Reestruturação: Estado-Maior do Exército reestuda fluxo de carreira de oficiais e das praças

soldado

Por Redação DefesaTV
O Exército Brasileiro (EB) por meio de sua 1ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (1ª SChEME), a qual é a “ponta de lança” do processo de reestruturação da carreira militar, vem desde 2017, participando de reuniões no Ministério da Defesa (MD), com a presença de congêneres da área de pessoal da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), está reestudando o fluxo de carreira dos oficiais e das praças.
Estes encontros se dão em consonância com o previsto nas Normas para Gestão das Carreiras dos Militares do Exército (Port nº 110-EME, de 9 NOV 2000), especialmente pelo possível aumento do tempo de serviço de 30 para 35 anos previsto no Projeto de Lei da reestruturação.
Muito tem se falado, na atualidade, sobre as características da carreira militar, sobretudo pela entrega da Proposta do Projeto de Lei (PL) nº 1.645/19 pelo MD ao Congresso Nacional, em 20 de março deste ano, que trata do Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas (SPSMFA) e da consequente reestruturação da carreira.
Pela constância do assunto, apenas relembremos que a carreira caracteriza-se pelo exercício de atividades de natureza militar com devoção única às Forças Armadas e que tem por pilares básicos a hierarquia e a disciplina.
Essa carreira possui idiossincrasias (característica de comportamento peculiar de indivíduo ou grupo) bastante diversas de todas as demais existentes no Brasil, sejam na iniciativa privada ou na pública, como, por exemplo: o risco de vida; a dedicação exclusiva e a disponibilidade permanente à Instituição; a mobilidade geográfica por meio de movimentações periódicas por todo o território nacional e, em alguns casos, internacional; a sujeição a preceitos rígidos de disciplina e hierarquia; a necessária manutenção do vigor físico, a fim de bem cumprir as missões operativas; a proibição de filiação política e de participação em sindicatos, greves e movimentos reivindicatórios; a supressão de direitos trabalhistas comuns a outras categorias; e o extremado vínculo com a profissão, que perdura mesmo após o ingresso na inatividade.
Na proposta do PL 1.645/19, ainda em tramitação no Congresso Nacional, definiu-se o Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas como o conjunto integrado de direitos, serviços e ações, permanentes e interativas, de remuneração, pensão, saúde e assistência, que visa a assegurar o amparo e a dignidade aos militares das Forças Armadas e aos seus dependentes, haja vista as peculiaridades da profissão militar, nos termos do disposto nessa Lei e nas regulamentações específicas.
Em face do Projeto de Lei e da definição acima, que admite as particularidades já citadas da carreira das Armas, o EME vem trabalhando, por intermédio do Grupo de Trabalho de Acompanhamento das Medidas Internas Necessárias ao Ajuste das Carreiras dos Militares do Exército Brasileiro (GT-AMINAC).
Este grupo estuda as diversas legislações que deverão sofrer alterações com a aprovação do PL 1.645/19, uma vez que serão modificados o Estatuto dos Militares, a Lei do Serviço Militar, a Lei de Pensões Militares, a Lei de Promoções de Oficiais da Ativa das Forças Armadas e o Decreto 4307/02 que regulamenta a Medida Provisória 2.215, de 31 de agosto de 2001, entre outros normativos de pessoal e remuneração.
Convém ressaltar que, em estudos iniciais realizados em uma 1ª Reunião de Trabalho do EME sobre o tema, já foram levantadas mais de 220 ações subsequentes de modificação de Decretos, Normas, Portarias, Instruções Gerais e Reguladoras e de ajustes em todos os programas de informática de gestão de pessoal do Exército.
Com informações do EME
DEFESATV/montedo.com

115 respostas

        1. Deviam acabar com o limite de idade. Pessoas tem capacidade e competência de assumir qualquer função independente da idade
          Reflitam sobre isso.

        2. Bom dia a tds nessa história toda só quem sai perdendo São os praças soldado,cabo e sgt. Cadê a restruturação uns ganham mas benefício do q os outro cadê a igualdade cadê nossos direitos q vem tomando perda de 2000 pra ca só pancada .

        1. O pessoal do Quadro Especial não podem ser esquecidos pois afinal, eles também possuem família pra criar, filhos pra estudarem

      1. Pra que serve um egresso da EsSA com 31 anos de idade? Já não consegue mais correr na testa do pelotão. Vai averbar 10 ou 12 anos, tendo pequena dedicação à carreira.

        1. Não existe idade para operacionalidade!
          Os mais velhos de casa é um exemplo disso.

          Aqui diz um boina preta!

          Quero ver se o novinho aguenta uma câmara gasada!

          Rsrs.

      2. Impossível. Se o sgt que entra 24 anos, apos longos 8 anos, ao sair 2 sgt permanece mais longos 8 anos e ainda ter de desempenhar diversas atividades fisicas, para acompanhar recruta de 18 anos e asp de 23, é inconsequente falar em 30 anos para ingresssar nessa caserna com as peculiaridades que temos.

    1. QCO, Dentistas e Farmacêuticos serviram de cobaias e já tiveram essa reestruturação nas carreiras com base em 35 anos de serviço.

      Isso se deu por meio da ILEGAL Portaria 419/17.

      Espero que o EME aproveitem a oportunidade e corrija o erro que ofendeu ato jurídico perfeito.

    1. Não concordo em aumentar a idade pra ESTÁ pra 30 anos não pós as forças armadas utilizam seus militares mais novos entao quem já passou a idade que estima-se na época que podia mais faz melhor não deixa seus filhos cometerem os mesmos vacilos de não estudarem na época deles !!

      1. Essa Pl 1645/2019 elaborada pelo MD e CMDTs das forças Armadas se for aprovada do jeito que está colacara muuuiitooos…. Graduados literalmente na linha de pobresa isso e o extremo do absurdo.
        Exmo.Srs parlamentares por gentileza olhem, aprecie com carinho essa Pl e façam os ajustes necessários para que essa mesma Pl contemple a todos com igualdade de isonomia salarial
        Deus abençoe os justos.

        1. Falam tanto em baixos salários dos militares e 99% andam de carro novo de valores superiores a 60.000. Falam tanto que não tem FGTS e não falam que todo Militar ai ser transferido embolsa um valor substancial suficiente pra adquirir um carro novo, que tem moradia e alimentação de graça, o melhor plano de saúde do Brasil, quanto a não ser sindicalizado melhor pra eles, afinal sindicatos não tem feito nada para classe trabalhadora, porque o civil vai aposentar e receber o piso do INSS e o militar receberá o salário integral? o mercado que eles compram é mais caro que o meu. Isso é brincadeira. Quero ver se esses deputados aprovaram esse absurdo do jeito que estar.

          1. Carro financiado qualquer um tem, agora casa não posso comprar, poupex foi só ilusão não facilitou nada para casa própria, sai da poupex, tentei voltar, mas não deu por motivo do pecúlio valor muito alto, alugo casa num valor de R$ 1.000,00 nunca atrasei, agora prestações da casa própria com a minha idade somente no valor de 1.700,00 por mês pela Caixa Federal, alguém me ajuda ai sou um QE sem teto !

          2. Quero o meu carro de 60000!
            Sai daí, seu esquerdista. Você frustrado por nao passar em em concursos militares com os seus erros de concordância.

          3. Vc não sabe nem o q fala…primeiro que civil não tem nenhuma relação de igualdade com quem é concusado federal, como vc quer ter igualdade??? Primeiro vc precisa passar em um concurso pra querer se comparar.Eles estudaram para o cargo, entende? A igualdade que eles estão exigindo é de aumento para nível com outros cargos de funcionários federal, que se vc fizer uma comparação básica consegue perceber que tah muito desigual.

  1. Pontos das praças que se possível sofrerão alterações e serão implementadas:

    ∆ Sgt mor.

    ∆ Criação do QEO (Quadro Especial de Oficiais) para 1 SGT.

    ∆ Interstício de 6 anos para o 3 sgt ante 8 anos do 1 SGT.

    ∆ Criação do curso de assessor administrativo para os subtenentes que não passaram no CHQAO ganhando o adc hab altos estudos do tipo 2, conforme CGAEM dos oficiais.

    ∆ 4 Tentativas para o CHQAO, PENÚLTIMO ano de 1sgt até o SEGUNDO ano de subtenente.

    ∆ Aumentar mais ainda o nível de dificuldade do CAQAO.

  2. Uma vergonha no EB de hoje só vejo se dando bem quem é PEIXE em todos os sentidos (movimentações, cursos, estágios, missões no exterior, servir em Brasília) tudo isso se o militar tiver um PEIXINHO o militar vai conseguir o que ele pleiteia. Porém se não tiver PEIXADA vai ficar só na vontade. Aí você vê um monte de militares falando em meritocracia parece PIADA.

    1. O que vc chama de peixada na verdade é dedicação às coisas da carreira.
      Quando vc diz não ter peixada entende-se pelo militar que nunca fez po.. nenhuma é que ter as mesmas regalias de quem se dedica.

    2. Quero ver darem mais tempo de serviço para os temporário darem oportunidade para seguirem carreira ,não só apenas 8 anos sem nem ter nenhuma chance de seguirem carreira…

      1. Concurso EsSA, EsPCEx, etc, deiraram de existir? São proibidos? Você quer estabilidade e carreira no estado sem ter feito concurso? Melhor estudar um pouco, companheiro. Vá ler a CF!

  3. Boa tarde! Vejo isso tudo com preocupação, sou “QE sim” café o reconhecimento? Para quem não sabe todas as infrações intituiviinais são feitas por famoso: soldados, cabo velho e QEs. Outro detalhe todos os cursos militares são aplicados na tropa composta por nos. Ok!

    1. Porra só porque tem doutorado, tem que falar em uma língua que ninguém entende patavinas? No seu doutorado não teve básico em alfabetização? Seu português é sofrível, volta para a 4ª série para reaprender a escrever.

  4. Pode esperar… Vem aí um monte de beneses aos oficiais e um monte de maldades aos graduados…
    Logo não vai ter ninguém fazendo o concurso da EsSA .

  5. Por que aumentar o intersticio apenas dos praças?

    o Oficial temporario NpOr ou o oficial técnico temporário tem 3 promoções em 4 anos

    o sargento da EsSA tem 1 promoção a cada 8 anos

    um sargento da EsSA se forma em 2a internato, enquanto um oficial que o comanda se forma em 10 meses, em meio período.

    muita coisa errada…

    aumentando o intersticio dos oficiais subalternos (ASP, 2º e 1º Ten) aumentaria o dos praças QAO TB

    1. Seria de bom entendimento, aumentar a idade de ingresso nas forças armada, em especial para os quatros complementares. Digo isto, devido a espectativa de vida ter aumento e até em consonância com a legislação em vigor que rege que os militares da reserva podem ser chamado para compor o quadro da ativa até os 45 anos.

      É algo que poderia ser pensado….

    1. O que desonera PNR é transferência! Tem oficial e sargento há mais de 20 anos na mesma GU, ocupando PNR e alugando os imóveis que possui. Já estão fazendo disso um negócio bem lucrativo.

    1. Essa tal de Kelma oportunista não sabe nem falar direito e não representa os STs/Sgts de CARREIRA!
      Espero que ela, juntamente dos partidos de bandidos que a apoiam, levem planilhas e cálculos FUNDAMENTADOS com impacto pra economia, já que pretende modificar o PL.
      Tenho dito… Nem Kelma e nenhuma dessas associações (sindicatos disfarçados) representam a massa dos PROFISSIONAIS DE CARREIRA!
      #plseraaprovado

  6. Lá vem mais legislações para prejudicar as promoções dos praças e QAO. Oficais não são o legislativo para mudar regras de promoção a toda hora. deveria haver uma lei de promoção de praças para parar esta palhaçada.

    1. Palhaçada estes generais que só pensan neles mesmo já ganham um baita salário só pra encher o saco e pobre do QE que rala no quartel e não é valorizado

  7. Não espero coisa boa, principalmente vindas de Bolsonaro Cap R1. E de uma equipe constituída apenas de oficial. Oficial sempre pensa como oficial, nada mais.

    1. Penso que toda forma de opinião é valida,mais vamos ter mais respeito pelo quadro de r1 pois se a forças armadas brasileira tivese oficias competente de carreia não teria necessidade de todos os temporários.

  8. Se preparem senhores graduados:
    3º Sgt para 2º Sgt: 10 anos
    2º Sgt para 1º Sgt: 10 anos
    1º Sgt para ST: 10 anos
    ST para 2º Ten: 05 anos, total 35 anos. Cóf, Cóf, Cóf
    Querem mais, depois de tantas acusações que eu tenho acompanhado aqui neste Blog.
    Postei aqui no mês passado e a minha opinião foi excluída.
    Obrigado até a próxima.

    1. Para os graduados do Exército os tempos de promoção já estão adequados com o do PL, pois um 3° Sgt egresso da escola chega ao posto de Cap aos 32 anos de sv, com mais 2 de escola são 34, o que contempla plenamente a carreira ao projeto de lei.
      Quanto ao da Marinha e da FAB não sei..

    2. Uma vergonha. Mas o que espersr?? Alguem aqui conhece o tratamento dos oficiais da marinha do Brasil? São reis, assim se consideram, culturamente pensar viver ainda na monarquia. De tal forma que jamais esperaria nada do contrario no PL.
      Um governo com tantas opções e que o momento se mostrava favorável para colocarmos nossas demandas, vocês os fizeram, colocaram a demanda dos oficiais. Cagaram para mim, para minha familia, mas aí falam de hierarquia e disciplina, ora sejam responsáveis com os seus subordinados. Os conceitos da caserna são brilhantes, o que estraga são voces que ora nos representam.

  9. quer cortar gasto acaba com transferencia,os soldos quando vai para reserva,as festas das medalhas, e tantos privilégios que tem por ai generais ja recem aumento quando é promovido ailas todos que são promovidos estão sendo estão recbendo reajuste e tempo certo fora a grana com transferencia para dentro e fora do país;;

  10. A ESA tinha que ter limite de idade até 75 anos, já que com a reforma da previdência ninguém vai aposentar mesmo… só idiota acredita nesse desgoverno.

  11. Talvez tudo isso não aconteça o Governo Federal já está sem grana, as despesas só aumentam e agora com essa do PL Mal vai piorar ainda mais. A festa acabou disse Rodrigo Maia. Centenas de aplicativos estão sendo criados para celular e Internet que estão acabando com a arrecadação do Governo Federal, ninguém enxerga isso, muito menos esse Governo de despreparados.

  12. O problema da Força é a falta de união. É essa segregação exagerada! É muita divisão em tudo e a falta de união que cada aumente. Triste ver as praças sempre levarem a pior devido às decisões tomadas pelos oficiais. Fui do EB durante quase 10 anos. Sou da turma de 2011 e hoje estou saindo para entrar na PRF. Praças, infelizmente as coisas não mudarão enquanto a visão do comando não mudar. É um pensamento arcaico que toma conta e parece não querer mudar. Felicidades e sorte pra quem!

  13. Com o aumento de tempo de serviço, com a nova previdência, deveria também aumentar os limites de idades para o ingresso as Escolas Militares.

  14. Só espero que não façam mais algum tipo de reestruturação e mandem a conta para gente pagar, já chega a conta dos generais que temos que pagar . Fica fácil dar aumento para outra força e mandar a conta

  15. Pelo que se apresenta,a volta do Subten Mor esta vindo e os QOA vai ser reduzido ,será por indicação com numero reduzido para um melhor aproveitamento dos Subten infelizmente .

  16. “Pela constância do assunto, apenas relembremos que a carreira caracteriza-se pelo exercício de atividades de natureza militar com devoção única às Forças Armadas e que tem por pilares básicos a hierarquia e a disciplina.” Na teoria é isso. Na prática é Hierarquia para os oficiais e para os praças a Disciplina. A instituição não respeita a hierarquia dos praças, permite que militares sejam ultrapassados nas promoções, as oportunidades não seguem antiguidade, e sim a peixada. Se a Hierarquia fosse mesmo um pilar, a função de Adjunto do Comando, obrigatoriamente seria do Subtenente mais antigo da OM. Isso não ocorre entre oficiais. Nunca vi uma unidade onde o oficial mais antigo não seja o comandante, ou o próximo não seja o subcomandante. Pisotear na hierarquia do praça é fácil, existe a disciplina para permitir o silêncio.

  17. Vão fazer do QAO uma espécie de generalato.

    Haverá um número certo de vagas.

    Se tem o nº X de Gen Ex na ativa, também teremos o mesmo número de Cap QAO na ativa. Os Cap QAO serão os Adj Cmdo daquelas autoridades.

    Se tem o nº Y de Gen Div na ativa, também teremos o mesmo número de 1º Ten QAO na ativa. Os 1º Ten QAO serão os Adj Cmdo daquelas autoridades.

    Se tem o nº Z de Gen Bda na ativa, também teremos o mesmo número de 2º Ten QAO na ativa. Os 2º Ten QAO serão os Adj Cmdo daquelas autoridades.

    Nem todo Gen Div sai Gen Ex. Nem todo Gen Bda sai Gen Div. Então nem todo 1º Ten QAO sairá Cap QAO e nem todo 2º Ten QAO sairá 1º Ten QAO.

    E tem mais:

    Muitos oficiais terão que se contentar em ir para a reserva como Ten Cel, pois apenas uma parcela será promovida a Cel. Da mesmo forma muitos graduados terão que se contentar em ir para a reserva como Subtenentes, pois apenas uma parcela será promovida a Subtenente-Mor (graduação que será criada).

    A grande maioria do Cel não saí Gen. Então a maioria dos Sub-Mor não saírá QAO.

    Generalato é só por escolha do Pres Rep. QAO serão escolhidos pelo Cmt Ex.

    Mas o QE da Corte aqui (aquele que é burro, não estudou, não aproveitou as oportunidades e é preguiçoso) tem um bizu para deixar felizes os graduados de escola (os dedicados, escolarizados, os “tudo de bom”):

    Além de criarem o Sub-Mor, graduação que será acima de Sub e inferior a de QAO, também vão criar o Sgt-Mor, graduação que será acima de 1º Sgt e inferior a de Sub.

    Vocês serão bastante valorizados. Podem acreditar.

    A mim só me resta buscar outra profissão para quando eu for para a reserva no meio do ano que vem.

    Aquele abraço para quem fica.

    Fui!!!!!

  18. Bom dia, companheiros de farda!

    Acredito que o interstício de nós graduados vai aumentar.
    Além disso, ninguém, ou uma pequena parcela vai sair Oficial QAO.
    Acredito que o fim da carreira dos graduados é Sub Ten, ou Mor, caso criarem.
    Tudo isso, baseado no vaidosismo. um Cap com ESAO ganhando menos que um 1º Ten com CHACAO? DUVIDO!!!!!!!

    Abraço a todos! Seeeeelva!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo