O encontro ocorreu nesta quinta-feira (11) em Brasília
Gripen (Foto: Peter Liander/Saab) |
MATEUS COUTINHO
O Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) e diretores da empresa sueca Saab se reuniram em Brasília, nesta quinta-feira (11), para tratar das negociações para a compra da Embraer pela americana Boeing. Fontes ouvidas por EXPRESSO revelaram que o clima na FAB e na companhia europeia é de irritação com a empresa americana, que passaria a ter atuação no andamento do projeto FX-2. O projeto prevê a produção de 36 caças suecos Gripen com transferência de tecnologia para o país, além de permitir ao Brasil vender as aeronaves com a nova tecnologia para outros países.
Por parte da Saab também pesam a preocupação de perder espaço nas futuras aquisições de aviões pelo governo federal e até a possibilidade de as instalações criadas para o desenvolvimento dos caças suecos no Brasil ficarem paradas após a entrega das 36 aeronaves, já que não interessaria à Boeing produzir o modelo concorrente.
ÉPOCA (Expresso)/montedo.com
5 respostas
Segura essa agora!?!?!?Sinceramente, acho que os EUA querem mesmo é aniquilar o projeto C-390 e de quebra pegar de vez o enorme mercado de aeronaves regionais.Eles conhecem muito bem a alta qualidade da nossa Embraer e cientes da "liquidação "em que se encontra o Brasil,vieram com esta proposta de fusão,pagando um valor aquém do real,praticamente "fagocitando" a Embraer e destruindo uma já atual concorrente! É óbvio que seria muita pretensão comparar uma Boeing com a Embraer,mas os EUA conhecem o potencial da Embraer e não desejam de forma alguma vê-la crescer e abocanhar uma grande fatia do mercado mundial de aviões,fatia essa,que em boa parte ,pertence à Boeing!
Ministro da Defesa COMUNISTA mais preocupado com a carreira política não pode dar noutra coisa….
Parece mais briga por boquinhas.
Caça sueco com hiper-faturamento sumiu do noticiario.
No google tudo se acha, ate info de bilhão que sumiu/foi abduzido
com o avião nunca visto.
Pensem o q quizerem, bobos e inocentes só vejo em alguns comentarios postado no blog.
Montedo deve dar gargalhadas com sandices postadas.
Os americanos sempre dão um jeito de colocar pedras ou puxar o tapete do Brasil quando estamos no caminho do desenvolvimento tecnológico. Ha muitos e muitos anos atrás ouvi, em São José dos campos, de uma autoridade, que o desenvolvimento de projetos importantes da EMBRAER estavam "empacados" porque os americanos não queriam transferir tecnologia para um super-computador. Verdade ou não, a empresa conquistou sua vitória. Hoje famosa, ganha a simpatia do mundo pela qualidade de seus produtos e… lá vem os gringos atrapalhar de novo, com a força do dinheiro nesse momento de crises. Os políticos, bem,nós sabemos do que eles gostam e, desenvolvimento do Brasil não faz parte da agenda deles.
O grande mercado da aviação mundial são os aviões para voos regionais para até 100 120 passageiros, o que a Embrae conseguiu com o 190 que equipa hoje a Azul. Esse mercado hoje a nível mundial é dominado por duas grandes empresas a canadense Bombardier que se fundiu com um consórcio franco-gemando que é a Airbus, a tendência é a Embraer se tornar cada vez maior e aumentar a sua importância no mercado de aviação. A venda para a Boeing e boa para quem?