Rio demanda mais Exército; tráfico é principal causa

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Marcelo Godoy (Estadão)
O mapa das 183 ações de segurança integrada das Forças Armadas mostra que o Rio é onde as Forças Armadas mais participaram de ações ligadas à segurança pública, seguido pelo Distrito Federal (um quinto de todas as ações). Ao todo, 41% das operações naquele Estado se destinaram ao combate aos grupos organizados e armados de traficantes de drogas. Desde 2013, o Comando Militar do Leste (CML), do Exército, e a Marinha registraram 19 bandidos foram mortos e 81 feridos. Houve ainda dois militares mortos – um deles por tiro acidental – e 84 feridos.
Exército e Marinha registraram ainda a prisão de 1.375 suspeitos nas operações nos complexos do Alemão, da Maré na chamada Operação Furacão. Houve ainda 2 feridos em um confronto com manifestantes em um evento e 5 feridos em operações no Rio contra o crime na década de 1990. Só na ocupação da Maré, a Marinha registrou 41 ataques feitos por grupos armados contra seus homens. Os números são parciais, pois as Forças Armadas não dispõem dos dados de todas as operações feitas no Estado. Para se ter uma ideia do peso do Rio nessas operações, o Exército registra apenas 9 prisões em greves de policiais no Nordeste e 14 durante os Jogos Olímpicos do Rio.
“Perdemos um cabo do 28º Batalhão de Infantaria Faria na Maré. Podia ser mais, pois teve tiro que acertou placa balística. É uma ação que está muito perto da guerra, do bandido para cá. Daqui para lá é que não pode ser”, afirmou o general César Augusto Nardi de Souza, chefe de operações conjuntas do Ministério da Defesa.
No Distrito Federal é a proteção de eventos e de autoridades a principal razão de convocação do Exército ou da Marinha. Pará, Mato Grosso e Bahia completam a lista de unidades da federação com maior número de operações. Além de combater a criminalidade (19% do total de ações), as Forças Armadas também usaram a GLO para garantir a segurança de eventos – como a Eco 92, a Copa e a Olimpíada – e encontros de chefes de Estado. Isso aconteceu em 22,9% das oportunidades.
A ação em greve de policiais pelo País foi a terceira razão que mais obrigou os militares a pôr a tropa na rua (14,2%) dos casos. A garantia das eleições veio logo a seguir, com 10,9%. Até 2004, as ações contra a ação de bandidos na fronteira também era contada como “operação de segurança integradas pelas três Forças”. Depois da legislação que concedeu a elas o poder de polícia na fronteiras, elas passaram a ser contadas de forma separada. Assim, de 1992 a 2004, ocorreram 19 ações dirigidas contra o tráfico de drogas e de armas nessas regiões (10,3%). Relevantes ainda é o total de oportunidades em que os militares foram chamados para restabelecer a ordem ameaçada por conflitos sociais urbanos e agrários – 13,6% do total.
Regras
Desde 2001, para ser considerada uma ação de GLO, o deslocamento da tropa deve obedecer uma autorização presidencial – os casos que o Ministério da Defesa classifica como apoio logístico ou cumprimento de mandado judicial não precisam cumprir essa formalidade. O Ministério da Defesa conta 131, pois exclui todas as ações na faixa de fronteira e casos que ele considera ter ocorrido apenas um apoio logístico, como o uso de blindados da Marinha para invadir o complexo do Alemão e da Maré, no Rio.
Além disso, as diversas fases da Operação Furacão são contadas como uma única operação pelo ministério. Assim, a proporção de operações contra o crime organizado no Rio pode ser maior ainda. Caso as 14 fases da operação fossem contadas em separado, o combate à criminalidade representaria 57% das operações de GLO feitas no Rio.
De acordo com o general Nardi, a operação atual no Rio está atuando com comando conjunto integrado. “Apesar de o Exército não ter o comando da operação, o planejamento é feito em conjunto. Ele recebe uma missão. E deixa bem claro o que cada um vai fazer. Cada operação está sendo planejada de forma integrada. Aí você coloca o que se pode e não pode fazer.”
O modelo no Rio é um novo modelo. As Forças Armadas não querem voltar ao modelo da ocupação demorada, como ocorreram no Alemão e na Maré. Primeiro porque os militares se preocupam com uma “vulgarização” dos uso das Forças Armadas na Segurança Públicas. Depois, segundo o general Sérgio José Pereira, chefe da assessoria de relações institucionais do Comando Militar do Leste (CML), o uso da inteligência em ações pontuais se mostram muito mais eficientes do que a presença ostensiva no combate ao crime.
Além disso, para o general Nardi, “a maior necessidade hoje é de apoio logístico”. “Isso tem aumentado bastante, não só no Rio como crimes ambientais, apoiando o Ibama e a Polícia Federal. Mas a parte de criminalidade mesmo está mais focada no Rio de janeiro”, afirmou.
Para cada uma dessas ações, o Ministério da Defesa produz regras de engajamento da tropa. “Elas é que determinam, por exemplo, em que situações um militar poderá usar munição letal contra um agente perturbador da ordem ou quando ele poderá sacar seu spray de pimenta. As regras de engajamento procuram ser didáticas e são baseadas no direito penal brasileiro. Elas são de caráter reservado. Você vai dizer para o pessoal o que você pode ou não fazer, quando você pode atirar ou não. Mas posso dizer que toda vez que você é ameaçado em sua integridade ou para a defesa de terceiros, a legítima defesa é a regra. É diferente da guerra, onde você pode atirar no inimigo”, disse o general Nardi.
MSN/montedo.com

8 respostas

  1. As Polícias Estaduais não estão nada satisfeitas com isso. Também não adianta prender se no indulto a maioria foge. E, quando não foge, os colegas do Gilmar Mendes liberta. Brasil desgovernado!

  2. Reforma das Forças Armadas:
    – Acabar com a estabilidade (renovação por metas);
    – Acabar de vez com esse tal de QAO (fabrica de incompetência) automático. QAO por prova em concurso interno;
    -Prioridade de promoção levando em consideração majoritária as atividades exercidas (pontuação para quem serve em fronteira, setor operativo etc.);
    -Inserção dos aprovados em concurso do QAO com nível superior aos cargos de Of Superiores;
    – volta do Ad TServ;
    -Lesm
    – auxílio moradia para quem não ocupa PNR;
    – Autorização aos militares que possuam curso superior apto a lecionar, trabalharem fora do expediente sem prejuízo do serviço, como o pessoal da saúde (promoção da educação no Brasil);
    -Hospitais militares somente para os militares da ativa revisão dos dependentes e plano de saúde para eles com parte paga pela defesa;
    -Fortalecimento de parcerias que realizem vendas para os militares com descontos verdadeiramente úteis. Ex compra de carros pela venda direta, casa própria etc.
    – Ampliação dos colégios militares e vagas somente para filhos de militares;
    – Parcerias com escolas que oferecem descontos para os filhos dos militares que não estiverem nos colégios militares;
    -Revisão dos 6% de desconto do aux transporte.
    Só algumas ideias que se fossem realizadas pelo setor de assistência social da força já ajudaria e muito, tendo em vista que iríamos reduzir os gastos. Ah e quando falo do QAO, digo que muitos poderiam ascender mais cedo ao oficiais em vez de muitos ficarem uma vida inteira ralando e ser preterido. Prova é a queimação de neurônios individual, não tem peixada.
    Outra coisa, acho o setor se assistência social uma vergonha. Fui fazer um seguro de um "parceiro" da assistência social e foi o mais caro de todos. Só eles copiarem o que faz a OAB e outros conselhos de classe. Acho que se realmente eles trabalhassem, deixaríamos de gastar muito com o que fazemos regularmente.
    Ah é também sugeridos a redução drástica dos temporários, pois só serve para aumentar a escala de serviço, pq quando o trabalho é duro fica pros de "carreira" sempre.

    1. Camarada anônimo 3 JAN 18 dás 00:02. Minhas sugestões para melhorar a situação dos militares:
      1°) Modificação do Art 77 do RISG: ST Ajudante;
      2°) Revogação do Parágrafo 2° do Art 186 do RISG;
      3°) Modificação da Letra "a" do Inciso II do Art 186 do RISG: nos corpos de tropa, os tenentes e aspirante-a-oficial e, a juízo do Cmt U, os adidos e os excedentes, exceto os oficiais que estiverem em função privativa de capitão ou posto superior;
      4°) Modificação do Inciso IV do Art 186 do RISG: Adj/Aux Fisc/Of Dia, TODOS os ST e 1°Sgt prontos na OM, exceto o Adj Cmdo, o ST Ajudante e o(s) Encarregado(s) do Material(is);
      5°) Modificação do Inciso V do Art 186 do RISG: Cmt Gd OM/Sgt Dia SU, TODOS os 2° e 3°Sgt prontos na OM;
      6°) Aumento progressivo de vagas para PTTC nas OM tropas;
      7°) Incentivo para os militares da reserva remunerada retornarem como PTTC e ocuparem, o máximo possível, de funções administrativas. Tal medida, liberará os militares da ativa para a atividade fim (prioridade máxima);
      8°) Diminuição progressiva (já em andamento) do efetivo de formação de militares de carreira (idênticos as Forças Armadas do 1° Mundo) e;
      9°) Aumento progressivo (já em andamento do efetivo dos militares temporários (tb, idêntico as Forças Armadas do 1° Mundo);
      São algumas poucas sugestões que NÃO dependem do Ministro da Defesa ou do Presidente da República ou do Congresso Nacional. São atribuições dos Cmt de cada Força.
      Aumentarão o efetivo, consideravelmente, nas, respectivas, escalas de serviço, terão mais militares da atva nas atividades fim e irão reduzir, drasticamente, gastos com pessoal a médio e longo prazo. ST Mat Bel Turma 1995.

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