Militares otimistas após reunião com Líder do Governo sobre mudanças no PL1645/2019


Nessa segunda-feira – 17 de junho – representantes de associações de militares e grupos formados na internet se reuniram com o major Victor Hugo para finalmente expor oficialmente as demandas dos militares em relação ao PL1645/2019.

 estivemos em uma reunião com o líder do governo, onde fomos muito bem recebidos… fizemos algumas considerações – que ele achou justas – são no sentido de alterar apenas alguns itens do PL1645 que são prejudiciais aos graduados, principalmente aos inativos e aos pensionistas… o Major Victor Hugo entendeu que era justo… ele se colocou a disposição para ajudar junto ao relator, uma audiência om o relator…”, disse Adão Farias, advogado e militar na reserva que representa várias associações e centenas de militares que discutem o problema em grupos nas redes sociais.   

A movimentação nas redes sociais tem sido intensa, grupos de militares têm abordado parlamentares e alguns já falam até em tentar um contato com o presidente por meio de faixas e concentrações em frente ao Palácio do Planalto.

As insatisfações principais de graduados e oficiais dos quadros de of. auxiliares são em relação aos adicionais de habilitação, que criariam enormes disparidades entre militares da ativa e reserva e quanto a concessão de um adicional de representação que  só alcança os oficiais generais.

O advogado relatou à Revista Sociedade Militar que saiu da reunião bem otimista e que o deputado Major Victor Hugo se mostrou bastante disposto a atender as demandas, sugerindo que as leve rapidamente até o relator do projeto na Câmara.

As principais demandas apresentadas foram:

Mudança na tabela de adicionais de habilitação, passando a mesma a contemplar com valores iguais a todos os militares da ativa, evitando possíveis distorções que já acontecem por conta da liberdade que os comandantes militares têm para aumentar as qualificações de cada curso, como aconteceu com o CHQAO (do exército), que em um curto espaço de tempo saltou de curso de especialização para curso de Altos Estudos. 

… sugestão de redação, retirou-se a menção a cursos e os parágrafos, unificando-se o adicional para todos os miliares conforme a tabela… é mais justo e coerente, pois todos aqueles que possuem formação militar receberão o adicional conforme as porcentagens especificadas na tabela. Necessário salientar que todos os militares estabilizados possuem formação militar específica, portanto, equânime a unificação em lei, evitando-se distorções que possam advir de portarias que porventura possam ser editadas pelas Forças de forma independente… A padronização legal para o recebimento, por todos os militares estabilizados e os inativos no âmbito das três Forças evita eventuais ações discriminatórias internas

Adão Farias também apresentou a proposta de estender a todos os militares e respectivos pensionistas o adicional de representação, que no PL1645/2019 só alcança os oficiais generais e uma nova tabela de escalonamento vertical, que modificaria significativamente a remuneração, encurtando bastante as diferenças entre oficiais e graduados.

…foi modificado o texto para igualmente unificar o percebimento da gratificação, haja vista ser a representação uma condição de todos os militares. Quando o militar veste sua farda automaticamente está representando não apenas sua Organização Militar, mas, em verdade, toda a Força…”

Revista Sociedade Militar/montedo.com

160 respostas

  1. Bom dia.
    Primeiramente parabéns aos colegas representantes de associações de militares e demais grupos. Estes nos representam e não esta elite burocrata que está nos ferrando desde a promulgaçao da MP do mal.
    Bem que meu comandante falava que sargento, em grego, é ganhador de guerras.
    Abraços a todos e é hora de união.

    1. Excelente comentário!

      E parabéns ao representantes que levaram ótimas proposituras ao Líder do Governo!

      Agora sim, podemos observar que se tem grande chance de se melhorar mais ainda o PL.

    2. Se com o CAS vier a pagar os mesmos valores que os que já possuem o CHACAL, esse curso morreu!
      Decidam-Se pensadores do EB.
      Ou seja, não vinga

  2. Não desistir jamais em busca de mudanças. O tal “Chacal” está com uma diferença absurda em relação ao CAS, o que não justifica, pois exercem as mesmas funções e ambos vão no máximo a Cap.

    Aumento JÁ para os possuidores do CAS até 1999, tal como fizeram com os possuidores do curso na ESAO até 1999.

    Está claro, que após criarem o CHQAO, tentaram dar um jeitinho com o CAQAO.

    1. Claro que justifica! não há meritocracia nenhuma para entrar no CAS, pois todos, naturalmente o farão (salvo situações excepcionais) já o CHQAO, tem que passar no concurso! Merecedores dos adicionais como estão!!!!

        1. Aliás, só o que se vê quartéis a fora é o EB matriculando militar no CAS e alguns fugindo dele pedindo adiamento.

          Aonde tá o mérito nisso!????

          Não tem de equiparar nada!

  3. Nossos generais tomam decisões sem pensar na tropa, sempre meu pirão primeiro, depois chegam nas visitas nas OM como uns semideus.

    Nunca consultam as praças para nada. Afinal, prá que servem os Adjuntos de Comando e os ST mais antigos ? Enfeites !!!

    Eles vivem em um mundo alheio a realidde. Lamentável.

    1. Um soldado ou militar temporário que for reformado ganhará na reserva um percentual de habilitação maior que não teria direito na ativa.

      Todos os militares temporários oficiais temporários, sargentos, temporários, Cb/SD não estabilizados, não terão direito ao mesmo percentual de adicional de habilitação que os militares de carreira.

      Muitos militares ganharão o percentual de habilitação sem a realização de cursos.

      Deveria retirar o nome de adicional de habilitação para adicional de situação militar ou algo parecido.

      Se depender de regulamento, o adicional de habilitação pode ser concedido, como por exemplo: os 12% terão direito que realizar o Curso de Formação e os 35% os militares com CHQAO. Enquanto não realizar o CHQAO os militares estabilizados terão direito apenas os 12%, após realizar o CHQAO terá direito aos 35%.

      Vai depender muito como estará escrito na Lei e no regulamento, conceder o adicional de habilitação, sem a realização de cursos e um tanto estranho.

  4. Vi a tabela redigida pelos QE e percebi que os Generais não deixarão passar, eles primam por uma meritocracia em carreiras diferentes.
    Os Of tem uma carreira linda (merecida), os praças se arrastam numa carreira fajuta (injusta) e os QE ficaram boiando no limbo (esquecidos).
    Os nossos comandantes criaram regalias que não afetam os Of generais da reserva, já os praças que ficaram no hiato entre os dois PL do mal, vão se dar mal.
    Por fim, temos Soldos diferentes, qual o motivo de termos adicionais tão discrepentes?

    Nossos inimigos vestem varda! Tem estrelas no ombro e são egístas!

    PS: Os sargentos de escola que acham que vão se dar bem, terão um susto nas próximas provas do CHQAO, poucos irão passar! A intenção dos Generais é fazer o CHQAO ficar tão dificil quanto a ECEME. Só será aprovado quem tiver habilitação em língua estrageira…quem viver verá!

    1. Sim!
      Concordo que o CHACAO exija Habilitação em idiomas para sua conclusão, isso é normal no meio acadêmico tbm.

      Agora se ficar tão difícil como a ECEME será “facim, facim”, dará pra passar sem muito esforço!
      😂😂😂😂”

  5. FUTURO PL (Projeto de Lei) DOS GRADUADOS (Para os formados na Elsa) aliás na EsSA.
    3º Sgt a 2º Sgt = 10 anos
    2º Sgt a 1º Sgt = 10 anos
    1º Sgt a ST = 10 anos
    ST a 2º Ten= 05 anos = igual a 35 anos de serviço
    Viva o Exército de Caxias.

  6. Esperavamos a volta do anuenio por cada ano trabalhado, do auxílio moradia, da reposição da inflação em parcela única, cujas perdas estão em 21% e inventaram essa PL do Mal, beneficiando apenas uma parte da tropa.

    1. Amigo! Vc está cego acreditando apenas em reajuste salarial.
      Reposição de inflação! Ninguém tá planejando isso não e, pelo menos eu, não esperava isso.
      Realmente o aux moradia seria muito interessante, pois assim o exército resolvia, por tabela, outro grande problema, a defasagem de PNR. Adc Disp está correto, apenas poderá ser melhor com os 3Sgt/Ten, mas isso se corrige no congresso.
      No mais, não tem o que se falar em recomposição nada não!

  7. Alguém tem dúvidas de que no futuro próximo o Sub Ten vai ser promovido com 35 anos de serviço? Quer sair capitão? Então fica no mínimo mais 10 anos. Julgar os outros é fácil, mas não possuem coragem para enfrentar os problemas de injustiça que muitas vezes o sistema o impõe. Parabéns aos Sargentos do Quadro Especial (QE) do Exército e também os da Aeronáutica.

      1. Vão sim! Inclusive, os Generais estão muito entusiasmados com a imensa capacidade dos QE em produzir PL, provavelmente, toda assessoria será substituída por esses doutores.

  8. Alguém pode me dizer qual o projeto de altos estudos nível 2 para 3º Sgt, qual o projeto de altos estudos nível 1 e 2 para 1º e 2º Sgt? Que eu saiba, não tem absolutamente nada, depende de ser criado, já para os Oficiais Superiores e Generais é claro, tudo já existe, não precisa criar nada, uma vez aprovada a pec, no mês seguinte já estará implantada nos contracheques. A preocupação para ontem, não deve ser os QEs, mas sim a reestruturação dos graduados, pois para esses, só tem porcentagens e as mesmas por si só não se transformaram e ganhos reais.

      1. E aonde fica a meritocracia?
        E pra que se esforçar pra fazer Altos Estudos se apenas com o Aperfeiçoamento já daria a devida compensação?

        Eu discordo! Quem se esforça mais tem que ganhar mais, para os que fazem o básico, o salário já está de bom tamanho

        1. Amigo,o que significa CHQAO? Significa Curso de Habilitação para o Quadro Auxiliar de Oficiais. Não é isso? Então este curso habilita o militar para o oficialato. É um curso que será ÚTIL À FORÇA quando o militar que o possuir for promovido a oficial. Eis o que motiva a realização deste curso.

          1. KKKKK OFICIALATO ????

            meu caro , somos

            ” Praças com estrelas no ombros”…. ponhar os pés no chao.

            não temos AMAN

            PQDT/ MONTANHA
            QAO R1 , com CHQAO

        2. E a promoção nao seria mérito suficiente não?
          Quem não faz, nao vai a oficial.
          Você quer o céu para você e o inferno pata os outros….Vade retro. …

          1. Isso mesmo! Bem lembrado amigo, a promoção até STen já está de bom tamanho para os básicos.

            E a meritocracia não quero só pra mim, quero para os que se esforçam e à merecem

    1. Já que a maioria dos QE´s possuem mestrado e/ou doutorado, poder-se-ia colocar tais títulos equiparados a Altos Estudos níveis 1 e 2.

      CAATINGA!!!

    2. Nenhum!!!!
      3Sgt está em início de carreira!
      Tem que se especializar, o que já lhe dará 15% de reajuste! (De 12 para 27 de Adc Hab) tem que se habilitar em idioma, para aproveitar as oportunidades, tem que se movimentar, para adquirir vivência e de quebra 20% enquanto estiver em Loc Esp. E depois de se APERFEIÇOAR , com a devida vivência e experiência, aí sim ele tem que pensar em Altos Estudos!
      É assim que quase todas as carreiras do mundo.

    3. com relação à pergunta do meska: no 19 de junho de 2019 a partir do 10:11
      Alguém pode me dizer qual o projeto de altos estudos nível 2 para 3º Sgt, qual o projeto de altos estudos nível 1 e 2 para 1º e 2º Sgt?
      Vc esta por fora ne amigo, O projeto de altos estudos para os Sgts de CArreira é o CHAQAO. Ou vc nao sabe o que acontece dentro da força? Então trate de estudar e se preparar para o concurso, porque mesmo que vc nao seja promovido a QAO terá garantido o mais alto nivel de adiconal de habiitação em sua carreira. E outra, fazer propostas à PL? Sinceramente? Ao entrarem no Exercito vcs não sabia m das regras? Ou vcs acham que um CAS deve pagar o mesmo que o CHAQAO? Sempre haverá meritrocacia, isso em qualquer ramo de trabalho ou empresa..Quem se prepara, estuda para ter um melhor salário, sempre fará a diferenca, e dentre do do EB nao e diferente. Se vcs quisessem ser Oficiais ou Sgts de CArreira que estudassem para isso..esse pessoal do QE esqueceu que entrou para ser CABO, e sair Sgt QE com 15 anos de serviço..ganhou de lambuja da Dilma a promoção a 2º Sgt e AGora vem querer falar em ganhar o mesmo adicional de habilitação de quem fez os cursos que a isso lhes permitirao ganhar mais? Ja estão aumentando em muito o adiciona de habilitação para quem tem o CAS, coisa que nunca aconteceria, e esses que tem o CAS vao fazer o CHAQAO, e vao chegar ao ultimo indice em 2023. Agora, dizer que tem que pagar o mesmo ad de habilitação aos QES é pra acabar. Deveriam ter aproveitado a idade de 18 a 24 nos pra fazer a ESA em vez de ficar fazendo festa, e agora vem querer peitar a força, como se tivessem o mesmo grau de estudo dos militares de carreira. ESTUDASSEM..SIMPLES ASSIM.

    4. Ha tempos acredito que o senhor não é militar.(1 Sgt 2002 )Apenas alguém infiltrado para causar ainda mais tumulto em nossa classe com pouca união. Porém, até para falar besteira temos que ter conhecimento. O SARGENTO NA MARINHA, NA GRANDE MAIORIA DAS VEZEZ, ENTROU COMO APRENDIZ DE MARINHEIRO,OU SEJA, CHEGA A SARGENTO NO DECIMO(10° ) ANO DA CARREIRA. Tem que igualar tudo para TODOS. 🐴

      1. Se a Marinha tem outra porta de entrada e problema dela, dou Cap QAO entrei por outra porta, as tres estavam abertas analisei e escolhi a melhor para mim, nao nivele por baixo.

      2. Tem nada!
        Cada um no seu quadrado.
        Igualar trará nivelamento por baixo! Os que quiserem mais que se capacitem!!!! É assim em qualquer lugar do mundo!!!!

  9. Ou seja, a filha do QAO falecido que hoje ganha 20k brutos vai ganhar o adicional de altos estudos sem ter que mover uma palha… E isso até o fim da vida…

    Muito justo mesmo.

  10. O ST… fez concurso, está sujeito juntamente com sua família a diversas movimentações, é cobrado em TAT e TAT que influenciam nas promoções, faz o CAS, faz o CHQAO, é cobrado em inúmeras responsabilidades. Valorizo o Sgt QE dentro de sua esfera, mas qual o esforço que fez para se manter na carreira, tudo na vida é proporcional ao seu esforço.

    1. Fato!
      26% Adc Disp já está de bom tamanho. Talvez acrescer o Adc Form de 12 para 20% seria justo, mas daí sair STen sem nenhum critério não é o caso

  11. Sou a favor do PL nº 1645/2019, que trata da reestruturação da carreira dos militares, desde que seja revisto os percentuais do Adicional de Disponibilidade Militar (Anexo II) e do Adicional de Habilitação (Anexo III). Da forma como está sendo proposto os maiores beneficiados serão os militares de alta patente e, caso aprovado, só ampliaria ainda mais as distorções existentes hoje.

    Um exemplo é o Adicional de Habilitação (Anexo III do PL 1645/2019). Com essa proposta, a diferença dos percentuais entre os Cursos de Altos Estudos (Categoria I e II) e o Curso de Aperfeiçoamento, que hoje é de 10 e 5%, respectivamente, vai passar para 28 e 23%, respectivamente. Entendo, salvo melhor juízo, que essa diferença “GIGANTESCA” está muito desproporcional, levando-se em conta o que está em vigor e o que está sendo proposto.

    Seria importante que fosse apresentado os estudos e a metodologia usada para embasar o aumento e a diferença desses percentuais.

  12. “Mudança na tabela de adicionais de habilitação, passando a mesma a contemplar com valores iguais a todos os militares da ativa”
    Ou seja, querem igualar todos independente da formação e contribuição à Força.
    Se quer socialismo vai pra Cuba, aqui no Brasil quem trabalha mais merece ganhar mais.

      1. PENINHA DE VCS.. deviam ter pensado ha 30 anos atras em passar na ESSA ou AMAN, em vez de fazer festa por anos a fio, esperando a dita estabilidade sem concurso publico. Quem planta colhe, quem nao rega a planta, não colhe. Isso que aconteceu na vida da maioria dos QES. Eu entrei como Sd. Fiz CFSD, CFC, CFST, tudo no primeiro ano. Sai Sgt Tmpr e sabia que iria embora na epoca com 9 anos de sv. Tratei de estudar e passar na ESA. Fiz os cursos que o Exercito me disponibilizou para poder ganhar mais. Simples, quem nao fez os cursos nao pode querer se equiparar a quem fez e querer ganhar o mesmo dos que fizeram. É regra. o CAS paga X, a EsAO paga X, a ECEME paga Y, o CHAQAO e o CAQAO pagam Y. Está é a diferença na carreira para os militares de carreira pois somente eles tem uma carreira diferenciada porque se prepararam para isso. É difícil aos QEs entenderem isso? A maioria ficou como Cb, cagou pros estudos, e digo mais, ja ganharam tudo que mereciam dentro da força, dentro do estudo que possuiam na época..quisessem melhorias? se preparassem

      1. Eu tenho Guerra na RELLLVA…conhece ou não? REEEELLLLVAAAA!!!
        Também tenho Guerra do Papel e Guerra na Selva de Pedra, em uma capital, vida real, este é o mais foda que tenho, sobreviver numa capital pagando aluguel com o salário de praça. Cada bitoladinho que me aparece, tá de brincadeira. Acorda para o mundo Alice.

  13. E como vai ficar a situação de quem é militar intermediário (Capitão) da Reserva e pensionistas? Só leio coisas que vão nos ferrar.

  14. Infelizmente precisamos estar sempre correndo atrás de nossos direitos, onde aparentemente só quem trabalha no Exército é apenas os oficiais! porque nós praças que somos quem realmente cumpre missão, coloca realmente a mão na massa, no hora de revindicação por melhores salários, somos esquecidos. por esse motivo temos que nos mobilizar para que sejas revistos esse Projeto de Lei que apenas favorecem o alto escalão.

    1. Aceita amigo!!!
      O praça hoje é estudado e não fica mais apenas reclamando dentro dos quartéis com os abusos inconstitucionais dos Of. Agora tem Rede Social e coragem para ir direto no congresso!

  15. Essa proposta apresentada pelos representantes de associações de militares com certeza seria a mais justa, todos sairiam ganhando, e não apenas os militares de alta patente.

    O problema é que alguns estão olhando apenas para o próprio umbigo e se esquecem dos seus subordinados.

    1. Sai fora vovô…..vc ja tem o posto a cima….
      Porque não brigou antes para seus companheiros que perderam o posto a cima?
      Fala sério!!!

      1. Eu sou da turma de 1990, sou vovô, com muito orgulho, de uma menina linda, fiz o CHQAO, perdi o posto acima na PEC do mal, fiz curso de Direito pela UFSM e hoje sou professor de Direito Tributário na Univ. Estácio de Fortaleza, não estou “advogando em causa própria” apenas tentando contribuir para um debate saudável, que esta página tenta fazer, apesar de alguns poucos despreparados, que eu, sinceramente, tenho esperança de que não sejam militares!

      1. O CFC também, quem sabe a conclusão do CFSD, ou então o período básico concluído pelo recruta!!!!

        Excelente proposta, não é não?

    2. ESAO também. Nem todos oficiais tem cursos com equivalência para fazer.

      Do jeito que está, QCO, Dentistas, Capelães e Farmacêuticos vão ganhar, mas não vão levar.

      Tem que fazer essa alteração. Todos vão ganhar.

  16. Praças é mesmo otário, vai se reunir com o líder do governo, KBURRoiador do TRAIDOR BOLSONARO E SEUS GENERAIS. ACREDITA em PEC para praças. Além de Otários são BURROS… ESCREVE AI… VÊ SE ESSE LIDER DO GOVERNO VAI FAZER ALGUMA COISA … ALÉM DE ENROLAR OS PRACAS OTÁRIOS

    1. “Quando o militar veste sua farda automaticamente está representando não apenas sua Organização Militar, mas, em verdade, toda a Força” então é só pra militares da Ativa.

  17. Sindicato QE se reúne com PT e agora se reúne com líder do governo.
    Cuidado maj Vitor Hugo, não se misture com quem se mistura com o PT

  18. Significado de “meritocracia” tão falado pelos generais -predomínioo numa sociedade, organização, grupo, ocupação etc. daqueles que têm mais méritos (os mais trabalhadores, mais dedicados, mais bem dotados intelectualmente etc.). Então senhores generais querem dizer que em todos esses anos toda a dedicação e trabalho de excelência dos militares do Quadro Especial (QE), não valeu de nada?
    ” Farinha pouca meu pirão primeiro”.

    1. Valeu sim, tanto valeu que vcs conseguiram a promoção a 2º Sgt. Não só a 2º Sgt mas tiveram a estabilidade garantida. No entanto o trabalho de excelencia que vc diz não exige a mesma formação do militar de carreira, ou seja, vcs ja não perderam o emprego e ficam na força..ganharam 3x. a primeira, a estabilidade sem concurso público, segundo a promoção a 3º Sgt sem concurso publico (por tempo de sv) e 3º a promoção a 2º Sgt.. Queriam mais reconhecimento que isto? Deveriam ter estudado pra ESA ou pra AMAN- nao estariam fazendo esse chororô todo agora. Não pensem vcs que as mesmas regras dos militares de carreira serão aplicadas aos QES..ISSO nao existe..ou vcs não aprenderam nada de EB nesses quase 30 anos de sv de alguns QES? Em vez de ficarem festando dos 18 aos 24 deveria ter se preparado para o concurso que lhes proporcionasse poder acessar os varios postos ou graduações do EB, fazer um CAS, fazer o concurso pro CHAQAO..isso vcs deveriam ter feito.

      1. Nao acredito que vc seja cap de verdade, nem um oficial se sujeitaria a falar tanta asneiras num blog, em discusão com praças. É muita baixaria para uma pessoa que estou tanto, e deveria zelar pela pela camaradagem entre subordinados e não colocar lenha na fogueira.

        1. Todos são responsáveis por zelar pela camaradagem nas forças. Assuma seu papel e sua responsabilidade nisso e nao jogue so para alguns, pq na hora de exigir direitos vc quer que seja para todos!! Vc só exige direitos e não quer absorver nenhum dever. Aliás, muitos de vcs fazem isso. DEVERES? E somente para oficial. Nesse momento de discussao sobre direitos , analise seu papel na força e o que vc mesmo representa em termos de DEVERES, pois um anda ao lado do outro. Quem não assume DEVERES não tem moral para exigir direitos! Repense sua atitude!!

  19. Amigos,

    Lembro ao companheiros praças, que, para alcançar o tão sonhado CHAQAO, serão muitos anos de dedicação, quando chegar, se chegar, o PRAÇA velho, digo S Ten terá SOFRIDO muito.

    Temos que ficar espertos, os intertícios serão logos…

    Até alcançar as melhorias, que tantos, principalmente os que se dizem de carreira, se dizem justas, terá passado muitos invernos, aí meus companheiros vocês irão lembrar das idas e vindas do Sgt QE, que defendem as melhorias inclusas nesse PL.

    Juntos seremos mais fortes.

  20. QAO ganhar altos estudos, como assim? Um concurso de nivel medio, que altos estudos equivalentes a um doutorado em instituicao de ensino civil é esse?
    Tinha que acabar com essa aberracao juridica que contraria uma sumula vinculante do stf (progressao de cargo, de praca para oficial sem concurso) e remunerar bem o subtenente. Assim seria justo e legal para todos os pracas que merecem uma remuneracao digna.
    Qao querendo altos estudos. Mas entrar na escala de oficial de dia nao quer. Tenha paciência, sao 1 ano de prep, 4 de aman, esao e eceme para altos estudos. Quase uma decada estudando!!! Tem dó!

    1. tem razao camarada

      sou QAO ,com esse CHQAO

      mas acho uma injustiça com os demais companheiros que nao puderam fazer esse curso

      e os militares da FAB e MB tambem foramm prejudicados

      QCO…DENTISTAS ,ETC

      TODOS PREJUDICADOS

    2. Vc deve ser um destes Of de AMAN que odeia praças ne. Os mesmos que te prepararam desde o dia que entrou no EB e os outros tantos que impediram vc de fazer merda quando se apresentasse na força. QAO passa a vida toda se preparando e formando vcs e a maioria tem curso superior, coisa que vcs so tem da AMAN.. E todos tiram Of de Dia energumeno. E a promoção é prevista em lei e é por merecimento. Entao se informa.

      1. sou QAO com CHQAO..FSELVA / PQDT/ CAATINGA/PANTANAL

        nao sou oficial NATO…

        sou um Velho PRAÇA com estrelas nos ombros

        mas sou um velho PRAÇA respeitado

  21. Excelente proposta. Atenderia os inativos (oficiais e praças) e os oficiais da ativa que não tem cursos com equivalência à altos estudos (QCO, Dentistas e Farmacêuticos).

    Há uma distorção no PL. Isso é fato. Está pior que MP do Mal.

  22. O que aconteceu foi que houve muita ganância por parte dos generais, era só manter a mesma diferença existente hoje entre os percentuais dos cursos de habilitação, como fizeram com os cursos de Altos Estudos (Cat I e II), está sendo mantida a mesma diferença, que é de 5%.

    Espero que o congresso corrija essa injustiça.

  23. “… sugestão de redação, retirou-se a menção a cursos e os parágrafos, unificando-se o adicional para todos os miliares conforme a tabela… é mais justo e coerente, pois todos aqueles que possuem formação militar receberão o adicional conforme as porcentagens especificadas na tabela”.
    Acho que o melhor seria acabar com o escalonamento vertical. Equiparar o soldo de todos os mitares, do recruta ao Coronel, ao soldo de General.
    Dai nenhum QE e STen preterido na promoção iriam chorar as pitangas.

  24. Os Cmt estão comendo mosca. Tem que plotar e punir exemplarmente esses QAOs. Se for sub, melhor ainda. Estão querendo subverter nossa centenária instituição que sempre resolveu seus assuntos internamente. Vou avisar o S-2. Desajustados devem ir embora da instituição e procurar emprego no mercado!

    1. Kkkkkk.
      Tá perdendo as rédeas né amigo.
      Tá acabando o tempo que se cometia as asneiras internamente e não acontecia nada!
      Agora vivemos a era tecnológica!
      Chupa!

  25. O militar é aquele animal que legisla contra sua própria classe, digo, contra os seus subordinados.
    Essa PL DO MAU é mais do mesmo, uma segunda MP DO MAL.
    Burros é desunidos, é assim que o pessoal está nos vendo agora.
    Vejam as outras carreiras do funcionalismo, são inteligentes, são unidas, tem os vencimentos muito melhores que os militares que estão segundo a lanterna desde os tempos de collor, fhc e turminha petralha.
    Sejamos inteligentes e melhorem as condições de trabalho, de carreira, de valorização, com menos humilhações, menos perseguições.
    Respeitem a todos e prossigam na missão.
    QUE SEJA BOM PARA TODOS!!!! TA OK?

  26. O que tenho a dizer, depois de tanta iniquidade dita acima é que: Nos Forças Especiais pode confiar! eles não estão no Exército pelo emprego, como alguns…

  27. A gente ver por ai Estados lascados, endividados, sem condições, mas mesmo assim conseguem manter um vencimento digno para os seus militares.
    Eles ainda mantêm todos os direitos, com licença prêmio a cada dez anos, gratificação por tempo de serviço entre outros benefícios que nos foram retirados na MP DO MAU.
    Foram unidos, foram inteligentes, sendo que hoje um soldado pm em muitos casos percebe valores superiores a um3 sg das forças armadas.
    Vejam que só tivemos perdas, com fhc, 8 anos sem reajuste, com os petralhas que só enganaram, pois somos uma barreira, um impedimento para a tomada do poder.
    Por essas e por outras questões de revanchismo, ideologia ou outro qualquer motivo,sempre estivemos por último em se tratando de reajuste ou melhoria.
    De quem é culpa? Do sd ev? do recruta recém incorporado?
    NÃO! Todos nós sabemos, pois eles mesmo estão querendo tirar vantagem de novo nessa PL do MAU.
    Esperamos que Bolsonaro cumpra com a sua promessa de revogação da MP DO MAU.

    1. Por favor, PL significa PROJETO DE LEI,portanto é O PROJETO DE LEI e não A PROJETO DE LEI,ou seja,O PL, E NÃO “A PL”! Outra coisa, é MP DO MAL (contrário de BEM) e não MP DO MAU(contrário de BOM).

  28. Depois de tudo isso que está acontecendo, ainda tem gente com interesse em votar nessa turma que puderam se eleger?
    Nesse momento de necessidade ninguém aparece, não fala nada, mas nas próximas eleições poderemos até anular o voto pois essa turma não merece.
    Peçam votos aos generais, peçam votos aos altos estudos, que o nosso não terão.
    Bolsonaro, apareça e fale com os seus ” estamentos inferiores”.
    Cadê os deputados?

    1. SE NÃO ESTIVESSE NAO TERIA SIDO ASSINADA A SUA PORTARIA DE CRIAÇÃO..NÃO ACHA? OU QUER QUE DESENHE? SE PREOCUPOU EM ESTUDAR PARA CHEGAR A ESSE PATAMAR, OU E OUTRO SGT QE REVOLTADO COM A FORÇA QUE CAGOU PRA PAPIRAR PRA PASSAR NA ESSA OU AMAN?

    2. A questão não está nas “horas/aulas” mas no “tem” ou “não tem” o CHQAO. Se tem: “tem” e se não tem: “não tem”. Você tem?

    3. Acho que sim. Pq o conceito de altos estudos nem de longe fica próximo de um Mestrado, cujo curso engloba dois anos de pesquisa e uma dissertacao de em media 100 páginas com todo rigor científico para publicação em períodico acadêmico.
      Altos estudos é qualquer coisa que se queira falar, menos uma pós-graduação strictu sensu para a comunidade acadêmica. Tem validade só no quartel.

      1. “Tem validade só no quartel”, alguém duvida disso? Eu fiz CHQAO pra servir ao EB, tinha consciência desde a matrícula. Me dediquei ao máximo, garanti 30 dias pra estudar em casa, ganhei 8 horas semanais para estudar até a prova final. Nunca fiz um curso tão padrão. Foi o melhor, todo a distância, com estudo a vontade do aluno, sem Instrutor amolando. Valeu a pena aprendi muito e estou devolvendo ao EB em trabalho altamente qualificado. Fiz o que estava no “Script”, muitos fizeram questão de não realizar por diversos motivos, fizeram a opção e a estes está reaberto o CAÇÃO. Não sei se vai ser suficiente ao oficialato, isso não importa. Sou Graduado e Pós Graduado, mas estou utilizando no meu trabalho justamente o CHQAO. A partir da PL valorizado em 73% do Soldo, merecidissimos. Olé!!!!!!

        1. Ralmente muito esforço! Para aprender quem substitui o cmt da guarda na ausência do mesmo, qual horário do pernoite, horário do astiamento da bandeira, oque fazer com a bandeira em caso de chuva e outras preguntas semelhantes caíram na prova. Realmente muito difícil. Rsssss

        2. Concordo em tudo que vc falou companheiro, muitos da minha turma não quiseram fazer, muitos estavam impedidos por não terem o ensino médio cadastrado, muitos zombaram e agora querem criticar? Tiveram a oportunidade, cagaram. E os QE, com todo respeito, já ganharam até demais, foram promovidos a 2º Sgt co 4 anos apenas de interstício, então, lambam os beiços.

          1. Anônimo no 20 de junho de 2019 a partir do 18:51.

            Então,vamos fazer asssim: Adicionais, melhorias e Aumentos apenas para oficiais de Academias. E preferenciaolmente do EB. Pois, na hora de prestar o concurso existia várias portas abertas e apenas ESSA citada merece BENEFICIOS!!

            Até Pra falar besteira, temos que possuir conhecimento!

            O senhor como os Legisladores(OF. Generais) pensam apenas nos seus respectivos umbigos!!

    4. Sim, para quem está na carreira de graduados é o curso de mais alto nivel, equiparado a Curso Superior Tecnológico Militar.

      Não cometer a idiotice de compará-lo a ECEME OU ECEMAR que possui título de Doutorado Militar.

      Essa é maior besteira que muitos recalcados, que não possuem CHQAO, pregam em sua infinita irracionalidade adquirida na inatividade.

  29. Senhores, sou de carreira e muito picafumo, mas já percebi que tem que ser algo atribuído a todos e não apenas a quem possui CHQAO, pq isso lá na frente vai ser motivo pra controlar o praça, antes todos podiam fazer CHQAO, agora estão limitando 1000 vagas por ano daqui a pouco vai ter sub babando e batendo boca pra ser indicado a fazer Chacal.

    1. Não precisa ser visionário para prever isso, falou tudo. Velha mordaça nas praças. Só cuida, se passa está merda de proposta, vão inventar através PORTARIA, mil e um critérios para poder e inscrever no concurso do CHQAO. Vai ficar pior do que está hoje em dia, com um monte de homens velhos se sujeitando aos comportamentos mais ridículos dentro do quartel. Palhaçada.

  30. As outras forças (marinha e FAB) farão cursos semelhantes. Quem está se dando bem são os militares que estão pegando a transição, mas a tendência é dificultar o máximo o acesso. E sem entrar no mérito de justiça, nunca vi 3° Sgt QE pedindo equiparação salarial comigo que não possuo tempo de serviço! O choro é livre, mas está chato!

    1. Chato é o militar não ter o que fazer, e ficar postando asneiras uma atrás da outra, se liga terceireba, vc é estamento inferior.

      1. Se liga QE Paulo Gomes.
        O Terceireba de hoje, 01 de turma , 3 cursos (PQDT, SELVA e PANTANAL) e 1 missão de paz no Haiti, será o Cap QAO de amanhã.

        Estamento inferior, não considero, mas se até for, será “provisoriamente”.

        1. Todo mundo sabe que estes cursos no exército é tudo rolha, ROLHA. Tem cara peito liso que coloca no bolso muito miliquinho com o peito enfeitado de brevês. Quer enganar quem? Menos garoto, menos…

        2. Você tem a percorrer uma caminhada de 35 anos terceireba, nada é garantido, pode aparecer sindicâncias, IPM à responder pela a estrada. Nem o dia de amanhã nos pertence, então, não se pode contar com o ovo. Desconsidero sua maneira depreciativa de me colocar como QE, se fosse seria com orgulho, em ter sobrevivido em meio a cobras e escorpiões.

  31. E em relação a proposta dos senhores, de mudar o adic mil fazendo com que o Sgt de carreira permaneça a míngua por 10 anos é simplesmente ridículo! O camarada faz prova, 2 anos de formação mais 8 de tropa, ou seja 1/3 da carreira dele se ferrando. E além disso, esqueceram que o aspirante estabiliza cm 6 meses, aumentando a disparidade. Realmente muito justo essa proposta!

  32. Ah sim !!!!

    A Marinha e a FAB ainda criarão cursos para os SO e os demais SO desde 2015 que não tiveram oportunidades, chupam os dedos ?

    O EB paga desde 2015 esse tal “Chacal” e agora o “CACAO”.

  33. A discrepância de valores entre aperfeiçoamento e altos estudos ficou muito alta..deveria manter os 5% de diferença aumentando o aperfeiçoamento de 45% para 63%…seria 63%, 68% e 73%. Mas a proposta atual é absurda …o sargento com CAS e o capitão com CAM que estão em fase de dificuldades com filhos em idade escolar etc ficam prejudicados …Só fica bom para oficiais superiores e subtenentes com CHQAO…

    1. Kkkkk
      Arrumei um fã!
      Ou um colega de turma aqui com a minha identificação, só que de forma diferente!

      Eu não acho que tá injusto não.
      Tem pontos que pode melhorar sim.

      Mas eu não abro mão da meritocracia, pois é isso que nos motiva ao alto aperfeiçoamento!

      Então não da pra nivelar por baixo!

      Abraço aí camarada /02.

      1. alto aperfeiçoamento? tem certeza? o teu “alto” aperfeiçoamento deveria ser no português figurinha rara, e vem aqui pagar uma de intelectualizado. Apagado. A crítica pelo erro grosseiro de português cabe somente à você que se acha o “cara”, mané. E arrota dizendo que sabe falar outra língua, volta para a sala de aula, sabe mal e porcamente o português, quiça outra língua.

      2. embora eu nao seja da turmas de vcs 2012,

        sou QAO , com CHQAO

        mas acho esse PL apresentado muito injusto sim

        muitos foram os prejudicados

        QCO ..QAO..Sgt QE,

        sem contar a FAB e MB

        será modificado isso….

        SELVA PQDT

      3. por isso que estamos no que estamos. Veja a PM do Distrito Federal, todos unidos, do SD ao Cel. Veja a remuneração deles, estão coesas, muito diferente dos militares das Forças Armadas

  34. Acho que esse PL está prejudicando os Generais. Deveria criar uma indenização de representação para os Generais, mas não em 10%, e sim 50%. Nossos generais merecem mais. Se o PL foi estudado por nossos Generais, então é muito bom. Eu acredito e confio. Se melhorar para os generais, irá melhorar para todos nós, pois a felicidade deles é a nossa felicidade também. Se a família do general puder tirar férias na europa, isso os fará felizes, e nós também ficaremos felizes sabendo disso.

  35. Caso esse PL do MAL consiga passar, vcs verão num futuro próximo a armadilha que caíram.
    Fiquem atentos que tudo isso não sairá de graças, não.
    Quando a arapuca se fechar, já era, então, vcs que estão apoiando isso ai sentirão o chicote e o que está por vir.
    Serão eternos carneirinhos subservientes dos senhores de engenhos, objetivando fazer um curso para saírem dos “estamentos inferiores”.
    Quem viver pode tomar nota, que verá o que estamos alertando.
    Essa história já vimos num passado bem próximo.
    Se liga Subão!!

  36. Militares de verdade, da ativa e de carreira, estão otimistas com aprovação do PL1645, como foi enviado ao congresso. O resto é coitadismo inconsequente e irreponsável de inativos e pensionistas.

    Essa campanha ridícula patrocinada por QE, Sub sem CHQAO, e inativos Sindicalizados em geral, subvertendo normas, regulamentos e leis militares é digna de pena e de ser ignorada solenemente.

    Cada um legislando em causa própria, sem responsabilidade, sem mérito e muitos sequer possuem concurso publico, e portanto, sem carreira para ser reestruturada.

    É cada bobagem que lemos aqui. Onde se viu um mesmo adicional de habilitação, que depende de realização de cursos de carreira, para todos, indiscriminadamente? Somente um estelionatario intelectual para propor uma balbúrdia desse tipo.

    E ainda existem os que defendem que meritocracia está associada ou subordinada a situação familiar de cada um, a famigerada coitadocracia defendida por servidores não concursados.

    Até quando assistiremos essas mazelas irracionais defendidas por pseudo militares coitadinhos? Até quando vamos nos envergonhar das atitudes de parasitas que se dizem militares, mas que não possuem valores militares, éticos e morais?

    Os inativos deveriam dar exemplo de profissionalismo, de correção de atitudes e de reconhecimento com a instituição que os sustentam de forma plena e não se portar como aproveitadores baratos, propondo absurdos como testemunhamos nos últimos dias.

    Até agora não apareceu uma proposta melhor do que a que foi apresentada pelo MD.

    Tudo que presenciei até agora foi um show de besteirol e de coitadismo barato e irresponsável, que vai de planilhas porcamente confeccionadas a propostas absurdas de padronizar adicionais meritocraticos sem realização de cursos exigidos.

    Ainda existiu uma proposta acéfala de equiparar o soldo de suboficial ao de Major, mas os mentecaptos esqueceram que Subtenentes e Suboficiais que foram concursados, habilitados e promovidos a Oficiais Subalternos e Intermediários, teriam redução de salários quando se alcançasse o merecido Oficialato.

    São esses os advogados militares, presidentes de “associação” e defensores de propostas, que estão liderando a cruzada anti PL1645. Se dizem melhores que o MD nas propostas de Reestruturaçào de carreiras da ativa, mas ate agora só propuseram absurdos e falta de noção de bom senso, o que mais uma vez comprova aquele velho e sábio ditado:

    “NINGUÉM É BOM JUIZ OU ADVOGADO EM CAUSA PRÓPRIA”

    1. Fica muito fácil escrever essas besteiras desmerecendo os colegas que estão pleiteando o reconhecimento com seu´´ altos estudos´´ ,imagino quem seja você que não teve o cuidado de olhar para a tropa fazendo justiça,talvez nem saiba o que significa isso por ser altamente medíocre e frustado .Uma lástima o EB ter pessoas como você em seus quadros com esse grau de egoísmo que ainda acha tempo para despejar seu ódio nos companheiros .

    1. Não se trata de “justiça” com todos, você quer é comunismo assistencial, que vai contra a meritocracia e contra a valorização e reestruturação dos militares de carreira da ativa.

      Quem está na reserva, assim como eu, não deve atrapalhar ou tumultuar a reestruturação dos militares de carreira da ativa.

      Militares da reserva não mais contribuem com a instituição militar e não serão beneficiados por melhorias nas carreiras da ativa, FATO E FIM DE PAPO.

      Podem até vender a alma para os diabos políticos e judiciais de plantão, mas não vão conseguir nada de graça, sem mérito e sem razão.

  37. CADA UM VAI RECEBER CONFORME O SEU VALOR INTELECTUAL JUNTO AO EB. NÃO OBSTANTE É INJUSTO QUE, MILITARES PASSEM TRINTA ANOS NA FORÇA E NÃO SE ESFORCE PARA MELHORAR O CORPO INTELECTUAL DA MESMA. E AGORA QUEREM SER RECOMPENSADOS ATRAVÉS DO SUOR DOS DEMAIS.

    ESTUDAR NADA! QUERER IGUALDADE TUDO! VÃO PROCURAR UMA LOUSA, OLHOS GRANDES, INVEJOSOS…TÁ AMARRADO.

  38. Essa PL 1645/19, conhecida como o PL dos generais. Querem aprovar na correria para não haver debates, querem se beneficiar como sempre ocorreu dentro da força. Quem viver verá.

  39. Comentário de “O TITAN, no 21 de junho de 2019 a partir do 13:14”

    ….”LOUSA”…. sim…, se for para estudar para o CHACAO, “quadro negro ou lugar onde se escreve com giz”, vc está corrento;

    … mas, se for para lavar, será “LOUÇA”, no velho popular “PRATOS”, aí vai a dica: “produtos e/ou objetos feitos em cerâmica, barro ou porcelana para servir refeições”

    Essa é uma dica de um Sgt QE do estamento inferior………kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo