‘Bora sair QAO?

hqdefault-1

73 respostas

  1. Coloque matérias serias Montedo de como a Comissão de Promoção a QAO (CPQAO) quebra varias Leis no processo de promoção, para ajudar a classe.

  2. Para o sub sair QAO vai ser por amostragem . A DAPROM vai escolher alguns da turma para sair oficial e o resto que sobrar vai ficar chupando o dedo pro resto da vida .

    S Ten 95

  3. Site que traz algumas das irregularidades no EB, fazer piada com algo tão serio, cai a credibilidade. Serio porque não so os Subtenentes ao não serem promovidos sofrem, o pior sofrimento é da família, que espera ansiosa este reconhecimento.
    E muitos apesar de cheios de méritos, não são promovidos, enquanto alguns com certas peixadas, mas com problemas na carreira o são.
    Porque não fazem uma reportagem perguntando o por que dos Subtenentes não serem promovidos por antiguidade, como acontece com os oficiais ao saírem Coronel, sem ser por merecimento,

  4. PUBLIQUE ISTO POR FAVOU: 1 – A Daprom desrespeita a hierarquia, usa portarias para descumprir a hierarquia que é uma das base fundamentais das forças armadas, conforme CF 88 e Estatuto dos Militares. 2 – Dois, a Daprom desrespeita a lei de processo administrativo federal, lei 9784, que diz que todo processo administrativo deve ter publicidade, motivação, contraditório e ampla defesa, dentre outros princípios que demostram transparência. 3 – Três, conforme artigo 87 da constituição e art 13 da lei de processo administrativo federal, todas as portarias do EB são inconstitucionais e ilegais. 4 – Peçam para o ADV de vocês focarem na 3° fase da pontuação, erros cometidos pela D A Prom:
    A – A CP QAO jamais poderia pontuar, não recebe competências para isso. Art. 24 do Decreto;
    B – falta de motivação que é obrigatória por lei art 50 da lei 9 784/99;
    C – quando a CP QAO pontua, eles arbitrariamente escolhem que promove, tendo em vista que o art. 4° do decreto diz que o militar deve possuir mérito suficiente e não receber pontos para daí ter Mérito, percebe-se a manipulação, desvio de finalidade, ou seja, quebra do princípio da impessoalidade da ADM pública.
    5 – Leia o acórdão QAO, descisao judicial que considera ilegal a pontuação da comissão…..Materia publicada aqui no Montedo.

  5. Não concordo com isso de ter muito QAO! Existe o direito do plano de carreira de chegar até capitão. Se ingressam 100 militares de carreira em um ano, por exemplo, deve-se ter previsibilidade de 100 vagas após 30 anos (mais ou menos) de serviço para o posto de capitão, caso contrário fere o direito de que todos são iguais perante a lei. Quando se limita e estipula-se um percentual de vagas sempre a menor, por exemplo, 70% da turma, acredito não ser correto pois não quer dizer que os 30% últimos não teriam mérito para sair QAO, mas foram tão somente e arbitrariamente excluídos em seus direitos, pela instituição. É claro que em casos de mau comportamento, sub-judice, dentre outros, o militar não fará jus mesmo, no entanto, ingressando no quadro de acesso não teria motivo para não ser promovido mais cedo ou mais tarde.

  6. Humor sempre é bom, mas tem alguns que não gostaram, se foram prejudicados por certos chefes fracos.

    Entendo, que a peneira é necessaria em todas as promoções, muitos chegam a ST e nem deveriam chegar, pois são fraquinhos e querem ser QAO, muitos não tem iniciativa, são desinteressados, maus profissionais e o que fazem de melhor é reclamar, pedir dispensas, fugir das missões, ficar em redes sociais.

    As promoções ao QAO é pior ainda, pois é só por merecimento.

    Reconheço, que muitos são injustiçados, pois tem Cmt, Ch, Dir que parecem ser cegos e não conseguem conceituar seus subordinados. Duro de engolir, ver militares fracos bem conceituados.

    Existem militares que não fazem nada para melhorar nada, mas tudo cai no colo sem esforço, dão sorte, enquanto os verdadeiros profissionais dão azar quando entram no QA, pois de repente as vagas diminuem, pegam na reta final chefes incompententes e cegos, que não sabem dar valor a quem tem.

    Já tive vergonha de conviver com QAOs fraquinhos, que eu observava e não entendia como aquele sujeito foi promovido. Duro demais.

    Fiquei no QA para ST durante 4 semestres (Jun e Dez 98 e Jun e Dez 99), promoveram nesse periodo, 11 + 8 + 14 + 22 respectivamente nos 4 semestres. Até Dez 97, promoviam quase 50 por semestre, azar total.

    Quando entrei no QA pra QAO em Jun 2004 foi a mesma coisa, fiquei 6 semestres, as vagas diminuiram muito, nas duas primeiras vezes no QA, fiquei por UM, promoveram 14, depois 18 …. etc. Quando sai, tinha levado carona da minha Turma 78 (eu era 12º/51 e MB no CAS), da Turma 79, 80, 81, 82 e fui sair com o pessoal de 83. Entretanto, sai Cap QAO com 37 anos de Sv.

    Duro de engolir, ver ST fracos serem promovidos.

    Contei essa historia, para mostrar que as injustiças ocorrem a muito tempo, bem como, as injustiças, que as peneiras existem, que existe o azar quando entramos nos QA com poucas vagas.

    Bola pra frente. Não desanime se foi injustiçado. Deus ta no controle e nada é por acaso.

    Vida que segue…

  7. Em nenhum Órgão, Instituição …. aqueles que se formam juntos, chegam todos no mesmo cargo ou posto ou graduação no final da carreira. As peneiras existem para premiar, entendo ser um reconhecimento com quem se dedicou, se interessou mais.

    Ser primeiro colocado não dá o direito de ser Cap QAO e nem o ultimo na formação de não ser QAO. O que vale é o dia a dia, os cursos e estagios posteriores, o seu desempenho, dedicação, iniciativa, disposição, no trabalho. Simples.

  8. Muitos que se dizem injustiçados, na verdade não são, se acham cheios de direitos, mas se fizerem uma autocritica, verão que precisam melhorar muito.

    autocrítica
    substantivo feminino
    1. ato de o indivíduo reconhecer as qualidades e os defeitos do próprio caráter, ou os erros e acertos de suas ações.
    2. capacidade de autocrítica.

  9. Concordo que o sistema seja falho. De fato o é, pois há alguns sujeitos ladrões – sim, o cara esteve envolvido em esquema de desvio de pneus e gasolina – que conseguiram sair QAOs. Pior, nem punido o safado foi. Qdo vejo isso, fico muito sentido com o processo quando um sujeito desses, em vez de promoção, deveria levar cadeia. O erro não foi da DAPROM, que, nos registros do ST, não constava nenhuma punição; o erro foi de seus chefes que se omitiram. Ou seja, o erro começa na origem.
    Mas, em q peses marginais assim serem "premiados", a maioria imensa q conheço é de muito alto nível.

    1. Mas em nosso EB existem muitos bandidos, não são só os que roubam gasolina e desviam pneus, quem recebe gabarito de prova para sair Sargento de carreira, quem entrega companheiros nas segundas seções Brasil afora para fazer média e ganhar conceito, os que fazem panelinhas com Oficiais Generais e Coronéis e saem promovidos na frente dos demais, tbm são Ladrões, o que muda é o modo operante do roubo. E esses são muitos.

  10. Um assunto mto sério deveria ser debatido de forma proporcional. O reflexo se dá na qualidade de vida da família do militar, e nós praças, devemos dar a devida credibilidade ao assunto.
    3° Sgt Mat Bel

  11. Gostei do vídeo, mas não retirada a realidade, vi muitos promovidos sem nenhum curso, com apenas o CFS e o CAS (B), além de ter sido reprovado na prova do CHQAO é viver baixado, mas em compensação fazia um churrasco de primeira para os oficiais,levava presentes e a esposa dele sempre participava das reuniões com as esposas dos oficiais.

    Com a comissão podendo dar 50 pontos sem critérios, qualquer um fica excepcional, haja merecimento.

    E assim caminha a humanidade.

  12. Meus caros, a única forma deles manterem as rédeas do praça é com a esmola da promoção a QAO. Vc pode ser competente, ter cursos, etc, mas se vc não for SUBserviente, vai pra casa como Subão. Óbvio que existem praças – e vários oficiais também – que não servem nem pra ser soldado. E sabemos que existem muitos praças que dão de 10 na maioria dos oficiais, mas se demonstrarem algum tipo de insatisfação com seus chefes, que a quase totalidade são incompetentes, despreparados, não gostam de trabalhar, e acham que ser chefe é somente despachar: Sgt…. para conhecimento e providências, também irão pra casa como Sub.

  13. Alguém sabe dizer quem é o Ministro do Exército atual para regular o artigo 25 do decreto 90.116/1984.

    A legislação militar mudou muito de 1984 até os dias atuais.

    DECRETO No 90.116, DE 29 DE AGOSTO DE 1984.

    Art. 3º – O ingresso e as promoções no QAO são da competência do Ministro do Exército.

    Art. 25 – O Ministro do Exército fixará os requisitos para o recrutamento, seleção, matrícula e funcionamento do Curso de Habilitação ao QAO (CHQAO), de que trata a letra d) do Art. 4º deste Decreto, bem como estabelecerá a data de entrada em vigor daquela exigência.

    Parágrafo único – Enquanto não estiver em vigor a exigência de que trata a letra d) do artigo 4º deste Regulamento, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos permanece como um dos requisitos essenciais para o ingresso no QAO.

    PORTARIA Nº 70-EME, DE 21 DE MAIO DE 2012.
    Normatiza o Curso de Habilitação ao Quadro
    Auxiliar de Oficiais.
    O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe
    confere o art. 38, inciso I do Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999 – Regulamento da Lei do
    Ensino no Exército – em conformidade ao que prescreve o art. 5º, inciso IV da Portaria nº 514, de 29 de
    junho de 2010 – Regulamento do Estado-Maior do Exército (R-173) – e de acordo com o que propõe o
    Departamento de Educação e Cultura do Exército, ouvido o Departamento-Geral do Pessoal, resolve:
    Art. 1° Normatizar o Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CH QAO), que
    tem por objetivo habilitar os subtenentes à ocupação de cargos e ao desempenho de funções previstas para
    o Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO), inerentes ao assessoramento nas áreas de administração, de
    pessoal, de finanças e de logística das organizações militares (OM).

  14. Fazer piada com coisa séria não tem graça nenhuma. Deveria sim usar esse canal pra falar das injustiças e desrespeito com esses profissionais que o exército simplesmente trata como um lixo, essa comissão é ilegal e seus atos também pois é um jogo de cartas marcadas, infelizmente vc só consegue alguma coisa acionando a justiça, se desgastando, então fica a dica mais respeito com o ST e publique algo que possa ajudar a todos nessa luta.

  15. Eu também não concordo com esse tipo de "brincadeira", um blog que se se considera sério, deveria refletir sobre os tipos de brincadeiras, poderia usar a força do blog para coisas mais sérias…está perdendo, realmente a credibilidade!

  16. A CP-QAO já inicia os seus trabalhos com os efetivos pré-determinados e amarrados pelo EME/DGP/DAPROM a serem promovidos, antes da publicação do QA respectivo e da publicação do teto dos efetivos. A CP-QAO recebe esses efetivos amarrados e apenas vai fechando os grupos. Para a promoção de Dez 17, as notas de corte são nítidas, até aonde eles querem promover, sabemos disso. Porém, nesta promoção, sacanearam os remanescentes de turmas anteriores (88/89/90/91). E não estão nem aí para eles. Alguns deste remanescente se mantiveram firme no propósito de se empenhar para serem promovidos a QAO, pois, conforme promoções anteriores, sempre havia uma luz no fim do túnel e o EB promovia algum remanescente, pois nem todo mundo teve sorte na carreira, mas de certa forma foi um bom militar. O Exército está apagando esta luz. O Exército trabalha com justiça, mas também trabalha com muita parcialidade e recalque.

  17. Pessoal vou repetir! Turma de 91 para trás não sai mais QAO! Entrem na justiça. Turma de 92 em junho de 2018 só vai sair 22. Escreve aí, em dezembro de 2018 só sai 93! adeus 92. 40+30+22=92. Alguns gatos pintados vão sair em junho de 2019 depois adeus!
    De agora em diante vai ser assim.
    Não esperem nada de melhor ou de novo. façam desde já um acompanhamento que possibilite VC questionar judicialmente a pontuação da comissão. Mas para isso Vc precisa ter os requisitos. Pesquise mesmo para poder comparar se o companheiro que recebeu uma pontuação melhor não foi beneficiado.
    Por exemplo: X recebeu 40 pontos e Vc recebeu 30 tem que haver algo muito discrepante entre X e Y!
    Se Y tem CAS MB;CHQAO MB; Especialização, tem Graduacão; Comportamento E;TAT e TAF parecidos, 5 guarnições, Medalha de prata tempo de SV e Corpo de Tropa, dificilmente haverá uma variação superior a 10 pontos dos 49 da comissão.
    O Conceito mediano de um subtenente é 8.5 x 7,3. Tudo deve ser calculado! Vc não pode esperar a pontuação sair para correr atrás. Todos os cursos que puder fazer faça. Publique e peça através Diex que seja lançado no Sicapex. Se não for até a época da sua promoção serve comprova que a instituição não disponibilizou por desidia ou burocracia todas as informações necessárias para uma tomada de decisão da comissão. Meus companheiros, só estamos nessa pois somos medrosos e acomodados.
    Outro detalhe. Faça um parâmetro da pontuação do companheiro que Vc conhece de QA anteriores e compare com o teu perfil. A tua pontuação mesmo sendo em outro QA não pose ser tão desigual.
    Dura Lex sed Lex!
    Desde que Vc corra atrás!

  18. A maior e mais descarada mentira em toda a administração pública é que a Comissão de promoção existe para corrigir distorções. Essa covarde comissão serve exatamente para aumentar as distorções. Eu permaneci na ativa vendo 4 turmas me ultrapassarem, sem que eu tivesse qualquer demérito ou impedimento, sem nenhuma punição ao longo de 30 anos de serviço. Saí de cabeça erguida, porém frustrado pelo descaso do sistema e ainda mais frustrado comigo por haver dedicado minha vida, minha juventude, minha energia na carreira errada. O que me parecia ser a instituição mais confiável do país, mostrou-se a mais injusta.

    1. Concordo plenamente… Também me arrependo muito por ter seguido essa carreira e por entrar achando que o EB era uma instituição justa. Só não me arrependo de ter ido para a reserva como S Ten, aliás sinto honra em ser S Ten R1, nunca precisei passar por cima de ninguém por promoção alguma. Consciência tranquila é algo que o dinheiro não compra, reconhecimento entre os companheiros praças tbm não, agora posso ter uma reserva tranquila, sem pesos, traumas e podendo dormir tranquilo. Vida que segue.

  19. As notas de corte para a promoção a QAO para Dez 17 foram estas, falando das cinco armas: INF – diferença posição n° 85 para o 86 – 0,097 pontos; CAV – diferença posição n° 30 para o 31 – 2,998 pontos; ART – diferença posição n° 34 para o 35 – 1,503 pontos; ENG – diferença posição n° 20 para o 21 – 1,501 pontos; e COM – diferença posição n° 49 para o 50 – 1,513 pontos; A Infantaria foi a menor diferença e a Cavalaria foi a maior diferença. A Cavalaria tomou o tufo desta vez, aonde a nota de corte foi maior (2,998). Parabéns aos subs cavalarianos que ficaram para trás, pois a CP-QAO não tinha nenhum oficial de cavalaria para lutar por vocês. Que algum sub de Cavalaria em Brasília perceba essa incoerência grande com a nobre arma e fale para algum general cavalariano com a alma de "Osório" para reverem isso.

  20. Aonde está escrito que o cara tem que sair qao
    a carreira vai até s ten
    é a mesma coisa que todos os oficias quererem ser generais
    muito mi mi mi

  21. Deveriam acabar com a promoção do praça ao posto auxiliar de oficiais. Deveriam haver outras formas de valorização do STEN sem haver promoção. Deveria haver três graduações dentro do STEN e a última graduação de STEN deveria receber igual Cap ….

  22. O vídeo é uma piada reflexo de alguns sujeitos que encontramos na caserna. E muito engraçado diga-se de passagem.

    Quem achou ruim, por favor, retire-se. Não comente. Não olha o vídeo. Ou você tem o padrão muito baixo para ter ficado magoado com o vídeo, ou você tem problemas em casa.

    Paz a todos!

  23. Pessoal, os 22 que falei, é referente a turma 92 de cavalaria. As demais não acompanho.
    Sobre o companheiro que falou que não havia nenhum militar de cavalaria na comissão, mesmo que tivesse, o quantitativo de 30 não seria alterado.
    A questão da redução dos QAO é por um lado simples de entender. Nos últimos meses, centenas de Capitães e tenentes, retornaram como PTTC. É só procurar no DOU que está lá. É melhor o Estado (EB) pagar 30% a mais por 10 anos, do que pagar aos subtenentes, soldo de oficial, extensivo a esposa e filhos pelo resto da vida, ou meio século em média.
    Essa política do Exército não é algo voltado aos praças, nós infelizmente somos a bola da vez. Se perceberem as promoções de generais foram reduzidas, cursos para oficiais do quadro complementar estão em extinção, interstício de QCO e outros tantos aumentados, redução das oportunidades para ECEME e em breve para o CHQAO. Provas de difícil aprovação vão em breve terminar com a necessidade de comissão de avaliação! Quem conseguir passar será oficial QAO.
    Tenho a oportunidade de colher informações privilegiadas, que obviamente não direi a fonte, mas a muito acompanho todos os trâmites do MD. Acompanho a arma de cavalaria, por interesse pessoal e estudo.
    Meus estudo está alancado na arma de cavalaria. Cada vez, está mais difícil buscar dados individuais de militar no sistema. Dizem que é questão de segurança, mas não é só isso. Com dados abertos, fica fácil questionar favorecimentos de A ou B.
    É preciso acompanhar cada Boletim da DCEM, tudo que sai no Diário Oficial da União e ler todos os Boletins e Separatas do Exército para conseguir obter parte das informações, pois muitas saem em documento sigiloso.
    Este ano meus cálculos foram praticamente precisos. O primeiro QA com 114 CALCULEI 42, deu 43 ponto de corte: 183.483. (37,71% do QA e 34% do QA para a turma de 92)
    Em DEZEMBRO dos 122 do QA, calculei 32, saiu 30. Ponto de corte 184,215. (24,59% da turma 92) Tem uma lógica para isso. Quem é de cavalaria analisa e me diz se tenho ou não razão
    Em Jun 2018 teremos aproximadamente 118 militares de cavalaria no QA.
    Turma de 92 de cavalaria que entra no QA para promoção em jun 2018. Anota aí e me cobrem depois. Vão sair no máximo 22 QAO.
    Em dezembro de 2018 a turma de 93 sai com os remanescentes de 93 que estão com boa pontuação, devido a tiro de guerra, adjunto de comando, etc, mas que ficaram para trás na promoção a subtenente. Em média 12 QAO
    Em Jun de 2019 mais 11 QAO. Depois esqueça.
    Dos 157 da ativa, 114 serão promovidos, aproximadamente 71%.
    PORTARIA Nº
    322-EME, DE 17 DE AGOSTO DE 2017. Já está valendo
    § 3º Em princípio, o número de vagas será distribuído pelas etapas da turma prevista para as promoções, nas proporções de 35%, 28% e 7%, respectivamente, o que corresponderá, ao final, a, aproximadamente, 70% do seu efetivo.
    Atenciosamente. Cap QAO Diná

  24. Taí uma coisa que nunca entendi direito. O pessoal vem estribuchando reclamar de "direito" ao QAO, mas, onde diz que o Exército tem tal obrigação? Vivem dizendo que no edital do concurso para sargento – ou seja, carreira de praça – está lá a previsão da promoção a QAO, mas não há nada disso escrito no edital. Lá há, de forma mt clara, a POSSIBILIDADE de chegar a QAO. Possibilidade não é garantia de nada!!!
    Esse papo de justiça pra lá, justiça pra cá, e tal, para reparação de injustiça (?), é pura balela. Pior, querem comparar a promoção a coronel, em que todos da turma saem, ainda q isso tenha sido revogado, a promoção a QAO. Para os "ispertus", se o oficial sai coronel por antiguidade, QAO deveria ser tb por antiguidade. É muita cara de pau, fala sério.
    Nem sei ainda por que venho a esse blog. É muita perda de tempo. Aqui está o paraíso dos praças "injustiçados ". Eu diria desinteressados, descomprometidos, entre outros adjetivos parecidos, apesar de, honestamente, enquadraram-se em outras colocações.
    Sem mais.

  25. Recebi por e-mail e repasso, porque concordo, veja …

    As vagas são poucas e mal ocupadas.
    Essa onda de promoção indiscriminada está acabando com o QAO.
    Muito Subtenente que não quer nada e não sabe nada, acaba saindo tenente e fazendo o QAO ficar mais fraco a cada dia que passa. E isso não pode ser justificado por causa do salário. Aqui no Grupamento tem ST que faz duas Operação Pipa por mês e mais nada.
    É o retrato do país.
    Segue o baile.

    1. Concordo plenamente, também servi no Grupamento e observava isso. É o tal do apadrinhamento, a maldita peixada, os vagabundos se dão bem.

  26. Infelizmente isso é verdade: fui prejudicado por dois QAO`S. Eles tiraram minha oportunidade de sair QAO em Dez_17, e pelo que me informaram, irei Sub para reserva. É mais triste saber que nem com eles trabalhava naquele período. Meu conceito sempre foi MB junto aos chefes anteriores. Para minha surpresa quando vi as fichas de avaliações, foi que os oficiais superiores me conceituaram muito além desses dois QAO.
    Fico com uma pergunta para DAPROM: será que eles não viram essa injustiça? Pois quando o conceito é elevado, nosso superiores mandam volta porquê acham muito alto.
    Tudo acontece nesse Exército.

  27. Acredito que tenham injustiças, porém a maioria que vejo chorar, nunca fizeram nada na carreira e no final querem "reconhecimento". Eu pergunto: reconhecimento do que? Nunca fizeram curso, nunca foram ralar na fronteira, nunca foram se quer transferidos e querem ser QAO??? kkkkkkkkkkkkkkkkk….vai pra casa Subão e agradeça a DEus!

    Ps: os praças estão muito dramáticos, pelo amor de DEus. Mais humor minha gente!

  28. O que vejo e o que acontece é notoriamente atuação do IVO. Pois, "brasilia" DGP, DAPROM, DCEM…não atua para a manutenção da força junto a conjuntura que acompanha o crescimento intelectual do brasil. O objetivo é valorizar quem não sabe e não quer aprender. Depois do leite derramado estão querendo implantar o programa de GESTÃO DO CONHECIMENTO. Isso significa que tem algo de errado e, que as pessoas não estão respondendo as necessidades funcionais do EB. Merecimento é valorizar. Valorizar é reconhecer. Reconhecer é enxergar. Enxergar é ter visão. E, quando o chefe é cego? O que acontece? Muitos militares excepcionais, entretanto somente para o chefe. Isso devido o interesse do chefe não está alinhado com o da força. Um dia acaba e a população vai descobrir que o que tem hoje não difere da década de 70! O legislativo e judiciário já estão questionando a sua existência.

  29. Anônimo do dia 23 de novembro de 2017 09:12: V.Ex. és um fanfarrão. Curso, fronteira, transferência, eu queria! só não tive as mesmas oportunidades suas. Tu és peixe! tudo que tu citastes existe uma recompensa pecuniária! És um vibrador! Não ti preocupas que deus só dar aquilo que pode ser dado as pessoas. Tu dissestes que é um vencedor! Aqui talvez. Mas, na vida ,como um todo,eu divido. Esse teu sorriso amarelo e teus olhos sem brilhos não mim enganam! Faz um giro do horizonte em tua vida que verás que tu perdestes coisas mais preciosas que a honra e a moral. Já que v. falou em Deus: fica com deus e muito obrigado.

    Ps. se beber não dirija.

    conde de monte cristo

  30. Percebo que vem alguns oficiais aqui postarem e criticarem subtenentes, dizendo que não foram capazes, não fizeram curso, que estão chorando, etc. digo uma coisa, todos os oficiais, mesmo os incompetentes, que são muitos, chegam a Coronel, não deviam então!!! não é? porque um sub que rala pra caramba, enquanto os senhores ficam em mesas assinando papel ou brincando em computador, não podem?

    1. Concordo, sou praça e também acho que QAO é esmola, além de ser ilegal. Sem contar que QAO não é Oficial, pq quando vc fala em Tenente, Capitão vem em mente um jovem Comandante de fração e não um velho barrigudo cheio de problemas de saúde que quer ser Oficial mas não quer tirar serviço, correr com seu pelotão, participar de formaturas e pegar missões boca podre que Capitães e Tenentes abraçam, é o ônus e o bônus. Jamais serão senhores, Jamais.

  31. Infelizmente, a CP-QAO não é confiável, pois manipula e trabalha a pontuação, baseada nos efetivos a serem promovido pelo EME/DGP, isso antes da publicação destes efetivos (engodo), alguns dias antes da promoção. E a nota de corte já está estipulada para sacrificar o resto do grupo que ficou fora do teto estabelecido pelo EME. A nota de corte e o teto para a promoção de Jun 18 já está definido, e pelo pior prognóstico. No momento, é a promoção em 1° Dez 17, a entrada em férias da galera em geral em Brasília, e para Janeiro/18 em diante, a próxima equipe da CP-QAO iniciar os trabalhos e manipular a pontuação individual, dentro do teto já estabelecido para Jun 18 pelo escalão superior.

  32. É por isso que estamos nessa. Eu tenho mais de 30 anos de Efetivo Serviço, portanto, creio que tenho certo “Know-how” para falar sobre o assunto. A grande verdade é que a imensa maioria dos Subtenentes do Exército é mesmo M1A1, o que por si só não é mau já que somos moldados assim pela própria Força, não sei se por questões políticas, ideológicas, filosóficas ou até mesmo econômico-financeiras. Evidentemente que há raríssimas exceções que destoam tanto para o bem quanto para o mal, porém, como eu já disse “RA-RI-DA-DES”, uma probabilidade na Mega-Sena, uma amostragem insignificante, a imensa maioria está na média, até porque não teria como ser diferente. Acontece, que somos doutrinados desde tenra idade (na entrada do portão da EsSa, a nossa famosa “Fábrica de Elos”, ou qualquer outra filial equivalente), que nós somos o restolho, que devemos não só obediência, digo, SUBserviência(com trocadilho, por favor!), mas verdadeira adoração aos semideuses donos do Olimpo. Então, quando em um dado momento em nossa carreira optamos mesmo que inadvertidamente pela pílula vermelha da Matrix…

    UM ABRAÇO COMPANHEIRO!

    Assinado: Mais Um Subtenente Preterido

  33. Desde que eu era um cabo velho cachaceiro relapso e indisciplinado….lembro-me de terceireba ouvindo subão dizer que não vale a pena aos tubos.

    Diziam…vazem, estudem etc…

    Ai pergunto? pq não fizeram isso? No meu caso eu respondo..não fiz pq adoro uma vódka e sou burro pra dedel. Entaõ…pra mim tá bom demais. Sou preguiçoso, nunca fiz curso ou fui, sequer pelopiano pq vi que não dava camisa a ninguém. E sou burro, não idiota.

    Agora os caboquinhos que não acreditavam e agora choram as pitangas….pelamordedeus….sejam sub tenentes junto com o Q.Ezão que tanto vos ensinou qdo eram terceirebas.

  34. Parabéns Comentarista de 22 de novembro de 2017 10:37. Suas palavras falaram tudo. Eu trabalhei com um camarada que foi preso como 3º Sgt. Como 2º Sgt mais uma prisão. Chamavam ele de "lixonildo". Este cara foi para Brasilia pegou Pacificador e hoje é Cap QAO na reserva.Ele era ruim mesmo.

  35. Ao comentarista de 22 de novembro de 2017 21:03, parabéns pelas colocações, são realidades difíceis para os praças e que já estão ocorrendo: Poucos acessos ao QAO e diversas nomeações PTTC.

  36. Nunca vou entender qual o critério. Tem militar que nunca saiu da guarnição, média 5,5 CFS e 7,0 no CAS, na Ficha Individual tem somente CFS-CAS e Datilografo. Todos TAF B e R. Ficou nas cabeças e vai sair QAO. Enquanto militares com várias movimentações, vários cursos, com TG e monitor, cara operacional não vai sair.

  37. No QA tem um Subão que foi 02 do Guerra na Selva ele é triatleta e esta entre os últimos não sai qao. Pelo que conheço ele é excelente militar, é tropeiro daquele que faz 3.300 no TAF, sempre voluntário para campo dos recrutas e marchas. Todas maratonas da cidade ele ganha medalhas

  38. Minha opinião, acabem de uma vez por todas com esse quadro de QAO, ele é ilegal, imoral, inconstitucional e gera muitas divisões entre as praças. QAO não é oficial de direito mesmo, acabando-se com esse JEITINHO para ter a praça velha nas mãos, tudo vai melhorar no EB, tanto para os oficiais, qto para as praças, pois o QAO é a causa de todos os males da Força. Individual.

    1. Foi mt feliz nos comentários. QAO não eh oficial, não eh cargo legítimo – seus ocupantes são da carreira de praça, NM – e eh um cabresto sem tamanho na mão de oficiais para controle da pracaiada.
      ST MB 93

  39. Pessoal mais respeito com os subtenentes. Principalmente com o mais antigo e famoso dos praças: o Sub Zero do Mortal Kombat! Saio sub ano que vem, e se os políticos votarem os 40 anos, se Deus quiser, eu serei mais antigo que este Sub Zero. Vou ser Sub -1. Afinal, eu nao tenho curso, só tenho uma transferenciazinha para Aragarças, e tenho 5 punições nas costas.
    Em homenagem ao Flamengo, que não está tao bem assim das pernas, mas é o time que eu torço, eu vou cantar: Uma vez sub, sub sempre, sub sempre eu hei de ser. O meu maior prazer é levantar e vir pro quartel pra faxinar. Mas ainda posso reclamar!
    Uma vez subão, subão a semana inteira.
    Ah e um segredo, neste exato momento, eu estou mais perto da morte do que eu estava ontem. Acho que vc que está lendo tb está. Pelo menos eu acho!

  40. Tem um qao na ativa que foi média 5,03 no cfs e 5.5 no cas, detalhe pegou VR nas duas escolas. Ele nãos sabia fazer regra de 3 no cfs. hoje e qaozão. haaaa, sempre serviu em qg.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  41. Triste esta situação dos Praças. Conheço pouco das atribuições dos Adjuntos de Comandos, mas será que eles tem como fazerem um documento para o General de Brasilia mostrando a situação dos Subtenentes. Tem famílias inteiras doentes, sofrendo junto com o Chefe da Família. Hoje é o Dia do QAO.

  42. -depois os oficiais de aman reclamam qdo eu falo que tem uns que não fazem regra de 3 simples.
    -Olha o cara ai dizendo que o sgt não sabe. Se o sgt não sabe, quem dirá o oficial. kkkkk

    -temporário vou nem comentar….esses nao servem nem pra ser cabo. Tanto que são carinhosamente chamados de "soldado melhorado"

    1. Tem sujeito q só falta a melancia na cabeça. Ou é carente, querendo atenção, ou é doente. Desprezo se for carência; Pinel se for doente mental. Fique com o desprezo, então.

  43. Estou tentando localizar um documento em que o Ministro da Defesa delegou atribuições ao Comandante do Exército para normatizar o DECRETO No 90.116, DE 29 DE AGOSTO DE 1984, até o momento não localizei nenhum documento, tendo em vista que esta atividade é atribuição de Ministro.

    Agradeço se tiver alguma informação à respeito.

    PORTARIA Nº 808/MD, DE 20 DE MAIO DE 2008(*)
    O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso das atribuições que lhe confere o
    inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 11 e 12 do
    Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, regulamentado pelo Decreto nº 83.937, de 6 de setembro
    de 1979, resolve:
    Art. 1º Delegar competência aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica
    para, no âmbito das respectivas Forças Singulares, praticarem os atos de:
    I – provimento e vacância de cargos efetivos dos respectivos quadros de pessoal, salvo os
    casos previstos em lei;

    PORTARIA Nº 1.496, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014.
    Aprova as Instruções Gerais para Ingresso e
    Promoções no Quadro Auxiliar de Oficiais, 1ª Edição,
    2014 (EB 10-IG-02.005), e dá outras providências.
    O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º
    da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de
    agosto de 2010, o inciso XI do art. 20 da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo
    Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, e o art. 27 do Decreto nº 90.116, de 29 de agosto de 1984, e
    de acordo com o que propõe o Departamento-Geral do Pessoal, ouvido o Estado-Maior do Exército,
    resolve:

    DECRETO No 90.116, DE 29 DE AGOSTO DE 1984.

    Regulamenta o ingresso e a Promoção no Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) e dá outras providências (RIPQAO)
    Art. 3º – O ingresso e as promoções no QAO são da competência do Ministro do Exército.

    Art. 27 – 0 Ministro do Exército que poderá delegar atribuições previstas neste Decreto ao Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, obedecidas as disposições legais e regulamentos, deverá baixar dentro de 60 (sessenta) dias, Instruções Gerais especificando as atribuições delegadas e regulando os demais aspectos da aplicação deste Decreto.

  44. Por favor, alguém faça essa mensagem chegar ao Cap QAO DINÁ, do comentário de 22 Nov 17, as 21:03, uma vez que ele se referiu a turma de Cavalaria de ST para QAO, falando que tem fontes seguras para as informações que ele prestou. Ele se referiu, entre tantas boas informações, que a Portaria n° 322-EME, de 17 Ago 17, já esta valendo para a turma de 1992. Mas como, se esta portaria está em vigor ainda? Alguém então não observou o parágrafo 5° do Art 6° da referida portaria, uma vez que o referido parágrafo diz: § 5º O cálculo do número de vagas previsto nos parágrafos acima será adotado a partir das promoções da turma de 1993.
    PORTARIA Nº 322-EME, DE 17 DE AGOSTO DE 2017
    …………………………………………………
    Art. 1º Aprovar a Diretriz para Ingresso e Promoções no Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO) e para Promoções de Subtenentes e Sargentos de Carreira, exceto os do Quadro Especial (EB20-D-01.053), que com esta baixa.
    ………………………………………………….
    VI – remanescentes, formados em turmas anteriores.
    § 3º Em princípio, o número de vagas será distribuído pelas etapas da turma revista para as promoções, nas proporções de 35%, 28% e 7%, respectivamente, o que corresponderá, ao final, a, aproximadamente, 70% do seu efetivo.
    § 4º O fato de o número de vagas para as promoções ser calculado com base no efetivo da turma prevista para as promoções não implica exclusividade de promoções para os integrantes da referida turma, podendo ser promovidos militares remanescentes, conforme seus méritos.
    § 5º O cálculo do número de vagas previsto nos parágrafos acima será adotado a partir das promoções da turma de 1993.

    A Portaria acima vale para a turma de 1993 em diante. Então, alguma coisa está incoerente.

  45. Sobre os 70% da Turma X a serem promovidos. Este efetivo é baseado na turma toda, a que se formou na ESA, ou na turma que está na ativa? Esta turma da ativa varia muito, pois alguns já passaram para a reserva sendo Sub ou Ten, outros passarão para a reserva por protelação, alguns já saíram da contagem estando em graduações menores, assim vai variando esse número.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo