno da Escola de Formação de Sargentos 5
    Aluno do Colégio Naval, Aluno da Escola Preparatória de Cadetes (demais
    anos) e Grumete 5
    Aprendiz-Marinheiro, Aprendiz-Fuzileiro Naval 5
    Suboficial e Subtenente 32
    Sargento-Mor 26
    Primeiro-Sargento 20
    Segundo-Sargento oriundo dos Quadros Especiais de Sargentos de cada Força 16
    Segundo-Sargento 12
    Terceiro-Sargento oriundo dos Quadros Especiais de Sargentos de cada Força 9
    Terceiro-Sargento 6
    Cabo (engajado) 6
    Cabo (não engajado) 6
    Taifeiro-Mor 5
    Taifeiro 1ª Classe 5
    Taifeiro 2ª Classe 5
    Marinheiro, Soldado Fuzileiro Naval e Soldado de 1a Classe (especializados,
    cursados e engajados), Soldado-Clarim ou Corneteiro de 1a Classe e Soldado
    Paraquedista (engajado)
    5
    Marinheiro, Soldado Fuzileiro Naval, Soldado de 1a Classe (não-especializado)
    e Soldado-Clarim ou Corneteiro de 2a Classe, Soldado do Exército e Soldado
    de 2a Classe(engajado)
    5
    Marinheiro-Recruta, Recruta, Soldado, Soldado-Recruta, Soldado de 2a Classe
    (não engajado) e Soldado-Clarim ou Corneteiro de 3a Classe 5.
    “tabela” de porcentagens muito, mas muito bem “montada”. Vejamos: Todo o oficial de carreira, caso não aconteça “nada” no caminho vai até coronel/CMG……vemos que as porcentagens nesse posto são bem maiores. PRAÇAS de “carreira”, mais de 90% só irão à SUBTENENTE/SUBOFICIAL. Uma boa parte, pelos mais variados motivos, só chegarão à 1SGT. Parece que a diferença no “aumento salarial” realmente é um pouco desproporcional e será maior ainda no final de carreira. Entendo essa tal meritocracia e até concordo mas o pessoal da reserva está “sendo deixado para trás” . Oficial não considera praça como companheiro mas não teve um general que disse outro dia que “nenhum companheiro seria deixado para
    trás”? Sem contar que esses tais cursos de “altos estudos” ou “autos estudos”…para alguns …..(autos estudos pra mim seria uma ciência que estuda carros….veículos mas……rsrsrsr….parece que mudou), poderão ser extintos em pouco tempo através de uma portaria qualquer. Que DEUS ilumine as cabeças pensantes e que as coisas fiquem boas pra todo mundo. Quanto as alegações de que o país está “quebrado” e outras coisas, ….tudo lorota….desde de que Cabral pisou na baia Cabrália que essa balela de “crise” nos acompanha. Esse país é rico, seu povo é trabalhador, ordeiro e etc. O que falta é vontade, gerência…..organizar a coisa pública. Dividir o bolo em partes iguais. Só para informação: Nos paises árabes, grandes produtores de petróleo, a população nativa “recebe” dinheiro, grana, papel….referente ao petróleo extraído e comercializado…..no Alaska, os residentes naquele estado idem….e nós? Em tese seríamos “donos” de um verdadeiro oceano de petróleo e nunca, nunca recebemos nada por isso e nem nunca receberemos absolutamente nada…..tudo já tem “dono” e nós, o povo brasileiro, simplesmente não fazemos parte disso e nem nunca faremos.

  15. Bom dia meus caros amigos QE,

    Vcs tiveram a oportunidade de conseguir uma gratificação de especialização, conforme foi postado aqui no blog, no entanto a ganância falou mais alto. Dessa forma, resolveram procuram a esquerda, ao invés de procurar a base do governo, pois a esquerda diga-se de passagem, está somente enrrolando vcs com esse papo de ajudar a base, já que nunca se manifestaram a nosso favor.

    Procuraram a esquerda para tentar conseguir algo que não fazem jus, pois não prestaram concurso. No entanto, tiveram ainda o devido reconhecimento pela força com promoção a 2. Sgt.

    Infelizmente, como já foi dito, a ganância está falando mais alto e, mesmo depois de postado aqui uma sugestão para que levem adiante, muitos insistem em pleitear algo que não lhes convém.

    Com relação aos amigos da reserva, os que foram antes de 2001, não há o que falar, pois recebem muito mais dos que estão na ativa. Já os que foram para a reserva depois de 2001 terão no mínimo 30% de aumento no contracheque ( adicional de disponibilidade + a diferença no CAS).

    Meus amigos, uma coisa é fato, caso esse PL vá ao plenário, certamente, todos, serão prejudicados, ativa e reserva. Isso é fato, pois os políticos do partido NOVO são ultra liberais na economia.

    Portanto, peço que repessem suas atitudes em tentar prejudicar algo que está vindo beneficiar todos os militares da ativa e reserva.

    Por fim, com relação aos Cb/Sd e os militares temporários, deixo a seguinte pergunta: Alguém desse pessoal quer pedir baixa, ou seja, quer pedir pra embora da força? E logicamente que a resposta é Não. Então, não há o que comentar.

    Bom feriado a todos!

    1. Sgt turma Guararapes 98

  16. Não fez concurso , não tem curso de qualificação para a função . Nível fundamental , e ainda quer ganhar como doutorado em um mundo em 2019 !!!
    Piada né !
    Pergunta pra alguém da iniciativa privada que essa pessoa vai ganhar 5 mil por mês e vê o que eles respondem !

      1. Não sabia que para escrever em BLOG para um monte de juruna com quarta série, deveria ser na norma culta regida pela regra ABNT !! MEU DEUS !! KKK

          1. Braga, recolha-se a sua insignificância, e como o colega acima lhe desejou, faço o mesmo: Que sua hemorroida exploda nesse fim de semana. kkkkkk
            Péssima semana pra vc…..

    1. Em tempo:
      Sr coronel, com esse português, na iniciativa privada o melhor que o Sr consegue é ser porteiro de prédio. Sorte a sua ter entrado nas forças armadas.

      1. Se você é QE , ganhou muito bem para cuidar de jardins de PNR . Se o seu caso é de oficial QAO na resrerva com posto acima , ganha muito bem para quem entrou para a força em um concurso de nível fundamental . Está bom demais o que vc ganha pela sua qualificação . Manda mensagem pro PSOL tb ou vai reclamar no PROCON !

        1. Coronel pelo menos Eu fiz concurso para entrar para as Forças Armadas, não sei se é o seu caso mas até pouco tempo atras creio que até 1992 ou 1993 a maioria dos oficiais não faziam concurso publico para entrar para EsPCEx saiam direto do Colégio Militar direto para a EsPCEx ou seja nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaa fizeram um concurso publico sequer na vida e hoje são Generais, ahhh e não sou QAO porque nao sou puxa-saco baba ovo de Oficial prefiro ser Sub com Dignidade do que ser QAO babão

    2. O pessoal está achando que o acesso aos cursos serão fáceis.

      O CHQAO logo será para o pessoal habilitado em algum idioma e o nível do concurso aumentará significativamente.

      A qualquer momento o CHQAO poderá não ser considerado altos estudos.

      O CHQAO poderá ser para 1° Sargentos e os subtenentes não poderão realizar mais o CHQAO.

      Futuramente para ser promovido a Subtenente será necessário o CHQAO.

      Como o acesso ao QAO é por decreto, poderá incluir os 1° Sargentos para promoção a QAO. Portanto terão subtenentes ultrapassados por 1° sargentos na promoção, não precisará mais de interstício.

      Como o CHQAO é por portaria e o acesso aí QAO é por decreto, tudo pode acontecer.

      Futuramente extingui o CACAO ou irão colocá-lo para os QAO terem acesso a capitão.

      O QAO será por merecimento até capitão, muitos poderão ficar eternamente com 2° Tenente.

      Se colocarem a exigência do CHQAO para promoção a subtenente, muitos irão para a reserva como 1° sargentos.

      Isso tudo pode acontecer, porquê o praça não possui lei com os requisitos necessários para o progressão de carreira.

      Sem contar que com a reforma administrativa, poderá acabar com a estabilidade do praça, terão que pedir reengajamentos até a reserva remunerada, dessa forma não terão mais carreiras e serão promovidos sem seguir os graus hierárquicos.

    3. Todos os anos é divulgado inscrição pra EsSA…o pessoal da iniciativa privada não se inscreveu pq não quis, opção. Ahhh ser.milico, praça, aguentar oficial pé no saco…vou ser da iniciativa privada. Então tá.

  17. Por quê não chamaram os praças antes para explicar? Por quê nenhum praça participou do estudo dessa PL? Por quê?

    ** Montedo publica meus comentários por favor. Fiz um sobre a palestra da EASA e não foi publicado.

    1. Quem disse que não chamaram os praças, camarada? Talvez não tenham chamado você, especificamente. Claro que ouviram as praças, ouviram os ST com CHQAO, com curso de Adj de Cmdo, Ten e Cap QAO, praças com capacidade de olhar o todo, de ter uma visão institucional sobre o assunto.
      Agora, você, QE, claro que não iam chamar. Você acha uma empresa ou instituição do tamanho das Forças Armadas vai chamar peão para dar palpite em uma decisão estratégica? E qual pitaco você ia dar? Sinhô, tem que pagá o mesmo salário do General pru pobri sargento QE, sinhô, pruquê nois é tudo dotô, sinhô, é verdade sim!

      Ah, tenha a santa paciência! Se não é teu comandante te empurrando para trabalhar, tu não reestrutura nem a garagem de onde tu serve, imagina as Forças Armadas!

  18. Estava ouvindo um militar e concordei plenamente ao ouvir ele dizer que a melhor maneira de classificar os of. generais é vendo eles como sendo “MERCENÁRIOS”.

  19. Falam que a insatisfação é do quadro especial e o resto da tropa está feliz da vida, amando o PL. Conversa fiada! Quem estão prejudicados são os inativos Suboficiais, Sargentos, Cabos e Soldados.

  20. Segundo o Porta-Voz do EME, serão contemplados TODOS os Oficiais Superiores do Exército”!!! Como assim, Cara-Pálida? Sou Of Sup e não tenho acesso aos Cursos de Altos Estudos Militares I ou II, logo, nesse aspecto, não terei nenhuma contemplação nesse projeto. Então, tal PL NÃO representa a mim, nem aos demais segmentos preteridos, a saber: Dentistas; Farmacêuticos; QCO e SAREx!

    1. Sr Major, muito bem observado. Se faz necessário que esse PL vá a plenário, essa aberração de projeto mais parece um queijo suíço cheio de furos.

    2. Com esse português, você não merece mesmo “ter contemplação” alguma. Mesmo assim, você SERÁ CONTEMPLADO com o adicional de habilitação no nível aperfeiçoamento, que passará de 20% para 45%, além do ACDM, que, no posto de major, será de 20%, substituindo o seu atual tempo de serviço. Mas se você estudar, pode ser que alcance patamares remuneratórios ainda melhores.

  21. Se um dos argumentos do MD para justificar o PL é de que o pessoal da reserva remunerada pode ser mobilizado a qualquer momento. Pergunta-se então
    porque um CAPITAO QAO SEM
    CHQAO vai receber percentual de habilitação militar 28 % MENOR DO QUE UM SUBTENENTE COM CHQAO , se ambos estao aptos para a mesma missão, na qual o SUBAO vai receber otdens do CAPITAO

    1. Então me responda pq um grande número dos CAPITÃES INATIVOS ganham um POSTO ACIMA e muitos não ganham, e detalhe; eu nunca vi ou ouvi ninguém reclamando!?🤔

      1. Porque este capitão não realizou o curso, logo não faz jus ao adicional. E difícil entender? Ao invés de vídeo, o MD deveria lançar um Recrutinha (revista em quadrinhos do Exército) para explicar.

    2. Prezado Cap QAO sem CHQAO, por lei somente podem ocupar os cargos militares quem possuem a devida qualificação, no que envolve a devida habilitação, art 21 dos estudos dos militares.

      Como vossa senhoria disse que não possue CHQAO, portanto, por lei, não poderia ser promovido e ocupar o cargo de QAO, o decreto não pode contrariar uma lei, uma vez que o CAS habilita (qualifica) até o ocupação do cargo de subtenente, enquanto o CHQAO habilita (qualifica) até Cap QAO ou outros postos que vierem.

      Quando o decreto do QAO foi elaborado naquela época era comum pela lei de ensino, fazer um curso e dizer que o militar estava habilitado em diversos cargos, nesse caso inclui o CAS que dizia que era habilitado a QAO, sem portanto não ter as devidas capacitações, isso acabou, mas o Exército indevidamente, contrariando as leis em vigor, vem promovendo militares que fizeram o CAS a partir de 2000 a QAO sem ter a devida habilitação, pois não possuem mais amparo legal.

      Não existe direito adquirido aos militares que realizaram o CAS para serem promovidos a QAO, uma vez que quem define o direito é a lei, portanto lei foi alterada, apenas quem foi promovido naquela época 1999 tem direito adquirido e os que não foram promovidos mas fizeram o CAS até 1999. O poder discricionário não pode prorrogar, conceder ou restringir direitos direitos que não estejam previstos em lei.

      Pela lei de ensino diz que
      a qualificação é constituída pelos atos seqüentes de capacitação, com conhecimentos e práticas, e de habilitação, com certificação e diplomação específicas. Não pode por decreto ou muito menos portaria dizer que o militar possuí a qualificação para ocupar determinado cargo sem realizar o respectivo curso.

      Para ser considerado oficial de carreira, como condição básica, o militar deve ser submetido a curso, concurso ou estágio e as promoções devem ser por antiguidade para ocupação das vagas dos cargos de oficial intermediário e superior. Portando, nessa lei, o CAS não encontra amparo para o ingresso dos subtenentes por promoção por merecimento a ocuparem os cargos de oficial subalterno (2° Ten QAO). Inclusive está sendo alterado pela PL 1645 que a ocupação das vagas de oficial subalterno será por merecimento ou antiguidade.

      Mas como não é culpa de vossa senhoria, o art 25 do Estatuto dos Militares assegura todos os seus direitos enquanto ocupante de cargo de QAO, nesse caso a devida remuneração, nisso eu incluo o CHQAO.

      Vossa senhoria, certamente não irá receber menos que um subtenente, pois o adicional de disponibilidade seu será de 32% e esse valor incinde sobre o soldo que de capitão ser maior que o do subtenentes. O senhor receberá o mesmo percentual do subtenente e não será o mesmo dos oficiais de carreira.

      Deixei um extrato da legislação para conhecimento.

      LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980.

      Art. 21. Os cargos militares são providos com pessoal que satisfaça aos requisitos de grau hierárquico e de qualificação exigidos para o seu desempenho.

      Parágrafo único. O provimento de cargo militar far-se-á por ato de nomeação ou determinação expressa da autoridade competente.

      Art. 25. O militar ocupante de cargo provido em caráter efetivo ou interino, de acordo com o parágrafo único do artigo 21, faz jus aos direitos correspondentes ao cargo, conforme previsto em dispositivo legal.

      LEI Nº 9.786, DE 8 DE FEVEREIRO DE 1999.

      Art. 1º É instituído o Sistema de Ensino do Exército, de características próprias, com a finalidade de qualificar recursos humanos para a ocupação de cargos e para o desempenho de funções previstas, na paz e na guerra, em sua organização.

      Parágrafo único. A qualificação é constituída pelos atos seqüentes de capacitação, com conhecimentos e práticas, e de habilitação, com certificação e diplomação específicas.

      LEI No 5.821, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1972.

      Art 11. As promoções são efetuadas:

              a) para as vagas de oficiais subalternos e intermediários, pelo critério de antiguidade;

              
      Das Condições Básicas

              Art 12. O ingresso na carreira de oficial e feito nos postos iniciais, assim considerados na legislação específica de cada Corpo, Quadro, Arma ou Serviço, satisfeitas as exigências legais.

              Parágrafo único. A ordem hierárquica de colocação dos oficiais nos postos iniciais resulta da ordem de classificação em curso, concurso ou estágio

    1. Parabéns ao Maj pelos esclarecimentos.
      Mas, na prática não muda nada.
      O pessoal da reserva vai ficar à míngua.
      Sem poder fazer curso.
      Fui reformado por acidente em Sv. Mas, o que eu vou recebe!
      Um aumento no desconto da pensão militar.

  22. É impressionante como fica claro que um grande número de ”comentaristas”, sequer tiveram ao trabalho de LER o PL e nem conseguem entender o que é falado em vídeo. Não adianta dizer que o PL é para Oficiais, sejam honestos, o ST / 1º Sgt terá o mesmo percentual de Adicional de Habilitação Militar de um Of QEMA, pois poderão concluir o CHQAO ou cursos equivalentes na MB e FA. Já o Adicional de Disponibilidade foi criado levando em consideração a experiência e a disponibilidade, sendo que o QEs tiveram o devido RECONHECIMENTO por um percentual diferenciado. Os da reserva não podem receber por curso que não fizeram, mas serão alcançados com o reajuste nos percentuais de Ad Hab dos cursos que concluíram quando na ativa. O PL é o melhor que poderia ser alcançado em tempos de restrição orçamentária e entendam NÃO se trata de REAJUSTE e sim de REESTRUTURAÇÃO com base na meritocracia e tempo de serviço.

    1. Sim, mais o problema está justamente em explicar tal PL na câmara dos deputados caso realmente vá a plenário. Como explicar que os vencimentos de general aumentarão em 63% até 2023 e que tal fato é reestruturação de carreira e não aumento salarial. O problema é que deputados são civis, e civis não usam antolhos como os militares.

        1. Ah, tá!
          Então matemática deixou de ser ciências exatas? Anônimo, vá ao congresso então explicar aos deputados essa sua teoria matemática, teoria essa que vc não demostrou aqui.

  23. Uma triste constatação é a politização das carreiras militares. Vejam em alguns Estados, que estão falidos, que grande parte da situação de déficit nas contas públicas foi em decorrências de aumentos salariais sucessivos para as polícias militares, em virtude das bancadas militares nas assembleias legislativas. Como o efetivo das PM é muito grande, o impacto nas contas foi desastroso. Há Estados em que o Coronel cai no abate-teto constitucional. Eles merecem a remuneração? Claro que sim. O Estado tem condições de bancar? Óbvio que não. Ao observarmos alguns deputados com a intenção em ajudar os militares de baixa patente, propondo percentuais fora da realidade orçamentária do país, vemos que a real intenção é gerar um impacto absurdo nas contas públicas e transformar o que seria a reforma da previdência/reestruturação de carreiras dos militares em uma fonte de gastos inesgotável para o governo federal, tal como ocorreu nos Estados. Depois, esses mesmos políticos, cheios de boas intenções, irão jogar a culpa da bancarrota da União em quem? Nos militares, é claro. Aqui reitero: o problema é a politização. Uma triste verdade para a qual não podemos fechar os olhos é que muito se tem reclamado no momento em relação às mudanças para os militares. Agora pergunto: e se o outro lado tivesse vencido? A situação seria melhor? Recomendo que assistam às reportagens feitas a respeito dos imigrantes venezuelanos, exibidas nessa última semana por um telejornal noturno em que é mostrado um Cel desertor do Exército venezuelano, vivendo em Pacaraima, em um abrigo improvisado, com a família. O Brasil tem mais gente para passar fome que a Venezuela. Constato que as redes sociais proporcionaram o surgimento dos especialistas do ar condicionado, conhecedores holísticos de todas verdades. No meio militar, esses senhores supremos do conhecimento têm campo de trabalho prolífico, ao emitirem opiniões acerca de todos os problemas atinentes a vida, a verdade e o universo, contudo não costumam ser chegados a uma atividade laboral no quartel. O volume da reclamação é inversamente proporcional à produtividade. Reclame menos, trabalhe mais. Ninguém entrou na caserna enganado e com certeza foi por amor às armas. Se fosse pela remuneração… Agradeçam o que têm. Nossos vizinhos estão em situação de penúria. Somos abençoados. Desde as eleições no ano passado repito que o brasileiro é um náufrago gourmet: só aceita ser salvo se for por um iate.

  24. EXPLIQUE ISSO NO PLENARIO DA CAMARA TRAIDORES….OS GENERAIS E OS OFICIAIS DE ALTAS PATENTES E SEUS DEPENDNETES VÃO LEVAR TODO O DINHEIRO….ESSA PL É APOIADA POR BOLSONARO PARA USAR AS FFAA PARA INTIMIDAR A ESQUERDA

    o topo da pirâmide composto por apenas 18% (Oficiais Generais e Oficiais de Alta Patente), serão beneficiados com cerca de 67 bilhões (do Orçamento de 86 bilhões) enquanto o restante dos militares das FFAA terão somente 19 bilhões para ratear com 82% da Tropa ou seja a grande totalidade do efetivo, nesse contexto, sem a aprovação do destaque, milhares de militares Graduados, Praças e Pensionistas terão decréscimo em seus vencimentos, pois as Contribuições para Previdência e saúde serão reajustados para 14% do vencimento bruto. OBS: Uma equalização adequada do Orçamento de 86 bilhões para 100% da tropa não gerará impacto financeiro nas contas do governo federal, pois se manterá o mesmo valor de R$ 86 bilhões distribuídos de forma justa, equânime e honesta entre todos os integrantes dessa valorosa instituição. Outrossim, não esqueceremos jamais sua inestimável contribuição para que se faça justiça com milhares de cidadãos que representam as FFAA e que confiam em nossos parlamentares

    1. O ideal é todo mundo ganhar igual ao General! Pronto todo mundo vai ficar feliz da vida! Pra que estudar? É melhor passar a carreira toda reclamando da vida e depois quando vir uma reestruturação colocar todo mundo no topo!

      Vlw! Grande abraço!

    2. O PL!!
      O PL!!!
      O PL!!!!
      O PL!!!!!
      O PL!!!!!!
      O PL!!!!!!!

      É O PROJETO DE LEI !!!!!!!!!!!!

      ENTENDEU DE UMA VEZ POR TODAS OU VAI PRECISAR UM VÍDEO PRA EXPLICAR ISSO TB?

      É O PL!!! O PL!!! O PL!!!! O PL!!!

      1. Pode ser também a PL cara pálida (Proposta Legislativa). Não seja ignorante, no próprio site da Câmara diz Proposta Legislativa, ou seja, a PL.

        Ou também pode ser o Projeto de Lei, ou o PL.

        Conhecimento nunca é demais, basta buscar!

  25. Nois ganha menos que os sargentu de carera e un absurdo. Eçes ai so tem 8 cerie não e justo. Nois que ganhar qui nem Generau.
    Eu dediquei 30 ano da minha vida ao Eserssitu. Até formei um fio meu de infantaria na AMAM.
    Não a pl.

    1. Sgt de carreira, não coloque a culpa dos seus problemas conjugais na conta dos QEs, chame a sua esposa e converse com ela, e se for o caso libere o perdão e peça para ela não pecar mais. Não deixe o ódio e o rancor possuir seu coração. Forte abraço!!

  26. A PL é necessária, faz parte da reestruturação para reter profissionais capacitados, principalmente oficiais, pois há algum tempo o Exército já tem a preocupação com a evasão de capitães. Quanto aos sargentos, o “aumento” mais imediato com o adicional de disponibilidade tem um impacto importante a quem já vem no sufoco, pagando aluguéis caros nos mais diversos locais de nosso Brasil em virtude de transferências e não disponibilidade de PNR. Entretanto, falar que a PL seja uma reestruturação de carreira para os praças é um tanto precoce enquanto nossas vidas forem decididas mediante portarias. Pois o que parece bom agora, pode mudar num simples estalar de dedos, pois conforme o ditado ” de cabeça de general e bunda de bebê, nunca se sabe o que vai sair”……..Papira Que Da Tempo

  27. Te certo, quer atrair e reter talentos.
    Vai atrair e reter como?
    Vai dizer para o 3Sgt que ele precisa olhar para o futuro, pois quando estiver com + ou – 25 anos de SV e for Sub Ten, ele vai ser valorizado com adicionais consideráveis, até lá, se a força entender que você deva fazer um curso de altos estudos 1 ou 2, se não ouver restrições orçamentárias ou cortes,poderá melhorar um pouco.
    Faça me o favor, não expliquem nada, cada vez a vergonha é maior ou ainda continuam a essa altura, achando que as praças são alguns tontos. Quanto mais se manifestam, só piora a coisa, querem dar uma melhorada, digam qual o altos estudos 2 para 3 Sgt e qual o alto estudos 1 e 2 está previsto para 2 Sgt e 1 Sgt. Os mesmos só estão no papel, totalmente abstrato e ainda como anteriormente mencionado, vai ser segundo a necessidade da força, o que assim sendo, poderá levar o Militar a ficar 35 anos ou mais e a força entender que seja qual o motivo, ele não deva fazer os cursos que lhe agraciaram com os índices inflados ao topo da carreira, cuja diferença não ultrapassa 5%.
    Aqui não tem mais bobo Senhores, pode ter alguns iludidos por desconhecimento profundo da PL 1645 ou desesperados pelas circunstâncias atuais, querendo o quanto antes a aprovação da mesma, tão somente para levar o quão breve os 45%, dados os baixos soldos atualmente.

  28. Vai atrair, exatamente, o tipo de profissional que queremos. Uma profissional adulto, maduro, que consegue não ter a mentalidade de uma criança de 8 anos, que prefere ganhar um pirulito agora do que ganhar dois daqui a pouco. Qualquer pessoa minimamente racional compreende que vale mais a pena passar 10 anos com um salário mais ou menos para depois terminar sua carreira com um salário muito bom, que vai poder usufruir por mais uns 50 anos. E também aquele profissional que acredita que, pelo esforço próprio, poderia subir até o patamar daqueles que vão ganhar mais. O profissional que a emenda 6 estimula é aquele que passa o expediente olhando para o relógio, esperando dar 17:00, para ir para casa tomar cachaça. Esse profissional aí não queremos por aqui mesmo não, não fazemos questão de retê-los nem queremos que ele sequer considere a carreira das armas na suas opções. Esse aí pode ir trabalhar com vocês no sindicato.

  29. Resumo dos vídeos:
    1. pessoal da reserva, pensionistas e QEs parem de mentir o que vcs estão vinculando não é o que propõe o PL;
    2. O PL não é aumento de soldo é um reajuste para quem prestou concurso para ser militar ou seja, QE vc não prestou concurso, por isso que o seu reajuste será menor pois vc NÃO ESTUDOU;
    3. A disponibilidade militar visa colocar o pessoal que é da ativa em igualdade com quem foi para a reserva e levou o anuênios. Então os senhores e senhoras que estão na reserva para de reclamar pois vcs já receberam isso no passado;
    4. Reserva remunerada, a paridade e integralidade foi quebrada em 2001, quando vcs merecidamente, levaram o anuênios e o posto a cima e ficaram caladinhos quanto a isso quando souberam que os outros da ativa não teriam mais, o PL visa recuperar isso. Aqueles dos senhores que afirmam que a integralidade e paridade serão quebrados PAREM DE MENTIR;
    5. QE, para de chorar, vcs são pessoas de sorte, ganham muito bem pelo que fazem, estabilizaram sem concurso e por este motivo não fizeram CAS e nem altos estudos. Já estão no lucro pois todos possuem anuênios e a maioria foi promovidos a 2 SGT, dando “capote” em muitos companheiros 3 SGT mais antigos que vcs, alguns dos senhores inclusive ficaram “zoando” os 3 cão;
    6. É mentira que o PL beneficia Oficiais em detrimento das Praça, isso aí é mais uma mentira de QE, reserva e pensionistas; e
    7. O PL é justo, necessário é visa valorizar o militar ao longo da carreira. Por tanto 3 SGT de carreira, não sejam i venenados pelos QEs e nem pelas notícias mentirosas que vcs ouvem. Ao longo do tempo vc que se dedicar e não se “encostar nas cordas” irá ganhar um salário digno.

  30. Não era nem para o QE estar onde esta, na verdade nem era para existir esse negócio de QE. Ficaram 10 anos e estabilizaram por uma ABERRAÇÃO INCONSTITUCIONAL. Hoje são 3º e 2º Sgt com CFC e 4ª série, mais uma AFRONTA para quem estudou para passar em concurso público (se acha que é fácil pq não passou ?). Esses caras deveriam estar em qualquer lugar fazendo qualquer outra coisa da vida, menos sendo militares. APENAS CONCURSADOS TEM DIREITO A ESTABILIDADE. Se mesmo assim acham que estão sendo “prejudicados” lembro que os seus 10 meses de alistamento militar obrigatório passou a muito tempo atrás e vcs podem ir embora a hora que quiserem !!!! e lembro: NÃO VÃO FAZER FALTA ALGUMA !!!!

    1. Belo comentário ¨de carreira e CONCURSADO¨. O QE é algo nocivo aos ditos sargentos de carreira pq o EB descobriu que um Sgt QE com com a quarta série consegue ser igual ou melhor que um sargento formado nas escolas militares. Conclusão: Manter Sgts QEs no Exército é mostrar que qualquer um pode ser sargento. Concorda?

      1. Concordo sim, cansei de ver como eles eram melhores, só não entendi porquê o EB regrediu tanto e resolveu extinguir esse quadro que era tão produtivo. Eram tão bons que foram promovidos a Sgt sem nunca ter feito um curso para isso, eram Sgt mas só podiam ocupar vaga de cabo. Quando eram cabos não podiam executar porque não eram Soldados, não podiam comandar porque não eram Sgt. Que saudade de quando a nossa força era profissional, época boa que não volta mais.

        1. Pra vc ver, sgts QEs são seus pares, vc gostando ou não, dividem os mesmo rancho e mesmo alojamento e se duvidar até banho juntos tomam. Se vc se acha tão poderoso pq não faz concurso para um cargo de expressão como: Delegado da PF, TRT, DPF, Auditor da receita, etc.., vou responder por vc: Não faz pq não estudou, deixa de ser chorão garoto, o exército é isso que está ai, se está insatisfeito faz as suas malas e vaza.

          1. Pra vc ver, sgts QEs são meus pares, porém o EB já reconheceu seu erro e corrigiu, estão extintos, assim como aqueles Sargentos antigos que só conseguiram passar na ESA e nada mais também estão, não terão altos estudos nas cochas, vc gostando ou não. Não me acho tão poderoso, só reconhecido e valorizado, possuidor de altos estudos, idiomas, especialização, etc, coisas da nova geração. A reestruturação é para quem se dedicou não para ACOMODADOS que ficaram sonhando com concurso para Delegado da PF, TRT, DPF, Auditor da receita, etc e nada fizeram para chegar lá. Estou realizado na minha profissão, não estudei, ainda estudo, admirado? Entendo, pois na sua época não era assim, viviam jogados nas cordas, Não fizeram uma faculdade, mal tinham ensino médio, eram proporcionais aos QE da epoca. Devia ter feito suas malas e vazado mas nada fez , nada estudou e ainda quer ganhar como os possuidores de altos estudos, era só o que me faltava

        2. Agora entendo a visão dos civis em relação aos militares, eles acham que militares possuem cérebros atrofiados, vendo seus comentários sou obrigado a concordar com eles. Vc diz: ¨realizado na vida¨? Retire os antolhos que verás um mundo maravilhoso ao seu redor.

      2. Vdd, qualquer um pode ser Sgt. É só fazer o que vc fez, entrar, torcer e esperar. Vc deu sorte de ter nascido na época certa. Graças a Deus essa época passou e vcs estão em extinção. Quero ver vc passar em concurso, mesmo que diga que é água na canela. Enfrentar uma concorrência de 1000 para 1 vaga. Querer ganhar o mesmo que eu entrando como recruta ? 4ª série ? cfc ? Acha certo? Quer justiça ? Vamos lá então: Kd a aprovação no CFS ? Kd a realização do CFS de caráter eliminatório ? kd o CAS ? kd o CHQAO agora ? Kd o conceito no SGD ? Kd as menção do TAT e TAF valendo para promoção? kd o respeito aos interstícios para promoção ? Quer sair 1º Sgt em um dia e ST no outro como ? demência isso ? Kd as missões e responsabilidades inerentes a graduação ? Nem exame de contracheque vcs querem fazer….me poupe das suas meritocracias infundadas. Vc já teve seu mérito engajando, reengajando, fazendo cfc, saindo cb ev, cb nb, estabilizando sem embasamento jurídico, sendo promovido sem CFS e chegando a 2º Sgt só Deus sabendo como. Vc sendo exigido apenas a 4ª série ganha mais do que muita gente que tem até o nível superior e que se mata para passar em concurso público. TÁ RUIM ? PEDE PRA IR EMBORA !!!!! QUERO SABER SE ALGUM SD EP, CB E TEMPORÁRIO QUE ESTA DESCONTENTE VAI PEDIR PARA SAIR OU ESPERAR O TEMPO MÁXIMO QUE PODE FICAR ?

    1. Tomara que seja assim, quem se dedicar terá a chance de melhorar seu salário ( mérito), aquele que por incompetência ou opção não quiser, ainda receberá 45% pelo CAS ao invés dos atuais 20%.
      Ainda tem milico que reclama do PL.

  31. É claro que estes vídeos são de antes do PL ir para o Congresso, por que depois não faz o mínimo sentido e ao mesmo tempo, explica tudo …

  32. Prezado Major do Ejército faz uma coletiva só com o pessoal da reserva, reformados, QE/QUESA e pensionistas e explique para eles. Falar na internet até papagaio fala. Esclareça por favor para esta fatia que vai pagar suas mordomias. Explique porque o MD não implementou desde 2001 os tais altos estudos que estavam previstos na MP-2215 desde 2001. Vai pede para um assessor da Magrinha e outro da Farça Aérea que façam esta explanação.

  33. Esse Major pegou aquela missão “boca podre” de convencimento, sabe.
    Se ele estiver querendo que seus vídeos cheguem ao pessoal da ativa, aqueles mesmos que foram amordaçados. tudo bem.
    Caso queira chegar ao público beneficiado com esse pl dos generais, ta tudo ok também.
    Agora, se for para justificar o injustificável perante a tropa, aos pensionistas, ao pessoal da reserva/reformados, como também ao pessoal da Força Naval ou Aérea, pode ter certeza que não cola.
    Já que a missão do comando é informar, por favor, nos informe sobre os 28%, que não foram pagos, nos informe sobre a promessa do nosso Comandante Supremo de revogar a mp do mal, nos informe do porque de 0,16 centavos, essa vergonha de salário família.
    NÃO ACREDITO NESSA FALA DESSE OFICIAL.
    Tudo isso é triste e decepcionante.
    DEUS ACIMA DE TODOS.

  34. Depois de tudo o que foi dito, e se for realmente verdade, a que ponto se chegou em ter de falar isso, pelo que vi, os únicos prejudicados de verdade foram aqueles pegos pela MP do MAL, pois até os tão mencionados QEs já estão com bastantes vantagens. Realmente eles ficaram no lucro para quem tinha somente a 4ª série (antigo primário). Melhor ainda ficaram os taifeiros da FAB que foram promovidos a suboficiais sem a necessidade de fazer o CAS, mesmo estando na reserva, e ainda ganharam os últimos cinco anos de salário de suboficial. Outro dia, um taifeiro desses até veio dar-me uma “carteirada” de suboficial, mesmo eu sendo de escola e com CAS. “Queria vê-lo fazer isso duro!” Mas com cinco anos de salários ganhos na moleza… Aí um “panaca” de um coronel comandante da BASC, no RJ, veio argumentar, numa reunião no auditório, que os pegos pela MP do MAL era “AZAR MILITAR”. Não, coronel, isso é LAMBANÇA MESMO!!!

  35. 2 de novembro é mesmo a data mais adequada para tratar desse assunto. Esse PL já nasceu morto. Não porque a carreira militar não necessite de reestruturação, mas sim porque precisa de um trabalho sério que abranja a todos os postos e graduações. Com essa atual proposta, os generais passarão a receber o teto do funcionalismo, e justamente por isso, os Sargentos, cabos e soldados, que são os menores salários, ficarão impedidos de ter qualquer reajuste nos próximos anos. Não haverá margem para reajuste enquanto os generais receberem o teto. Esse é o detalhe que nenhum especialista aborda quando fala na reestruturação. Se todos concordam que o 3º Sgt, o Cb e o Sd estão com os vencimentos defasados, como justificar que permanecerão com o mesmo valor nos próximos 5 anos?

    1. “2 de novembro é mesmo a data mais adequada para tratar desse assunto. Esse PL já nasceu morto.”

      Para um PL que nasceu morto, ele tem sobrevivido muito bem, estando aprovado na Comissão Especial e tendo, até agora, derrotado todos seus opositores, o placar está a favor dos que apoiam o PL1645.

      “Com essa atual proposta, os generais passarão a receber o teto do funcionalismo, e justamente por isso, os Sargentos, cabos e soldados, que são os menores salários, ficarão impedidos de ter qualquer reajuste nos próximos anos.”

      Até onde sei o General é o teto do “funcionalismo militar”, então é correto que seja equiparado ao teto do funcionalismo civil em fim de carreira, não vejo qual o problema disso.

      Sargentos de carreira, serão os futuros STen/SO com altos estudos, isso se se dedicaram a carreira na ativa, sem qualquer problema nesse ponto também.

      Quanto a Oficiais Temp, Sargentos Temp, Cabos e Soldados, esses não possuem carreiras, tão pouco alcançam estabilidade constitucionalmente, então não fazem parte da reestruturação proposta e caso esses estejam ganhando proventos abaixos de suas pretensões, possuem o direito de solicitar a baixa e buscar uma carreira mais adequada afim de aumentarem seus ganhos.
      Mas de maneira geral esses ganham pelos menos 3 vezes mais que seus equivalentes civis e brigam todos os anos para conseguir os tão sonhados engajamentos e reengajamentos.

      “… Se todos concordam que o 3º Sgt, o Cb e o Sd estão com os vencimentos defasados, como justificar que permanecerão com o mesmo valor nos próximos 5 anos?”

      Não vi ninguém com um mínimo de discernimento concordar que 3ºSgt, Cbs e Sds ganham vencimentos defasados, muito pelo contrário, todos afirmam ganhar mais que suas condições intelectuais ou mesmo técnicas, quando se comparado com um trabalhador civil equivalente.

      Militares no Brasil não ganham para combater uma suposta Guerra a 74 anos, ganham para realizar uma tarefa nas OMs, sejam de auxiliares de limpeza, vigia armado até o de Diretor Administrativo, igual a qualquer civil em uma empresa qualquer, e essa deve ser a comparação salarial a ser feita, qualquer outra coisa e coitadismo e socialismo barato.

        1. “Muito cuidado com o que deseja pois pode conseguir” você quer fazer comparações salariais com Generais em cargos de alta administração, mas não quer comparar seu salario de auxiliar de faxina, que é 3 vezes maior que um mesmo faxineiro em uma empresa civil? Incoerente…

  36. “Depois de tudo o que foi dito, e se for realmente verdade, a que ponto se chegou em ter de falar isso, pelo que vi, os únicos prejudicados de verdade foram aqueles pegos pela MP do MAL,…”

    Discordo fui “pego” pela “MP do Mal” e não estou sendo prejudicado em nada, já que o Adic de Disponibilidade resgatou a paridade com os militares que levaram para a reserva o adic tp sv completo.

    Quem foi para reserva apenas com aperfeiçoamento também terá uma reajuste de 125% no adicional de habilitação que passa dos atuais 20% para 45%, como vemos mais que dobrou.

    Muito choro devido ignorância na maioria dos casos e oportunismo em caso específico de Graduados e Oficiais Auxiliares sem altos estudos.

  37. Não há como “convencer” pessoas mal intencionadas que visam seus próprios interesses pessoais e que querem se aproveitar tanto da eleição de um Presidente oriundo da reserva militar, como da própria reestruturação proposta para se atenuar os malefícios da MP2215.

    Não existem argumentos que aplaquem a necessidade de pessoas que mesmo mesmo não tendo carreira ou não tendo um determinado curso, querem se beneficiar de um projeto que não visa dar reajuste remuneratório, mas, aproveitando a reforma do SPSM, propõe compensações para aqueles que terão que ficar mais tempo em serviço ativo.

    Total perda de tempo do MD ou de qualquer outro orgão que tenha a voz oficial dos militares de carreira da ativa ou da reserva, frente a irracionalidade, oportunismo e coitadismo praticado por servidores inativos ou não concursados, que visam tão somente beneficio remuneratório, em sua predominância, sem qualquer mérito conquistado.

    O legado disso tudo foi o pior possível, porque vimos que tipo de eleitores militares encontram-se na reserva das forças armadas, que não possuem qualquer compromisso com a instituição militar, além da percepção de remuneração na inatividade.

    Compromisso com a pátria ou com a sobrevivência orçamentária, que em ultimo caso, é o que garante os próprios vencimentos na reserva, são inexistentes e ou irresponsáveis.

    Mesmo sendo Militar da reserva, vejo que dada a forma como esses servidores inativos pensam e se comportam, a saída para esse problema no futuro, será de efetivamente e oficialmente se acabar com paridade ou mesmo integralidade de forma real.

    Não é viável para a carreira ativa ou para o orçamento da união, ficar refém de uma inatividade vampiresca que determina o que pode ser reestruturado ou implementado pela administração política e militar, em prol do desenvolvimento da atividade de defesa nacional.

    Nesse evento catastrófico patrocinado pelas “associações” sindicais, foi dado o ponta pé inicial para a separação efetiva entre militares de carreira da ativa e de servidores inativos, a paridade e integralidade devem ser revistas e questionadas de forma legítima pelo Orçamento e Governo Federal, através de seu braço político-estratégico, o Ministério da Defesa.

    A todos que exerceram seu direito democrático, reivindicatório sindical, socialista militar, e outras mazelas “igualitárias”, meus parabéns, vocês conseguiram o impensável: A implosão das bases das Forças Armadas, o que deverá gerar discussões e ações para que esse fenômeno seja apagado do meio militar, mas trazendo prejuízos remuneratórios para todos os inativos, sem exceção.

    1. E o pior que como praça da ativa, completando 29 anos de Sv em Março próximo e com perspectivas reais de ser promovido à QAO em Junho, concordo plenamente, toda essa gritaria da reserva nos convence que num futuro próximo, a paridade será quebrada, pois é o pessoal da ativa que realmente precisa ser valorizado e motivado, para aguentar todas as mazelas da carreira por 35 anos.

    2. O melhor comentário já postado nesse Blog.
      Os militares e pensionistas que estão contra esse PL (em sua maioria absoluta), não passam de oportunistas, que querem beneficio remuneratório, sem o respectivo mérito.

  38. Primeiro Generais tentaram incorporar adicional na Reserva só para eles. Foi barrado na Câmara. Estes que nas notas Oficiais dizem que não abandonam a Reserva no Front em caso de Mobilização. Agora um Major Oficial Superior Omitindo que o Adicional Habilitaçao dará no final cerca de 50% de Correção aos salários dos Generais e os Sargentos da Reserva que eram Padram EB, voluntários para campos. Que não estudavam fora para outros concurso Agora na reserva são prejudicados. Única coisa que levam é isso que o Major ta falando. Mas nao cumula com tempo de serviço ou seja o saldo da Disponibilidade a mais vai para compensar o novo desconto de pensão. Zero a zero em correção do Soldo dos Graduados R1 e Reformados. Isto é que é desinformação. Leia nota da Defesa e do Major note que nao menciona como fala so do hadicional Dispinibilidade e calcule oque a Reserva leva com isto. Na prática Nada

  39. Partindo do conceito de reestruturação ;Significado de Reestruturação
    substantivo feminino
    Ação ou efeito de reestruturar; de estruturar novamente; de providenciar ou desenvolver uma nova estrutura, então, não é do que se trata pois ela já nasceu pronta ,só tendo uma modificação numérica de valores favorecendo o topo da pirâmide militar , alguns graduados para justificar e ter o mesmo argumento de defesa do projeto,muitos cursos já são da carreira dos oficiais não existindo um mérito para distinguir pois todos que possuem os cursos o terão. Quanto aos graduados ,alguns do EB o terão e o de outras forças como Marinha e FAb da ativa somente depois de protestos na Câmara dos Deputados Deputados foi criada ,coisa de alguns meses para cá foi disponibilizado esses altos estudos .e finalizando ,eles estavam previstos desde a MP2215/2001 configurando uma falta de ação do poder público para executá-las.

  40. Gente mais boba que a classe militar nunca tinha visto,QAO se achando ,Sgt se achando,pessoal vcs são capacho de oficial se toquem,vcs são mão de obra ,e só servem para servir oficial,nada mais que isso.
    tem uns que parecem que tem o REI na barriga.

    kkkkkkkkkkkk
    bando de Micróbios.

  41. O PL tem que ser aprovado!!!
    Fará a justiça necessária para o pessoal da ativa chegar próximo ao pessoal da reserva.
    Próximo passo deve ser a padronização da carreira das praças com o EB!!!
    Chega de promoção na FAB por concurso!!!
    É ilegal…desde 1988!!!
    Carreira da FAB não é compatível com o PL!!!
    1° SGT que passa no “concurso” não faz jus à 32% de Adicional Militar…morre com 20%!!!!
    Fim do EAOF!!!!
    Promoção dos SO a CP por merecimento!!!
    Chega de trocar 30 anos de bons serviços por 4h de prova!!!

  42. Eu ia assistir aos vídeos, mas já de início o Major vem que a conversa de que “decidiu gravar..” Decidiu gravar, Major? Quer enganar a quem. Desde quando um Major da ativa decide fazer alguma coisa em nome do exército por iniciativa própria. Se o oficial já começa a narrativa com uma mentira, não tem como acreditar em suas palavras. Se tivesse falado que está cumprindo determinação do escalão superior, ou do General fulano de tal, passaria pelo menos um pouco de credibilidade. Não dá para acreditar em nada que vem da nossa oficialidade. Tratam seus subordinados como pessoas sem senso crítico, sem conhecimento. Acreditem, no passado até foi assim, mas felizmente esse tempo já passou. Não fique chateado Major, todo mundo vê que jogaram essa bomba na sua mão. Se fosse bom e fácil, um General viria pessoalmente explicar, não ficaria passando a bola para alguém que está ainda no meio da carreira.

  43. Noticia boa sobre o PL companheiros.. 8 deputados já mandaram requerimento solicitando a retirada da assinaturas do documento que solicita que o PL vá ao plenario.

  44. Corroboro plenamente, o escrito pelo Maj FERNANDO, em postagem aqui publicada em 2 NOV, 13:06h, pois, na condição de Cel Farmacêutico do EB, não tenho e não sei se terei acesso a algum eventual Curso de Altos Estudos I ou II. Logo, esse PL 1645/19 não representa a mim e, tampouco aos demais Farmacêuticos; Dentistas e integrantes do QCO. A conclusão a que se chega é que, após o dito pelo jovem Porta-Voz do EME, é de que os Dent; Farm; QCO e SAREX fazem parte de outro Exército e não do glorioso “EB”. Assim sendo , sugiro ao jovem e diligente Maj LUIS Gustavo /EME, que, para esclarecer tal ponto e, assim evitar ilações de que um determinado segmento tenha sido (intencionalmente?) “esquecido” no TODO, que se publique um novo vídeo, tratando assim desse caso específico. Com a palavra, o Porta-Voz!

  45. A unica injustiça desse PL está em não dar um tratamento diferenciado aos militares que foram pra reserva após 2001.
    Estes sim, podem reclamar, pois estão pegando o pior dos dois mundos!

    1. Prezado João Márcio, seu comentário foi muito pertinente. Sintetizou o meu pensamento. Realmente existe essa lacuna. O adicional de disponibilidade vem para minimizar e a majoração do CAS também mas não consegue zerar todo o estrago feito pela MP 2215.

  46. Finalmente os Deputados, como um todo, estão entendo que é uma reestruturação de carreira e não um aumento e estão debandando e retirando as assinaturas do recurso contra o PL. Ainda bem que estão sendo sensatos e fazendo a coisa certa.

  47. COM O PL 1645/2019, O GOVERNO VAI AUMENTAR O VALOR DA PENSÃO POR MORTE A SER RECEBIDO POR ESPOSA DE GENERAL DE 19MIL PARA 39MIL, JÁ A PENSÃO PARA ESPOSA DE SEGURADO DO INSS SERÁ REDUZIDO PARA 60% DO VALOR DO BENEFÍCIO DO TITULAR.

    ESSES MERCENÁRIOS AINDA FALAM EM PATRIOTISMO.

    ACORDA BRASIL!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo