CAS x Altos Estudos

x A

84 respostas

    1. A votacao do relatorio do PL 1645/19 que seria hoje as 14:00h já deu ruim! Foi cancelada.
      Houve uma reunião ontem as portas fechadas e acho que o PL vaí morrer na praia.

      1. O relatório já foi publicado ontem.

        Nada foi alterado, apenas a inclusão das PM, 35 anos com pedágio de 17%, e para PM que se aposenta com 25, pedágio de 40%, além de mesmo tempo para homens e mulheres.

        O relator mitou.

        1. Mitou não….mentiu…fez de conta que todo
          mundo tem CHQAO igual aos da reserva do EB. ..isso se chama mentira…e devia ser motivo de vergonha…e não de orgulho. ..

        1. kkkkkkkkkkkk igual ao EB KKK

          TA DE SACANAGEM KKK

          SOU QAO ,, NÃO FIZ CONCURSO

          fiz CAS e CHQAO

          não houve concurso igual a FAB e MB

          para de embuste guerreiro kkk

          1. Se fez CHQAO no EB, sem concurso, está mentindo. No máximo pode ter feito é CAQAO, então poste aí o documento onde conta o resultado

      1. Sinto muito mas na FAB não tem CHQAO.

        Oficial QAO é exclusivo de graduado de carreira da Força Terrestre.

        O que tem na FAB é um estagio de adaptação à Oficiais com duração mínima, o mesmo estagio que no EB é ministrado para Oficiais Técnicos Temporários

        1. Infelizmente, o seu comentario foi equivocado ao comparar o Estagio de oficiais temporário que tem como un dos objetivos o ingressos à formaçao militar ou militar/profissional de novos integrantes à Forças Armadas. Os cursos, por exemplo, CPCAR, AFA, EEAR, CAMAR, CADAR, CAFAR, ITA, AMAN, EPCEX, ESA, EN, CN, IME, etc, estes são de formação militar ou militar/profissional. Por outro lado, o EAOF é um Curso/Estágio/Habilitaçao a um militar com cerca de 2/3 de seu tempo total de serviço ativo de Força Aérea, que habilita a este militar a cumprir sua funçao como um oficial. O Foco é muito diferente. Além disso, o Capitão da Aeronáutica que fez o EAOF, concorre à escala de IPM (Inquérito Policial Militar) e ao serviço de Superior-de-Dia. Enquanto muitos, que fizeram o CHQAO do Exército(EB), não chegaram a Capitão e mesmo assim: 73% de Altos Estudos I e 32% de disponibilidade. Nao sou contra a porcentagem, restruturação de carreira…sou contra a falta de coerência, desigualdade, etc…desta forma, afetará a maioria dos militares, principalmente os que foram para a reserva entre 2001 a 2019, sendo a maior parte da Marinha e da Aeronáutica. Estes serão prejudicados outra vez. Por exemplo na Aeronáutica, os Suboficiais (SO) e 1ºSgts Especialistas da FAB, que prestaram e passaram no concurso para o EAOF, tiveram que estudar até em cursinhos…deixaram suas famílias e foram fazer o curso presencial em Minas Gerais. Após formados, foram classificados, conforme o número de vagas, em diferentes rincões do Brasil. Reiterando, tirando todos os serviços inerentes aos seus postos. E agora, como os 1ºSgts da FAB, que tiveram a competencia de serem aprovados, cumpriram com o tempo de serviço estabelecido e saíram como CAPITAO para a RESERVA, vao receber 45% (referente ao CAS) de Habilitaçao e 20% de disponibilidade de 1ºSGT . Esse ponto é um dos exemplos que prova que quem elaborou a proposta, focou, na sua maior parte, nos militares do EB. Para piorar a situaçao, o Comando da Aeronáutica, em julho de 2019, classificou o EAOF como curso de formação. Se o CHQAO, um curso nao presencial que habilita aos subtenentes do Exército a ter acesso ao oficialato sem prestar concurso e é classificado pelo Comando do Exército, como Altos Estudos I, como um curso presencial (EAOF) por meio de concurso, de militares(1ºSgt e SO), com média de 21 anos de serviço na Aeronáutica, é classificado como de formaçao. Aqueles cursos são para ingressos, ou seja, de quem está entrando nas Forças Armadas, não é o caso dos militares do EAOF. O foco do estágio é habilitação ao oficialato. Portanto,lutemos pelos nossos direitos, se o CHQAO do EB é para habiltar os subtenentes do EB ao QAO, parabéns para os STs. Que o Comando da Aeronáutica classifique o EAOF como a mesma classificação que o Comando do Exército classificou o CHQAO. Paridade e Integridade sempre!

          1. No meu caso fui de 1º sgt a 1 Ten sem ter sido SO e estou tendo um prejuizo de 12% por ter estudado e passado no concurso na primeira oportunidade que tive. Só qui para passar em um concurso para você ganhar menos em uma gratificação, meritocracia invertida.

          2. Ao invés de criticarem o CHQAO do Exército, façam gestão para que a MB reveja a classificação de Altos Estudos em relação a EAOF, que aliás, tem acesso por meio de concurso INTERNO…diferentemente do EB que não oferece essa possibilidade aos Sargentos; tendo apenas o QCO, que tem acesso por meio de concurso público “aberto” e é bem mais concorrido, em função de um número muito reduzido de vagas. A ideia que reforço é de que essa discussão tem que ser “interna”; ou seja, melhor ter a possibilidade de valorizar os Cursos de Altos Estudos (via PL) e depois cada força que “corra” atrás de adequar seus cursos a legislação.

          3. Você está certíssimo. Por diversas vezes acumulei e assumi função de oficial superior, fui Comandante de DTCEA juntamente com demais oficiais QOEA. O EAOF supera de sobra o curso ministrado em EAD aos subtenentes do EB e deve ser reconhecido como Altos Estudos.

      2. O CHCAO do EB foi classificado como Altos Estudos II, o que me parece correto, se atende os requisitos da Força Terrestre. Na FAB os SO e 1S com CAS fazem concurso interno muito concorrido e cursam o EAOF no CIAAR. 12 semanas presencial abrangendo a formação teórica técnica e militar para exercício do oficialato. Administração pública, Direito, Armamento, Liderança, etc, é um currículo extenso. Não considerar está formação como Altos Estudos para os ex-graduados que o fizeram, não é razoável. Se 11 semanas EAD habilitam o ST do EB porque não considerar este curso, muito mais difícil, com tal? Desde 2T acumulei cargo de oficial superior e desempenhei com louvor minhas funções juntamente com meus companheiros. Já vi Ten QOEA em cargo de TCEL. Parabéns vão CmtEB por reconhecer o valor de sua tropa.

    2. Nada como ter um militar com experiencia e conhecimento a frente daqueles que, até chegarem a este patamar, irão tropeçar e cometerem equívocos ao longo da carreira. Mas faz parte, pois esta profissão é dos que à escolheram e não dos que foram escolhidos ou aproveitados, ok? Selvaaaa!!

      1. É verdade, QE só tem experiência em dar golpes na escala de serviço e se fazer de coitadinho e vc tem razão, quem fez concurso publico escolheu ser militar de carreira, enquanto QE foram escolhidos e aproveitados por umas almas caridosas, os mesmos que hoje são chamados de traidores pelos QEs.

        Rondon! Aviação! Selva! Pampa!

    3. O CAS ministrado pela FAB e MARINHA nada tem a ver com o CAS ministrado pelo Exército.
      O CAS do EB é ministrado para sargentos “novinhos”, o da FÁB e o da MARINHA é feito por SARGENTOS em final de carreira, vinte anos de serviço separam um curso de outro.

      O Exército quando resolveu fazer diferente, e criou um CAS para novinhos e um CHQAO para sargentos em final de carreira, NÃO PEDIU A OPINIÃO DE NINGUÉM.
      Então senhores, não venham dar palpite nas outras Forças.

      Se As outras Forças Quiserem que seus sargentos antigos façam jus aos 73% é problema DELAS. E não dos senhores, que já se deram bem, INCLUSIVE OS DA RESERVA.
      Um Pouco de vergonha na cara não faz mal a ninguém…
      Deve ser muito bom ao final de uma carreira, receber o ápice da gratificação….
      Não estou pedindo que os senhores mexam as suas bundas, e venham nos ajudar…
      Já percebi aqui como os senhores são egoístas, mas não é demais pedir para QUE NÃO ATRAPALHEM.
      Cuidem da Força de vocês….e não se metam com as outras….façam o favor.

  1. Ridículo e impertinente um vídeo desses com sua autoria. Ainda que sua intenção fosse o humor. Os nervos estão à flor da pele e um vídeo desse em nada colabora. Enfim, lamentável!

  2. Embora não concordando com esta imbecil metáfora mostrada no vídeo, entendo que o Curso de Altos Estudos implementado pelo Exército é totalmente diferente do CAS. Ora, que a Aeronáutica e a Marinha façam o mesmo de agora em diante para seus Suboficiais. Ao entrar na FAB em 1964, o tempo de serviço na ativa era de 25 anos e, como a legislação foi mudada, acabei sendo obrigado a servir por 30 anos. Com o passar dos anos e as coisas mudando, seria mais do que normal que essas diferenças viessem a ocorrer. O que não se pode aceitar é a depreciação feita de forma simplista e velada, como apresentada no vídeo.

    1. Moço, peça Marinha não posso responder, mas na FAB já criaram o CEG, para 3º Sgt’s, o CAS que agora é feito pelos 2ºSgt’s/1ºSgt’s e o CEAG para SO’s. Bizu: Já fiz o CAS e já tem um montede Subão fazendo o CEAG que equivale ao CHQAO do EB.

      1. E Vc pensou nos outros milhares de SO da Marinha e da FAB, que foram pra reserva desde 2012 até o funcionamento do primeiro CEAG e levaram fumo ?

        O CHQAO funciona no EB desde 2012.

        1. Ninguém levou fumo de nada. Soldo continua o mesmo. Não houve quebra de paridade.
          E outra: quer dizer q a Força não pode, nunca mais, criar um curso novo ou uma nova faixa de gratificação que tem q dar eternamente pra reserva?!?
          Todos precisamos estar prontos pra isso.
          Ninguém tá perdendo nada… apenas ganhando… uns mais, outros menos… parem ladainha

        2. Azar militar, mas corrigindo:

          2012 foi o concurso para CHQAO;

          2013 e 2014 1ª Turma do CHQAO ;

          2015 CHQAO com adicional de altos estudos Cat II; e

          2017 CHQAO com adicional altos estudos Cat I

    1. Cursos de Formação e Aperfeicoamento sao presenciais e de fato os que habilitam os militares a exercerem sua carreira militar permitindo que alcancem todos os niveis hierarquicos possiveis. Portanto como em princípio abrangem todos os militares devem ter os percemtuais mais elevados. Cursos de altos estudos que nao sao presenciais e nao obrigatorios , sao acessiveis a pequena parcela de militares, assim devem ter percentuais de 5% e 10% acima do de Aperfeicoamento , conforme previsto na MP que os criou. O resto é manipulação para beneficiar um grupo selecto de militares.

      1. Isso já foi mudado faz tempo:

        Formação só habilita à promoção e cargos de 3º/ 2ºSGT;

        Aperfeiçoamento (CAS) só habilita à promoção e cargos de 1º/Sub; e

        Altos Estudos (CHQAO) é que habilita à promoção e Cargos de 2º/1ºTen e Cap QAO

      2. Descorado, se é obrigatório tem que receber menos. Se é voluntário recebe mais. Isso é motivação! Espero que com a mudança do PL os percentuais comuns sejam diminuídos, o que seria melhor para o Governo, havendo maior economia e mais fácil aprovação. Não querem que mude? Então vai mudar. Só não lamentem depois.

  3. Só avisando aos QE, vcs não estão convidados a entrarem nesta discussão.
    Essa publicação diz respeito a quem tem CAS e CHQAO, ou seja: SOMENTE O PESSOAL DE CARREIRA CONCURSADO, universo do qual vcs não fazem parte.

      1. A briga que interessa aqui é:

        Os caras com nível superior militar reconhecido(CHQAO) X os caras de nível médio (SO CAS) X os caras com 4ªsérie (QE)

  4. Realmente não me lembro da aula de algoritmos na qual é ensinado o passo a passo de como abrir uma porta corretamente no CAS. Acredito que esta seja uma das matérias mais complexas do CHQAO!

    1. Esse é o seu problema, não ensinam a abrir portas em curso nenhum, mas quem tem um menor aperfeiçoamento e habilitação militar, tem a tendência a dar ”murro em ponta de faca”, enquanto um melhor aperfeiçoado e habilitado, usa o raciocínio para resolver os problemas de forma mais eficiente e inteligente, como vemos no vídeo.

  5. Boa tarde
    Já declarei a Vitória em nome do Senhor Jesus Cristo.
    Justiça para todos os militares das forças armadas e respectivas pensionistas.

    1. Senhores só para tranquilizar a todos. A sessão de hj só foi cancelada em virtude de um artigo do regimento da Câmara dos deputados que prevê duas sessões para que seja analisada as vistas do relatório. Portanto nada de mais. E detalhe são duas sessões no plenário não havendo desta maneira qualquer tipo de gestão do pessoal da Comissão.
      Aqueles que torcem contra ficaram triste com essa notícia mais o PL já está batido o martelo. Vai ser como está. Caso siga para o plenário vai haver as discussões previstas não havendo menor possibilidade de ser rejeitada. Os votos dos partidos contra o PL – PT, PSOL, PC DO B É mais alguns estão longe de uma maioria para mudar ou reprovar algo. Fiquem tranquilos que o PL está sendo muito bem conduzido.

        1. Camarada, o presidente da comissão ,que é favorável ao projeto , pertence ao bloco mais influente da câmara , PP, MDB e PTB. Isso já sinaliza o que evidentemente vai acontecer . O pessoal da reserva tá se doendo , mas a verdade é que 95% dos militares da ativa ( de carreira) está muito satisfeita com o projeto : o relator sabe disso , o presidente da comissão sabe disso , os membros da comissão sabem disso ( embora alguns até façam um esforço para dar um acalanto aos da reserva) e o próprio Bolsonaro sabe disso . O Hélio , que é amigo pessoal do Bolsonaro , está por dentro de tudo . Um Suboficial é um 1 Sargento terão um belo aumento , assim como de major para cima . Todo mundo sabe , mas estão fazendo um teatrinho.

      1. Isso mesmo parceiro. Talvez haja algum a concessão para a esquerdalha falar a boca e ganhar algum bônus político, que é o que realmente querem. Estão se lixando para os militares chorões.

      2. Os partidos de esquerda não possuem maioria para mudar nada no Congresso, infelizmente alguns deputados estão somente fazendo nome com uma causa, que eles próprios já sabem que não possuem força para mudar ! Sou militar de Carreira e a reestruturação é excelente para o futuro da tropa, muitos militares no inicio da carreira vão deixar de papirar para sair fora da tropa, a única coisa que acho é que deveria ter repartido um pouquinho desta fatia com o Quadro Especial. No decorrer da minha carreira, algumas chefias de seção que ocupei (Reserva de Material), a experiência destes militares, fizeram toda a diferença.

        1. Estava indo muito bem na análise, até incluir os vitimistas coitadinhos.

          Depois de uma excelente análise dos benefícios do PL para a carreira militar, o que soma a esse raciocínio de valorização incluir servidores sem concurso publico? Eu respondo, nada!

          Parece até que você está tentando agradar a todo mundo, os de carreira e os QEs.

          O propósito do PL1645 é muito claro, inclusive está de forma didática muito bem explicado no relatório já publicado.

          -Aumento de tempo de serviço só atinge os militares da ativa. Sem ônus para a reserva.

          -Aumento de alíquota da pensão militar, é coberto integralmente pelo adicional de disponibilidade e ainda sobra uns trocados para todos sem exceção.

          E ainda tem de forma heróica e meritocrática, para todos os militares (os da reserva inclusive), um reajuste embutido nos cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Altos Estudos, que garantem um pequeno reajuste até 2023.

          Até o General que perdia 10% de seu salário na reserva, foi beneficiado de forma justa.

  6. “A independência, Proclamação da República, a chibata moral e as inglórias lutas dos graduados”

    Reproduza esta matéria postada na Revista Sociedade Militar aqui no Blog Montedo, História sempre dignifica o povo que a conhece e a compreende.

  7. Paidade apenas para os generais, almirantes, brigadeiros e suas pensionistas, pois todos ganharão 10% de representação na ativa e na reserva. Todos tem ECEME.

    A divisão somente entre as praças.

  8. Esse CHQAO é tão bom que tenho um vizinho capitão do EB que ficou “de malzinho” com o outro vizinho, tudo porque numa conversa o vizinho retrucou o capitão que disse que o Sol nasce no norte, e o civil, que não tem nem o primário completo, tentou convencer o capitão que o astro nasce no leste. Foi motivo para nunca mais se falarem.

    1. Nesse momento na Força Terrestre, tanto na ativa quanto na reserva, não existe nenhum Cap QAO com CHQAO.

      O primeiro Cap QAO com CHQAO, será promovido em dezembro de 2019, sei disso porque sou da primeira turma do CHQAO e fui promovido em dezembro de 2014.

      O tal Cap que vc citou (se for verdade, eu não acredito) com certeza só tem o CAS.

      CAS é Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, curso voltado para STen/SO e Sargentos

      CHQAO é Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais e não Quadro de Oficiais

      Auxiliares como idiotas insistem em afirmar.

  9. Vejo pessoal compartilhando nos grupos, pareceres desfavoráveis a sargentos de carreira e também para oficiais temporários a equivalência de cursos civis de stricto sensu para o adicional de habilitação! Ou seja, M1A1 e pede o PDQT……

    Papira
    Que
    Da
    Tempo

  10. Montedo eu achava que entre os praças só existia uma divisão:
    – Sgt de escola x QE.
    Agora vejo que tem mais duas:
    – CAS X CHAQAO X CACAO

    1. Na verdade o PL1645, mostrou que os graduados são divididos em quatro divisões bem distintas:

      MP2215 X CHQAO X CAS X QE (apesar que QE não é graduado de carreira, apenas Cabo estabilizado)

  11. A situação atual é fruto de uma estratégia do alto comando, que remonta a 86,87,88….Onde foi expandida a formação de 3º Sgt. Desde então o EB não preocupou-se em criar políticas de remuneração e promoção adequadas. Não houve adequação dos QCP das OM, enfim as turmas foram sendo promovidas, houve fusão entre turmas e etc. Quando perceberam a explosão do numero de ST e consequente promoção a QAO já era tarde. Foram criadas “barreiras” para frear o fluxo normal da carreira até então, tais como criação de cursos essenciais para aceso ao QAO (inicialmente com baixa adesão), a valorização de tais cursos ou paridade entre os mesmos nunca vai existir..dai a celeuma atual. Sempre alguém é prejudicado, vide 2001….”Eu sou vc amanhã “

  12. A questão é que o CAS habilitava às mesmas promoções que o altos estudos”, se fosse um curso para ir além, o que não é, haveria uma justificativa e até mesmo nas imagens, ambos os militares passaram pela mesma porta…

  13. AS FORÇAS ARMADAS É DE TODOS(EXERCITO,MARINHA ,AERONÁUTICA),É COMPOSTA PELA RESERVA REMUNERADA ,ATIVA,TEMPORÁRIOS,RECRUTAS,MILTARES COM CURSO,SEM CURSO,COM CONCURSO,SEM CONCURSO,FUNCIONÁRIOS CIVIS.É DE TODOS OS BRASILEIROS.
    PELOS COMENTÁRIOS DE ALGUNS AQUI PARECE QUE SÃO DONOS DAS INSTITUIÇÕES.

    ISSO CHAMA-SE POBREZA DE ESPIRITO.

  14. Anônimo no 10 de outubro de 2019 a partir do 08:05, entenda, eu não sou obrigado a saber se ele tem o tal CHQAO ou não, eu só sei que ele era sargento e há um certo tempo ele já é capitão do EB, e idoso também. Ah, já ia esquecendo, e burro!!!

  15. Como diziam em uma novela…”è Haran” falar em militares que, com todo esforço, com missão, escala de serviço, campo etc , conseguem se graduar em cursos civis, cursos presenciais de no minimo quatro anos, esses não terão qualquer comentário dos Chefes militares, por esquecimento…duvido, é por não admitirem que um militar, Praça ou Oficial, se gradue e domine determinado terreno. Egoismo e soberba.

  16. Bom dia, Senhores!
    Pretendo ingressar com Ação Judicial em face da União para que o EAOF seja reconhecido como Altos Estudos. Seria possível alguém no nobre EB conseguir o currículo do CHAQAO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo