O ‘Zero Um’ é da reserva

l890h5jZ
Resultado de imagem para general villas bôasMuitos comentaristas têm questionado o fato de que o Comandante do Exército, General Villas Bôas, não poderia estar no cargo, face à enfermidade que o obriga a andar em cadeira de rodas. VB não estaria apto para o serviço, portanto, não poderia exercer a função. 

Errado!
Já era assim ao tempo dos ministros militares e o princípio foi mantido após a criação do Ministério da Defesa, em 1999. A nomeação é politica, portanto, ao serem empossados nos cargos, os Comandante das Forças Armadas – caso sejam oficiais-generais da ativa – são transferidos automaticamente para a reserva. Confira a lei aqui.

The best!
Na opinião deste blogueiro, o General Villas Bôas é o melhor Comandante que o Exército já teve, desde que me conheço por gente (e lá se vai mais de meio século). Exemplo e referência de liderança.

86 respostas

    1. CONCORDO PLENAMENTE!!!TEM IDIOTAS AQUI QUE SÓ RECLAMA! ENTÃO VAI PARA O AFEGANISTÃO! SÍRIA!!! CORÉIA DO NORTE!!!
      The best!
      Na opinião deste blogueiro, o General Villas Bôas é o melhor Comandante que o Exército já teve, desde que me conheço por gente (e lá se vai mais de meio século). Exemplo e referência de liderança.

    2. Pra quem não sabe, o Exmo Sr Gen Villas Bôas tem lutado muito, pra que não joguem a gente na vala comum do INSS, pois há muito tempo esses vagabundos da política vem tentando isso, que já serviu na Região Norte como eu o conhece, ele comandou o CMA e foi um dos melhores que já passou pelo EB e por lá assim como o saudoso Gen Heleno, a mudança pra melhor da nossa situação se dará através da política senhores, vamos parar de brigar entre nós, e vamos eleger bastante militares em 2018 formando uma forte bancada militar no Congresso Nacional, aí sim teremos força pra mudar o atual quadro de penúria que nos encontramos, que tiver uma idéia melhor então que apresente ou se tiver coragem se filie a um partido político que não seja os tradicionais que conhecemos e tente fazer algo de bom.
      Ten QAO EB Reserva Remunerada Marcio Arbex Tu 89 Infantaria.

  1. O EME já esta trabalhando com os 35 anos de SV, fizaqui meu próprio Estudo e cheguei na seguinte conclusão: DE ACORDO COM DATA DE FORMAÇÃO E PREVISÃO DE PROM QAO CONFORME PROJEÇÃO DA PORTARIA DO EME:
    DATA FORMAÇÃO – PREV PROMOÇÃO QAO – TEMPO DE SV:
    NOV 1992 – JUN 2017 – 24,5 ANOS
    NOV 1993 – DEZ 2018 – 25 ANOS
    NOV 1994 – JUN 2020 – 25,5 ANOS
    NOV 1995 – DEZ 2021 – 26 ANOS
    NOV 1996 – JUN 2023 – 26,5 ANOS
    NOV 1997 – JUN 2024 – 26,5 ANOS
    NOV 1998 – JUN 2025 – 26,5 ANOS
    NOV 1999 – JUN 2026 – 26,5 ANOS
    Observem que da turma 92 até a turma 95, o tempo entre formação até sair QAO foi aumentando 6 meses,estabilizando o tempo em 26,5 anos a partir da turma 96 em diante,ou seja a partir de 96 todas as turmas só sairão QAO COM 26,5 ANOS de formação.

    1. Não estudou e agora fica aí mendigando promoção! Arrego! Pior coisa que tem hoje é essa promoção a qao por merecimento! Bando de puxa saco…porque não fazem um processo seletivo por prova, papiro..3 anos de formado e nível superior com direito a fazer a prova…pronto!!..isso sim seria meritocracia, o resto é balela.

  2. Apesar do cargo ser político, concordo com o companheiro. O Gen Villas Boas é um dos melhores Cmt que o EB já teve nos últimos 30 anos. Se não for o melhor. Tivemos também o Gen Gleuber, depois desse só o referido acima. Os demais só pensaram em si mesmos. O cargo é político e isso não temos como mudar mas o Gen VB procura o ponto de equilíbrio entre a política e a chefia de tão nobre FT. Dentro das suas possibilidades e limitações constitucionais ele faz o seu melhor.

    1. O meu amigo, você deve estar sonhando, ouchegou há pouco tempo no EB. O Gen Glauber era o Cmt do EB quando saiu a MP (do mal) onde nós perdemos uma série de benefícios, acabou com a LÊ, acabou com auxilio moradia, acabou com o anuênio, passagem para a reserva com um posto acima, se esse foi bom, não sei quem foi ruim.

  3. Como sempre a turma 1996 e a derradeira.
    Todas as mudanças começam com a turma de 96. Sempre as mudanças para pior.
    2001 com aumento interstício. Este ano a portaria nova diminui o interstício mas claro a turma de 96 está fora, mesmo que a portaria tenha sido assinada em agosto deste ano, porem começa a valer a partir do ano que vem com a turma 97. É desestimulante td isso.

    1. Anônimo9 de setembro de 2017 12:19
      O senhor deve ser paisano que nunca tirou um serviço, ou oficial que tira serviço somente durante 14 anos de carreira, o sgt tira SV de escala por 22 anos. Temos todo o direito de reinvindicar mudanças. E não venha me falar pra ir embora, fui aprovado em concurso público e só vou embora se e quando quiser.

  4. Existe a reserva remunerada e existe a reforma. O Gen VB TEM de ser reformado, por conta de sua doença degenerativa estar no rol de doenças INCAPACITANTES. E qdo o militar é reformado NÃO PODE EXERCER QUALQUER TIPO DE TRABALHO!!! Entendeu, caro Montedo? Os comentaristas não estão errados. Ass: milico R1 hj advogado.

    1. Está equivocado r1 advogado. Os reformados que não podem exercer qq atividade remunerada são os tido como "inválidos ". Os reformados "não inválidos " podem sim trabalhar. Pra um advogado, tu está bem por fora …

    2. Negativo companheiro. O reformado ainda pode exercer algumas atividades laborativas conforme suas limitações. O inválido é q não pode exercer nenhuma atividade. Ass quase bacharel e aprovado OAB .

    3. Ah, tá. Tenho de concordar com o advogado R1. Pela tese de vocês se a "cabeça está boa" vamos em frente, não é mesmo? Então, sugiro o Stephen Hawking para Cmt do EB. O cara é genial e a cabeça funcionando muito bem. Fala sério!!! Comentarista advogado R1 parabéns por ter dado a real para esses caras. Que comédia! Só no BR mesmo… aqui esculhambou tudo.

    4. Ninguém leu "rol de doenças INCAPACITANTES"? Ou não sabem o significado de INCAPACITANTE? Lógico que estou me referindo à reforma total por invalidez, na qual o militar não pode trabalhar depois. Ass: milico R1 hj advogado.

  5. Caro comentarista das 09:58 do dia 9 SET 17. Acredito que vc esqueceu q a Turma da Morte (1992), foi dividida em 5 quartis! Ou seja, haverá ST da referida Turma promovidos até JUN 19 (na melhor das hipóteses). Poderia explicar melhor os critérios utilizados na sua projeção?!?!?!?!

    1. Meu amigo a projeção foi feita em cima do tempo total de SV, para as primeiras levas de cada turma, se vc tiver a curiosidade de verificar os tempos de promoção das outras turmas verá que a quinta e ultima leva da sua turma, vai ser promovida com mesmo tempo que a ultima leva das outras turmas mesmo elas sendo divididas em menos levas.

    2. Entendi. O seu estudo, leva em conta os dois primeiros quartis da Turma da Morte. Como as turmas posteriores só possuem 2 (ou 3 quartis, na pior hipótese), tornam-se irrelevantes os quartis à mais da Turma de 1992. Pergunto: é correto afirmar que os Graduados da Turma de Formação de 1992 que NUNCA foram promovidos nos dois primeiros quartis, são integrantes das Turmas de Formação de 1993 e/ou 1994 pelo critério de data de Promoção? Não é mais lógico, e de fácil entendimento para os Graduados, a criação no Almanaque Online de um link com os integrantes da Turma de Promoção?

  6. Falou a professora de Universidade grevista, que ganha 12 mil por mês, crítica o governo e o exército. E acha que tem moral para falar alguma coisa sobre ratos e anonimato. Acorda filha! O dia que tiveres a honra de vestir uma farda e conhecer as regras e legislações das Forças Armadas, verás que o anonimato em certas situações é mais que necessário.
    Oficial R1 89

  7. Gen VB é, de muito longe, o melhor, o mais preparado e o Cmt Ex mais sintonizado com as necessidades da tropa das últimas décadas – concordo em gênero, número e espécie com o Montedo.
    Ainda que claudicante em face da doença, trata-se de um líder atuante, por mais que não vejamos resultados aparentes. O general constrói alianças, estabelece condições e, principalmente, é um entusiasta da causa militar. Ele não se omite.
    Portanto, em que pese sua condição de soldado "ferido", que o condicionaria à reforma, sua mente, inteligência e vibração continuam intactas. E isso basta!
    "Há homens que conhecem o entusiasmo vez ou outra. Em alguns, o entusiasmo dura 30 min; noutros, 30 dias. Contudo, é ao homem que se mantém entusiasmado por 30 anos que pertence o sucesso."
    Edward G. Bulwer-Lytton
    Maj Eliézer PESSANHA

    1. ooo babada….kkkk
      Só balela,enquanto tivermos superiores despreparadas e o ego estiver acima de tudo e todos… só balela!!!

      Agonizometro ligado, o profissional de verdade nas forças armadas sofre! Rs

  8. Cara Ana Paula Leite Martins, logo se vê que você não conhece a vida militar, principalmente as bases que nos norteiam (hierarquia e disciplina). Cobra-nos "coragem" porque não tem a experiência necessária para entender.
    Legalmente, uma opinião (pública) contrária a "ordem" pode ser um problema passível de punição, por isso o anonimato.

  9. senhor milico R1 hj advogado.

    Vossa Senhoria se engana quando diz que "qdo o militar é reformado NÃO PODE EXERCER QUALQUER TIPO DE TRABALHO!!!", isso só ocorre se o militar for julgado "INCAPAZ DEFINITIVAMENTE PARA O SERVIÇO DO EXÉRCITO. INVÁLIDO. NECESSITA DE CUIDADOS PERMANENTES DE ENFERMAGEM E/OU HOSPITALIZAÇÃO E/OU ASSISTÊNCIA". A única vedação legal para que o militar não possa trabalhar é o fato dele estar recebendo o AUXÍLIO-INVALIDEZ.

    A nova portaria do PTTC, por exemplo, permite a convocação de militar reformado seja por IDADE-LIMITE OU por DOENÇA, com a única vedação de não ser ele INVÁLIDO.
    Corroborando com isso trabalho em SSIP e houve uma denúncia que um Cabo Reformado como INVÁLIDO estava trabalhando na iniciativa privada, o MPM determinou a abertura de IPM, após o inquérito ser concluído e encaminhado para a Justiça Militar ele foi arquivado a pedido do próprio MPM tendo em vista que foi considerado que o fato do militar ser INVÁLIDO não tira o direito do mesmo trabalhar na iniciativa privada, pois ele é invalido para as Forças Armadas.

    Por outro lado temos um outro militar SARGENTO que foi reformado como INVÁLIDO fazendo jus além dos proventos de 2º Ten a receber o AUXÍLIO-INVALIDEZ, estava exercendo atividade remunerada na iniciativa privada, está sendo processado pela Justiça Militar pelo crime de FALSIDADE IDEOLÓGICA pelo fato de quem recebe o referido auxílio não poder exercer nenhuma atividade remunerada.

    Assim a permanência do Gen Vilas Boas a frente do EB não encontra óbices, ele tem 65 anos e ainda é MILITAR DA RESERVA REMUNERADA, quando completar 68 anos será reformado por IDADE-LIMITE (letra a) do inciso I do art. 106 da Lei nº 6.880/80) ainda podendo continuar a frente da força normalmente, caso o mesmo seja reformado antes disse por doença e seja considerado INVÁLIDO pode ser que o mesmo se afaste por vontade própria. A única saída compulsória será se ele for julgado "INCAPAZ DEFINITIVAMENTE PARA O SERVIÇO DO EXÉRCITO. INVÁLIDO. NECESSITA DE CUIDADOS PERMANENTES DE ENFERMAGEM E/OU HOSPITALIZAÇÃO E/OU ASSISTÊNCIA", ai sim condição incompatível com a função que ele exerce.

    Como diz o nobre Montedo em 28 anos de serviço não vi um Comandante do Exército com o ele, ademais Montedo você como bem mais antigo que eu teve a sorte de ver um Oficial General com a capacidade e desenvoltura dele?

    Paz e Saúde ao nobre general e a todos do Blog.

    1. Vem cá, e o militar que foi acometido por ELA, como nosso Cmt, se passar por uma junta como será classificado? Não estou dizendo que o Gen Villas Bôas não seja um bom Cmt, mas tenho de concordar com o comentarista advogado. Imagine numa guerra ou operação sensível como um estado de sítio, será que o General estará 100% para DECIDIR por todo o Exército Brasileiro? Eu o vi numa formatura e, desculpem a sinceridade, fiquei com pena do Cmt. Está na hora de passar o bastão para o Gen Mourão ou o Gen Campos (eu até prefiro o Gen VB, mas infelizmente acometido por essa doença maldita, eu acho que ele tem de reconhecer a hora de ser reformado e tratar da doença com zelo sem ficar se expondo à piora do quadro por conta das atividades e preocupações do cargo).

  10. O anônimo de 9 Set 17 10:38 (milico R1 hj advogado) me pareceu um tanto arrogante, apenas pelo fato de ser um rábula R/1. Grande coisa! O "entendeu, caro Montedo?" demonstrou essa arrogância.

  11. Discussões sem qualquer razoabilidade e necessidade.

    Qual Comandante de Exército vai a Guerra?

    O que nos falta é bom senso. O resto é balela.

    Estamos constantemente indo de encontro a nós mesmos. "venire contra factum propium".

    Apresentam que os militares são excepcionais ou em altíssimo nível de excelência, porém não podem chegar a Coronel e os Subtenentes e Sargentos a QAO (Se quer existe Lei de Promoções).

    Então vão racha lenha.

  12. No cenário atual, em que o pais esta totalmente tomado pela corrupção, este general é o pior para a nação; é omisso com a situação caótica do pais, se fosse algum general do passado já teria feito algo !!! Então na minha opinião de leitor, é o pior general comandante do EB da historia, principalmente na atual conjuntura. Não precisamos de um general politico, sim de um general militar e atuante.

    Espero que apesar da minha opinião ser diferente ao do dono do Blog, que ela seja publicada.

  13. Ser realista, não faz mal. Não o conheço, mas já que dizem que ele é o melhor até hoje, então, vamos perguntar: por que não houveram melhoras para as Forças Armadas? Será que devemos considerar que, se as coisas não pioramos mais, isso seria uma "vitória"? Isso não seria a teoria daquele "bode" famigerado? Sabemos que se colocassem um general "bocudo", que se revoltasse com o governo e batesse de frente, isso resolveria ou melhoraria a situação? Seria quase impossível uma situação dessas, pois é indicação política e nenhum presidente nomearia um "problema" para ele mesmo. Querem alguém político que tenha, justamente, influência e credibilidade entre os generais e a tropa para mantê-los sob controle. O resto, os políticos sabem muito bem fazer: enrolar, contar que vão realizar "sonhos" impossíveis e arranjar desculpas mil para não atender os anseios dos militares. Esperanças para o futuro? Eu, não.

  14. Lembrei de uma coisa: tudo bem, é cargo político, nomeação do presidente que quer alguém influente sobre a tropa e generais mas, se o indicado recusar porque o governo nunca atende suas solicitações e não cumprem o prometido? Não é obrigado a ficar no cargo( não é posto) e já está garantido na reserva remunerada. Algo mais de vantajoso deve ter. Pode até não ser, mas transparece fraquesa diante do governo.

  15. Não está em questão se ele é o melhor ou pior Cmt que o Exército já teve e a LEI COMPLEMENTAR Nº 97, DE 9 DE JUNHO DE 1999 é bem clara :
    Art. 5º
    § 2º Se o oficial-general indicado para o cargo de Comandante da sua respectiva Força estiver na ativa, será transferido para a reserva remunerada, quando empossado no cargo.

    O General Villas Boas no estado de saúde em que se encontra sequer pode fazer parte da reserva. Teria que ser reformado por incapacidade não podendo exercer a função.
    A passagem para a reserva foi a maneira encontrada caso um miliar mais moderno tivesse que ter precedência sobre um mais antigo.

  16. Concordo com o Montedo. Este é o melhor Comandante que já tivemos. Está agindo no limite que a lei permite. É o primeiro Comandante que fala da necessidade de melhorar a remuneração e está melhorando. Está fazendo alterações importantes nas carreiras, mas é preciso ler as Portarias com cuidado para entender o que realmente significam. Politicamente tem atuado muito bem também. Foi construído em torno do 35 anos o limite que aceitamos mas com restruturação remuneratória. Vai dar certo, só o tempo dirá, mas tem feito um trabalho correto.

  17. Complementando meu comentário postado em 9 de setembro de 2017 12:01

    A atual portaria de PTTC mudou e estendeu ao militar reformado a possibilidade de ser convocado, antes só podia o militar R/1.

    Tal mudança ocorreu para se adequar aos princípios da administração pública, a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Por se tratar de convocação para atuar na esfera administrativa, ao excluir os militares reformados sejam por idade-limite e por doença, tal portaria era discriminatória pois dependendo da deficiência do militar reformado pode ele exercer atividade administrativa nas mesmas condições do R/1, hoje a atual portaria também contribui para a inclusão dos deficientes.

    Na mesma esteira a função de Cmt Ex não exige grande vigor físico por se tratar de uma função administrativa, o fato dele estar limitado em sua locomoção desde que não atrapalhe suas funções administrativas não apresenta prejuízo.

    No mais pelo que já demonstrou o Gen Vilas Boas se ele já estivesse "prejudicando" o EB pelas suas condições de saúde já teria saída.

    Aqueles que criticam por não ver muitas medidas concretas de melhoria, principalmente em termos remuneratórios é compreensível quando se tem uma visão rasa do Brasil e das nossas dificuldades.

  18. Espero que seja o General Villas Boas que diga aos ministros do STF: "Nós, das Forças Armadas, somos os guardiões da Constituição da Federal. Logo, qualquer conduta que vá contra ela, estaremos prontos para intervir!"

    Com esse caos de lama corrupta que está o país, o próximo passo será a aliança entre o STF e o Congresso com a finalidade de enterrar de vez a Lava-Jato.

  19. Sra. Ana Paula Leite Martins, o mau de vocês é achar que na vida militar seus integrantes têm a mesma proteção das leis aqui de fora. Tentam "meter o nariz" num trabalho que desconhece. Queria ver se fosse o contrário. Indiferentemente de elogio ou crítica, não coloco meu nome mesmo, não; pois não me é interessante ver meu nome exposto às pessoas estranhas ao meu convívio. Não divulgo o meu nome, até porque nome aqui não prova nada, e nem gosto desses sistemas de relacionamento em celulares por aí. É minha opinião e modo de agir.

  20. Anônimo 9 de setembro de 2017 12:01, eu sou reformado depois de estar na reserva remunerada, estava dando aulas no Magistério do Estado do RJ há 8 anos, fui obrigado a deixar minha matrícula, após uma sindicância dentro da FAB a mando do TCU. Embora alguns digam que o TCU permitiu que lecionasse, o Estado do RJ não aceita o Acordão do TCU. Então, vão dizer: coloca na Justiça! Aí vou responder: só se for para pagar para trabalhar, pois as custas com advogado não compensaria o que ganhava como professor. Concluindo, nem reformado por idade, imagina por doença, está podendo trabalhar sendo um militar. Você está ERRADO sim!!!

    1. Olha acho que não leu meu comentário com atenção, foi falado atividade remuneratório PRIVADA. Agora atividade pública so podemos acumular o magistério conforme Acórdão do TCU. Se o estado do RJ não aceitou ai sao regras deles.
      Tenho um amigo 2 Ten QAO R/1 que passou no concurso do Instituto Federal tomou posse de acordo com as regras do Acordao do TCU sem problemas.

    2. O TCU têm poder na esfera administrativa e não judicial. Para acumular cargo de magistério público certamente o STF terá de publicar uma súmula. Por isto, o Estado do RJ "andou" para o acórdão do TCU.

  21. Melhor para o atual cenário brasileiro seria ressuscitar o Gal. Figueiredo, aí sim, queria ver quem seria o brabo no meio desses políticos covardes e corruptos.

  22. Montedo, me diga:

    Você considera o General Villas Boas o melhor comandante da Força que já tivemos de verdade, ou é só pelo fato dele ser também seu conterrâneo. Você e o general Villas Boas são de Cruz Alta.

  23. General Villas Boas é o melhor sim! Ele é um líder nato, desses q já nascem com o dom. Quem serviu com ele sabe. Concordo com vc Montedo, ele é o melhor comandante q o Exército já teve. Quem dera os Cmt OM tivessem a dignidade q ele tem!

  24. Caro Montedo, está correto o amigo anônimo quando escreve que ele deveria ser reformado, é a Lei militar, ela não diferencia soldado ou marechal, o nosso Cmt deve ser reformado e deve cuidar da saúde, será melhor pra ele.
    Quanto a moça corajosa, o é por ignorância…então, está perdoada.

    Cmt Narciso

  25. O Estatuto dos Militares é claro ao prever que os membros das Forças Armadas, em razão de sua destinação constitucional, formam uma categoria especial de servidores, que depende, primordialmente, da higidez física e mental de seus integrantes independente de pertencerem a linha de combate ou não.

    O Comandante do Exército deve possuir a higidez física e mental adequada para o serviço ativo conforme a lei complementar, caso ele não possua deve ser obrigatoriamente exonerado do cargo, ex-officio, alguém não está fazendo o seu dever de casa, a responsabilidade é do Ministro da Defesa em mantê-lo no cargo.

    LEI COMPLEMENTAR Nº 97, DE 9 DE JUNHO DE 1999
    Art. 5o Os cargos de Comandante da Marinha, do Exército e da Aeronáutica são privativos de oficiais-generais do último posto da respectiva Força.

    § 1o É assegurada aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica precedência hierárquica sobre os demais oficiais-generais das três Forças Armadas.

    § 2o Se o oficial-general indicado para o cargo de Comandante da sua respectiva Força estiver na ativa, será transferido para a reserva remunerada, quando empossado no cargo.

    § 3o São asseguradas aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica todas as prerrogativas, direitos e deveres do Serviço Ativo, inclusive com a contagem de tempo de serviço, enquanto estiverem em exercício.

  26. Entendi que a lei leva o General cmt da força a reserva quando assume a função de chefe da força armada.
    Se o Gen Villas Boas é da reserva conforme a lei, poque ele usa fardamento?
    Sendo então um Gal e não Gen?
    Pois Gen é ativa e Gal reserva.
    Porque o antigo ministro da defesa utilizava fardamento?
    Pois que aprendi na formação foi isso.
    Uma mera duvida de um mero militar da reserva, as coisas mudaram.

  27. KKK. Quase morri de rir ao ler o Maj Pessanha elogiando o Cmt. Aí é fácil se identificar kkk. A babação não tem limite nem círculo hierárquico.

    1. Meu caro, trata-se de uma opinião honesta e sincera. Não conheço o Gen VB pessoalmente nem provavelmente o conhecerei, mas opino sobre ele como o faria para vc, se conhecesse o seu trabalho. Tenho autenticidade suficiente para isso, pois já o fiz outras vezes me identificando no blog sem ter elogiado o trabalho de ng.
      Maj Eliézer Pessanha

    2. Tremenda besteira falar de alguém sem conhecer ele. Conheço o Major e ele é um dos Oficiais mais capacitados que conheci. Nunca precisaria babar ninguém, porque a reputacao dele fala por ele. Todos respeitam ele. Tremenda bola fora do praça aí de cima.

  28. O problema ou solução não é o general, que está sob ordens do presidente e de um civil.O problema está em quem comanda essa nação. Os interesses são outros e nada tem a ver com os anseios dos militares. Desde que tiraram o poder dos militares e colocaram um civil para comandá-los, principalmente petistas. Agora, se não ha uma reação, aí fica difícil querer reaver o respeito perdido.

  29. Como passei em um concurso nível oitava série ainda não consegui entender o porquê do Gen VB ser o melhor Cmt que o EB já teve. Alguém desenha aí pra mim? Ou manter essa carreira ridícula após a MP do mal é vitória?

  30. Best ? Que best? Best para quem? E por quê? Discordo, totalmente,Montedo.Ele não é melhor.É apenas mais um.Nada fez e nada fará para tirar a tropa da miséria financeira em que vive.Melhor em quê? É melhor por quê? Melhor com relação a quem? Todos foram e todos serão exatamente iguais!!! Melhor coisa nenhuma.Agora,se você afirmar que teve gente pior que ele,aí eu concordo.Mas foram dois ou três.O resto,é tudo a mesma coisa.Mesma conduta.Mesma conversa.Sempre muito amigo dos políticos ,etc,etc…Mesma mesmice!!! Que best coisa nenhuma.Best por quê? Está deixando um legado do dia do uniforme,da mudança na gravata,no uso do guarda-chuva…35 anos nos lombos… Isso é ser best?

  31. SE ele luta, não ganhou nenhum confronto, só temos perdas e pepinos.
    Mas na visão de muitos? muitos muitos ou muitos poucos? é o melhor, imaginem o q temos.
    Um abraço aos s da vida, continuem lendo e postando.
    O cordão do bola verde cada dia dá mais bandeira.
    heheheeheheheh

  32. Respeito sua opinião Montedo e concordo com muito de seus posicionamentos dentro do blog, mas para para mim o melhor comandante seria quem pagar auxílio fardamento igual para todos, tempo de espera na fila de PNR igual para Sgt e Of, gratificação para cada serviço tirado, diminuição dos intertícios para praças e por ai vai… Sonhos de um praça, por um EB mais justo e humanitário.

  33. Sr Comentarista 10 de setembro de 2017 10:29. Parabéns! Sabias suas palavras. Quanto ao PNR tem que ser alterado UU. Tem camarada com imóvel na Guarnição e 17 anos no PNR e alugando o seu imóvel para o colega que esta na fila de espera. Sgt QE tem que ter limite não como tem acontecido locais que 100% dos PNR são ocupados por QE. QAO não pode ficar no PNR de praça. O que esta acontecendo o ST sai QAO e fica no PNR de Praça até abrira uma vaga em casa na Vila de Oficiais. Tem local que que a Vila dos ST Sgt esta uma constelação só de QAO. O cara saiu QAO desocupa e deixa a vez para outros. PNR de GU Esp a mesma coisa tem que ser o tempo minimo, o cara quer ficar mais desocupa e da a vez para quem chega, nao é este o objetivo atender quem chega?. A IG de PNR tem que ser alterada UU. Sr Adjuntos de Comandos levem este fato aos Comandantes. Tem Guarnição que adotou a Declaração de Ocupação em cartório. O camarada declara que não possui imóvel quem mentir vai para o RDE. Militar com Curso Operacional valorizar. O cara chega Guerra é designado a montar pistas de cordas e orientação. O "peito liso", 17horas vai embora para Universidade e na promoção tem mais pontos que o Guerra, porque ficou na administração e o conceito maior. Gu de Brasilia e Loc A no máximo 5 anos e vai na "rota". O novo Cmt do EB tem que fazer isto. Obrigado ao Blogger um espaço muito importante.

  34. Um monte de "adevogados" aqui tentando explicar e não se explicam. Fui procurar um advogado para tentar resolver uma causa militar, o cara me perguntava tudo e não me esclarecia nada. Eu que tinha que ficar explicando sobre o Estatuto para ele. Porque eu estava na reserva ele ficava falando: "Você está aposentado, então, pode sim assumir outro cargo público." Como se eu fosse um civil. Não sabe é nada!!!

  35. Galera os comentários é que todos serão promovidos até Dezembro de 2018, principalmente os da Turma da Morte que é 92. Estes camaradas foram muito prejudicados e para evita uma "enxurrada" de ações e amenizar o prejuízo deles todos serão promovidos. Esta turma de 92 só se "ferrou".

  36. ok, mas quando ele irá começar a "brigar" pelo nosso aumento de salário referente ao ano de 2016? As parcelas que estamos recebendo são relativas ao ano de 2015 !!!
    Acorda tropa…

  37. Sobre PNR camaradas, não há mal nenhum em ter casa na guarnição e ocupar um PNR. Mérito de quem conseguiu adquirir um imóvel. Afinal, o soldo é o mesmo para todos, não é? Cada um faz o que quiser com seu dinheiro.

    Como não é possível a construção de PNR para todos os militares, o mais próximo de ser justo seria estipular um tempo de ocupação. Exemplo: Para oficiais o tempo de ocupação máxima de um PNR seria de 3 anos, e para os STen/Sgt seria de 4 anos. Após esse período, se houvesse militares na fila de espera, aqueles que ocupam após completarem o tempo de ocupação seriam obrigados a desocupar. E, se quisessem, poderiam entrar de novo na fila de espera. Se não houver ninguém na fila querendo ocupar, o militar que já ocupa e que completou o tempo máximo de ocupação, poderia ficar morando no PNR até aparecer o próximo pretendente.

    Volto a destacar, não problema nenhum de um militar possuir imóvel e ocupar PNR. É mérito do militar. O máximo que pode acontecer caso proíbem o militar de possuir imóvel na guarnição, é vender o imóvel e aplicar o dinheiro da venda em um investimento como compra de títulos ou compra de ações.

  38. Anônimo 10 de setembro de 2017 13:04, vê-se que seu conhecimento em termo de trabalho é "vasto", pois a primeira coisa que lhe veio à cabeça foi CAPINAR. Portanto, já que você também é um desocupado aqui no Blog, eu não vou mandar você capinar capim nenhum, vá comê-lo!

  39. Meu amigo de 10 de setembro de 2017 16:34, depois de amargar vários anos no quadro de acesso, fui para a reserva e já estou entrando no judiciário solicitando a promoção a QAO.

    Pode ocorrer de fato, que promovam todos a QAO até 2018, mas isto não impede que entrem no judiciário para pedir a promoção em ressarcimento de preterição, é previsto em lei o direito de 5 anos para recorrer ao judiciário.

    Só desejo boa sorte aos que recorrerem ao judiciário.

  40. Vai uma noticia que esta rolando em Brasilia provavelmente seja real. O TAF e TAF deixaram de valer pontos. A outra que esta saindo uma nova legislação sobre pnr que vai regular tempo de permanência e será oficializado a declaração que alguns quartéis fazem. O camarada ao se inscrever na fila de pretendes junto anexa uma declaração em cartório que não possui imóvel na cidade. Quem faltar a verdade já conhece o nº 1 do RDE. O cara que leva eta punição terminou a carreira. O que acontece o cara compra uma casa financiada pela POUPEX ou Caixa e ocupa pnr, aluga a casa para quem esta na fila. Quem esta na fila que paga i Financiamento dele Ele na zona de conforto e o colega ralando no aluguel. Não é ilegal, mas na minha opinião é imoral. Isto vai terminar.

  41. Quem deve estar veiculando que o Cmt EB deveria ir pra casa deve ser aquele bando de encostado que pega dispensa só por causa de unha encravada. Bando de sanguessuga!! #Paz

  42. "O camarada ao se inscrever na fila de pretendes junto anexa uma declaração em cartório que não possui imóvel na cidade. Quem faltar a verdade já conhece o nº 1 do RDE."

    Tem gente que se presta para disseminar boatos, notícias fakes e o diabo a quatro.

    Camarada, não é demérito conquistar um imóvel e depois alugá-lo. O nome disso é resultado de disciplina financeira. Como o comandante do exército vai punir os militares que se esforçaram em adquirir o seu imóvel ganhando migalhas mensalmente?

    Sou a favor sim de regular um tempo máximo para ocupação de PNR. Algo em torno de 5 anos já está de bom tamanho. Após 5 anos ocupando o PNR o militar é obrigado a desocupá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo