Marinha reestrutura cursos de habilitação e cria Curso de Assessoria de Estado Maior para suboficiais

Reestruturação do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Suboficial (C-Esp-HABSO) e criação do Curso de Assessoria em Estado-Maior para Suboficiais (CASEMSO) –

 Esta DE, após ratificação e orientações da Alta Administração Naval, apresenta a relação das principais ações em andamento, a serem implementadas futuramente, que têm como propósito valorizar a carreira de Praças; aprimorar a capacitação dos SO; desenvolver competências para o desempenho das atividades exercidas pelos SO nas diversas OM da MB; e contribuir para o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

A) Reestruturação do C-Esp-HABSO: Serão realizadas alterações na estrutura curricular e aplicação do curso, a serem implementadas a partir de 2020, buscando o alinhamento com as inovações da MB e o incremento da qualificação para o atendimento da Força de Trabalho, cabendo destacar:

– a condução e realização de todo o curso, a distância, empregando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), podendo ser adotada outra estratégia se julgada necessária;

 – adoção de ferramentas e estratégias de ensino próprias para essa modalidade de ensino; – currículo passando a contemplar as disciplinas “Administração e Excelência em Gestão”; “Liderança e Gestão de Pessoas”; “Organização da MB e principais projetos”; e “Tecnologia da Informação”;

– adoção de duas avaliações, uma a cada duas disciplinas, sem consulta, para verificação da aprendizagem;

– o curso continuará sendo de carreira e requisito para promoção a Suboficial; e

– demais instruções serão divulgadas por ocasião da matrícula do curso.

B) Criação do CASEMSO:

1 – O Curso será conduzido pelo CIAA, a partir de SET2019, e foi criado com o propósito de qualificar os SO no exercício de suas atividades, por meio da ampliação de conhecimentos em áreas de desenvolvimento gerencial do pessoal, visando assessorar aos Oficiais que estejam realizando funções de Estado-Maior;

2 – O Curso é considerado complementar, não sendo um curso de carreira. Dessa forma, ele será realizado em caráter de voluntariado, com previsão de 240 alunos para a primeira turma;

3 – O curso, no âmbito do ensino, apresentará a seguinte configuração: – a condução e realização de todo o curso, a distância, empregando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); – adoção de ferramentas e estratégias de ensino próprias para essa modalidade de ensino, incluindo interações com o tutor e a realização de atividades a serem inseridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem;

– curso com duração de 10 meses e estrutura curricular com as disciplinas “Gestão de Processos”; “Serviço de Intendência na MB”; “Direito”; “Segurança das Informações”; e “Metodologia Científica”; – adoção de duas avaliações, uma a cada duas disciplinas, com consulta às referências bibliográficas adotadas, em material impresso; – as avaliações serão realizadas presencialmente, no CIAA ou nas OREL a serem divulgadas; – a avaliação da disciplina “Metodologia Científica” consiste na produção de um projeto de pesquisa a ser encaminhado ao CIAA com, no máximo, três laudas;

– após selecionado e indicado, só haverá uma oportunidade para realização do CASEMSO; e – demais instruções e orientações quanto à condução do curso serão divulgadas por ocasião da matrícula;

4 – Os SO concludentes farão jus a Adicional de Habilitação de 30%; e

5  – Os requisitos e demais aspectos relacionados ao processo seletivo serão divulgados pela DPMM. Tendo em vista a relevância do assunto e os impactos na carreira das Praças decorrentes das alterações a serem em breve implementadas, solicita-se ampla divulgação.

A informação foi divulgada no Boletim de Ordens e Notícias de 20 de março de 2019

Revista Sociedade Militar/montedo.com

151 respostas

  1. Significa que com isso a Marinha também confirma o fim da paridade entre o pessoal da ativa e reserva, porque esses SO vão ganhar mais do que quem já deu o suor pela Marinha. Lorota de campanha indo para o brejo!

    1. Mais um que não sabe o significado de “paridade”.

      Quem deu suor pela Força no passado, ficou no passado…

      Quem está na ativa, está dando o suor, no aqui e no agora e tem sim que ser aperfeiçoado e valorizado, conforme as exigências atuais.

      Quem está na reserva é carta fora do baralho, já deu o que tinha que dar e já não contribuiu com a instituição militar e não deve atrapalhar que está na ativa e contribuindo efetivamente.

      1. No mínimo vc nem militar é,pq se for deve estar na ativa e esquece que estará na reserva um dia, com certeza e mais um praças da Marinha, esse é o padrão naval, do olha o projeto rabo, por isso a Marinha do Brasil é a pior força armada do mundo!

      2. Não contribui como cara pálida? Vou pagar previdência, estando na reserva, coisa que nenhum civil faz. Vou pagar a mais para financiar a sua aposentadoria, meu camarada. Espero, do fundo do meu coração, que você morra antes de ir para a reserva, assim você nunca será, ou se sentirá carta fora do baralho, segundo o seu proprio juízo. Ninguém é jovem para sempre e velhice não é doença não. Mas que Deus te ouça, e desse mal você nunca padeça.

        1. Infelizmente, tem muita gente na ativa pensando só em si mesmo!
          Quem atrapalha o Praça, é o outro Praça!
          Tem muita desarmonia em nosso meio, principalmente se falando dos Praças da MB.

        2. Os militares de hoje estão passando por dificuldades financeiras, dentro e fora dos quarteiss, sofrem com cortes de verba, comem mal, pagam suas passagens pra ir trabalhar, a saúde descendo a ladeira, o IR mordendo o contracheque, enfim a maré não tá pra peixe, o país precisa da reforma pra não quebrar de vez.
          DEVEMOS TER SABEDORIA E PACIÊNCIA E PARAR DE FALAR DO NOSSO PRESIDENTE QUE TÁ TENTANDO ARRUMAR A CASA COM A RESTRUTURAÇÃO DOS MILICOS. O PROBLEMA É FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO!
          PIOR SERIA SE FOSSE O PT , ALCKMIN E CIRO GOMES, QUE CHAMOU OS MILICOS DE CADELA NO CIO.!!!!!! REFLITAM.

      3. Só podia ser anônimo, pois quem já está na reserva ou é reformado, por já ter passado 5 anos na reserva, também deu seu suor, não é carta fora do baralho não, é um direito, afinal se nós não tivéssemos concluído o curso, não seriamos Sub-Oficiais, então para de falar asneiras todos tem que ser iguais.

    2. A paridade não ocorreu quando o pessoal que tinha por exemplo 28 anos de serviço, em Dez 2000, incorporou 28/30 avos de tempo de serviço enquanto outros que entram em 2001, não possui nenhum tempo de serviço. Isso daria uma diferença de 28% (vinte e oito porcento) do soldo de diferença. Assim, ninguém da reserva reclamou por estar ganhando mais. Acredito que tenhamos que permanecer irmanados, buscando ser justos. Uns perdem um pouco, outros ganham um pouco.

  2. Todos os SOs que foram prejudicados pela MP 2215 serão novamente punidos no contracheque! Ficarão numa vala do “antes e depois da MP DO MAL” Obrigado Bolsonaro, obrigado Generais! Minha família também agradece!

  3. Adiantei isso aqui assim que saiu o PL de Restruturação, a Marinha correu atrás e regulamentou seu CHAQAO semelhante ao EXÉRCITO…PARABÉNS MARINHA DO BRASIL!!!

    1. Sim… agora teremos o curso equiparados ao CHQAO, com uma grande diferença… o EB promove o Sub a Oficial e a Marinha…? Apenas para pagar faxinas..

      1. Engraçado que os subs que foram pra reserva com o soldo de 2 tenente não reclamaram dos que ficaram e não iriam pra reserva com soldo de posto acima nem se preocuparam com que está na ativa agora vem reclamar e falar de paridade

    1. Tai o telefone da Câmara dos Deputados, da comissão que pode melhorar a lei
      Se muitos ligarem, eles com certeza farão a mudança.
      Agora, se for só para ficar se lamentando…
      Ligação gratuita, horário comercial.
      Eu já liguei e estou divulgando.
      Faça a sua.

      0800619619

      Telefone da Câmara dos DEPUTADOS. Eles atendem NA HORA. É grátis. Tem que dizer o número da PL e dizer o problema nela.
      Sobre o projeto 1645/2019 do Ministério da Defesa.

      Necessita da colocação de um parágrafo único,  no artigo 8, nos seguintes termos :

      …  Parágrafo único – Os militares na graduação de Suboficial da Marinha e Aeronáutica e Subtenentes do Exército que não possuírem cursos equivalentes a ALTOS ESTUDOS terão seus cursos de habilitação a suboficial ou aperfeiçoamento (CAS e AP) equiparados, para efeitos financeiros, aos cursos de ALTOS ESTUDOS CATEGORIA II constantes do anexo III dessa lei.

      Art. 9º A gratificação de representação.

      1. Só podia ser anônimo, pois quem já está na reserva ou é reformado, por já ter passado 5 anos na reserva, também deu seu suor, não é carta fora do baralho não, é um direito, afinal se nós não tivéssemos concluído o curso, não seriamos Sub-Oficiais, então para de falar asneiras todos tem que ser iguais.

    1. Verdade camarada. É impressionante como tem praça de carreira que ainda não consegue ver o grande benefício que será essa reestruturação da carreira.

  4. Também informei que isso aconteceria, pois já existia a determinação do Min Def para que as outras forças se adequasse ao EB no tocante aos Altos Estudos,
    Marinha já se adequando, parabéns ao SO da MB,
    Agora aguardemos a FA se adequar tbm. Aguardem que acontecerá!

    Não teremos duas classes de SO/STen, somos todos irmãos de Armas!

    1. Eu acho que existe duas classes. Pois um efetivo significativo de militares do EB, que fizeram carreira como praças, não foi dado a oportunidade de realizar o referido CHQAO. Turmas que viveram um período de transição (em sua maioria CFS (86;87;88) que não foi devidamente esclarecido ao público interno da época, e por conta disso não realizaram o o curso, e hoje deixam de receber a gratificação. Para mim, desconsiderados pela instituição, mesmo após anos de dedicação a Força.

    2. Falta fazer justiça aos que enquanto estavam na ativa, não teve a oportunidade de fazer tal curso, enquanto que no Exército ele Ja existia.
      Para o cidadão civil, existe a transição. Para o cidadão fardado também deve existir. O CAS, da Marinha e da Aeronáutica deve pagar o mesmo percentual de 73% durante a transição. A demora em fazer a equivalência foi do MP, a qual todos estão subordinados, e é contra a lei fazer preferências. Os Subtenentes da reserva do EB, vão ganhar 73%, os da marinha e da Fáb, da mesma data de praça, devem receber também.

      1. O que seria justo mas, acho muito difícil pensarem nos suboficiais da reserva. Aqueles que são “pós MP do mal ” e estão na reserva são os maiores prejudicados! Que as autoridades no assunto vejam isso para que o”bolo” seja dividido para todos de firma igualitária!

    3. Há controvérsias.

      Falta o Exército criar cursos para os oficiais Dentistas, Farmacêuticos, Capelães e QCO, assim como há para outros oficiais e praças, sob pena deles ganharem mas não levar.

      Ou opção então é dar equivalência ao curso da ESAO destes militares à altos estudos (mestrado).

      Esperamos que a cultura do caldeirão não impere.

    4. Aonde que a MB está se equiparando ao EB ???? Os militares do exército vão ser promovidos e o militar da MB ñ vai ser promovido, vai ganhar 10% a mais do que o militar que está na reserva

  5. O problema que o curso está sendo criado agora, no exército existe faz tempo, e os SO que estão na reserva ficarão a ver navios, ganhando menos 1.800 reais que os da ativa e em relação aos SO do exército que tem o curso e já estão, inclusive, na reserva?

    1. Pois é companheiro! Talvez você seja da etapa que dos companheiros que foram para reserva ganhando dois postos acima ! Que tb tenha tido direito a lesm e outros benefícios como a incorporação de 1% por tempo de serviço congelado em 2000. Cada um que viva o seu tempo !
      Não da para ficar parado no tempo ! Temos que evoluir !

    2. Assim como na reserva está cheio de subtenentes e suboficiais ganhando anuênios ,posto acima e não estavam na obrigação de cumprir 35 anos! Desassistidos vão ficar quem foi pra reserva no intervalo da MP do mal porque os anteriores à ela se deram muito bem ,e não brigaram nem um pouco pra quem se lascou na ativa ! Mais uma vez as Forças dando olé nos seus membros!

    3. Muito bem lembrado, meu amigo. Esses 1800 reais, diferença entre o CHACAL e o CAS, equivale ao soldo de DOIS postos acima, é a diferença entre o 1o Tenente e o Subtenente, pela tabela de soldos atual. DOIS POSTOS ACIMA. Qual a justificativa para essa farra do Exército? Assim é fácil fazer sacrifício, no lombo. dos outros.

      1. Que farra? Vai estudar e para de reclamar do exército. Agora lascou, se for assim até o ex-combates da FEB vai exigir o CHQAO. Vai procurar sua turma na porta da POUPEx

        1. É a sua turma que tá na porta da POUPEX, vampirando, esperando os mesmos praças que tanto prejudicaram quando estavam na ativa, são essas pessoas que o senhor manda procurar a POUPEX que sustentam as suas regalias, que permitem que o senhor adquira um imóvel mais em conta e saia comemorando que fez um excelente negócio, não esqueça que foi subsidiado pelo desespero financeiro destes mesmos que a sua arrogância manda pra porta.

  6. Esse curso deve abranger todos inclusive os da reserva ,tanto na Marinha brasileira e na Força Aérea como forma de reconhecimento e merecimento a todos inclusive aos nossos Veteranos que merecem o nosso respeito.

  7. Como gostam de prejudicar a gente…Cumpri meus 30 anos com zelo e dedicação.,e agora somos prejudicados???Aonde existe a parcimônia nesta hora,fui pra reserva em 2017!
    E irei ser prejudicado?Me ajudem aí.,sou da reserva, posso ser chamado a qualquer hora pra ativa.Ou sou Reformado???

  8. Ninguém vê que os oficiais generais, almirantes, brigadeiros, querem aprovar a todo o custo seus penduricalhos que vai sobrar seus salários e depois praças… Não adianta as forças armadas com essas medidas nunca mais vão ser a mesma. Credo.

    1. Houve um cuidado todo especial em não deixar os oficiais generais das três forças na mão. Os Altos Estudos servem para a reserva deles também.
      Na hora de pagar mais de previdência, se lembraram de mim na reserva, estou há três anos, e não ganhei posto acima e anuenio, como muitos maldosos aqui falam da reserva.

  9. Quando não tem curso reclama, quando tem o curso reclama. Existem também ST e Of QAO do Exército sem o curso na reserva, como também militares na reserva com o posto acima e adicional de tempo de serviço e LE que todos perderam em 2000, praças QE que foram promovidos a 2º Sgt e outros não. Praças da Ativa e reserva das Forças Armadas em algum momento nestes 30 anos perderam ou ganharam com estas mudanças dos governos, nunca houve essa paridade da ativa e reserva, e não vai ser agora que tudo mudará. A vida é muito curta para viver angustiado reclamando de tudo e de todos. Quem está na reserva, saúde e paz de espírito. Que está na ativa não espere ninguém mudar sua vida, corra atrás, estude e faça seu futuro.

      1. Meu amigo, os tempos são outros! Não é mais o tempo que militares nem ousavam levar uma Força à justiça! Militares perderam muito por não recorrerem a justiça por algum direito que tinham.

  10. Não estou entendendo ,´´ Os SO concludentes farão jus a Adicional de Habilitação de 30%;´´não entendi ,será meia sola ???????????

    1. Sim, este é o percentual da atual legislação. Não se pode estabelecer o curso com base em um percentual que nem foi aprovado ainda.

  11. E o senhor Bolsonaro, o que fez pelas FAs até o momento? e os quase 18 anos gritando sobre a MP do Mal? se calou, esqueceu, não importa mais?

    O clube Militar se mobiliza em seu apoio, será que aqueles militares que votaram e pediram voto para ele e aqueles que se elegeram em seu nome estarão nas manifestações? ou só a militância cega.

    Onde está o candidato que pagava flexão com os policiais? se descer agora, fica sozinho.

  12. Não sei se sinto vergonha ou NOJO, talvez vontade de vomitar. Desnecessário “inventar curso” por correspondência, basta aprovar o seguinte: quem quiser ganhar mais apresente diploma, registrado pelo MEC, de nível superior em qualquer área como é feito na PF por exemplo.

      1. E tu entrou por peixada? Aqui também é Concurso, infeliz. A polícia já ganhou menos que um cabo. Mas pessoas com seu pensamento de minhoca, afundaram a força.

    1. Que absurdo!
      Então para ganhar eu 15% de especialização eu devo apresentar o diploma de paraquedista de qual universidade mesmo!?!??

      É cada uma que a gente vê aqui!
      🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  13. O grande erro e que eles não falam sobre a falta de uma transição, entre os que já estavam na inatividade, como também os que estavam na ativa e não tiveram a oportunidade de fazer esses cursos e os que efetivamente fizeram e estão recebendo esse percentual atualizado.
    Os escritórios de advocacia já estão preparando a documentação para acionar a justiça e assim reforçar os seus lucros.
    Resumo da ópera: vamos ter que entrar na justiça, perder uma grana para os advogados, e assim gerar um desgaste tanto pessoal quanto institucional, no entanto tudo isso poderia ser evitado.

    1. Amigo! Entenda que não tem como retroagir!
      Cada um viveu o seu tempo!
      Infelizmente não há como abarcar todos na evolução do tempo!
      Faz parte da história.
      Não vejo ninguém da reserva vir aqui abrir mão de seus postos acima em prol dos que não tem mais direito.
      Infelizmente se demorou quase duas décadas para se corrigir os erros da MP do mau,
      Mas se for assim, terá que retroagir até beneficiar os pracinhas da FEB.

      Sejam coerente, a reserva terá 25% com a valorização do CAS e continuará a contar com a paridade nos futuros reajustes de Soldo!

      No mais é momento de curtir os netos e aproveitar a jovialidade que tens, pois os atuais terão que ficar 35anos!

    1. Minha sujestão para a questão Chacal no Exército. Somos da Reserva, entendido. Sujeitos a convocação, certo. Então sugiro que o Exército convoque os militares possuidores de CAS, que foram para a reserva antes de terem a opção de fazerem o Chacal, se forem voluntários, a cursarem o mesmo curso EAD, nos mesmos moldes que é aplicado atualmente aos da ativa, pois em caso de futura convocação estaremos com esta nova qualificação, capacitando e nivelando seus efetivos. Adapte-se a legislação, se for o caso. Esta é a minha sugestão.
      QAO 84

      1. Acho justo. Ótima ideia. Mas desde que o militar permaneça na ativa por mais 5 anos após o curso, para pagar o conhecimento adquirido, como fazem os da ativa.

      2. Não é só cursar meu caro tem que prestar o concurso e passar e depois fazer o curso que dura fm média 2 anos EAD ! Parece que dão o curso e não é assim ,existe um concurso que vc tem que ter nota para conseguir entrar

  14. Tem alguma coisa errada nesses cálculos de reestruturação que diz que vão gastar em 10 anos 86,85 bilhões, o que da 8,68 bilhões por ano. No último aumento tivemos um reajuste em média de 6% ao ano e foi gasto com esse aumento 5,5 bilhões ao ano. Se fizermos um cálculo com o que o governo se propõe a gastar por ano com a reestruturação, ele poderia dar um reajuste linear para todos de 9,42% ao ano durante 10 ano e com isso recuperaria o poder de compra.

  15. Existem dois tipos de militares de carreira: os da Ativa e os da Reserva (sou da reserva também)

    Os que estão hoje na reserva, são de 3 categorias diferentes:

    -Tem os de antes da MP 2215, com todos os direitos garantidos, remuneração de um um posto/Graduação acima, Gratificação Tp Sv Completo, etc, etc;

    -Tem os que foram para reserva após a MP2215, que não ganham os mesmos direitos remuneratórios que os anteriores a MP, não tiveram qualquer transição e que não possuem “altos estudos”, mas recuperarão a Adic de Disponibilidade; e

    – E agora os da Reserva que recebem Habilitação militar de 30% (que passará para 73%) e adicional de Disponibilidade equivalente ao antigo Adic Tp Sv.

    Então qual é o problema? Todos conhecemos o termo “azar militar”…

    Quando aconteceu a MP2215 não vi ninguém falando em direitos perdidos ou falta de oportunidades da reserva, sabe por que? Por que naquele momento quem estava ou indo para reserva não perdeu nada, ou seja “azar militar” de quem estava na ativa.

    Agora quem foi recentemente para a reserva ou ainda está na ativa, vê a possibilidade de melhoria, ao contrário de quem está na reserva. Ou seja agora é o “azar militar” dos militares que estão na reserva e que foram muito beneficiados no passado.

    Mas alguém vai gritar ” fui para reserva depois da MP2215 e antes do PL1645, sou prejudicado duas vezes”, é verdade esses foram duas vezes “azarados militares”, mas é isso mesmo, pelos menos vão recuperar o Adic de Disponibilidade, deveriam pelos menos reconhecer isso. Querer na reserva equiparação para cursos diferentes, com níveis diferentes, não faz sentido, não tem mérito nem razão e o pior, abre brecha para todo mundo equiparar todo tipo de curso:

    Graduados da FAB/MB, quer equiparar o CAS com altos estudos;

    QE vai querer equiparar CFC com Altos estudos;

    Oficial sem ECEME vai querer equiparar ESAO com Altos Estudos,

    Etc, Etc

    Resumindo Farra do Boi com dinheiro público.

    “A César o que é de César”

    1. Exatamente!
      Só um acréscimo, além de recuperar o Adc de Disp tbm terão um reajuste do CAS de 20 para 45%.

      No mais é curtir os netos na reserva que a vida é curta!
      Sej felizes, não vejo a hora de chegar minha vez de pendurar o coturno e aproveitar minha prancha nas ondas da praia de pipa em Natal!

    2. Concordo,mas você esqueceu um detalhe: Para a nova geração ,a reestruturação vai ser “paga” com mais 5 anos de serviço!( AZAR MILITAR,como você diz)!!!

  16. É a sua turma “Coronel” que tá na porta da POUPEX, vampirando, esperando os mesmos praças que tanto prejudicaram quando estavam na ativa, são essas pessoas que o senhor manda procurar a POUPEX que sustentam as suas regalias, que permitem que o senhor adquira um imóvel mais em conta e saia comemorando que fez um excelente negócio, não esqueça que foi subsidiado pelo desespero financeiro destes mesmos que a sua arrogância manda pra porta.

    1. Blá blá blá blá
      Comprou pq estava necessitando. E ninguém o forçou, e mais; vc deve ter mal administrado o seu dinheiro, pois muitos militares passam é longe de POUPEX.

  17. Sou 1º Sgt da turma de 1998 (a melhor turma da EsSA),

    Pessoal, acordem, toda vez que houver modificação em Lei alguns vão se beneficiar outros nãos. Não há como abarcar todo mundo. É humanamente impossível isso acontecer. Cada militar no seu tempo recebeu como devia ter recebido. Parem com essa ladainha, não há como retroagir para beneficiar os que já foram para a reserva.

    A melhor coisa a se fazer é vcs curtirem a reserva com a patroa! Esquecem o EB! Vão viver a vida e parem de sofrer! Vamos ser coerente!

  18. Estavam todos tranquilos sem reclamar, então os nossos “chefes” resolveram bagunçar tudo, agora vão ter que aguentar muitos processos na justiça. Não dá para entender se os militares já ganham diferentes uns dos outros e também percentual pelos cursos CAS, mas agora inventar inventar isso. O ser humano precisa ser estudado mesmo é muito egoísmo. A vida passa que é um sopro é necessário fazer reflexão e ser por no lugar dos companheiros prejudicados.

  19. Esta reestruturação esta dando o que falar e a melhor coisa a ser feita na minha, humilde opinião, é aumentar o tempo de serviço para os 35 anos, aumentar os descontos em conformidade com a proposta apresentada e por fim dar um aumento de percentual igual para todos os militares no próprio soldo, aí sim seria justo.

  20. Marcos, vá cuidar da sua vida, deixe de ser ridículo, em que mundo tu vive, deve ser de Alice ou Bob, bem provavelmente, não use a sua régua pra medir os outros, tu não sabe da necessidade de cada um, muitas vezes o inesperado acontece, uma doença na família ou algo parecido, que acaba desregulado a vida financeira de qualquer um, se nunca aconteceu nada contigo agradeça a Deus por isso, pois ele certamente te livrou e a tua família, dos laços do passarinheiro, tu tá chorando no velório errado, tá fazendo papel de bobo aqui.

    1. O problema é vc em vez de correr atrás de ganhar dinheiro fica aqui, talvez como sempre, chorando e ridicularizando uma classe que só sabe, na maioria das vezes, digladiar. Se toca, e caso tenhas tempo pega a sua mochila e mete o pé, pois depois do muro há vida. Fica aqui a dica. Para de chorar e ficar se martirizando. Vc é tão covarde que usa o anonimato!!! Fui, anônimo…

  21. Espero que a Câmara dos Deputados ou o Senado Federal revisem os pontos necessários para corrigir as discrepâncias antes de ser aprovado para evitar novas “derrotas” do governo, que é o responsável legal pelo referido Projeto de Lei. Será muito mais simples do que ter que ceder a milhares e milhares de processos que isto vai ocasionar caso passe sem revisões necessárias de adequação…

    1. Nem eu.
      A reestruturação está muito boa sim,
      Contempla os militares de carreira, por isso se chama “reestruturação das carreiras” os temporários já tem sua remuneração pelo tempo que se dedicam a Força.

      Aos que iniciam a carreira, (ten e 3 Sgt) o recado da reestruturação é: se especializem, se capacitem e do meio pro fim começarão a ter o devido retorno. Tudo culminando ainda em uma reserva ainda jovem e com salário integral.

      Vamos aguarda a aprovação.

  22. Tantas coisas foram faladas aqui, erradas ou certas ,e uma verdade tem que ser dita, o exército com sua ousadia de valorizar seus graduados também de certa forma ajudou as outras forças na valorização de seu pessoal ,talvez mais cedo ou mais tarde as coisas irão se equilibrar ,mas uma coisa que não podemos concordar é a prepotência de uma minoria que aparece por aqui para tirar seu recalque nos companheiros,que felizmente são uns pobres coitados sem espirito de corpo e respeito para com os colegas

    1. Se é uma minoria deve estar com a razão, pois toda unanimidade é burra e no Brasil quem tem razão e direitos são as minorias…

    2. Parabéns amigo!
      De certa forma tbm vejo por esta ótica, o EB está ajudando a valorização das outras Forças.

      Tem muitos que só enxergam as coisas pelo nado negativo e se quer faz a sua parte para melhorar sua própria situação.

      Eu prefiro fazer minha parte sem esperar apenas as caridades, assim faço a minha própria história e de minha família. A assim somos felizes e não nos falta nada!
      E o melhor, não preciso usar o caldeirão do infante pra me dar bem em nada.

  23. Anônimo no 23 de maio de 2019 a partir do 09:04, se você fosse deputado com essas suas ideias, não duraria nem um mandato. Que ideia de “gerico”!!!

  24. Pelas respostas, com todo tipo de pleito, percebe-se que nunca chegaremos a um denominador comum.O importante é baterem o martelo e sabermos de uma vez por todas como ficará isso pra todos terem como programar suas vidas. Acho que quem está na reserva vai acabar ficando no prejuízo mesmo. Pela primeira vez vi aqui argumentos que fazem muito sentido nesse ponto.A FAB parece ir pelo mesmo caminho que a MB. O problema é que estão criando um verdadeiro funil para o graduado conseguir alguma melhoria de sua condição financeira. Os “selecionados” pra fazer os ditos cursos de altos estudos serão uma casta de eleitos. E pra estarem entre estes os graduados que desejam um futuro financeiro ligeiramente melhor ficarão subjugados por toda carreira. 

    1. Sempre foi assim e sempre será. Não existem dois subtenentes ou suboficiais que ganham a mesma remuneração, seja na ativa seja na reserva.
      Eu fui para reserva como 1ºTen QAO e ganho mais que um Capitão formado em Academia.
      Essa tal paridade, não existe e nunca existiu, é apenas uma falácia de “coitadinhos prejudicados”.
      Assim como as carreiras dos graduados das três forças são diferentes, é compreensível e aceitável que diferenças entre essas existam, inclusive financeiramente.
      A carreira ativa não pode estar subordinadas aos interesses de ex-militares reservistas que não mais contribuem com as instituições militares. Se assim o fosse teríamos que ainda sermos todos analfabetos.
      Vivemos em outra realidade e mudanças ocorrem o tempo todo e que nada tem haver com quem está na inatividade.
      Sou da reserva também e concordo plenamente com o PL1645, a choradeira desses reservistas desocupados e reclamões nao possui mérito tão pouco razão.

      1. sou QAO R1 selva , Pqdt , CHQAO

        não concordo com esse PL , ele prejudica muitos companheiros das 3 forças.

        aumento apenas no SOLDO seria o correto para TODOS.

        infelizmente não será possível isso, então que se reveja esse PL

        e corrija essas injustiças nos percentuais.

        Dep e Senadores estão sendo acionados

        BRASIL ACIMA DE TUDO

    1. É o chorão novamente. Nem coragem de sair atrás do anonimato vc tem, e vem falar em atitude. Aaah tá.
      Vi muitos aqui condenando o “1° Sgt 2002” pq falou e fala muitas verdades. Sei…

      1. Obrigado Marcos!
        Já me acostumei, mas não desisto de expor minha opinião, pois amo a nossa profissão e acredito que tem muitas coisas boas, apesar de ter muita coisa que precisa melhorar.
        Mas não de incomodo com críticas não, por que sei que, até os que só reclama, no fundo sabem que a melhoria de suas vidas dependem primeiro de si mesmos, e reclamar porque se acomodaram e deixaram as oportunidades passar. Daí passam por todas estas situações.

  25. Esse que está usando o nome de Marcos deve ser o tal de Braga ou Sampaio&Caxias,só pelos comentários idiotas,é minha suspeita.

  26. Vou tecer algumas considerações como advogado. Quando da MP 2215, foram extintos alguns direitos, mas isto ocorreu de forma equânime. Quem tinha condições para reserva teve seus direitos preservados, os demais, apenas uma expectativa de direito. No atual PL, está se criando direitos e ampliando outros. Da mesma forma alguns podem ficar de fora, o problema é que isto não acontece de forma equânime, pois, militares da reserva serão agraciados e outros não, criando sim uma distorção entre as forças e abalando a equidade remuneratória. Há sim brecha legal para ajuizamento de ação caso o PL se mantenha como está, pois atenta ao princípio da isonomia.

    1. Falando em princípio da isonomia, poderia me explicar porquê um primeiro sargento com doutorado por exemplo, não faz jus ao percentual de altos estudos, caso não esteja exercendo a função (muito subjetivo). Um curso de mestrado ou doutorado, não apenas habilita o profissional a determinada função, mas também possibilita a formação de profissionais mais capacitados para o desenvolvimento de inúmeras funções com nível excelência.

    2. Sério que vc é advogado?
      Princípio da isonomia!
      Vamos chamar os pracinhas da FEB pra exigir tbm!
      Vc tem que voltar a estudar o princípio da isonomia

      1. “1 Sgt 2002” esses querem ser muita coisa… Sou formado, sou isso, sou aquilo; e no fundo devem estar lavando roupas quando foi pra RR. É cada uma viu.

        1. É bem assim mesmo!
          O cara faz uma formação superior e se acha o bam bam bam,
          Mas vai ver o Sr de Adj do cara, é sempre o mais mau tirado da OM. Eu tenho uma licenciatura em Universidade Federal é um Tecnólogo na UniSul. E ainda assim, pra mim, especialização são os cursos que fiz na força, os quais me capacitam para a profissão que escolhi!

          Minhas formações superiores servem para o meu engrandecimento pessoal!

          Mas tem uns que acham que isso lhe dão o direito de sair General!

      2. E outra, como vi várias vezes por onde servi, ou seja, ficam falando eu sou formado, eu tenho mestrado, doutorado, PhD, etc. E quando coloca pra determinada função ficam: “vejam só eu não posso assumir pq não sou isso e aquilo”. Em suma, só querem…

    3. Mais um advogado dos diabos…

      A profissão de advogado é uma das melhores que existem: Vão sempre ganhar seu sustento, independente se o cliente é culpado ou não, se tem mérito ou não ou se vai se safar ou não, o pagamento é sempre liquido e certo…

      Me lembra o início dessa onda de ações judiciais, iniciadas nos idos de 1991.

      Militares ingênuos (e por que não dizer idiotas), corriam para processar a união por planos econômicos e após alguns poucos meses de demanda, recebiam intimações judiciais para pagar custas processuais por terem perdidos a causa ou nem terem direito as próprias ações propostas.

      Resumo: O bom advogado, sempre vê brechas, méritos e razões para iniciar um processo. Independente se vai ganhar ou não, o do advogado é liquido e certo…

  27. Marinha sendo Marinha! Acabou que a infeliz da Força em vez de ajudar complica, vai criar duas classes de suboficiais, os que tem o maldito CASEMSO e os que não tem, é motivação e desmotivação ao mesmo tempo, os que não tem serão considerados como suboficial de segunda classe, vão empurrar com a barriga até cruzar o tempo. Já pessoal da reserva perdeu mesmo, pelo menos vai ganhar o adicional de disponibilidade.

    1. Sensato comentário do amigo Braga ,essa é a realidade ,não houve união das forças para equalizar o RH e deu no que deu,Marinha e Força Aérea não acompanharam o reconhecimento de seus graduados ,grande estimulo que resultou num distanciamento entre militares de mesma graduação , penso que quem não estava preparado não eram os graduados e sim quem administrou de forma desatualizada . Mas vamos acompanhar os ajustes na Câmara dos Deputados .

    2. Vocês não estarão sozinhos ! A FAB deverá publicar em breve a sua “reestruturação”( esculhambação) e criará três categorias: o “sub.com” ( com curso), o “sub.sem” e o “sub rr.esq” ( o suboficial da reserva”esquecido”). Será também construído um rancho exclusivo para os “sub.com” ,afinal serão “doutores” ( doutorado de seis meses , à distância ,provas de múltipla escolha e sem defesa de tese)!

      1. “Será também construído um rancho exclusivo para os “sub.com” ,afinal serão “doutores” ( doutorado de seis meses , à distância ,provas de múltipla escolha e sem defesa de tese)!”

        De onde, em sua infinita irracionalidade, você tirou que curso de altos estudos para graduados, se trata de doutorado?

        Altos estudos para o Oficiais de carreira sempre teve título de “Doutorado”, independente se isso é verdade ou não.

        Mas para graduados do EB (CHQAO) não se trata de doutorado, apenas de Graduação Tecnológica (nível superior).

        Como Graduação Tecnológica, está acima de Curso de Aperfeiçoamento (nível médio em todas as Forças), é aceitável ter sido colocada como “altos estudos para Graduados”, mas muito diferente de Altos estudos para Oficiais de carreira.

        O que vemos nas reclamações aqui é que a ignorância e a irracionalidade são as armas dos prejudicados e dos coitadinhos, em detrimento de argumentos e méritos que deveriam ser características de militares de fato e de direito e não apenas de contra-cheque.

        1. Nível superior???? Pare de falar besteira!!! Não passa de um preparatório para o oficialato! Quanto ao dito ” mimimi ” que você diz, é muito fácil falar num tom imbecil de deboche e desprezo em relação aos Suboficiais (EQUIPARADOS SEM QUALQUER DISTINÇÃO COM OS SUBTENENTES DO EB) das demais forças, já que está sendo beneficiado e se achando melhor do que os demais. Eu sei muito bem o que é um curso de nível superior ,com cinco anos de duração, com apresentação de monografia,feito em instituição federal pois também possuo e te garanto que um curso de seis meses de duração só é aceito como curso de nível superior no ambiente interno do EB. Se nós,da FAB e da MB estamos reclamando desta reestruturação das FFAA( que eu saiba, MARINHA, EXÉRCITO E AERONÁUTICA) feita apenas nos moldes de uma força e privilegiando esta em detrimento das demais ,temos sim o direito de exigir uma revisão e um acerto que atenda às três forças,de forma igualitária e JUSTA! Não é você quem paga os nossos salários! Mantenho o que disse anteriormente e não substituo nenhum letra!

        2. Quando a primeira proposta de reestruturação da carreira militar foi apresentada,constava a ideia indecente e altamente prejudicial da criação de uma graduação entre o primeiro-sargento e o subtenente/ suboficial,o tal do sargento-mor. Foi uma choradeira sem fim,um “coitadismo” exacerbado a tal ponto que convenceu os mentores do projeto a deletar tal criação do projeto original. Para isso valeu o “mimimi” ,pois era prejudicial para todos. Mas apresentar uma proposta de reestruturação que claramente só beneficia o Exército e cria um abismo financeiro entre as demais forças é um “exagero”,um “coitadismo” de militares “irracionais” e “ignorantes” . Futuramente, irão se valer da criação de outros adicionais para dar reajustes salariais ao pessoal da ativa e com porcentagens diferenciadas para as três forças ,talvez porque um curso ou uma atividade de uma força seja superior ao de outra( é o que parece, não é?).Que assim seja então!!!!

          1. Perfeito, só complementando, no EB ficaram com medo de perder o Quadro de oficiais auxiliares com a entrada do ´´sargento mor´´pois ficariam mais tempo na graduação , foi uma jogada não aceita pelos graduados do EB e isso foi planejado com o intuito de retirar debaixo sobrando o aumento de despesas para os debaixos e SO da FAB e da MB e restantes dos graduados ,beneficiando a ala de cima e alguns no topo dos graduados

  28. Do jeito que o pessoal da reserva está reclamando que serão prejudicados é bem capaz de o Presidente Jair Bolsonaro vir aqui no blog reclamar também, pois o mesmo é Cap R1 e não vai poder fazer mais a ECEME, kkkkkkkk

  29. Ta bom demais sô.
    Eu fiz concurso de nivel médio, a Escola exigia nível médio. Oficiais fizeram de nivel fundamental, pois o requisito exigido para fazer o concurso era 2o científico, nem o médio completo (se as escolas sao instituições de nivel superior, isso nao importa, pois nao muda o requisito de acesso ao cargo).
    Ganhamos mal?

    Olhem o salário de um técnico do executivo. Olhem o salário de um médico previdenciário (concurso de nível superior).

    Ganhamos bem sim!!!!!!

    Ahh mais um juiz de 25 anos começa ganhando 20 mil. Sim, o problema é que não abrem 1100 vagas para juiz anualmente como abrem para a Escola. E também para prestar o concurso de juiz tem que ter bacharelado em direito, não 2o científico. E o juiz vai aposentar no teto da previdência.

    Ganhamos mal???

    Agradeço a Deus pelo que tenho!!’

  30. Para ter paridade, a remuneração das forças armadas deveria ser por subsídio.

    Subsídio consiste em modalidade de retribuição pecuniária paga a certos agentes públicos, em parcela única, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

  31. Pelo que vejo aqui nos comentários ,existe uma meia duzia orbitando com comentários parecidos e mesmos erros de português despejando o que há de pior do ser humano contra colegas . Realmente não entendo ,os caras já estão com o almoço ganho com seus cursos de CHACAL ,Jaguar ou seja lá o que for e ainda se comportando como crianças que ganharam um brinquedo novo e querem aparecer fazendo o papel de idiotas , que coisa mais boba ,homens velhos se prestando a tal papel ,não se cansam de ser ridículos,acho que eles estão mais preocupados em prejudicar seus colegas e não basta ganhar ,tem que diminuir os outros .

    1. Nao basta que eu me de bem, através de meus próprios méritos, é preciso também que alguem se de mau, devido suas incompetencias e limitações…

  32. nosso barco, nossa alma…este lema retrata nossa situação: nossa alma ta indo pro fundo do mar com esta reestruturação..o ultima fecha a porta (ou tampa a escotilha) porque nao faz sentido acabar com o PRINCIPIO DA HIERARQUIA E DISCIPLINA quando utilizamos dois pesos e duas medidas para os militares (ou varios pesos, como queiram)…..Uma alma iluminada oriente essas cabeças pensantes que estao destruindo o que foi construindo por tantos abnegados , soldados e oficiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo