Hora de debater: com a presença de Kelma Costa, comissão do Senado discute previdência dos militares!

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) fará audiência pública nesta segunda-feira (15). Na pauta, o sistema de previdência dos militares, ou reestruturação do Sistema de Proteção Social das Forças Armadas, consolidada em proposta legislativa (PL 1.654/2019) encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional.

A guerreira estará lá!
A incansável Kelma Costa lá estará, representando a União Nacional das Esposas Pensionistas de Militares, Servidores Civis das Forças Armadas Brasileira e Auxiliares (UNIFAX), ao lado do vice-presidente da Associação dos Militares das Forças Armadas do Estado de São Paulo (Amfaesp), Vanderley Carlos Gonçalves; do presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra), Elisandro Lotin de Souza; do diretor de Assuntos Jurídicos da Polícia Militar, Elias Miler da Silva; do vice-presidente da Associação dos Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil), Flamarion Ruiz; e do secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo José Rolim Guimarães.

CHQAO e QE
O pano de fundo das discussões, obviamente, deve ser a questão da paridade entre ativa e reserva, supostamente quebrada com a proposta de aumento do percentual dos cursos de Altos Estudos (ECEME e CHQAO), que garante uma expressiva vantagem financeira aos militares que o possuem em relação aqueles que tem apenas Aperfeiçoamento (ESAO e CAS). A medida atinge principalmente oficiais do QAO e subtenentes da reserva do Exército, que não tiveram oportunidade de realizar o CHQAO quando na ativa. Os graduados da Marinha e da FAB seriam mais prejudicados ainda, pois suas carreiras não permitem o acesso ao oficialato e, portanto, não incluem cursos equivalentes ao do Exército.
Outro questionamento vem dos sargentos do Quadro Especial, que se dizem prejudicados pela PEC por não terem nenhuma alteração em seus adicionais, o que resultaria na prática em uma redução de vencimentos, em face do aumento da contribuição para a Pensão Militar de 7,5 para 10,5 %.

Segundo plano
Uma reivindicação que tem tido menor repercussão também estará em pauta: a dos subtenentes do Exército que tiveram barrado seu acesso ao oficialato pelo sistema de promoções da Força, que inclui um confuso sistema de pontuação.

Sugestão do Blog
Na pauta, deveria ser incluída a discussão da indefensável manutenção dos 10% de gratificação de representação para os oficiais generais na reserva.

Opções
Os militares inconformados com a proposta tem duas alternativas: continuar reclamando nos alojamentos e nos comentários do blog, ou participar enviando seus questionamentos e sugestões. Lembro: não é transgressão, é direito do cidadão!

Participe!
Mensagens para Kelma Costa: [email protected]
Mensagens para a comissão: http://bit.ly/audienciainterativa

Acompanhe!
Ao vivo, na segunda-feira (15), a partir das 9h.

197 respostas

    1. Ou começar a descontar para quem entra no sistema a partir de agora. Muitos pensionistas têm elevados custos com planos de saúde e medicação. Haverá redução nos valores da pensão, afetando o orçamento, muitas vezes já no limite.

      1. Na minha opinião deveriam cobrar somente das filhas pensionistas que são bem mais novas ,apesar que deve ter filha recebendo com quase 60anos ou mais

      2. Negativo !! Pensionista é quem deveria pagar maior alicota !!! Não trabalharam na força, vivem as custas dela, pesam muito no orçamento, transformam os hospitais militares em verdadeiros SUS, e ainda querem cobrar paridade ?? brincou !! Não sou contra pensionistas, mas os militares tem de ter bom senso, colocam sogra, sogro, sobrinho, cachorro, papagaio e entopem os Hospitais militares.

      3. Não concordo !! são os pensionistas quem mais atrasam as vantagens do pessoal da ativa, pensão deveria ser complemento de renda,não fonte única, tirando as esposas que devem sim manter os privilégios, o resto tem de trabalhar e não só sugar da força, deveriam era pagar porcentagem maior, já que nunca contribuíram.

        1. mtas esposas tem a vida profissional prejudicada devido as frequentes transferências de localidades, nada mais justo ter o beneficio depois

        2. Não sejam hipocrisias .Vamos lutar por nossos direitos e não tentar mudar aquilo que alguns já tem direito. Inventando défice para não ganhar aquilo que alvejamos a muito. Quero que todos se deem bem sem prejudicar outros com desculpas de pensões etc… Já fomos muito desvalorizados em outros governos.

  1. Hj, qdo um garoto vem comigo ter aula de matemática e Física para concursos militares e me pergunta quais eu recomendo eu falo q para graduados é melhor o exército (apesar de eu trabalhar na FAB). A FAB dificulta muito a ascensão dos seus graduados. Interstício ridículo, CAS somente com no mínimo 2 anos de 1S e sem os tais cursos de altos estudos.

    1. Então mande pra marinha! Cas é como 3sgt…é tudo junto, acaba o formação de agr é começa o AP…mas só tem isso de bom! De resto vá de fab ou de eb

  2. Os militares que foram para a reserva remunerada antes da MP do Mal tiveram todos os seus direitos garantidos. Aqueles que estavam na força e não tinham tempo para a reserva perderam seus direitos, falo por mim, perdi a LE por apenas 1 mês e 15 dias, Posto acima, Adic Tp Sv foi congelado etc. Acredito que, nessa época, a paridade entre reserva e ativa já havia acabado e irá criar um abismo maior ainda, aí vem os incautos e diz: ” ah, mas a paridade continua porque os soldos se mantém igual para todos dentro de cada posto e graduação “. Se for isso mesmo, porque tanta reclamação?? Quem foi para a reserva e garantiu todos seus direitos não estava nem aí para os companheiros que se prejudicaram. Quanto ao CHQAO, infelizmente quem está na reserva perdeu, aqueles que estavam na ativa e se recusaram a cursar CHQAO, alguns claro (Tu 89, 90 e 91) até porque o curso não era obrigatório para esses companheiros ter acesso ao oficialato, na época esses companheiros riram á beça dos colegas que teriam por obrigação fazer o CHQAO (Tu 92 em diante). Resumindo, em algum momento da carreira, por questões diversas seremos prejudicados com a conivência dos chefes.

    1. Uma correção amigo. Sou de 89, estou na ativa, e não fiz o CHQAO porque fui impedido por portaria. E, pasme, as portarias autorizaram os últimos da minha turma ( os que foram promovidos a STen após Dez 09), que agora são tutores do CACAO dos Cap mais antigos da mesma turma. Uma completa inversão de valores e quebra de Hierarquia. Por esses e outros motivos o DGP está sofrendo uma enxurrada de processos.

      1. Mas não é tentando barrar a reestruturação que vcs vão consertar possíveis injustiças cometidas e sim entrando com processos judiciais. Sejamos inteligentes, mostrar desunião nesse momento que o país vive dificuldade financeira demonstra profundo egoismo. Não vejo ninguem da reserva indignado com o aumento do tempo de serviço para 35 anos, estão apenas preocupados no que vao ganhar. Tbm não vejo ninguém da reserva reclamar que ja ganham mais, no minimo do minimo 13%, outros muito mais, que os correspondentes da ativa. Se nos não mudarmos o nosso pensamento seremos apenas mais do mesmo ,ferrados como sempre. Forte abraço e bom domingo

      2. Sou Cap QAO, Turma de 89, estou fazendo o CAQAO e não existe esta questão de inversão de valores. Muito pelo contrário, o pessoal está feliz e unido no Curso, pois passaremos à 30 % em junho. Quero proveitar este espaço para mandar um abraço a todos os instrutores do CAQAO, da EsIE, pelo profissionalismo.

          1. Habilitar, não. Curso de Atualização de Oficiais do Quadro Auxiliar (CA QAO). Equiparado a Altos Estudos pela Portaria do Cmt do Ex nº 084 de 25 de janeiro de 2019. 30 % agora em junho, quanto termina o curso e aumentos subsequentes até 2023.Bagunça é não ter o Curso ou ficar de fora.

      3. Bons tempos em que o CAS era suficiente para sair oficial do QOA/QOE. Inventaram esse tal de CHAQAO e não satisfeitos criaram o CAQAO. Quanta perda de tempo e recursos. Logo, logo criam o NESQAO.

          1. Vai passar do jeito que está, parceiro. O alcance da Kelma Costa é igual a coice de porco: bem curto.

    2. Pura verdade!!!
      Se o problema é a paridade, tem que tirar o posto acima de todos que estão na reserva pois os atuais não tem direito.

      Audiência desnecessária!
      Não dará em nada! Espero!

        1. Na ativa desatualizado e agora com o contracheque atualizado. Futuramente, na reserva remunerada sem recalques, sequelas ou tonteiras.

          1. Que inveja. Deve ser o QAO mais competente da OM . Sem recalques, sem sequelas , sem tonteiras. Bancando o dedicado, mas na verdade só se importando com o dindim. Pena de você.

    3. Parabéns, tb fui prejudicado pela medida do Mal.
      Por aquele que deveria nos ajudar, já que era Neto de militar .
      Ora, o pior de tudo que parece uma piada de mal gosto é que nunca foi julgada.
      Um grande abraço.

  3. Deus no comando sempre!! Mas devemos fazer nossa parte pois como somos impedidos de fazer greve e de sindicalizar sempre iremos ter prejuízos na base, pois quem decide dificilmente vai melhorar a situação dos outros em detrimento da sua.
    A hora de representar o lado mais fraco é agora pois depois que virar lei só restará o choro e lamentos nos refeitórios e alojamentos.
    lembrem-se nós trabalharemos mais 5 anos nessa rotina de TAFs, TATs, formaturas, missões reais e missões rolha. Bora romper marcha!!!

  4. Concordo em parte com esse PL, agora essa diferença que estão criando entre os cursos de Altos Estudos e o Aperfeiçoamento é muito exagerada, muito egoísmo por parte de alguns.

    – Diferença de 10 para 28% (Altos Estudos Cat I); e
    – 5 para 23% (Altos Estudos Cat II).

    É difícil de entender.

    1. Pois é !!!

      Sobre o CHQAO, acho que as oportunidades não foram iguais para todos que estavam na ativa, pois ocorreram injustiças até mesmo dentro da mesma turma.

      Um curso que iniciou em 2012 com parte da Turma 89, passou a valer como habilitação a promoção ao QAO anos após, mas como o CAS, leva TODOS a Cap QAO, bem comk, a exercer as mesmas funções do velho QAO. Ou não ?

      Essa invenção do EB, o CHQAO, era pra ter iniciado com a Turma 78, e foram adiando, que culpa tem os prejudicados por esse curso que não habilita a Maj ou a exercer funções diferentes ?

      Os militares da FAB e da Marinha foram prejudicados com essa invenção do EB, já que lá são promovidos até SO.

      1. Cara o que o pessoal do EB tem culpa com suas frustrações? O CHQAO está certíssimo! Prestigiar quem quer estudar e progredir na carreira e não ficar na porta dos HOPISTAIS MILITARES ou em sites militares reclamando de outras forças.

    2. Concordo , esse ponto deveria ser debatido a diferença fica muito grande .O aperfeiçoamento deveria manter a diferença dos 5% para altos estudos cat II. Seriam 63% em 2023 e não 45% como proposto.

    3. Não se preocupe que não vai aumentar os índices do aperfeiçoamento e sim diminuir dos altos Estudos…
      estão chorando à toa, não vai dar em nada.

    4. Cara você é muito escroto! Você quer diminuir a diferença , só porque vc não vai ganhar ? É o caldeirão do inferno, “gente querendo sair e VOCÊ puxando pra dentro”. Meu amigo, Antiguidade só é ruim pra quem não tem…

    5. Não há aumento de diferença, o que aconteceu foi o somatórios dos cursos realizados na carreira, por isso a grande diferença entre quem fez só CFC ou CAS e quem possui todos os cursos.

  5. Para mim sem novidade alguma: os mesmos coitadinhos de sempre, defendendo direitos sem mérito e muitas vezes, sem nem ter prestado um mísero concurso público e desconsiderando que, muitos deles, levaram para reserva direitos que a ativa não tem, mas pleiteando adicionais meritocráticos conquistados por esses últimos, alegando, pasmem “Paridade e equivalência”…
    Soltam os leões de chácara, oportunistas eleitorais de plantão, na maioria das vezes, advogando, legislando e julgando em causa própria, pois também são, direta ou indiretamente, benficiários das mesmas benesses pleiteadas pelos “prejudicados coitadinhos”.
    Rogo para que essas “associações” sejam reconhecidamente equiparadas a sindicatos, pois é como estão se comportando.

  6. Prezado Montedo, mais uma vez meus parabéns por tratar de assunto tão caro e importante, especialmente às Praças das Forças Armadas.

    Importante notar a falta de Lei de Promoções de Praças, das Forças Armadas, em simetria a dos Oficiais das Forças Armadas.

    O Dr Cláudio Lino que assistirá a exemplar Senhora Kelma Costa, tratará de Proposta de Lei, com esse propósito.

    Com efeito, deve existir condições análogas aos Subtenentes/Suboficiais e Sargentos das 3 Forças, incluindo-se, por óbvio os Sargentos do Quadro Especial.

  7. Bom dia a todos colegas ,gostaria que tivesse um curso nos moldes do CHQAO para todos militares com o mesmo valor econômico para não haver essa defasagem pois todos tiveram perdas e faz falta no prato de comida da familia militar ,ja enviei essa proposta para Dra Kelma para ser discutida no Senado e entrar nessa PL pois isso só soma para força ter militares com remuneração compatível .

    1. Isso só soma para as forças terem militares acomodados. Pois me diga, em qual empresa/Força Armada/Órgão Público ou Privado, NO MUNDO, todos têm a mesma oportunidade????????
      Isso só acontece no utópico mundo socialista, aliás, é o que parece alguns comentários aqui.
      Sempre teve e sempre terá a necessidade de se manter a meritocracia, desde que o mundo é mundo sempre foi assim!
      Quem faz por merecer, conquista!
      Quem não faz, aceita o básico e se der por satisfeito!

      1. Trabalhar também é merecer, todos trabalharam e ralaram muito independente se entraram por concurso ou pelo serviço obrigatório. Então não vem com essa conversa que QE não tem mérito, pois se não tivesse eles não existiriam e inclusive estão fazendo falta em muitos quarteis.

        1. Camarada !!! trabalhar até um jumento no meio do Ceará carregando farinha trabalha, não queira ter os mesmos direitos de quem estudou e se dedicou para o cargo, não entramos pela janela, se for fazer da maneira que vc quer, é melhor acabar com o concurso e colocar somente conscrito, os que forem mais puxa sacos, avançam na carreira.

  8. Sou do quadro especial de sargentos da Marinha, e minha sugestão, é que o pessoal da reserva deveriam ser promovidos com uma graduação a mais, como sou segundo, deveria ir à primeiro, já que fiquei três anos na ativa como segundo, e assim sucessivamente, o cabo a terceiro, o terceiro a segundo, e como eu disse acima o segundo a primeiro, e os demais da ativa também, de acordo com o interstício.

    1. Hahahahahahaha
      Meu amigo, vcs acabaram de ganhar uma promoção a mais, a de segundo Sgt.
      Não fizeram concurso e querem mais benefícios que o pessoal de carreira?
      Ser promovido a primeiro sargento com 3 anos?
      Um sargento de carreira leva 8 anos pra ser primeiro sargento.

  9. Essa nossa discussão começou há alguns dias e foi criado esse grupo especificamente para que os SO/ST das Forças pudessem discutir e propor novas soluções acerca do projeto de lei que foi apresentado pelo MD trazendo remunerações para grupos que possuem cursos existentes em uma Força (EB) e sequer projetados em outras ( MB e FAB) – Curso de Altos Estudos e que com isso garantiria uma melhor remuneração e corrigiria distorções, mas ao que parece só está causando tumulto, dúvidas e receios em proporções geométricas.
    Sou SO da reserva da MB, formado em Administração com Pós graduação em Controladoria e Finanças e Ciência Política pela Escola Superior de Guerra.
    Propus aqui uma sistemática completamente diferente do que se está discutindo, com o intuito de apresentar uma solução definitiva para:
    1. as atuais reivindicações remuneratórias dos militares;
    2. as contribuições para a seguridade social (ou proteção social);
    3. as distorções existentes nas carreiras das Forças Armadas e, por extensão, atingiria diretamente também as Forças Auxiliares dos Estados (PM e BM); e em última análise
    4. *Servir de modelo estrutural para todo o funcionalismo público.*
    Acredito que isso resolveria de vez a questão salarial e orçamentária em todos os níveis. Inclusive esse modelo pode e deve ser levado para as outras esferas, não só do Executivo mas também do Legislativo e do Judiciário. Desde seu planejamento (elaboração do orçamento) até sua execução (pagamento propriamente dito). Segundo o Ministro Paulo Guedes, aqueles estados que se adequarem à uma nova proposta de seguridade receberão do Governo Federal todo o apoio financeiro para o estabelecimento de suas políticas. Ou ao que ele chama de “descentralização orçamentária”
    Ah! Mas alguns irão dizer: “isso é muito difícil de passar e esse problema não vai alcançar o Legislativo e o Judiciário!”. Depende do ponto de vista! O que está se fazendo, nesse momento, é propor um *NOVO MODELO REMUNERATÓRIO para todo o funcionalismo público*, aproveitando um problema que foi gerado na caserna pelo fato de que militares de mesma patente tenham vencimentos diferenciados em função dos cursos de carreira que realizaram, por oferecimento da força (no caso o EB), quanto daqueles que sequer tem esse tipo de curso em seus quadros (MB e FAB).
    Enquanto muitos estão discutindo o “como” equacionar e reparar esses diversos problemas que foram sendo adquiridos ao longo do tempo ( antes da MP 2215, durante a MP 2215 e pós MP 2215), estou propondo a extinção da *sistemática de remuneração ATRELADA à realização de cursos de carreira e extra-carreira* a uma nova tabela de escalonamento vertical, resolvendo todos os problemas já existentes e que foram inseridos na carreira dos militares, em uma tentativa desesperada ao longo dos tempos, apenas e tão somente, fazer uma recomposição salarial. Basta verificar os “cursos” que foram criados, como por exemplo o “Curso Especial para promoção à Sargento” na MB – curso criado para melhorar a condição de carreira e, por tabela, resolver um problema salarial dos “cabos velhos” que não teriam mais como evoluir na carreira.
    Fazendo uma analogia com o nosso Presidente a respeito da “velha política” – a extinção do toma lá dá cá nos cargos e votos – e do nosso Ministro da Economia Paulo Guedes – quando extingue o sistema antigo e propõe um novo sistema de capitalização das aposentadorias – estou propondo uma completa reestruturação nas esferas do funcionalismo público, para torna-lo mais ágil, mais técnico e mais igualitário.
    Explico-lhes, é uma solução bem simples, clara, direta e objetiva. A maneira mais fácil de apresentar uma proposta é mostrando através de números (que é esse o problema principal – quanto custa, quanto eu pago, quanto eu economizo, como melhor me planejo!) Exemplificarei pelos postos e graduações da Marinha, bastando apenas fazer a correlação com as demais forças armadas. Quanto às Forças Auxiliares, basta utilizar a tabela ao lado:
    Uma tabela de escalonamento vertical única da seguinte maneira, sem a necessidade de grandes cálculos ou grandes questionamentos e sem os abissais degraus entre postos e graduações:
    BRUTO DESC. 20% LÍQUIDO

    STF=STM 100% 39.293,32 7.858,66 31.434,66
    AEsq 1000 95% 37.328,65 7.465,73 29.862,92
    VAlte 950 90% 35.462,22 7.092,44 28.369,78
    CALTE 900 85% 33.689,11 6.737,82 26.951,29
    CMG 850 80% 32.004,65 6.400,93 25.603,72
    CF 800 75% 30.404,42 6.080,88 24.323,54
    CC 750 70% 28.884,20 5.776,84 23.107,36
    CT 700 65% 27.439,99 5.488,00 21.951,99
    1T 650 60% 26.067,99 5.213,60 20.854,39
    2T 600 55% 24.764,59 4.952,92 19.811,67
    GM 550 50% 23.526,36 4.705,27 18.821,09
    SO 500 45% 22.350,04 4.470,01 17.880,04
    1S 450 40% 21.232,54 4.246,51 16.986,03
    2S 400 35% 20.170,91 4.034,18 16.136,73
    3S 350 30% 19.162,37 3.832,47 15.329,90
    CB 300 25% 18.204,25 3.640,85 14.563,40
    MN 250 20% 17.294,04 3.458,81 13.835,23

    O teto base foi retirado do salário bruto de um ministro do STF (o qual serve de base para uma proposta de PEC que se encontra parada no Legislativo). Tal informação foi retirada do site abaixo:
    http://www.stf.jus.br/portal/remuneracao/listarRemuneracao.asp?periodo=032019&ano=2019&mes=03&folha=1
    Portanto, a proposta apresentada é a tabela acima inclusive com uma diferenciação: *o desconto para a seguridade social de todo o funcionalismo seria na base de 20%* e não mais nos 11%; 11,4%; 13% ou 14%. Seria um desconto obrigatório de 20% em todos os níveis, *como já é feito na iniciativa privada!*
    Tabela de escalonamento vertical conforme apresentado
    +
    desconto de 20% para o fundo de saúde e proteção social (TODOS descontarão, sem exceção – ativos, inativos, temporários, pensionistas e alunos de todos os anos)
    +
    equiparação do teto máximo pelo STF/STM
    +
    paridade entre ativos e inativos.

    Quanto aos cursos de carreira, estes só serviriam para selecionar o efetivo dos melhores entre as OMs/Assunção de Comando. Com isso, o SubOficial/SubTenente ganhará exatamente a metade do mais alto posto (Alte de Esquadra). O Suboficial na Marinha não é considerado o Almirante dos Praças???

    O que devemos fazer é como eu explico em aulas para o meu pessoal: “o problema está ali e vocês sempre o atacaram por esse ângulo; o que eu estou propondo é atacar o mesmo problema de um angulo completamente diferente do que se está enxergando. É olhar “de fora” do problema. É “sair da caixinha”!!!
    Portanto, sejamos SIMPLES e DIRETOS!!!
    Os salários são em função de seu Posto ou Graduação. Os seus cursos de carreira e extra-carreira os habilitarão para os cargos e funções nas diversas OM.
    Por exemplo: um SO/ST com faculdade de Assistência Social – onde ele deve servir? Na Esquadra embarcado, em batalhões de tropa de infantaria ou será melhor aproveitar sua qualificação nas unidades de Assistência Social ou Hospitalar?
    Portanto, entendo que misturaram demais salários com funções e atribuições, tentando consertar apenas uma coisa: a defasagem salarial da carreira.
    E posso garantir-lhes que, apresentando essa solução para os militares como também para todo o funcionalismo federal, estadual e municipal, tanto o Presidente quanto o Ministro da Economia e Governadores irão olhar com bons olhos, sim!

    Para quem se lembra, essa separação dos Oficiais Generais do restante da tropa foi feita por FHC para “privilegiar” alguns militares de alta patente mais políticos.
    Vou mais além… qual a explicação para o grande degrau salarial entre Oficiais Superiores (CMG, CF e CC) e Intermediários (CT) (quase 30% em valores absolutos)??? Só o curso de Estado Maior??? Só a qualificação em um curso interno que servirá para atender a uma demanda de carreira??? Isso já faz parte do jogo!!!
    Com essa nova distribuição (no meu ponto de vista, mais igualitária e ao mesmo tempo mais justa, pois é um plano de carreira onde os degraus sobem de 5% em 5%) não haverá mais distorções tão díspares. Os melhores qualificados exercerão postos e funções relativas à sua qualificação, mas jamais deixarão de ser militares em sua respectiva patente e receberão a sua remuneração respectiva ao seu posto ou graduação, seja na ativa ou na reserva/reforma.
    Se é para corrigir, então que se corrija do topo à base. Senão acabará sendo a mesma coisa que fizeram ao longo do tempo: remendo novo em calça velha!!! Se é para resolver o problema, que se resolva de vez!!!
    Essa nova tabela iria corrigir as distorções que foram aplicadas e incorporadas ao longo dos tempos – antes MP 2215, durante MP 2215 e pós MP 2215.
    Ou seja, você é SO/ST da ativa ou reserva, receberá 50% do Alte Esq/Gen Ex. Um CC/Major receberá 75% e assim sucessivamente. Tudo isso, INDEPENDENTEMENTE dos eventuais cursos que ele fez ao longo da carreira.
    Os cursos seriam APENAS e TÃO SOMENTE para selecionar as suas atribuições nas funções internas nas corporações. A explicação é bem simples e direta, como coloquei acima.
    Remuneração é uma coisa, cursos de carreira e extra-carreira é outra.

    1. MEU CARO ROBSON

      ESSE SEU “ESTUDO ,,PROJETO” , É MUITO BOM ,,BEM EXPLICADO,,TRARIA SIM A TAL “PARIDADE”

      MAS COM CERTEZA NÃO É PENSAMENTO DA EQUIPE ECONÔMICA DO PAULO GUEDES

      ELES DIZEM O PAÍS TA QUEBRADO ,,SEM VERBAS ,,,NAO COMPORTARIA UM REAJUSTE DESTA MAGNITUDE PARA OS MILITARES .

      PELO SEUS CÁLCULOS SERIA EM TORNO DE 40%..50% DE AUMENTO

      A OPOSIÇÃO NAO APROVARIA ESSE PROJETO NEM COM TODA MELHOR EXPLICAÇÃO DO MUNDO

      E JOGARIA O POVO CONTRA OS MILITARES .

      DE TODO MODO , PARABÉNS PELO SEU “PENSAMENTO OU PROJETO”

      INFELIZMENTE ,,INVIÁVEL ,,SEM FUTURO

  10. Senhores, eu partilho da mesma opinião do Ministro Sergio Moro em uma de suas mensagens que foram compartilhadas ao pessoal de seu ministério, assim que assumiu:
    ” o ministro Sergio Moro anunciou quais são as dez mensagens compartilhadas com seus funcionários:
    1. Todos nós somos responsáveis pela integridade, reputação e imagem do Ministério.
    2. O combate à impunidade é nosso dever.
    3. A transparência é a nossa regra, sigilo é exceção.
    4. O Poder público não é um negócio de família.
    5. Respeite o colega de trabalho. Trate todos com urbanidade.
    6. O interesse público deve sempre prevalecer.
    7. Nós não devemos receber presentes ou qualquer outra vantagem pessoal.
    8. Se tiver que escolher entre o fácil e o certo, opte pelo certo.
    9. A sociedade quer ação do agente público, nunca acomodação.
    10. Participe da gestão do Ministério. A Ouvidoria é o nosso canal.”

    A de numero 8, talvez é a que se enquadre melhor na situação a qual estamos observando, no tocante a proposta de previdencia e equiparação dos cursos.

    1. Boa noite Robson ,suas propostas são coerentes com o sistema ,mas aqui pelo que vi predomina o pessoal do EB na sua maioria que ja tiveram suas habilitações atendidas como o CHACAL ,creio que o interesse será pouco e ainda existem alguns com picuinhas com colegas do próprio EB como os colegas QE que estão buscando seu reconhecimento financeiro ,grande abraço .

  11. Os QE recentemente tiveram o benefício de uma promoção a mais que nenhum posto teve e nenhum deles brigou junto aos políticos para abranger aos demais praças.
    Quando foi criado o CHQAO houveram muitas críticas e minguem queria fazer, inclusive as turmas não abrangidas sentiram aliviadas por não serem incluídas, depois que passou a ser valorizado financeiramente agora todos queriam fazer.
    O Exército fez uma restruturacao com base na meritocracia, JUSTÍSSIMO.
    Caso os QE queiram ganhar alto estudos façam a faculdade e parem de ficar nos quartéis apenas servindo de disseminação de fofocas.

    1. esse tal MARCOS ta totalmente errado kkkkkkkkkkk

      falando para o QE fazer faculdade para ter altos estudos “CHQAO”

      mas é engraçado kkk ,nem todos que fizeram o tal CHQAO tem faculdade kkk

      sabe de nada kkkkkkkk

      eu sou 1 ,,,, tenho CHQAO e nao curso seperior

      essa diferença do CHQAO para o CAS ta erradax ,,,,deveria ser no máximo 10%
      ja que nem tods os companheiros tiveram a oportunidade de faze-lo

      uma abraço a todos

      QAO R1 com CHQAO KKKKKKKKKKKK

    2. Parabéns ! Falou tudo, olha como este povo pensa: como você quer comparar que foi pra reserva sem fazer determinados curso? Se for assim, Caxias vai exigir as mesmas regalias que hoje oficiais.
      Outra coisa, tem que parar com esta conversa de CHQAO, quem fez ou está fazendo merece ser valorizado, esta mulher que levar todo mundo pro mesmo buraco.-

      1. O CHQAO foi feito para valorizar?? Então quem foi promovido sem CHQAO não foi valorizado, porventura e Oficial QE? abre o olho inocente e vá lá no MD ver as toneladas de processos por causa dessa colcha de retalhos que virou o quadro de subtenentes

    3. Você não estava lá em Brasília em nenhuma discusão sobre posto acima, pois se estivesse não estaria escrevendo inverdades aqui no blog. pois a luta original era voltar o posto acima para todos, se não voltou o posto acima foi graças aos mesmos que tiraram as promoções dos QEs da reserva.

  12. Quanto à promoção dos Subtenentes do Exército ao oficialato, o que tem ocorrido a anos é a total falta de transparência e de obediência às leis. A falta de transparência permite que a pontuação dada pela comissão de promoção (CPQAO) ocorra a bel prazer dessa comissão, facilitando que eles promovam quem eles querem e impeçam a promoção de quem, em algum momento da carreira, não agiu como gado fardado e desagradou seu comandante. Na verdade, essa comissão não deveria nem mesmo pontuar, não é essa a atribuição dada por Decreto. Essa estória de pontuação surgiu por Portaria, que é hierarquicamente inferior ao Decreto. Resumindo, a pontuação da CPQAO serve apenas para MANIPULAR a promoção, transformando o que deveria ser promoção por merecimento em promoção por escolha, sem critérios objetivos, claros e definidos.

      1. Perfeita sua colocação! A tal Comissão da promoção do QAO, tem poderes ilimitados! _Promove quem ela quer. E digo mais, tem algumas Armas que estão sendo beneficiadas! Muitas disparidades poderiam ser abordadas aqui! Determinado Subtenente da Arma(x) com 180,00 pontos foi promovido a QAO, enquanto outro Subtenente da Arma(y), com 183,00 não passou nem por perto do universo promovido no semestre. A Comissão avalia sem conhecer os méritos do militar. Conheço e possa falar em outros absurdos cometidos. Só que o assunto é extenso, vou ficar por aqui!

  13. Se seguirmos esse raciocínio nuca mais a legislação referente à remuneração vvai poder mudar pq sempre terá alguém da reserva que não teve a oportunidade de ser abrangido pela mudança. O que é engraçado é que enquanto os da reserva ganham mais por causa do anuênio eu não vejo ninguém se solidarizar com os da ativa ou sequer lembrar da paridade

    1. Por isso que eu disse aqui em um comentário anterior:
      No dia que os da reserva abrirem mãos dos seus postos acima e dos Adc Tp Sv que recebem, eu acredito que o CHACAO é injusto.

      1. Parece que o amigo está confundindo as coisas ou não está inserido no novo modelo histórico que vivemos. Gostaria de dizer que pela primeira vez na história das FFAA estamos discutindo carreira, previdência e remuneração. Hoje temos a possibilidade de discutir, de forma positiva e democrática sobre o tema o que nunca antes foi possível. Então, quando falamos de direitos adquiridos anteriormente, não se pode colocar o ônus nem o bônus nos militares da ativa ou reserva da época, principalmente nas Praças e Oficiais não Generais. Acredito que ninguém quer prejudicar outros colegas , só procuram e discutem neste Blog um tratamento justo que não crie senhores, servos e escravos e sim homens profissionais e livres a serviço da Pátria. Direitos são irrenunciáveis, vc deveria saber, por ofício.

  14. Quando assumiram o poder, eu pensei: Estamos lascados nós da reserva, haverá algum tipo de vingança e aqueles veteranos que combateram o comunismo irão sofrer represálias. Não sofremos e tivemos uma melhora, mesmo que pequena nos soldos e , nunca mais vi um Jeep Willys…Agora, parece me que nossos Chefes se venderam por trinta moedas. Lamentável.

  15. Apesar de não ter recebido resposta da Sra. Kelma, reitero aqui o que lhe enviei sobre a criação da graduação de Sg Mor e tb sobre os interstícios.
    Como coloquei à Sra. Kelma, o “Especialista na Marinha é o Cabo, que ainda como Marinheiro é selecionado e faz o curso de especialização.
    A proposta só contempla às graduações de 3Sg até SO/ST, com interstícios de 7 anos, incluindo aí o Sg Mor, computando assim os 35 anos. As Praças da MB, levam entre 6 à 10 anos, dependendo da especialidade para chegar a 3Sg. Como ficaria o interstício desses militares. A proposta deve ser elaborada observando-se às peculiaridades de cada força armada, tendo em vista que, no caso da MB, excetuando-se o Sg Músico do CFN, a carreira tem sei início como Marinheiro.
    Aguardo repercussão!
    Um forte abraço

    André Dias

  16. Só rindo mesmo. As pessoas só querem o que lhe convém. Claro que muitos querem que a diferença entre altos estudos e aperfeiçoamento, que diga-se de passagem é uma goiaba perto de um mestrado, seja menor. Muitos sequer se interessaram em estudar na carreira por causa dessa pequena diferença e quer que continue assim. AI vos pergunto: SE FOR MANTER A PEQUENA DIFERENCA ENTRE UM E OUTRO COMO É HOJE, ONDE ESTA A REETRUTURACAO? a proposta não é dar aumento por dar e sim reconhecer a qualificacao e esforço de cada um. Parem de querer ganhar no tapetao

    1. Cara, vc junto com o 1 sgt são os campeões em falar merda.

      Sempre defenderam que com a proposta não haveria quebra de integralidade e paridade, agora chupa essa manga. Só não está reclamando pois está sendo beneficiado.

      A reestruturação só está no nome, ela transfere a renda de quem tem menos para quem tem mais, mas já era de se esperar que isso iria ocorrer, pois o Mito teve apoio dos generais. Caso vc fosse 3 sgt ou 2 sgt vc estaria reclamando, mas como está sendo beneficiado acha que só a sua opinião que está correta.

      Eu sou beneficiado na proposta, mas sou contra tudo que já reclamei nas propostas feitas até hoje que foram escalonadas. Não vou vender minha dignidade por causa de um ranço do PL no Mal.

      Proposta errada sim, mal intencionada sim, valoriza somente os generais em detrimento dos praças e dão uma cama boca para os ST/1Sgt para que tenham voz ativa dentro dos praças.

      Aconselho o camarada a fechar a latrina da sua boca.

      1. Negativo companheiro. Sou 3 sgt e estou muito feliz com a proposta. Pois foi feita pensando na carreira e como a vida passa rapido logo serei sub. Então me diga ficou ruim pra quem? O 3 sgt o 2 sgt logo serão sub vejo sempre os mesmos reclamarem.

  17. Bom, quem não chora não mama! Já que os sargentos do QE querem sair subtenente, vou dar o bizu para os agentes da PF pretearem nessa reunião chegarem a delegados, os técnicos judiciários chegaram a analistas, etc…pois não se pode conceder em carreira e nas outras não!

    É cada um que aparece aqui!

    Na minha opinião, os sargentos de carreira deveriam chegar somente a subtenente e os sargentos do QE, no máximo a 3. Sgt, pois entraram pela janela e não são concursados.

    1. Sgt turma Guararapes 98

    1. Entraram pela janela para exercer funções que a escola de sargentos não ensinam. Não tem os “altos estudos” da ESsA mas chegaram já formados em diversas profissões que não se aprende assistindo apresentação de Power Point. respeito é via de mão dupla.

      1. Entraram pela porta dos fundos sim, sem concurso, lambe os beiço. E outra, a classe dos QE vai acabar e outros assumirão suas responsabilidades, vida que segue, ninguém vai nem lembrar que existiram. Com apenas o primeiro grau e se acham insubstituíveis. Tá de brincadeira.

        1. da mesma maneira que vc julga vc será julgado, isso se chama lei da semeadura. As portas dos fundos se chama Serviço militar obrigatório e é lei. no seu caso você quis o Exército no outro caso o Exército quis os QEs, então a frase “não está satisfeito vá embora” não se aplica a eles. Eles trabalharam e precisam ser reconhecidos assim como o seu concurso para escola de sargento. O direito não contempla quem dorme eles se sentiram prejudicados pela MP2215 quando extinguiu o posto acima e correram atrás e vcs foram duramente prejudicados pelo fim do Auxílio Moradia e nada fizeram mesmo sabendo que milhares de servidores recebem sem mérito nenhum. Como vc bem afirma vc é concursado então como podem deixar que tirem seu direito sem luta?

  18. Só uma coisa que quero dizer… Aos prejudicados, foquem em suas perdas e o modo de sana-las no Legislativo. Procurem não prejudicar aqueles que conseguirão algo de bom com essa reestruturação. E não estou falando de generais, pois não estou nem um pouco preocupados com eles.

  19. Mais um post sobre salário, vai chover comentários e poucos se lembram que o dia do exército é nessa semana.
    E ainda não aprenderam que curso superior feito em faculdade civil da direito a habilitação e ficam disseminando besteira .

  20. Esse grupo que fica querendo ganhar dinheiro no tapetão não cansa de fazer besteira… Vcs acabaram com o Sgt Mor prejudicando as praças…o q mais vcs querem… ???

    1. É o famoso caldeirão do militares.
      O praça que não consegue galgar algum degrau na carreira tenta puxar o outro pra baixo com ele.

    2. Não sabia desta modalidade de ganhar dinheiro no tapetão! Seria quando um Of se matricula num curso, ganha uma grana lascada, desiste e, não precisa devolver? Ou dá uma “dorzinha” aqui, vai na Junta formada por Of, desligam o Of, que vai embora pra casa com muita grana na mala. Seria este o tapetão??

      1. Não Não. Ganhar dinheiro no tapetão e ficar, através de associações, inventando promoções como forma de aumentar o salario. Outra forma de tapetão, é nao fazer os cursos e quando há uma reestruturacao achar que tem direito a um curso que não realizou e ficar fazendo audiência pública no senado choramingando através das associações.

    3. Vem não!
      Se Sgt Mor fosse vantagem teriam criado tbm um posto para os Of, se não criaram, é porque era ruim.

      Assim como se Toro de Guerra fosse Bizú seria comandado por oficial

  21. Aos que comentaram que a diferença entre altos estudos e CAS deveria ser menor, o argumento de vocês pode ser resumido em : “não quero me capacitar e não quero que a força reconheça quem se capacita.”

  22. Não minha opinião a carreira dos graduados deveria ir somente a SubTen para valoriar os graduados ,ou seja o ST deveria ganhar bem e o respeito dos seus pares e superiores ,ficaria bem melhor do que ver colegas uns se achando melhor que os outros só pelo fato de ter um curso de carreira ,ja existe vários projetos circulando com esse assunto e creio que essa estruturação seja o começo para isso

  23. Eu serei um dos primeiros a questionar na justiça esse jabuti chamado “Altos estudos”, (tanto para oficiais quanto para graduados), kkkkk, só milico mesmo pra falar que cursinho wallita é altos estudos. Hahaha
    Não vá censurar, por favor.

    1. Se você é sargento oriundo da EsSA é só estudar e passar no concurso para oficial QAO, agora se você é sargento do Quadro Especial, não podemos fazer nada pois você não possui habilitação sequer à promoção de 1º sargento. Já falei uma vez e vou falar de novo, o jumento que está falando que na reestruturação da carreira vai haver aumento ele está redondamente enganado, agora quem tem culpa se a carreira de vocês não permite fazer cursos que os habilitem terem melhor percepção nos salários.

  24. Sou militar de carreira, concursado, digo a todos, essa senhora Kelma, acho que é esse o nome dela, está buscando holofotes por conta do marido dela que é sgt do QE. Acho que o QE já foi imensamente beneficiado, com a promoção sem mérito a 2º Sgt, haja vista que nenhum deles jamais desempenhou função equivalente a 2º Sgt, pois não tiram sv de adj, não fazem as vezes de adj de pel, não fazem sind, alguns protestam veementemente qdo são escalados para um simples exame de pgto, chegam no cmt da bda para sairem…executam função de cb/sd, como motorista, corneteiro, digitador de boletim, e afins. Sair ST, acho que não é algo coerente, já que nem ao menos possuem curso de formação de sgt. Só vejo esse pessoal do QE reclamando nas redes sociais e pelos cantos, acho que os mesmos têm discutido isso nas suas “assembleias” fechadas. Olho vivo com esse pessoal…os “injustiçados”.

    1. 1º Já começou errado, No título tem o nome da dona Kelma então vc nem precisava achar, bastava ler.
      2º O motivo da promoção dos QES foi porque eles estavam lutando pelo posto acima,
      3º Os últimos reajustes que vc teve no seu contracheque foi através da luta dela diretamente com o então Ministro da Defesa Jacques Wagner,
      4º uma pessoa que consegue destaque no Blog do Montedo, na Revista Sociedade Militar, no Blog do Messias e entre outros com certeza não precisa correr atrás de holofotes,
      5º Ela foi CONVIDADA para participar da audiência pelo senador presidente,
      6º O marido dela é 3º Sgt QE da reserva e adesguiano então acho que burro ele não é,
      7º Ela está lá e foi a responsável pela extinção do quadro de Sgt Mor,
      8º ela vai estar no senado levando a pauta das reivindicações de todos os Praças, principalmente dos subtenentes preteridos.
      9º Ela hoje é presidente da Associação da Bancada Militar Mineira e da União Nacional de Familiares e Militares das Forças Armadas e Ausiliares.
      10º qualquer outras indagações procure a RP das associações militares para tirar dúvidas.

  25. Eu, 3° sargento, falando dois idiomas, fora o nosso mal interpretado português, pós graduado, só chego a uma conclusão. Quem tá em cima sempre vai querer pisar nos de baixo, vejo isso diariamente, poucos tem humildade e discernimento para tratar ao próximo como queremos ser tratados. Respeito a todos, nunca dei golpe em escala ou missão, mas o foco é sair do EB, cansei de ver gente com menos da metade do meu conhecimento se achando Rei, contudo admiro as verdadeiras mentes da experiência que me guiam dentro da força(devo muito pelo aprendizado a essas pessoas, líderes e não somente chefes, seja sgt, st, tem, tc, já tive bons representantes me instruindo). Mas jamais deixarei de honrar com o meu dever enquanto estiver na caserna, conheço muitos com a minha formação que ganham menos com clt, devo tudo ao EB, fiz concurso para sargento porque quis, igualdade é utopia.

  26. A discussão é necessária, pois quando o projeto de lei se tornar lei atingirá todos.
    Pontos que acredito que serão discutidos:
    a) incorporação de adicional de representação SOMENTE para os Oficiais Generais. Qual a justificativa da Força: não haver redução dos vencimentos no momento da passagem para reserva. Frágil, pois um oficial que exerce função de comando quando vai pra reserva perde esse adicional; ou genericamente um militar que serve em Manaus, por exemplo, e vai pra reserva também perde o adicional de localidade; logo acredito que esse adicional não se incorporará;
    b) Igualar os S Ten que fizeram CHQAO aos Oficiais que possuem ECEME, no que diz respeito aos percentuais, penso que deve ser revisto também, pois os oficiais quando são selecionados em um concurso interno muito difícil, para a ECEME, já são possuidores de MESTRADO (EsAO), tem que ter pelo menos duas habilitações em língua estrangeira, ficam na condição de aluno por dois anos e no final do curso defende tese e são declarados DOUTORES. Ora, com o devido respeito, para o S Ten fazer CHQAO não é necessário ter um curso superior, bastando ser possuidor de ensino médio, não é necessário habilitação em língua e querem receber o mesmo percentual? Completamente injusto, sem razão de ser. Deve ser modificado;
    c) Em relação aos nobres militares da Marinha e da Aeronáutica, esses devem ter o mesmo tratamento dos militares do Exército, pois afinal de contas fazemos parte da mesma Força;
    d) Em relação aos nobres SGT do QE, esses têm que receber o mesmo percentual dos demais militares em fim de carreira, pois não pode existir qualquer tipo de discriminação. Ora se não lhes foram proporcionados cursos pela Força, pois são SARGENTOS e deveria ter sido lhes proporcionados Curso de Aperfeiçoamento para atingirem os demais níveis de promoção. Esses argumentos que não prestaram concurso é tão vazio que não é necessário comentário;
    e) Em relação aos percentuais dos cursos, MERITOCRACIA, também acredito que os percentuais serão revistos, pois são muito elevados e desproporcionais. Talvez seria ideal: aperfeiçoamento 45%; ECEME 55% para Oficiais; Praças aperfeiçoamento 45% ; CHQAO 50%, desde que oportunizado para os integrantes da Marinha e Aeronáutica;
    f) Finalmente, os CB/SD têm que receber reajuste nos seus vencimentos tão significativo quanto os demais militares, pois não podem ser tratados de forma secundária, pois grande parte deles têm família, ajudam seus familiares, têm esposas, filhos e são cumpridores de suas obrigações.
    Espero que, no final, todos sejam reconhecidos pelo Congresso Nacional.

    1. ECEME! Concurso difícil!!!!😂😂😂
      Saber história e geografia do Brasil?
      Abre para os 1Sgt e STen que vc não verá um Oficial cursando, apenas praças!

    2. Cara que colocação inteligente, li tudo até aqui e sua colocação foi sensacional. Me obriguei a ler esse monte de besteiras que escrevem para finalmente chegar a sua, parabéns, se tem alguma proposta para ser discutida é essa sua. Grande abraço.

  27. Boa Tarde
    V.Excia
    Senhores Dep. Câmara Federal ( Bancada Militar)
    Brasilia- Capital Federal

    Estou dando conhecimento à V.Excia o assunto abordado,bem como informação deste comunicado p/ Associação dos Militares do Estado de SC, sob o conteúdo abaixo

    …MSG postada…..
    “Meus caros Colegas da Ativa/Reserva/Reformado e Pensionista”

    Comentário:

    Pela presente , este Pl( 1645/2019) já nasceu morto, e além do mais General não soube ou não sabe tratar de política Salarial. O Momento sim requer um GFM ( Gratificação de Função Militar) de percentual de 100% do valor do Soldo no Posto ou Graduação do Militar quer da Ativa/Inativos e atende aos anseios da Família Militar, e poderá ser parcelado pela proposta em quatro(4) parcela anuais e sucessivas de 25%(Vinte e Cinco) por cada Ano , totalizando 100% .Isto sim seria justo .

    Se não vejamos:

    O caso dos 28% dando ganho de causa(STF) aos militares de Posto de Major p/ baixo, da qual a maioria não recebeu, por isso e por causa disso esta política de salários.
    Abs.
    Macedo

  28. No caso de ADICIONAL DE DISPONIBILIDADE deveria ser da seguinte forma para os Sargentos do Quadro Especial:
    1) Segundos Sgt QE – Adicional de Disponiblidade de 32%;
    2) Terceiros Sgt QE – Adicional de Disponibilidade de 30%.

    – Também teria que manter para todos os militares o Adicional de Tp Sv e não perder caso seja menor do que o Adicional de Disponibilidade. Pois vai ter caso de militares que poderão não ganhar nada caso o Tp de Sv seja igual o Adicional de Disponibilidade.

  29. Deveria deixar do jeito que tá, aumenta os 5 anos e acabou. É muita choradeira, quando fizeram a MP 2215 de 2000, os que foram pra reserva com posto acima, LE, adicional de tempo de serviço, etc… Ninguém da reserva brigou pelos que perderam. Agora fica essa baixaria. Militar tem é que se f#@#$, mesmo.

    1. Bom,na época não existia redes sociais como hoje. A Internet estava começando no Brasil e os computadores daquele momento trabalhavam com uma memória RAM de 16 megabits e memória fixa de 4 gigabits( o que se vê hoje nos mais miseráveis cartões de memória). Você esqueceu do pessoal que teve seu direitos tolhidos faltando dias para ter direito à reserva remunerada e dos que ,na sequência,foram para a reserva. Estes perderam muito. Devo lembrar a você que quem ingressou após a MP do mal ,estava ciente das novas regras. Não foi enganado como nós! Não perdeu nada pois aceitou as regras atuais do jogo ao ingressar na força! Esta reestruturação foi feita baseando-se nas peculiaridades do EB. Já na MB e na FAB não existem tais cursos disponíveis aos seus graduados. O Blog está infestado de informações a respeito disso,mas como o” seu” está garantido, como esta reestruturação atende somente ao EB sendo que é relativa às três forças,SIM, as demais estão sendo claramente prejudicadas.

  30. Espero que todos os QE e cabos sejam promovidos a ST e reconhecida moralmente pelos conhecimentos de anos de serviço um similar CHQAO com muita honra dando um conforto maior para sua familia

  31. Meu voto o Bolsonaro não tem nunca mais. E explico pois a proposta somente beneficia os Generais. Chamem os Sargentos para debater, não só os da ativa mas da reserva também. Na verdade os Sargentos não tem representação. E o tal de St Hélio que não se posiciona. Esse cara é uma vergonha. Verdadeiro “Pau-mandado”🤦‍♂️

  32. Os militares são vistos pela sociedade como homens fortes e destemidos, mas nos bastidores são medrosos que dependem da Kelma Costa para lutar por seus direitos.

  33. É cada uma que a gente vê por aqui. Militar com 4a série e sem concurso querendo ganhar igual a subtenente. Milico com “EJA” querendo adicional igual a general, que no mínimo estudou muuuuuito mais (ECEME não é pra todos, fora conseguir o generalato). Sinceramente, cada um no seu quadrado. Camarada na reserva e que está tomando chopp na praia quer ganhar adicional de CHQAO e ALTOS ESTUDOS igual a quem está na ativa! Já inclusive tem gente entrando com liminar! É por essas e outras que estamos neste buraco!!! FALA SÉRIO!

  34. Honestamente, entendo o descontentamento do pessoal da reserva acerca da mudança de percentual do chqao e etc… Mas eu quando não recebia adicional de tempo de Sv e eles sim, não via a mesma indignação. Aí não dividia os militares, criando castas e etc… Bando de hipócritas…

    1. Concordo com 14 1811Abr, quem está na reserva teve outras vantagens que o pessoal da ativa não teve, se mexe com que tá ai, e não está nada fácil de aprovação, nem reserva nem ativa, nem QE, nem nada. Vai ficar no mesmo e só vai vim desconto. Eu pergunto está tão ruim assim para quem está na reserva. Pois sem este ADC que podem melhorar esta horrível pagar aluguel nas grandes cidades.

    2. falou tudo!! Não vejo ninguem da reserva indignado com o aumento de tempo de serviço para 35 anos. Não vejo ninguem achando injusto ganharem adic tempo de serviço enquanto a maioria da ativa nao ganha nem 1%. Não vejo ninguem da reserva reclamando que a ativa não tem mais posto acima e nem LESM para abater na hora de passar para reserva. A verdade é que essa galera tá C.A.G.A.N.D.O para quem está na ativa, só quer saber de aumento e de continuar reclamando e fazendo a liderança negativa, exatamente como exerciam nos quartéis quando na ativa. Se fosse dado opção para eles de trocar um aumento de salário por idade mínima de 55 anos e teto do INSS para nós da ativa, eles fariam num estalo de dedos.

  35. Os QE merecem sim sair Sub! Parem de inveja! Com exceção dos QE, os de carreira e os oficiais só querem Mamar na TETA! Pelo menos compartilhem, senhores!

  36. Legal todos no mesmo balaio e os de carreira atacando os QEs, e por isso que ninguém consegue benefícios nenhum, ve se tem algum oficial de manga lisa (sem ECEME) reclamando do percentual que vai pata 73%, so os praças atacando uns aos outros, VAMOS MORRER TODOS ABRAÇADOS, ignorância pura…

  37. Praça é uma desgraça, só querendo prejudicar quem tem CHQAO, não vi nenhum oficial reclamando dpara baixar o percentual de quem tiver ECEME, é como dizem, no caldeirão dos praças não precisa guarda, quando um está quase saindo vem outro e puxa pra dentro de novo. Bando de dezunidos

  38. A MP do mal já faz quase 20 anos e de lá para cá muita gente ,inclusive eu ,,perdemos todas esses benefícios ,mas não imaginava que isso gerava tanto ódio na cabeça de algumas pessoas ,estou vendo agora o recalque e revolta que ficou preso todo esse tempo . Bem isso é de cada um e a reação é pessoal. Espero que todos QE ,Cabos,STen ,Ten e Capitães que perderam essa habilitação sejam vistos e tenham uma compensação

  39. É por isso que eu digo: familia militar só existe no “Recrutinha”… Por que os que já foram pra reserva não aproveitar seu tempo livre, pra fazer um bico, cuidar dos netos, passear, ao invés de ficar procurando pêlo em ovo na reestruturação da carreira dos outros????

  40. REESTRUTURAÇÃO DE MILITAR

    Dra KELMA, sugiro que no Adicional de Disponibilidade para os Sargentos do Quadro Especial seja a seguinte:
    – Segundos Sargentos do Quadro Especial de 32%
    – Terceiros Sargentos do Quadro Especial de 30%

    Também manter o Adc Tp Sv para os que já possuem, pois quem tem o ADC TP SV e se for subtrair do ADC DISPONIBILIDADE vai ficar um percentual mínimo ou até zero.

    Por exemplo quem tem 30% do ADC TP SV com o acrescrimo do ADC DISPONIBILIDADE, vai ficar sem benefício, já que vale o maior percentual.

  41. Sabia que iria ser censurado. Falar a verdade não vale, ela dói. Quem fala que “Altos estudos” no meio Militar é sério e verdadeiro é porque NUNCA fez uma graduação civil, quanto mais mestrado e doutorado. Um oficial intendente formado na Agamenon disse certa vez que ele se formou em administração, contabilidade e economia em 4 anos….Eu apenas sorri.

  42. A principal questão é a seguinte: KELMA COSTA tem q ser eleita no mínimo Dep Federal! Por essas e outras que nós só tomamos na cabeça. Ela tem mais força que todos militares juntos. Aprendam de uma vez por todas cambada de analfabetos políticos!

  43. com certeza o que aconteceu foi que a proposta caiu na mão de algum mal intencionado, viu a possibilidade de aumentar o seus salários aumentado com os altos e estudos e ferraram o resto da tropa, além de deixar uma parcela significativa de militares SEM AUMENTO( sd nb – cabos- sgt QE – TODOS OS MILITARES TEMPORÁRIOS E PARCELA DOS INATIVOS) PARA DAR O AUMENTO PARA OS GENERAIS….que fez isso não tem escrúpulo, nunca pensou na tropa. Está acabando com o Exército. COMO DENUNCIA TEM GENTE FAZENDO CHQAO DE 6 MESES, FALTANDO 1 ANO PARA IR EMBORA, PARA AGREGAR O AUMENTO PARA O RESTO DA VIDA. QUEM FEZ ESSA PROPOSTA SÓ PENSOU NO PRÓPRIO BOLSO…O CHQAO AUMENTOU DE 10 %, DEPOIS 20%, FOI PARA 30%…. E QUEREM PASSAR PARA MAIS 73 %….VIRAM ESSA POSSIBILIDADE E VÃO DEIXAR VÁRIOS COMPANHEIROS COVARDEMENTE SEM AUMENTO POR MAIS DE 4 ANOS…VERGONHA ESSA PROPOSTA..DISCRIMINAÇÃO CAUSADA POR QUEM FEZ SÓ PENSOU NO PRÓPRIO BOLSO…..TENHO VERGONHA DA INSTITUIÇÃO.

  44. De tudo isso que foi falado, me vem apenas uma coisa na cabeça, ainda bem que foi extinto o Quadro Especial, e logo todos já estarão na reserva. Um abacaxi que o Exército criou, esta Kelma só quer tumultuar, defendendo os interesses dos coitadinhos QE. Chega deste pessoal ficar ocupando PNR, trancando a rua. Chega. Não realizaram concurso e se acham cheios de direito, chega, cansei. É isso mesmo, ainda bem que vai acabar.

  45. Boa noite!

    Quanta ironia o que poderemos ter aqui é aqueles mesmo que em alguns posts anteriores disseram que não votariam em Kelma por ser esposa de Sgt do QE, mas que terão por intermédio dela voz na audiência pública, estamos fadados a nos contentar com as sobras.
    Os críticos sejam coerentes e mantenham-se calados, principalmente os eleitores de Minas Gerais e se exerceram o direito de voto na última eleição que recorram aos seus fracassados candidatos, deixem de hipocrisia.

    1. Companheiro, antes da eleição tinha uma carroçada de candidato que defendia muito pleito das camadas inferiores e com as FA não foram exceção. Essa questão da reestruturação exemplifica bem. Quando a tropa do choro (QE) se pronuncia por “sargentos”, tenha em mente que tão por eles. Só.

  46. Então agora que vai diminuir a distância da galera que levou muito em 2000 e não reclamava e agora vai ficar no zero a zero com a rapaziada da ativa, é “vamos lá, vamos nos unir”?

    1. Bem isso aí. Reclamam da paridade mas não vi gente da reserva ( até 2000) falar que tem adicional de tempo de serviço – Nessas horas a paridade é só comparada com o que o outro poderá ganhar mais!! Falam dos dos chefes que só pensam na farinha pouca, meu pirão primeiro, mas as camadas de baixo, pelo que lê, não deixam nada à desejar no quesito hipocrisia. Arrego !!

  47. Não precisa explicar, eu só queria entender: porque vão aumentar o valor de cursos que a maioria não tem (todos os qao da reserva), cadê a tal da paridade? É porque só atinge qao (oriundo de praça)?? Sim, porque oficiais de carreira da reserva todos receberão aumento nos cursos, visto que a antiga esao foi equiparada a altos estudos pra quem não faz os cursos atuais. Que eu sabia o exército não deixava soldados para trás. Como está o projeto é uma jabuticaba.

  48. Seus problemas acabaram…
    Basta ler o que escreve neste blog, o oráculo, o bizurado, o safo do 1º Sgt 2002.
    Vc terá a solução da questão previdenciária das FFAA.
    É de causar inveja.
    Imagina esse garoto de Adj Cmdo!?

    Subtenente/90-R1

    1. Pois pode imaginar amigo. Estou partindo para uma missão na Argentina e bem cotado no PlamoGEx. Relaxa que logo logo estarei assessorando o meu EB como Adj CMDO da Diretoria para qual estou indo! E vc!?!?! Vai continuar lamentando a carreira que poderia ter e não teve.

      1. ACHO QUE NAO KKKKK

        TEM GENTE CONCORRENDO PARA ESSA VAGA

        E BEM MELHOR QUALIFICADO EM KKK

        BIZU FORTE …FIQUE ANTENTO

        NAO CONTE VITORIA ANTES MEU CARO

        CUIDADO ,,,PEIXE MORRE PELA BOCA

      2. Terás no mínimo 28 anos de Sv quando sairá QAO, acho que em 2029 ? Mas acho que talvez até lá possa haver algum Adj de Cmdo simpatizante de outras Legendas e pode sugerir que mudem as regras, e essas com certeza mudarão…

      3. Não, pica-fumo, nada a lamentar a carreira que tive ou deixei de ter.
        Sou homem resolvido na vida e não tenho frustações quanto a essas questões.
        Aliás, sem elocubrações e sem lhe dar maiores importâncias, vou ficar aqui observando as suas colocações um tanto…Digamos baba-ovônicas!!!
        Deslumbrado!

        Subtenente/90-R1

  49. Onde estão os recalcados espertos q não votaram em Kelma e Ivone Luzardo, que sempre lutaram p nos, porém votaram em coronéis e generais, que , até agora , estão em completo silêncio?
    Justifiquem seus votos. Vamos.
    Pelo menos admitam que erraram e peçam desculpas por desperdicarem seus votos.
    Votaram em postes omissos e egoístas para com os praças.

  50. E lá vai a dona Kelma de novo pra luta sem o poder da caneta nas mãos!! Parabéns aos politizados militares mineiros que não a elegeram e ao PSL que preferiu investir na agricultura e não nessa valente candidata.

  51. GOSTARIA DE SABER O QUE REALMENTE PODE SER FEITO PARA REVERTE ESSA COVARDIA QUE FIZERAM SÓ PARA BENEFICIAR OS GENERAIS. QUE MUDANÇAS PODEM SER FEITA….??????….NÃO DAR AUMENTO PARA SD NB, CABOS, SGT QE E TODOS OS MILITARES TEMPORÁRIOS, DISCRIMINAÇÃO ENTRE OS INATIVOS E E OS DA ATIVA. ENTRE OUTRAS COVARDIAS…???? …. QUEM REALMENTE TEM CORAGEM DE AJUDAR A KELMA…???

  52. No Brasil já existiram diversos tipos de servidores públicos, mas o nível médio com curso de altos estudos é inédito. Um servidor nível mestrado sem ter curso superior. Brasil sil sil

  53. Que seja sugerido também reestruturação de efetivos:
    Tomando-se por base o Exército Americano; efetivo total x quantidade de Of generais, coronéis,..praças em suas diversas graduações .
    Também seria de bom alvitre, fazer a mesma regra de três para; Número de eleitores x Nr de Senadores e Deputados.
    Então sim começaria uma busca de equilíbrio econômico.

  54. Não se pode falar em restruturação sem revisao da MP DO MAL impondo-lhe regras de transicao como a lei brasileira preve. Ja que foi a única MP comforca de lei editada, criacao do jumento do FHC. Tambem nao se pode falar em reestruturacao sem antes atualizar o ridiculo salario-familia de R$ 0,16. Nos continuamos sendo massacrados o FUSEX ta cobrando ate algodao utilizado em curativos. Kelma Costa tambem tem de perguntar porque u
    General que comanda uma mesa vai incorporar adicional de representação, enquanto um Praca que comanda um Tiro’de-Guerra sozinho, sem alimentacao ou remuneracao para os conscritos sem qualquer orçamento nos mais longiquos rincoes do Pais .NÃO.

  55. Lendo as “opiniões e sugestões” dos coitadinhos e prejudicados, os militares minimamente conscientes e responsáveis, sejam da ativa ou da reserva, tem a plena certeza do porquê de sermos acusados de causar rombo previdenciário…
    A “farra do boi” quer continuar indefinidamente, sob o pretexto (e falso argumento) de “Paridade”, entre inativos e ativos, e como se fosse possível, entre carreiras diferentes entre as forças singulares.

    Só tenho competência para opinar, sobre o que conheço, não cabe a mim a criticar carreira de Oficiais de Academias, tão pouco benefícios para Oficiais Generais.

    Quanto a carreira de graduados, essa sim posso discorrer. O que vejo neste caso são 3 carreiras totalmente diferentes, inclusive em coisas semelhantes.

    A carreira do Graduado da Marinha, começa como Marinheiro e Soldado (concursado) e conforme sua dedicação e cursos exigidos realizados, vai à Suboficial;

    A do Graduado da Força Terrestre, de 3ºSgt à Cap QAO, através de cursos e habilitações; e

    Da FAB, de 3ºSgt à Suboficial, com os cursos exigidos por aquela Força.

    Agora pergunto como o “argumento da paridade” se aplica a adicional de habilitação de “altos estudos”, se as três forças não possuem paridade ou equivalência em suas carreiras?

    Ai alguém vai dizer, “Sou QOEA da FAB e não ganho altos estudos como o QAO do EB”.
    A pergunta e a resposta aqui é: o QOEA é uma continuidade da carreira de Graduado da FAB ou uma nova carreira que o militar ingressou?
    Estava previsto à promoção a QOEA, no edital do Concurso da EEAer, a exemplo do que acontece com o Edital da EsSA?
    Se a resposta for não, as duas perguntas, significa que não há paridade entre QOEA e QAO.

    Com relação ao CAS da Marinha ou FAB, em comparação ao CHQAO, tem o mesmo problema. Exigir “direito” e paridade entre carreiras e cursos de habilitação diferentes, não é um argumento minimamente provido de coerência.
    Até o PL1645, nem MB, nem FAB, sequer conhecia ou se interessava por este adicional, que só se tornou visível, quando apareceu no topo de uma tabela.

    Quanto a “Paridade” entre Inativos e ativos, essa se algum dia existiu (eu não acredito), acabou a muito tempo, quando militares que foram para reserva em dezembro de 2000, levaram para a inatividade o Soldo do Posto acima e adicional completo de seu tempo de serviço, o que o militar que foi para a reserva em 2001, não levou.

    Então pergunto: onde está a validade do argumento de paridade, se dois Capitães QAO, foram para reserva, no mesmo posto, mas com soldos diferentes?

    Aqui vemos que o argumento da paridade é fraco, e que a mesma, na prática, não existe.

    FATO CONSUMADO

  56. Bom dia!!

    quanto aos praças da FAB…eles tem acesso ao Posto de TC, através de concurso interno…então as coisas não são bem assim

    1. Só os militares do grupamento básico, os militares do grupamento de serviço não podem chegar a TC. Informe o fato completo, e não meias verdades. Abraço

  57. Sera que vcs ainda vao votar em generais, coroneis, oficiais?
    Os caras estao caladinhos, rirando onda com a cara de seus eleitores. Isso mesmo. Nao dao uma palavra se quer de mudança, nao sinalizam nada.
    Estao olhando so para eles, portanto quem esta no andar de baixo q se arrebentem.
    Viva o CHAQAO!!!!!!
    VIVA O AUX DISPONIB. 73%!!!$$$$
    E uma Zona mesmo.

  58. Perdi meu tempo para assistir as reclamações e o coitadismo apresentado pelos leões de chácara Eleitorais (Tropa de Choro QE), que além da hipocrisia e demagogia pura e simples, não acrescentou nada a reforma do sistema de proteção social e reestruturação das carreiras dos militares.
    Igualzinho ao Blog do Montedo só se falou em “coitadismo militante” dos QEs e “prejudicadismo” dos militares sem CHQAO.
    Ainda apareceu um oportunista desonesto querendo acumular Adic Tp SV, com o Adicional de Disponibilidade, uma verdadeira “farra do boi”, com o dinheiro público. Para mim que sou um militar cidadão e só pleiteio meus direitos conquistados através de meus méritos próprios, me senti envergonhado por fazer parte da mesma instituição que esses pseudo-militares, na verdade, verdadeiros saqueadores dos cofres públicos…

    1. CARO QAO R1

      GOSTEI DA REPRESENTAÇÃO DELES..FORAM COERENTES SIM

      ESPERO QUE FAÇA EFEITO NO SENADO

      PLEITO JUSTO,,,,,ESSE PL TA TODO ERRADO

      QAO SELVA e PQDT e com CHQAO

    2. Bem isso QAO R1. Só vi coitadismo e choro de quem ganhou promoção com metade dos intertiscios dos sargentos de carreira de escola. Cuidado com quem se faz de defensor dos direitos dos mais fracos. Costumam usar os outros como escudo e defendem apenas um grupo! E digo mais : essa proposta, salvo alguns ajustes de carreira na MB e na FAB, é boa sim! É o melhor que se pode obter com esse fogo cruzado da imprensa e 300 políticos puxando contra ! Vide esse tal Delegado Valdir, lider do PSL e que ta agindo como um sindicalista em prol da categoria dele. Não tá nem aí se precisar queimar o partido ou o presidente.

    3. Também não me senti representado. Na verdade, o que ficou expresso foi o coitadismo dos que se acham injustiçados atraves de representantes unico e exclusivamente dos QE. Esses foram os únicos representados ali. Se no PL nao foi ouvida nenhuma praça, nessa audiência só os QE foram ouvidos.

  59. Referente ao texto abaixo, retirado do site do Montedo:

    “O pano de fundo das discussões, obviamente, deve ser a questão da paridade entre ativa e reserva, supostamente quebrada com a proposta de aumento do percentual dos cursos de Altos Estudos (ECEME e CHQAO), que garante uma expressiva vantagem financeira aos militares que o possuem em relação aqueles que tem apenas Aperfeiçoamento (ESAO e CAS). A medida atinge principalmente oficiais do QAO e subtenentes da reserva do Exército, que não tiveram oportunidade de realizar o CHQAO quando na ativa. Os graduados da Marinha e da FAB seriam mais prejudicados ainda, pois suas carreiras não permitem o acesso ao oficialato e, portanto, não incluem cursos equivalentes ao do Exército.”

    Sou SO da Reserva da Aeronáutica e gostaria de reforçar, e esclarecer, alguns pontos:

    O fato dos militares da Aeronáutica e da Marinha não terem, em princípio, “acesso ao oficialato”, não seria o foco no momento. Na verdade existe prova para o oficialato na Aeronáutica, com poucas vagas, não aberto a todos os militares da FAB, o que pode derrubar sua argumentação.

    O problema é que todos os Subtenentes do exército, com o mínimo conceito, possuem o tal curso, CHQAO, ele é um curso corriqueiro no Exército, existindo agora uma turma de 2000 militares para se formar nele.

    Esse curso, QUE SÓ EXISTE NO EB, foi misteriosamente escolhido, em detrimento de tantos outros cursos como o CAS, que são comuns às três forças, para ser o modelo para se receber os Altos Estudos 73%, e mesmo detectado a flagrante preferência do Ministério da Defesa de uma força, no caso o Exército, em detrimento das outras, esse mesmo Ministério insiste em persistir no erro.

    A paridade no Exército, entre ativa e reserva está mantida, para o Exercito, pois quem tem o CHQAO, e não for promovido a Oficial, levará os seus Altos Estudos para a reserva, como prêmio de consolação por não ter conseguido ir a oficial.

    Ganharão por isso, 33% (73%-50%) a mais que um SO da Marinha, ou da Força Aérea, ou seja o PIOR Subtenente do EB, com problemas de disciplina, e queimado para ir a Oficial do EB, ainda será melhor que os Melhores SO da Marinha e da FAB, e levará seu adicional para o resto da vida. Cabe salientar que no caso da Força Aérea, quem não consegue sucesso, não recebe tal prêmio de consolação de 33% no soldo acima dos outros Suboficiais.

    Ficam criadas a partir de então, Duas Forças Armadas no Brasil. Uma composta de graduados APENAS DO EXÉRCITO, que possuem CHQAO, levam a gratificação de Altos Estudos de 73% na ativa e depois para a reserva. E a outra, de segunda classe, o resto, composta por militares da Aeronáutica e da Marinha, que apesar de possuírem conceitos melhores do que os militares do EB, são tratados como uma classe inferior, pois não recebem a gratificação de Altos Estudos, durante a ativa, e ganham menos 33% para o resto da vida.

    Certo de ter trazido luz ao tema, e munição para as argumentações futuras nesse sentido, gostaria de parabenizá-la em sua luta e desejar sucesso em todas as suas batalhas.

    Respeitosamente.

    1. Agora imagina o pessoal da Fab e da Mb que foram para a reserva recentemente (últimos dois anos).
      Esses foram para o fundo do poço.
      Não sei como se chegou a um projeto de lei tão ruim.
      Se ja haviam diferenças nas forças; agora existem abismos.

    2. PARABENS PELO TEXTO

      SOU R1 ,COM CHQAO ,,,,,,,,,,,,,,,SEU COMENTÁRIO FOI BEM LUCIDO

      O CAS DEVERIA SER O CURSO A SER CONSIDERADO PARA AS 3 FORÇAS , PARA TODOS RECEBEREM OS 73% “MB ,,EB e FAB”

      ISSO SERIA O MAIS JUSTO SIM

      ESSE SO TEM EB ,,,,,,,,INVENÇÃO

    3. Tem quantas transferências ex-ofício? Ficou 30 anos pagando aluguel ou sobroubo dinheiro desse para poder investir em imovel/terreno/educação dos filhos /diversão, coisa que os abençoados do EB praticamente só conseguem após sua ida pra reserva

    4. “Esse curso, QUE SÓ EXISTE NO EB, foi misteriosamente escolhido, em detrimento de tantos outros cursos como o CAS,…”

      Não se trata de “escolha misteriosa”, se trata de mérito e nível educacional:

      CAS nível médio, exigido para promoção à 1ºSgt

      CHQAO nível superior tecnológico, exigido para promoção a QAO EB.

      “Conheceis a verdade, e ela vos libertará da ignorância”

  60. Penso que não se resolva essa diferença possivelmente não passara no plenário da camara e será prato cheio para oposição que esta com a faca nos dentes esperando algum fato novo . mesmo sendo a maioria simples .

  61. Impacto no orçamento coisa nenhuma isso não passa de impecilios para não dar nossos direitos. Se fosse verdade não sobraria para os grandes, da alta cúpula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo