PL 1645/19: deputado defende mudança no Adicional de Disponibilidade e Gratificação de Representação

DEPUTADO NICOLETTI

Em pronunciamento na Comissão Especial que analisa a Previdência dos Militares (PL 1645/19), na última terça-feira(10), o Deputado Antônio Carlos Nicoletti (PSL/RR), defendeu alterações no projeto, no que tange à proteção social e aos ajustes na carreira dos militares das Forças Armadas. O objetivo, afirma, é corrigir algumas distorções da proposta e, assim, garantir maior justiça a todos os integrantes da carreira, principalmente para os praças.

As sugestões do deputado incluem mudanças ao texto no que trata dos percentuais do Adicional de Disponibilidade Militar, adequando os índices para garantir maior simetria entre os militares dos diversos quadros, e a Gratificação de Representação, ampliando a possibilidade de pagamento desse benefício a todos os militares que exerçam cargo de comando, direção e chefia de organização militar, retirando a restrição apenas aos oficiais.

As proposições foram encaminhadas ao relator, deputado Vinícius Carvalho, que prometeu analisá-las. Nicoletti anunciou que vai entrar em contato com o com o Ministério da Economia e o Executivo para verificar o impacto econômico da medida, numa tentativa de viabilizar suas propostas.

140 respostas

      1. De extrema importãncia e relevãncia que o PL 1645/19 contemple a todos os militares sem exceção. Os questionamentos são bastante claros em dizer que não estamos reclamando do aumento em contribuições previdenciária mas que apenas discordam do PL 1645 estar beneficiando a cúpula apenas das FFAA

        1. Se os 3° Sgt estevirem com o soldo congelado isso significa que todas as demais graduações e postos tb estarão ou seja todos em igualdade de condições.

          1. Boa noite

            O congelamento atingirá os 3S, Cb e soldados.

            Os demais serão beneficiados com a reestruturação.

            Caso seja aprovado o PL do jeito que se encontra.

            Mas estamos esperançosos e confiantes nas providências do nosso Deus.

        2. A redução de efetivo, está prevista, no PL 1645, esse é um projeto pensado, estudado e elaborado por Oficiais, com o aval do Presidente. A MP do mal, foi um duro golpe da esquerda, mas bateu de frente, esse PL vem da direita e bate nas costas. Mesmo assim, pelo Brasil, esquerda nunca mais. Sten R/1

        1. nossa!!! amigo, pare e pense… um general 4 estrelas chegará ao teto do funcionalismo… como o salario é escalonado… não poderá aumentar o salário de ninguém… uma vez que o salário do “mais antigo” não pode ultrapassar o teto… vamos pensar!!!

    1. Existe algumas Emendas apresentadas para a alteração do texto da PL 1645/2019, onde ainda serão apreciadas e votadas em breve.

      EMC 10/2019 PL164519 => PL 1645/2019
      Sr Paulo Ramos

      O Art. 7º do Projeto de Lei 1645/2019 passa a vigorar com a seguinte redação:
      “Art.7º Fica criado o adicional de disponibilidade militar, que consiste na
      parcela remuneratória mensal devida ao militar, inerente à
      disponibilidade permanente e a dedicação exclusiva, nos termos
      estabelecidos em regulamentos.

      ………………………………………………………………..
      § 4º O adicional de disponibilidade comporá os proventos na inatividade.
      § 5º Aos militares que já se encontram na inatividade, reserva
      remunerada ou reformados, o percentual do adicional de disponibilidade
      militar a que o militar faz jus incidirá sobre o soldo do posto ou graduação
      que o militar detinha na data de publicação de sua transferência para a
      reserva remunerada, não sendo considerados postos ou graduações
      posteriores adquiridas em virtude de benefícios legais.”

      O Art. 8º do Projeto de Lei 1645/2019 passa a vigorar com a seguinte redação:
      “O Art. 8º Os percentuais do adicional de habilitação, inerente à formação
      dos militares, são definidos no Anexo III a esta Lei e produzirão efeitos
      financeiros a partir das datas nele especificadas.”

      ANEXO III
      TABELA DE ADICIONAL DE HABILITAÇÃO

      O Art. 9º do Projeto de Lei 1645/2019 passa a vigorar com a seguinte redação:
      O Art. 9º A gratificação de representação é parcela remuneratória devida
      aos militares ativos e inativos.
      Parágrafo único: Os percentuais da gratificação de representação são
      aqueles definidos no Anexo IV a esta Lei.”

      ANEXO IV
      TABELA DE GRATIFICAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO

      O Art. 11º do Projeto de Lei 1645/2019 passaria a vigorar com a seguinte
      alteração:
      “Art. 11º Os proventos na inatividade remunerada são constituídos das
      parcelas:
      …………………………………
      VIII – gratificação de representação, em conformidade com a tabela do
      anexo IV.”
      …………………………………
      O Art. 15º do Projeto de Lei 1645/2019 passa a vigorar com a seguinte redação:
      “Art 15º. Os soldos dos militares das Forças Armadas são aqueles
      estabelecidos no Anexo VI, VII e VIII a esta Lei e produzirão efeitos financeiros
      a partir das datas nele especificadas.”

      ANEXO VI
      TABELA DE SOLDOS DOS OFICIAIS E PRAÇAS ESPECIAIS

      ANEXO VII
      TABELA DE SOLDOS DOS GRADUADOS E PRAÇAS

      DE – PARA
      Suboficial e Subtenente | 6.169,00 -11.088
      Primeiro-Sargento |5.483,00 – 9.135,00
      Segundo-Sargento |4.770,00 – 8.245,00
      Terceiro-Sargento | 3.825,00 – 7.490,00
      Cabo (engajado) e Taifeiro-Mor |2.627,00 – 3.825,00

      O Art. 16º do projeto de Lei 1645/2019 passa a vigorar com a seguinte
      redação:
      “Art.16. O escalonamento na tabela dos militares das Forças Armadas é
      aquele estabelecido no Anexo VIII a esta lei.”

      ANEXO III
      TABELA DE ESCALONAMENTO

      1. Só esqueceram de informar ao proponente que existem os Oficiais do QAO (2° Ten, 1° Ten e Cap) que trilharam a carreira do praça e que em hipótese alguma poderão ter um soldo menor do que um STen pois caso contrário iria caracterizar redução de salário.

        Na guerra de praças x oficiais, não raras vezes, se esquecem que existem milhares de oficiais oriundo da carreira dos Sargentos e que não tem como desegragar isso.

        Não foi bem assessorado portanto provavelmente essa proposta deve ser rejeitada.

        1. Ao mesmo tempo, um Ten ou Cap QAO não pode ter soldo maior que o do Ten ou Cap da academia, pois o soldo é amarrado pelo posto/graduação.

          Portanto, essa emenda já nasceu morta.

        1. Nunca vi um militar da reserva antes de 2001 fazer barulho para que os militares que fossem pra reserva dps da mp do mal tbm recebessem o posto acima ou os adicionais perdidos na época.

          O sistema é meritocracia agora, não é justo com quem tem faculdade, pós, mestrado, doutorado receber mesmo adicional de pessoas que estão chorando aqui, mas nem se quer o CAS fizeram. Tratar de maneira desigual, os desiguais.
          E não venha com papinho que não dava para ter feito faculdade por causa do serviço pq todos sabem que dá.
          Tem gente aqui que mal sabe escrever e quer “ganhar ” um altos estudos na conta… Me poupe.
          PL será ótima para valorização de quem estudou e fez por merecer.

          1. Pelo que eu entendi. Os militares que foram antes de 2001 foram uns canalhas, e você também.
            Pois de 2001 para cá já passaram 18 anos, e você, seu tonto, pensa que foi ontem. Sai depois de 2001, e fui prejudicado, entendeu calhorda.

      1. Caros. Não há o q se comparar oficiais generais, oficiais, QAO , ST e Sgt e Sgt QE. Todos tem suas diferenças, uns mais estudos, outros concursados e outros não. O melhor é cada qual pegar sua merenda na fila e sair. Todos compraram os kits qndo entraram no EB. O meu kit de sgt de carreira é diferente dos QE e dos Oficiais.

        1. O meu kit tb coisa que muitos não entendem é que isso não é aumento e sim reestruturação. Já viu falar em mosca branca, enterro de anao. O cara entra pra servir faz CFC que tem dois sentidos curso de formação de cabos e curso de formação de civil. Ahh alguém que esta querendo ganhar habilitação sem conhecer a sanga sgt ANDRE. PO DO COQUEIRO PICO DO GAVIAO. SAI DA BARRACA. SAI DO SACO LISTER. ALGUNS DOS KITS QUE SO SGT DE CARREIRA COMPROU. JA GANHARAM DUAS PROMOÇÕES SEM QUADERNA…… AFFF

    1. Comparação em função do tempo de serviço amigo. É perfeitamente plausível equiparar, havia vista que o Adc valoriza o demoro dedicado à força. E neste sentido ele está certo. O 2 Sgt QE tem que ganhar o mesmo percentual do STen e Cel. Os três tem em torno de 30 anos!

      1. Continuo a dizer , que valorizem toda a tropa ,mas equiparar qao com General aí não da . Tira um pouco dos generais e distribui …. tem qao fazendo curso de 4 meses e sendo considerado altos estudos ( mestrando ) … piada 2

        1. Concordo. Trabalho com 2 Capitães que mais me parecem QE`s. Estão esperando apenas completar o ano obrigatório depois da conclusão do curso.

        2. QAO, é o farol dos praças, possibilidade de ganhar um pouco mais ao final da carreira. Longe de querer se comparar com Of. Gen. O PL 1645 é uma luta de todos. Tomara que ao final desse processo, todos estejamos recebendo um vencimento digno e justo para toda a tropa é na medida adequada para cada posto/graduação. O que vejo aqui é uma queda de braço entre praças e oficiais. É como se a guerra está em impedir que o outro também tenha uma justa remuneração. Por outro lado, estão apresentando propostas que beiram a infantilidade. Sejamos sábios, vamos aproveitar esse momento que é único.

        3. Mimimi “- Eu fiz ESAO e sou Mestre, fiz ECEME e sou Doutor, QAO não pode ser Mestre”. Que tal fazer Mestrado junto comigo, fora do expediente, e ser avaliado por Doutores de verdade?

    2. Deixa de ser BURRO! ele se refere, em parte a tempo de serviço e tbm ao peso de obrigações de um QAO e um General, com família e etc. Agora você parece estar bem desocupado as 10:48, no site do Montedo, fofocando !

    1. Em um país de inúmeros doutores e mestres desempregados , os QE que nunca souberam o que era fazer sequer uma inscrição para concurso , querendo ganhar equiparação com mestrado ….. piada 3!Nem se for mestre em Kung fu

    2. Sgt QE fez concurso? Quando? No máximo uma prova de CFC no fundo de um quartel. Nós que fizemos concurso, passamos pelas escola de formação, fizemos cas, chaqao, etc… E agora vem esse pessoal defendendo QE ganhar igual Sub. Fala sério. Já estão no lucro ao saírem 2° Sgt. Querem o que mais? Então quero sair coronel sem fazer aman. É a mesma coisa não acham???

      1. Acho que vc é um egoísta, não estamos falando de ganhar igual ao STen, é óbvio que os 32% é em cima do soldo de cada um e isso já faz o valor absoluto do QE ser menor que o do STen, estamos falando de tempo disponível para a força e os trinta anos do QE é igual aos trinta anos do STen! Ou a sua maneira de contar o tempo é diferente! Fala sério!!!! É cada uma aqui

      2. Com todo respeito gostaria de dizer o seguinte:
        A maioria dos QE foram tropa de frente na luta contra os guerrilheiros. Período de 1964 em diante. Era foco na missão. Por causa disso, quem já era Cabo perdeu oportunidade de fazer cursos, pois tinha a limitação da idade. Na prática eramos um elo entre a tropa e os Comandante. Dentro dos quartéis , estavamos Na Sargenteação, Subtenencia,Reserva de Armamento, Garagem, Almoxarifado , Rancho, etc.. Sempre auxiliando-os em todas as funções. Ainda dávamos dicas , para um de Carreira, recém-chegado ou transferido de um outro Estado. Na prática tínhamos a vivência naquela OM , que o recém-chegado não tinha. Na época saudoso Presidente Figueredo sensível a este e outros problemas criou o QE.
        Não acho justo ficarmos discriminando nossos Subalternos, até por uma questão de ética.
        Atualmente, até o limite de idade foi ampliado.
        Todo jovem que entra na Caserna e quer seguir Carreira e tem amor pela Profissão merece ter uma chance , dentro de sua capacidade e qualificação profissional ir galgando alguns degraus.
        Dizem ” antiguidade é posto. ” Prática,e teoria fazem muita diferença, sim. Todos temos família e, como diz o nosso Presidente Bolsonaro, com muita sabedoria: “NOSSOS FILHOS DEVEM SER MELHORES DO QUE NÓS”
        Muito me orgulho de ter saído, QE após 31 anos ter ido para a Reserva Remunerada.

        1. O pessoal que foi para a guerra do Paraguai tbm era QE e não teve oportunidade de fazer os cursos porque ficaram estavam lutando na guerra. Tenha santa paciência meu amigo. Vamos olha pra frente camarada, os tempos são outros, os BENEFICIOS que se tinha naquela época eram outros, como reserva com 25 anos de serviço. Impressiona o choro de quem está na reserva… vcs tem oportunidade de trabalhar em outras coisas e, além disso, o de vcs está garantido, já nós da ativa ainda podemos ser atingido por leis que prejudiquem nossa reserva. Pensem um pouco nos irmãos de armas que estão na ativa.

  1. Algum Sgt QE quer as atribuições de S Ten ? Ou não quer o Soldo de S Ten ? Acho que as reivindicações estão equivocadas. Cada um deve ter seu cargo com a remuneração compatível com o mesmo. Em abril de 1991, ao término do CFST, um Cel disse que os alunos eram privilegiados, pois poucos no Brasil recebiam valor igual a 10 Salários Mínimos por mês. Hoje nem S Ten recebe 10 Salários por mês.

    1. O pior é que não aprovam NADA.
      Estão discutindo desde março …10 meses de governo Bolsonaro e NADA de benefício aos militares. Nem a tabela de IR foi reajustada, daqui a pouco o soldado de 2a classe estará pagando IR.
      Estão empurrando com a Barriga. Só em 2010 irão votar esse PL 1645…Vai ficar nesse lenga-lenga!

  2. Não passa do jeito em que está, porque Deus não é injusto para deixar isto acontecer. Como Pastor e Sgt QE, estou orando para que Deus faça justiça nesse PL. Temos milhares de Evangélicos que são Sgt QE, Cb e Sd do NB. Deus não deixará acontecer injustiça.

    1. Porque o senhor não orou para fazer um curso superior e sair do Exército ? Aposto que durante a vida dentro do quartel se esquivava das missões, passava o tempo todo imprimindo coisas nas máquinas da OM pra levar para a Igreja, Se realmente fosse cristão reconheceria que não fez nada durante a carreira, e ainda que colocar em vala comum quem fez concurso e ainda continua estudando, devia orar também para vc devolver o seu adicional de tempo de serviço e quem sabe o posto acima. Quer dizer que para você, Deus só vale quando é para Beneficiá-lo?

    2. não acho piada comparar general com oficial qao. Sou formado pela ESA e tenho formação superior, fui Chefe de Instruçao de TG por 7 anos e durante 30 anos de serviço exerci muitas outras funções. Há duas carreiras de Oficiais e de Sargentos. Na verdade esse Escalonamento vertical não corresponde com a realidades das duas carreiras. Cada um com suas especificidades e exigências tecnicas; esse PL 1645/19 é muito injusto poderia sim sofrer alterações para alcançar a todos de soldado a general; essa desunião provocada por aqueles que fizeram esse PL acho que é porque falta de guerra, pois se estivéssemos protegeriamos os nossos subordinados primeiramente pra depois nós (LIDERANÇA).

    3. COM CERTEZA DEUS FOI JUSTO COM VC, POIS ESTÁ NA CASERNA ATÉ OS DIAS DE HJ POIS GANHOU A ESTABILIDADE SEM CONCURSO PÚBLICO, AGRADEÇA SEMPRE A DEUS.

    4. Xom certeza Deus não vai ser injusto com quem se matou de estudar pra passar em um concurso concorrido ganhar a mesma coisa que alguém que não teve a mesma luta.

  3. Os Sargentos do Quadro Especial já tiveram a sua ajuda de Deus quando entraram para as FFAA sem concurso público. Deveriam agradecer todos os dias por essa dádiva… Deveriam ter se especializado em alguma coisa, para trabalhar após a reserva remunerada que se dá, em muitos casos, aos 47 anos de idade. Tenha santa paciência!!!!

    1. Amigo, deixa de ser iludido. Correr por fora no meio civil? Aqui fora a coisa é bem mais dificil que dentro da Força, aqui fora quem ganha salario de Cb é milionário. Onde vc mora, em Marte?

      1. Não adianta chorar, o PL vai passar do jeito que está … Justo ? … Claro que não, porém já está pacificado com o relator. E mais maldades virão, aguardem as portarias do EME, nada é tão ruim que não possa piorar … Pessoalzinho que tá sonhando com os 73% melhor começar a acordar …

        Ass: Sgt EME

  4. Eu avisei para os senhores que tem deputado envolvido com a nossa calsa e quero muito ganhar meus 41% sim! Muito justo nobre deputado. Vamos corrigir tudo de errado nesse PL. Pelo visto não vai precisar passar pelo plenário, os deputados estão envolvidos na calsa do QE quiçá chegar a subtenente também!! Família militar tamo junto

  5. Caraca esse aí eu senti firmeza nas palavras…. Vamos ver se tem atitude! As propostas do nobre deputado é:

    Cabo QE oriundo de sd- adc disp 35%
    3 Sgt QE oriundo de sd – adc disp de 38%
    2 Sgt QE oriundo de sd – adc disp de 41%

    Subtenente – adc disp 32%
    2 Ten QAO – adc disp de 35%
    1 Ten QAO – adc disp de 38%
    Cap QAO – adc disp de 41%

    Além de mexer na grat rep e no adc habilitação

    Agora que as forças armadas não vai deixar ninguém chegar a QAO se essa proposta passar. Achei interessante o que o nobre deputado impôs!!

      1. Até concordo com o pleito amigo, mas qual a diferença de um 2 sgt QE para um subtenente? Tô vendo uma certa discrepância, o sub levar 32% e 2 sgt levar 41% tendo em vista que todos os QEs vão chegar a 2 sgt, porém nem todos os subs chegaram a QAO não sendo capaz de perceber os 41%.

        Pelo que li os 41% foi criado para uma parcela mínima alcançá-lo… Aí vem os sgts do QE e ganham com facilidade esse adc top master! Isso é justo ?

        Perdoe-me se falei algo errado, mas quero entender essa justiça que tanto falam!

        1. Se vc leu minha fala mais acima, vai ver que eu defendo o 2 Sgt QE receber o mesmo adicional de STen e do Cel, pois os três tem os mesmos tempos trabalhados. 41 é só para Gen, pois vamos ser sincero, 40 anos na Força só eles ficam.

          1. Pasmem, ao invés de ficarem brigando pelo (IN)sucesso do outro, porque não se juntam e briguem pelo SUCESSO de todos.
            Essas discussões unilaterais aqui não vão levar a lugar nenhum, muito menos mudar as coisas.

    1. Cara vc tá louco ? Passou a vida enrolando, dava golpe na escala, não ia para nenhuma missão, pq falava que não era de escola, mas para ir para o Haiti era o melhor , pois era mais experiente. Se isso acontecesse criaria uma classe diferençada no EB, Sargento QE General. Vai trabalhar cara, procurar o que fazer!

    2. Essa proposta tem valores coerentes, mas precisa ser melhor detalhada. Um Sgt de ESA, para chegar ao posto de Cap QAO leva quantos anos? Digamos que 34 anos. Somente os 2 Sgt QE que chegarem aos 34 anos de Sv ativo deveriam receber este adicional. Uma questão de isonomia.

    3. Sério??? Interessante ! Só esquecem que o PL é para as TRÊS FORÇAS!!! É incrível !!!! Só falam do EB! É uma prova da aberração deste LIXO DE PL!!!!

    4. Concordo com o companheiro de 12 de setembro 12:13.
      Ninguém mais sai qao com essa “proposta” alem da “coerência”- claro- da pauta : gen 41% sgt qe 41%…cap qao 41% mas o st com 30 e la vai pico de tropa mas que foi preterido no qao ano pega “seus” 32% .
      .
      É uma pior que a outra…se quiserem fazer justiça como vejam uns falando por aí, briguem por adicional de disponibilidade nos moldes que foi o adicional de tempo de serviço. Porcentagem de acordo com o tempo que ficou na ativa valendo pra todo mundo. O resto é engembração e balela pra iludir novinho.

  6. Esses QEs são muito chatos meu Deus kkk. Todo dia esse pessoal deve tá batendo na porta de cada membro da comissão, o próprio deputado confirmou que o sgt dia falou com ele. Não gostam de tirar serviço, porém já trataram de criar a escala de..
    “sgt dia ao gabinete dos deputados” kkkkkkkkk

      1. Cara tu é 1º Sgt e parece ser um frustado, além do mais deve ser alterado, além do mais deve o último na formação, pra ter este tipo de pensamento, a Reestruturação véi para corrigir erros do passado e repor os 44% que perdemos no passado, enquanto vc defende os Coitados dos QEs da reserva, eles ganham melhor que vc.

        1. Pois é. Até parece, então vamos lá:
          -08 (zero oito) de formação;
          – 04 (zero quatro) de CAS;
          – 02 especializações
          – hablante de español;
          – 4 guarnição;
          – 2 selvas;
          – 2 Haiti;
          – 1 Bacharel em história;
          – 1 Tecnólogo em Seg Pub;
          – concorrendo a função de Adj Cmdo; e
          Planejando Aux Add Mil e sair zero do meu CHACAO!

          Tá bom pra vc!?!?!?

          Amigo, defendo os QEs porque as melhorias deles não sairão do meu bolso. Eles são merecedores e as minhas vitórias eu mesmo construo.

          Lave sua boca para criticar quem não conhece!

          1. Que currículo ! Aqui em JF se você apresentar esse currículo na DEMLURB ou na CESAMA consegue facilmente uma vaga de auxiliar de serviços gerais. Depois da aprovação em concurso público é lógico.

        1. Amigo! Basta que tenhamos um pouco de coerência pra entender que todos, dentro de suas estruturas são merecedores de valorização.

          Nenhuma conquista do QE vai atrapalhar minha carreira.

          O Tempo de Sv do QE é o mesmo do Cel e do ST, então é justo que receba o mesmo Adc de Disp,

          Tbm creio que seja justo a promoção, ao menos a 1 Sgt.

          Outra coisa. Não há como valorizar a meritocracia do QE tendo em vista que não pode fazer cursos internos. Mas dá perfeitamente para valorizar aqueles que correram por fora, fazendo equiparações das formações acadêmicas de graduação e pós-graduação aos Altos Estudos. Assim, quem se especializou, mesmo que particular, teria o devido reconhecimento.

          Nunca serei contra a luta dos QE. Como TODOS os círculos, tem os merecedores e tem os que se entregaram pelo caminho.

          Abraços

          1. Para de graça !! Daqui a pouco vão querer curso superior de estilismo para promoção. Não tem logica graduação civil ser equivalente aos cursos militares, são âmbitos extremamente diferentes, tirando funções especificas mínimas, o resto é combate militar, não tem essa de faculdade para ganhar mais, quer ganhar por formação? Faça concurso para o âmbito civil.

      2. O chef da SEF apresentou uma palestra no QGEx e na ocasião ele disse que a proposta do adicional de disponibilidade seria nestes índices sugerido pelo deputado so não sei o porque teve a mudança quando apresentado

      3. Exatamente filho. Sempre correram atrás SÓ de si ! Nunca pelos demais. Agora que surge uma situação em que seu sindicato ve injustiças que só eles vêem, começam uma barulhada no melhor estilo “estou sendo a vítima do sistema”. Faça-me o favor, ficar 30 anos no aquartelamento sem correr risco de uma transferencia involuntária e sempre na hora do aperto vir naquelas de ” não fui formado pra isso, pra aquilo” daí até eu ze!! Esse pl tem de passar como está pois vai valorizar acima de tudo a meritocracia dos estudos realizados bem como das responsabilidades que vieram com eles. Simples assim ou um desenho com legenda ajuda?

    1. Faz a tua cuida do teu propósito se não vai ajudar só faz a tua, agora se as coisas melhorarem pra vc, caso ganhe uma diferença, seja ao menos educado e agradeça!!!!!

  7. Parabéns ao Deputado, ele não defende diminuir os Generais, e sim melhorar as praças, ninguém tirou mérito dos Generais, dessa maneira se resolve todos os problemas e finalmente essa PL poderá ser aprovada, alguns CMTs são tão do mal que talvez vão começar a nomear Tenente da AMAN para os Tiros de Guerra só para impedir o desventurado SGT de receber a gratificação. São uns porras loucas, eu não se onde eles querem chegar.

  8. É cada bobagem utópica que essa QEzada posta aqui…
    Já estou quase desistindo de ler o blog!
    Esses Deputados mentem na cara dura desses camaradas e pior… eles acreditam!
    PL já está aprovado Srs!
    O relator só está ouvindo a todos pra depois ninguém dizer que não foi ouvido!
    QEzada: PAREM COM A CHORADEIRA!

    BRASIL ACIMA DE TUDO,
    DEUS ACIMA DE TODOS!

  9. Já que os QE estão movendo mundos e fundos vou pedir mudança de quadro, agora eu quero ser QE, não estou nem ai para a carreira, ser QE é o Poder !!! FORÇA QE !!! VAMOS AO GENERALATO !!

    1. Oh Braga, para você ser um QE, precisa ralar muito, enquanto você estava jogando bolita no carpete, nós estávamos fazendo a oração do infante.

    2. Boa tarde

      Vejo que o pessoal do exército persegue o pessoal do quadro especial.
      Sou militar da reserva da aeronáutica e nunca ninguém falou mal do quadro especial.
      Mesmo porque o pessoal de carreira é o militar estabilizado.
      O militar temporário não é de carreira, mas mesmo assim, não fazemos diferença nenhuma.

  10. 1. Tô lembrando dos CB QE da fronteira que foram pra reserva com 22 anos de serviço…Só observo…
    2. Tb Observo os QE falando que representam os Praças mas nem falam do Temporários…
    3. Ninguem está brigando pra ter o direito de fazer curso só de receber os adc…
    4. Não vejo Coronel sem ECEME reclamando do reajuste dos galáticos….

    PS: Se o pessoal do QE quiser ajuda dos de escola, parem de ser mesquinhos e incluam todos os praças num projeto iqualitário, caso contrário, Nós não vamos apoiar VCs!

    1. Vc já pegou uma MALÁRIA seu come doce. O pessoal que estava na fronteira e que foram para reserva com 22 anos de serviço, merece o respeito de todos. Imaginem 22 anos dentro da selva.

      Acorda camarada…

  11. Esse Deputado foi sargento da turma de artilharia 2001. Se não me engano o sogro dele é QAO sem CHQAO. Passou para a PRF e agora é deputado. Ninguém faz nada de graça.

  12. Já é evidente que há inúmeros parlamentares contrários a este PL e ainda tem carreiristas que afirmam com toda a certeza do mundo que vai passar. Srs, já que são estudados e superiores a nós, QES, como não sabem que o relator precisa achar um ponto neste PL que angaria votos suficientes para ser aprovado? Se a maioria for contra este PL, não será aprovado, Srs! Simples assim! Não venham dar certeza de nada pois os Srs não possuem bola de cristal para ter tamanha certeza!

    1. Esses caras estão pensando que general dá ordem em deputado.
      O congresso nacional é à casa do povo. Lá todas as medidas que o afetam devem ser amplamente discutidas. Ou não somos cidadãos? Se não atende a maioria, se é injusto com a ou b, vai para o plenário sim. Queiram ou não suas excelências, pois bastam apenas 51 assinaturas.

  13. Tem que alterar o seguinte artigo do PL 1645/19

    Art. 5º A Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972, passa a vigorar com as seguintes
    alterações:
    “Art. 11. ………………………………………………………………………………………………………….
    a) para as vagas de oficiais subalternos e intermediários, pelo critério de
    antiguidade, admitida também a promoção pelo critério de merecimento para os oficiais
    do Quadro Auxiliar de Oficiais do Exército, observado o disposto em regulamento;

    para

    Art. 5º A Lei nº 5.821, de 10 de novembro de 1972 e o Decreto nº 84.333, de 20 DEZ 1979, passa a vigorar com as seguintes alterações:
    “Art. 11. ………………………………………………………………………………………………………….
    a) para as vagas de oficiais subalternos e intermediários, pelo critério de antiguidade para os Oficiais oriundos de Escolas de Formação de Oficiais;

    b) para as promoções a oficiais subalternos e intermediários do Quadro Auxiliar de Oficiais do Exército, da Marinha e Aeronáutica, pelos critérios de merecimento/antiguidade na proporção de 3/1, para os Subtenentes e Suboficiais possuidores do Cursos de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais, que possuam todos os requisitos para a promoção.

    Justificativa: Reconhecer os graduados que prestam excelentes serviço as FFAA e fazer justiça aos preteridos uma vez que não há transparência nas promoções no exército.

  14. CREIO QUE HAVERÁ MUDANÇA NÃO PORQUÊ QUEREM AJUDAR OS QES E SIM PORQUE NÓS JA TEMOS MAIS 80 DEPUTADOS CONTRA ESTA PL SE NÃO COLOCAR AS EMENDAS NÃO PASSA NA CAMÂRA E NEM NO SENADO ONDE SENADOR SENADOR IZALCI JA CONHECE A CAUSA E O SENADOR PAULO PAIM. OU GANHA TODOS OU PERDE TODOS.

  15. Trabalhei na 1ª Seção quando era 3º Sgt e só estabilizava os Cb/Sd que mereciam, os lixos íam embora. É justo os QEs receberem o mesmo Adc Dispo de quem ficou 30 anos. Só de aguentar esse tempo todo no EB já fazem jus.
    QAO com CHQAO.

  16. essa congresso é uma caixinha de surpresa….
    vamos esperar pelo pior eles não gostam FFAA,
    mas talvez um deles irá mexer para alterar os artigos
    espero que Deus ilumi nossos irmãos Brasileiros
    A hora é essa.

  17. Essa PL não pode confundir Adicional de disponibilidade com tempo de serviço ou quinquênio, são assuntos bem diferente, analise a situação de um terceiro sargento com 15 anos serviço?

  18. O nobre deputado não apresentou nenhuma Emenda e tão pouco um requerimento, ta jogando para a torcida, segue abaixo os links para apreciação dos nobres amigos:

    https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_emendas;jsessionid=ED49D52E81128B820873F1676AFB293B.proposicoesWebExterno1?idProposicao=2194874&subst=0

    https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_requerimentos;jsessionid=ED49D52E81128B820873F1676AFB293B.proposicoesWebExterno1?idProposicao=2194874

    Isso e jogar para a torcida o PL provavelmente será aprovado do jeito que está, essa comissão e uma mera formalidade, jogo para cumprir tabela.

  19. Prestem muita atenção Senhores!
    É impressionante como alguns companheiros de farda destilam o seu ódio por puro ego sobre os Sargentos QE !!!
    Criam mentiras, criticam, criam adjetivos repulsivos e mentirosos, ironizam sem qualquer pudor!!
    É comovente como tentar nivelar o QE pelo mais baixo e desprezível militar que tem na Força.
    Nestes quase 30 anos de serviço, quinze deles trabalhando em meio a Oficiais e Sargentos de Escola, eu tive o desprazer de conhecer muitos que, só por Deus, pra suportar, como um ser humano consegue ser tão incompetente, e com certeza muitos que aqui criticam, já passaram por situações parecidas.
    Então senhores tem “pessoas” boas e ruins em todos os locais de trabalho, como se diz no exército Senhores, o difícil é passar na prova, de resto é só empurrar com a barriga, pois sempre vai ter alguém pra fazer e alguém pra assinar e pronto.
    Agora imaginem os familiares dos QE lendo todas essas idiotices que falam sobre a classe, os familiares ficam chocados quando leem, devem pensar: Nossa meu pai é um lixo! Nossa meu marido é um lixo!!! Meu pai/marido não faz nada, é um vagabundo!
    Senhores mais respeito por favor, é o mínimo que se pede de educação!
    O que os QE querem é cuidar de suas famílias com dignidade, só isso, e a única maneira disso acontecer é lutando por direitos, o que não prejudica em nada a carreira de ninguem, por favor coloquem a mão na consciencia!
    Em quase 30 anos de serviço, eu poderia escrever um livro de quantas pessoas vagabundas eu encontrei no exercito, e de todas as classes.
    Pensem nisso.

    1. Fato é que a caserna está dividida, o que nem o PT conseguiu à direita com um estalar de dedos e um PL redigido nas coxas fez. Até à AGU, informalmente já falou que está tudo errado. Só os galáticos da escola de sargentos do exército, não estão enxergando.

  20. BOA NOITE A TODOS!

    O QUE EU ACHO MAIS INCRÍVEL É VER UM MONTE DE CIVIS QUERENDO APENAS AJUDAR DETERMINADOS QUADROS DENTRO DA FORÇA, SEM PREJUDICAR NINGUÉM E UM MONTE DE MILITARES GRITANDO: NÃAAAAAAAAAAOOOOOOOO, NÃO AJUDEM!!!!!!!!

    CHEGA SER BIZARRO!!!!

  21. O nobre deputado não apresentou nenhuma emenda e nenhum Requerimento, agora que aparecer, abaixo segue os links para consulta:

    https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_emendas;jsessionid=ED49D52E81128B820873F1676AFB293B.proposicoesWebExterno1?idProposicao=2194874&subst=0

    https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_requerimentos;jsessionid=ED49D52E81128B820873F1676AFB293B.proposicoesWebExterno1?idProposicao=2194874

    esse Pl provavelmente será aprovado do jeito que está, essa comissão é uma mera formalidade, jogo para cumprir tabela

  22. Parabéns ao nobre Deputado que vai evitar que mais de 40.000 QAO da reserva e pensionistas entrem na justiça pleiteando isonomia em relação ao Maj, Ten Cel, Cel e Generais do mesmo ano de formação que a partir de 1º Jan 2020, já receberão em seu contra cheque o Adicional de Disponibilidade, enquanto que os Oficiais do QAO ficarão com seu tempo de serviço congelado, conforme a tabela da MP do Mal não receberão nada, ou seja cada QAO perderá no mínimo 1.400,00 reais. Precisa haver uma mobilização forte dos QAO da reserva que moram em Brasília tem que ir ao Congresso e dialogar com todo e qualquer deputado para haja uma mudança urgente na MP do mal que beneficia somente os Generais e Coronéis, somente isso a mobilização corpo a corpo poderá reverter essa situação, por trás de cada militar existe o núcleo familiar. Infelizmente o Presidente da República esqueceu que sua vida na política prosperou em virtude do apoio que teve por mais de 30 anos, nas urnas , de Oficiais do QAO e Graduados das Forças Armadas, elegendo-o por vários mandatos como Deputado Federal e até mesmo seus filhos, deu as costas para esses eleitores.

  23. Conheço muitos que estão na reserva e trabalham no meio civil.. e ganham bem no final de tudo.. o problema que muitos vão para reserva sem se programar e ficam depois chorando por melhorias.. cada um teve em média 30 anos para se estabilizar e pensar na reserva.. infelizmente estão cagando para os graduados e a PL vai ser aprovada do jeito que está.

  24. Bom dia.
    Não acho justo o adicional de disponibilidade ser vinculado apenas a postos/graduações. O mais justo seria colocar um “OU” no pré-requisito para sua percepção. Exemplo: 5% para (postos/graduações) OU possuir menos de 10 anos de serviço. 12% para (postos/graduações) OU possuir mais de 10 e menos de 20 anos de serviço.
    Dessa forma, acredito que seria mais justo para os militares de todas as Forças.
    Digo isso pelo fato de existirem graduados e oficiais que possuem mais tempo de serviço que o habitual para aquele posto/graduação. Exemplo: os graduados da MB, os graduados do QE, os Oficiais do QAO, os graduados do QESA, os oficiais do QTA, os oficiais do QOEA, etc.
    Logicamente que não tenho a menor ideia do impacto financeiro dessa ideia, mas seria uma alternativa justa para todos, tendo em vista que o adicional teria como requisito alternativo o tempo de serviço ativo nas Forças Armadas.

  25. Senhores Praças, leiam e memorizem! Daqui há uns anos não haverá mais Sargento QE, e mesmo assim os Praças continuarão aqui neste blog se acusando e digladiando, pobres mentes procurando alimentar seus egos vendo a desgraça alheia e se deleitando de prazer pela frustração do seu semelhante, repito, por puro ego. Vão ficar procurando motivos e cristos para crucificar tentando assim encontrar a própria salvação.
    Solicito ao Editor para salvar, e em futuro oportuno, publicar esta mensagem e provar a todos que independente do motivo e da causa sempre estarão insatisfeitos e se prejudicando.

  26. É verdade, que, dobra os pára-quedas, quem fazem as manutenções em blindados, na esquadra, nas nos caças ou aeronaves de carga, quem fabricam peças para tudo, e quem faz as três Forças Armadas funcionarem, são os Graduados, mas acho que os Oficiais Generais das Forças Armadas esqueceram isso, e só pensam nos próprios umbigos!

    Infelizmente mesmo estando Reformado, quando vou a alguma Unidade Militar e vejo também nas Redes Sociais, parece-me que já há um racha na tropa! O que espero estar enganado.
    Mas os militares da Alta-Cúpula das três Forças Armadas se sentem poderosos, semideuses, são corporativistas, não estão nem aí para a tropa,; não tenho dúvidas alguma!
    Muito triste isto!

    Ainda bem que os Graduados têm quem briguem quem luta por eles!
    E podem ter certeza, o caldo vai engrossar (pra cima)! Pois os Graduados Reformados e da Reserva são em maior número!
    Parece que já estou vendo muitas ações na Justiça, e muitos graudões sendo esculachados!
    PL 1645/19 – A PL DO MAL.

    O Min. Da Defesa, os Generais esquecera parte do juramento que fizeram ao ingressar nas suas Forças, que é a de tratar com bondade, os seus subordinados.

    Agora criam o PL 1645/19 com muita maldade para os Graduados!

    Sou 3º SGT QESA – Reformado.

    1. Se for para fazer justiça tem que prestar o concurso publico e o curso de formação que ainda não realizaram, fora isso a justiça que QEs querem é direito de concursado sem estudo, sem esforço e sem dispositivo legal de amparo, resumindo coitadismo socialista…

  27. Excelente a atitude do Deputado, gente, vejamos esse salário família de R$ 0,16 (dezesseis centavos) que percebemos, por favor, mostrem o contracheque dos militares das Forças Armadas e perguntem aos Generais o que ele faria com R$ 0,16; sem contar com o pagamento da diferença dos 28,86% que a justiça mandou pagar desde setembro de 2010 e até a data de hoje não percebemos, fomos massacrados no governo de Fernando Henrique, e, mais o Curso de Cabo que fizemos, era para receber 16% estamos recebendo apenas 12%, vergonha, vergonha, vergonha e vergonha.

  28. Estava lendo as publicações de um site que se diz “militar” (sociedade militar)…sinceramente, dá nojo ler a fomentação demagógica que é promovida ali…dá a entender a um neófito, que que a PL 1654 veio para enriquecer generais, matar de fome os graduados, dividir classes, ser o estopim de uma guerra civil. Sinceramente, não há ninguém, eu disse NINGUÉM na tropa reclamando dessa PL (1645), Sgts modernos e of subalternos logo terão sua valorização com a adição dos cursos impostos pela força (CAS, ESAO, CHQAO, ECEME..etc), Cb e Sd temporários, não estão preocupados, tendo em vista que ganhariam muito, muito menos no mundo civil, e estão satisfeitos. Quem está dividindo a classe, buscando políticos fracassados de esquerda, batendo na porta deles, e movendo mundos e fundos nas redes sociais, sabemos quem são. Sim, são os sargentos (Cabos com divisas de Sgt) do chamado quadro especial. Sem demagogia SRs do QE, não tenho nada contra vcs, mas esse coitadismo já encheu a paciência. vocês com seus sindicatos só buscam o que lhes convém, nunca buscaram nada para força como um todo, e se dizem irmãos de armas, injustiçados…contem outra. Já foram em demasiado valorizados, com estabilidade e promoção a sargento. Respeitosamente, vão estudar, se preparem para a vida civil na reserva. Já deu.

  29. Defenda o seu pirão com a mesma força que tens para criticar os sargentos do quadro especial, que ganharás muito mais. O curioso, é que não se observa nenhum sargento da EEAR, criticando seus pares do QUESA. Você deve ser daqueles, que cansou de solicitar troca de serviço com QE, para ir à faculdade, agora desfaz do companheiro. Mas tudo isso, sejamos agradecidos aos nossos generais, que conseguiram à façanha de semear à discórdia na tropa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo