Lucidez, a gente vê por aqui!

Excelente análise recebida na área de comentários:

Esse PL foi projetado para economizar e meritocratizar a carreira e é bem simples de ver isso, observe:

*Lembrando que não é minha vontade o que vou digitar e sim o que pensa quem projetou esse PL.

1 – Soldado e cabo não são prioridades na reestruturação pois são temporários e por pior que esteja o salário a grande maioria não receberia no meio civil o que recebe nas forças armadas, além de que hoje em dia não existe mais ninguém servindo obrigado, pois a briga para servir é muito grande, ou seja, para cada 1 insatisfeito tem outros 1000 querendo entrar.

2 – QE entrou para ser recruta e a força o premiou com o engajamento e sucessivos reengajamentos e com isso conseguiu promoção a cabo, estabilidade, promoção a 3° SGT e agora a 2° SGT, ou seja, foi muito bem valorizado ao longo da carreira. Hoje não existe mais a estabilidade para cabos, sendo assim, em breve não haverá mais QE na ativa e portanto não é prioridade na reestruturação.
Detalhe: acho que o adicional de disponibilidade poderia ser de 26% para os 3° SGT QE também e não só para os 2° SGT QE pois não consigo ver qual meritocracia o 2° SGT QE teve a mais em relação aos 3° SGT.

3 – 3° SGT de carreira e os Tenentes de carreira começam a carreira com o adicional de disponibilidade bem baixo mas este tem toda a carreira pela frente para angariar os demais percentuais fazendo os cursos de aperfeiçoamento necessário, além é claro de serem jovens e não possuírem arrimo de família. Detalhe, é nessas graduações que estão os temporários de curso técnico e de formação superior, os quais também estão se matando para entrar nas forças armadas pois no meio civil dificilmente conseguem esse padrão de salário, também tem a questão de que em poucos anos estarão no meio civil novamente e desonerando a inatividade militar. Tudo tem lógica e estudo senhores e não importa o que pensamos.

Bom, ao longo dos anos a carreira muda e da mesma forma que no passado alguns tiveram que ir para a guerra, hoje a grande maioria nunca irá, sendo assim, alguns perdem e outros ganham ao longo da carreira e isso faz parte do jogo.

O que não pode é o militar querer ganhar adicionais maiores se não fez ou não teve a opção de fazer certos cursos por não preencher os requisitos.

Meu vizinho é 3° SGT de carreira e foi reformado por motivo de acidente em serviço com proventos de 2° Tenente e ele me conta que quando saiu a reforma dele alguns colegas de turma que hoje já são 1° SGT ficaram magoados porque ele iria ganhar um salário que o restante da turma teria que esperar sair QAO para poder receber.

Aí agora com essa reestruturação o pessoal da turma que já são 1° sgt ganharão mais do que ele ganha agora com proventos de 2° tenente e ganharão o dobro que ele quando saírem QAO.

Uns vão dizer que é justo e outros vão dizer que é injusto mas a verdade é que a reestruturação premia quem está na ativa labutando e portanto esse amigo agora ficará com salario menor mas em contra partida ele ficou 5 anos na ativa somente e vendo por esse ângulo ele não foi prejudicado pois a força reconheceu na época sua situação e o reformou com proventos de 2° tentene mas pelo fato dele não ter feito CAS ficará sempre com adicional de habilitação de 12% e o de disponibilidade de 6%, já o pessoal da turma vai ficar com o máximo dos adicionais.

No meu ponto de vista não acho injusto essa reestruturação o que poderiam fazer é diminuir um pouco o teto do adicional de disponibilidade e aumentar um pouco para quem ganhará apenas 5% e 6%.

Outro ajuste poderia ser aumentar o adicional de habilitação para quem tem formação e diminuir o teto de quem tem aperfeiçoamento, mas isso não vi ninguém defender até agora, só vejo QE tentando sair subtenente e querendo adicional de quem tem CAS o que nunca vai acontecer.

Tá faltando representatividade de verdade nessas lideranças pois os que lá estão esbravejando estão só fazendo seu papel pensando na próxima eleição, infelizmente.

127 respostas

    1. Quando o vento é a favor toda lucidez parece perfeita. É bom lembrar que ainda tem o senado para a Pl passa. Só a Pl dos Civis tiveram quarenta modificações no senado. Tem alguns militares nesse blog que gosta de humilhar irmãos de farda. Cuidado os humilhados poderiam ser exaltado. Ódio e Rancor deixam ás pessoas doentes.

      1. Criaram uns melhor que o outro dentro das FFAA. O Aspirante qdo sai da Escola na sabe nada, aprende com o Altos que o Sr, o Cb, Sgt QE e os temporários tem. O Sgt de carreira pior ainda. Falta de humildade, companheirismo e espírito de corpo por um punhado de dinheiro. As FFAA tá
        virando essa merda, não se briga mais pelo todo. Essa conta vai ser cobrada na situação real. Acabou o tempo dos imbecil.

      2. Disse o colega Vb, cheio de ódio e rancor no coração. Como diz a Bíblia Sagrada….. “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” Mateus 7:5

      1. Uma coisa é certa … Vai ter sargento de carreira chorando quando descobrir as maldades que o EME está preparando. Deveríamos todos nós prestar apoio a emenda 10/2019 do Deputado Paulo Ramos … É a única solução para o real problema dos praças. NÃO SE ILUDAM.

        Serão 25 anos para o camarada sair Subtenente, 25 anos de serviço no lombo meus amigos, sem nenhuma perspectiva para sair QAO, pois o efetivo será reduzido, quase extinto, os poucos que conseguirem realizar o CHQAO chegam nos 73%, quem der sorte faz o cursinho de administração para Sub e morre com 68% e a grande maioria que não tem o famoso “QI”, vai morrer com os 45% do CAS. Deixem de ser bestas e acreditar nessa PL. Temos que desverticalizar esse soldo e igualar os adicionais … EMENDA 10/2019 NELES, o resto é conversa fiada ….

        Ass: Sgt de carreira do EME, obviamente não colocarei o nome de guerra, o motivos todos já sabem.

        Um abraço aos irmãos de armas

    2. Respondo! Que concordo em alguns pontos. Mas, vc esqueceu de colocar que na Marinha no CFN temos SG QE que entraram como SD através de concurso público e que são dispensados. Temos também Alunos do curso de oficiais que não tem direito só benefício ganhando mais que Subtenente e são vistos pelo MD como se da categoria fosse só que são Praças só serão oficiais depois de promovidos a 2tenente. Praça Aluno não pode ganhar mais do que a praça mais antiga “o Subtenente”
      Caso o MD queira conter gastos é só não contratar temporário
      e suas necessidades preencher com praças formadas em nível técnico e contingenciar novas turmas de praças e oficiais.
      O custo com formação, permanência temporária e dispensa é grande! Se exclareça mais…

    3. Isso sem contar que os 2 Sgt QE foram separados dos 2 Sgt de Escola na gratificação de disponibilidade e os Of do QAO foram equiparados aos de Academia, ou seja, 12%, isto é, nunca receberão esse adicional.

      1. Lei e releia sobre o adicional de disponibilidade. Acredito que pelo seu comentário vc ainda não entendeu como será aplicado o percentual.

    4. Legal mais levando em consideração o exército, e como faz na marinha que todo mundo entra Marinheiro ( Soldado), passa por cabo e são 10 anos pra se chegar a SGT, e sim todos esses Marinheiros e Cabos são de carreiras

      1. Marinha é marinha, Exército é exército, não existe nenhuma equivalência ou “paridade” entre as carreiras dessas duas Forças.

        Vejamos um fato curioso a função de mecânico de vôo tanto na FAB, quanto na Aviação do Exército é desempenhada por Sargento e na Marinha por Sargento e Cabos, os conhecidos Fiéis de Aeonaves.

        Conhecendo as 3 FFAA ( servi por 6 meses na Base Aero Naval de São Pedro d’Aldeia e por 7 anos na Base Aérea de Manaus) tenho a opiniào que o melhor sistema de recrutamento é o da Marinha que exige concurso publico de seus Marinheiros e Soldados FN e especializa seus Cabos, dando funções especializadas a estes, muito diferente do EB, que trata seus Cabos e Soldados como militares sem responsabilidade.

        Quanto a carreira do Graduado da Marinha, aí a coisa se complica, pois levam em média 10 anos para saírem 3ºSG e sem perspectiva de progressão ao Oficialato.

        Se tivesse que optar de novo por carreira de Graduado, minha opção, seria pelo Exército, pois além de progressão a Oficial QAO, tive todas as oportunidades profissionais que um especialista aeronáutico tem na FAB, como especialização na Aviação Naval, Curso de Inspetor de Manutenção no ILA, elemento credenciado em segurança de vôo pelo CENIPA, bem como cursos de aviação civil na Helibrás em Itajubá e no Exterior na Eurocopter France, atual Airbus Helicopter.

        Me desculpem os Especialistas da FAB, mas tive uma carreira tão ou até mais especializada, sendo Graduado do EB

    5. Outro ponto, tenho 21 anos pela frente ainda, poderia não estar achando bom isso, vai dar tempo de fazer todos cursos e quando chegar sub vou estar bem.

      Mas como fica a galera que se aposentou nesse intervalo, e não pegou benefícios nem de um lado e nem do outro ?

      Faltam mais de 20 anos pra mim, mas se eu tbm não pensar na reservar hoje, amanhã os da ativa não pensarão na minha.

      Um abraço

    6. Comeu coquinho estragado, como que essa reestruturação nao vai prejudicar??? Se vc não leu a PL, porque é o que parece, os qao da reserva (milhares) que foram para a inatividade a alguns anos, ganharão em 2023 23% a mesnos que um de igual posto tudo pq inventaram um curso só agora, dissimulando um aumento só para a ativa. Parece familiar isso? Pois chama-se fim da paridade, mas isso não interessa para o seu texto. Vai ler de novo o PL

  1. Pois é montedo para vc que entrou pra ser subão e chegou a capitão (do Mato) como alguns dizem pejorativamente tá tudo bem. E quem se lascou quando perdeu o posto superior e agora irá se lascar novamente poque não vai ter o tal altos estudos? É isso que vc chama de meritocracia? faça-me o favor, pimenta nos olhos dos outros é refresco.

    1. Para quem nao perdeu o posto acima, o adicional de inatividade, viu diminuir o adc tpo sv e agora no ter adicional de altos estudos É FACIL CITAR TEXTO LÚCIDO E COERENTE. NOS POUPE MONTEDO!!

  2. Não é tão boa essa análise, por exemplo ele fala em diminuir o percentual de aperfeiçoamento, mas não o de altos estudos. Outra coisa de acordo com o que disse o presidente da república este PL veio para corrigir as distorções feitas pela MP 2215-10 e isso esta sendo feita para apenas uma parte dos militares, afinal todos foram prejudicados por ela e naturalmente agora deveria corrigir o erro para todos também. No final das contas quem manda e quem tem a última palavra é o Ministro Paulo Guedes que por ocasião da apresentação da PL escolheu uma das 3 versões apresentadas e naturalmente ele escolheu a mais econômica e não a mais justa, cabe ao presidente dar uma porrada na mesa e exigir a mais justa mas isso não vai acontecer neste momento de crise.

  3. Concordo sou QE (Quadro dos Esquecidos), porem o Exército não me fez favor, a 29 anos levanto as cinco da manhã e trabalho ate as 16:00, sempre cumpri minha missão, entendo que existem QEs vagabundos, como Sgt e Oficiais das escolas, péssimos profissionais temos em todos os locais, não concordo com promoção de QE a S Ten, realmente não fizemos curso nenhum, nem on-line, nunca foi oferecido, por isso Quadro dos esquecidos, acho justa a restruturação na carreira, agora acordem o CHQAO será igual a ECEME poucos vão fazer, gostaria que a emenda “EMC 42/2019 PL164519 PL 1645/2019, que Modifica-se a Tabela do Adicional de Habilitação constante do Anexo III” do S Ten Gonzaga fosse aprovada na Comissão, mas e um jogo de cartas marcadas o projeto será aprovado do jeito que está, não será modificado, sei que alguns quase em sua totalidade acham que os Sgt QEs estão no EB pois o EB foi generoso, o EB nunca me deu nada, ate pq se não cumpri-se o expediente não receberia o pagamento, sempre foi uma via de mão dupla, fiquei no EB pois cumpria com minhas obrigações, em 2023 seremos extintos (QEs) ai vai sobrar bastante vaga para os concursados ESA/CHQAO comandarem os Pelotões de Obras, as reservas de armamento e tudo que vai ficar pois ninguém e insubstituível abraços…

      1. Pois é! Vc falou ué é cabo, se estivesse trabalhando no Atacadão, se falasse em benefício ou aumentou, já seria demitido. Quem nasceu pra Cabo, jamais chegará a General.

    1. Já dizia o ditado… “QE bom, é QE na reserva!”. Conforme o amigo falou, o EB já os premiou chegando a 2°sgt, agora é só aguardar 2023 pra fecharmos o caixão, pena que alguns vão relutar pra não deixar fechar e vão virar vampiros… Trágico isso, tinham que levar essa regalia pro caixão e sepultar de vez todas a chances de voltarem a ativa, exceto caso de guerra mesmo! Opinião sincera!

      1. Essa análise foi a pior de todas. Deixar o companheiro sem aumento salarial por mais de 4 anos com PL ou sem PL é canalhice, deixar os companheiros de barriga vazia sendo carreira ou temporário é uma falta de lealdade sem precedentes. Por não deram reposição salarial com vinha sendo feito.

      2. A grande maioria de vampiros são os oficiais, pois ganham melhores porcentagens em cima do salario, QEs vampiros não ganham nada pq porcentagem em cima de nada e igual a nada, e ainda teriam que continuar a fazer o café e não só tomar o café…entendedores entenderam

      3. Não sei se o que falo é besteira, mas aqui pra nós, se o tempo de sv mudar, vai mudar também o tempo de idade máxima para ficar na ativa, sendo assim cadê o amigo QE querer fazer uma graduação de 2 anos, uma pós de 6 meses e um mestrado de 2 para sair com um adicional habilitação maior ? “Senhores quem quer corre atrás”. Acho engraçado que o nenhum QE fala que nunca precisou passar pelo transtorno da movimentação e que a maioria que passou anos nas suas cidades natais e tem algum corre por fora do EB. Vamos parar de ser hipócritas.

    2. Excelente o comentário do Torres, foi a primeira vez que li um comentário de integrante do Quadro Especial do EB, sensato e racional, só não concordo quando você diz que o EB nunca te deu nada.
      Se você é QE estabilizado até o ano de 1987, sua estabilidade não é ilegal, você está totalmente amparado nesse sentido, no entanto você deveria reconhecer que sua promoção a Sargento sem realizar Curso de Formação, foi um presente que o Exército te deu sim.
      Já se foi estabilizado após a promulgação da CF de 1988, aí filho você foi muito beneficiado com a generosidade do EB, já que aí estabilidade sem concurso publico, promoção se Formação de Sargento e ainda transferencia para a reserva remunerada, exclusividade de militar de carreira.

      Mas mesmo assim te parabenizo pela racionalidade e pela sensatez que demonstrou em seu comentário, como disse foi o melhor comentário de Sgt QE que li aqui.

      1. Tenho o entendimento que o EB não me deu nada pq se não cumpri-se com minhas missões seria mandado embora, fui promovido pela lei que os Cmt não queriam que fosse aprovada ….mas obrigado pelo elogio e respeito muito sua opinião 1ºTen QAO R1 tu 1988

      2. 1ºTen QAO R1 tu 1988

        A sua resposta foi a pior possível, quase lamentável, conseguiu ser pior que o comentário do coitado do Torres… A soberba de certos capitães do mato e muitos que por aqui comentam, depois que a partida termina tem o mesmo destino… Reis e peões, meus camaradas soberbos, depois do jogo ambos são guardados dentro da mesma caixa.

    3. Só para complementar o sgt QE tem uma responsabilidade que muitos sgt de carreira não tem, que é ser responsável por um carro de combate que vale milhões. Além de cuidar dá mnt preventiva para manter o carro sempre disponível. Eu como sgt QE trabalhei mais de 20 anos na oficina regimental fazendo mnt dos carros blindados e dos caminhões do regimento, além de viajar 400 Km com uma vam ou de ambulância transportando paciente para consulta no hospital geral de Porto Alegre. Muitos finais de semana perdi porque estava transportando sgts e oficiais para consulta e nunca pedi dispensa porque tinha passado o final de semana na estrada. Por isso lembram antes de criticarem os sgts QE de não terem curso que a maioria deles são responsáveis equipamentos que valem milhões além de
      transportar os ditos de carreira e seus familiares para consulta nos hospitais.

  4. Já leu o plano de carreira de oficiais da Marinha? No item 2.4 diz que os cursos de altos estudos, são de carreira. Isto é , todos os oficiais fazem sem critérios subjetivos, como os praças Os OF R1 todos fizeram estes cursos. E os praças? Não. O altos estudos II que é o Aperfeiçoamento Avançado pra praças, não tem nem turma e nem pra todas as especialidades. Se o PL for aprovado em outubro, NENHUM praça ganhará altos estudos, pois tem uma turma de Sub, pinçados a dedo, de acordo com o BONO 224 de 21/03/19 que irão fazer. Transcrevo abaixo o bono supracitado:MARINHA DO BRASIL
    DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA
    BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS
    Nº 224 DE 21 DE MARÇO DE 2019
    BONO ESPECIAL
    GERAL
    DIRETORIA DO PESSOAL MILITAR DA MARINHA
    Mar – 051 Processo Seletivo (PS) ao Curso de Assessoria em Estado-Maior para Suboficiais
    (C-ASEMSO), em 2019 – As solicitações de inscrições dos Suboficiais (SO), do Corpo de Praças
    da Armada (CPA) e do Corpo Auxiliar de Praças (CAP), no PS ao C-ASEMSO deverão ser
    encaminhadas, no período de 25MAR a 05ABR, por meio de mensagem à DPMM.
    Serão oferecidas 240 (duzentas e quarenta) vagas, obedecida a seguinte distribuição:
    a) 160 (cento e sessenta) vagas para o CPA; e
    b) 80 (oitenta) vagas para CAP.
    Os seguintes requisitos serão exigidos, por ocasião da solicitação de inscrição no PS:
    a) ser voluntário;
    b) possuir, no mínimo, um ano na graduação de SO;
    c) ter sido promovido, por merecimento, nas graduações de Segundo-Sargento (2ºSG),
    Primeiro-Sargento (1ºSG) e SO;
    d) possuir cem (100) pontos de comportamento;
    e) ter aptidão média para a carreira (AMC) igual ou superior a 8,5;
    f) estar apto em Inspeção de Saúde para controle trienal;
    g) ter sido aprovado no último TAF anual, imediatamente anterior ao ano de realização do
    curso;
    h) não estar “sub judice”, respondendo a Inquérito Policial (IPM) ou Sindicância;
    i) não estar definitivamente impedido de acesso;
    j) não estar em gozo das seguintes licenças, por ocasião do início do curso: LTIP, LTSP,
    LTSPF, LFCFP, LCCE, LAC, LG e LA;
    k) estar com a inscrição regularizada no respectivo Conselho Regional de Enfermagem
    (COREN), para as Praças da Especialidade de EF;
    l) ter a média das recomendações para o Oficialato igual ou superior a 7,0;
    m) não ter incidido em contravenções disciplinares atentatórias à honra pessoal, ao
    pundonor militar ou ao decoro da classe, previstas nos itens 21, 23, 33, 34 e 76 do art. 7 do
    RDM; e
    n) ter parecer favorável da CPP.
    Para avaliação da CPP, será encaminhado o quantitativo de até duas vezes e meia o número de
    vagas disponíveis, dentre os SO que preencherem os requisitos listados nas alíneas “a” a “m”,
    respeitando o critério de antiguidade, conforme distribuição abaixo:
    a) CAP – 200 (duzentos) SO; e
    b) CPA – 400 (quatrocentos) SO.
    Após avaliação da CPP, será divulgada a relação dos candidatos que satisfizerem todos os
    requisitos e serão confirmadas as respectivas inscrições no PS.
    Para o preenchimento das vagas, dentre as Praças inscritas no PS ao C-ASEMSO, será
    adotado o critério de antiguidade, com prioridade para os SO de maior idade, desde que não
    seja atingida a idade limite de permanência no Serviço Ativo da Marinha (SAM), durante o
    C-ASEMSO, de acordo com o previsto na alínea c do Item I do Art. 98 do Estatuto dos Militares.
    Solicita-se aos titulares de OM dar ampla divulgação da matéria, devendo solicitar a
    inscrição somente dos militares que preenchem todos os requisitos para o PS.
    CALENDÁRIO DE EVENTOS DO PS ao C-ASEMSO
    EVENTO DATA PROVIDÊNCIAS
    1 25MAR a 05ABR Período de solicitação de inscrição.
    2 Até 15ABR Publicação, em BONO, da relação dos
    militares que solicitaram inscrição no PS.
    3 Até 31JUL
    Confirmação, por meio de BONO, das
    inscrições no PS ao C-ASEMSO dos candidatos que
    satisfizerem todos os requisitos.
    4 Até 28AGO Publicação, por meio de BONO, da relação dos
    militares selecionados para o C-ASEMSO.
    5 23SET Início do Curso.

  5. Lembre-se amigo que no EB existe Soldados, cabos e QES ( na reserva há milhares )… esses homens não tem MERITOCRACIA ?? Vc acha justo numa ” REESTRUTURAÇÃO ” esses milhares de ESTABILIZADOS não serem contemplados com um MÍNIMO de uma adicional que seja?Vc nao acha que a ADIC HAB de um militar estabilizado não poderia ser aumentada?? 30 anos de serviço no LOMBO para ser COLOCADO na mesma vala comum de um jovem que incorpora para fazer o serviço militar!!!!Desculpe amigo mas não consigo entender tamanho desprezo para homens que agora na velhice recebem do comando tamanho desprezo !!!!justamente num GOVERNO repleto de militares e tendo a frente um cara que recebeu apoio total desses praças !!!Não consigo entender tamanha CANALHICE !! canalha canalha mil vezes canalha !!!

    1. Acabe com os cabos e soldados e todo o pessoal temporário e veremos como as FFAA se sairá! Hoje vivemos em um novo mundo onde soldados e cabos tem nível superior e com boas qualificação profissional! Se não se valorizar hoje, amanhã talvez seja tarde!

      1. Agora te falo, coloca na porta do teu quarte uma placa escrita: contrata-se soldado ou cabo chupando manga para realizar serviços brutos com salário de R$ 2.000 e com direito a alimentação, plano de saúde e na sexta-feira, as vezes, vc irá trabalhar até às 12h e no final do ano terá meio-expediente sem desconto no salário. Prepara que vai ter a maior fila que vc viu no planeta. Acorda jovem! E digo mais, engenheiro, advogado, professor … Todo tipo de profissionais querendo essa boquinha.

    2. Quer mais ainda ? Era soldado raso, o exército te promoveu a cabo, na época para estabilizar era uma fera, na guarda era o cara, estava sempre disposto a ajudar o seu Comandante de Cia, estabilizou , começou a cagar, não estava nem aí, queria todas a bocas boas, desconfiava do lobinhos que chegavam da escola, dava o golpe na escala e agora que privilégios ? Cara , se liga vai procurará um outro serviço.

    3. Só 30 anos? Nos vamos ficar 35, sabia? E outra, se vc esta na reserva, vc teve no minino uma LESM e ficou menos que 30 anos. A reforma já nao e isonomia, a medida que joga o aumento do tempo de serviço só na ativa. Esses precisam ser motivados. A garotada que vai entrar É que precisa ser motivada!

  6. Lucidez e sensatez não são características dos eleitores de Bolsonaro que acreditaram que ele iria virar o EB de cabeça para baixo, cancelar a MP2215 e conceder reajuste de 100% no Soldo.

    Ao invés disso colocou Generais em posições chave, reafirmou seu compromisso com a hierarquia e disciplina e apresentou a melhor proposta de reestruturação dos militares possível no momento.

    O mérito da revolta dos inativos sindicalizados é nulo, já que falta a esse seguimento argumentos minimamente racionais.

    Alegar que “representa” as FFAA, não concede 10% para ninguém. Precisar ocupar funções de General e ou de Comando para garantir esse adicional que já existe a muito tempo, e que agora vai acompanhar o General inativo também, e assim evitar redução de vencimento na reserva, a tão falada integralidade, que finalmente chegou para os Generais também.

    O adicional de disponibilidade é muito justo:

    41% para Generais, que normalmente ficam mais de 40 anos na ativa;
    32% para Coronéis, Of QAO e Sten/SO;
    26% para TCel e 2ºQE;
    20% para Maj e 1ºSgt;
    16% para 3ºQE;
    12% para Cap e 2ºSgt e
    6% para Ten e 3ºSgt

    O Adicional de habilitação é justo e também meritocrático, somando os adicionais, conforme curos forem realizados:

    Formação 12%;
    Especialização + Formação 26%;
    Aperfeiçoamento + Especialização + Formação 45% e o desejado
    Altos estudos que somou o CHQAO a todos os outros cursos e alcançou 73%.

    O PL foi perfeito dentro do que seria possível, já que visa tambem ajuste fiscal previdenciário.

    É claro que os militares da ativa deveriam ser beneficiados nessa reestruturação, são esses que vão amargar mais 5 anos nas costas.

    Quanto aos inativos precisam aceitar a realidade, se nào realizaram os cursos recentemente criados, não há porque receber por eles.
    Mesmo assim o CAS mais que dobrou, foi de 20% para 45%, um belo reajuste que é bem maior que os 3º% a mais na pensão militar.
    E ainda terão reajustes em seus adicionais de disponibilidade, caso já não recebam o de tempo de serviço integral.

    1. Sou SO Fuzileiro fiz todos os cursos de carreira e para isso fiz concursos, preenchi requisitos, testes físicos, conceitos e depois tempos de interstício recebi as promoções, nunca tivemos acesso aos “Altos Estudos” que nossos irmãos do EB sempre o tiveram e essa é a gritante injustiça na LP 1645/19, somos da geração que viveu todo o revanchismo que existia sobre as FFAA nas ultimas três décadas, amargamos e engolimos a seco sem direito a debate a MP 2215, meritocracia existe quando se dão acessos iguais, não desta forma, temos outras divergências nesta LP 1645/19 que podem ser discutidas, mais esta é gritante, injusta, muito pesada para quem tanto se dedicou e hoje corre o risco de ser a geração que pagou pela revanche, forte abraço e ADSUMUS !!!

      1. Uma correção. Você diz que não teve acesso ao curso de altos estudos, que seus irmãos do EB sempre tiveram. Essa afirmativa está incorreta. Esse curso de altos estudos no EB está sendo oferecido a poucos anos. Sou subtenente do EB e fui para a reserva a 7 anos. Esse curso não era oferecido para todos. Era apenas um curso para as turmas mais modernas, que tinham um CAS incompleto. Portanto a injustiça atinge as 3 forças. Fomos prejudicados pela MP do Mal e agora seremos prejudicados de novo.

      2. Meu Amigo, estes ditos altos estudos na verdade não passam de enrolação…quem deu esse nome não deve nem ter estudado. É só o CFN inventar um curso qualquer tipo”combate ao fogo no centro da terra sem equipamento” metade a distância e metade no banquinho e, colocar como altos estudos…tá aí a solução.

  7. Interessante comentário. Frio, bruto, mas interessante.

    Tive uma ideia para tentar amenizar para todos, principalmente para os QE e demais praças das outras Forças, mas acho que dormi no ponto e o PL já não mais recebe emendas. Assim que não enviei a nenhum ‘líder’ político desses que ‘deveriam’ nos representar. Bom, segue o meu raciocínio:

    Seria uma espécie de Emenda Robin Wood:
    1 – Adicional de disponibilidade igual para todos (TODOS) em 32%. Estamos repetindo a GCET;
    2 – Cat I: 63%;
    Cat II: 58%;
    Aperfeiçoamento: 50%;
    Especialização: 20%;
    Formação: 30%

    * usei processo expedito para determinar percentuais, e é claro que os matemáticos fariam uma melhor distribuição, porém observo que:
    Nínguém ‘perderia’, pois o que se deixaria de levar no curso de altos estudos seria recebido nos cursos anteriores;

    Aqueles que por ventura, e são muitos, não possuem os altos estudos não ficariam tão p*tos da vida uma vez que a diferença deixa de ser uma aberração;

    Um curso de especialização não deveria ter gratificação maior que O CURSO DE FORMAÇÃO, que é inclusive a porta de entrada nas Forças;

    O aumento na gratificação do Curso de Formação, por sua vez, acalmaria os ânimos dos amigos QE (Que Efetivamente Merecem), pois seria nada mais de uma obrigação da Força o reconhecimento desta carreira que ora deixa de existir na ativa.

    3. PM para pensionistas deveria ter um percentual maior que o do militar da ativa. Raciocínio do “menos bocas, menos gastos.”

    É isso mas, ainda assim, considero que temos algumas aberrações em nosso ambiente que já passou da hora de terminar, tais como Gratificação de Loc Esp e 8 meses para cada 2 anos. E enxergo também no horizonte que pensionistas na Força (que não tenham a PROFISSÃO DO LAR) estão com os dias/anos/décadas contados. E o pior de tudo é que não adianta ficar bravo ou brava comigo, pois é apenas uma mísera opinião. Aqui no Blog o pessoal tem o péssimo hábito de ofender uns aos outros, protegendo-se pelo anonimato… assim como estou fazendo agora. MUITA SELVA NA MONTANHA!

    1. Vc inicia dizendo que o PL é perfeito, porém apresenta duas sugestões para melhorá_lo. Portanto esse PL não é perfeito ou vc não sabe por onde passou a coerência.

    2. Até achei interessante a sua colocação. Porém, só acho que as pensionistas que deveriam está com dias contados são as filhas. Esposas não, considerando aquela que acompanha o marido, abre mão de trabalhar, a fim de dar uma atenção maior aos filhos, ao invés de terceirizar a educação. Então…esposa sou a favor, pra filha acho que poderia ser revisto as que ainda não recebem, assim sobraria mais para recompensar os que realmente trabalham.

  8. O camarada entrou nas forças armadas sabendo que o salário é baixo. Forças armadas não é lugar pra ganhar dinheiro. Não deveria ter aumento algum. Pra nenhum posto ou graduação. Forças armadas hoje é cabide de emprego, 90% da força são burocratas de farda. Estar na tropa é tido como castigo. Brasília é disputada a tapas por militares pela ilusão da qualidade dos serviços ofertadas aos militares da guarnição. Outra situação são as transferências. Oficiais supervisores a cada 2 anos se mudam e recebem uma fortuna. É o melhor é que não precisa provar em quê foi gasto esse dinheiro. Os praças também recebem. Por mim mandava todo mundo pra selva. Pra quê tantos quartéis no sul e sudeste? Não existe vocação mais. Mas sim necessidade.

  9. Lúcida e verdadeira essa análise, os que estão esperando contra a restauração estão fazendo fora de contexto, pois não se trata de reajuste mas sim de melhorar a carreira.

  10. Antonio Sampaio, diversas carreiras do executivo o salário no passar o era baixo, todos entraram sabendo, mas hoje não é mais, vida o exemplo da PF, onde na década de 80 pra ser agente da PF era só dar o “nome na tolda” e pronto. O salário era menor que de um sargento do exército. No entanto, hoje ganham mais que um coronel de salário inicial. Isso aconteceu em várias carreiras!! Sem contar que nossa carreira não foi sempre de baixo salário, ela se tornou ao longo do tempo pelo descaso e revanchismo pessoais criados por governos que sofreram na época do regime militar. Por último, me recuso a responder o por que de se manter quartéis no sul e sudeste do Brasil, visto que nitidamente és um ignorante no assunto manutenção da soberania e unidade nacional. Forte abraco e boa noite

  11. E quem tinha todos os requisitos para fazer o curso e não o fez porque o EB analisou que não era necessário, pois já estava habilitado a prosseguir na carreira até capitão?

  12. A lucidez aqui é dos que estão na ativa, ou quase indo pra reserva, ficam esperando a tal PL ser aprovada, pois ela contempla mais os que estão hoje na ativa e ponto. Os demais, é o que de sã consciência fizeram nesta PL. Ontem foi a MP, hoje a PL e no futuro será qual? Os ativos estão babando por essa PL, no entanto, amanhã serão como muitos: inativos e nada mais, nada mais. Os amigos já não existirão. não adianta ligar na Organização, porque eles os da “ativa”, dirão: fala que não estou!!!
    Lucidez seria se todos, ativos, inativos, praças, oficiais e oficiais generais fossem contemplados com aumento justo.

  13. A grande disparidade nas carreiras (oficiais e praças), já nos distanciam da justiça. Olhando pela ótica das promoções, são muito mais agraciados pelos auxílios e aumentos de soldos que impactam sobremaneira nas porcentagens dos adicionais, tendo como sete as promoções e por conseguinte as progressões salariais enquanto os praças tem quatro promoções normais no decorrer da carreira.

  14. O grande erro está na origem, e não adianta remendar o que começou errado. Senão vejamos: O CAS (curso de aperfeiçoamento de sargentos) habilitava a promoção de 1º Sgt até Capitão. A partir de determinado momento decidiram (essas decisões lamentáveis) que o CAS habilitaria apenas até a promoção de Subtenente. Porém (aqui está o erro inicial) Os concludentes do novo CAS passaram a receber o mesmo percentual de Habilitação Militar que os militares que cursaram o CAS antigo, que habilitava até a promoção de Capitão. Ora, dois cursos de aperfeiçoamento com habilitação DIFERENTE, resultaram no MESMO PERCENTUAL DE GRATIFICAÇÃO DE HABILITAÇÃO MILITAR. Depois disso resolveram que existiria o CHQAO para complementar essa habilitação e as turmas que tinham essa habilitação até subtenente pudessem ser habilitadas até o posto de Capitão. Nesse momento, surge outra decisão lamentável, resolveram atribuir um percentual para esse curso que complementava a habilitação. Até aí o pessoal dotado de “LUCIDEZ” consegue entender? Pois bem, além de não corrigirem essa BIZARRICE, ainda irão aumentar o percentual referente a esse curso, apenas porque agora (em outra decisão lamentável) resolveram classificá-lo como curso de altos estudos. Além do que é o único lugar NO MUNDO onde alguém pode realizar um curso de altos estudos, sem que lhe seja exigido uma formação superior.
    Se até aqui os “LÚCIDOS’ ainda consideram que possa haver alguma coerência no que estou falando, prossigo em outra análise.
    Como todos os militares que serão diretamente beneficiados por esse PL gostam de repetir, reestruturação não é aumento. Ok. não é aumento concordo.
    Agora lhes pergunto: Vocês não consideram que os salários dos militares estão defasados em relação a todos os demais servidores federais? Vocês não consideram que deveríamos, no mínimo receber vencimentos semelhantes aos Policiais Militares? Pois a realidade que se impõe agora é a seguinte: Se aprovado esse PL sem modificações, os generais terão seus vencimentos aumentados nos próximos anos em Doze mil reais. Um terceiro sargento terá um reajuste de pouco mais de Trezentos reais. Com isso nossos generais estarão no Teto do funcionalismo, sendo inconstitucional qualquer reajuste para os militares. Então com a máxima ‘LUCIDEZ’ possível afirmo que defender a aprovação desse PL é o mesmo que olhar para as graduações mais baixas e dizer, seu salário está baixo e continuará sem nem mesmo a reposição da inflação nos próximos anos.
    Só lembrando que na hora de combater mosquito, construir estradas, apagar incêndio, distribuir água, socorrer a população nas intempéries, combater a criminalidade nas favelas, somos todos militares. Outra falácia é dizer que esse PL vai corrigir o que a MP do mal fez, beneficiando apenas a ativa, pois a reserva já recebe posto acima e anuênios. Esquecem-se que quem passou para a reserva nos últimos dezoito anos não tem esses benefícios, também foi prejudicado pela MP do mal e agora mais uma vez será deixado de lado. Meus amigos, MERITOCRACIA é premiar os mais capacitados, dando a todos as mesmas condições. O que estão fazendo é o mesmo que chegar em uma sala de aula e aplicar uma prova para 80% dos alunos, e não oferecer a prova aos outros 20%, por critérios diversos, e a partir daí decidir que aqueles que fizeram a prova terão direito sobre os demais. Isso não é justiça e muito menos meritocracia, apenas uma maneira que NOSSOS GENERAIS estão utilizando para deixar os militares da ativa (de graduação mais alta) ao seu lado, defendendo essa “LÚCIDA TRAIÇÃO”.

    1. Nesta hora, vejo somente os praças lamentarem, porque será, qual posto ou graduação que receberá o total dos percentuais de aumento. Sou QE e na minha época era a 4ª série do primário pra realizar o CFC por isso que sou bastante burrinho, o sargento de carreira era o primeiro grau, hoje o CHAQAO equivale a um mestrado, engraçado um cidadão normal pode fazer um mestrado sem uma faculdade, uma pos………..
      O mais importante de tudo isso e quem realmente realiza as tarefas do nosso Exército, que são os soldados, cabos, sargentos e oficiais temporários, esses sim vão pagar a conta e ninguém dá um pio sobre isso. Porque até hoje não apresentaram os valores de cada posto e graduação pra toda Força. Porque transformar estes adicionais em LEI, talvez seja pelo meu pouco estudo, saber pouco da vida militar, ahhh o mais importante cadê a tabela final dos salariais de todos os oficiais e praças, aí todos saberão quem vai pagar a contaaaaaaaaaa. Não olhem pra suas barrigas somente, ninguém chega algum lugar sozinho.

      1. Caro QE de pouco conhecimento, deixe te ajudar:

        Altos estudos para Oficiais de nivel doutorado é realizado através de concurso para ESCOLA DE COMANDO E ESTADO MAIOR (ECEME).

        Altos estudos para graduados é nivel Superior Tecnológico, então CHQAO não se trata de doutorado, mas de Graduação Tecnológica para carreira de graduados concursados.

        Quando vc abandonar a sina QE e expandir seus horizontes, vai entender melhor para poder opinar e não escrever bobagens sem sentido.

  15. Em audiência pública na Câmara dos Deputados: Quando falava sobre a MP 2215/2001,
    “Não tivemos a oportunidade de debater ou de defender os nossos direitos”

    Palavras do Senhor
    Fernando Azeredo
    Ministro da Defesa

    Assim, faço das palavras dele, minhas palavras.

  16. Discordo de varias ítens apresentados por esse analista de plantão um tanto egoísta e parece-me arrogante, os Cabos e soldados nas Forças Armadas a muito tempo cumprem centenas de tarefas emanadas nos Quarteis, a sua maioria ajuda financeiramente seus pais e irmãos no sustento familiar. O modelo adotado pelas Forças Armadas pela não profissionalização do seu Efetivo de Cabos e soldados diverge de muitos exércitos pelo mundo afora, paga-se um salário mínimo para um recruta, porém toda a estrutura que demanda para esse universo e certamente caríssimo aos cofres públicos, como alimentação, uniforme, estrutura médica, vale transporte, etc… O custo TOTAL do universo de recrutas de uma OM é infinitamente maior que o universo do Efetivo de Cabos e Soldados do NB. As Forças Armadas deveriam acabar com os recrutas e profissionalizar plenamente as Forças Armadas. Os Sargentos do Quadro Especial são também de carreira adquiriram a sua estabilidade com 10 anos de serviço, tudo isso avalizado pelo tribunal de contas da União, simples assim, tem todos os direitos previstos em Lei.
    No universo de 2º Ten, 1º Ten e Cap QAO das turmas de 1978 até 1989 carregam de 24% até 13% de tempo de serviço congelados em 2001. não receberão nada de adicional de disponibilidade, são mais de 45.000 militares e suas famílias (base 3.500 formandos na ESSA por ano), fora o Universo da Marinha e Aeronáutica, porém os Coronéis, Ten Coronéis e Majores das mesmas turmas de formação da AMAN receberão 20%, 26 e 32% de adicional de disponibilidade, ou seja . a partir de Jan 2020 serão contemplados com aumento salarial claro subtraindo o tempo de serviço congelado em 2001. Por exemplo um Coronel da turma de 1988 deve ter 14% de tempo de serviço (32% -14= 18%) ou seja receberá 18% de adicional de disponibilidade enquanto que um QAO do mesmo ano de formação recebera zero de adicional de disponibilidade quebraram a isonomia, outro exemplo um Ten Cel também da turma 1988 deve ter 14% de tempo de serviço (26%-14%=12%) ou seja receberá 12% de adicional de disponibilidade, torno a repetir um QAO receberá zero de adicional de disponibilidade. Então a cúpula das Forças Armadas de Maj a General de Exército terão ganhos significativos de salário a partir de Janeiro de 2020, entrando nesse universo SubTen e 2º Ten, 1º Ten e Cap Carreira, 2º Ten e 1º Ten Temporários, 3º Sargento Carreira, 2º Sgt Carreira e 1º Sgt Carreira.
    Os 2º Ten, 1º Ten e Cap QAo receberão aumento somente em Julho de 2020, o Adic de Habilitação 25% parcelado a mais no soldo, por conta do CAS, pois, a sua totalidade não possui o CHACAO e muito menos CACAO, criado recentemente pelo Exército.
    Está bem nítido nesse Projeto de Lei Coronéis, Ten Coronéis e Majores do mesmo ano de formação receberão o Adicional de disponibilidade enquanto que o 2º Ten, 1º Ten e Cap do QAO do mesmo ano de formação não receberão nada (zero%) de adicional de disponibilidade. Estão prejudicando milhares de Oficiais do QAO e suas famílias só não não enxerga quem não quer ver.
    Essa Lei, caso seja aprovada no congresso provocará uma avalanche de ações na Justiça comum, como foi o caso dos 28,86% em que centenas de militares ganharam na justiça essa diferença, claro que tão somente aqueles que ingressaram no primeiro momento. A maioria com medo decidiu entrar depois e não levou nada pois já havia prescrito.

    1. Leia o PL antes de querer falar algo…

      QAO também vai ganhar adicional de disponibilidade… Vai ser bem menor o ganho pois você mesmo disse que alguns possuem 24% de adicional de tempo de serviço já..Então vão ganhar mais 4% para completar os 32% de sub… 4% é pouco? sim, mas estes já recebem 24% há anos enquanto outros recebem 0%.

      Esse adicional é a prova da inteligência deste PL, pois corrige a distorção da MP do mal concedendo adicionais diferentes de forma legal e justa.

    2. 2º Ten, 1º Ten e Cap QAO também receberão 32% de Adc Permanência, podem achar comentário lúcido, mas onde está a coerência, pois falam o que acham e não o que é real. Adc de disponibilidade continua sendo pago na reserva, porém quem recebe Adc de tempo de Sv receberá o que for maior.

    3. Vc precisa ler o PL, não entendeu nada, sou Graduado da Turma de 1989, recebo 13% adic Tp Sv e passarei a receber 32%, conforme o que esta previsto no PL1645. Alcancei a disponibilidade de 32% como STen, e o adicional não pode ser reduzido para o QAO.

      Vocês ávidos por reajustes só leram as tabelas e esqueceram de ler o texto para poder opinar. Transgrediu o numero 1 do anexo A, FALTOU COM A VERDADE.

  17. Ao entrar pelo portão das armas da ESsA, em 1989, descobri que naquele momento duas portas se fechavam para mim: a porta da riqueza e a porta da pobreza. Soube administrar minhas economias, nao fiz chqao po opção, investi em faculdade, minha e da minha esposa. Estou satisfeito com o que ganho. Carro rpoprio, casa propria, filhos em escola particular. Vejo muita gente reclamando e querendo algo que nao é seu por direito. Não fui voluntario para ir ao Haiti por perceber que quase a totalidade dos que foram o fizeram por dinheiro. Se acha que ganha pouco faça por merecr mais e nao ficar chorando dizendo que o mundo é injusto.

    1. Que bom pra ti. Não estamos aqui analisando situação particular. Eu fiz isso, eu optei por aquilo. Eu tenho isso, etc etc. Todos aqui estão debatendo uma situação geral, independente da situação individual. Não interessa se um tem dificuldades financeiras e outro prosperidade. Não interessa para ninguém sua condição pessoal. Se não tem interesse nos assuntos da coletividade, seu comentário não é de interesse da coletividade.

  18. 2°Sgt 2009

    Caro senhor Montedo, já que concorda com a opinião do amigo e acha ele lúcido. Por favor solicite a ele que nos explique a “Gratificação de Representação dos Generais” de 10% na ativa e reserva. Forte abraço.

    1. Vou explicar de forma bem didática para quem critica o adicional de representação do General, mas não sabe do que trata.

      O adicional de representação não está sendo criado agora pelo PL1645, ele sempre existiu e é pago para Generais da ativa e Oficiais em função de Comando.

      Ocorre que quando o General vai para a reserva, ele perde esse adicional de 10%, e ocorre a tão famigerada perda da integralidade, ou seja o Gen inativo tem reduçào de 10% de vencimentos na reserva, o que é uma grande brecha para justificar reduções de remuneração para os demais militares.

      Então não se trata de privilégio, mas de evitar redução de salario na inatividade.

      1. Quebra da integralidade? Os mesmos generais que querem receber na reserva o mesmo que um General na ativa, criam percentuais que somente militates da ativa podem atingir. A única quebra que se observa é a da coerência.

        1. Isso chamasse metitocracia. Inativos nao podem fazer curso, estào na reserva, fala em coerência, mas quer coisa impossível, inativo nao pode fazer curso de militar da ativa. Acorde desse pesadelo!

    2. Eu quero ver essa alegria dos sargentos de carreira quando descobrirem que o EME já tem uma penca de portarias para empurrar no pracinha, assim que for aprovada a PL.

      Em uma delas o interstício aumenta ainda mais, vai ter sargento chorando quando ler que o seu tempo para promoção aumentos para 9 anos, isso a primeira leva, vai ter irmão de farda levando dez anos para ser promovido de 3° para 2° e mais dez anos de 2° para 1° …. Chupa que a cana é doce …. Emenda 10/2019 única solução para os praças … NÃO SE ILUDAM.

      ASS: Sargento de carreira do EME

  19. Perfeito. Mesmo porque o PL é para reestruturação da carreira, e QE não é carreira. Não fazem parte da estrutura organizacional do exército. Quais são os cargos destinados para QE? Nenhum. Quando os últimos forem para a reserva acabou isso. O PL não trata de casos específicos, ele trata da carreira. E o 3 Sgt de carreira será o ST de amanhã com todos os cursos. Tudo resolvido. QE não faz CAS, CHQAO… Aliás, os que ainda são 3 Sgt vivem com licença médica para não tirar serviço de Cmt da Guarda. Alguns ainda falam: chefe eu sou QE não sei mexer com computador, não sei fazer ofício, não sei escrever, não sei…, não sei…, não sei…, querem ser apenas motoristas, fazer BI, protocolistas, comer às 11h00 no rancho, não tirar serviço…, mas se for para missão no exterior, aí vira dragão. QEs agradeçam ao EB e vão para a reserva, por favor

  20. Quero saber o que o Exército vai fazer com os oficiais que não tiveram a oportunidade de fazer o CGAEM? Lembrando que o Exército concedeu em portaria 251 o benefício para os QAO realizarem o CHAQAO à distância para as turmas antigas.

    1. Se você está na reserva, perdeu. Siga em frente. O CHQAO foi permitido para as turmas antigas, mas para os militares que ainda estão na ATIVA, com obrigação de permanecer mais um ano na força.

  21. Vendo os comentários e analisando as opiniões, chega -se a conclusão que temos o que merecemos, ainda bem que não há conflito eminente, senão nos matariamos todos uns aos outros, não precisamos de inimigos pra fazer guerras, nós matamos entre nos mesmos. Aff, corrói o estômago .

  22. Após ter lido atentamente todos os comentários, cheguei a seguinte conclusão: Ora se a MP 2215 ( que deveria ter sido votada em até 90 dias e que já perdura 17 anos ) é considerada por todos como a MP do pelos estragos que causou, especialmente ao pessoal da ativa, quebrou a paridade, criou uma indesejável cisão entre ativos e inativos e, considerando-se a celeuma que está gerando esse PL 1645/2019, acredito que a solução mais simples e objetiva seria a revogação dessa maldita MP 2215 com o retorno da antiga legislação que regia o escalonamento vertical, constante na Lei de Remuneração dos Militares até o anos de 2000. Garanto que os problemas acima mencionados seriam sanados e todos estariam muito satisfeitos.

  23. Quem disse que todos os Cabos e Soldados são temporários ?
    E os que prestaram concurso para as Escola de Aprendizes de Marinheiros ??!!
    Eles são de Carreira, são os futuros Suboficias da MB, ou até mesmo futuros Oficiais !

  24. Lucidez?
    Vi apenas relatos de casos isolados!
    Os que gestaram e pariram esta PL são os mesmos que há 30 anos lotavam a praças d’armas de filé mignon enquanto a tropa comia macarrão com salsicha.
    Pouca coisa mudou pra melhor……estamos carentes de líderes!

  25. Cel TROUTMAN (FAKE)
    BRAGA
    SENADOR …..
    MILITAR R1
    ANONIMO.
    1° SGT 2002

    FALTA SÓ GENERAL COMENTAR AQUI ,É SEMPRE OS MESMO SÓ MUDA O NOME.

    ESSES CARA SÃO DE TUDO UM POUCO.(URUBUS DE PLANTÃO)

    JURISTAS
    MINISTROS DO STM
    PROCURADORES
    SENADORES
    DEPUTADOS
    JUÍZES
    DOUTORES
    DESEMBARGADORES…
    TUDO SABEM,TUDO OPINAM,SÓ OQUE ELES PENSAM É OQUE VALE,
    PENSAMENTO DE MILICO É RECONHECÍVEL A LÉGUAS.

    APROVEITEM QUE RAQUEL DODGE VAI SAIR E ENTREM NA LISTA TRÍPLICE PARA A PGR.
    ESTE NOMES ACIMA SÃO FORTES CONCORRENTES.

    1. Contra fatos não existem argumentos, a propósito escrever em caixa alta denota gritos desesperados e gritos aqui não substituem argumentos racionais.

      O Ministério da Defesa e este militar da reserva recomenda :

      LEIA O PL1645, NÃO SE LIMITE A OLHAR PERCENTUAIS NAS TABELAS.

    2. Obrigado pelo reconhecimento meu querido, mas não falo contra QE simplesmente porque sou concursado e galguei minhas promoções desde soldado, hoje sou 1° Sgt e sei bem onde calo aperta, porém não dá aceitar esses argumentos rasos de paridade quando quem reclama não é concursado ou já está na reserva, já foi dito incansavelmente que está PL não é sobre aumento de salário e sim sobre reestruturação, e tendo isto como foco é óbvio que é direcionado para os da ativa.

  26. So lembrando aos que estão falando mal dos Cb e Sgt QE, que a maioria desses militares realizaram CURSO DE FORMAÇÃO para serem promovidos a Cabo e depois a Sgt.

    1. Tava indo mto bem até a frase: “não teve a OPCAO de fazê-lo”. Se não teve a opção, não há que se falar em distinção. O que um QAO ou QOEA da ativa fará de diferente daquele da reserva?? Um cursinho mequetrefe EAD? Ademais, diferenças de aumento percentual não são justificáveis, se estamos falando de meritocracia e família militar. Pq o aumento do CAS será de 125% enquanto de AE de 175%. Afronta ao princípio da igualdade. Não temos isso em outras carreiras onde aqueles que estão aposentados, além dos pensionistas, recebem o msm percentual de aumento na gratificação. Basta procurar o bônus que a RFB deu e está dando a TODOS. Só com as FFAA e diferente devido ao ranço, inveja e rancor. Aqueles que foram prejudicados com a MP do mal, serão novamente prejudicados. Fato. Nada que não caiba auxílio do Judiciário. Mas, lembrem-se: os que hj estao na ativa, logo ingressarao na inatividade e os srs podem certeza que acontecera a msm situacao. Basta esperar e lhes asseguro passa mto rapido.

      1. Aí Marcelo, se isso acontecer, se eu ficar insatisfeito na reserva, eu vou TRABALHAR. ISSO MESMO TRABALHAR, E NAO FICAR DE COITADISMO. Companheirismo é deixar as gerações que virão colher os frutos, pois eles que carregarao o piano, estarao sujeitos a quaisquer mudanças pq não tem direito adquirido e não poderão trabalhar por Fora.

  27. Eu sou a favor de que a carreira dos praças comece como Soldado e vá até Subtenente, nos mesmos moldes do Corpo da Armada da Marinha. Quer ser Sargento? Vá ser Soldado e Cabo antes! ESA ( Escola de Soldados das Armas).

  28. Na FAB tem uns 500 Cabos que ingressaram na força através de concurso público e com promessa de carreira até o Suboficial e que estão com suas carreiras estagnadas por inércia da administração.

  29. bom dia!!!

    O caso dos QE, devem ser visto por forças. quando se fala em QE focaliza-se na instituição Exército que tem uma forma diferente de outras instituições.
    Exemplo, na Marinha os praças são de carreira desde soldado/ marinheiro e são especializados como CB e no ano de 2000 foi a última prova para militares que fora a CB no ano de 1998 e os pós 1998 fizeram provas juntos com os anteriores a 1998, sendo que os pós 1998 tinham vaga 1/1 e os antes de 1998 eram vagas 300/. os que tinham estabilidade passaram param para o quadro QE e os que não tinha foram mandados embora mesmo sendo concursados e especializados. desta forma a força tinha que pegar novos marinheiros e soldados e formá-los novamente desperdiçando assim os militares que a força levou anos para prepará-lo, porém os militares formados pós 1998 tinham a vantagem de só passar na prova, sem precisar concorrer com outros. caso não aprovados na 1º prova ainda assim teriam direito a fazer mais duas provas e passando cursar com sua turma.

    sendo assim, vê-se que há diferença entre forças não só no caso dos QEs mas, também no caso dos SO/ST, no diz respeito aos ALTOS ESTUDOS.

    No que diz respeito ao adicional, vale lembrar que incide sobre o soldo então, todos poderiam receber o mesmo valor no caso de adicional de representação/adicional de disponibilidade/ habilitação e especialização pois quem tiver a maior patente ou graduação irá receber mais, simples assim.

    um abraço.

    1. O adicional de habilitação militar tem percentuais diferentes, conforme o curso que é realizado, a mais de 30 anos, por que só agora vocês querem padronizar em um único percentual?

      O CAS era o curso de maior percentual de habilitaçào militar para graduados até 2015, mas isso mudou.

      O CHQAO não é apenas 10% maior que o CAS, ele é proporcionalmente, 50% maior que o percentual do CAS, e é correto que se mantenha assim.

      Se o CAS teve um “Reajuste” de 125%, de 20 para 45, é correto que o CHQAO mantenha-se 50% maior que o CAS:

      45 + 22,5 (50% maior) = 67,5.

      Mas como no cômputo do novo adicional de habilitação, não houve qualquer reajuste, o que pode ser visto pela manutenção da formaçào que se manteve em 12%, concluímos que o processo de aquisição dos novos percentuais foram alcançados através da soma dos cursos realizados:

      Especialização + Formação = 26%

      Aperfeiçoamento + especialização + formaçào = 45%

      Altos Estudos + aperfeiçoamento + especializaçào + formação = 73%

  30. Bobice ficar brigando com cabos, QE, etc. Essa estória de “meritocracia” é só para enfeitar e enganar. A MP do Mal foi muito “meritocrática”. Se um 3º SGT foi reformado como 2º Ten, é porque já estava previsto na lei anterior ser promovido ao último posto dentro da “grupo”, no caso do EB, 2ºTEN. A meritocracia de hoje, valoriza mais os do topo. Se, com um Capitão como presidente, os militares não conseguirem uma nova lei mais justa, podem esquecer para sempre. Se fosse um general como presidente daria um cala-boca, e, se fosse um civil, continuariam a receber migalhas e engolindo “sapos”. Ainda bem que tem associações e representantes fazendo oposição e tentando corrigir.

    1. O grande problema é que essas associações só gritam a toa e não mostram nada de concreto. Acompanhei de perto essas associações nas audiências que se sucederam e não vi explanação alguma mostrando na prática quem perde e quem ganha, só vi maluco falando em QE sair subtenente e reclamando de salário.

      É preciso mostrar com números as mudanças a serem feitas. Também não adianta pedir mudança que ai aumentar o gasto tendo em vista que não serão aceitas.

      Não vi nenhum representante dos QE pedir para que o adicional de disponibilidade fosse igual para os 3° e 2° sgt QE.

      Também não vi ninguém pedir um aumento nos percentuais do adicional de habilitação para quem tem formação somente, e esse aumento poderia vir da diminuição do percentual máximo de 45% ou seja, baixa para 38% por exemplo e aumenta de 12 para 20%.

      Também não vi nenhum representante esbravejar que o tal do CACAU é uma piada muito engraçada para beneficiar quem não fez CHQAO e fora que esses cursinhos mequetrefes estão muito longe de serem comparados a altos estudos.

    2. Geralmente, esse argumento que meritocracia é para “enfeitar e enganar” vem de pessoas que não valorizam o estudo e o esforço, que pensam que os deveres devem ser dos outros, mas os direitos iguais. Camarada, estamos no século 21 e essa “coitadocracia” nao cola mais nas FFAA.

  31. Eu observo Montedo que constantemente você faz questão de publicar os comentários preconceituosos contra os QEs, isso é uma prática diária de seu ativismo nesse BLOQ. Quando retrucamos as AGRESSÕES quase sempre mesquinhas vOcê não pública, desmerecendo e fazendo coro com os ALMAS SEBOSAS que vomitam rancor contra a CLASSE DOS MILITARES DO QUADRO ESPECIAL. Digo que assim como você subiu, você pode cair, sei que não existe imparcialidade, mas você alimenta a DISCÓRDIA.

  32. jorge no 5 de setembro de 2019 a partir do 22:35

    Me responde por favor sou suboficial da Fab fui pra reserva em 2007, com 30 anos de svç, entrei pra Fab em 1977 o que vou ter, se é que vou ter de % pois já sou REFORMADO.

    Ainda não entendi direito esta meleca.

    Soldo Inativo 100%

    Adicional de habilitação inativo 20%

    Adicional militar inativo 16%

    Adicional de tempo de serviço inativo 24%

    Ah tenho o CAS e estes dados são de meu contracheque.

    Muito Obrigado antecipadamente. Boa tarde

    [email protected]

    1. Respondendo:

      Soldo de Suboficial, fica como está

      Adicional de habilitação, passará de 20% para 45%

      Adicional de tempo serviço de 24%, desaparece e entra no lugar

      Adicional de Disponibilidade de 32%,

      Então na prática em jul 2023, haverá um “Reajuste” total de 31% – 3% de aumento na pensão militar, resultando em 28%.

      Mas já a partir de Jan 2020 serão, 6% de disponibilidade -1% de pensão militar, totalizando no seu caso 5% a mais sobre o soldo.

      Já no meu caso, como tenho só 13% de tempo de serviço, terei 32-13-1= 18% a mais sobre o soldo.

      Aos poucos vai retornando a paridade com os militares que foram para a reserva a mais tempo.

      Essa é a meritocracia do PL1645, até 2023, chegaremos ainda mais perto da paridade perdida no ano de 2001.

      1. Militar R1 1988 no 6 de setembro de 2019 a partir do 16:20

        muito Obrigado .Esclareceu em muito , pelo menos não irá diminuir o total. Abraço e boa noite.

  33. Pior de tudo é ver um curso mequetrefe chamado CACAU ser considerado de altos estudos kkkkkkkkk…. chega ser ridículo porque acompanhei um amigo que fez e as questões de prova eram do tipo:

    Que cor é o cavalo BRANCO de Napoleão?

    a – preto.
    b – amarelo
    c – verde
    d – BRANCO conforme afirma o enunciado da questão
    e – nenhuma das anteriores.

    Isso sim é de rir mas entendo porque se for fazer um curso que se aproxime de altos estudos 95% não será aprovado.

    Mas aí tem praça que tem formação superior em direito, contabilidade e etc… tem mestrado também e não serve para nada pois não se identifica com a carreira.

    A força deveria dar altos estudos para esses militares que não ficaram acomodados e privaram seu descanso para obter tal formação e ainda seriam muito bem utilizados dentro da força em determinadas seções como setor de pagamento e eetc…

    Mas o que vemos é esses militares com formação superior querendo sair da força porque não são valorizados e se algum superior souber de sua formação o coloca em uma função para que aplique seus conhecimentos mas sem ganhar um mísero centavo de adicional.

    A força precisa mudar muito e realmente valorizar quem se esforça. Outro detalhe, os cursos de especialização até certo tempo eram enviados militares antigos que trabalham em burocracia ai depois o cara volta para a burocracia e o moderno que se vire sem conhecimento.

  34. “O de cima sobe
    E o de baixo desce”
    É desse jeito esse PL dos generais.
    UMA SUJEIRA QUE DEIXARÁ MAIS QUE MARCAS, MAS TUDO PASSA…
    Os estamentos inferiores estarão cada vez mais inferiores.
    Parabéns a vossas excelências!!!! SE É ISSO QUE DESEJAS.
    SARAVÁ!

  35. Caro Montendo.
    Seria prudente você dar uma pensada ou reflexão nos comentários maldosos que vc publica sobre os QE,tem uma turminha ai que ta sempre ofendendo e falando absurdos com raiva e maldade e vc parece que gosta de por lenha na fogueira.Vc como um capitão QAO antigo do tempo do respeito creio que conhece um pouco do tempo que militar era militar e não tinha esta turminha ai do tudo sabe e tudo é certo.
    Se você não gosta do QE ai é diferente,agora ficar alimentando o ódio é muito perigoso,de ambas as partes.

  36. Sou Sgt QE e concordo com o texto do colega.
    Porém discordo plenamente com a falta de respeito de muitos companheiros de farda. Que infelizmente, esquecem que a grande maioria dos militares do QE, são pais e avós de família.
    Faltar com respeito pelo próximo, não é coerente, não é produtivo.
    Muitos dos companheiros do QE, se iludem com narrativas de quem foi pra reserva remunerada antes de 2001 e não sofreu as mazelas da MP do Mal.
    Na época não reclamaram.
    A proposta é boa, meritocrática.
    E se for mexida, certamente não será para o bem de nós militares.

  37. Respeito é bom para todos, não só para QE e é devido do mais modeno para com o mais antigo.
    Infelizmente quando falta argumento ao QE, ele começa a esbravejar, jogar mandinga religiosa, levantar falso testemunho e,principalmente, faltar com a verdade.

    Se os QE que na verdade são integrantes do circulo de Cabos e Soldados, aqui no blogue demonstrassem e aplicassem o conhecimento e os valores cívicos, éticos e morais, os quais foram instruídos durante o tempo que passaram na caserna, falariam menos bobagens e ofensas gratuitas e angariariam mais respeito de seus superiores hierárquicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo