EUA pedem que Brasil treine suas tropas para integrar missões da ONU

Brazilian U.N. peacekeepers maintain order as they distribute food and water in downtown Port au Prince

Defesa, por sua vez, quer acesso a condições especiais para compra de armas dos EUA

SÃO PAULO
Igor Gielow

Uma comitiva dos EUA esteve nesta quinta (10) em Brasília para uma reunião de alto nível no Ministério da Defesa que resultou em um pedido curioso: os americanos querem que militares brasileiros treinem seus soldados para agir em missões de paz da ONU.
Tecnicamente, não é inusitado. O Brasil liderou durante 13 anos a missão das Nações Unidas no Haiti, período no qual cerca de 37 mil militares passaram pela ilha caribenha. O país só não enviou contingente para assumir a complicada empreitada da
ONU na República Centro-Africana por falta de verbas.
Experiência não falta. Neste ano, 15 soldados treinados para combate na Amazônia foram enviados para treinar tropas da ONU no Congo, por exemplo. O treinamento poderia ocorrer no Brasil ou nos EUA.
Mas causa estranhamento o pedido americano. A administração Donald Trump se notabilizou até aqui por duas coisas na área militar: o desejo de desengajar-se daquilo que o presidente chama de guerras inúteis, como argumentou ao retirar o apoio aos
curdos na Síria nesta semana, e a escassa consideração a organismos multilaterais como a ONU.
Missões de paz são altamente complexas, porque envolvem níveis de governança civil e militar de diversos países, sempre sob a égide das Nações Unidas. Tradicionalmente, americanos são comandantes nos campos de batalha onde servem —o que é óbvio,
dado que são a maior potência bélica do planeta.
Quando houve o terremoto que destroçou o Haiti em 2010, houve uma tensa experiência com a presença maciça de soldados americanos para o socorro humanitário, mas que acabou contornada pelo comando brasileiro da operação.
Seja como for, a tratativa ainda está no nível de começo de conversa, assim como as demandas apresentadas pelo lado do Ministério da Defesa.
No fim de julho, os EUA concederam ao país o status de aliado prioritário fora do escopo da Otan (aliança militar ocidental, liderada por Washington). Agora, os militares brasileiros querem saber como podem fazer melhores negócios com os americanos.
Dois itens foram colocados na mesa. Primeiro, estudo para a retirada de algumas barreiras a exportações de material militar brasileiro.
Segundo, estabelecer o caminho para que o Brasil tenha acesso a compras via FMS (Vendas Militares Estrangeiras), um mecanismo que facilita a exportação de armamentos americanos em condições favoráveis para países aliados. Com isso, seria facilitada a entrada de sistemas de armas dos EUA no Brasil. Não foi especificado, contudo, que tipo de material poderia interessar aos brasileiros. Nos meios militares, a carência mais imediata é na área naval.
O país tem pretensões de virar o policial do Atlântico Sul, por assim dizer, e tem ganho mais controle sobre território marítimo em decisões recentes da ONU. Um dos motivos é o potencial mineral do subsolo de algumas regiões, além do fluxo de rotas comerciais pela área. O problema, para isso, é ter navios suficientes.
Hoje, não há. Das oito fragatas em atividade, por exemplo, uma está sendo desativada, duas estão em manutenção e três entrarão no estaleiro em 2020, inclusive a União, que hoje é nau-capitânia da única operação naval da ONU, na costa do Líbano. O Brasil já indicou que deixará a missão.
Há um programa de construção de novos submarinos em curso, e a perspectiva da fabricação de novas corvetas, mas ambas as iniciativas padecem dos cortes de investimento que o governo promoveu devido à crise fiscal.
UOL/montedo.com

49 respostas

    1. Como tem elementos deselegante, desrespeitosos e preconceituosos com os irmãos de farda. Graças á esses idiotas que estamos nessa situação calamitosa

      1. Sim mandarão todos os QES das Galaxias, com o dom de babar ovo ganharão a guerra e voltarão querendo promoção a General. kkkk me poupe. Voltem para a Subtenencia pra engraxar o But do Subaummmmm.

    2. O Brasil não consegue nem evitar o saque as suas riquezas e vai mandar tropa para fora? Limpem seu quintal para falar do quintal dos outros.

      1. Será que no fronte de combate esses tão corajosos que só são valentes aqui nos comentários ou em seus alojamentos se sairia??? E vergonhoso esse desdenho que alguns tem para seus camaradas! E muita frustração.

          1. área mais à frente numa cercania ocupada por um contingente que está limítrofe com outra com inimigos e onde o combate se deflagra ou está a ocorrer
            1997, Enrico Berti, Dion Davi Macedo, Aristóteles no século XX Enrico Berti, Dion Davi Macedo, Edicoes Loyola, página: 71
            depois como encarregado de uma estação meteorológica no fronte ocidental
            2015, Fernando Santomauro, A atuação política da Agência de Informação dos Estados Unidos no Brasil (1953-1964), SciELO – Editora UNESP, página: 59
            principalmente no fronte europeu.
            2012, Donna Leon, Remédios mortais, Editora Companhia das Letras, página: ?
            Ele lera algo sobre a espontânea trégua natalina que havia irrompido nas trincheiras do fronte oriental durante a Primeira Guerra Mundial
            (Militar) local onde ocorre o embate contra força inimiga
            (Militar) parte de uma força operacional militar ou similar que atua mais dianteiramente em relação ao inimigo

      1. Vou sim! Já fui pro Haiti duas vezes e estou pronto para a próxima missão.
        Inclusive por ter cadastrados o inglês e o espanhol em meu currículo.

        Entendeu ou precisa desenhar?

        1. Deixe de ser arrogante e deselagante se realmente tem talentos existe carreiras pra vc testar seu potencial em novos concursos porém caso fique no executivo poder com menores salários e menor exigência pra entrar respeite seus colegas e cresça como indivíduo!

          1. Pra que novos concursos se eu sou realizado na profissão que escolhi.

            Amigo, só respondi a uma ofensa que ele me fez, com informações e não com arrogância

        2. Haiti aquela missao de paz que nao teve nenhum morto por fogo inimigo em 13 anos… tu quer embustar pra cima de quem meu camarada? Nem crianca cai nesse teu papo, joga minustah no google e ve o que vc fez

          1. Sim! Aquela missão que por competência nossa e por profissionalismo não deixamos ninguém para trás.

            Agora se você teve a honra de estar em cité soleil (se teve competência para tal) sabe do que estou falando!

            Que venha a RCA ou o Congo! Estaremos lá!!!!

    1. Vi vários sgt QE que se submeteram a ir para o Haiti em vaga de Cb cmt de esquadra…
      Chegando lá se insubordinaram, pois não queriam exercer a função de cabo, ponderavam com os cmt de GC que eram sargentos mais modernos, não queriam descarregar os caminhões de alimentos na base, na patrulha sempre ponderavam as ordens do cmt de Gp

      Lá o cb tirava quarto de hora, e pra surpresa de todos os QE reclamaram ao ponto do cmt do BRABATT ameaçar repatria-los…

      Moral da história: No outro contigente os QEs foram cortados para evitar alterações ocorridas no passado, pois devido as alterações de meia duzia todos pagam…
      É o que acontecerá com a PL, preocupados com quanto o gen vai ganhar, fazem barulho e vamos receber nada a mais..
      Será so o ônus.
      14,5% 35 anos no lombo e zero reajuste
      Parabéns…

      1. Pois, é vi vários QE ocupando vaga de cabo e desempenhando função de 1º Sgt e até de oficial, sempre a mesma lo rota eu não sei nada to chegando agora ou eu não sei nada to só de passagem to indo embora, só nas costas dos QE, entram e saem e nunca sabem de nada.

  1. é muito mais viável as nossas Tropas treinarem junto com as Tropas Especiais americanas
    do que aprender com Venezuela, Cuba etc!
    Remos que estar junto com que pode nos auxiliar no caso de necessidade!

      1. Não é de hoje que acompanho o Blog e tenho que admitir, este 1 Sgt 2002 é intragável, insuportável, intransigente, soberbo e tantos outros mais adjetivos que poderia citar. O coitado, sim é um coitado, se não for um perfil “fake”, definitivamente não amadureceu, não cresceu. Se realmente é da turma de 2002, deve ter lá seus trinta e poucos anos e talvez quase duas décadas de serviço, entretanto, até hoje não entendeu o quanto é insignificante nesta instituição chamada Exército. Toda praça não passa de um peão, chão de fábrica, nem mesmo com a instituição do Adjunto de Comando a praça tornou a ter voz. Cresce garoto, ainda é tempo, a outra opção é você levar este orgulho idiota para o túmulo.

        1. No dia que vc crescer e entender sua posição dentro da instituição e aprender a tomar postura como tal e parar de choramingar o que a carreiro do outro tem e a tua não tem!? Aí vc, talvez amadureça, enquanto isso, será só mais um infeliz que não se encontra no seu espaço a reclamar do espaço do outro, e sem dignidade nem para tomar seu rumo e dar exemplo para seus filhos.

          Quem é mesmo que tem que crescer???

          1. Muitos são os planos
            no coração do homem,
            mas o que prevalece
            é o propósito do Senhor.
            Provérbios 19:21

            Limpe essa soberba do seu coração meu amigo!!

  2. Esta é uma ótima oportunidade para convocar-mos a reserva remunerada sem ALTOS ESTUDOS e os valorosos QEs e treina-los para substituir os Americanos na Síria, Iraque e Afeganistão.

    Seriam promovidos à graduação/posto acima e enviá-los direto ao campo de batalha para dar oportunidade de provarem o valor que vivem dizendo que tem através de sindicatos, manifestações e audiências publicas.

    É no campo de batalha que o Reservista Remunerado prova seu valor.

  3. Conheço vários companheiros que foram para o Haiti, alguns muito competentes, mas, outros justificam o pedido para treinar e também qualificar mais. Usar do “puxa saquismo” para alcançar seus objetivos e ir para missão no exterior é assinar atestado de incompetência, tanta para quem vai, tanto para quem ajuda.

    1. Que magoa heim st,digo a mesma coisa que tem que enviar QAO com, (altos estudos)pois quem é vc, aposto que você deve estar esperando na fila para sair OFICIAL deixe de ser trouxa e os QE que se aliem com quem quiser,recolha-se a sua insignificância.

      geralmente st são pessoas antigas e vividas não mesquinhas assim tipo vc.

  4. Comenta ai Braga com seus altos estudos,(comentarista de BLOG)você que tem inteligencia rara,manda os JURUNA que a missão sai.
    QE é assunto em todas as matérias .
    hahahhahaha
    beleza,sinal que estamos trabalhando e não sugando a nação como muitos carreirista fazem.

    1. Com certeza, você tem razào, QE é o assunto mais ridículo e risível do blogue do Montedo, é sucesso absoluto e diversão garantida.

      Quanto a sugar a nação, o QE é mestre no assunto, haja orçamento Federal para alimentar essa horda insaciável.

      1. Poise,tipo fazer turismo de 2 em 2 anos pelo Brasil , sem necessidade,cursinhos rolhas,estágios rolhas,transferências absurdas tudo pago com dinheiro da nação.

        ex: o oficial saiu do sul para o norte R$ 100.000,00 ficou um ano lá, não completou 1 ano de voltou para o sul +R$ 100.000,00 ai ninguém fala nada.
        fora os praças que também sugam outro tanto.
        isso sim é imoral esta farra de transferências.
        isso é somente uma parte outra parte a grande maioria da população nem sonha que existe.
        ai o QE que suga né.
        QE é mestre em sugar,fala serio.

        1. Chora QE recalcado, chora que o povo gosta de seu fracasso profissional.

          Se o “Oficial” saiu do Sul e foi para o Norte e Vice-Versa foi porque, primeiro, é de carreira concursada e possui essa prerrogativa, que antes de um direito legal, é um dever previsto tanto no organograma de recompletamento de cargos vagos previstos no QCP das OMs, quanto por necessidade do serviço imposta pela Diretoria de Movimentações.

          QE não entende isso porque além de não ser de carreira, não está sujeito a movimentações, muitas vezes, contra a própria vontade.

          Se houve perda de recursos orçamentarios com a suposta movimentação de oficial citada por você, não é ele o responsável, mas a autoridade competente que determinou a movimentação.

          O custo que o militar teve em ir e vir nas movimentações ocorreram da mesma forma e as prestações de contas são cobradas nas OMs de destino. Caso contrário tem que devolver os recursos não comprovadamente gastos.

          Diferente do apetite foraz do QE por promoções descabidas e inexistentes, reajuste de adicionais aos quais não fazem jus e demais demandas sindicais inapropriadas.

          1. É a velha desculpa de sempre,até acreditaria em vc senão conhecesse o sistema que é imoral fora outras farrinhas nas OM.pode ser legal mas é imoral é vergonhoso e vejo como essa gente passeando com dinheiro do povo para nada,estes sim são os verdadeiros vampiros da união.digo a mesma coisa sobre o QE,se fizeram tem que criar.
            esse seu papinho eu conheço.

  5. A maioria do pessoal de carreira são caras que depois de formados. Não querem mais nada com nada. São estressados. Ficam putos quando recebem missão de oficial. Na verdade eles tem inveja dos oficiais. O oficial e mais novo na maioria das Vezes. Querem descontar sua mágoa no QE que na opinião do de carreira não merece ser sgt já que não fez concurso
    Mas se existe o QE, é porque era bom para as OMS
    O QE desempenha função que jamais um de carreira teria capacidade de desempenhar
    São cozinheiros, mecanicos por exemplo e o de carreira só sabe lidar com papel e puxar saco
    Na prática não sabem fazer nada
    Chorões
    ,

  6. Já estou achando que os QEs são os ¨caras¨ dentro do EB. Vejo as pedradas que os caras levam e tenho que refletir na bíblia: ¨Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins.¨ . Carreiristas, passem a respeitar o que faz a diferença.

  7. O americano é esperto, quer derrubar o governo da Venezuela, mas não quer sujar as mãos de seus compatriotas, então inventa que é “amigo” do atual presidente do Brasil para nós fazermos o trabalho sujo, em uma guerra que não é nossa, e os bobinhos daqui caem, como se fosse vantagem. Inclusive essa história do óleo nas praias do nordeste faz parte dessa trama.
    Agora, do mesmo jeito, a história de tropa da ONU. As guerras podres, com alto grau de letalidade, eles não querem colocar americanos. É melhor oferecer treinamento de milicos do terceiro mundo. O pior é que a nossa carência de diárias é tão grande que nos cegam.

  8. É muito ruim ver irmãos de farda trocando ofensas. Sgt Carreira, Of, Sgt QE, é tudo questão de oportunidade companheiros, tem camaradas q estudaram comigo p ESA, não foram aprovados e passaram na ESPCEX, pensamos se por acaso em nossa época tivesse estabilidade, mta gente gostaria de ser QE ?? Hipocrisia isto, todo mundo ganha seu salário honestamente e mtos QE tiveram filhos e estes hoje em dia são Sgt da ESA, Cmt OM etc…Vamos das valor a nossa farda, sejamos companheiros em prol de um mesmo interesse, o de defender a pátria e cuidar de nossas famílias !!!!!

  9. Vai começar a meritocracia da PEIXADA novamente… Agora será bem pior com os militares no poder… Haja bajulação… Vai ser um tal de subtenente de Brasília… QE motorista de general e comandante… Fora os taifeiros que trabalham no seio da família militar… Dentro da casa dos generais… E conhecem todos os podres… Mas a missão tem que ser estilo Haiti… Os baba ovos piram… Vida que segue…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo