Forças Armadas atuam em diversos trechos e já realizaram mais de seis mil abordagens em uma semana
Panfletos são distribuídos para a comunidade ajudar a identificar possíveis suspeitos
![]() |
Ações do Exército na fronteira devem seguir até o fim de dezembro (Foto: Reprodução/RBS TV) |
Josiane Pimentel, RBS TV
Uruuguaiana (RS) – O Exército deu início a uma operação de reforço na fiscalização na fronteira do Rio Grande do Sul. Só na região de Uruguaiana, são 300 militares que ajudam a combater crimes como o contrabando e o tráfico de armas e drogas. Em uma semana, foram mais de seis mil abordagens.
Na Fronteira Oeste do estado, em municípios como Uruguaiana, Alegrete, Quaraí e Barra do Quaraí, são dezenas de pontos de bloqueio em trechos considerados estratégicos, como a aduana brasileira. Cada veículo que chega é vistoriado. Cães farejadores também estão sendo utilizados no trabalho.
“Acredito que isso venha contribuir pra evitar entrar droga, essas coisas”, diz o pastor Antônio Rodrigues.
O Exército também tem feito um apelo à comunidade para auxiliar no trabalho de fiscalização. Panfletos estão sendo entregues aos motoristas e eles trazem até um número de telefone para denúncias, caso seja percebida alguma atitude suspeita.
“Eu acho válido, acho interessante eles fazerem, é necessário”, afirma a modelo Andrielli Abreu.
![]() |
Duas carabinas calibre 22 foram apreendidas na BR-472 (Foto: Reprodução/RBS TV) |
Em um trecho da BR-472, duas carabinas calibre 22 foram apreendidas com um médico aposentado. Horas depois, em um ônibus que ia de Buenos Aires em direção a São Paulo, 150 kg de carne contrabandeada foram recolhidos, além de uma pequena quantidade de maconha entre Alegrete e Uruguaiana.
“O Exército tem poder de polícia para atuar na faixa de fronteira, desde o Rio Grande do Sul até lá na Amazônia. Então as coisas que acontecem aqui não se destinam a abastecer somente esse mercado local, que é muito pequeno. O contrabando, o narcotráfico, o tráfico de armas, essas coisas terão uma grande repercussão, uma grande influência nos grandes centros”, ressalta o general Marcos Antonio Amaro dos Santos, comandante da 3ª Divisão do Exército.
A previsão é que essas ações do Exército nas regiões de fronteira sejam realizadas também em Santa Catarina e no Paraná, e se estendam até o fim de dezembro.
G1/montedo.com
Eb é uma piada
O exercito tem poder de Policia para atuar na faixa de fronteira, mas em concurso publico para forças auxiliares ser das Forças armadas não serve para nada
Agora sim podemos dormir tranquilos. Com essas apreensões, acabou a violência no Brasil.
.22….. brincadeira né EB de Caxias
Kkkkkkkkkkkkkkkk O EB apreendeu duas carabinas e uns quilos de carne? Uma vergonha deplorável…Qualquer guardinha municipal,sem armas de fogo,faria o mesmo…Kkkkkkkk..É só isto o que a nação arrombada do Brasil pode esperar de seu exército? Ridículo!!!
Isto é tudo- Duas carabinas e uns quilos de carne-o que a nação mais saqueada,roubada,pixulecada, corrompida,arrombada pela classe política mais safada,mais bandida,mais desgraçada,mais criminosa , mais corruPTa e asquerosa ,do Planeta Terra, a do Brasil, pode esperar,em termos de fiscalização e apreensões ,nas fronteiras- secas ou não- dos trezentos e quarenta e sete generais, da ativa ? Seria falta de reuniões ? Por que será que o Renato Russo escreveu estas palavras?… " Generais de quatro estrelas,sentados, atrás da mesa,com o cú na mão"-Renato Russo.
Se não aumentarem as fiscalizações, investimentos em tecnologias e efetivo das forças de segurança, não vai adiantar muita coisa. Os traficantes e contrabandistas sabem das nossas fraquezas e tem dinheiro do crime sobrando para inventarem mil maneiras de burlarem as fiscalizações. Nos porto e aeroportos, todas as cargas são inspecionadas? Nas fronteiras, todos os veículos são inspecionados? Com o governo que só tem dinheiro para salvar a própria pele, só vai sobrar missões para os militares.
Certa feita existiu um guarda de aduana brasileiro, policial rodoviário das antigas, que estava prestes a se aposentar! Era admirado e respeitado por todos pelo seu elevado grau de experiência na fiscalização de entrada e saida de todo tipo de coisas pela fronteira Brasil-Paraguai.
Ocorre que já de longa data este policial vinha intrigado com uma senhora, que uma vez ou outra cruzava a fronteira, e na lambreta que ela pilotava, sempre levava no porta pacotes um saco de estopa e ao ser revistada pelo guarda o mesmo encontrava areia dentro do mesmo!
Lá se foram anos e anos e a senhora seguia cruzando a fronteira pilotando lambreta e quando parada respondia que estava carregando areia, e assim o policial ao conferir o conteúdo constatava que era o que a velhinha afirmava estar carregando!Na véspera de se aposentar em definitivo, o policial que já não admitia tantos anos na função e nunca ter pego a velhinha em flagrante, chamou a mesma uma última vez para ser revistada por ele, e lhe deu certa segurança ao dizer que não poderia se despedir da profissão de tantos anos intrigado, pois sabia que tinha algo de errado mas nunca encontrou!
Quando ele deu a palavra que não entregaria a velhinha as autoridades, e que só queria ir para casa descansar, perguntou e implorou a senhora : "pela última vez, o que a sra contrabandea passando por aqui levando apenas um saco de estopa cheio de areia já há tantos anos? ", e a velha senhora respondeu…….é lambreta!