Marcelo Freixo está colhendo assinaturas dos deputados para que o PL 1645/19 vá ao plenário da Câmara

Deputado Federal Marcelo Freixo (PSOL/RJ) - Imagem: Câmara

O deputado Marcelo Freixo (PSOL/RJ), está recolhendo assinaturas de deputados para pedir que o PL 1645/19 seja analisado e votado no plenário, informa Berenice Seara, do Extra. Segundo a jornalista, Freixo se solidarizou aos grupos de praças e oficiais subalternos que “andam em caravana desesperada pela Câmara” para recolher as 51 assinaturas necessárias.
A previsão é que o PL seja votado na semana que vem na Comissão Especial e siga diretamente para o Senado.

284 respostas

      1. Essaporramesmo…se estão certos que o PL é justo não tem o que temer de ir a plenário . Se não se pode debater e falar nada aí sim virou imposição . Cm alguém disse aí …cada um usa as armas que tem…tá certíssimo ., Quero ver os altos estudos serem os da fileira de frente numa guerra ….

        1. Os Altos Estudos não estarão na linha de frente para poder realizar os planejamentos estratégicos e operacionais para que os objetivos políticos e militares sejam conquistados, poupando, assim, as vidas dos elementos de execução, no nível tático, que estarão nas linhas de frente. E é por isso que o Adicional de Habilitação é maior.

          1. O planejamento estratégico é tanto que não conseguem fazer um PL de restruturação das FA com decência e equidade! Ou seja, enquanto os altos estrategistas ficam matutando suas mirabolantes estratégias, a execução se ferra na linha de frente com os emaranhados de lacunas colocados nesse PL infame e que beneficia, como sempre, quem fica exigindo lealdade atrás de uma mesa, mas não conseguem ser leal com seus comandados!

          2. Não tem um politico do partido do Governo que abrace essa causa. Vamos ficar na mão do PSOL. Cadê nosso representante?

          3. Sei….com esse seu argumento, eu vejo a cena. Um mapa enorme na parede, e Generais e Sten com Altos Estudos, trocando opiniões no benzer. …
            Que argumento fantasioso, não?

          4. O inimigo do nosso inimigo é nosso amigo. Como os praças foram traidos por quem elegeram, nada mais justo! Como a direita não ajuda, tem que abraçar a esquerda mesmo. Votei no Bolsonaro, mas como ele está abraçado a Generais e ignorando a tropa, o melhor é mudar de lado mesmo. Democracia é isso!

        2. Ninguém teme que o projeto seja desvirtuado no plenário. Todo mundo sabe que o plenário vota com os líderes, e estes todos estão mais do que convencidos da justiça do PL, ou simplesmente não se importam.

          A questão é que, se o projeto for para o plenário, vai fazer demorar mais ainda a tramitação, sem contar com o risco maior de fisiologismo para ser aprovado.

          Em resumo, se isso for a plenário, perdemos nós todos, que vamos ganhar, com o PL, e se beneficiam eles, deputados bandidos, que vão ganhar mais vantagens na negociação com o governos.

          Parabéns QEs, estão mostrando a que vieram: sugar o máximo que puderem das Forças, sem se importar se vão prejudicar os militares de carreira. Pena que existem muitos QE alto padrão, que com certeza não são representados por essa minoria sindicalista, mas que se queimam da mesma forma. Lembrem-se do que fizeram quando estiverem sendo mal tratados pelo 3º Sgt na fila da SIP.

          1. Quem foi que lhe informou que que essa luta é so dos QEs? Essa luta é de todos os graduandos MB e da FA que uerem corrigir essa injustiça

          2. sou QE com muito orgulho, sempre trabalhei de maneira correta, sempre respeitei meu superiores nos meus mais de 15 anos de cabo, depois sai 3º e 2º sgt e continuei obedecendo e respeitando a todos,não importa se fizemos concurso ou não, pois conheço um montão de gente de carreira que não querem nada com nada, no meu batalão não conheço nenum QE que seja vagabundo e de carreira conheço varios, mas o que vejo aqui varios comentarios falando que o QE não merece ser valorizado, até parece que vão tirar dos poderosos de carreira pra dar para o QE, inveja é uma m…..

          3. A diferença está aí. Vc disse que vaoy ganhar com o PL. Mas o Soldado, Cabo (estabilizado) 3° Sgt QE, Vão perder e ficar com o salário negativo, vc acha isto justo? Porque o nosso Adicional de Habilitação, vai ficar em 12% durante os anos e eternamente? Enquanto a os militares de Escola terão acréscimos? De carreira o QE também é. Ou saímos dos 12% ou lutaremos contra esta MP do mal II.

          4. Porque um General irá ganhar 10% de gratificação de representação mesmo na reserva e os graduados não?
            Os graduados deixam de representar a força quando vão para reserva?

          1. Criaram um aproveitamento de mão de obra barata, mas com muita competência e qualidade.. Pois ensinamos lobinhos egressos escola e, Asp egresso da AMAN. Cumprimos nossas missões, sem deixar nada a desejar a nenhum outro militar de carreira, como nós.

        1. A esquerda vai aproveitar a oportunidade entrar nos quartéis graças ao egoísmo e a intransigência de “nossos” chefes e da burrice de a alguns inconsequentes que vendem a alma pra garantir algumas migalhas…tipo, se eu não ganho ninguém ganha. Existem meios jurídicos para corrigir distorções e injustiças…basta esperar o momento certo. Assim fica difícil….

      2. Tem gente tão inteligente que acha que o Frouxo está preocupado com militares.
        Ele quer que vá para o Plenário pra acabar fazer a mesma coisa que está acontecendo com a lei anticorrupção.
        Enrolar e desidratar o máximo possível.
        Depois militar ganha fama de burro e não sabe o porquê.

        1. A culpa disso tudo é dos generais dos anos 80 e 90 que permitiram que esses sanguesugas chamados de QE estabilizassem criaram na verdade o Exército criou COBRA VENENOSA que hoje está semeando a discórdia e a desunião fazendo aliança com comunista bandido do tipo desse Marcelo Freixo um vagabundo defensor de bandidos e maconheiros. Triste essa situação vergonhoso ainda bem que daqui a alguns anos essa raça ruim não existirá mais no Exército.

      3. Este deputado odeia militar podemos ver o seu caráter para poder obter votos, pergunte a ele o que ele já fez por nossa classe. Caíram no canto da sereia.

      4. A que ponto chegamos.
        Correr atrás de um aproveitador deste que sempre pregou a extinção das FFAA.

        Menos mau que não dará em nada. Para a aprovação basta maioria simples.

        E agora com o apoio da bancada das PM que entraram no PL. Será aprovado sem dificuldades e teremos a REESTRUTURAÇÃO DAS CARREIRAS.

      5. Quer dizer que se bandido tiver uma proposta melhor vc se alia a ele e vira a casaca rapidinho? Bela lealdade. Se for pra ter aliado que pensa assim, prefiro estar sozinho. Não estou nem um pouco satisfeito com toda essa palhaçada desse PL, e como todos, estou a quase dezenove anos esperando uma oportunidade como esta pra corrigir o absurdo e injustiça que fizeram com a gente em 2001, mas não é mudando de lado e me desvirtuando com quem só faltou transformar nosso país em comunismo dessa forma tão vendida que correr atrás do que quero. E tem outra coisa, quem tem essa opinião de que o presidente deveria se posicionar tão explicitamente pela gente, não sabe mesmo o papel de um presidente. Ele não foi eleito pra governar pelos militares e sim pela nação a qual temos o dever de defender.

        1. Lealdade se tem a quem é leal a você. Em uma guerra, o inimigo do meu inimigo é meu amigo. Os generais sempre foram inimigos dos graduados. O exército sempre foi inimigo da MB e da FA. Então cada um luta com as armas que tem.

      6. Bom dia pessoal. Há que se entender que o PL não é aumento de salário e nem tão pouco reposição salarial. É reestruturação de carreira. Então, partindo deste princípio, está correto o PL.
        É somente ver quem está a reclamar: sgt QE, que nunca deveriam nem existir, pois nem concurso público fizeram e diante disso já foram demasiadamente beneficiados com a estabilidade e na sua maioria com duas promoções. E ainda os sub ten que alguns por incompetência e outros pq qdo foram p reserva não existia o CHQAO. Mesmo que p plenário , é certo que vai ser aprovado e esses aí de esquerda sabem disso, só estão surfando na onda do oportunismo p conseguir alguns votos desses chorões aí.

        1. O problema é que estes cursos serão de acordo com a administração,ou seja, e regido por portaria não é direito como para os oficiais e então se não for conveniente a administração não concederam e pronto.
          Reserva contra a ativa e contra os Se a é tudo que os generais desejam pois grupos divididos são mais fáceis de se dominar e manipular.
          Quanta gente acreditando nos generais. Se o PL é bom qual receio em que vá para plenario.
          Assistam as sessões da Câmara relativas ao PL e minimamente perceberão que a única maneira de corrigir as distorções do PL é indo a plenário, pois na comissão o relator já deu seu recado que é:
          Não vai alterar nada do texto original, afinal ele recebeu uma medalha.

      7. Parabéns aos QEs!! Conseguiram tocar horror no negócio. Depois de anos sendo massacrados com salários defasados correndo atrás para conseguir melhorar os proventos aguardando promoções demoradas e mendigando cursos, após conseguir com muito sacrifício ser aprovado em um concurso muito concorrido a nivel nacional como o da ESA, agora que todos nós de carreira teríamos uma melhora em termos de valores, aparecem estes impecilios de dentro da própria força, agindo deslealmente se vendendo a políticos que só estão querendo tumultuar o processo. Duvido que algum praça de carreira não esteja aguardando ancioso que o PL passe do jeito que está!! Fiquei anos e anos com 12% de Habilitaçao porque não fiz cursos, só passei a 20% depois do CAS, por força regulamentar, com 20 anos de serviço a época e com 30 anos agora continuo com a mesma coisa agora vamos ter merecido reconhecimento com a reestruturação. Se existe na tropa ainda militares estabilizados que não foram alcançados pelas diversas legislações que regem a carreira dos praças não temos culpa. Se eu não tivesse passado na ESA hoje eu não estaria onde cheguei, porque com certeza eu não conseguiria me aproveitar da Canetada de General nos anos 80\90 pra ficar estabilizado por estar em função especifica.

          1. Vc deve ter dado golpe no CONCORRIDO concurso da EsSA, pois escreveu EMPECILHO errado….grande sargento deve ser você…kkkkkkk..
            Sou capitão da reserva e acho que deva ir à plenário sim.

          1. Querido amigo SGT 2002, como os militares sem noção de política fazem mal para os irmão de farda e para si próprio.
            Nessa tal comissão da Câmara dos deputados, somente o pessoal da esquerda defende os militares do “BAIXO CLERO” ou seja, os graduados. TODOS OS DEPUTADOS DE DIREITA que os jegues milicos apoiam…Falam em votar no PL 1645 da forma como chegou na comissão. Portanto, a DIREITOPATA BURRICA aprendam a discernir e a votar. Caso contrário, continuarão chorando e ganhando mal.

      8. Essa choradeira é infundada, a única classe prejudicada da foi a dos Sgt QE, no entanto ganharam quando ficaram na força sem concurso, quando foram promovidos a Sgt sem curso e ganharam muito quando foram promovidos a 2 Sgt, os demais todos levarão vantagens, reclamam pelo costume de reclamar.

      9. QE porra nenhuma, Graduado sou eu, de EsSA. Cansei de fazer livro para Sgt QE que mal sabe escrever. Fiz EsSA, EASA e vou fazer CHQAO. QE deu foi sorte. Daqui a pouco nem vão mais existir. Cessa o papo. FFAA tem que pensar nos graduados de carreira que são maioria, a base. Geram gastos e contribuição.

        1. É mesmo, então te informa direito, que antes dos anos 90 sargentos de escola faziam provinha dentro dos quartéis e esses mesmos generais que falam tanto em meritocracia na sua maioria estudava em colégios militares e de lá iam direto para a academia sem prestar concurso ou eram filhos de militares oficiais e tinham vaga garantida. Hoje os tempos são outros por isso não fala bobagens. Por causa de egoísmo dos nossos chefes para com os “estamentos inferiores”, como sempre nunca deram espaço para os praças participar de tão relevante assunto, que é a reestruturação da carreira.

          1. Conheço mais filho de praça na academia dos anos 80/90 do que de oficial. Isso se referindo a vaga cativa para os alunos bem sucedidos nos colégios militares.

          2. Sargento ESA
            Não posso aceitar esta de provinha dentro de quartéis, fui pra ESA em 77, com 15 anos de praça e 14 de cabo, com 33 anos de idade, sofri o pão que o diabo amassou com os pés, mas recebi minha divisa de 3 sgt a custa de suor e sangue, nada tenho contra QE,muito pelo contrário, tenho diversos amigos QE, mas não me venham com provinha nas cochas, pois na prova que fiz eram 29.000 mil candidados.

          3. então você e um INCOMPETENTE que não conseguiu passar na “provinha dentro dos quartéis”. Deixa de ser burro e entenda que é uma REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA, voltada para quem tem carreira, ou seja, aprovados em concurso público de âmbito nacional.

    1. Melhor ser de esquerda que aceitar tudo calado como vaquinha de presépio. Cada sabe onde seu calo aperta. Kero ver esses tais de altos estudos serem os primeiros da fila em caso de guerra. Meritocracia hipócrita .

    2. Não são só os QES que estão angariando simpatizantes para nosso lado. São todos os Sargentos e Suboficiais, Sbtenentes das 3 Forças. Só os inteligentes e corajosos. Os cavardes são como vc que postou texto contra esses abnegados e heróicos companheiros.

      1. Porem temos que ver , que ha uma gerra de ego entre as classes mais baixas, vamos ser mais realistas e nos defender, os QEs estão se mostrando mais unidos que o resto dos praças, então tem muita coisa errada ai, ou todos se unem na mesma causa , ou fiquemos criticando sentados em nossas mesas e só tomando fumo, parabéns aos QeS pela demostração de coragem,
        Mas digo e repito , temos que nos unir , e se todos brigarem junto para melhorar nossas condições ninguém vai falar nada, e quem sabe seremos vitorioso

        1. “Unir” com que propósito, cara-palida? Para sargento QE ser promovido a subtenente no toque de mágica? Distribuir gratificações sem mérito? Seria para isso a união?

          1. Está com medo? Há mas que sair capitão QAO sem prestar concurso para oficial, me esqueci criaram o CHAO online para receberem altos estudos, essa é a meritocracia? Credo tem capitão QAO fazendo CHAO antes de ir para a reserva para habilitar. Mas com esse gasto você não está preocupado seu egoistão.

        2. Isso ai, os QE estão certos. Uma coisa eu vi nas FA, OF se apoia e praça briga entre si. Vamos lá, ta certo o Bolsonaro não receber sua base pra conversar? Ta certo general ter super aumento e ir pro teto, ao invés de repartir o bolo justamente, afinal voto é voto? Tudo isso pra mim é falta de respeito com a base e vai custar caro pro governo que no futuro va perder muito voto.

          1. Desde quando a base do Bolsonaro foram os militares?? Há muito tempo ele já vinha angariando simpatia de diversos segmentos da sociedade. Na verdade muito milico não queria nem ver a cara dele.

          2. Bolsonaro já havia adotado a pauta de costumes em seu discurso há muito tempo. Os militares já não eram a sua prioridade. Falava mal de gays, lésbicas e outros segmentos. Generais, não queriam de forma alguma ouvir o seu nome. Até para arrumar um partido foi difícil. Um vice, foi outra luta. Como civil nenhum queria e a popularidade crescia, a caserna se engajou e levou o capitão da reserva à presidência, juntamente com um general. A reboque muitos deputados, que não ganhariam nem para síndicos de seus prédios. Uma vez eleito, como todo o político esqueceu as suas bases. Confesso que não votei, mas também não esperava tamanha indiferença, para com aqueles que o apoiaram desde vereador. Cargo este que só ocupou por dois anos, enquanto o então ministro do exército Leônidas Pires Gonçalves, salvo engano tentava caçar à sua carta patente. Eleito deputado graças aos estamentos inferiores, como os generais gostam de se referir a nós o mesmo encontrou o paraíso. Bem lá no fundo, tenho á esperança que ele ainda há de intervir na correção de tamanha injustiça. Aos que gostam de citar os sargentos do quadro especial, como responsáveis por essa celeuma, não esqueçam dos Suboficiais da MB e FAB da reserva que estão sendo prejudicados. Assim como pensionistas de militares de baixa graduação.

    3. Ja que critica mostra sua cara, ser anonimo e fácil, mas deve ser aqueles Sgts que nunca fez nada, ou seja só mamou do seu serviço e fica ai no anonimato arrotando honestidade e moral.

    4. A onde está os deputados militares por Ex. Helio Negão para brigar pela igualdade pq o desconto vai aumentar igualmente, Ok, se vc não tem o que falar fique de boca fechada.

    5. Creio que as criticas aos QE são infundadas. Já disse nesse blog uma vez e repito: São tão ou mais militares do que muita gente que ostenta altos estudos nas forças. Merecem ser valorizados sim, como todos!! O PL é injusto, sim. Mas n creio q vá mudar pois já foi acertado com as cúpulas. O pessoal da reserva partiu para luta inspirado nos QEs. Então se mudar alguma coisa deveremos lá na frente agradecer a aqueles que inicialmente deram a cara a tapa sozinhos, sendo criticados por todos. Os grandes QEs!!

    6. Os responsáveis por isso, são os Oficiais-Generais das três Forças. E digo mais, esse PL, aprovado como está, será a maior sacanagem já feita às praças. O Bolsonaro sabe de tudo, e não quer intervir para modificar esse tal famigerado PL 1645/19. Meu voto e de minha família, ele não terá mais. Acredito, também, que milhares de praças com suas respectivas famílias, não votarão nele. Isso constitui-se em alguns milhões de votos.

      1. Errado meu amigo!!! Vai ganhar meu voto de novo e de toda a minha família!! Viva a meritocracia!!! Já escutei de alguns companheiros, que agora se dizem injustiçados: fazer ESA pra que?? Taí a resposta!!!
        Finalmente terei meu esforço recompensado!!! Viva os estudos e quem tá achando ruim VAI PAPIRAR!!!

        1. E você é um egoistão, vai pagar para manter as beneces dos oficiais superiores, sempre será ” instamento inferior”, desunido em vez de brigar por paridade vai perder e quando você estiver na reserva vai ver seu salário cair e se lembrar da categoria que lutou por mudanças e você além de não fazer nada ainda criticou.

    7. Olha o que os generais estão fazendo, a tropa gosta do PSOL, depois dessa facada nas costas prefiro votar no Freixo do que no Papagaio de Pirata.

      Não sou QE, não sou da reserva. sou de carreira e da ativa

      E digo mais aos que estão críticando essas classes, vocês são a reserva de amanhã

    8. Não, não. Há milhares de sgt de carreira inativos que vão ficar ganhando 23% a menos que outro de mesma graduação. Não seja egoísta ou hipócrita ou os dois juntos. Essa PL tem que ser corrigida sim! Quem pensa só em si é um canalha.

    9. Parabéns aos graduandos da MB e da FAB pela luta! Se tiver que buscar apoio do deputado Marcelo Freixo, faça dessa forma. A campanha para 2022 já começou contra esse governo verde oliva traidor. Aos militares do MB e da FAB, vamos fazer uma campanha nefasta para retirar esse governo.

    10. Se os generais não utilizassem de esperteza para se beneficiar neste Pl,nada desta situação estaria acontecendo, infelizmente eles tiram dos praças,sargentos, subtenentes e tementes e simplesmente se apossam e fica por isso mesmo,isto tem que mudar chega de ser desvalorizado e humilhado.

    11. Esses QE são muito burros, toda essa movimentação só atrai olhares para as diferenças da nossa proteção social comparada com a previdência dos paisanos. Com isso vão conseguir que nos tirem ainda mais direitos.

    12. Ninguém entendeu a PEC.
      A gratificação de disponibilidade não é cumulativa com a de tempo de serviço.
      Fica a maior.
      Exemplo:
      Cel-Tempo Sv 30 anos-30%
      Dispon mili-30%
      É o mesmo percentual,não aumenta nada.
      Só em julho incidirão os indices de curso.
      Entenderam?
      Cuidado com estes políticos malandros que querem se beneficiar .

  1. Na DEMOCRACIA as coisas acontecem dessa forma mesmo! Não pode meia dúzia de generais, querer privilégios para eles próprios, e inclusive dando os mesmos privilégios para os outros generais que estão na RESERVA!

    Vamos continuar fazendo barulho, sim! Não vão levar essa na moita!

    A carreira militar tem princípios basilares, mas não podemos ser cordeiros e aceirar tudo calado.

    O congresso e a casa do POVO, e é lá que são pautadas os interesses da sociedade.

    Generais não podem legislar para um certo grupo, mas para TODOS!

    Vamos continuar enviando e-mail para deputados, senadores, cobrando eles nas redes sociais, pois só assim, a verdade vem luz!

    Ou é para todos, ou é para ninguém!

      1. Temos que apoiar quem está nos ajudando.Infelezmente,nenhum oficial general,ou próprio Presidente dignou-se a nós ajudar,impedindo tamanho injustiça.Estou decepcionado com a postura negligente e acovardada do mandatário da nação.Espero que mude de postura.
        João 8:31

      2. Essa PL é “braço forte, mão na cara (dos praças inativos)” . Se a direita não é justa, abre espaço para a esquerda fazer barulho. Pena o silêncio do Bolsonaro e hélio negão, vai ficar como traidores de boa parte dos praças nessa PL.

        1. Sempre foram só bobo que não percebeu que eles queriam somente o bolso deles, pô brincadeira esperar alguma coisa desse tal de Hélio e piada.

    1. Que carreira voces tem? se quiser fizeram concurso, agora querem ganhar no grito promoções. Quem pode brigar pela carreira é quem estudou e se submeteu a um concurso público. B

      1. Eu particularmente desconfio dessa boa ação em levar a discussão da PL para o plenário, temo que perderemos mais direitos que ganharemos.

        Em 2023, o impacto do autos estudos do adic hab 73, estará representando em torno de 36% da remuneração.

        Atualmente os autos estudos de 30%, representa algo em torno de 18% da remuneração.

  2. Freixo??!! O mesmo que diz que a solução da seguranca no RJ é colocar piste de luz?? Aquele que é a favor de aulas de sexualidade e ideologia de generos nas escolas?? Tem certeza que vcs vão se aliar a isso?? Lembrem -se que ele faz parte da mesma esquerda que nos deixou a mingua durante anos e chegamos onde chegamos…

      1. AMIGO, medo nenhum. Se o PL passar ótimo, se nao passar bom tbm. Não sou desesperado por dinheiro e nem faço certas coisas para atrasar a vida dos meus companheiros por dinheiro. Eu, gracas a deus, tenho uma coisa chamada PRINCIPIOS, nao me vendo a qualquer um. Porem, acho que vcs estão sendo extremamente egoístas, já que quem vai tomar 35 anos, ou seja, 5 a 7 anos (com LESM que vcs tiveram) a mais que vcs de tempo de servico são os que entraram agora na carreira. Vcs não pensam neles, aliás vc só pensam em vcs mesmos. Então, boa sorte com vossos pleitos, só acho que dificilmente serão atendidos pq a esquerda é a minoria no congresso. Isso se ele conseguir as assinaturas, pq a única coisa que ele quer é demonstrar simpatia a vcs para obter votos nas proximas eleições, da mesma forma que os “lideres” das associações.

          1. Mas não são eles que estão reclamando. Não os use para “encorpar” a sua causa. A oportunidade de evoluir na carreira e ganhar o que um capitão ganha hoje, os faz buscarem a excelência e é isso que precisamos.

      2. “Melhor ser de esquerda(…)”?
        Companheiro, vá debater com a esquerda na China, em Cuba ou na Venezuela pra ver se você não ganha um campo de trabalho forçado ou uma sentença de fuzilamento.

    1. Só para te ajudar a não passar mais vergonha, ideologia de gêneros não existe, é invenção dos falsos moralistas da direita. O correto é identidade de gênero, que nada tem a ver com ideologia, ok?! E também, te avisar que não é aula de sexualidade, mas de educação sexual, para que nossos filhos saibam quando estão sendo abusados ou assediados, da mesma forma que aprender sobre prevenção de doenças e gravidez precoce. Se não entende ou não aceita essas questões que são fato e de suma importância, tem que se ferrar com os desmandos desse idiota que colocaram para DESgovernar o país!

      1. Seguinte Joe: na escola tínhamos aulas sobre como prevenir DST ou gravidez indesejada, isso inclusive nas aulas de biologia. Era muito válido, mas nunca nenhum professor tentou nos impor a ideia de que nascemos sem sexo e decidimos no decorrer da vida. Se é invenção assista novelas da tua Rede Globo, acesse sites de esquerda ou leia livros escritos por seus representantes. A esquerda quer sim destruir a família tradicional, um dos pilares da sociedade, para facilitar a implantação do seu projeto de DESgoverno. Fico com asco em pensar que indíviduos tão sórdidos, que buscam apoio de Freixo, usam a mesma farda que eu. O diabo pode dar, mas depois irá muito caro.

      2. AMIGO, denomine da forma que vc quiser, se é seis, meia dúzia ou metade de doze não interessa, o que importa é a ideia. Só pelo fato de vc se prender a nomenclaturas, já vejo o quão doutrinado vc é, mas ok, vamos tentar. Se não achasse o tema importante não estaria comentando sobre isso, porém penso que esse tipo de educação não deveria ser acessado por crianças de qualquer idade, como foi planejado sim pela sua esquerda, mas vcs insistem em negar, assim como negam e arrumam desculpas para diversas outras coisas (prisão do lula, condenação do Haddad, etc…), mas razoabilidade é a última coisa que vcs possuem. Enfim, vc determina qual o momento apropriado para discutir isso com seus filhos (Se é que vc tem), o problema é seu e cada um no seu quadrado. Contudo, eu como pai tenho o direito de escolher a forma como educar meus filhos e a hora que eu entender certa de debater sobre esses tópicos, sem ser imposto por pessoas que não tem moral alguma para falar sobre respeito e educação.

      3. Ferrados nós já fomos pelo ladrão e pela mula do seu PT, que DESgorvenaram por 13 anos o país. Vá “professar” seus CONCEITOS, DOUTRINACÃO E IDEOLOGIA em outro lugar, pq aqui esse teu papo não cola.

  3. É…ir para o plenário da Câmara…sei…com estes políticos? Ninguém pensou que tudo pode piorar? Em plena reforma da previdência? Se bobearem…quem está na ativa acabará na vala comum do INSS! Antes de algum QE achar que vai ser bom…pense…se um coronel for com o teto do INSS…você irá se aposentar com MUITO menos! Talvez com salário mínimo…aí vai chorar de verdade…

  4. O JOGO SÓ ACABA QUANDO TERMINA!

    OS “ELITIZADOS” ENTÃO PENSANDO QUE AQUELE TIME DA “TERCEIRA DIVISÃO” DOS ANOS 80, AINDA ESTÁ JOGANDO NA RETRANCA, SÓ LEVANDO PANCADA????

    ESTAMOS ATRÁS DOS BONS “JOGADORES” QUE NOS AJUDEM, NÃO IMPORTA O PARTIDO DELES, OPS……O TIME DELES!!
    O QUE NÃO PODE É SAIRMOS PERDENDO!!!!!!

  5. AO: Anônimo no 20 de setembro de 2019 a partir do 20:37
    Parabéns QEs, vcs são a extrema esquerda militar e como tais estão atraindo vermes para suas causas…

    MEU AMIGO JÁ QUE NOSSOS CMTS NÃO VALORIZA SEUS COMANDADOS, SABE O QUE ACONTECE????

    – “SEU EU NÃO ADOTAR MEU FILHO, VAI TER ALGUÉM NA RUA QUE VAI ADOTÁ-LO!!”

  6. Ir para o plenário vai ser muito bom para avaliarem o projeto ,saber se tudo esta correto e justo ,será muito saudável ,pode ser que talvez nem passe ,nem para cá nem para lá ,ou no minimo terão que mandar fazer mais medalhas ,mais gastos com passeios.

    1. Seu egoísta, você deve estar na reserva, enquanto que novas gerações ainda vão passar no concurso para quem sabe, se aposentarem com o teto do INSS, ou ainda, com idade mínima.

  7. PL igual para todos os militares, ou as palavras Irmãos de farda é pura falsidade.
    Os SGT QE são exemplo de trabalho e dedicação, merecem o reconhecimento.

    1. KKKKK!!! Tá de sacanagem né!!!
      QE só fica na boa meu peixe. Ou é baixado ou inventa qualquer coisa pra ficar fora das missões, principalmente escala de serviço!! Dedicação só se for pra enrolação.
      Já ganharam muito com uma promoção sem se quer cumprirem interstício, isso ninguém fala!!! Estão querendo mais??? Papirassem à época.
      É o que eu penso e acabou!!!

      1. Acomodado é você que quando teve a oportunidade de estudar não o fez!!!
        Agora fica aí querendo ganhar sem ter como!!! Só falta querer que CFC vire Curso de Altos Estudos!!! Me poupe!!! Estou muito feliz com essa reestruturação, finalmente, depois de 27 anos de serviço o EB está reconhecendo todo meu esforço e de demais companheiros.
        Quando você saiu segundo sargento, sem nem ter interstício para a promoção você reclamou??? Se enxerga!!!

  8. Nunca pensei que um dia daria razão para esse pessoal de esquerda, mas os generais assim fizeram com que a tropa fosse dividida covardemente.
    Nunca pensei que bolsonaro fosse abandonar os seus soldados.
    Sinto-me enganado pelas promessas não cumpridas e o silêncio dos que bateram a nossa porta para pedir votos. Agora, não dão uma palavra contra essa vergonha que está sendo manipulada pela cúpula.
    É uma total covardia o que estão fazendo com esse PL dos generais, muita ganância para uma cúpula podre e ambiciosa.
    Uma valorização no soldo resolveria tudo isso,sendo que não queremos mais nem menos apenas uma justiça para com os outros que já estão no serviço público.
    Cadê a revogação da MP DO MAL? Não se fala em pagar os 28%,
    É só retirada de direitos e CASSETE na tropa.

  9. Fico olhando aqui. Um monte de gente abre o bico e canta de galo, malha General, malha os “velhinhos” como se fossem ficar jovem a vida toda, mas na hora de colocar o nome preferem “ANÔNIMO”. Aí é fácil malhar né? Cadê a coragem nessa hora?

    1. Tem que ser anônimo, pois eles são covardes e vão perseguir, assim que puderem, dentro ou fora da caserna.

      Cadê a coragem deles para falar a verdade sobre o PL1645/19?

    2. Ponha o seu nome completo e o seu CPF . “Almir” pode tanto ser o seu nome como um pseudônimo! Obs: Se valer de
      nome e CPF alheios é crime!

  10. Se a direita não resolve (mito), então freixo, gleise, pimentel, david miranda.. etc… vai resolver…. aproveitam a oportunidade e resolvem, é fato!! o resto é mimimimi!!!

  11. A história se repete em 2019, só procurar vão ver oque aconteceu com os graduados da marinha e força aérea – ” A Revolta dos Sargentos foi uma rebelião promovida por cabos, sargentos e suboficiais, sobretudo da Força Aérea e da Marinha do Brasil, em 12 de setembro de 1963, em Brasília, motivada pela decisão do Supremo Tribunal Federal de reafirmar a inelegibilidade dos praças para os órgãos do Poder Legislativo, conforme previa a Constituição de 1946.” Foram apoiados pela esquerda, responsaveis foram presos mas depois foi conseguido o que se propunha. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Revolta_dos_sargentos

    1. Revolta de Sargentos é coisa do passado (bem passado), em lendas e conversa de aposentado. Os tempos são outros. As revoltas ocorriam dentro dos quartéis e dos quartéis para fora. Nunca houve revolta movida por inativos. Vamo estudar gente, vamos ler….

      1. Eu votei nesse gorverno. Esse mesmo governo está perdendo a sintonia com sua base principal. O governo é de quatro anos. Se isso continuar como está certamente outros levaram o pleito em 2022. E digo os nossos inimigo só está esperando uma oportunidade para ter o poder novamente. O Cap só precisa usar a caneta Bic dele para fazer os ajustes na pl1645. Aí ele fica bem politicamente.Caso contrário às vitórias nas urnas para ele e,seus filhos não seram positivas.

  12. Se a direita (MITO), não resolve a situação, é óbvio que iremos procurar a esquerda, FREIXO, GLEISE, PIMENTEL….ETC.. , não podemos nos calar perante tantas injustiças proferidas neste PL, que beneficia apenas uma minoria, deixando fora os R1 e pensionistas!! BRASIL ACIMA DE TUDO!!!!

    1. Caldeirão é foda!
      indo para plenário o resultado será o seguinte:
      -35 anos, sem pedágio de 17%.
      – Aumento dos descontos para todos.
      – sem adicional disponibilidade
      – adicional habilitação igual já tá, com CHQAO 30%.

      Ou seja, os QE continuarão sem nada! ou querem equiparam o CFC com ECEME?

      A reestruturação é da Carreira militar e daqui há alguns anos não existirá QE.

      Mas analisando friamente o PL atual, poderia pelo menos os cursos de formação para os militares estabilizados serem com percentuais maiores, assim os QE entrariam.

      Não desvalorizando os temporários, mas eles não ficarão por 35 anos na carreira e para eles é simples de resolver, basta não pedir prorrogação.

  13. Mais um aproveitador fazendo barulho só para angariar apoio do gado. É por isso que o Brasil está falido, o povo acredita em qualquer promessa vazia de político aproveitador. É só observar os autores das emendas que enchem os trocas de esperanças e vão perceber que são promessas de deputados de esquerda aproveitando o momento para angariar apoio dos tapados.

  14. 2º Sgt Aroldo, Sgt QE da Reserva, Advogado, Pós graduado em direito militar, Docência do Ensino Superior e Direito Eleitoral. E só tenho uma coisa a dizer: -“o direito não socorre aos que dormem”.

    1. “Advogado, Pós graduado em direito militar, Docência do Ensino Superior e Direito Eleitoral”. Há discrepância entre a qualificação apresentada e a pobreza da argumentação, vai ficar nisso… só nesse jargão jurídico repetido exaustivamente em sala de aula?

  15. Se for para o congresso vai passar do mesmo jeito . A reforma da previdência passou com 3/5 . Para um simples Projeto de Lei precisa apenas de maioria simples, e o governo, pelo bem ou pelo mal, tem ampla maioria nas duas casas. A oposição não está aprovando nada na casa.E outra coisa , não é o PL inteiro que vai para o plenário, mas pontos específicos da matéria citados no recurso ( provavelmente o adicional habilitação e talvez o de representação também ) . De qualquer forma a jornada vai ser longa.Fora isso tem a bancada da bala + forças armadas que não querem ver os planos de paridade e integralidade azedarem na reta final.

  16. Neste momento de covadia conosco da reserva, bem como os pensionistas, não podemos escolher o partido, seja ele da esquerda ou direita, temos que ter objetivos concretos, não importa se é a gleise, freixo, ou david miranda..etc.. o importante é que se faça justiça nesta PL, que não é o caso neste momento….Sou militar igualmente a qualquer general… eles (generais) receberão 10 %, independente que sejam da ativa ou reserva, para falarem bem da instituição, e EU, tenho só obrigação como previsto em REGULAMENTO!!!! NEGATIVO… A LUTA É ÁRDUA E LONGA!!!! PARABÉNS AS ASSOCIAÇÕES!!! BRASIL ACIMA DE TUDO!!!

  17. Cara !! Na boa !! Esse povo da nojo !! Olha onde os caras foram procurar ajuda !! Isso é militar aonde ? Isso é culpa do EB, colocar esse tipo de gente sem filtro moral, sem capacidade cognitiva, sem estudo.

    1. Concordo plenamente Braga. Graças a deus sou muito feliz na MB e não vendo meus PRINCIPIOS, MINHA DIGNIDADE e, principalmente, MEU VOTO por nada, pra nenhum político aproveitador ou pra nenhum “lider” de associação de praças!!! Devo muita coisa a marinha e reconheço isso, faço meu melhor e graças a deus sempre me senti reconhecido e recompensado pela força.

    2. Cara fica tranquilo ,não precisa derrubar ninguém para se dar bem ,vai tomar a sua cerveja e relaxa ,sempre tive simpatia pelo PSol que fazem um belo trabalho social

    3. Os generais não querem aumentar um dia do tempo de serviço para ir para reserva sem receber RS 30.000,00. Ferrando o povo brasileiro e a tropa toda.

    1. Sou concursado, fui aprovado em todos os concursos internos que fui obrigado a fazer, não devo nada a ninguém e estou aqui por mérito próprio. Não mudei de profissão por não desejar outra carreira.

      1. Sargento vai fazer Altos Estudos pra que? Pra aprender levar mijada de R barra. Me poupe. Sargento tem de cursar formação, especialização e aperfeiçoamento strictus sensu e não altos estudos por correspondência e ainda querem ganhar 28% a mais que os Aperfeiçoados. Aliás 28% equivale em termos de remuneração hoje a 28 anos de efetivo serviço prestado . Não tão vendo que vai fazer Altos Estudos para morrer SUBAO.

        1. Essa é a mentalidade perversa de quem não teve possibilidade de fazer curso de especialização no EB devido a amaro legal. Acho que nós, militares concursados, temos que unir nossa força agora. Chega de aguentar QE brigando no escuro somente para interesses deles. Temos que deixar de sermos acomodados e apoiar essa reestruturação. VAMOS LUTAR PELOS NOSSOS INTERESSES COMO ELES O FAZEM. REESTRUTURAÇÃO SIM!!! EU APOIO!!!

  18. Volto a retificar; o bom da DEMOCRACIA e o bom debate!

    Essa história de querer aprovar um Projeto de Leia às pressas, não vai funcionar!

    Se a MP dos civis foi a plenário , por que seria diferente o PL dos militares? Não faz sentido!

    O Congresso é a cada do POVO é lá que se deve discutir, COM TODOS, as mudanças que impactará na vida de todos.

    De capitão pra baixo esse PL não está bom! Como 2 tenente ( reformado) não concordo mesmo!

    Vamos continuar nos mobilizando! Encaminhando ensil, sendo participativas nas redes sociais dos políticos e, inclusive, dos filhos do Presidente para chamar-me-ia atenção. O Major Olímpio está com novo, assim como outros deputados. Pouco importa se são de esquerda ou de direita, o que está em jogo e a JUSTIÇA SOCUAL!

    Se os generais podem fazer “ conchavos” com o PC do B, por que nós deveríamos buscar só políticos de direita? Na política ganha quem ARTICULA melhor!

    Portanto, secasse projeto de lei fosse JUSTO não estaria no centro das discursão entre nós.

    Quem não gosta de debate é DITADOR! O bom na democracia que há peso e contra peso!

    1. Quase certeza que tu nem leu o PL na íntegra. Pra falar tanta bobagem, com certeza não leu. Deve ter formado opinião baseado no grupo de whatsapp, ou na rodinha de milico da reserva quando tá lá no hospital.

    1. kkkkkk corta a cachaça! Tá te fazendo mal! Um QE não fez nem concurso pra ser sargento e tu quer que vire presidente!? kkkkkk CORTA A CACHAÇA!!!

  19. Integridade moral é que falta para muitos que vestem e vestiram a farda, nunca falaram uma vírgula quando eram beneficiados, não tem o mínimo de capacidade intelectual para compreender o PL, dizem que não serão beneficiados quando na verdade todos estão, mesmo aqueles que foram embora depois de 2001 terão um adicional de pelo menos 60% baseado no soldo, onde está essa tal injustiça? É por causa dos 10% dos generais? Ou o 73% do altos estudos ? Preferem mesmo abrir mão desses valores por pura birra ? Se eu não tiver ninguém terá, é isso mesmo? Tentam dificultar uma proposta que pela primeira vez na história do país esta praticamente aprovada, podem jogar fora a única oportunidade real de melhora financeira para as Forcas Armadas por puro egoismo. Felizmente de nada adiantará, pois, tudo dentro do PL é complemento para a reforma da previdência, é inocência demais de vcs pensarem que vão mudar qualquer coisa aumentado o impacto orçamentário do governo.

    1. Como sempre FN Braga esta corretíssimo, junto com 1ºSgt 2002, Militar R1, dentre outros, dá exemplo de honestidade, valores militares e sobretudo racionalidade, caracter e inteligência.

      Esses inativos desocupados e subversivos, a cada dia dão ainda mais exemplos da total falta de valores éticos, morais e militares.

      Como se não bastasse a vergonha que vem submetendo os próprios militares, com sindicalismo e coitadocracia, agora buscam apoio de defensores de criminosos como é o caso do citado deputado e de seu partido.

      Parece nào haver limite para a irracionalidade desses inativos, que além de terem perdido a noçào do certo e errado, estào se vendendo para o próprio diabo, que como todos sabemos é vermelho

    2. Concordo que o PL já está aprovado! Apenas devo alertar que o mesmo garantiu todos os direitos e benefícios aos oficiais de academia! Concordo que um general tem que ter um salário compatível com o cargo que ocupa e que este salário tem que ser equiparado ao topo do salários dos três poderes!Isso pra mim é fato e indiscutível! Também gostaria de dizer que todos os militares pré MP do mal mantiveram todos os “privilégios” e benefícios ,portanto, não justifica qualquer reinvindicação por parte destes quanto à reestruturação pois esta,a meu ver ,tem a missão de reparar uma grande injustiça e “ressuscitar” o desejo da garotada em seguir tão bela e gloriosa carreira( tive oportunidade de conhecer o mundo graças à FAB e sou muito grato por isso,mas paguei com muito trabalho,suor, mãos imundas de graxa e inúmeros finais de semana de serão, seja de manhã ,de tarde,de noite e de madrugada).Apenas me nego a aceitar passivamente perder duas vezes ! Isso é um direito meu! É a minha visão! Uma pessoa ,pai de família,com mais de 50% do tempo de serviço dedicado à força,que assinou um contrato sob determinadas condições onde direitos e deveres deveriam prevalecer,se vê,da noite para o dia, “jogado”,de forma impositiva e inquestionável , para um lado incerto,com regras novas e pra ser realista ,ainda ouve: “Ou aceita,ou ‘vaza’daqui!” Quem entrou depois,deparou com estas regras novas . Não perdeu nada,pois não possuía os direitos anteriores! Esperava que o Bolsonaro ,como havia dito ao assumir a presidência, resolvesse esta “quebra unilateral de contrato”.Mas… Ok! Que seja então aprovado o PL ! Graças a Deus eu estudei e agora ,na reserva, irei fazer meu terceiro curso superior,numa universidade pública, “0800”…vida que segue!!

      1. Sub, Acho que essas correções podem ser discutidas para reduzir as diferenças num momento posterior. Entendo que o governo fez o que foi possível dentro da situação atual. O escopo é reduzir custos, fazer uma reforma para cortar gastos, logo não seria razoável sairmos dando “saldo negativo ” nessa conta. Se do jeito que tá, com economia de 10bi, o paisano já tá caindo em cima dizendo que foi pouco, imagina se fosse 10bi negativos?! Mas acho que do jeito que as coisas estão sendo conduzidas, os que se sentem prejudicados não vão conseguir nada positivo. Muito pelo contrário, essa queda de braço vai gerar apenas antipatia, raiva, ranço, chame do que quiser, com os outros 350.000 militares da ativa e mais outras centenas de milhares da reserva. Além de ser algo muito perigoso, pois está acontecendo um movimento e uma exposição enorme que poderá, em último caso, ser muito prejudicial para alguns. Muitos em audios e videos já desrrespeitaram artigos do código penal Militar e constituição Federal, e isso pode complicar, pois há comprovação do fato. Essa é a minha humilde opinião. Acho que dá pra continuar as reivindicações sem exposição, sem atrito e sem “forçar uma barra” que não vai levar a lugar nenhum, só trará prejuízos a todos, inclusive aos que reivindicam.

        1. Sim! Concordo! Tanto é que no início do meu texto afirmo que o PL será aprovado! Infelizmente eu perdi duas vezes e como disse:”fazer o que ? O jeito é mergulhar nos estudos e é o que estou fazendo desde que fui pra reserva!” Boa sorte para todos!

  20. O PRESIDENTE NAO NOS REPRESENTA TEMOS QUE PROCURAR APOIO DE QUEM QUE QUE SEJA ….. PODE SER ESQUERDA DIREITA BOMZINHO OU MALVADO O QUE VALE E O PASSARO NA MAO DO QUE DOIS VOANDO ……. OS TEMPOS SAO OUTROS HOJE TEMOS A INTERNET PRA NOS MOSTRA A VERDADE POR ISSO VAMOS NOS UNIR GRADUADOS DA ATIVA E DA RESERVA PARA LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS E NAO TEMOS MEDO DE ENTIMIDACAO POIS JA SABEMOS QUE HOJE MESMO AS PM SAO ANISTIADAS DEPOIS DA GREVE ENTAO NOS VETERANOS DA RESERVA PODEMOS NOS MANIFESTAR QUANDO QUISERMOS

    1. Então quer dizer que os fins justificam os meios? Aliar-se ao Dep Freixo (um destruidor da ética moral e da família) para conseguir compensação financeira? Senhores acordem, trata-se de uma Reestruturação da carreira, aguardada há anos por aqueles que um dia sonharam em ser militar de carreira e estudaram incansavelmente para isso.

  21. Meu Deus! É tanto disse me disse que acho melhor desenhar a tal da PL. Quem sabe assim, de forma bem clara e didática, com tabelinhas bem fáceis de entender o antes $ e o depois $ se chegue num consenso! Lembrando que agora é reestruturação e não reposição salarial!

    1. Vc realmente é inteligente amigo! Pois eu, 1 Sgt 2002 penso da mesma forma.
      Às vezes precisamos desenhar para os outros aprenderem que não se trata de aumento e sum reestruturação.

      Diferente do pensamento de meu colega de turma aí.

      1. Discorda agora que está pseudo-apoiando vcs. Na verdade, ele já percebeu que há um vasto campo eleitoral para ser explorado jamais imaginado. Votos que nunca seriam dele, poderá ser agora… Mas, esperar o que de uma pessoa que começa a frase escrevendo “DESCORDO”?? SOMENTE IGNORANCIA!!

  22. “O inciso II do artigo 37 da CF diz que a investidura em cargo ou emprego público depende de prévia aprovação em concurso público.”
    Não entendo, os Sgt QE não prestaram concurso público, tem todos os direitos dos demais militares na sua graduação e nem sempre as mesmas obrigações. Qualquer outro brasileiro para usar o FUSEX tem que prestar concurso público e SER APROVADO, passar no mínimo 2 ANOS E SER APROVADO em uma escola de formação, para depois poder pleitear alguma coisa . Os QEs sabiam das regras do jogo e nunca fizeram nada para para melhorar. Agora estão reclamando de que?

  23. Ainda bem que o PSol entrou e vai resolver esse problema ,ha muito torcia para que isso ,não resolveram quando tinham tempo ,zombando dos colegas ,arrotando com muita falta de humildade agora aguardamos o desenrolar dos fatos dessa

        1. Nunca achei que sou só eu. É que realmente nós influenciamos as opniões de quem não tem senso crítico necessita se passar pelos outros para emitir opniões e denegrir nossa postura.

  24. Devo parabenizar a estratégia do “nobre” deputado: dividir as FFAA, assim enfraquece indiretamente o governo. Igual a 64, vide a reunião de ST/Sgt no automóvel clube ou a presença de praças no palanque do Jango no comício da Central do Brasil.

  25. Senhores QE (s)! Então quer dizer que os fins justificam os meios? Aliar-se ao Dep Freixo (um destruidor da ética moral e da família) para conseguir compensação financeira? Senhores acordem, trata-se de uma Reestruturação da carreira, aguardada há anos por aqueles que um dia sonharam em ser militar de carreira e estudaram incansavelmente para isso. Não trata-se de uma reposição salarial, que aí sim todos teriam direito. Reconhecemos o valor dos Senhores, mas não temos como compará-los com os militares de carreira, que quando precisamos que vistam a carapuça de Sargentos e recebam missão e se comportem como tal são Cabos, ao passo que quando fala-se em compensação financeira querem sair Subtenente. Então senhores, não existe racha algum nas OM(s), nem tampouco desprestígios por parte do então governo federal e ao contrário do que pensam, nunca estivemos tão motivamos. Então meus amigos, deixem esta reivindicação para a Reposição salarial por que esta guerra já está perdida. O PL já está aprovado, inclusive previsto em LOA.

  26. Amigos, os QEs estão mesmo alinhados com o Freixo?
    Que vergonha rapaz…
    Isso que é pensar no próprio umbigo. E ainda QEs querem criticar os da ativa?

    Isso é nojento, atitude sem valor, voltada apenas em benefício próprio. Interesseiros.

    Não vai dar certo isso. E digo mais: cuidado os que estão apoiando.
    O tempos não mudaram. O governo é militar.
    Estes partidos políticos serão acusados de dividir a tropa, e aí entrarão na ilegalidade…

    Já vi esta história a algumas décadas atrás, e ela pode bem se repetir, de acordo com esta conjuntura atual (no país e no mundo).

  27. Alguns companheiros “sindicalistas de ocasião”, visando se dar bem em eleições vindouras angariando votos dos iludidos, estão pleiteando coisas absurdas, como o adicional de habilitação igual para todos. Estão querendo que o adicional seja o mesmo para quem fez CFSd, CFC, CFS, CAS, CHQAO, CAQAO, CFO, CAO, ECEME, etc. Estão de brincadeira, né? Vamos analisar?

    1. Sgt QE (uma aberração jurídica, pois não poderiam existir se fossem obedecidos os preceitos da nossa Constituição): fez o CFSd de pouco mais de nove meses (incluindo o tempo imenso empregado em faxinas e serviços) e o CFC de quatro meses (para alguns), sem prestar concurso algum (muitos são semi-analfabetos, principalmente os da região Norte), uma parte só estabilizou porque era babão (minoria eu sei) e nunca precisou ficar longe da família para fazer curso algum;

    2. ST/Sgt de carreira (concursados): fizeram o CFS (de 10 meses a 2 anos longe da família), CAS (3 a 4 meses, longe da família), CHQAO (2 anos, EAD) e CAQAO (4 meses, EAD); e

    3.Of/AMAN: CFO (5 anos, longe da família), CAO (2 anos, junto da família) e Altos Estudos (2 anos, junto da família).

    Os três grupos merecem receber o mesmo adicional de habilitação? Vamos ser razoáveis, né?

    1. Você sabe que não vai receber o mesmo valor, pois a porcentagem é igual mas o SOLDO E DIFERENTE. Ai que esta a sacanagem….PODERIAM ESTRUTURAR AS CARREIRAS DE TODOS COM OS MESMOS ÍNDICES… A diferença ficaria no SOLDO….Mas infelizmente militares igual a você não perdem a oportunidade para ver os outros se ferrarem….Sou QE e tenho familia, seu egoista….

  28. Parabéns aos graduados pelo amadurecimento político ao buscar o apoio da esquerda! Nesse sentido, os coronéis da assessoria parlamentar do MD no Congresso foram excelentes professores.
    Mas, se o PL 1645/2019 é tão justo, porque não querem que ele suba a plenário?
    O PL, propagado aos quatro ventos como a “Oitava Maravilha do Mundo”, realmente é agregador, pois uniu, conforme a Revista Sociedade Militar, os coronéis ao PCdoB e os graduados ao PSOL. Curiosamente, oficiais e praças unidos, com irmãos siameses, à ala mais radical da esquerda. Convenhamos, isso não é fofo?!
    Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. Entretanto, não esqueçam de arregimentar o PT, mas, claro, para o lado dos graduados.
    Como diz um velho e conhecido provérbio: “Pega fogo cabaré”!

      1. Pode conseguir 513 assinaturas. Mas será aprovado do mesmo jeito, só necessita de maioria simples e com o apoio da bancada da bala passará fácil.

    1. Esse PL 1645/19 é DESAGREGADOR, DIN!

      Se fosse justo os Generais não criariam um percentual de 10% para eles e para os Generais que estão na RESERVA!

      51 assinaturas será fácil, tendo em vista que são mais de 503 deputados na câmara.

      Quem não quer debater o projeto de lei, é porque acham que estão na DITADURA, onde não há debates de ideia, mas IMPOSIÇÃO!

      Vamos continuar fazendo peregrinação na CASA DO POVO, bem como enviando msg, e-mail para os deputados.

      A mídia já deu o alerta! Não vão nos calar! Vivemos em um estado de DIREITO, portanto, estamos lutar até o fim!

      Não somos gado pra ir para o batedouro de cabeça baixa!

      1. Enquanto os militares das forças armadas, mais desunidos do que nunca, brigam entre si rumo ao abismo…a PM de Sergipe conseguiu a volta do posto acima na passagem para a reserva. Está nos jornais! Parabéns aos PMs que são homens honrados e formam uma corporação de VERDADE!

  29. Cadê a reposição da inflação para TODOS? Vamos perder?
    Inflação x reajuste em quatro suaves parcelinhas (Set 16 à Jan 19) ou seja, 52,1137% – 25% = 22,1137% (perdas).
    Quando os nossos generais e os parlamentares enxergarão isso? Reposição já!!!!!
    Vejam:
    * Cálculo da variação da INFLAÇÃO de um período IPCA (IBGE):
    A variação do índice IPCA (IBGE) para o período de 01/03/2012 a 31/08/2019 é 52,1137% (Incluso as conversões de moeda).
    Fonte: https://www.debit.com.br/indice_acumul.php?indexador=17&imes=03&iano=2012&fmes=09&fano=2019

  30. Pedir apoio aos “chacais” agora e querer pegá-los depois? Já esqueceram do que são capazes. Vão aparecer como “amigos” e defensores dos militares no futuro? Tenho nojo desse povo que se associa a qualquer bandido para conseguir o que quer. É assim que as facções se dão bem.

    1. Não haverá qualquer discussão, seja na comissão, seja em plenário, o que ocorre é apenas a aprovação ou não do relatório do deputado relator e quanto a isso, nào muda nada, será aprovado de qualquer maneira, como já o foi a PEC da previdencia civil.

  31. ISSO SO ACONTECE PQ TEMOS UM PRESIDENTE Q E MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS E AGORA ESQUECE D ONDE VEIO E VIRA AS COSTAS PRA AQUELES Q AJUDOU A ELEGER ,ACHANDO Q GENERAL OU MULHER D GENERAL FOI PRA RUA FAZER CAMPANHA ,,,MULHER D GENERAL E GENERAL Ñ AJUDOU EM NADA FICARAM FOI EM CASA NO SEU CONFORTO E AGORA COLHEM OS FRUTOS Q TINHA D SER DOS POBRES CABO SOLDADOS E SARGENTOS ,,E POR ISSO Q O BRASIL Ñ VAI PRA FRENTE DEPOIS Q GANHA SO VER OS Q FICAM ALI PUXANDO O SACO E ESQUECE QUEM O AJUDOU NA CAMPANHA ….E É ASSIM Q A ESQUERDA VENCE PQ O DA DIREITA DEPOIS Q GANHA DA AS COSTA PROS COMPANHEIROS

  32. HJ EM DIA QUANDO SE FALA EM AUMENTO SALARIA PRA FORÇAS ARMADAS PARECE Q E UM COISÃO COMO SE O CABO O SOLDADO O SARGENTO FOSSE GANHAR MILHÕES COMO SE O PRAÇAS FOSSE FICAR RICOSSS ,E ISSO Ñ E VERDADE ,NESSA BRINCADEIRA QUANDO SAI UM AUMENTOZINHO ALI D 15 OU 20 % DOS MILITARES OS PRAÇAS VAI GANHAR ALI UNS 100,00 150,00 D AUMENTO ENQUANTO UM GENERAL GANHA SEUS 600,00 D AUMENTO E FAZENDO MENOS Q UM PRAÇA SO FICA ALI NA SUA SALA SEM SABER O Q E A TROPA

  33. Falam se muito de gratificações e blabla…. arrombaram os terceiros e sugundos. Pois, 3 sgt mt provavelmente 10 anos, 2 sgt 9 anos, ou seja, 19 longos anos para se ter um aumento

  34. Anônimo 20 de setembro de 2019, por causa desse egoísmo da “nobreza” quem mais vai perder será o BOLSONARO; pois, como já estão falando aqui, nunca mais verá nossos votos e nem os de nossas famílias. E tem mais, se esse FREIXO trabalhar direitinho, as coisas irão melhorar muito para o lado dele, coisa que nem eu mesmo podia pensar acontecer através de nós, militares. Tudo isto não se trata de traição e sim de política. Os praças estão mostrando para a alta cúpula o que é fazer política. Por exemplo, lembram do Brizola e do Lula? Ora eles estavam se xingando ora estavam “se beijando”. Um não valia e outro ainda nada vale; mas, respectivamente, era e é político de verdade. Política não é sinônimo de fidelidade, ou será que não perceberam isso? É jogo de interesses!

  35. Algém disse: “Esse pl vaí para votação no plenário da câmara.” …..vai nada, cessa QEzada, vão estudar e se preparar para vida civil na reserva. Já ganharam emprego, estabilidade e plano de saúde pra vcs e família vitalicio, sem esforço algum ( o que vcs fizeram que aqueles contemporâneos a vcs, porém não estabilizados, não fizeram tb??????????), então está bom demais pra vcs. Quadro extinto não tem que opinar.

  36. Não vejo coronéis reclamando dos adicionais de habilitação…apenas 20% fazem eceme, cgaem não será para todos. Existe na ativa oficiais superiores que irão somente com os 45% da esao. Tenentes e capitães também não serão beneficiados pela reforma, haja vista que irão inundar isso aqui de temporários. Terceiro sargento, tenentes e capitães estão sendo sacrificados porém após cas e esao as coisas passam a mudar. A valorização é para quem se aposentará nas forças.
    Um subtenente com chaqao receberá maiores vencimentos que um capitão de academia sem esao….isso não é justo?
    Aos da reserva terão o ajuste do cas e a correção do adicional congelado de tempo de serviço….aos QE…por mais que tenham formação em Harvard, infelizmente vcs exerceram funções de base de pirâmide…essa é a realidade. De resto, conversa fiada.
    A reforma é para valorizar a carreira…… não tem como o chão de fábrica ganhar igual ao diretor!…agora, se for para plenário e mudarem as regras, saibam que o montante já está definido e quem vai pagar pelos ajustes serão os da ativa…35 anos e outros direitos que podem ser alterados de forma a ajustar o pleito dos demais… nesse ponto não vejo ninguém reclamando aqui.

  37. Qual é o problema de ir para o congresso?? Vai passar do mesmo jeito!!! Pessoal nossa reestruturação já está garantida!!! Como posso reclamar se vou ter um aumento real a partir de janeiro de 2020 de aproximadamente R$ 2.000,00. Quando tivemos isso?? Tem uma PL que quer dar gratificação linear pra todo mundo, isso não existe. Até entendo os QEs, mais é a meritocracia sendo valorizada. Não adianta espernear, aceita que doe menos. E convenhamos, QEs já teve o ganho deles!!! Lembro de quando entrei no Exército QE saía 3º Sgt com 25 anos de serviço e agora estão querendo sair SUB??? Presta atenção!!! Hoje existe no Exército a classe dos QEs dispostas a tudo!! Inclusive apoiar um bandido que apoia milícia!!! Parabéns QEs o negócio é todo mundo ficar na M…. Parabéns pra vocês!!!

  38. Sou tambem da reserva. Nao esperei sair Capitão por meu intetesse e agora eu fico pasmo e com todos estes comentários confirmam a falta de amizade e solidariedade dentro da nossa profissao é um querendo derrubar o outro. Deus nos acuda. Continuarei trabalhando aqui fora, ministrando minhas aulinhas e do Exercito o qur vier é lucro.

    1. Esse é o pensamento Américo. Parabéns pela sobriedade nos comentários. Conheço vários suboficiais da reserva que tem o mesmo raciocínio! O problema é que tem muito militar que vai pra reserva e quer continuar s a fazer O que estava na ativa : NADA!! Esses são os que se acham cheios de direitos e são os que mais e sempre reclamaram.

  39. Sargentos do Quadro muito mais que especial, acabou! Já está tudo certo, PL aprovado! O concurso da ESA é para todos! O choro é livre!

  40. Daqui a pouco o técnico em enfermagem vai querer ganhar igual ao médico! Meritocracia Senhores mais que Especiais. O máximo que irão receber é uma Medalha do Freixo!

  41. Tratem os QE com respeito, Comandantes de OM dêem aos QEs o direito de voltar a escala de serviço, tirar guarda, fazer marcha, TAF e todos os privilégios que os Sargentos de carreira têm. Vocês não podem tratar os QE como um velho inválido. Vamos lá QE exigiam esses direitos dos seus Comandantes omissos. Não aceitem tamanha desigualdade ou falem com o Freixo.

    1. Você fala tamanha bobagem, qual o planeta que você veio, tudo isso que você citou nós com 29 anos de serviço cumprimos todas as escalas de serviços e missões, coisa que você quando chegar lá pelos seus 29 anos de serviço com certeza já subtenente não o fará não participará de nenhuma escala, se é que hoje você já não esteja escorado pulando serviço e missão. Não sabe o que fala seu pela saco.

  42. Só para deixar os QE do EB ciente. Os sargentos do quadro especial do CFN são concursados, foram selecionados para o curso de cabo e por infelicidade da carreira que é, muito cruel, não foram aprovados ou foram impedidos de cursar para sargento, porém todos eles não entraram pela janela como vcs, eles terão aumento maior que os jurunas do EB pois são todos formados e especializados.

  43. Graduado motivado você deve ser lobinho não sabe nada da caserna e certamente nunca vai precisar da ajuda de ninguém seu sabichão. A PL trata de meritocracia coisa que talvez você desconheça, então você acha que meritocracia quem trabalha e tem experiência não a possui, somente quem passa em concurso e posteriormente chora por causa de qualquer missão que lhe é imposto. Fala sério seu pobre de espírito.

      1. Pelo contrário, muito antigo. Mas se não entendeu, vou tentar explicar novamente. O PL trata-se de meritocracia sim, valoriza àqueles que buscaram a carreira militar por opção e o fizeram com muito sacrifício. Ninguém tá dizendo que os Senhores não merecem, serão valorizados sim numa possível reposição salarial. Se pararem para ver, vcs são os únicos que estão reclamando acintosamente e buscam, sabendo do não atendimento de suas solicitações aliar-se a pessoas não dignas ao nosso meio. Faz uma enquete nas OM(s), 99 % está extremamente contente e motivado com esta proposta esperada há anos. O que estamos querendo dizer é que os Senhores já foram beneficiados demais pela Força. Acho que me fiz entender agora.

  44. EFETIVADO o retorno do POSTO ACIMA para POLICIAIS MILITARES de SERGIPE
    NOTA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SERGIPE
    O Governo do Estado (Poder Executivo) enviou para a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) Projeto de Lei Complementar (PLC) de nº 10/2018 que acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 278 de 2016 que fixa o subsídio mensal dos Servidores Militares do Estado de Sergipe. Aprovada por unanimidade pelos parlamentares, Lei Complementar foi tecida nos termos do artigo 114, artigo 9º da Constituição Federal. Ainda, em consonância com a Constituição Estadual. De acordo com PLC, referida lei já existia e entrou em vigor em 1º de abril deste ano, 2018. Entretanto, o benefício denominado “soldo superior” deixou de ser aplicado aos militares integrantes da reserva remunerada.
    De acordo com justificativa que solicitava da Casa Legislativa a aprovação do PLC, trata-se de direito garantido pela legislação anterior no sentido de que, quando da transferência para a reserva remunerada contasse com trinta (30) anos de serviço público faria jus ao cálculo de seu provimentos com base no soldo da graduação ou posto superior ao seu.
    Diante do cenário apresentado pela PLC, no último dia 3 de julho deste ano, a Assembleia Legislativa sinalizou positivamente para a fixação do subsídio mensal dos servidores militares do Estado de Sergipe. link: https://al.se.leg.br/plc-que-fixa-subsidio-dos-servidores-militares-e-aprovado/
    —————————–
    Chegou ao fim o impasse do pagamento do Posto Imediato dos Militares da Reserva. Na manhã desta sexta-feira, 20, o deputado Capitão Samuel se reuniu com o governador Belivaldo Chagas e com representantes da categoria que acompanharam de perto a assinatura final da Lei que possibilita, de uma vez por todas, o retorno do Posto Imediato dos policiais e Bombeiros Militares da Reserva. Na segunda-feira, 23, será feita a publicação no diário oficial para que, finalmente, os valores sejam pagos.
    (PLC) nº 10/2018.
    A assinatura da lei foi acompanhada por representantes da Reserva remunerada, pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Marcony e pelo Subcomandante, Coronel Paulo Paiva.
    O Deputado Capitão Samuel abraçou a luta e diz que o sentimento é de objetivo alcançado. “Foram muitas conversas e finalmente atingimos o objetivo. Fico satisfeito pela conquista dos colegas e, certamente, continuaremos na luta para somar forças com a categoria, ressalta.
    Segundo o Cel Marcony, esta é mais uma vitória da categoria. “Há um ano o governador Belivaldo Chagas se comprometeu com esse direito dos companheiros, que não saiu no primeiro momento, mas esta etapa foi vencida. Na segunda-feira os colegas da Reserva, de forma justa, estarão com esse direito garantido. Parabéns ao Capitão Samuel por mais uma conquista”, afirma.
    Para o Sargento Moraes a palavra do momento é gratidão. “Quero agradecer a todos, especialmente ao Capitão Samuel que se engajou à nossa é graças a Deus estamos saindo daqui com no nosso direito adquirido. A tropa está feliz com essa conquista”, reforça.
    Fonte: assessoria parlamenta (\Ane Isabelle)
    Revista Sociedade Militar

  45. Está muito fácil falar mal do Freixo, virou uma espécie de bode expiatório.
    Ocorre que ele sempre defendeu a classe mais humilde, os que tem dificuldades de se defender, e isso, meus amigos, ele faz muito bem.
    Ele estava quieto (o Freixo) e foi procurado pelos que se julgavam marginalizados dentro das Forças.
    Pronto, a PL tem dificuldades de passar e o culpado é o Freixo, é muita infantilidades.
    Eu quero que passe logo essa PL e termine essa novela, para garantir que não terá mais uma maldade além (aumento de 5 anos para ganhar o mesmo), mas deve-se reconhecer que a culpa de existirem seguimentos com os sentimentos de injustiça é de quem não fez a PL sem ouvir os “prejudicados” e não o Freixo.

  46. Não somos contra os QE ou contra os militares que foram pra reserva sem o CHQAO, somos a favor de um Exército forte e motivado. Todos, sem exceção, a seu tempo foram beneficiados durante a carreira, seja por um posto acima àqueles mais antigos, seja por Gratificação por tempo de serviço até o ano 2000 ou seja por promoção a Segundo Sargento. Então sejamos coerentes e acima de tudo responsáveis e éticos não aliando-se a pessoas que num futuro bem próximo podem estar prejudicando às suas famílias através de projetos de leis. Os fins não justificam os meios. Estão, na verdade perdendo tempo precioso e se desgastando com uma reivindicação sem fundamento, pois somente uma pessoa que não conheça nada sobre as FA corrobora com suas afirmações.

    1. Somos o que merecemos ser! Ficamos durante anos sem sermos ouvidos que quando somos não conseguimos esconder o desespero por atenção. A matéria fala em graduados ( QEs e ST, provavelmente) e oficial intermediário ( QAO, provavelmente). Dito isso, parece-me que o pessoal não lê a matéria e ficam se degladiando. Independente da minha opinião sobre o PL, e sou a favor, a grande verdade é que os graduados não foram ouvidos, o mínimo de bom senso nas especificidades dentro de cada carreira não foi observado e a grande injustiça que vejo é a dependente de oficial levar todos os adicionais e o praça vivo na reserva não.

  47. É nojento quando uma parte da classe militar se alinha a políticos ou partidos esquerdistas, fins conseguirem algo escuso. O militar não cresce na sua carreira de graduado porque não quer. As oportunidades são dadas para todos. Grande parte desse graduados, se acomodaram por preguiça ou incompetência, também já tinham conhecimento do seu futuro, por força da legislação. Vale lembrar que, os militares das FFAA, FORAM DISCRIMINADOS E HUMILHADOS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, POR GOVERNOS ESQUERDISTAS.

  48. Verdade amigo e só tem mais 3 anos para “mito” antes, ignorado pelos Oficiais Superiores e idolatrado pelos Praças, passar o bastão!!

    Esse como Dep. Federal ficou 25 anos mas como presidente, dificilmente ficará mais de 4 anos!

  49. É incrível o número de baboseiras escritas aqui, como: “Implantar o comunismo nas Forças Armadas”. É de doer a burrice… Estamos numa democracia, e em um regime democrático, que é muito salutar, ha correntes à direita e à esquerda, então, nada mais óbvio que um deputado de oposição, esteja disposto a ouvir aqueles que foram injustiçados. Ora, se o desconto é igual, porque o benefício das gratificações são iguais!? Muito simples, o governo, através do Ministério da Defesa não está disposto a dar um aumento substancial aos praças e graduados, que compõem 80% do efetivo. Os altas patentes querem ganhar o equivalente ao ministro do STF, conseguiram “apenas” 55% de aumento. Já um terceiro sargento, de qualquer força, ganhará liquido, 5% de aumento. Dai vem o presidente dizer que os militares não podem fazer “ativismo” (?!), mas como se os generais fizeram “ativismo” para turbinarem o salário!?!? Quero dizer, nem no governo do pete, o Ministério da Defesa fez algo neste sentido, embora já houvesse a desvinculação dos aumentos desde do governo FH. Nada tem a ver com “implantação” de comunismo ou socialismo, a questão é salarial. Ponto.

    1. Esse tipo de comentário é bem típico daqueles que, através de falácias e desinformação, querem dividir. Não tem como comparar um General com pelo menos 40 anos de serviço, de um 3º Sgt, começando a carreira de praça. A comparação correta é com o Asp Of. A PL está muito bem fundamentada e nós praças de carreira estão confiantes e otimistas que irá ser aprovada como está. Pessoal da reserva que vão cuidar dos netinhos e quanto aos QE, já estão no lucro desde a estabilidade.

  50. O freicho está certíssimo viu uma oportunidade de se dar bem agarrou com as duas mãos você imagina a quantidade de votos de militares do Rio de Janeiro que sempre votaram no clã Bolsonaro, sim porque General e Coronel jamais votaram nessa família, o PSL trata de acordar estão perdendo milhares de votos dos militares e de seus familiares, logo teremos eleições e o troco será dado, e também aos deputados federais oriundo da ala militar que estão agora desprezando os militares da reserva e oficiais subalternos com essa PL do mal.

    1. Parabéns. Seu comentário foi TOP. Votei e fiz campanha para o HOMI, porém em nenhum momento ouviu os praças. Enviei mensagem para o tal Hélio Negão e nem se dignou a responder – em suma – entendi ser seu papel postar de praça que apoia oficial. Ledo engano. Cadê os 28 que só dependia dele? Perdeu voto(s) e apoiador(es) aqui.

  51. Chega!!
    Não é “A” PL!!!!!!!!
    É “O” PL!!!!!!!
    OOOOOOOOO PL
    OOOOOOOOO PL
    OOOOOOOOO PL
    OOOOOOOOO PL
    …..
    E JÁ ESTÁ APROVADO!!!
    VIVA “O” PL!!!

    BRASIL ACIMA DE TUDO,
    DEUS ACIMA DE TODOS!!

  52. sou suboficial da FAB, farei CEAG (altos estudos), mas lamento que o PL não seja igual para os companheiros SO da r/r e pros QESA. Todos somos merecedores. vejo que os de carreira, independente do posto ou graduação, merecem.
    Só mexer com boa vontade que dá pra todos ficarem felizes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo