Com Congresso prestes a aprovar previdência mais dura para civis, reforma branda para militares patina

Reforma da Previdência ara civis deve ser aprovada nesta semana no Congresso (PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO)

Congresso deve dar aval final para mudança na aposentadoria de servidores federais civis e trabalhadores da iniciativa privada nesta semana, mas reforma para integrantes das Forças Armadas, polêmica por ser ‘tímida’, pode demorar; saiba por quê.

Mariana Schreiber – @marischreiber – Da BBC News Brasil em Brasília
A Reforma da Previdência para servidores federais civis e trabalhadores da iniciativa privada deve ser aprovada nesta semana no Congresso Nacional, o que fará grande parte dos brasileiros se aposentar, em média, mais tarde e com benefícios menores do que atualmente. A expectativa é que a proposta, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, receba o aval final do Senado na terça-feira.
Já a reforma para os integrantes das Forças Armadas – enviada ao Parlamento em março pelo governo de Jair Bolsonaro atrelada a uma reestruturação da carreira que aumenta a remuneração – segue em discussão em uma comissão especial na Câmara, composta, em boa parte, por deputados egressos de carreiras militares.
Críticos da proposta dizem que ela não reduz privilégios dos militares e reclamam do aumento de salários em um momento de corte de gastos. A justificativa das Forças Armadas é que a categoria não recebe reajuste há anos, tendo ficado muito atrás dos ganhos de outras carreiras federais, como juízes, procuradores e auditores fiscais.
Se a proposta for aprovada, a remuneração bruta de um general do Exército, topo da carreira, poderá subir 37%, de R$ 24.786,96 para R$ 33.947,24, a depender dos adicionais que conseguir incorporar, por exemplo, como recompensa por cursos de qualificação.
Já o soldado em início de carreira teria aumento de 18% no mesmo período, com o soldo passando de R$ 1.950,00 para R$ 2.294,50.
O deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), que integra a comissão especial, reconhece que a mudança na aposentadoria dos militares, comparada com a de servidores federais civis e trabalhadores da iniciativa privada, é tímida. A reforma prevê aumento de alíquota (dos atuais 7,5% para 10,5% em 2021) e do tempo mínimo de contribuição de 30 para 35 anos. No entanto, não fixa idade mínima como no caso dos civis, que só poderão se aposentar aos 62 anos, se mulher, e aos 65, se homem.
Além disso, mantém os benefícios de integralidade (se aposentar com a última remuneração) e paridade (continuar a receber na inatividade os reajustes dados aos ativos), já retirados das demais carreiras federais e dos trabalhadores do setor privado. Prevê também regras de transição mais suaves para os que estão na ativa, em relação às dos civis.
“Na verdade, para os militares federais não está havendo reforma da previdência. O que está havendo realmente é aumento salarial, com reestruturação da carreira, porque há muito os militares se ressentem de um tratamento salarial diferente das demais carreiras federais”, disse à BBC News Brasil o deputado, que por mais de trinta anos atuou na Polícia Militar de Minas Gerais.
“A (Reforma da) Previdência do conjunto dos servidores (civis) e dos trabalhadores da iniciativa privada, em relação aos militares, está em situação pior. Isso é fato”, afirmou ainda Gonzaga.
Gonzaga, porém, diz que essa diferenciação “não é uma questão de certo ou errado”, mas uma “avaliação política” por causa das características especiais da carreira, já que os militares assumem, com “risco de vida”, a responsabilidade “na garantia do território nacional, da soberania e da democracia”.
O projeto de lei enviado por Bolsonaro, ele mesmo militar reformado, prevê aumento de gastos de R$ 86,65 bilhões em dez anos devido à reestruturação da carreira das Forças Armadas e redução de despesas em R$ 97,3 bilhões com inativos e pensionistas no mesmo período. Dessa forma, a economia líquida seria de R$ 10,45 bilhões. No caso da reforma dos civis, a meta era economizar R$ 1 trilhão, mas o valor já caiu para R$ 800 bilhões.

Pontos de discórdia
Um dos pontos que têm gerado discórdia na comissão especial da Câmara é a reestruturação prever aumentos de remuneração maiores para militares no topo da carreira do que para os de patentes mais baixas. A crítica a essa diferença tem unido parte dos deputados do PSL aos partidos de esquerda, como PT, PSOL e PCdoB. O governo argumenta que os reajustes estão atrelados à “meritocracia” na medida em que recompensam os que fizerem cursos de qualificação das Forças Armadas equivalentes a mestrado e doutorado.
O líder da bancada do PSL, deputado Delegado Waldir (GO), que protagonizou embates fortes com Jair Bolsonaro na semana passada, chegou a remover da comissão o líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), por ele estar se mantendo fiel à proposta do governo.
“Não tem aumento para militares de patentes mais altas, o que tem são ajustes nas atividades de escolaridade. É plausível que tenham benefícios maiores em cima dos cursos que fizeram”, defende o deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO).
Ele rebate ainda as outras críticas à reforma dos militares dizendo que a categoria sofreu achatamento de salários no governo de Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, as Forças Armadas perderam benefícios – que críticos consideravam privilégios – como pensão vitalícia às filhas, passagem para a reserva com provento acima do último salário na ativa, licença especial e auxílio-moradia.
“Essa reforma (proposta por Bolsonaro) é em cima da de 2001. Não existe reforma branda, estamos fazendo um esforço hercúleo. Mas aceitamos porque o momento é de cada um dar seu esforço para o país crescer e melhorar”, acrescentou.

Policiais militares e bombeiros
Outro ponto que tem atrasado o andamento da matéria na Câmara foi a decisão de incluir na mudança das regras de aposentadoria das Forças armadas os militares dos Estados (policiais e bombeiros). Se isso for aprovado, uma grande vantagem para essas categorias será assegurar também os benefícios de integralidade e paridade, que hoje só vigora em parte das unidades federativas.
No entanto, o efeito do aumento da contribuição não será o mesmo em todos os Estados, pois alguns já cobram alíquotas maiores da que está sendo proposta. Com isso, em alguns casos, policiais militares e bombeiros serão beneficiados mas as contas públicas serão negativamente afetadas, enquanto em outros, acontecerá o oposto.
O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), também integrante da comissão, alertou nesta semana que os Estados não têm estimativas ainda do impacto que a inclusão de policiais militares e bombeiros pode ter em suas contas.
A comissão está há duas semanas tentando votar o relatório do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos), relator da reforma dos militares, mas o texto segue sendo modificado.
Como a proposta está sendo analisada em “caráter terminativo”, se for aprovada na Comissão, pode ir direto para o Senado. No entanto, deputados podem apresentar recurso para levar a matéria ao Plenário da Câmara.
“Se for mantida a diferença de reajuste para praças e militares de patentes mais altas, vamos querer levar a proposta para o plenário”, garante o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ)

E a reforma dos civis?
A Reforma da Previdência que atinge a maioria dos civis (por enquanto, ficaram de fora os servidores estaduais e municipais) foi aprovada no início de outubro em primeiro turno no Senado por 56 votos favoráveis e 19 contrários. A expectativa é que o placar positivo para o governo se repita nesta terça, mas a oposição tentará aprovar destaques que suavizem as mudanças.
No primeiro turno, os senadores alteraram o texto que veio da Câmara para garantir a continuidade do abono salarial (benefício de um salário mínimo) para trabalhadores com renda de até dois salários mínimos (quase R$ 2 mil). A proposta do governo era reduzir esse limite para R$ 1.300, o que geraria economia de cerca de R$ 70 bilhões em dez anos aos cofres federais.
A meta inicial do ministro da Economia, Paulo Guedes, era que a reforma gerasse economia de ao menos R$ 1 trilhão em uma década. Mas após as alterações realizadas na Câmara e no Senado até agora, esse valor está agora em cerca de R$ 800 bilhões.
O governo defende a reforma para equilibrar as contas públicas e liberar recursos que hoje vão para a aposentadoria para investimentos em outras áreas, como educação, saúde e segurança pública.
O rombo da União com aposentadorias e pensões de servidores civis, militares e setor privado (INSS) tem crescido rapidamente nos últimos anos por causa do envelhecimento da população e e somou R$ 266 bilhões no ano passado.
Nesse sentido, uma mudança importante que atingirá a maior parte da população é a criação de idades mínimas para aposentadoria. A proposta prevê que a maioria dos trabalhadores do Brasil, tanto na iniciativa privada como no serviço público federal, precisará trabalhar até 62 anos, caso mulher, e até 65 anos, caso homem. Há regras diferenciadas para algumas categorias, como policiais e professores.
A fixação de idade mínima atinge principalmente pessoas de maior renda, que hoje conseguem se aposentar por tempo de contribuição, abaixo de 60 anos. Além disso, a reforma mantém o piso das aposentadorias em um salário mínimo e dificulta a obtenção valores mais altos, ao mudar o cálculo dos benefícios.

PEC Paralela
A Reforma da Previdência é uma proposta de emenda constitucional (PEC) e, por isso, precisa ser aprovada em dois turnos por deputados e senadores.
Há uma PEC paralela tramitando no Senado que tenta facilitar a implementação da reforma em Estados e municípios, depois que esses entes foram excluídos da proposta na Câmara.
Os governos federais e municipais também enfrentam rombos na Previdência e, sem a PEC paralela, caberá a cada governador e prefeito enfrentar o ônus de realizar sua reforma.
O problema é que esse texto, caso passe no Senado, também teria que ser aprovado depois pelos deputados, onde o cenário tende a ficar ainda mais reativo com a proximidade das eleições municipais. O ceticismo é grande no Congresso.
BBC News/montedo.com

136 respostas

  1. Quem muito quer, nada tem. Se for à plenário tem o risco de adequação ao RGPS, será um grande tiro no pé, todos na ativa vão perder. Mas os velhinhos chatos que já ganharam o SEU, não estão preocupados com a maioria dos praças de carreira, já aqueles sindicalizados, já estão prejudicando os companheiros que serão pegos pela compulsória.

    1. O próprio MD em elaborar esse PL confuso deu margem para isso, já era para terem aprovado isso faz tempo e houvesse mais coerência entre as partes

      1. Toda a legislação Brasileira ou é confusa ou interpretada através de interesses pessoais. O PL1645 não é diferente, esse argumento não é válido.

        Agora misturar numa “Reestruturação” carreiras de graduados incompatíveis e não equivalentes entre si e ainda “infiltrar” a PM, não tem como agradar a todos de maneira nenhuma.

        QE sem carreira, reclama que não está sendo atendido na reestruturação de carreira!

        SO inativo quer adicional de curso que não fez e que não existia na sua própria Força.

        PM quer ganhar auxilio alimentação e moradia na inatividade, mas não quer cumprir 35 anos, perder LE, posto acima e outras benesses.
        São militares para terem direitos inexistentes no EB, mas para cumprir as mesmas obrigações e se sacrificarem, aí não.

        Fica difícil qualquer PL enviado pelo MD ou de qualquer outro lugar, nestas condições, ser aprovado de maneira rápida e tranquila.

        1. Decide, não fez ou não tinha ‘a época. São situações completamente diferentes. Caso vc seja militar e da ativa e, com certeza, não foi atingido pela 2215, pois se fosse tb não iria aceitar perdas sucessivas e que poderão ficar cada vez maiores caso sua regulamentacao estiver nas mãos de estrelados. A paridade sera mantida. Esquece RGPS, pois nao vai passar de jeito nenhum, pelo menos nao dessa vez, pq se o rombo continuar, sera modificado e para pior, pode ter certeza. Mas ai nao vai te atingir e, com certeza vc nao ira espernear, afinal nao e da sua conta nao e vdd???

          1. Independe, se não fez, seja por qual motivo for, não fez, e se nào fez, não possui mérito. Ponto final.

            Se voce se sente prejudicado por que nào fez e só tem CAS.

            EQUIPARAR CAS E CHQAO PREJUDUCA QUEM TEM OS DOIS CURSOS

          2. Quem está na ativa não foi atingido pela MP 2215??? Meu camarada, ESSES FORAM OS MAIS AFETADOS, PRINCIPALMENTE OS QUE ENTRARAM DEPOIS DE 2000. Não possuímos qualquer adicional de tempo de serviço nem lesm e ainda vamos ficar mais alguns anos. Na boa, vcs da reserva são uns bebês chorões mesmo, sinto vergonha de ter uma tropa reserva fraca e infantil!

        2. A PM nem militar é, pois fossem, não faziam greve, nem se utilizavam de associações com carater de sindicatos.

          Nessa hora quer ser miltar, me poupe

      2. Agora está em jogo a integralidade e a paridade. Parabéns ao nobres companheiros da reserva, que ganham mais que os da ativa e aos Sgt QE, que se aliaram aos INIMIGOS historicos dos militares, ou seja aos COMUNISTAS. Aplausos pra vcs.

          1. Seu mané! Eles sempre receberam 10%, está na lei a quase duas décadas. E só agora vc está indignado com isso. Deveria agradecer o que estaria levando se a reestruturação passasse.

          2. Seu mané! Eles sempre receberam 10%, está na lei a quase duas décadas. E só agora vc está indignado com isso. Deveria agradecer o que estaria levando se a reestruturação passasse.

          3. com quantos anos de sv um QE vai para reserva, e quantos anos um Of leva para sair Gen, e normalmente, um Gen vai para reserva com quantos anos de sv.

    2. Não vai ao teto sem transição, pois os que estão na ativa já pagaram uma soma muito maior do que os que pagam para receber o teto. Então esse dinheiro teria que ser devolvido. Se vingar o teto, vai ser a remuneração da reserva para os futuros militares, ou para as pensionistas dos atuais.

    3. Vamos desenhar aqui para alguns.

      Se o PL não for aprovado, um sargento que entrou na força após 2001 que for para reserva como Sub, só com CAS, vai receber bruto R$ 8389,00.

      Os militares que estavam na ativa em 2001, na mesma situação, ao ir para reserva somente com CAS e como sub, vão se aposentar com no mínimo, R$ 9130,00, devido aos 12% de tempo de serviço. Quanto mais antigo, mais ele vai receber, indo até R$ 10178,00 no caso de ter 29% de tempo de serviço.

      Ou seja, a paridade de soldo continua, mas ambos os militares com o mesmo mérito receberão valores muito diferentes, quase R$ 2000 a mais.

      Com o PL aprovado, os dois subs vão receber a mesma remuneração na reserva, R$ 10363,00.

      Claro que se o sub que entrou após 2001 fizer algum curso de altos estudos, receberá um pouco mais, afinal, ele tem uma habilitação superior ao sub que só fez o CAS. Mas o que importa no momento, é que se o PL não passar, a paridade vai continuar não existindo para militares de mesma habilitação.

      1. Receberá um pouco há mais nao: receberá R$1.800,00 a mais por causa de um curso EAD. Se isso é pouco pra ti, depois te passo dados pra vc depositar na minha conta, já que não deve fazer mta falta pra vc, e caso vc seja QAO/QOEA, daria uns 2.500,00 que se vc juntar com a pernada do posto acima em 2001, chega a um total de R$7.000,00. Tá bom pra vc?? Pra mim não. Mais uma coisa, se o tempo de servico ainda existisse alguém que ingresso nas FFAA em 2001 teria percentual de 18%, enquanto outro que ingressou em 1986 receberia 33%. O sol nasce para todos, mas a sombra… tomara que esse PL vá a plenário msm que seja para observar a cara de alguns por aqui para aprenderem o significado de humildade e camaradagem.

        1. É meu amigo o problema não é vc é o outro que está recebendo mais. Para de se preocupar com o que o outro está ganhando. Se o cara tem mais cursos tem que receber mais mesmo. É assim em todo lugar.

        2. o amigo está equivocado, aonde que terá algum militar com posto acima e recebendo altos estudos. Não sou a favor do PL desse jeito mas seu argumento ta furado camarada.

    4. Culpa dos sgt QE EB que não fizeram concurso e agora se uniram com a esquerda para atrapalhar o PL dos verdadeiros militares que são os que prestaram concursos.

      1. Imagina se este monstrinho, criado a canetada de General, e que agora cospem no prato que comem xingando indisciplinadamente os Generais, tivessem ficado na graduação de 3° Sgt só ai seria o fim do mundo…iam se aliar até com o Lula acho…kkk!!

    5. Caros Companheiros, quanto mais demorar mais difícil vai ficar a aprovação. O Jornal O Estado publicou a opinião do Amoedo e do FHC, esse último filho e neto de militares, eles estão sugerindo o INSS e o fim da integralidade e paridade. Todos estão se metendo. Aguardem.

  2. Militar exerce uma função especial, somos ate trocadores de fraldas destes que tanto gritam e pouco fazem.
    Ser militar não é previlegio, muitos querem, mas poucos passam nos concursos, por motivos diversos.
    Só entram os melhores fisica e intelectualmente, estão sujeitos a todas as coisas, não esquecer que entregam a cidadania a mãe Patria.
    São pau para toda obra.
    O unico direito/dever é estar sempre pronto. No militarismo, não tem dia/noite, numero de horas para trabalhar, tampouco escolha em onde trabalhar.
    Falar é bonito/facil mas fazer o que os militares fazem, não vejo.

    1. Ao Militar R1 1988

      Existe essa sentença que o CAS equipara para fins de adicional de habilitação ao CHQAO.

      PODER JUDICIÁRIO
      JUSTIÇA FEDERAL EM GOIÁS
      SEÇÃO JUDICIÁRIA DE GOIÁS
      13ª VARA FEDERAL
      2EEAF7EA1A68E723EC45477A211B16802
      Processo: 0038799-93.2018.4.01.3500

      SENTENÇA
      (TIPO A)
      Relatório dispensado (art. 38, Lei nº 9.099/1995).
      Acolho parcialmente a preliminar de prescrição aventada pela
      União para declarar prescritas as parcelas anteriores a 10.12.2013.
      Rejeito à preliminar de impugnação da concessão dos benefícios
      da justiça gratuita porque, conforme previsão do código de processo civil, presume-se
      verdadeira a alegação de necessidade formulada pela pessoa natural para fins de
      concessão da gratuidade judiciária.
      Quanto ao mérito, observa-se que a parte autora possui razão.
      Cinge-se a controvérsia em saber se é possível equiparar o Curso
      de Aperfeiçoamento de Sargentos, concluído em 19/08/1994, com o Curso de
      Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO).
      Conforme a MP nº 2.215-10/01, o Curso de Aperfeiçoamento de
      Sargentos (CAS) realizado pelo autor lhe assegura a percepção de um adicional de
      habilitação de 20% referente aos cursos de “aperfeiçoamento”. Caso tenha êxito na
      pretendida declaração de equivalência entre o CAS e o atual Curso de Habilitação ao
      Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO), passará a receber um adicional de habilitação
      atualmente em 30% referente aos cursos de “altos estudos – categoria I”.
      O autor fundamenta o pedido de equivalência argumentando que
      o CAS por ele cursado seria equiparado ao atual CHQAO e que não pode cursar o
      CHQAO pelo fato do Exército não ter disponibilizado vaga.
      Embora não caiba ao Poder Judiciário a possibilidade de revisão
      dos atos administrativos que diferenciam (ou não equiparam) tais cursos, pois, além de
      invadir a esfera de discricionariedade técnica própria da Administração Militar quanto à
      matéria, estaria acarretando violação à sumula vinculante nº 37 do Supremo Tribunal
      Federal, a situação em apreço precisa ser analisada sob a ótica da promoção do autor no
      âmbito de sua carreira antes da oferta do CHQAO.
      O Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) foi criado pelo Decreto nº 84.333, de 20 de dezembro de 1979, e o Decreto 90.116/84 dispôs sobre o CHQAO. No
      entanto, por falta de regulamentação interna foi permitido que progredisse ao posto de
      oficial apenas com o CAS.
      O CHQAO foi implementado no âmbito do Exército pela
      Portaria nº 070EME, de 21 de maio de 2012, que determinou, dentre outras coisas, ser
      pré-requisito para o ingresso ao oficialato, através do QAO, a partir do ano de 2017, a
      conclusão com aproveitamento do CHQAO.
      Da análise dos autos, observa-se que o autor alcançou o
      oficialato em 1º de junho de 2011, portanto, antes da implantação efetiva do CHQAO e
      da previsão deste como pré-requisito para a promoção de praças para oficiais do QAO.
      Deste modo, na situação do autor, não é razoável a exigência
      deste da conclusão do CHQAO, uma vez que este conseguiu sua patente como oficial
      antes da necessidade de realização deste curso. Deste modo, o curso que o demandante
      fez teve o mesmo (CAS) teve o mesmo efeito jurídico (promoção ao oficialato) que o
      CHQAO, de modo que deve ter os mesmos reflexos financeiros que este no adicional de
      habilitação. Assim, a pretensão do autor merece prosperar.
      Diante do exposto, julgo procedente o pedido formulado na
      exordial para condenar a União a implantar no soldo do autor o adicional de habilitação
      no percentual de 30% (trinta por cento) com efeitos financeiros a partir de 10.12.2013,
      ficando autorizada a ré a descontar as parcelas já pagas a título deste adicional, razão
      pela qual extingo o processo, com resolução do mérito, na forma do art. 487, I, do
      Código de Processo Civil.
      As diferenças a título de parcelas vencidas correspondentes ao
      adicional de habilitação deverão ser corrigidas com a aplicação dos índices previstos no
      Manual de Cálculos da Justiça Federal.
      Defiro os benefícios da justiça gratuita requeridos na petição
      inicial. Deixo de condenar a ré em custas processuais e honorários advocatícios, por
      força do disposto no art. 55 da lei nº 9.099/1995.
      Publique-se. Registre-se. Intimem-se.
      Goiânia (GO), 30 de maio de 2019 .
      BRUNO TEIXEIRA DE CASTRO
      Juiz Federa

      1. Pois é Suboficial da FAB, essa sentença, se voce tivesse lido na integra, teria percebido que se trata de um Oficial QAO EB promovido ao Oficialato em 2011 e nào um SO FAB.

        Mas não fique muito empolgado não, apesar desse juiz ter equivocado e dado provimento a esse pleito, já existem duas setenças contrárias em 2ª Instancia colegiada, já foi até publicada aqui no Montedo é só pesquisar.

        Tenha uma coisa em mente o CHQAO foi criado porque no EB a carreira de graduado tem progressão ao Oficialato, de fato e de direito desde 1946.

        Todas as turmas até 1988 form dispensadas de fazê-lo, o CAS nunca habilitou ninguém ao QAO.

        CAS NO EB HABILITA 2ºSGT A PROMOÇÃO A 1ºSGT, diferente inclusive do CAS das outras Forças, onde concluímos que nem o CAS da MB/FAB é equivalente ao CAS do EB, isso tudo é falácia para poder se dar bem.

        Na Marinha e FAB não existe progressão de SO ao Oficialato na carreira de graduado, razào de nào existir CHQAO nessas Forças.

        Então só para resumir :

        CAS EB não é equivalente ao CAS FAB. Ponto

        CAS EB/FAB nào é equivalente CHQAO. Ponto

        CAS = Curso de Aperfeiçoamento de Graduados, nivel médio ou técnico. Ponto

        CHQAO= Curso de Habilitação ao QAO, nível superior técnológico em gestào pública. Ponto final

        Não precisa mandar recado exclusivo para mim, é só clicar em responder em meu comentário, vamos aprender a usar os recursos do blogue.

        1. Se não não existe progressão do SO FAB/MB ao oficialato, portanto seria outra carreira que precisaria de concurso público para provimento do cargo.

          Se o CAS e CHQAO são distintos, portanto não é para ter progressão na carreira do pessoal com CAS ao oficialato.

          A questão de autos estudos para praça é visão administrativo de cada força.

          Os militares do CFS EB já estão concluindo o curso de nível superior.

          A questão é interessante, o cargo de praça a partir de 3° Sgt EB é de nível superior e não médio mais, portanto deveria existir uma legislação específica pra cada força.

          1. “Se o CAS e CHQAO são distintos, portanto não é para ter progressão na carreira do pessoal com CAS ao oficialato.”

            Depende se for CAS da FAB concordo com você, não é para ter mesmo.

            CAS da FAB é diferente de CAS EB, não é a mesma coisa, só o nome é igual.

            Quanto ao EB, CAS é para promover o 2ºSgt a 1ºSgt e CHQAO para promoção de Subtenente (e não Suboficial) a 2º Ten QAO, percebeu a diferença? Não sinto muito, mas é bem simples.

            “Os militares do CFS EB já estão concluindo o curso de nível superior. A questão é interessante, o cargo de praça a partir de 3° Sgt EB é de nível superior e não médio mais, portanto deveria existir uma legislação específica pra cada força.”

            Mas existe, cada força tem autonomia para definir o nível de escolaridade de cada carreira.

            Se você quer que a carreira de Graduados da Marinha, do Exército e da Aeronáutica sejam equivalentes (o que hoje não é), precisaria de um estudo e planejamento do MD para alterar isso para um formato só, o problema aqui é que o MD é um Ministério de caráter político e apenas de integração das Forças, não age na padronização de procedimentos operacionais das Forças, pois muitos deles são incompatíveis.

            O problema é que cada força tem uma organização interna diferente, que afeta diretamente toda a política de pessoal da Força considerada.

            Quando fiz a escolha pela prova da EsSA, antes comparei as carreiras de graduados e vi que a do EB era melhor.

            “Ah, mas quero ser especialista de aeronáutica, ser mecânico de aeronaves e trabalhar em um ambiente altamente técnico.

            Tanto na Marinha quanto no Exército existem as mesmas especialidades que existem na FAB. Eu mesmo fui especialista Aeronáutico da Aviação do Exército port 25 anos.

            Além dos helicópteros, a Marinha possui Jatos embarcados e o EB passará operar aviões nos próximos anos também, a hegemonia e exclusividade aeronáutica da FAB já acabou faz tempo, desde 1986 quando o EB recriou seu braço aéreo.

        1. Obrigado pelos esclarecimentos.

          Vejo que falta uma lei específica para promoção dos graduados, com os cursos necessários, como aperfeiçoamento e autos estudos para provimento de cada cargo da carreira, e não ficar regido por portarias.

          Por portarias, um curso de auto estudos hoje pode não ser futuramente, os praças estão no limbo jurídico.

  3. Eu já joguei a toalha !! Agora o circo pode pegar fogo, tomara que não tenha reajuste nenhum, que aumente os descontos e depois os Comandantes de força desçam a guilhotina no pescoço dessa raça, excluindo ex-officio esse bando. Meu serviço eu fiz, cumpri a missão delegada, rastreie, localizei e identifiquei. Agora qual o desenvolvimento disso saberemos no futuro.

    1. Isso aí amigo Braga!
      Agora somos do time
      #nãoaprovaNADA

      Quero ver em quem mais vai doer esse longo período sem aumento pela ganância de uns aqui!

  4. O Graduado já está acostumado a ser mau tratado e não ter seu reconhecimento social e salarial pela oficialidade que se consideram príncipes, por mim fica como está, miséria pra nós e miséria pra eles, para aprenderem a ter espírito de corpo.

    1. Gostei do seu comentário, esses soberbos querem tudo para eles, então se não é pra todos, melhor que não seja pra ninguém. Essa PL já nasceu maldita! Conseguiu dividir a tropa! Chorem “zoiudos”!!!

    2. “…por mim fica como está, miséria pra nós e miséria pra eles, para aprenderem a ter espírito de corpo.”

      Mas é justamente aí que você errou, os que reclamam sem ter carreira e os que não possuem chqao, se estão na miséria, continuarão na miséria, com isso posso até concordar.

      Mas quem é acusado de se beneficiar com o PL1645, os que estão nos topos se suas carreiras, já estão nesse momento em uma situação muito melhor que esses assumidos miseráveis.

      Se o PL1645 não for aprovado, para mim fará muito pouca diferença, pois “já estou por cima da carne seca”, tenho ganho atual muito maior que os “sem carreira” ou “sem chacal”.

      Achar que o benefício maior dos que possuem mérito é mais importante que meu próprio beneficio, mesmo que seja de tamanho menor é idiotice pura e suicídio financeiro.

    3. ao luis cláudio no 21 de outubro de 2019 a partir do 12:47,

      Amigão, vc acha mesmo que se esse PL não for aprovado os oficiais estarão na miséria mesmo? Acorda camarada! Quem vai se dar mal somos nós Sargentos de Carreira e pior ainda os Sargentos do QE que ficarão estagnados. Nós ainda temos a oportunidade de pelo menos chegar a Subtenente, o que não quer dizer muita coisa.

      Os Generais e os Oficiais em geral estão rindo pelos cantos. Ou vc acha que 19 mil reais líquido é pouco para o general viver só ele e a patroa? Ou 15 mil reais para o Maj/Ten Cel?

      O que deveria acontecer é esse PL ser aprovado como está e depois corrermos atrás de um aumento salarial. Aí sim todo mundo (ativa, inativo, QE) todos ficariam bonito na foto.

      De qualquer forma, a sorte tá lançada, porque se não for agora dificilmente será o ano que vem, considerando ser ano de eleição.

      Grande abraço!

      1. Comentário lúcido! Infelizmente camarada, a inveja tomou conta dos corações de QEs e militares sem o CH QAO.

        Não conto mais com a aprovação do PL. Infelizmente.

        Todos nós sairíamos ganhando, mas a inveja falou mais alto.

        Fiz um resumo do PL e apresento agora.

        Veja como os QEs foram valorizados e não souberam reconhecer:

        OFICIAL SUPERIOR TEMPORÁRIO:

        Art. 4º A Lei nº 4.375, de 4 de agosto de 1964, passa a vigorar com as seguintes alterações:

        ………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

        § 2º Poderão se voluntariar para o serviço temporário, na qualidade de oficial superior temporário, os cidadãos de reconhecida competência técnico-profissional ou notório saber científico, os quais serão nomeados oficiais, nos termos do disposto na Lei nº 6.880, de 1980, conforme estabelecido em ato do Poder Executivo federal para cada uma das Forças, observados os seguintes requisitos: I – a idade máxima para o ingresso dos voluntários para a prestação do serviço militar como oficial superior temporário será de sessenta e dois anos e a idade-limite de permanência será de sessenta e três anos; e I

        ………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

        MUDANÇA NA PROMOÇÃO DO QAO

        Art. 5º A Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972, passa a vigorar com as seguintes alterações: “Art. 11. …………………………………………………………………………………………………………. a) para as vagas de oficiais subalternos e intermediários, pelo critério de antiguidade, admitida também a promoção pelo critério de merecimento para os oficiais do Quadro Auxiliar de Oficiais do Exército, observado o disposto em regulamento;

        ………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

        Art. 6º A Lei nº 12.705, de 8 de agosto de 2012, passa a vigorar com as seguintes alterações: “

        ………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
        ADICIONAL DE DISPONIBILIDADE:
        Art. 7º Fica criado o adicional de disponibilidade militar, que consiste na parcela remuneratória mensal devida ao militar, inerente à disponibilidade permanente e à dedicação exclusiva, nos termos estabelecidos em regulamento.
        § 1º É vedada a concessão cumulativa do adicional de disponibilidade militar com o adicional de tempo de serviço de que trata o inciso IV do caput do art. 3º da Medida Provisória nº 2.215- 10, de 31 de agosto de 2001, hipótese em que será assegurado o recebimento do adicional mais vantajoso para o militar.
        § 2º Os percentuais de adicional de disponibilidade militar inerentes a cada posto ou graduação são definidos no Anexo II a esta Lei, não são cumulativos, e somente produzirão efeitos financeiros a partir da data nele indicada.
        § 3º O percentual do adicional de disponibilidade militar é irredutível e corresponde sempre ao maior percentual inerente aos postos ou às graduações alcançados pelo militar durante sua carreira no serviço ativo, independentemente de mudança de círculos hierárquicos, postos ou graduações.
        § 4º O percentual do adicional de disponibilidade militar a que o militar faz jus incidirá sobre o soldo do posto ou da graduação atual e não serão considerados:
        I – postos ou graduações alcançadas pelo militar, como benefício na forma prevista em lei, em decorrência de reforma, morte ou transferência para a reserva;
        II – percepção de soldo ou de remuneração correspondente a grau hierárquico superior ao alcançado na ativa, decorrente de reforma, morte ou transferência para a reserva; e
        III – percepção de pensão militar correspondente a grau hierárquico superior ao alcançado pelo militar em atividade, decorrente de benefícios concedidos pela Lei nº 3.765, de 1960.
        § 5º O adicional de disponibilidade comporá os proventos na inatividade.
        Art. 8º Os percentuais do adicional de habilitação, inerentes aos cursos realizados com aproveitamento pelo militar, são definidos no Anexo III a esta Lei e produzirão efeitos financeiros a partir das datas nele especificadas.

        AUXÍLIO-TRANSPORTE:
        Art. 10. O auxílio-transporte de que trata a alínea “a” do inciso II do caput do art. 2º da Medida Provisória nº 2.215-10, de 2001, será devido a todos os militares, independentemente do meio de transporte utilizado, nos termos estabelecidos em regulamento.

        RENÚNCIA DOS 1,5%:
        Art. 13. Poderá ocorrer a renúncia pelo militar, em caráter irrevogável, ao disposto no caput do art. 31 da Medida Provisória nº 2.215-10, de 2001, que poderá ser expressa a qualquer tempo, vedada qualquer espécie de restituição.

        VPNI:
        Art. 20. Na hipótese de redução de remuneração ou proventos do militar decorrente da aplicação do disposto nesta Lei, a diferença será paga a título de Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada – VPNI, a ser absorvida por ocasião da reorganização ou da reestruturação de sua tabela remuneratória, concessão de reajustes, adicionais, gratificações ou vantagens de qualquer natureza. Parágrafo único. A VPNI referida no caput ficará sujeita exclusivamente à atualização decorrente de revisão geral da remuneração dos militares.

        TABELA DO ADICIONAL DE DISPONIBILIDADE MILITAR POSTO OU GRADUAÇÃO Percentual que incide sobre o soldo a partir de 1º de janeiro de 2020:
        Almirante de Esquadra, General de Exército e Tenente-Brigadeiro 41
        Vice-Almirante, General de Divisão e Major-Brigadeiro 38
        Contra-Almirante, General de Brigada e Brigadeiro 35
        Capitão de Mar e Guerra e Coronel 32
        Capitão de Fragata e Tenente-Coronel 26
        Capitão de Corveta e Major 20
        Capitão-Tenente e Capitão 12
        Primeiro-Tenente 6
        Segundo-Tenente 5
        ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
        Suboficial e Subtenente 32
        Primeiro-Sargento 20
        Segundo-Sargento oriundo dos Quadros Especiais de Sargentos de cada Força 26
        Segundo-Sargento 12
        Terceiro-Sargento oriundo dos Quadros Especiais de Sargentos de cada Força 16
        Terceiro-Sargento 6
        Cabo (engajado) 6
        Cabo (não engajado) 6
        Taifeiro-Mor 5
        Taifeiro de Primeira Classe 5
        Taifeiro de Segunda Classe 5
        Marinheiro, Soldado Fuzileiro Naval e Soldado de Primeira Classe (especializado, cursado e engajado), Soldado-Clarim ou Corneteiro de Primeira Classe e Soldado Paraquedista (engajado) 5
        Marinheiro, Soldado Fuzileiro Naval, Soldado de Primeira Classe (não especializado) e Soldado-Clarim ou Corneteiro de Segunda Classe, Soldado do Exército e Soldado de Segunda Classe (engajado) 5
        Marinheiro Recruta, Recruta, Soldado, Soldado Recruta, Soldado de Segunda Classe (não engajado) e Soldado-Clarim ou Corneteiro de Terceira Classe 5

        ANEXO III
        TABELA DE ADICIONAL DE HABILITAÇÃO

        TIPOS DE CURSO
        QUANTITATIVO PERCENTUAL SOBRE O SOLDO
        ATÉ 30 JUN 2020 À PARTIR DE 1º JUL 2020 À PARTIR DE 1º JUL 2021 À PARTIR DE 1º JUL 2022 À PARTIR DE 1º JUL 2023
        Altos
        Estudos Categoria I. 30 42 54 66 73
        Categoria II. 25 37 49 61 68
        Aperfeiçoamento. 20 27 34 41 45
        Especialização. 16 19 22 25 27
        Formação. 12 12 12 12 12

        O problema não é o PL e sim a ganância de alguns.

  5. Braga, eu não te deleguei missão alguma. A propósito do PL 1645, essa monstruosidade não só é imoral como também é ruim. Forte abraço, talkey?

    1. Vc não é NINGUÉM pra delegar alguma coisa. Olhe seu salário de aposentado e compare com sua escolaridade. E reflita se seus vencimentos não é excelente. Nao precisava ter se humilhado aos comunistas pra mendigar mais aumento e prejudicar quem está na ativa.

    2. Porque monstruosidade? Vc deve ser um desses que ficam reclamando na reserva e não quer fazer um extra para aumentar o salário, pois esse PL é muito justo sim, porque está dando valor a meritocracia e todos da tropa estão satisfeitos sim, mas eu já desisti de PL e espero que todos se ferrem! Tbm já joguei a toalha!!

      1. Meu Deus….gostaria de saber porque existe tanta trairagem, dedo duro e puxa saco no EB? Discórdia pra todo lado, sou da FAB e lá a coisa é diferente, respeito acima de tudo. A PL 1645 é um lixo, meu entendimento, primeiro que ele foi elaborada pensando apenas nos oficiais superiores porque SEMPRE tiveram “altos estudos”, segundo porque foi elaborada pelo Exército. O resto vocês já sabem.

        1. É, a FAB é diferente…sei, tá querendo enganar quem?

          Na FAB a coisa é ainda pior que no EB.

          Servi 3 anos na Base Aérea de Manaus entre 1993 a 1995.
          Fiz Cursos no ILA e CENIPA, portanto conheço e tive contato com militares das Bases de Manaus, Boa Vista, Belém, Brasília, São Paulo, Salvador e Canoas.

          Em todas, sem exceção, vi o ambiente de trabalho e a política de pessoal da FAB, os Graduados são tratados ainda pior que no EB.

          As condições de racho e alojamento são péssimas e o tratamento dispensado aos graduados, e entre eles mesmos, conseguem ser ainda pior das que vemos na Força AEROTERRESTRE.

          Isso sem falar da discriminação que Graduados sofrem em suas carreiras, limitadas apenas a Suboficial.

          Em Canoas conheci um SO, que mesmo tendo passado no concurso interno para QOEA, não pode cursar, porque tinhas os dentes tortos desde criança. Para ser SO pode ter a arcada dentária com problemas ortodônticos, mas para ser QOEA não, quer tratamento mais discriminatório que esse com praças?

          Ai vem aqui um inativo sem AE, somente para saber se vai papar o 73% sem esforço e dizer que a FAB é melhor?

          Faz o seguinte SO inativo sem AE, chama um QE EB sem carreira e monta uma dupla sertaneja para ganhar uns trocados de forma honesta.

          Uma Sugestão de nome para a dupla: ITAMAR E TAPIOR

    3. Não sabia que meu Oficial de inteligência estava infiltrado nos grupos whatsapp e Blogs, assim como não sabia que ocultamente era contra o PL. Estranho mais ainda ele estar do meu lado despachando e não comentar nada sobre o assunto, pior ainda, é ele ser encarregado do IPM e eu o escrivão! IPM esse com mais de trezentas paginas, fotos, endereços, números fixos e etc… Isso aqui vai dar caldo senhores kkkkkkk Tem certeza que vc me delegou ou deixou de delegar algo ?? Desconheço !!!

      1. Hummmmm. Seu oficial de inteligentsia te deu essa missão de criticar positivamente o PL?
        A locução “meu Oficial de inteligência” diz tudo a seu respeito.
        Ad astra et ultra!

        1. Aqui no CFN o Oficial de informações é conhecido como S2, Chefe da segunda seção e etc… Quanto ao falar bem do PL é de minha parte mesmo.

      2. Braga.
        Menos.
        Poxa vc se diz já quase Sub e possível realizador de altos estudos.
        Rapaz tenta ser mais coerente, pega leve.
        Olha a “notícia” que vc passou é toda errada.
        Eu trabalho junto a JMU e ao TRF , não tem nada disso.
        No caso do pessoal da reserva eles ainda têm a favor deles uma lei específica.
        No caso do pessoal da ativa tbm não tem nada haver.
        Rapaz procure ser mais respeitoso.
        O PL vai passar, então qual o motivo de tanto estardalhaço?

        1. Então está muito desinformado!! Procure a seção jurídica de qualquer Distrito naval, vá até o setor de Justiça e disciplina, pergunte sobre a legislação dos militares da reserva. Não tenho necessidade de inventar ou aumentar nada, para mim, é indiferente se acredita ou não, quem julga é o STM. essas é algumas das infrações: falta de decoro militar, descumprir ordem, ofender oficial superior, difamar a instituição e etc…

          1. Esqueci do principal e que fere mortalmente a carreira de qualquer militar!! O tal PUDONOR E DECORO DA CLASSE !! Quem lembra de onde ela vem ? Uma matéria paga na escola de formação que se chamava ÉTICA.

          2. Braga.
            Eu acompanho esse trabalho.
            Ajudo na defesa.
            Mais ligado a JMU.
            O pessoal da reserva tem uma legislação que os ampara.
            Braga faz o seguinte vai lá no clube Militar e diz tudo isso que vc está falando; pq que eu saiba os clubes militares a princípio fizeram no passado coisa muito pior.
            Braga a Ditadura acabou.
            Te respeito, mas vc está totalmente errado.
            E os militates que estiverem passando por situações análogas as que vc disse, podem procurar a DPU ou até algum advogado.
            Outra, Braga que inquérito é esse que está rolando a mais de 40 dias (sem prisão), não foi prorrogado, não chamou testemunhas e que não foi autuado na 1 CJM.?
            Não vale chutar.
            Abraço Braga, relaxa o Pl vai passar, vc fica nervoso sem necessidade.

          3. IPM tem prazo de 45 prorrogáveis por mais 45, mas vc já entendeu que isso não é IPM nem aqui, nem na zona né ? Esta mais para uma coleta de informações que alimentara alguma coisa no futuro.

        2. Braga.
          Caso vc esteja falando a verdade.
          A sua célula de informações tem noção dos seus comentários?
          Vc já pensou na publicação de suas conversas em sites, revistas e jornais.?
          Será que a sua célula de informações vai aprovar a exposiçao que vc está produzindo, repito, que vc está produzindo?
          O site é público e qualquer pessoa pode fazer isso.
          Pense com calma.
          Existem pessoas que possuem autorização judicial para falar sobre esses assuntos.
          Eu estou tentando lhe ajudar e lhe respeito; deste modo vc tbm deve agir assim.
          Boa sorte.
          Abraço.

      3. “sou infante”, “conquistar cabeça de praia é minha especialidade”, “MEU oficial de inteligência”…

        Cabeça de bagre conquistando cabeça de praia…

        CFN está muito bem.

  6. Espero que não se aprove nada!
    Se tudo der errado eu saio QAO e terei minha aposentadoria tranquila!

    Agora a ganância de quem tá na reserva levando 25% mais o complemento de 32% acham que tem que levar tudo!

    Infelizmente, agora o pensamento é esse! NÃO APROVA NADA!!!

    Como já confessei aqui, pelos investimentos no passado, Glória a Deus, não tenho preocupação financeira, pelo menos neste momento. Não estava pensando só em mim, mas…

    Como já disse um filósofo QE aqui no blog, …. que não seja pra ninguém então. Agora veremos em quem vai doer mais essa defasagem que vai se perdurar mais tempo.

    Viva o caldeirão do infante!!!

    1. Concordo plenamente com tudo que foi dito. Graças a Deus tenho uma educação financeira exemplar e minha esposa tem um excelente serviço público federal. Gostaria de ser reconhecido mais se não for vida que segue.

    2. Agora finalmente concordo com você primeirão, largou esse marketing político assistencialista da emenda 666 e abraçou a carreira militar, como deve ser, Meus parabéns!

    3. Quando aconteceu a MP2215, eu era 2ºSgt com CAS, recebia 40% de C Org, tinha 13 anos de serviço, a situação financeira era horrível pois vinha-mos de 8 anos sem nenhum reajuste.

      Mas com a MP2215 (soldão) meu salário na época quase dobrou, o preço disso foi perda de anuênio que foi congelado, perda de 1LE, mas para mim na época compensou.

      Com o tempo e as demais promoções, somada a um rigoroso controle orçamentário, fui para a reserva como 1º Ten com CHQAO (não quis ficar além dos 30 anos e esperar promoção a Cap), e construi uma vida muito boa e equilibrada.

      Então se o PL1645 for aprovado muito bom, pois recupero meus tempo de serviço integral, mas se não for, continua bom também, não muda nada para mim.

        1. Eu sou QE da reserva e não estou endividado, nunca parei, fui pra reserva e voltei como PTTC, e ganho 2 mil a mais, ou seja mais que um sub e faço meus bicos em eventos
          Vejo vcs se escabelando aqui por causa deste pl
          Tô nem ai
          É so querer trabalhar que se arruma uma brecha nas folgas do EB

      1. Sou 2° Ten QAO até o dia 3 de novembro agora, pois dia 1° sairei 1° Tem QAO, e fui…(reserva remunerada). Esposa trabalha, tenho carro (necessário), dinheiro aplicado, e meu contracheque limpinho desde escola, então KKK como disse o amigo 1 Sgt 2002: “… quero ver em quem vai doer mais…”

  7. O engraçado disso tudo e que o Lula ladrão como muitos bradamos foi o que mais fez investimentos nas FFAA!!! E só fazer a pesquisa! Já os que são da tal direita só ferram a tropa! Não sou nem coxinha nem petralha. Mas o que tenho visto e muita gente sem nenhuma noção da realidade! Amores a parte camaradas!

    1. Tá certo, meu filho, seu comentário em rede social favorável ao PT foi registrado com sucesso. Pode passar no RH e pegar seu pão com mortadela de hoje.
      Inclusive, ninguém percebeu que você é contrato pelo PT para ficar postando essas coisas aqui não, tá? Pode ficar tranquilo!

  8. O PL pode ficar como está, o QE pode ir a General ou nada ser aprovado, tanto faz. Afinal das contas o QE vai continuar: sem ser concursado, sem ser de carreira e sem ter dignidade.

    1. Quem não tem dignidade é vc
      Eu sou QE fui pra reserva e hoje sou PTTC
      Tô nem ai pra este pl que vcs nem dorme mais só pensando nisso
      Vadio

  9. Chile…Equador…Venezuela…breve Argentina…a América Latina se tornará o lugar mais violento do Mundo! População com baixo nível de escolaridade e reduzida qualificação profissional para fazer face aos desafios impostos pela automação e avanço da inteligência artificial! Milhões de empregos desaparecerão! Isto é REALIDADE! Os políticos, de direita ou de esquerda, divisão pouco realista no Brasil, sabem disto…os economistas e empresários também sabem! Ninguém conseguirá governar, na próxima década, sem forças armadas e policiais! Não se preocupem…relaxem…ninguém é doido de deixar militares e policiais na pobreza…a América Latina, neste século, não sobrevive sem forças de segurança.

    1. É isso ai…!! Quanto ao PL digo que vai passar, pois caso contrário a esquerda hipócrita e mau intencionada vai trazer sobre si ainda mais a insatisfação dos quartéis por este Brasil afora, pq todos nós de carreira estamos contando com esta reestruturação!!

      1. Braga Braga Braga
        O Prazo do IPM é de 20 dias para indiciado preso, ou 40 dias no caso de indiciado solto. (Art. 20 CPPM), podendo haver uma prorrogação de 20 dias para o último prazo ( art. 20 §1 do CPPM).
        O prazo que vc citou de 25 dias está errado.
        Se for caso de ação de inteligência nem deveria existir, pois talvez possam haver ilegalidades.
        Quer ver, vamos combinar assim.
        Na quinta eu tenho que ir na JMU, eu te espero lá, eu te passo o termo que vou estar usando, te aguardo lá na ilha, peço uma audiência, se for atendido, vc senta e fala tuuuuudo que vc ta escrevendo.
        Eu acho que vc vai ver que está equivocado.
        Combinado?
        Tem certeza que vc precisa ser assim? O que vc quer? Não é o Pl passar?
        Então, ele vai passar.
        Aguardo contato, só me avisa antes.
        Abraço

        1. Queria eu ter essa certeza toda de aprovação do PL que vc tem !!! Quais informações vc tem que não quer compartilhar ?? Fala que vc não é baú!!

  10. Graças a deus estudei e estou bem financeiramente. Ganho mais que aqueles que remam contra a reestruturacao. QUE NADA SEJA APROVADO e que continuem passando necessidade, já que estão lutando ferozmente para tal situação permanecer!! A culpa será toda dos sindicatos, QEs, SO e afins que trabalharam para derrubar o PL. Só pra lembrar que a faxina vai continuar, o “sim senhor”, e o “não senhor” tbm, e se descumprir: RIGOR DA LEI!

  11. Me lembro como se fosse hoje que no início do ano, em março quando o governo entregou o Projeto de Lei dos mulitares, o delegado Valdir e vários deputados tanto da oposição como outros independentes, todos falavam que não concordavam que enquanto os civis estavam sendo massacrados em seus direitos Bolsonaro ia conceder aumento para os militares. Com essa balburdia generalizada entre os ciclos das Forças Armadas, uns achando que foram penalizados e outros favorecidos, os mesmos deputados que criticavam abraçaram a ideia dos idiotas úteis simplesmente para atrapalhar e levar em banho maria até dezembro quando haverá o recesso na Câmara e Senado. Eu queria que esse Projeto de Lei passasse, porém algo me diz que essas serpentes da política vão jogar para 2020 justamente para prejudicar o governo Bolsonaro.

    1. É por isso que essa esquerda maldita se ofereceu aos incautos QE para se meterem no circo e tacar fogo, entendem? Eles tem é nojo de milico!! Isso sim…

  12. o militar já ganha muito bem pra não fazer nada e querem ganhar nais ainda ?
    Cadê o esforço pra melhorar a situação do país ?
    É só o verdadeiro trabalhador que ganha 998 por mês que será atingido?
    Acho que o militar não precisa de aumento salarial, tem que dar seu esforço e diminuir em 10% do seu salário pra ajudar a economia, não tem cabimento nenhum ganhar um baita salário pra ficar enfiado dentro de um quartel sem fazer nada
    Um absurdo para um país como o que a maioria vivem a baixo da linha da pobreza

    1. Meu amigo!! O concurso sempre esteve aberto, se vc pensa que não fazemos nada por qual motivo vc não tentou o concurso? Incapacidade? Incompetência? Fazemos muita coisa, mas mesmo se não fizéssemos nada, ainda assim merecemos ganhar melhor, ganhamos pelo que somos e não pelo o que fazemos. Renuncio a toda reestruturação pelos seus direitos trabalhistas

  13. Amanhã a viola vai chorar Papai! Emenda 6 para todos e promoção a Sub só para os QEs que tanto merecem! Ah e tem a retificação ao adic disp para nós em 32% ! Pô, viola, pare de chorar kkkk

    1. vai sonhando.
      hoje não se aprova nada. e espero que só passe os descontos, vcs, juntamente com os gananciosos da RR perderam uma oportunidade de ter uma melhoria, tudo pela ganância de querer ganhar o que não faz jus.
      #nãoaprovaNADA

  14. Kd agora o Braga, o 1 Sgt 2002 e outros que falaram que o PL já estava aprovado.

    Falei desde o início que só jeito que esta não passa.

    Barro, barro , barro…

    Já que o EB não me paga mais, eu trabalho menos e continuo minhas aulas por fora, só que agora com mais intensidade.

    Só não saio da escala para não prejudicar os amigos , agora as coisas do EB, irei empurrando com a barriga da mesma forma que eles fazem conosco.

    Votar em Militar NUNCA mais…

    1. Estou aqui camarada, realmente decepcionado pelo posicionamento mesquinho de alguns.
      mas tranquilo, pois tbm estou longe de depender financeiramente só daqui. Agora os mais prejudicados serão exatamente os que mais fizeram confusão pelo PL, pedindo o que não merecem sem observar o que estavam ganhando.

      que venham só os descontos.

  15. Os militares não estão reagindo a reforma,ninguém reclama de descontar mais ou aumentar o tempo. A reclamação é quanto a essa falsa reestruturação embutida que privilegia o topo da pirâmide colocando os generais no teto da remuneração de servidores federais e engessa a base sem qualquer perspectiva de reajuste nos próximos anos. A maldade da matéria é falar da reforma da previdência dos civis no mesmo tema. Repita mil vezes “Os militares não tem previdência”, “Os militares não tem direitos previdenciários “.

  16. Sou ST e estou na reserva trabalhando com meu proprio negocio e tirando um extra muito bom, gostaria que passa-se ,mas se não passar quem perde mesmo será esses militares QE que ficarao estagnados e ainda irao perder os 8 brutos do PL quando forem pegos pela compulsória , só lamento.

    1. Por mim não precisa lamentar, estou na reserva desde 2018 e nunca parei pois sou PTTC e ganho 2 mil a mais, ou seja to nem ai pra este PL, deixo pra vcs se escabelarem
      Kkkkkkk

  17. Que vá a plenário o PL 1645 para corrigir essa injustiça a qual concede 70% de aumento salarial aos generais e força as pensionistas e os mais novos a pagarem a conta.

    1. Que vá a plenário e namorasse a reestruturação. Só os descontos!
      Aqui de camarote pra ver estes ambiciosos e estes sindicalistas se ferrarem.

    2. Que General seu ingrato, só falam em General, General…cessa o papo QE!! Sou STen, estou com trinta anos de praça sugado neste arrocho salarial e vou ter um grande ajuste merecido nesta reestruturação, os praças de carreira estão aguardando anciosos a aprovação do PL e vcs indisciplinados criticando gravemente seus superiores hierárquicos! Não esqueçam que QE só existe por causa de canetada de General, ok!!

  18. É desanimador, parece que tudo conspira contra os militares (federais), toda hora aparece alguém para apontar uma falha/criticar o PL…PM, esquerda , direita , reserva, PSL , PSOL , imprensa etc…. enquanto isso a PmDf vai “azeitando “ na calada da noite um reajuste em que o salário do 2 Ten vai ser de mais de 20 mil. Carreiras em outros órgãos públicos de nível médio com remuneração maior que a de um capitão( e às vezes até que a de um coronel) , mas aí ninguém fala nada , só dos “malvadoes e daqueles que não servem para nada ( militares)” … sou recém ingresso na força , e , infelizmente, a percepção depois de pouco tempo é que a atual profissão é desmotivante, especialmente do ponto de vista remuneratório , são 30 anos de svç pro salário aumentar uns 2/3mil líquidos , em contraponto às responsabilidades que aumentarão desproporcionalmente ….enquanto q em outras carreiras é só festa e alegria. Tô achando q o bizu master vai ser voltar para os livros mesmo, infelizmente …

  19. Caso o PL não seja aprovado por conta de baderneiros, tomara que os Cmts Mil de Área mandem abrir um IPM para apurar responsabilidade (ativo, inativo e QE especialmente).
    Particularmente irei ingressar com uma ação judicial contra esses SINDICATOS travestidos de ASSOCIAÇÕES que dizem REPRESENTAR TODOS os graduados das Forças Armadas. DEIXO MUITO CLARO: “NÃO ME REPRESENTAM!”
    Por mim os Generais prendem todos esses baderneiros!

  20. Sugestão:
    Militar deve ganhar apenas o soldo e nada de gratificações, a única gratificação seria o tempo de serviço, economia de Bilhões de reais por ano.

  21. Não estou preocupado. Estou na reserva. Estudei. Hoje ganho mais do que quando estava na ativa. O projeto é injusto. Não deve passar. Foram expostas as entranhas dos militares das forças armadas. Muita gente sem princípios, desleais e egoístas. Vergonha geral.

    1. É verdade não sabia que havia tantos inativos oportunistas, intelectualmente desonestos e como você mesmo disse, sem princípios, desleais e egoístas.

      Vergonhoso mesmo para quem, depois de concluída a carreira militar e passar para reserva, deveria ter um comportamento exemplar e não se sindicalizar e fazer manifestação política e eleitoreira.

  22. Caso o PL não seja aprovado na comissão e vá para o Plenário, por total culpa e responsabilidade dos sindicalizados “sem carreira” e “sem chacal” digam adeus aos 26% (sem carreira) e 32%+45% (sem chacal) e em comemoração ao grande feito em prejudicar todos os graduados da ativa, formem uma dupla sertaneja (Sem carreira e Sem chacal) e cantem musicas tradicionais de corno.

  23. Não haverá aumento por um bom tempo, pois os quatro estrelas irão se igualar ao teto do executivo. Resumindo! A base vai ser engolida pela inflação. Quem viver, verá! Em 2000 todo mundo bateu palma pro soldão. Em menos de uma década já estava todo mundo ferrado. Menos o topo! Base não tem PNR sempre a disposição, serviços de Taifa e motorista 7 dias por semana.

  24. Essa Repórter Mariana, realmente não leu nada das Forças Armadas antes de fazer essa matéria!!. Ora, dizer que é branda essa reforma, está de brincadeira!!! me dou o direito de não comentar mais nada para essa Senhora.
    Até parece que fez curso de medicina a distância. Tá de sacanagem!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo