Com a palavra, o leitor!

palavra do leitor

“Com a palavra, o leitor!”: assim serão denominados a partir de agora os comentários “promovidos” a postagens.

Srs!!
Sou assíduo leitor do blog, desde a sua criação.
Na atualidade, o assunto mais comentado é o Projeto de Lei 1645/2019, que traz, na sua espinha dorsal, a “Reestruturação da Carreira” dos militares das Forças Armadas.
Sobre o assunto em tela, lemos opiniões das mais variadas, vindo das diversas camadas que compõem o estamento militar. Nessa vociferação, ditas como defesa de suas habilidades ou feitos do passado, presente e futuro, os interesses particulares estão muito distintos do que está em pauta no Congresso Nacional.
As ofensas são diárias. Vão da crítica sobre a escrita de uma palavra de forma errônea ao cúmulo de dizer que uma graduação é melhor que a outra, ou que sem esta aquela não existiria, que os Sgt QE os Sgt de Carreira possuem diferenças alienígenas, onde cada um de um lado do “campo de batalha” procura diminuir o outro para sobrassair-se em suas ideias e opiniões, onde a maioria aplaude ou vaia, conforme a forem distribuídos os pães no circo.
A discussão, no nível que está, não esclarece aos menos entendidos, pelo contrário, só confunde.
Penso que externar de forma educada, civilizada e disciplinada os pontos de discordância é a demonstração do nível de consciência política adquirido, e, partir dessa ideia-força, torna-se obrigação a apresentação de argumentos legais, sólidos e palpáveis, ou corre-se o risco de cair em descrédito, desaguando para o baixo nível de discussão que chegamos, diga-se de passagem, o que não combina com o nosso meio.
Não vou entrar no mérito se “A” tem carreira ou se “B” merece mais ou menos de habilitação, isso o PL fala por si.
Depois dessa breve introdução, com a devida vênia e o mais profundo respeito às opiniões divergentes, descrevo:
1. O PL 1645/2019 foi elaborado pela equipe técnica do Governo Federal (Ministério da Defesa e Ministério da Economia), e apresentadas ao PR por intermédio da EMI Nr 61/2019 – MD / ME, de 20 de março de 2019, subscrita pelos Ministros da Economia e da Defesa.
1.b
. Aquela EMI, em seus Art 20 e 21, abaixo transcritos, traduz a intenção ministerial:
“20. A relevância do presente Projeto de Lei materializa-se pela imperiosa necessidade da manutenção do reconhecimento do mérito, do compromisso, da dedicação exclusiva e da disponibilidade permanente do militar.
21. A reestruturação e valorização da carreira militar, de forma compatível às suas funções de Estado, é necessária para que se mantenha um adequado grau de atratividade e estímulo à permanência de profissionais qualificados em suas fileiras.”
2. Cumprindo o requisito constitucional previsto no Art 61, § 1º, II, f, da CF – formação das Leis, o PR encaminhou o PL ao CN para a apreciação e a discussão, vejamos:
…..
§ 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:
I…….
II – disponham sobre
….
f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva (EC 18/1998).
3. A reestruturação da carreira dos militares está atrelada às reformas que o Estado precisa promover para mostrar ao mercado externo a credibilidade, a segurança jurídica e econômica que há no País, atraindo os investidores, elevando o PIB, e, por consequencia, influenciando positivamente na vida cotidiana de todos os brasileiros. Pensemos!!
4. Quando se propẽ gastos ou mudanças com eventuais gastos no orçamento, os governos de todas as esferas devem observar o PPA, a LDO e a LOA. São três instrumentos orçamentais utilizados pelos para organizar e administrar o orçamento público. A elaboração do PL observou fielmente esses instrumentos.
5. A Reestruturação está atingindo um objetivo jamais visto, conseguindo trazer para dentro do Projeto os militares estaduais (PM e BM) no que for pertinente, para um ajuste fiscal Republicano, nacional. Reestruturação é diferente de aumento salarial, é projeto de Estado. Aumento salarial é anseio da classe, correção inflacionária, etc…projeto de governo.
6. Sem um mínimo de entendimento do assunto, estamos dando margem às mais veladas especulações, e, por via transversa, creditando nossas aspirações em pessoas e em partidos políticos desalinhados com a causa, que aproveitando-se da ambição exacerbada de determinado grupo e da desinformação transmitida pelas redes sociais, só está tumultuando para que o PL não atinja o desiderato, ainda no ano de 2019.
7. Esses mesmos senhores que hoje tentam passar a imagem de “bonzinhos”, posando ao lado de alguns militares da reserva, que por “boquinhas”, transitem entrevistas e se colocam como defensores da família militar, nunca fizeram nada pela classe, pelo contrário, só legislaram em desfavor dos militares. Essa aliança além de perigosa, é fétida, é nojenta.
8. Senhores, a chance de o PL passar é agora. É de bom grado que se apoie esse projeto de Estado, que no futuro possa ser ajustado por meio de Congressistas modulados com a causa, a ficar crendo em apoiadores das mazelas alheias.
Meus Srs, caros amigos!!
Peço sensatez e equilíbrio, pois somos responsáveis por aquilo que postamos ou que compartilhamos.

149 respostas

  1. Como sempre, meias verdades.
    Citou leis, amparos, atacou sutilmente os QEs, falou d valorização, meritocracia, mas não assumiu o absurdo q estão fazendo c aqueles q estão na reserva desde a MP do mal até agora, bem como as pensionistas destes últimos.
    Ou seja: comentário inserido p defender o absurdo desta PL.
    E o pior: defendendo PL discriminatória, inconstitucional ( pois acaba c paridade e integralidade para c os inativos) e ACEITA pelo mandatário eleito c os votos de quem ligou ao lado dele por quase 3 DECADAS.
    Então, meu caro LEITOR, agora denominado assim pelo dono do blog: vai te catar c tuas meias verdades. Aqui, tu não enganas ninguém c teu pseudo conhecimento, nem c teus argumentos.
    PL do mal não respeita INTEGRALIDADE bem PARIDADE.
    TODOS os q foram p reserva entre MP do mal e está maldita PL serão prejudicados 2 vezes.
    O resto e conversinha p defender traidores egoístas e castas abjetas.

      1. Conversa fiada. A hora de ajustar o PL dos Generais, é agora! Desespero, hein?! Vale até tentar influenciar os leitores. Vamos pra cima, pois somos todos representantes militares (ativa/reserva). O PL dever ser linear…….

        1. Explicação técnica mas que NÃO justifica as distorções entre graduados e os Altos Estamentos, sem falar da quebra de paridade e isonomia entre os militares da Reserva e Ativa. O PL 1645 necessita da emenda n° 06 para corrigir de forma justa os percentuais tanto para graduados da Ativa e Reserva como para os Oficiais.

      2. Fico vendo os da ativa defender com unhas e dentes os inativos, eu sou de 2000, estou na ativa, volta e meia converso com inativos que recebem 30% de adc temp sv, posto acima e por aí vai, eu tenho 1% e não vou talvez nem QAO sair, isso que sou bem colocado na turma e 03 CAS. As coisas mudam meus amigos, não podemos sonhar que uma reforma vá atingir pro bem todos! É a vida!

      3. Mas não é de graça….um pai de família pagou para elas receberem a pensão.
        Agora, se o filho duma boa senhora, se tiver…

        Está incomodado, problema do incomodado…

        Contratos existem para serem cumpridos…Um dia sera a sua vez de ser lesado, e não vais ter moral para reclamar….

    1. Concordo com vc. Juridiquês misturado com embromação. Em nenhum momento adentrou ao verdadeiro cerne da questão: Não há recursos suficientes para um aumento digno a todos, sendo assim, o governo optou por premiar as altas patentes em detrimento dos militares de menor escalão. Um verdadeiro acinte ao conceito de “família militar” e uma nova roupagem pra guarda pretoriana. Rs.

      1. Meu camarada, tá esquecendo que todos os militares que ingressarem nas FA por meio de concurso, ao longo de suas carreiras vão galgar seus postos ou graduações e chegarão as famigeradas “altas patentes” entende ou tem que desenhar?

        1. Enquanto vc ganha o seu agora, o restante fica fica com uma cenoura pendurada à frente do nariz. Não teria coragem de defender uma aberração dessas nem mesmo de forma anônima. A ética deveria acompanhar a vida militar. Boa sorte.

          1. Está meritocracia só só vai ser para os puxa – sacos…vão todos comer na mão dos oficiais, será humilhante!

        2. Que meritocracia, que nada!!! Não há mérito nenhuma em valorizar cursos que poucos tem a oportunidade ou a possibilidade de fazer. Logo, essa PL é injusta, pois permite que somente alguns alcançem o que é negado à grande. maioria. Direcionamento, seria a palavra mais adequada.

          1. Por isso se chama meritocracia. Se fosse pra todo mundo ganhar seria solicalismo. Só os melhores chegarão ao topo.

    2. Bem se vê a palavra do leitor.
      Perdeu de ficar calado, pois se vê vergonhosamente de que lado está.
      Pelo menos respeita os prejudicados. ” fique calado e não subestime teus colegas “

    3. Meias verdades? Não vi nenhuma meia verdade, só vi inverdades em seu comentário! Fim da Paridade e Integralidade, onde? O soldo vai continuar sendo o mesmo na ativa e na reserva, e o militar vai continuar ganhando na reserva o que ganha na ativa!
      Você prova exatamente o ponto do leitor, como gente mal intensionada e que só pensa na sua barriga está impedindo o avanço de toda uma carreira. Qualquer pessoa com o mínimo de honestidade consegue ver que esse PL beneficia em muito os militares, alongando o salário à medida que o militar vai subindo na carreira, seja ela de praça ou de oficial. No final, você vai passar mais tempo ganhando como 3º Sgt ou como ST, ou como Cap QAO? É melhor ganhar um pouco menos como 3º Sgt e muito mais como ST ou Cap QAO, situação que vai durar muito mais tempo!

      E atentem para o seguinte: Esse aproximação que os QE estão fazendo com o PSOL é amizade de escorpião. Qualquer tentativa de aprovar essa emenda Nr 6 é estratégia para ferrar ou com o governo, ou com os militares. Explico: A aprovação dessa matéria traria um impacto nas contas públicas inadmissível para o país. Logo, o que aconteceria, se a emenda for aprovada, é que ela vá para a Câmara, pois os outros deputados, que já se queimaram com a população por conta da reforma dos civis, não vão deixar que se aprove uma reforma que amplie os gastos. Nessa hora é que a esquerda vai mostrar sua verdadeira cara, e trabalhar para retirar todo e qualquer benefício que tenhamos no PL. Se você duvida disso, porque acha que o NOVO está apoiando essa emenda? Essa é a estratégia deles. Fazendo isso, atacam a maior base de apoio do Bolsonaro, que são os militares! Acordem, não podemos deixar que uma coisa dessas aconteça!

      Esse PL, da forma que está é a melhor coisa que já nos aconteceu nos últimos 25 anos. Demanda sacrifícios para alguns? Sim, demanda, seja em tempo de serviço, seja em não ganhar tanto quanto os outros. Mas a grande, enorme maioria, se beneficia sim, e muito, com ele! Melhora a vida de quase todos nós, da melhor maneira possível, e ninguém perde nada! Se ele chegar da forma que se encontra no plenário, não tem problema, passa, porque já foi absorvido, nesses termos, pelo congresso e pela sociedade. Agora se chegar diferente, de um jeito que vai causar um mega rombo nas contas públicas, abre espaço para todo tipo de maldade da Câmara, e o governo pode não ser capaz de segurar! Ai só temos a perder!

      1. Parabéns pelo comentário. Agora o difícil é convencer poste a admitir que o PL é bom para todos sim. Estão preocupados com Gen. Putzzz

      2. No INSS também tem paridade então….Você sai com seu último salário, só que depois não tem reajuste…
        Agora aqui vai ser assim…você sai com o último salário….e vão criando gratificações para a ativa….e o soldo lá….congelado….
        Um dia você vai para a reserva, e vai chorar….
        Junte-se aos bons agora, para não perder seus direitos, e chorar depois…

      1. Sim deve ser mesmo,é educado foi muito feliz em suas colocações ,não ofendeu ninguém com ira como a maioria faz.
        pq pergunta? não poderia ser ou vc acha que é só vc que pode falar?

    4. Concordo. Sempre meias verdades.

      O PL prejudica militares ativos das 3 Forças que não tem cursos de altos estudos, QE, inativos e pensionistas.

      Foi pensado na ECEME e, por tabela, contemplou o CHQAO.

      A Emenda 6 corrige as distorções. Senão, melhor ir à plenário e seja ruim então para todos.

    5. Meias verdades são as suas em falar que se acaba com paridade! Isso não é verdade!
      Resgata o que foi perdido em 2001. A paridade continua do mesmo jeito

      1. Vamos desenhar aqui para alguns.

        Se o PL não for aprovado, um sargento que entrou na força após 2001 que for para reserva como Sub, só com CAS, vai receber bruto R$ 8389,00.

        Os militares que estavam na ativa em 2001, na mesma situação, ao ir para reserva somente com CAS e como sub, vão se aposentar com no mínimo, R$ 9130,00, devido aos 12% de tempo de serviço. Quanto mais antigo, mais ele vai receber, indo até R$ 10178,00 no caso de ter 29% de tempo de serviço.

        Ou seja, a paridade de soldo continua, mas ambos os militares com o mesmo mérito receberão valores muito diferentes, quase R$ 2000 a mais.

        Com o PL aprovado, os dois subs vão receber a mesma remuneração na reserva, R$ 10363,00.

        Claro que se o sub que entrou após 2001 fizer algum curso de altos estudos, receberá um pouco mais, afinal, ele tem uma habilitação superior ao sub que só fez o CAS. Mas o que importa no momento, é que se o PL não passar, a paridade vai continuar não existindo para militares de mesma habilitação.

        1. Sei…se a PL não for aprovada….você fica no prejuízo….e isso é ruim….por outro lado se ela for aprovada, quem fica no prejuízo são os outros….e aí é bom né?

          Vai se catar….

          1. Nem desenhando o cara entende… Amigo, prejuízo onde? Vai ter reajuste para todos com o PL.

            Sem o PL você não vai ter reajuste nenhum, só dos descontos. Difícil entender isso?

    6. Respondo ao texto principal lá em cima, com uma música da MPB…
      “O urubu está com raiva do boi, e eu já sei que o boi tem razão…
      É que o urubu tá querendo comer, mas o boi na quer morrer, porque é a alimentação. ..

      Se trocassemos de lugar, os senhores também não correriam atrás de Deus e o mundo para reverter o prejuízo?
      Ou deixariam o barco correr?

      Claro que não….

      Se o foco é na ativa, criem gratificações só para a ativa, que o militar não leve para a reserva….e na reserva todos ganhariam menos, mais igual….
      Quem está na ativa topa?

      E outra….vocês ficam se estapeando aqui….

      Mas não vejo um general da reserva triste….é que para eles tudo já está certo, e eles vão receber tudo de volta, e ainda os Altos Estudos…

      O boi vai lutar até o fim….e é direito dele correr atrás….

      Passar bem, senhores.

    1. Para ser justo, tem ser aprovada a Emenda 6. Aí todos vão ganhar.

      Sou oficial da ativa de carreira (QCO, Dentistas ou Farmacêuticos). e não vou ganhar, pois no Exército não existe curso de altos estudos para que passamos fazer (ECEME, CGAEM, CHQAO).

      Quem defende que o PL é uma maravilha, certamente está sendo beneficiado.

      Se não passar a Emenda 6, é melhor ir à plenário e ser desidratado para todos.

      Chega de injustiças.

      1. Você é QCO, dentista e farmacêutico? kkk

        Sr. Fake, o senhor não sabe nem a diferença que existe entre esses quadros, kkk

        Lamento, mas emenda 6 já nasceu morta.

    2. Ridículo. Valorizacao do merito e obtida através das sucessivas promoções e respectivo aumento de vencimentos. O resto é desculpa para dar reajustes elevados aos Oficiais Superiores ativos e inativos deixando o resto da tropa à míngua. O tiro saiu pela culatra!

      1. Se este PL fosse tão “perfeito” assim,por que tiraram o “Sgt-Mor”??? Qual foi a reestruturação da carreira dos oficiais de academia? Sim! Qual foi? Criaram novos cursos???? Não! Não criaram! Desta forma,todos os oficiais da ativa e reserva só tiveram ganhos iguais. Aí vem um e diz: “Ahhhh…mas nós vamos pagar com 35 anos de serviço! ” Sério??? Quem vai pagar será aquele que ingressar logo após a aprovação do PL! Os demais será de forma proporcional! Quem comemora e defende o PL está sendo beneficiado pelo mesmo na sua integralidade! Parem de falar que todos estão ganhando! Se for assim,que tal voltar o “SGT-MOR”???? Aí eu quero ver as mensagens de apoio incondicional dos “grandes defensores do PL” !!! Que seja feita a justiça,ou ao menos, que vejam a insatisfação de boa parte dos militares com o PL que só beneficia os oficiais de carreira oriundos das academias e o resto que consegue as “maiores migalhas”!

  2. Inicialmente concordo em gênero, número e grau com o escrito pelo nobre companheiro, somos Praças e ninguém é melhor do que o outro. No final somos Sargentos e Subtenentes na busca de melhorias na carreira e que o PL, a meu ver, na estrutura em que está, não trará, acreditem alguns nessa idéia. E a culpa infelizmente é do MD. Só acho que se perdeu uma oportunidade histórica de se reverter erros do passado e melhorar a carreira tão sofrida das Praças.

  3. Sou QAO com CHQAO e vejo que a intenção é extinguir o QAO, pois o concurso do CHQAO deste ano veio pra arrebentar, a última prova on line do curso do CHQAO foi muito difícil. No PL fala da promoção do QAO também por merecimento. Na 1a versão do PL tinha o Sgt-Mor que foi retirado depois do choro. Tudo isso me deixa muito desconfiado…

    1. Parabéns pelo comentário lúcido e transparente, só assim teremos uma carreira mais atrativa no futuro e, quanto àqueles que se dizem prejudicados, precisam melhorar seus argumentos com propostas viáveis, assim talvez consigam o apoio das praças graduadas de carreira.

      1. Como advogado que trabalha com direito militar afirmo que existem vários questões legais e constitucionais que foram colocadas de lado. Beneficia de forma visível a cúpula das forças armadas. A mesma não foi prejudicada pela MP 2215/01. O MD sabe que haverá judicialicao desse projeto. Mas quem foi militar sabe que união e espírito de corpo quando é de cima para baixo é só discurso.
        Antonio Lopes OAB/RS 110.566

        1. Não sou da cúpula militar, sou praça com quase trinta anos de Serviço e serei beneficiado sim pelo PL depois de anis de defasagem salarial, coisa que todos nós que temos uma carreira a galgar postos e graduações será beneficiada ao longo do tempo, tá bom?

          1. A defaragem salarial foi só na sua casa né filho…..
            Pimenta no dos outros é refresco né filho….

            Tem que corrigir primeiro a defasagem para todos….

            Depois inventem moda….

        2. Não sou da cúpula militar também, sou só um praça que ralei minha carreira toda, e ainda tenho uns bons anos para ralar, mas não vejo a hora desse PL ser aprovado, pois vai melhorar, e muito, minha vida!

          1. Só a sua né filho….

            Os outros que se danem né filho….

            Parabéns a queminha te criou tão solidário…

        3. Ok, já fez sua propaganda! Vai morder uma graninha dos incautos que acham que toda e qualquer ação judicial alegando inconstitucionalidade terá desfecho favorável!

        1. E quem criou foi o Gen Papai Noel. ..Você acredita em tudo que te contam, ou só quando lhe convém?
          Conversa para boi dormir…o salário está defasado, e inventam essa porcaria para beneficiar alguns.

          Se o PILANTRA dissesse isso antes da eleição, sabe quantos votos ele teria….muito pouco…

  4. O que deveria ter no PL é uma gratificação por resultado no TAF. Quanto melhor o índice, maior a porcentagem sobre o soldo. Aí eu queria ver, kkk

    Excelente: 30%
    Muito Bom: 20%
    Bom: 10%
    Regular: 0%
    Insuficiente: -10%

    1. Não daria certo também, pois ocorreriam muitos óbitos e ou hospitalizações em razào desse adicional, a maioria dos militares é sedentária, obesa, possuem doenças e enfermidades pré-incorporação, problemas de coluna e joelhos devido a exercícios mal feitos e mal orientados, má alimentaçào e uso excessivo de tabaco, álcool e demais drogas licitas ou ilícitas.

  5. A verdade que ninguém fala, a pensionista de General que o único mérito foi ter casado com o falecido, vai ter reajuste em sua pensão, bem maior que os 10.5% que lhe será descontado. Já as viúvas de praças vão ter salários congelados, até que se consiga diluir os 10.5% de seus vencimentos.

  6. Eu entendo o seu ponto de vista, no entanto, discordo integralmente, até porque a meritocracia que se coloca para justificar o PL 1645, vem apenas visando inferiorizar os subordinados com intuito de impor reajuste salarial menor para aqueles que possuem ganho já menores frente as demais carreiras militares de estados; fato é, que, não deixaremos ficar como ficou quando do reajuste escalonada dos 28,86. Reafirmo que com o PL 1645 só vejo como razão chamar os generais envolvidos como sendo”Sem escrúpulos e aproveitadores.

  7. Ao Oficial de Carreira da Ativa no 20 de outubro de 2019 a partir do 08:56

    Se ler a emenda 6 verá que existem duas situações que são:

    O Art. 8º passa a vigorar com a seguinte alteração:
    “Art. 8º Os percentuais do adicional de habilitação, inerente à
    formação dos militares, são definidos no Anexo III a esta Lei e produzirão
    efeitos financeiros a partir das datas nele especificadas.”

    1) Militares estabilizados,
    militares da reserva
    remunerada e reformados.

    2) Militares temporários e não
    estabilizados

    Pode verificar que o adicional de habilitação diz respeito ao curso de formação e não há revogação dos outros cursos da MP 2001.

    Essa emenda não ajuda o pessoal na base da pirâmide da forma que se propaga por aí aumenta a distância ainda mais.

    Outro fator interessante que os oficiais de carreira não possuem estabilidade, possuem vitaliciedade assegurada ou presumida, portanto ficarão os oficiais de carreira na ativa juntamente com os mesmos percentuais que os militares temporários.

    Essa emenda 6, trouxe foi mais confusão ainda, portanto ao meu ver não deveria ser aprovada.

    Como a PL 1645 traz uma reestruturação na carreira das forças armadas, pode verificar quem possue carreira é somente o pessoal da ativa.

    Outro aspecto importante, o quadro especial foi extinto, pois os militares desse quadro são os militares que estavam no serviço ativo antes de 1988 e portanto poderiam adquirir estabilidade, a partir de 1988 somente podem ter estabilidade os militares que prestaram concurso público.

    Em face disso quem entrou nas forças armadas em 1987 e foi promovido a 2° sargento, completou 50 anos de idade em 2019, logo todos os QE já foram para a reserva remunerada ex-officio.

    Estamos vivendo o efeito manada.

    A esse efeito os psicólogos dão o nome de “Efeito Manada”, ou “Efeito Maria-Vai-Com-As-Outras”, termo utilizado para descrever situações em que um grupo de indivíduos reage de maneira semelhante, mesmo que de forma irracional, apenas por causa da pressão exercida pelo grupo

  8. No passado não muito distante, a remuneração dos militares na sua maior porção era composta por adicionais e gratificações. O soldo era insignificante. Parece que estão querendo retornar a essa época. Eu me pergunto por que não deixaram como era. Parece que a intenção é agradar os chefes de ocasião. A meritocracia no serviço público e praticada através das promoções. Não me parece justo militares dedicados e possuidores de diversos cursos operacionais serem ultrapassados por militares somente possuidores do CHQAO. Parece que a “cereja do bolo” hoje é o CHQAO.

    1. Caro SJorge,

      Vejo da seguinte forma.
      Sim, parece que é cereja no bolo, mas por quê? Porque é uma forma de controle dos praças. A seleção dos militares que farão esses cursos é estabelecido por critérios não muito claros, ou seja, há critérios subjetivos, quem estabelece esses critérios é o Comando da Força. Portanto, é instrumento de controle. Uns “matarão” outros e outros “matarão” uns para fazer esses cursos.
      E isso se dá porque não há união no meio militar. Vivemos em situações de interesses, claro que a sociedade é assim. E assim são os militares.

  9. Concordo que o nível de discussão é baixo trazendo ladainhas que não agregam em nada e nem trazem soluções viáveis !Mas a concordar com esse PL não !A méritocracia como foi nele colocado ,não é agregador visto que não existe uma lei de promoções de graduados ,essas são regidas por portarias ao bel prazer de comandantes ,sendo assim não podemos confiar em dar nas mãos destes tamanho poder ,visto que os oficiais possuem carreira regida por lei ,nada atrapalha os planejamentos destes,inclusive familiares.O mais correto são percentuais militares que incidam sobre os soldos ,que já são diferenciados,e no outro ano correção destes .Para que ficasse bom mesmo o justo seria a revogação da MP do mal com a extinção da pensão das filhas ,mas quiseram outros caminhos ,boa sorte agora ,está nas mãos do congresso .

    1. Não viaja amigo, o impacto dessa emenda 6 no orçamento, acho que é maior do que toda a reestruturação proposta. Não vai passar nunca, não existe orçamento pra isso. Aterrisa

    2. E o tal Dep DAVI, criador dessa emenda, está viajando esta semana juntinho com: Bolsonaro, Dep Hélio e Gen Heleno. O Hélio já se mostrou em seus comentários totalmente favorável ao PL do Governo. A verdade é q essa emenda é quase utópica. O efetivo das FAA é gigantesco e, infelizmente, a única forma de “valorizar as carreiras” é fazer com que os últimos postos/graduações tenham remuneração mais elevadas em relação aos entrantes. Não dá para conceder reajuste linear como em outras categorias. É triste, mas essa é a conclusão dos trabalhos feitos na reestruturação.

    1. Na verdade toda e qualquer ação ou decisào nas Forças Armadas, para o bem ou para o mal, partem das ordens de Generais e são eles que administram as FFAA, ou vocês acreditam que sàos QEs que ditam regras?

      Entào sim o PL é dos Generais,

      A criação do CHQAO é dos Generais,

      A decisão de pagar 20% de Aperfeiçoamento para cursos de Especializaçào é dos dos Generais,

      Dar nivel superior tecnologo para cursos de formaçào, aperfeiçoamento e altos estdos para graduados foi decisão dos Generais.

      A criaçào do QE em 1981 foi decisão dos Generais, assim como a extinção de estabilidade para cabos em 2002, tambèm,

      em suma: para quem ainda não entendeu, tudo que acontece de bom ou de ruim nas Forças Armadas sào decisões de Generais e as próprias Forças Armadas sào dos Generais

    2. O Projeto da meritocracia.🤔 Os generais usaram tal palavra para justificar um belo aumento em seus salários. Simples assim. Vamos a luta, dividir o bolo, pois somos todos militares representantes das FAAS. Não percam tempo disputando egos..cursos… graduações….me desculpem, mas são bobagens.

  10. Boa iniciativa, Montedo. Mas seria interessante identificar o leitor-escritor.

    Discordo, na maior parte, do que foi colocado, pelo seguinte:
    1. Reestruturação foi um termo encontrado para disfarçar o cerne da questão, que é o reajuste dos vencimentos dos militares das FFAA, qualquer outra interpretação ou defesa de ponto de vista, ou é má-fé ou ingenuidade.
    2. A “desculpa” de que devemos agradar o mercado adotando políticas públicas que trarão prosperidade, é desculpa vencida, falida mesmo. Aliás, Deus Mercado, para o qual devemos nos oferecer em sacrifício, em troca de nos aceitar em seu paraíso. Onde todos viveremos felizes, prósperos, saltitantes, imbecilizados mesmo…
    3. A todo indivíduo ou grupo que sentir-se prejudicado cabe ao menos a iniciativa de espernear, se puder gritar que grite. Não é porque um ou outro é pusilânime, que devemos exigir esse comportamento de todos.
    4. Querem me fazer crer que nas FFAA não existe luta de classes, tudo bem, irei concordar. Então falaremos em luta de “estamentos”, se causar menor revolta, fato é que aqueles a quem caberia mostrar liderança, foram os primeiros a olhar para o próprio umbigo.
    5. Agir sob a égide da hierarquia e disciplina, nada tem a ver com aceitar humilhações e esmolas. Não é possível levar essas “coisas” para minha casa e oferecer como alimento e educação para minha família.
    6. Por fim, lealdade. Lealdade é um fenômeno derivado da ética, é via de mão dupla, ou quem aqui acredita que devo beijar a mão daquele que me açoita? E devo buscar ajuda naqueles que querem me ajudar. Afinal, nossos chefes lhes dão agrados todos os dias, nossos chefes são políticos na pior acepção da palavra, nossos chefes são nossos chefes, aquele que discordar que me aponte um líder.

    1. Gostaria de deixar minha opinião sobre o assunto. Sou Suboficial da Marinha da ativa.

      1 – O PL como está privilegia a meritocracia correto? Mas praças com nível superior ou com pós-graduação latto e strictu sensu não são privilegiados. Aí eles criam um curso online de 4 meses e dizem que é altos estudos. Meritocracia nada.

      2 – Se fosse realmente meritocracia deveria premiar os estudos em nível superior, as manobras feitas, os dias de mar, dia de embarque e outros eventos da carreira militar.

      3 – O Quadro Especial do Exercito merece pelo menos ir a 1Sg. Ninguém merece passar tanto tempo na mesma graduação. Esse tipo de situação n existe entre os oficiais porque deveria existir entre os praças.

      4 – O pessoal da reserva deve ser alcançado tb. Sabe como resolvia esse problema? Quem estivesse na reserva e fosse praça e tivesse feito nível superior entre 2001 e agora seria altos estudos, ou q tivesse x dias de manobra ou x dias de embarque tb. Isso realmente premiaria a meritocracia militar sem inventar nada.

      5 – Representação militar tem q ser para todos. Eu mesmo já recebi isso quando era marinheiro. Vestiu farda tá representando a Força e ponto

      6 – Acredito que se for a plenário perderemos tudo q está lá e nem sairá esse ano. A emenda 6 resolve? Sim. Mas será que a dotação orçamentária para ela? Duvido.

      Enfim, espero que cheguem a um denominador comum e que todos possam ser alcançados. Creio que meritocracia seja valorizar o esforço real de quem deu a vida pela Força e pela Pátria

      1. Graduação não é altos estudos. Não tem curso de nível mestrado ou doutorado, não recebe. O nome da gratificação é habilitação e não “adicional de dias em navio” ou de “dias em operações”. Pra isso existe o adicional de representação.

        1. Graduação não é altos estudos, é isso mesmo? Foram 4 anos até eu me tornar bacharel, curso presencial e em universidade pública, este para você não vale como altos estudos. Agora, Curso de Tecnólogo, sem vestibular ( já que o concurso é interno) e a distância, este sim é altos estudos? É isso mesmo?Quebra galho, me ajuda aí, isso se chama gambiarra, jeitinho brasileiro. Curso sem vergonha de Gestão Pública gerenciado por uma universidade sem expressão.

      2. Caro, Renato.

        Como você mesmo pontua, o que menos se observa é a “meritocracia”, seja lá o que quiserem dizer com isso. Inclusive, esse termo só tem servido para justificar privilégios, nada mais que isso. Mas essa é uma discussão mais ampla.

        Embora a emenda 6 prescinda de amparo no orçamento, ela apresenta condições mais justas, da maneira que está o PL, trará prejuízos muito além dos financeiros e particulares, o PL atingirá a formação moral dos praças das FFAA, pelo que exponho:

        a) Em relação a Marinha, situação que não deve ser muito diferente nas outras Forças, o estabelecimento de critérios perversos para realizar o CASEMSO (promoções anteriores por merecimento, aprovação pela CPP, etc), tem por fim implementar uma camisa de força aos praças, uma vez que diante de qualquer circunstância estará preocupado em não criar entraves a uma futura indicação ao CASEMSO. Da maneira que está sendo implementado, os praças tornar-se-ão reféns da “administração”.
        b) Alguém poderá dizer que essa ideia não tem fundamento, mas não vivemos situações análogas quando da indicação para viagens e missões ao exterior? A situação ficará mais séria, pois tratamos de ao menos trinta por cento a mais nos contracheques, para o restante da vida.
        c) Com a aprovação do PL, da maneira que está, com as FFAA tendo autonomia para estabelecer os cursos serão considerados altos estudos, estará pronto o terreno para uma geração de graduados pusilânimes.

        É isso que penso. Fico grato pela maneira que você colocou suas ideias, não se preocupe com aqueles que apresentam criticas rasas, pensar juntos nos faz pensar melhor.

      1. Caro, Paulo.

        Aponte-me qual concurso, qual seleção, qual etc, para ingresso nas FFAA cuja demanda tenha sido baixa.

        Há evasão? Sim, dentro da normalidade, com um ou outro sendo aprovado em concursos que julgam melhores. Mais há milhares de candidatos para cada vaga que abre. Filas intermináveis. Não existe essa “fuga de cérebros”.

        Certa vez, estando em uma palestra a respeito de carreira de praças, quando o palestrante foi questionado que a Força, por limitar os militares que poderiam participar do concurso, deixava de escolher os melhores. O palestrante foi curto: – Se fosse pra escolher os melhores, abriria-se o concurso para os civis.

        Pense nisso.

    1. Entendo, respeito, mas não concordo! Esse PL foi feito para beneficiar uns e outros não! Tirei meus 30 anos, fiz todos os cursos que a exigidos, e não acho correto um militar que entrar hoje ter mais direitos do que eu dentro da mesma graduação. Sem falar que tem cursos de especialização que na época que nos anos 80 durava 1 ano e meio, atualmente dura 8 ou 9 meses. Eram cursos bem mais completos.

      1. Ah, mas vc concorda em ter mais direitos do que aqueles que vao trabalhar mais, ne espertalhao? Vamos enumerar seus direitos?
        1 – LESM;
        2 – adic tempo de serviço;
        3 – foi pra reserva com 30 anos (O “novinho” vai com 35, só pra lembrar); e
        4 – talvez tenha posto acima.
        Isso sim que eu chamo de PRIVILEGIADO!
        Não me venha falar de direitos, pq isso vc já tem muito mais que seus pares. Outra, queira ou não, vc não produz mais nada para as FFAA, e mesmo assim teve e tem mais benefícios do que aquele que produz.
        É muita hipocrisia, cara de pau e ganância!

    2. AO ELEMENTO CHAMADO DE BRAGA.

      NÓS DO QE ESTAMOS MUITO PREOCUPADO QUE VC QUE FALA QUE OS SGT DO QE NÃO SÃO DE CARREIRA.
      BELEZA FERA,SÓ VOCÊ É DE CARREIRA TÁ.
      HAHAHHAHAHHAHAHH
      DOENTE MENTAL
      NINGUÉM TE LEVA A SERIO OTÁRIO.
      VAI CRESCER CARA.

      1. Porque doente mental????
        Por acaso QE é carreira????
        Deviam dar graças a Deus por já terem conseguido o que conseguiram
        Só sabem reclamar
        E reivindicarem absurdos!!!

        Ainda bem que falta muito pouco para que todos (QEs) passem para a Reserva e com isso essa “carreira” seja extinta.

        Bando de Egoístas, que só querem se dá bem!!!!

        1. Vc é o BRAGA NÉ!!!!!
          QAO não é OFICIAL
          QE não é carreira
          Crie um exercito só pra vc,egoita é vc,nós não temos nada a ver com vcs cara,quando reivindicamos é para nós e não tem nada a ver com vcs bando de hipócritas gostam de sair oficial sem ter feito o concurso do EsPECEX.
          olhem para o rabo de vcs.
          BELEZA FERA.

  11. como o “MONTEDO” parece não ter gostado da minha opinião sobre sobre MERITOCRACIA. Vou enviar novamente. Poderia escrever 1000 laudas sobre méritos e eles se constroem no dia a dia do militar, no espirito de corpo, na lealdade, na disciplina, na bravura, nas missões cumprida, responsabilidade, na honestidade, enfim milhões de adjetivos e qualificações que cada militar tem que ter agregado dia a dia para ter o MÉRITO merecido. HOJE EM TODOS OS QUARTEIS DAS FFAA OS MILITARES DE CARREIRAS JÁ NÃO QUEREM NEM NADA DISSO MAIS SÓ QUEREM FAZER O OS ALTOS ESTUDOS E TER UM SALÁRIO BOM NO FIM DE CARREIRA…tirar a comida da tropa e de seus familiares para isso. ACABOU-SE O MÉRITO DENTRO DAS FFAA já para colocar caviar na marmita dos generais. O TEMPO DE QUE AS PRAÇAS NÃO TEMPO ACABOU…ESTAMENTO INFERIORES….salário digno a tropa, ninguém prejudica, respeito e o verdadeiro MÉRITO DENTRO DAS FFAA. construído dia a dia, bem remunerado dia a dia. Os comentarários estão na Revista Sociedade Militar na não calam as minhas opiniões.

  12. Pela expressão do “Leitor”, dá para entender de quem vem, ao falar em “Instamentos”.
    Aprovação Já da Emenda de nº 6. Maneira mais justa de se fazer justiça nessa PL 1645/19. Todos pela Emenda 6. Levantemos esta bandeira.

  13. Digamos que o salário de um 2º tenente fosse este com a Emenda 6.

    Tabela de nº 6
    1º Jan/2020 – 35+10%Rep=43 – 12%hb =31 x 7.490,00=2.321,90
    1º Jan/2021 – 45 +10%Rep=55 – 12%hb=43 x 7.490,00=3.220,70
    1º Jan/2022 – 55 +10%Rep=65 – 12%hb=53 x 7.490,00=3.969,70
    1º Jan/2023 – 65 +10%Rep=75 – 12%hb=63 x 7.490,00=4.718,70

    Jan/2020 – 11.909,42+2.321,90=14.231,32
    Jan/2021 – 14.231,90+3.220,70=17.452,02
    Jan/2022 – 17.452,02+3.969,70=21.421,72
    Jan/2023 – 21.421,72+4.718,70=26.140,42

      1. Coloquei a tabela errada.
        Tabela de nº 6
        1º Jan/2020 – 35+10%Rep=43 – 12%hb =31 x 7.490,00=2.321,90+3.520,30=5.842,20
        1º Jan/2021 – 45 +10%Rep=55 – 12%hb=43 x 7.490,00=3.220,70+3.520,30=6.741,00
        1º Jan/2022 – 55 +10%Rep=65 – 12%hb=53 x 7.490,00=3.969,70+3.520,30=7.490,00
        1º Jan/2023 – 65 +10%Rep=75 – 12%hb=63 x 7.490,00=4.718,70+3.520,30=8.239,00

        Jan/2020 – 7.490,00+5.842,20=13.332,20
        Jan/2021 – 7.490,00+6.741,00=14.231,00
        Jan/2022 – 7.490,00+7.490,00=14.980,00
        Jan/2023 – 7.490,00+8.239,00=15.729,00

    1. Anônimo das 12:08 ( com os cálculos do salário do 2° Ten), você cometeu um erro de cálculo! Da forma que fez, seria como o militar receber um acréscimo de 33% do soldo no primeiro ano (2020) e nos demais anos receberia : + 43% do soldo,+ 53% do soldo + 63% do soldo. Você acumulou todos os valores! Partindo do salário que você citou de 11.909,42 , em janeiro de 2020 o acréscimo seria de 33% ( 35% + 10% -12%) do soldo o que dá o valor de 2.471,70. Até aí,tudo bem,mas no ano seguinte ,o acréscimo seria apenas de mais 10% do soldo e assim sucessivamente até 2023. No caso, de 11.909,42 , iria para 14.381,12 em 2020. Em 2021 seria 14.381,12 + 749,00( 43% do soldo – 33% que já recebeu),ou 15.130,12. Em 2022 seria 15.130,12 + 749,00 ,ou seja,15.879.12 e finalmente em 2023, o salário seria de 16.628,12 bruto. Confira,por favor!

    2. Esse aqui alem de burro, se atrapalhou nas próprias contas, somando os percentuais de forma acumulada do mesmo adicional, o calculo correto seria:

      Jan/2023 11.909,42+4.718,70= 17.628,12

      Mas mesmo não sabendo fazer calculos simples, nào se iluda, o destaque da emenda 6 não será aceito por causa do impacto monstruoso no orçamento Federal, já foi anunciada a economia de 10,45 bilhões em 10 anos, esse valor nào pode diminuir, apenas aumentar e aumentará se for levada a plenário.

    3. 2T ganhando 26K…kkkk acho q vc tomou um cervejinha antes de fazer essas contas, hein….um 2T, de academia, ganharia (ganharia, pq essa Emenda 06 é sonho) +- 14.150 brutos em 2023. Ou seja, errou a conta só por uns 12 mil

  14. Conversa fiada para boi dormir! Esse PL até de oficiais superiores, e o pessoal do exército.
    Militares, DE CARREIRA , de outras focas ( Marinha e e Aeronáutica NÃO tiveram oportunidade de fazer esse tal de Altos “ estudos”. Tremendo engodo, pois esse curso é feito por estudo a distância, e depois esses militares vão para reserva!

    Se é meritocracia, por que os generais, DA RESERVA, e as suas pensionistas irão receber 10% de representação? Cadê o princípio da equidade? Farinha pouca meu porão primeiro!

    Ademais, não esqueçam que o MD fez um almoço para a esquerda! Vejam que nessas horas não há ideologias!

    Esse PL1645 tem que ir a plenário para ser debatido e ajustado na casa do povo! Qual o medo?

    Semana que vem promete, e segundo a imprensa o PRESIDENTE RODRIGO MAIA, do DEM, vai apoiar o projeto de lei para que não haja INJUSTIÇAS!

    Aguardemos! O resto é balela!

  15. O que mais me impressiona nesse PL é que é um jogo de soma zero… ou seja, o Governo não colocará nenhum centavo a mais na folha salarial das Forças. O que vai acontecer é retirar de um e dar pra outro. Não existe mágica em matemática !!! Os filhos dos sargentos e cabos vão pagar a viagem pra Disney dos netos dos Generais. kkkkkk

  16. A reestruturação é a contrapartida pelo aumento de mais 5 anos na conta de todo mundo da ATIVA. Só digo isso aos que estão se achando “injustiçados”.

    1. Os ” 5 anos” a mais na ativa valem SOMENTE para os que irão ingressar nas FFAA após a aprovação do PL! Os demais terão uma fração deste valor!

  17. “Ainnnn, o PL 1645 não troxe nada para os QE (dispensa comentários…), e nem para os Subs que nunca fizeram nada na careira..vamos chegar ali no Glauber e no Frouxo….”

  18. Estava indo muito bem até entrar crianças na conversa.
    sera que este cidadão com alcunha de BRAGA não se toca,
    cara vc é um purgante e chato
    cresça menino.
    adultos não se importam mais com vc,
    seus papinhos são nojentos como vc.
    QE não é carreira,é só isso que vc tem nessa sua cabeça de minhoca.
    cara chato

  19. Sempre quando se fala em melhorar o soldo dos militares é essa dificuldade ,uns querendo comer o figado dos outros ,agora esses generais com esses números diferentes ,inventaram até um nome´´ meritocracia´´,isso tudo para se beneficiar ,uns pagando a conta dos outros ,até parece que nem familia os outros têm e para piorar o Presidente com problemas de audição , de visão,não ouve , nem enxerga e nada que não possa piorar o cara ficou com problemas na fala ,esta mudo . Tenho que arrumar uma saída rápida,talvez um uber da vida ou vender churrasquinho na praia ,o poupex ja estourou faz tempo e os remédios estão caros .

  20. Se tínhamos dúvidas ,agora não teremos mais ,ficou visível como somos tratados e reconhecidos ,isso tudo materializado nesta PL onde foi falado que a conta não fechava se tivessem que dar o mesmo índice para todos . Haverá com certeza uma divisão dentro das forças, isso será histórico , uma coisa relativamente fácil de se resolver ,mas procuraram trilhar o caminho mais difícil ,faltou sensibilidade e uma avaliação das consequências ,ou seja um passo mal dado . Será que deixando um índice menor para maioria irá resolver o problema salarial de todos ,o problema é prático,na boca do caixa na hora de comprar seus alimentos e pagar as contas do mês,sem falar naqueles que dependem de medicação para se compensar de doenças ,mas acredito que ainda tenhamos o norte disso tudo e que Deus ilumine a cabeça dos nossos dirigentes dando-lhes sabedoria ,fazer isso eles sabem fazê-lo ,

  21. Caro Montedo, acho melhor o Sr acessar o Site Sociedade Militar, abordam assuntos mais Contemporâneos, e principalmente divulgam a fonte do comentário. Pergunto aoSr quem escreveu essa besteira.

    1. Se nem vc se identifica, quer exigir o que seu “analfabeto político”. Vá estudar política, economia, plano de governo, como apresentar uma emenda a um parlamentar que valha a pena, ou vai ficar falando ” pra mim faze”, fazendo escala de Sv e se achando o cara! Toma vergonha nessa cara “Seo zé ruela”. Por sua causa e de outros muitos é que uma coisa bem explicada vira monstro p vossos olhos. Eu entendo. Ignorante sou eu msm. Perdendo tempo. . Affs.

    2. Quem é vc?? Faça o seu contraponto e apresente argumentos concretos, baseados em algo palpável p atingir o desiderato (Se vc souber o significado), se não o Google diz, todos estudam ali, não é msm? Ou então continue falando “pra mim fazer”, fazendo escala de serviço e se achando o cara. Toma vergonha, vá cuidar estudar primeiro, e volte daqui alguns anos, talvez alguém te de conversa.
      Afs, perdeu uma grande oportunidade de aprender alguma coisa. Isso que o cara falou p ter sensatez. Oxi. Q é isso ? Sei lá!!!! Vou na onda………rsrs Sr perdoe e ajude, a família não tem culpa.

    3. Concordo sociedade militar está top e bem mais notícia quente referente a todos os assuntos. Já vemos um exemplo o interesse do Rodrigo Maia no PL 1645. Mas não deixa de ser um ótimo site também. Sinto a sociedade militar se destacando muito no meio militar, já pode-se dizer que já bate com o montedo e se destaca em vários conteúdos!

      1. Montedo só publica que QE não é carreira em seu comentários.
        no intervalo da digitação fui no site,
        vou mudar
        tchau Montedo e fica com o BRAGA pra vc.
        ta bom
        vc vai dizer não sou obrigado,entendi
        beleza fera.

    4. Que espaço chato, parece um alojamento de quartel. Me desculpem a franqueza. Continuarei me informando na página da revista “sociedade militar”. Trabalhei trinta anos na Força Aérea ouvindo bobagens em alojamento….. já deu……O momento é muito sério e está em jogo nosso cotidiano…….o bem estar de nossa família….. Abrão os olhos militares! Depois será tarde.

  22. Começou a baixaria!!!!

    jesussss

    Vamos em frente!!!

    Gostaria que as pessoas apresentassem alguma solução, algo p nos fazer pensar, entender, para propor, adicionar, mas tá bem difícil, credo.

    Deus proteja esse povo!!!

  23. Concordo plenamente, sou graduado e a maior mentira que estão contando é que não fomos valorizados ! Fomos sim ! As tabelas estão atualizadas dentro do tempo e curso igual a dos oficiais! E como foi bem colocado é uma restruturação de carreira que visa o futuro e não o passado, logo pessoal da reversa! Só lamento ! A culpa não é de quem está querendo fazer o certo agora, e sim do pessoal do passado que não valorizaram vocês!

    1. Bem como você falou reestruturação ´´visa o futuro´´ quer dizer que o passado não tem necessidades,não tem contas a pagar ,não come etc , além do mais o passado já deu sua contribuição ,se a força é o que é ,foi graças ao passado e com certeza você logo estará fazendo parte do passado para outros militares isso é se não ficar pelo caminho ,cresça rapaz ,abra sua mente ,deixe de olhar somente pelo seu umbigo ,não caia no pensamento que você é oficial ,você é praça , e talvez chegará a oficial mas não deixa de ser .

  24. Que vá a plenário o PL 1645 para corrigir essa injustiça a qual concede 70% de aumento salarial aos generais e força as pensionistas e os mais novos a pagarem a conta.

  25. Aprovação Já da Emenda de nº 6. Maneira mais justa de se fazer justiça nesse PL 1645/19. Todos pela Emenda 6. Levantemos esta bandeira.

  26. Alguém conhece algum general que foi para reserva com 30 anos de serviço??? e os coronéis que ficam na ativa até cair os dentes,,,então para eles não haverá aumento do tempo de serviço.

    Não esqueça: QE não é carreira,

    é sacerdócio.

  27. Vejam a última entrevista do General CMT do Exército,disse alto e em bom tom,que com a MP 2215 já deram um grande sacrificil. Pergunto aos senhores,qual foi mesmo o sacrificil desses generais? e agora novamente dizem que estão impondo outro grande sacrifício .

  28. Quamdo foram criados os cursos de altos estudos tinham 25% e 30% de percentuais, de uma hora pra outra querem aumentar para 68% e 73%. Mrritocracia.Papo pra boi dormir.Porque nao aumentam o adicional militarque é de acordo com a ascensão na carreira e todos recebem?

  29. Corrigindo a tabela 6
    Tabela de nº 6
    1º Jan/2020 – 35+10%Rep=45 – 12%hb =33 x 7.490,00=2.471,70+3.520,30=5.992,00
    1º Jan/2021 – 45 +10%Rep=55 – 12%hb=43 x 7.490,00=3.220,70+3.520,30=6.741,00
    1º Jan/2022 – 55 +10%Rep=65 – 12%hb=53 x 7.490,00=3.969,70+3.520,30=7.490,00
    1º Jan/2023 – 65 +10%Rep=75 – 12%hb=63 x 7.490,00=4.718,70+3.520,30=8.239,00

    Jan/2020 – 7.490,00+5.992,00=13.482,00
    Jan/2021 – 7.490,00+6.741,00=14.231,00
    Jan/2022 – 7.490,00+7.490,00=14.980,00
    Jan/2023 – 7.490,00+8.239,00=15.729,00

  30. Excelente post, parabéns ao blog.

    Argumentações claras e sem emoção. Só não enxerga quem não quer!!!

    obs1.: PL1645 não houve quebra de paridade: soldos permanecem os mesmos;
    obs2.: quer dizer que as FFAA não podem mais criar cursos novos?? nunca?? fala sério!
    obs3.: adc habilitação hoje já tem uma dif de 10% entre Aperf e AE1; logo, a nova diferença de 23%, nem é isso tudo… apenas 13% no final das contas (sendo que passa de 20% para 45%).

    ou seja: estão criando estardalhaço e picuinha por merreca.

    obs4.: esta reestruturação não mudou soldos. e isso é bom: no futuro, ao se dar um aumento nos soldos, a repercussão no salário final será beeeem maior!!!

  31. A fidalguia do articulista é notável!!!
    Porém, o PL continua sendo oportunista para o estamento superior.
    Da mesma forma que os oportunista de esquerda se aproximam da causa, visando lucro político, a alta cúpula das FFAA “vende” a máquina pública, em inobservância aos princípios mais sagrados da administração pública, para elevar os seus vencimentos.
    Esta história será recontada em breve!
    Conseguiram implementar a “luta de classes” dentro das FFAA.

  32. A PL 1645 foi feita para o pessoal que está na ativa que vai trabalhar mais cinco anos. Foram criados cursos com objetivo de propiciar a meritocracia, estimulando os militares permanecer mais tempo na caserna. Evidente que militares que estão na reserva e que possui os cursos previstos na PL 1645, vão ganhar as gratificações e adicionais. A reestruturação da carreira militar é mais do que necessária porque visa incentivar os militares que estão na ativa como também aqueles que procuram a carreira militar. Se não houver aumento no soldo depois da aprovação da PL 1645, os salários dos militares da ativa e da reserva voltam a ficar defasados. O problema está na falta de uma data base para aumentar os soldos pelo menos pela inflação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo