KC-390: novo avião militar da Embraer quase se envolve em tragédia durante testes em voo

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Novo avião militar da Embraer quase se envolve em tragédia durante testes em voo
Maior jato fabricado no Brasil, KC-390 teve um deslocamento do centro de gravidade e os pilotos só conseguiram controlar a aeronave a 300 metros do solo
Edmundo Ubiratan
Um incidente envolvendo o novo avião militar da Embraer quase terminou em tragédia durante um voo de testes no interior de São Paulo. Depois de muita especulação e informações desencontradas, obtivemos com exclusividade a confirmação do que ocorreu com o protótipo número 1 do programa KC-390, o PT-ZNF, no dia 12 de outubro último, nas proximidades da pista da Embraer (GPX), em Gavião Peixoto.
Segundo um engenheiro envolvido no projeto, que pediu anonimato, a aeronave realmente quase se envolveu em um acidente fatal. O motivo teria sido o deslocamento do centro de gravidade durante uma das manobras do ensaio em voo.
Equipamento se desprendeu
A aeronave realizava voos de teste em condições imediatamente anteriores à perda de estabilidade (o chamado pré-estol) e com formação de gelo, mantendo uma atitude de voo (ângulo de ataque) mais pronunciada do que a habitual em condições similares. Por uma falha ainda por se esclarecer, um dos equipamentos utilizados para aferição dos dados do ensaio se desprendeu, correndo para a parte posterior do compartimento de carga e desbalanceando o avião, que já se encontrava em um voo crítico.
Com o rápido deslocamento do centro de gravidade, o KC-390 girou no próprio eixo enquanto perdia altura. Os pilotos conseguiram recuperar a aeronave a pouco mais de 1.000 pés em relação ao terreno, o que significa cerca de 300 metros. Um susto e tanto para todos a bordo.
Durante a manobra inesperada, a aeronave teria atingido forças negativas superiores às previstas no projeto, o que teria levado a danos estruturais. Entramos em contato com a Embraer, que enviou esta nota de esclarecimento para a redação. A empresa não confirma a extensão dos danos, nem o comprometimento da célula do prot´ótipo envolvido no incidente.
Nota da Embraer
“Um protótipo do avião de transporte multimissão KC-390 realizou na manhã de quinta-feira, 12 de outubro, ensaios em voo para situação de estol, que resultam em perda de altitude da aeronave, devido à diminuição da força de sustentação, como parte da campanha de testes para certificação.
Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada.
A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo”.
AEROMAGAZINE/montedo.com

11 respostas

  1. Se eu tivesse a competência pra ser um of aviador…seria de patrulha ou alguma coisa bem tranquila. Pegava meu salário, ganhava minhas diárias, tirava minha onda na manha.
    Se meter com aviação de caça, piloto de provas, esquadrilha da fumaça…..coisa de doido. kkkk. boa sorte pra quem gosta

  2. Lascou-se! Qualquer avião tem de ter sua carga bem distribuída e presa, só neste, misteriosamente, algo desprendeu. É igual aquele caso de morrer por ter sido atingido por duas "balas perdidas". É um mistério!!!

  3. Isso provou que a aeronave é realmente confiável e apta para a designação, ate em situação de vôo crítico, a aeronave sofreu um súbito desbalanceamento pela movimentação da carga e sobressaiu-se muito bem podendo aterrissar em segurança.
    Foi mais que um teste para a aeronave e para os pilotos!

  4. Imagino o desespero da tripulação e a agonia do loadmaster para reposicionar o equipamento.Baseado somente no relato,o centro de gravidade ficou muito à frente na aeronave.Com o "nariz" pesado,a aeronave entrou em processo de mergulho, agravado pelo giro no eixo ,creio,longitudinal (ao longo da fuselagem).Realmente, se assim ocorreu,a tripulação foi heróica e muito competente em sair desta situação extremamente crítica. Se o equipamento fosse gigantesco e muito pesado…zero chance de controle da aeronave!

  5. A concorrente para este tipo de avião está nos EUA, que fabrica o C-130 Hércules. Qualquer sabotagem no KC-390 será tudo que a concorrente quer, e também será mais um projeto brasileiro jogado no lixo. Alguém leva muita grana, e fica tudo certo no "país de Alice". E o povo brasileiro, com sua sabedoria, por ser bom nisso, só saberá fazer chacotas.

  6. Engraçado, só tem aviador aqui. kkkkkk. Vocês lá entendem de aviação….só pilotaram mesmo foi faxina no tempo de cabo véio

    1. Cachaceiro, enquanto o álcool corrói os seus neurônios e o faz dizer bobagens,quero informá -lo que trabalhei com aviões por 30 anos e fui loadmaster do C-130 hércules.Portanto, se há algo que posso falar à vontade é sobre aviões, inclusive sobre peso e balanceamento de aeronaves que transportam 20 toneladas por exemplo.O meu comentário foi baseado no informe do engenheiro sobre o incidente ,mas como estudei e fiz manutenção durante 3 DÉCADAS nesta e em outras aeronaves, consigo dar aulas sobre o assunto ,inclusive para aviadores! Um abraço quando estiver sóbrio!

  7. Anônimo 9 de novembro de 2017 22:24, deixa de ser otário! Visitei a fábrica do C-130 HÉRCULES, quando fazendo um curso nos EUA, e lá foi dito a todos que o C-130 é um avião caro, vendido para poucos países, inclusive o Brasil. Os que o Brasil possui são modelos Hércules bem antigos, pois foram adquiridos há muito tempo. Este projeto brasileiro é a solução prática para ir substituindo, gradativamente, o C-130. Sabotá-lo será mais uma desgraça para o país. Agora, Cachaceiro, pode voltar para o "seu pé sujo" que é o seu lugar.

  8. kkkk. Bacana ver os sub véio pegando ar. Mecânico entende de motor, aviônica ou célula. De pilotagem vc entende tanto qto eu. De balanceamento de aeronaves não sei. Eu não entendo nada.

    já pro anônimo que me chamou de otário. rs. É tão douto em aviação, curso nos eua etc…e salário de paquito não dá nem pra sair da periferia.A não ser que more em PNR. Acho que o otário é você que se iludiu achando que era importante pq foi fazer curso nos eua. kkk. só lamento. Chegou na tropa prestando continência pro temporário de 19 anos ou foi pra um QG onde já entra com a mão na cabeça. RS. Que dó!

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