Confira a tabela dos novos soldos dos militares das Forças Armadas


Fonte: Defesa

187 respostas

  1. O salário mínimo foi reajustado em 11,6 % isso valendo para sexta-feira , daqui a 02 dois dias. E o meu 5,5 % para 01 Agosto recebendo em setembro. Tá me achando com cara de bobo ?

    Sgt/EsSA

    1. É amigo, quando reclamamos nos restrigimos aos alojamentos. Greve nem pensar. E o pior de tudo, somos desunidos, então só nos resta lamber as migalhas do governo.

  2. Parabéns aos nossos Chefes, inflação a mais de 11%, isto é só o mascarado e nós com 5,5% e diga amém, com transferência a revelia para os da ativa e publicação em BI para ativos e inativos em conselhos de disciplina e justificação para quem abrir a boca.

  3. Aumento de R$ 1500,00 e 2277,00, para S Ten e Major respectivamente, no soldo, em 3 anos (até 1º de janeiro de 2019), só acredito depois de sacado e gasto.

  4. De novo o governo peca com a classe militar. Este reajuste deveria ser pago em jan 16 em uma única parcela. A esperança é que nossos comandantes batalhem para implantarem ainda em 2016 o auxílio moradia.

  5. O aumento médio foi maior do que o esperado, no entanto a CF não permite reajuste diferenciado, motivo pelo qual, até hoje, estamos com a pendência dos 28% (além dos 137%).

  6. Fazer o possível e o impossível para tirá-los do poder, e ganhar votos das esposas, filhos, amigos, parentes,vizinhos e campanhas de farda para eleger candidatos que nos representem DE FATO E VERDADE.Temos que trocar armas e munição por urnas e votos, A GUERRA À TEMPOS É OUTRA.OBS: E a faculdade de letras continua….

  7. Entre ser recruta e receber o auxilio cadeia a 2ª opção ainda é a melhor em termos de renda, além do que um auxiliar do tráfico deve estar ganhando uns R$ 200 por dia. PQP esse governo é muito FDP.

  8. Parcelaram o aumento por uma vida. Kkkk. Quem mandou eu não estudar kkk. Tô achando graça. Kkkkkkk. Crise de risos kkkkk.

    Sgt reformado cm joelho bixado*

  9. O Bizu é ser temporário e QE. Entraram no EB somente com o RG e sempre se dão bem. Enquanto que os especializados, como os de carreira, rastejam para serem promovidos, além de serem submetidos às constantes avaliações.

    1. Caro companheiro vc parece se achar melhor do que os companheiros temp e os do quadro especial, para o seu conhecimento muitos de vcs aprenderam e saíram de várias furadas dentro da caserna devido a experiência e a vivência de um sargento temp ou QE,estou vendo que o companheiro ainda tem muito que aprender.

    2. Vão brigar entre vocês briguem com os PTistas bandidos ajudem o povo com intervenção só assim acabaremos com injustiça e imoralidade no Brasil acordem soldados eu também sou militar e só começarem que nos dá RR vamos apoiar

  10. Perante esta tabela um 2º sgt vai ter uma perda no soldo de 152 reais comparando soldo de um 1º sgt hoje que a diferença é 561 vai pular para 713 reais……….

  11. É isso que a Pátria pode nos dar, afinal de contas, somos muitos e tem muita gente batendo cabeça sem ter o que fazer, muito vampiro,QCO, muito camarada no face o expediente inteiro, todos nós sabemos e cotidianamente presenciamos estes descalabros, fazem de conta que trabalham, e ganham muito bem para isso!
    Enquanto outros, bem, são cobrados, avaliados e recebem cada vez mais missões.Quem é contra um exército profissional?

    1. QCO? Realmente, não entendi a colocação. Por acaso o sr conhece o trabalho do QCO na Força para fazer esse tipo de colocação? Sabia que os CMs funcionam graças ao trabalho do QCO, por exemplo? Sabia que o QCO é o concurso mais concorrido do EB? Que muitos mestres e doutores vocacionados deixam suas muitas oportunidades profissionais para ingressar no EB, pela competência? Meu amigo,pare de julgar… Todos temos nosso valor…

  12. Estou muito feliz, acho que ficou bom, sou sub, na última parcela serei tenente, porque eu mereço, comandei TG, etc, então não choremos de barriga cheia. Sim, porque a minha está cheia! Os insatisfeitos que reclamem! Que comece o mimimi em 3, 2, 1…

  13. São tanto tempo para esses estudos…
    Tenho certeza que chegaria nesta comédia aí em 15 minutos….
    Os caras não conseguiram nem reduzir pra três parcelas….

    O Povinho fraco são esses tais Cmts…
    …kkkkkkkk

    É o que temos… Vamos lá…

  14. Mais um cala a boca, sem contar que a história recente mostra que não dá certo aumento escalonado. O EB não aprende mesmo, dessa vez, com ou sem ameaça, vamos para a justiça.

  15. Senhores Comandantes. Obrigado pelo grande reajuste que nos foi concedido. Estamos super agradecidos pelo seu empenho em conseguir esta fortuna para nós. Esse reajuste nada mais é do que uma bofetada na cara de seus subordinados. Uma afronta a uma tropa de homens de coragem e determinação. "ISSO É UMA VERGONHA". Teremos uma perda imensa em nossos salários, o que fará com que nossas famílias sofram o pão que o diabo amassou. Infelizmente não temos para onde correr. Não ganhamos polpudas diárias em nossas missões. Não temos carros oficiais à nossa disposição. Pagamos altíssimos aluguéis por não podermos morar em áreas de risco e não termos seguranças à nossa disposição. Em várias localidades temos que madrugar para conseguir uma consulta médica ou um exame, o que nos obriga a pagar um plano de saúde paralelo ao Fu?ex. Só Deus para nos tirar desse buraco, pois se depender dos senhores até a escada para sairmos nos será negada.

  16. Esse "Reajuste" salarial não passa de um tapa em nossas caras.
    Isso mostra como somos profissionais de terceira categoria. Temos que aceitar essa miséria??? Já estamos no fim da fila em se tratando de (SALÁRIO?). Ainda mais, a partir de agosto.
    É revoltante, termos que pagar pela incompetência de uma governante, que conseguiu falir uma lojinha de 1,99. A coisa se meteu em governar uma Nação e arrebentou com tudo. São lojas comerciais fechando diariamente, desemprego em massa, indústrias falindo, custo de vida nas alturas, PIB negativo, etc,etc,etc.
    Faça um favor ao Brasil Sra. Presidente, peça as contas, o povo trabalhador agradece.

  17. Fico feliz de saber que a barriga de alguns subtenentes encontram-se cheias. No entanto não consigo entender como conseguem. Talvez seja utilizando a ajuda de custo de movimentação de 3 em 3 anos numa vida de cigano.

    Mesmo assim, não entendo como conseguem.

    Muitos esquecem de fazer alguns cálculos básicos e comprovar que ao receber a última parcela (2019) a inflação já terá corroído todo o aumento.

  18. Resumindo o imposto de renda vai comer 90% desse aumento, e no final R$ 100,00 de aumento, fala sério isso é palhaçada com essa classe sofrida demais.

  19. Aos leões de alojamento que estavam adormecidos, digam-me qual categoria de servidor público federal teve aumento salarial acima de 27,9% ? Com todo respeito as diversas opiniões aqui expostas, mas é muita choradeira. O pior é que a maioria que está reclamando não faz nada pra mudar de direção. Se está tão ruim por que não estudem pra buscar algo melhor?

    1° Sgt Com que foi aprovado na PRF dentro das vagas e não tomou posse porque não vale a pena, já que a diferença salarial no LÍQUIDO é de apenas 300 reais.

  20. Quem sera o comentarista q adora escrever mi mi mi? Se diz sub ten, mas para mim é fake, pois já se idt de outros modos. Por eliminação, este postante, esta mais para uma senhora q se infiltrou somente para gritar MI MI MI. Só assim consegue relaxar.

  21. Quem vive de esmola, sempre espera o melhor de quem da essa esmola,mas pelo jeito o melhor nao veio, portanto vao se os aneis e ficarao os dedos.

  22. Mas pra resolver este absurdo pelo qual estamos passando com este governo de incompetentes e guerrilheiros basta nossos generais sairem de tras da mesa, de cima do muro e executar a a celebre frase de nossa bandeira pela qual juraram fidelidade e sua mensao de formatura oficial. .""ordem e progresso"" bandeira esta que juraram " defenderei até morrer""",, onde estao nossos generais??

  23. O que pensam que nós somos? Um bando de meninos buchudos a quem enganam com pirulitos? Quando 2019 chegar nosso poder de compra terá caído em relação a hoje mais de 40%. Estaremos ainda mais miseráveis do que hoje já estamos. Nem na favela um sargento poderá morar. Terá que ir para debaixo da ponte. Om PT conseguiu a tão sonhada revanche. Será que o reajuste da pensão dos terroristas foi parcelado e nestes mesmos índices?

  24. Fui sgt tem do EB e quando fui licenciado achava que tudo seria difícil. No início sim! Depois passei em concurso no Tribunal de Justiça do meu Estado e hoje recebo bem. Vejo que difícil foi para quem ficou nas fileiras do EB recebendo pouco e com reajustes salariais a prestações. A carreira militar e nobre e deveria ser mais valorizada pelos nossos governantes. Feliz ano novo a família militar. Jozinaldo Viturino de Freitas – Sanharó/PE.

  25. Nossa carreira militar acabaram faz um certo tempo. Culpa de Figueiredo que passou este país aos comunas/guerrilheiros. A Dilma é a pior inimiga dos militares. Isto é um miséria, uma esmola a todos nós. Quem não quer sair por ter um certo tempo de serviço: Passo um grande conselho, junta uma pequena graninha e vá negociar, vender alguma coisa nos poucos horários de folga, senão meu amigo, vais penar quando entrar na reserva. MALDITOS INIMIGOS DE NÓS MILITARES QUE ESTÃO HOJE A FRENTE DA POLÍTICA. Eduardo

  26. Mais um engodo, a inflação este ano (2015) passou de 10% !!!
    Pelo fim da gratificação de representação somente para TODOS os Generais e Cmt de OM

  27. Atenção, esses valores são de soldo, sempre é bom lembrar dos benditos descontos, Pensão Militar, Fusex e o melhor de todos IRPF,e outros mais. Bora vender picolé, pano de prato, capinar lote, e outros bicos que renda melhor que dar a vida. Bora estudar, aquele lema sair primeiro , antes de sair 1○ . Feliz cpmf de novo, digo, Ano Novo. Sucesso a todos.

  28. De novo um idiota fraco, incomodando com os temporários e com os QE…
    A crise está atingindo a todos, principalmente as classes mais baixa.
    Lute por melhorias e não critiquem outros companheiros…
    E não se esqueçam que muitos estão indo e irão para a Reserva.
    Sendo que muitas das vezes não será bom para o próprio EB…

    Att
    Militar com esperança, que ainda irá melhorar…

  29. Essa sacanagem de parcelar, começou em 2005, cujo reajuste seria em uma única parcela de 23% em Mar daquele ano e o governo não deu.

    Após isso, as Esposas dos Militares das FFAA ficaram 71 dias acampadas na Esplanada dos Ministérios, então o governo Ptralha parcelou em 3 semestrais, a contar de Set 05 ou seja 6 meses após o previsto.

    Em 2008, concederam em 6 suaves parcelinhas semestrais.

    Em 2012, em 3 suaves parcelas anuais.

    Agora em 4 vezes anuais, sendo a 1ª parcela da esmola de apenas 5,5%.

    Palhaçada !

  30. Quando digo que nossos comandantes estão a serviço do PT,não acreditam, um comandante passa no máximo 2 anos em uma missão, e são transferidos, e ganham um bom dinheiro na transferência oque acho até justo, enquanto nós subalternos amargamos anos em um navio sofrendo os diabos, sem ganhar um centavo a mais,transferência? Só por cocha assim mesmo de um local para o outro dentro do distrito, rsrsrsr e não ganhamos nada. Estamos defasados em mais de 200% e vem com 33,5 em quatro anos, e os comandantes calados estão calados ficam, pergunto se esquecem que é a tropa que os fazem chegar a almirantes generais? Sem uma boa tropa os feitos não aparecem e os requisitos para galgar postos dificultam.Mas é isso ai, não temos mais almirantes como no passado, generais como castelo branco so temos é lamentar.

  31. Fale sobre isso, divulgue ==> As nossas perdas de 1º Mar 12 à 30 Nov 15 estão em 29,4423% ( Chore !!!! )

    Enquanto isso, é top top … não temos como completar a nossa remuneração com fartas diárias. Veja as perdas desde o último reajuste em 1º Mar 12.
    …………..
    Está faltando entendimento dos leitores e demais militares, já estamos perdendo até 30 Nov 15, 29,4423%, veja:

    – O reajuste concedido em Março 12, foi referente ao passado. A partir de Março 12, começou a contar a inflação, okey !!!!

    Cálculo da variação de um período – IPCA (IBGE)

    A variação do índice IPCA (IBGE) para o período de 01/03/2012 a 30/11/2015 é 29,4423% (incluso as conversões de moeda)

    ==> Fonte
    http://www.debit.com.br/indice_acumul.php?indexador=17&imes=03&iano=2012&fmes=12&fano=2015

  32. A gente lê os comentários e temos o desprazer de ver muitos alienados se contentando com esmola parcelada.

    Inflação em apenas UM ano 11% e receberemos na 1ª parcela 5,5 %. Excelente não é alienados !!!

  33. BOLETIM INTERNO DE HOJE! O QUE PODE SER ISSO MONTEDO? SERÁ QUE É PRA IMPLEMENTAR A PROMOÇÃO DE TEMPORÁRIO A 2º SGT E CAPITÃO?

    2016
    13.2.5 Prosseguir na implantação do novo plano de carreira.
    13.2.5.1 Concluir a modelagem do plano de carreira da transformação.

    2017
    13.2.5.2 Iniciar a implementação das ações aprovadas do plano de carreira da transformação e continuar a
    modelagem e o estudo das demais ações.

  34. Sr Teste Teste

    Tô contigo e ñ abro!!!!

    Srs, existem alguns Estados (vide recente reunião de 11 Governadores com a Presidente) q os servidores públicos tiveram a 2ª parcela do 13º Salário parcelada em SEIS prestações!!! Q ñ recebem a integridade dos salários desde Jun 15!!! Q a partir de 2016 os salários dos sofredores, digo, servidores será parcelado (qta vezes ninguém sabe), pois estes Estados ñ possuem dinheiro em caixa para honrar seus compromissos!!!!

    Está ruim?! Concordo plenamente, porém há servidores públicos em pior situação q nós!!!!

  35. Ainda bem que estamos tendo aumento de salario por pouco que seja, muitos municipios e estados estão sem receber salario, 13 salario e salarios em atraso.
    Para muitos militares este aumento é muito mais que o merecido por não fazerem nada, porem para outros é pouco.
    Pois todos sabem que tem grande parte do efetivo só vai cumprir expediente e fazer TFM e vai para a seção alem dos horarios…
    Cada um de nós temos o que merecemos e mostramos fazer…
    Infelizmente é a verdade.

  36. Como disse um comentário anterior, Melhor pingar do que não ter nada. Meus amigos tentem, sei que é difícil, construir ou comprar sua casa própria, pois depois que forem para a reserva é que vcs irão ver como pagar aluguel é uma mercadoria. Se fizerem uma forcinha dá. Aperta daqui, dali, uma transferência no tempo certo, tenham uma vida de milico, não queiram ser o que não são. Lembrem-se somos milicos e o que nós ganhamos é isso ai, então paciência, com um pouco de planejamento se consegue viver bem. S Ten 92 já na reserva e com sua casa própria e com seu carrinho novo na garagem. Feliz Ano Novo e feliz reajuste para aqueles que se sentem agradecidos.

  37. As Contradições do Porco
    A Besta cospe infinitamente para cima;
    Joga lixo por cima dos pés.
    Possui espírito de porco por natureza,
    E assim, tenta aumentar seu habitat.
    Tem a preguiça por hobby;
    Mas culpa o dono do chiqueiro por todo dejeto acumulado…
    Físico e moral.
    Poderia até ser forte e intimidador como verdadeira fera
    Mas a lavagem está no cocho… deixa prá lá.
    Sabe que mais cedo ou mais tarde vai virar linguiça.
    …deixa prá lá. A lavagem está no cocho.
    Reclama até da própria natureza suína;
    Não esboça qualquer esforço para melhorar, superar-se;
    Mesmo que minimamente.
    Quanta injustiça suína. Nem os porcos merecem tal comparação.
    A sina da besta que tem por destino o moedor;
    Semelhante à sina do prego…
    O sofrimento ou atrito abrupto os torna úteis à natureza…
    E, quem sabe, um pouco melhores em essência.
    "Que em 2016 possamos enxergar o que existe além do cocho que é oferecido a cada segundo pela mídia, pelos ideolóides políticos, pelos religiosos e toda essa corja que tem como única finalidade, o controle irrestrito das nossas vidas".

  38. Esse aumento parcelado é uma sacanagem desse governo para com os militares. O pior que tudo isso ocorre com omissão e complacência dos Chefes Militares que por essas e por outras estão perdendo o comando da tropa. Doravante os militares, principalmente os praças, passarão a fazer bico para sobrevivência de suas famílias. Albineli R1

  39. "Expansão" da folha de pagamento dos Militares: 5,5% em Agosto 2016.

    Aumento do salário Mínimo de 11,6%.

    Aumento dos Aposentados, previsto em 08 jan 2016, para 10,37%.

    E ainda vou ver aqui no blog militares dizendo:
    "Só foi 5,5% isso porque o governo está sem dinheiro…não reclama, está bom, melhor que nada"

    E veremos na Mídia Manipuladora:
    "Militares das Forças Armadas terão aumento de quase 30%, em plena crise."

    E para quem acredita em Palhaços:
    Não acredite no Palhaço Tiririca, com a frase "Pior que tá não fica".
    Acredite no Palhaço Patatá: Pior que tá, vai ficar.

    Essa ideia de que vai melhorar…são mais de 15 anos e meu amigo, só piorou.
    Somente agora fui acordar.

    Senhores: SÓ JESUS SALVA E SOMENTE O PAPIRO LIBERTA!

    Muita Fé em Deus, Força, Saúde para aguentar tudo isso e não depender do Fusex, e ESTUDO. Muito Estudo e Dedicação para todos vocês neste ano de 2016. O ano da vitória!
    Um Bom fim de ano a toda a Família Militar.

  40. Aos que reclamam, vão estudar. O mercado de trabalho está de portas abertas para recebê-los. Agora fiquem atentos. Para ganhar o que os militares ganham, terão que ralar bastante.

    1. Paisano, estude e passe no concurso,senão fique calado. Tirando a primeira hipótese, só pode ser um daqueles meninos que ficam o dia inteiro coçando nas SU sem ter o que fazer (tirando o horario de passeio com suas agendas) e recebendo muito bem por isso.

  41. A inflação oficial divulgada pra 2015, foi quase 11%, de quanto será a inflação até agosto de 2016???
    Já começamos perdendo aí, e o pior, ainda foi parcelado em quatro anos, com a inflação galopante comendo….no final estaremos pior que agora em defasagens…..
    E ainda aparece gente aqui no blog pra falar que temos que ficar satisfeitos, que foi melhor que outras categorias,…. Só que outras categorias recebem já a partir de janeiro…..e podem ter certeza…não vão ficar caladas com as perdas da inflação nestes anos todos.

  42. Só uma dúvida para quem quiser responder.

    Num passado não muito distante houve um aumento de salário dos militares sendo escalonado e, entraram na justiça para que o reajuste fosse o mesmo para todos, pois, só o soldo é a base do diferencial.
    Neste caso, em que o reajuste foi diferenciado, como ficará? – mais ações na justiça para quererem usar o maior índice.
    Um jurisconsulto misturado com economista para explicar esse reajuste diferenciado.

  43. Deixei o EB faz 10 meses e já tive 2 aumentos entre a data do concurso e a data da posse. Fiz bem. Desejo ao ex companheiros de farda que um dia sejam valorizados no bolso.

  44. Que tristes anos continuaremos a ter até o ano de 2019!
    Onde estão os nossos Comandantes?
    A única coisa que sabemos verdadeiramente que somente a DEUS que a tudo pode e a tudo vê, sabe de tudo! Tenho pena destes que de forma omissa deixam tantas famílias continuarem sofrendo. Pecamos em pensamentos, em atos e em OMISSÕES. A quem muito é dado muito será COBRADO. Tenho pena destes que passam a dever a DEUS, onde com Ele iremos ter e prestar contas, sem estes advogados que buscam nesta terra transformar o errado em certo. FUJA DE DEVER, POIS O PAGAR É CERTO!

  45. Vivemos os primeiros instantes de 2016. Prenuncio que, com a noticia do parcelamento do aumentos salarial, esse será mais um ano de choro e lamentações para milicada. Sem comando e como um barco a deriva o Exército caminha sob o toque do bombo do comunistas. Enquanto isso os Generais, maioria Petistas, se recolhem e deixam a tropa ao relento juntamente com a família lutando pela sobre vivência. Fazer bico será a saída possível para o milico resgatar a dignidade e criar sua prole, doravante. Sgt ALBINELI R1

  46. Estou feliz com meu salario das forças armadas, afinal das contas sou temporario, atendo em meu consultorio fora e tiro mais um dinheirinho e quando sair daqui 8 anos terei a minha pecuniaria. Podendo ainda receber a pecuniaria de capitão se a lei mudar até lá.
    Não sei porque o povo reclama tanto, vai trabalhar ai fora para ver como é dificil. Agradeçam a deus o que tem muitos funcionarios publicos estadual e municipal que nem recebendo estão, esta tudo atrasado…

  47. Para o tanto que militar trabalha está de bom tamanho. Quem reclama são as gerações gastadeiras que fizeram filhos a torta e direita e agora se dizem prejudicados.

    Fiz as contas eu aluno esse ano na qualificação já me formo 3º sgt sem filho, solteiro. Fiz as contas em 2019 vou estar ganhando R$4889,00 bruto, o líquido deve ser de R$4200. Isso 3º sgt, aí pergunto isso sem eu ser pqd que ganho 20% se incorporar as cotas e se for pra guarnição especial que dá mais 20%.

    Na boa não é possível que não dá e vou viver na pindaíba, relembro tem que ter planejamento, é o que o general da EsSA falou pra nossa turma numa palestra. Capaz foi isso que faltou pra geração dos senhores que gastavam demais, sem responsabilidade pra fazer filhos, alguém que desse limites. O general disso que antigamente não tinha palestras financeiras assim pra direcionar o militar.

    Meu tio sgt QE é um exemplo tem 5 filhos e paga PJ pra todos eles e esse costuma reclamar que ganha uma miséria kkk. Assim não dá pra entender.

    Relembro EU estou muito feliz com meu salário de R$4200,00( sim já penso em 2019 e na formação) Pegunto aos senhores qual empresa te paga R$4200,00 com ensino médio, os senhores vão me dizer INSS, porém o custo benefício o EB sai ganhando, aqui ganhamos pra fazer TFM e ir pra seção apenas 10 da manhã e com um regime de meio expediente na sexta-feira.

    Se forem observar INSS trabalha 40horas semanais. Nós não trabalhamos isso, qualidade de vida ruim e serviço estressante!! Vão falar do serviço que tem que tirar, porém é duas vezes no mês no máximo três, falo pra sargento que é o que vou ser! Ou seja analisando todos os pontos com ensino médio estou é muito bem, pergunto na cidade dos senhores quem ganha R$ 4200,00 com ensino médio. Aqui na minha cidade só ganha isso com superior essa é a realidade.

    Reitero, aluno do curso de formação de sargentos que se forma em novembro desse ano. Feliz e com planejamento. O sub e o 2º sgt sabe bem o que falo!!

    Não consigo ver o pessoal só meter o pau na instituição sendo que lá fora tá bem difícil emprego e que pague em dia. Já fui soldado por 3 anos e já me virava bem, sendo sargento só tenho a agradecer!!

    1. Parabéns garoto pelo planejamento no início da carreira, sou 2° Sgt/2002 e minha transferência involuntária veio e hoje estou em Osasco, mas como vivi com planejamento, hoje vivo bem aqui, consigo pagar aluguel de 1300,00 e com filho em excelente escola, estou concluindo a faculdade e não me falta nada, vou pra vila militar ee livro do aluguel com apenas um ano na fila….
      O problema é que tem muita gente que é Sgt mas quer ter vida de marajá….

      Fico feliz que tem lobinhos começando a carreira com seu pensamento…

      Ainda há esperança…

      Sorte na vida garoto!!!!

    2. Falou muito, mas falou merda.

      Sgt moderno prepara instrução, corre com a tropa, tira sv igual um condenado, pega diversas escalas de missões e por aí vai.

      Sou 3sgt, de 2011. Atualmente sirvo no RJ,na brigada paraquedista.

      Sim, a remuneração é excepcional para um rapaz de 20, 26 anos sem filhos.

      Mas e quando você quiser ter uma família? Sete anos para aumentar menos de mil reais no soldo, camarada. Pegue a tabela e faça uma conta boba: a diferença do soldo do St para o 3sgt é de 2400 reais.

      Sim, mais de 20 anos tirando serviço para conseguir esse aumento.

      Se você não tem perspectiva na sua vida, então seja feliz e viva uma vida medíocre.

      Só o papiro liberta.

    3. Obrigado Sgt 2002, a geração de agora está bem centrada, tivemos 10 palestras financeiras ao longo do ano, o que abriu muito a nossa mente e eu já possuía uma certa habilidade financeira, só aprimorei!! Para o Sgt 2011 só digo uma coisa a essência de tudo é o planejamento, vou ter filho, claro que sim, mas quando tiver já estarei com uma base alicerçada.
      Por isso mesmo na escolha da QMS escolhi intendência para amenizar isso que o senhor falou e pensando numa faculdade, pra tirar um serviço mais tranquilo. Posso pegar missões? Com toda certeza, porém bem mais branda que um Sgt de arma! Tive que papirar muito por que como o senhor sabe intendência é a primeira a fechar as vagas. Quanto menos sanhaços passar até ficar antigo melhor!
      Como já disse já fui soldado 3 anos e sei que vida de Sgt lobinho não é fácil, já fui em missão com Sgt lobinho a qual era vigiar o estacionamento da festa do comandante do batalhão até quase o amanhecer, porém o senhor há de concordar que ficando mais antigo, a vida tende a melhorar muito.
      Trabalhamos muito no começo, sim, não tem jeito, porém há uma perspectiva de melhora.
      Por último se o senhor acha que com R$ 4200,00 é viver uma vida mediocre, não sabe o que é viver com salário mínimo, a maioria dos brasileiros vive com isso.

      Se é um salário tão medíocre vai tentar viver com salário minimo e vai conhecer o que é dificuldade!
      E outra hoje em dia os melhores concursos públicos de nível MÉDIO está nesse patamar de salário. Não consigo entender sua revolta. Acima de 4000 como falei só ganha quem tem ensino superior! Estamos é muito bem!
      Como falei como soldado EP eu tinha um planejamento excepcional, ganhando quase 4x mais, creio em um futuro promissor pra mim. Dúvido muito viver na pindaíba, igual muitos camaradas de farda se dizem viver!
      Não obstante, invejo o senhor(inveja branca) por estar na brigada paraquedista, ao formar na Esslog eu farei o curso básico paraquedista e começarei minha vida de sargento na brigada, sonho que vou realizar se Deus quiser! Minha meta é PQD, depois o Dompsa, lutarei por isso.
      Passar os 5 anos na brigada pra incorporar as cotas até o limite de 20/20 e logo após ser transferido pra uma guarnição de 20%.
      Agora eu que falo pro senhor fazer uma conta boba e ver quanto ganharei nessas duas brincadeiras. Cada um faz o soldo que merece, não pretendo ficar parado, nem me acomodar, tenho metas e vou cumprí-las!! Fazer curso pra ganhar um pouco mais ninguém quer ralar carcaça pra conseguir, agora meter o pau na instituição e não sugar dela tudo que poderiam, isso querem!

    4. Ao 2* Sgt 2002, não foi pro senhor que falei tudo aquilo não, me interpretou mal, é que pelo celular tem a opção de responder dentro do meu comentário, coisa que num computador não tem! Se o senhor observar eu disse "para o Sgt 2011" no começo do que discorri, tudo que falei foi pra ele se quiser ler foi o anônimo 2 janeiro 17:59, falei pra ele! Ao senhor Sgt 2002 só agradeço por tudo que falou, foi de grande valia pra mim, seguirei os passos do senhor e reitero foi só um equívoco do senhor! Grato Major QCO Leonardo seguirei firme, obrigado!

      Aluno de curso de formação de sargentos (qualificação)

  48. Alguns já estão fazendo as contas de quanto será o "lucro" do reajuste e de quando podem renovar os empréstimos. Não esqueçam que a tabela do IRPF não sofrerá reajuste e a armadilha de mudança de faixa vai acabar com algum saldo positivo.Alguém duvida de que os funcionários das categorias que ainda não foram "beneficiados". com PRF e funcionários da Justiça, e que ainda continuam a brigar por reajustes não irão conseguir, e, retroativo a janeiro? Por que tem que ser sempre em quatro parcelas anuais?

  49. PESSOAL, JÁ DISSE, A SOLUÇÃO É UMA BANCADA MILITAR FORTE PARA NÓS…veja o Exemplo dos PMs.
    Deixa de ser desunidos, militares das Forças Armadas
    PARTIDO MILITAR JÁ!

    Acesse …
    http://www.partidomilitar.com.br

    * Vc pode ter certeza que podemos contar com eles.

    => Deputados Federais da PM, BM, PF …

    * Cadê a Bancada das FFAA ???

    – Alberto Fraga (DEM-DF) – Cel PM-DF
    [email protected]
    https://pt-br.facebook.com/albertofraga.oficial
    ……………………………..
    – Capitão Augusto (PR-SP) – PM-SP
    [email protected]
    https://pt-br.facebook.com/capitaoaugustooficial
    ……………………………..
    – Cabo Daciolo ( Sem partido ) – BM-RJ
    "André Gab. Dep. Cabo Daciolo" ,
    "Dep. Cabo Daciolo"
    https://pt-br.facebook.com/benevenuto.daciolo
    ……………………………..
    – Izalci (PSDB-DF) – Ex ten R2 do EB
    [email protected]
    https://pt-br.facebook.com/izalci
    ……………………………..
    – Tenente Lúcio (PSB-MG) Ex Ten R2 do 36º BIMtz
    [email protected]
    https://www.facebook.com/tenentelucio1
    ……………………………..
    – Jair Bolsonaro (PP-RJ) Cap R1 EB
    [email protected]
    https://pt-br.facebook.com/jairmessias.bolsonaro
    http://www.bolsonaro.com.br/
    ……………………………..
    – Capitão Fábio Abreu (PTB-PI) Cap PM-PI
    *** não está em exercício ***
    Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí
    https://pt-br.facebook.com/capfabioabreupi

    – Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) – PF
    [email protected]
    https://pt-br.facebook.com/bolsonaro.enb
    ……………………………..
    – Cabo Sabino (PR-CE) Cb PM-CE
    [email protected]
    https://pt-br.facebook.com/pages/Cabo-Sabino/697004213668375
    ……………………………..
    – Subtenente Gonzaga (PDT-MG) PM-MG
    [email protected]
    https://pt-br.facebook.com/subtenentegonzaga
    ……………………………..
    – Major Olimpio (PDT-SP) – PM-SP
    [email protected]
    https://pt-br.facebook.com/olimpio.major
    ……………………………..
    Pesquisei e passo no 0800. Espero que divulguem.

    ( Divulgue. Abra mentes atrofiadas para 2018. )

  50. Quando entrei na FAB em 1978 um terceiro sargento recebia salário líquido de 10 mínimos, ou seja, hoje primeiro de janeiro de 2016, deveria ser R$ 8.800,00 líquido sem compensação orgânica. Isso é um absurdo. Que saudade da "ditadura militar".

  51. Os comandantes cumpriram a missão! Cargos mantidos e promessas futuras, estão satisfeitos, portanto, a tropa deve ficar satisfeita. SELVA!!! Aproveita e reserva para eles também uma pá, enxada, facão e material de combate aos mosquitos . Que vá para as ruas e rodovias para dar exemplo.Reposição digna só quando tiver dinheiro sobrando, ou seja, nunca mais.PT sai e entra a turma do FHC. Enquanto isso, as outras categorias não "contempladas" vão grevar, protestar e peitar o governo por seus direitos na Constituição e vão receber, provavelmente retroativo.Forças Armadas se tornaram força auxiliar do petismo.

  52. Muitos colegas aqui tem complexo de vira lata. Não cara, você não deveria pensar assim, essa corja que está no poder, falo da cúpula do Executivo, Legislativo e Judiciário, eles escravizam a população como um todo, sendo que pra eles nada falta, temos que nivelar por cima e não por baixo quando falamos em salário para o povo, devemos pensar na valorização do ser humano, temos sim direito ao trabalho, ao lazer, a saúde, a educação, a segurança, ao transporte público descente, tudo isso a família brasileira adquiri com SALÁRIO digno. Não meus caros, não podemos ter complexo de vira lata.

  53. Quem está reclamando e "babando" porque o salário mínimo foi de 11%, não se preocupem. A presidente Dilma, na sua sabedoria infinita,já disse que ela vai continuar valorizando os militares e, como ela gosta tanto dos militares, pois são eles que estão fazendo todo tipo de serviço boca pobre, os reajustes ou expansões salarias vão continuar ínfimos até se equipararem ao salário mínimo(se fosse hoje ganhariam 11%). Depois disso, como precisam economizar mais,os militares receberão no futuro apenas um BOLSA consolação.Os grandes chefes, claro, com suas roupas vistosas, engomadinhas e cheias de enfeites, terão cargos políticos à disposição.Ainda, para os militares será instituído a medalha PÁ-de-bronze,ENXADA-de-prata e, a maior, MOSQUITO-de-ouro.Todas dedicadas aos "combatentes".

  54. Senhores estou feliz com o aumento porque achei que não viria nada.
    Sei que este local democrático não e lugar de brigar.
    No entanto reclamar e bom, ver pontos de vista diferentes e bom, ver o relato de companheiros com a mesma dificuldade que a minha e confortante.

    Aos mais jovens estudem e procurem outras carreiras, não existe mobilidade interna no EB, ele ainda esta em castas. Se tem que estudar não estude para QCO estude logo para outra coisa.

    Fico feliz em saber que existe militar satisfeito com a situação, para esse não atire pedra em quem deseja ir embora, pois o caminho de quem vai embora não e fácil, com a rotina de trabalho nosso e os compromissos familiares, papirar não e fácil.

    Agora recebemos aumento, porem houve períodos que outras categorias receberam aumento e nos não.

    Aqueles que falam mal dos QE e temporários, companheiros estes militares são gente nossa, labutam conosco todo dia e estão com o mesmo problema nosso. Se os de carreira estão desvalorizados não e culpa deles, quem dita a politica de pessoal não e temporário nem QE.

    Os índices do REAJUSTE não chega nem a reposição salarial. Muita coisa pode ser feita para amenizar a perda salarial, esta os comandante e que deveriam orquestrar e mostras o respeito e responsabilidade com os seus subordinados.

    Na tabela mostra o soldo de alguns Oficiais Generais, pergunto vários ainda continuam recebendo como ministro, então a tabela para esses e fachada.

    PNR, FUSEx, alimentação, Transferência, promoção, missões que não cause gasto para o militar, estas os comandantes podem ajudar. No momento no entanto vão usar e para manter a tropa quieta, aguardem a politica do terror.

    Jovens estudem não tenham vergonha pois irão envelhecer, contrair família, adoecer de tanto trabalhar, a maioria dos praças vai ficar na tropa durante 30 anos e serão penalizados por comandante que não possui nem 10 anos de tropa. Aos jovens tenente sera ainda pior serão obrigados a pensar igual aos chefes.

    Resumindo não tivemos aumento nem reposição salarial e a coisa vai piorar, mas sempre vão jogar a culpa nos políticos e não nos comandantes.

  55. No meu entender, só quem pode usar termos chula é o próprio governo. Pois, será há chula maior que anunciar uma proposta de aumento desse nível, para os militares? Será que nós somos considerados tão imbecis assim? Ora, 27,5% parcelados em quatro vezes, com a primeira parcela de 5%, somente em setembro de 2016. Sabemos que já estamos com uma defasagem de mais de 30%. A inflação berando os 12%. Creio que este Governo está desconsiderando a sua segurança. Por outro lado, poque segurança, se o Supremos concorda com tudo que chega as suas mão, para defender os rombos do Governo. Em boas palavras, sem chula, estamos perdidos, num deserto, aonde tem só leões. Salve-se quem puder!Estou ansioso para chegar as eleições de 2016 e 2018. Acho que quem tem vergonha na cara, jamais dará um voto para essa gentalha.

  56. QUAL MARGEM CONSIGNAVEL ? VC JÁ FOI NA POUPEX A PARTIR DE OUT 15 ?

    Veja o que está acontecendo …

    A tal POEPEx, só faz emprestimos atualmente se o militar pagar 50% do que deve. Tem lógica isso ??

    Até a POUPEx mantida por nós está nos sacaneando, empurrando todos para outras entidades consignatarias. Pode isso Arnaldo ?

    Veja bem, o militar tem um limite consignavel de 70 mil, mas pegou apenas 20 mil reais. mesmo com margem de mais 50 mil, ele só pode pegar mais ou seja renovar, se pagar 10 mil dos 20 mil que deve !

    Que sacanagem é essa ?

    Ai o militar vai para o BB e outras entidades.

    Vida breve. Breve vida.

  57. Pessoal, essa informação vai servir para alguns; a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária receberam o mesmo aumento das Forças Armadas, só que eles irão entrar em grave para brigar por mais, uma vez que esse aumento não cobre a inflação até 2019, enquanto a gente, como diz o ex-presidente corrupto `Luís Inácio Metralha da Silva Lularápio, os militares se contentam com migalhas.

  58. QCO é o concurso de maior concorrência entre três forças (inclusive mais concorrido que os concursos para IME e ITA. Somente este ano, foi 465 pessoas para 1 vaga em ADM. Os que conseguem passar, são altamente qualificados.

    Tem gente confundindo Of QCO com Of Temporário….só pode.

    1. Ah, para! Concurso mediano, só falta falar que são somente pra genios. Quer comparar com ITA? Com Auditor Fiscal? Medicina USP? Menos, menos….

  59. Vamos parar de reclamar, pois para o que fazemos está bom demais!!! Quem não está satisfeito procure um emprego melhor e pára de encher o saco!!!! A maioria não faz nada que justifique esse salário!!! Poucos, mas muito poucos, fazem jus ao seu salário!!! Está muito bom!!! Vão procurar uma segunda atividade ao invés de ficar reclamando!!!

    1. Parabéns, é por aí mesmo, só reclamam quem não faz nada pra melhorar sua vida e fica esperando do governo…

      E é quem menos trabalha tbm…

  60. ===> Leio todos os comentários. Será que uma minoria de satisfeitos ai, não leu o comentário abaixo já postado antes não ! São cegos ?
    …..
    Está faltando entendimento dos leitores e demais militares, já estamos perdendo até 30 Nov 15, 29,4423%, veja:

    – O reajuste concedido em Março 12, foi referente ao passado. A partir de Março 12, começou a contar a inflação, okey !!!!

    Cálculo da variação de um período – IPCA (IBGE)

    A variação do índice IPCA (IBGE) para o período de 01/03/2012 a 30/11/2015 é 29,4423% (incluso as conversões de moeda)

    ==> Fonte
    http://www.debit.com.br/indice_acumul.php?indexador=17&imes=03&iano=2012&fmes=12&fano=2015

  61. o que adianta? aq no RS o ICMS foi de 25% para 30%, mês que vem vou saber o quanto vai aumentar a luz, por hora, fui no posto de gasolina e o combustível subiu 0,34 centavos, foi para inimagináveis R$ 4,24 (aumento de 12%). Esse aumento é um natimorto.

  62. eu não reclamo, passei em um concurso nivel primeiro grau, sem muito estudo e "sofrendo" durante o curso de formação no RJ, tendo muitas instruções na scorpions, via show, VM, e nos fins de semana, como punição, ia para a região dos lagos, o que mais posso pedir a deus nesse ano novo…kkkkk

  63. Isso é o que podemos chamar de migalhas…não corresponde sequer ao percentual de inflação…Militar do Exército está sendo tratado feito lixo por este governo facista que conseguiu algemar os comandantes com as diárias de gratificação. Como diria Boris Casoy, isto é uma VERGONHA….Para se ter uma idéia um Soldado da Polícia Militar da Paraíba que trabalha na escala de 24 x 72 ou seja 7 a 8 dias por mês ganha o equivalente a R$ 3.500,00 de soldo fora as gratificações….Como pode esse absurdo continuar acontecendo? Isso é ABSURDO!!! Enquanto um 3º Sgt ganha o equivalente a menos de R$ 3.000,00.

  64. Anônimo de 31 de dezembro de 2015, 19:05: ou és um paisano ou és algum militar engraçadinho querendo fazer brincadeirinhas e criar polêmica! Aposto na segunda opção e o entendo, agora se você é paisano, começo a fazer algumas avaliações da tua pessoa. Para estar acessando um blog de notícias militares, talvez seja um daqueles que tentou a vida inteira usar uma farda, mas nunca teve capacidade, daí agora fica todo recalcado, sonhando em um dia poder voltar ao passado e tentar tudo outra vez e, sendo isso impossível, contenta-se em criticar representantes de uma instituição séria à qual sempre sonhou pertencer. Talvez seja ainda um daqueles que perdeu a amada para algum militar (há ainda outra hipótese, mas posso ser tachado de homofóbico) e hoje avalia toda uma classe em virtude de uma frustração passada. Agora digo o seguinte: se você fizer a metade do faço, se correr 1% do que corro, se deixar de dormir a quantidade que deixo de dormir ou se for capaz de de ficar longe de sua família a metade do tempo que sou obrigado a ficar, daí quem sabe você pode falar da minha classe. Pesquise e veja o que as Forças Armadas tem feito por teu, por nosso país, não por ser sua atribuição, mas em virtude da incompetência de políticos e pseudointelectuais como você. Lave tua boca antes de tecer críticas às únicas instituições sérias deste país e espero que eu tenha sido bem claro!

    1. Chorão, eu como representante da "folhinha", ja tendo passado pelo Setor de Aprovisionamento (Rancho pra você, paisano / militarzao), Setor Financeiro, SALC, Almoxarifado, dentre outas funções; ZERO de cursos (vc também, não? ), respeito profundamente a instituição Exercito Brasileiro, mas, paisano/militarzao, alguns dos "homens" que tocam a mesma, kkkkkk….., bem, pelo que li, voce é aquele bicho de quatro patas que esta perseguindo a cenoura, levando um dos "homens" na carcunda, esperando alcançar seu "premio". Acho que não vai alcançar. Mimimi….kkkkkk….

  65. VI, LI E GOSTEI MUITO DO COMENTARIO ABAIXO ..
    ….
    Um passeio pelos principais sítios da INTERNET mostra que significativa parte da categoria acredita que entre os motivos de serem contemplados com um reajuste de cerca de 27% parcelado em quatro anos, que deve entrar pelo próximo governo adentro, está o facto dos COMANDANTES, que ocupam cargos de confiança de Dilma Roussef, não se esforçarem o suficiente para que o governo conceda a tropa reajustes em uma única parcela e que realmente cubram a inflação acumulada. Vejam alguns comentários colhidos nos sites sociedademilitar.com.br, montedo.blogspot.com.br e Comunidade Sociedade Militar no facebook. Abaixo. “Infelizmente, nossa categoria hoje é representada por quem é da confiança do governo, a política de abaixar a cabeça para o governo mostra quanto revanchismo ainda existe” “reajuste” de 5,4 e para o salario mínimo 11%….em alguns anos estaremos todos ganhando o salário mínimo…e os “generais” dizendo que foi o possível. Parabéns aos nossos Chefes, inflação a mais de 11%, isto é só o mascarado e nós com 5,5% e diga amém, com transferência a revelia para os da ativa e publicação em BI para ativos e inativos em conselhos de disciplina e justificação para quem abrir a boca. Senhores Comandantes. Obrigado pelo grande reajuste que nos foi concedido. Estamos super agradecidos pelo seu empenho em conseguir esta fortuna para nós. Esse reajuste nada mais é do que uma bofetada na cara de seus subordinados. Uma afronta a uma tropa de homens de coragem e determinação. “ISSO É UMA VERGONHA”. Teremos uma perda imensa em nossos salários, o que fará com que nossas famílias sofram o pão que o diabo amassou. Infelizmente não temos para onde correr. Não ganhamos polpudas diárias em nossas missões. Não temos carros oficiais à nossa disposição. É uma afronta esse papo de “24%”, como assim? Querem enganar quem? Pq não falam às claras que é 5,5% e somente em SETEMBRO de 2016 e ainda ficaremos amarrador por 4 anos sendo que a inflação pode explodir para mais de 20%? Quero parabenizar todos os militares da ativa e da reserva pela esmola dada pelo governo Federal 27,9% em cinco parcelas, sendo a primeira de 5,5% em agosto de 2016…. vamos fazer a maior festa, enquanto isso no contra cheque do General e Almirante. e o Brigadeiro das FF.AA que estão atualmente no (comando)vem cheio de $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ VERGONHA ! Um segundo sargento receberá de reajuste o valor de R$ 197 reais em 2016 sendo o percentual de 5,5% e em agosto de 2016, isso significa que o militar das Forças Armadas, ganhará a mesma parte do 13 salário em julho, tal qual 2015. É realmente uma afronta à inteligência da FM. .. Passou foi da HORA …. QUE INDIGNAÇÃO…. Onde está o BOLSONARO para defender a TROPA? Onde estão os COMANDANTES do EXÉRCITO, MARINHA e AERONÁUTICA para fazer a defesa de sua TROPA? O que pensam que nós somos? Um bando de meninos buchudos a quem enganam com pirulitos? Quando 2019 chegar nosso poder de compra terá caído em relação a hoje mais de 40%. Estaremos ainda mais miseráveis do que hoje já estamos. Nem na favela um sargento poderá morar. Terá que ir para debaixo da ponte. Om PT conseguiu a tão sonhada revanche. Será que o reajuste da pensão dos terroristas foi parcelado e nestes mesmos índices? Revista Sociedade Militar Original/Completo em http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2016/01/militares-insatisfeitos-com-os-comandantes-abrem-a-boca-novos-tempos.html

  66. O problema todo é que a maioria dos militares querem ter salários de pessoas com alto grau de instrução!!! A verdade é que querem ganhar 15, 20, 25 mil reais sem justificar esse salário!!!
    A maioria quer gastar mais do que recebe!!! Por isso estão tão endividados!! Sempre digo: VÃO ESTUDAR!!!! Olhem para o civil, precisam 100 pontos para se aposentar e ainda vão para o teto de no máximo 4600,00 (quase ninguém consegue esse teto) e nós nos aposentamos com pelo menos 9.000,00!!!! Parem com essa mentira de dedicação integral!!! Todos podem ter outra atividade em algum momento de sua carreira e ficar preparado para não ficar a toa na reserva!!!

  67. ==> Que estimulo foi esse para evitar a evasão de capitães ????

    A diferença hoje entre eles são R$ 1.866,00

    E no final da esmola será de R$ 1.953,00

    Palhaçada.

  68. Estão comentando sobre QCO, MUITOS q conheci são muitos inteligentes, sabem pensar e pasmem, aprenderam ate a abrir porta.
    É um tal de vampirão, vampirinho, q que é, q que há, putz, quantos egos temos?
    Se as FFAA são o espelho da sociedade, ao ler um jornal estou vendo o dia a dia de uma OM???????????????
    Nos somos inuteis, linda musica para curtir.

  69. Enquanto o bolsa família é corrigido pela inflação (10,10%), o nosso salário tem o reajuste de 5,5%. Será que ninguém do forte apache enxerga isso?

  70. O salario dos militares esta bom de mais para que muitos fazem nas suas OM.
    Logicamente podia ser melhor e todos gostariam de ganhar mais, porem a realidade que temos para hoje é esta.
    Somos um pais onde as FFAA são empregadas somente para apoio e nada de guerra, esta otimo o salario. Para os que reclamam não sabem o que é trabalhar lá fora na vida civil ou mesmo concursado em areas municipais, estaduais e federais onde são cobrados e com menos recursos que nas FFAA.
    Quem não tá contente que busque algo para fazer.

  71. Esta matéria é concluída com um trecho do livro “A Terceira Onda – A Democracia no Final do Século XX”, de Samuel Huntington, considerado o ideólogo daComissão Trilateral, professor da Universidade de Harvard, especialista em assuntos de segurança e governo desde 1957:

    “Deve-se reduzir drasticamente o número de tropas sediadas na capital e arredores. Elas devem ser deslocadas para as fronteiras e outros lugares despovoados e relativamente remotos.

    Deve-se dar-lhes brinquedos. Isto é, proporcionar-lhes tanques novos e bonitos, aviões, veículos blindados, artilharia e equipamentos eletrônicos sofisticados. O equipamento novo os manterá contentes e ocupados, tratando de aprender a manejá-lo (…). Os militares devem ser advertidos de que só continuarão recebendo seus brinquedos se tiverem bom comportamento, porque os legisladores norte-americanos não vêem com bons olhos a intervenção dos militares na política.

    Já que aos militares lhes encanta o reconhecimento (…) assistir às cerimônias militares, outorgando-lhes medalhas (…). Alcançar e manter um grau de organização política capaz de mobilizar apoio nas ruas da capital, em caso de tentativa de golpe militar.

    Se tudo isso falhar, abolir as Forças Armadas”.

    http://www.alertatotal.net/2016/01/dialogo-interamericano-e-as-forcas.html

  72. vejo vários comentários a respeito do parcelamento do reajuste, sem ter a consciência que as forças armadas é a 3ª maior folha de pagamento do país, ou seja nunca que nós iremos receber um reajuste no montante de aproximadamente 28% em uma ou duas parcelas.

  73. Caros companheiros do QCO, ignorem os frustrados desse blog. Por ser um espaço público, aqui tem de tudo, e não poderiam faltar os recalcados.
    Bom, não é novidade para ninguém, mas cabe, ainda assim, relembrarmos a importância dos profissionais do QCO, que, como o colega disse, se não é o quadro mais qualificado do EB, com absoluta certeza é um dos mais. Além da questão meritória – trata-se de um dos concursos cuja concorrência é uma das mais agressivas -, é fato que os profissionais do quadro possuem qualificação em nível de mestrado (boa parte) e doutorado com relativa frequência. Ademais, especialização lato sensu é condição si ne qua non.
    Com isso, órgãos de excelência do EB, como centros de tecnologia (CTEx, DCT, CDCiber etc.), estabelecimentos de ensino (CM, IME, AMAN, EsFCEx etc.), entre outros, são conduzidos por esses profissionais. Assim, se há algum avanço em termos de modernidade e efetividade no Exército nos últimos 25, 20 anos, deve-se em enorme parte aos companheiros do QCO.
    Portanto, em que pese o valor de todas as Armas, Quadros e Serviços – evidentemente que todos têm seu valor -, mas profissionais do QEM e do QCO, em particular, são fundamentais na transformação a que se propõe o Exército.
    Maj QCO Leonardo

  74. O anônimo de 30 de dezembro de 2015 22:16 falou tudo, temos que profissionalizar a Força e tbm enxuga-la. Tem muito vagabundo encostado no EB que não faz nada o dia inteiro que não seja ficar na Net negociando ações no mercado, fazendo compra de tênis on line, navegando no facebook, problemáticos que vivem de dispensa e peixes que tiram quase duas férias por ano, tal o número de dispensas que recebem, até mesmo pq não fazem falta em suas medíocres funções, fora os já conhecidos PTTC, QCO e OTT que só querem passar o cartão no final do mês, se esquivam de todo tipo de missão e pior, inventam missões para os que carregam de verdade o piano. Já vi alguns que chegam ao ponto de nem atender o telefone na própria mesa, tal a preguiça, descaso e falta de comprometimento. Vamos enxugar a máquina, avaliar o militar pela capacidade de trabalho, não pela capacidade de agradar seu "chefe" ou pagar embuste. Desse jeito jamais receberemos um aumento digno, tem muito vida boa encostado no EB que não faz o minimo e nossos comandantes fazem vista grossa para isso. A começar pelo Forte Apache. Vamos eliminar os parasitas da Força.

  75. A diferença entre o soldo de um 1º Sargento altamente especializado, com formação superior e com trinta anos de serviço e o de um capitão temporário analfabeto funcional sem formação moral, profissional e técnica nenhuma é equivalente ao soldo de um 2º Sargento. E o pior de tudo é ainda ter que ser avaliado por um ridículo desses. Hoje te avalia e te ferra, amanhã, como frentista, abastece teu carro. É o fim mesmo!

    1. Acho que vc está equivocado pois tenho 23 anos de serviço e sou segundo tenente, como alguém teria 30 anos de serviço, altamente especializado e seria primeiro sargento?

    2. Acho que somente militares de carreira podem avaliar outros militares. Deve ser um sd que ouviu a reclamação de algum sargento e veio aqui vomitar asneiras

    3. Estou impressionado com o conformismo de alguns camaradas. Não estou falando de sermos reacionarios, por conta de buscar melhores salarios, mas tem gente que vem falar em comparar a vida de alguem que recebe salario minimo? Por favor! Amigo, você é um camarada concursado, provavelmente gastou tempo e dinheiro nos seus estudos para ser aprovado. Ainda enfrentou um curso de formaçao de dois anos praticamente, longe dos familiares, com aperto financeiro, e ainda sim quer se comparar com o paisano que ganha seus 800 mensais pra ficar grampeando papel o dia todo? Amigo, esse tipo de pensamento é o que faz os chefes militares pensar que esta tudo bem com as praças, e se esconderem tras de suas mesas. Se você for nivelar por baixo, estara menosprezando todo o esforço e dedicaçao que teve ate entao. Por favor, vai dizer que é justo um soldado pm (subordinado de força auxiliar) receber o dobro do vencimento de um 3°sgt?? Ou entao falar que ganhamos bem pelo que fazemos (mesmo com todos os desvios funcionais, por exemplo trabalho de policiamento em fronteira, combate a dengue, construçao de estradas, etc)? Fique feliz entao, e nao reclame da vida quando ver aquele seu companheiro de turma tomando posse de na Receita Federal, PF e PRF da vida, pois do jeito que a coisa anda, a evasão só tende a aumentar, e o serviço pra quem fica também. Boa sorte!

      sgt14

  76. É triste pelos comentários que li de todos, quem deve estar feliz é o governo que mais uma vez conseguiu implantar contenda,divisões, discórdia entre nós.NÓS SOMOS EXCELENTES(MARINHA,EXÉRCITO E AERONÁUTICA)EM PESQUISAS AS INSTITUIÇÕES EM 1° LUGAR EM CONFIANÇA DA NAÇÃO,TENHO ORGULHO DE SER MILITAR EU SEI QUE NÃO SOMOS RECONHECIDOS E VALORIZADO COMO DEVERÍAMOS,EU VEJO ESSA SITUAÇÃO COMO UMA NUVEM NEGRA QUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAI PASSAR,E RECONHEÇO QUE OS NOSSOS OPRESSORES SÃO MAIS UNIDOS QUE NÓS.É ISSO QUE NOS FALTA UNIÃO UNIÃO UNIÃO, vamos eleger democraticamente nossos representantes.

  77. Amigos, isso é um absurdo! A inflação acabando como o nosso poder aquisitivo, o que já chegou abaixo do suportável, nos dá um reajuste que não cobre nem a miséria. O mais estarrecedor é o fato dos nossos superiores hierárquicos agir como se estivesse tudo bem.

  78. ESCLARECENDO …
    ==> Que estimulo foi esse para evitar a evasão de capitães ????
    A diferença hoje entre Maj e Cap são R$ 1.866,00
    E no final da esmola será de R$ 1.953,00
    Palhaçada.

  79. Por algumas poucas vezes afirmei aqui o qto o milico é um sujeito engraçado e sui generis, alguém mt particular no mundo dele. E posso provar, olhem só.
    1- Tem gente q vem aqui dizer que, qdo terceireba, recebia o equivalente a 10 SM como se hoje o país fosse o de 30 anos atrás. Será q esse sujeito sabe q o SM sofre mudanças no seu poder de compra? É óbvio, pelo menos para os mais esclarecidos, q o poder de compra de uma época é completamente diferente em outra, por razões diversas. Portanto, trata-se de um parâmetro completamente furado,

    2- Outros, por suas vezes, vêm exigir comparação da sua remuneração com vencimentos de carreiras outras, como ATRFB, ARFB, AFT, TCU etc. como se ele, em enorme maioria praças que adentraram à carreira pública por meio de concurso em NF, tivessem todo o direito do mundo da APF em receber como os servidores dessas carreiras. Sim, a maioria que aqui vem recalamar são os dinossauros, aqueles q entraram por essa condição de NF em seus respectivos concursos. Ainda q alguns tenham se capacitado com até mesmo pós-graduação, o cargo deles é de NF. Alegam, estes mesmos sujeitos, q o aluno da EsPCEx, mais tarde cadete, entrou por concurso de NM, e, por isso, conflita com o caso deles. Ocorre que estes alunos, mais tardes cadetes, fomam-se em uma academia com grade curricular de ensino superior e ocupam cargos de NS, privativos de oficiais, pelo,menos assim deveria ser. Claro, temos algumas aberrações, como os QAOs e Of Tmpr de NPOR/CPOR.

    3- Outros ainda reclamam do reajuste recebido. Ng gosta de receber pouco, mas pior é qdo não se recebe nada. Há carreiras q nem isso receberam,e, ainda que façam suas manifestações, não há, para eles, garantia de nada. Estas pessoas querem – e olham – somente para o umbigo, pois se enxergassem melhor o mundo e o país com um olhar sociológico, político e econômico, jamais se portariam assim. Vivemos uma realidade em que não há, para a maciça maioria dos brasileiros, garantia de nada e, ainda assim, obtivemos reajuste, em q pese ser em 4 anos. Portanto, é bom o reajuste oferecido, claro q não. Agora, é o,pior dos mundos, de forma alguma. Muitos recebem, hoje, ao final da carreira de 30 anos, como tenente, 7, 8 mil. Vá para o INSS receber, após 35 anos, o teto de 5,100 hoje. Frise-se que apenas 18% das aposentadorias do INSS conseguem o teto.

    Senhores, chorem menos e façam mais.

  80. Gostaria de externar também a minha insatisfação referente a esse retrocesso remuneratório apresentado e que não atende nossas necessidades.
    Vejo alguns comentários sobre outras carreiras federais e até mesmo estaduais e municipais, que tiveram aumento menor e que os estados, a exemplo, não tinha dinheiro para pagar o adicional de natal. Discordo, lembrando que a grande maioria dessas carreiras tiveram aumentos vultuosos nos últimos 15 anos e os estados no caminho do governo federal, de falta de responsabilidade fiscal, faliram.
    Por um outro lado temos uma minoria de militares,, que insiste em trazer a discórdia, quer seja apresentando que alguns não fazem nada ou desfazendo de outros militares, como os Sgt QE, Sgt EsSA, PTTC, Tmpr, QCO, dentre outros. Entendo que todos têm a sua importância num contexto de Forças Armadas.
    Tenho convicção que deveríamos gastar nossas energias, em mostrarmos nossos descontentamento em questões de mudanças dentro das próprias Forças e que possibilitaria um ganho salarial real e a valorização dos profissionais.

    Então entendo que a valorização dos Sgt com o plano de carreira até capitão em todas as 3 Forças Armadas é um carro chefe. Também entendo que os cursos que são realizados tem que ser acumulativos, até atingir a margem de 60% dos soldos, lembrando que tem que ser possibilitado aos cabos e soldados também realizar cursos. Tem que acabar com cobranças de mensalidades em CM e de consultas e procedimentos em hospitais militares.
    Outras questões são importantíssimas como a valorização dos QE até a graduação de STen, o adicional de 1% de tempo de serviço ao ano, posto acima na reserva, pagar a todos os QAO 25% de habilitação e o Auxílio Moradia, a propósito quando se apresenta que poderíamos ganhar 1 salário mínimo, solicitaria saber quem pagaria o aluguel numa cidade e que também a comparação é desprovida pois comprou-se muito mal para baixo. Como dizia os antigos quem muito abaixa, a cueca aparece ou a calcinha para o segmento feminino.

    Por fim temos que observar o exemplo das polícias e outros órgãos de segurança, que colocaram representantes seus no congresso e que estão conseguindo mudanças para as suas classes, a exemplo: o policial que sair do congresso retornará a sua entidade policial, poderão ter outro trabalho público além do que exerce na polícia, unificação do posto acima na reserva para todos as polícias.

    Devemos sim refletirmos e vermos o que está a. Pesa frente para termos algumas mudanças verdadeiras, pois ao meu entender, passaremos toda a carreira esperando aumento salarial de verdade e isso não acontecerá, friso por nenhum governo indiferente de ser de direita ou esquerda ou ideologia, pois é simples observar que somos uma carreira de quantitativo sem igual. Penso que nem os governos militares o fariam, sob pena da responsabilidade fiscal. Se é que durante o governo militar os salários eram bons, sinceramente não sei.

    Vamos lutar por objetivos que enalteça a nossa classe e não ficarmos nos difamamos e apresentando comentários que nos divide ainda mais, que só divide e denegrine todos nós!

  81. Senhores..entendam q naum estamos querendo ganhar salarios melhores justificando o fato de que ganhamos pouco pelo q fazemos…concordo q o nosso dia a dia na caserna eh relativamente facil e tranquilo….mas temos q lembrar e não se acostumar com a seguinte situaçao: na maioria dos cargos publicos eh 40 horas semanais com hora extra se ultrapassar e nos ppr vezes trabalhamos mais de 100 horas sem receber nada, inclusive sábado e domingo…não temos fgts.,,somos transferidos e com isso nossas esposas naum podem trabalhar…POR ISSO DEFENDO MEHORES SALÁRIOS. …parem!!!!de falar que ganhamos bem…vcs estaum se acostumando com a escravidão! !!e naum percebem! !!!EU ESTARIA STISFEITO SE CONTINUASSE GANHANDO O MESMO MAS RECEBENDO PELA HORAS EXTRAS DE TRABALHO….COM CERTEZA ESTARIA FELIZ…

    REFLITAM SOBRE ISSO E ACORDEM PARA A REALIDADE…

  82. Companheiros, não se iludam, carreira militar já era. Não tem mais moral. Estamos igual o "titanic" "AFUNDANDO". O que adianta se especializar cheio de cursos no peito e a conta bancária??? Estou na reserva, mas deixo o conselho para os mais jovens: "pulem do "titanic" enquanto é tempo, estudem, não se iludam a tendência é piorar". Fico decepcionado quando vejo colegas, vendendo doces, salgados, roupas, para poder complementar a renda familiar. Façam um curso técnico ou superior que com certeza serão mais valorizados.

  83. Lobinho de Intendência, vc não me entendeu, sou o 2° Sgt 2002 e vim pra osasco sem querer,
    não lhe fiz uma crítica, ao contrário, critiquei o outro comentarista que te falou que você sofreria em vir pra São Paulo, e lhe mostrei exatamente ao contrário, mostrei que vim e tenho uma vida tranquila, pois iniciei minha carreira com planejamento e só tive filho sete anos depois de casado e depois do apartamento comprado, fruto da três anos em São Gabriel da cachoeira…
    e hoje meu filho estuda em uma excelente escola do Sistema Anglo e eu estou terminando a Faculdade, me formo no meio deste ano.

    fico triste pelos colegas que não se planejaram e dependem exclusivamente das esmolas do governo…

    quando começamos a vida com planejamento, o aumento é um mero detalhe pra nós…

    e você está no caminho certo…

    realmente o sofrimento da carreira é apenas no inicio, o nosso caminho natural é a adm e logo temos um dia a dia bem tranquilo, vc terá muito tempo pra família…

    o cara que reclamou dos 4200,00 não fui eu, tenho o mesmo pensamento seu, pois quer reclama de 4200,00 não sabe o que é viver com 740,00….

    e com planejamento vc se livra da dependência do aumento do governo, hoje tenho dois apartamentos alugados em minha cidade e isso me dá tranquilidade, vim de família extremamente humilde e tudo foi fruto de planejamento e dedicação, basta querer…
    e vc tá no caminho carto…

    não se contamine com os reclamões, pois tem aos montes no EB, siga os conselhos dos positivistas, àqueles que realmente faz algo para construir sua própria vitória..

    parabés pra vc… e fé na missão!!!!

    2° Sgt/2002

  84. 1° Sgt Inf…
    já que vc está querendo se comparar com quem ganha hora extra e fgts..
    então vamos fazer uma pequena continha!!!!!

    que ganha hora extra, trabalha até sábado meio dia (44 horas semanais)´, e o Sr até sexta meio dia, ou seja o Sr trabalha 1 dia a menos por semana, 4 dia a menos por mês, 48 dias por ano!!!, isso mesmo, uma férias e meia e mais 3 dias de "lambuja"….

    o Sr recebe férias remuneradas! 1/3 de seu bruto, a turma do fgts NÃO!

    3 meses por ano, o Sr trabalha meio expediente, ou seja: 90 dias pela metade, dá mais 45 dias a menos que os coitados do fgts!!!!!

    com certeza o Sr deve pegar ao menos uns 8 dias de dispensa por ano com seu comandante, sem desconto em folha!!!!!

    ainda tem os 6 dias de dispensa de natal e/ou ano novo….. ok!!!

    somando aqui…
    48 + 45 + 8 + 6 = 107

    ou seja!!!! o Senhor deixa de trabalha 107 dias, em um ano de 365,
    quase 1/3 do ano o Sr não trabalha, abata destes dias todos os dias de serviço, missões aos sábados e domingos e acampamentos, que o SENHOR ainda estará no lucro!!!!!

    e o Sr vem dizer que quer hora extra e fgts??????!!!!!
    ok, receba fgts e se aposente com o teto do inss (5100,00)!!!!!

    o problema é que só enxergamos as coisas do jeito que queremos…

    reclamemos menos e trabalhemos mais… assim continuaremos a dignificar o que ganhamos!!!1

    2° Sgt/2002

    1. Se quer me convencer então nao se limite aos compartivos da base da pirâmide…não foi grande coisa mas fui aprovado em consurso publico federal, portanto faço minhas colocaçoes (bem diferente de reclamaçoes) levando em consideraço empregos publicos da mesma categoria. E outra camarada! Suas contas estao equivocadas quanto ao somatorio de horas trabalhadas, mas nao vou entrar nessa briga pontual. Enfim, não vivo mal, naum passo fome para poder adquirir o "sonho brasileiro" e nem estou reclamando…e nem vou vou ficar aqui usando a minha vida como exemplo pra ninguem…vamos buscar o bem levando-se em consideração a media geral dos militares do exercito, visto que uns vivem na feupa e outros carregam pedra…façamos a conta e vejamos o resultado…se a media for abaixo de 5..intaum naum estah bom nem pra mim, nem pra vc e nem pra ninguem…eh assim q se deve pensar e agir…eh assim q eu faço.

    2. E outra coisa…tenho q falar pois naum conseguir me conter..kkkkk…EU NAUM PEDI PRA TRABALHAR EM REGIME DE MEIO EXPEDIENTE…naum existe portaria nem lei q me garanta isso todo fim de ano…pouco me importa se vou trabalhar meio ou completo…eu apenas cumpro ordens. Portanto, naum se justifica dizer q ganho pouco pq trabalho menos. Se dezembro, janeiro e fevereiro eh meio expediente, isso eh problema de quem inventou e naum aceito a opiniao de alguns que consideram beneficio. Se o meio acababar amanhã eu estou pronto pra cumprir completo. NAUM TO PEDINDO MENOS TRABALHO, EU QUERO MAIS DINHEIRO!!!!

      E nem adianta dizer q DEDICAÇAO INTEGRAL ampara as horas incontaveis a mais trabalhadas.

      Eu duvido aqui se fosse autorizado pagamento de hora extra se algum cmt OM iria mandar um pelotão inteiro vir sabado ou domingo fazer faxina. EU PAGO PRA VER!!!!

      Para cumprir a missão constiucional eu venho vibrando fora do horario normal…entretando para fazer faxina, treino de plano de chamada, treinamento pra formatura sexta a tarde…meus amigos!!!! Com todo respeito isso eh abusivo e imoral…eh pura interpretaçao maquiavelica da constituiçao…

      Um abraço a todos!!!

  85. Tenho duas coisas coisas a ponderar, concordo com o 1º Sgt Inf, somando missões fora de horário, exercícios no terreno, serviços de escala e afins, trabalhamos mais que qualquer outro servidor, e assumimos responsabilidades que outros servidores públicos, puramente burocratas, não o fazem, e não temos direitos como hora extra, adicional noturno, insalubridade e FGTS. Então, não se deve generalizar e tomar como modelo a situação de uns poucos acomodados e torná-la estereótipo. Ao companheiro Messias Dias, salta aos olhos a incoerência das suas sugestões, pois alguém que se diz injustiçado, defende algo sem amparo na lei, usando viés puramente político e pessoal, independente de gratidão ou merecimento, que é promoção de QE a ST. Muitos colegas excepcionais que durante a carreira divergiram com oficiais e por vaidade dos mesmos receberam conceitos ridículos. Estão indo para a reserva como ST. A velha e conhecida perseguição velada. QE não tem amparo porque nem ao menos curso de formação de sargento e nem CAS fez, logo, qual justificativa em promover esses militares a 1º Sgt e ST? Simpatia? Amizade? Eles fazem churrasco para companhia nas confraternizações? Sem desmerecer os colegas QE, pois trabalhei com bons profissionais desse quadro, mas sejamos coerentes. Um abraço a todos.

  86. Caro 2. Sgt/2002, parabéns pela aula de inteligências moral e emocional. Cansei de debater, em particular neste blog, com a penca de frustrados e preguiçosos q, infelizmente, há em nossa carreira. Acredite, vc também cansará.
    Bom, o fato é que tudo isso q vc falou eu fiz, só que enxergando 2 realidades: (i) viver sob condições de acordo com a minha renda (sim, há reclamões de hoje q, outrora, viviam prodigamente e se endividaram rolhas. Até hoje vivem assim, alguns); (ii) e planejamento (além de investir o que obtive por meio de movimentações de Gu especiais, principalmente, foquei nos papiros para ascensão ao oficialato de carreira).
    Resumindo: hoje, em vez de ter-me decidido por reclamar e chorar lá atrás – e, se o fizesse, estaria completamente sem razão, diga-se de passagem, pois conheço a realidade de viver sem recursos algum e depender de INSS (pai) e costuras (mãe) -, decidi-me exatamente como vc: reconhecer minha realidade, ser grato a Deus pelo que tinha e investir em ter uma vida melhor e oferecer à minha família tal condição.
    Hoje, vivo mt bem com meu salário atual de 14k (qdo disse isso uma ocasião lá atrás, teve um boçal q duvidou do q qto ganhava. Se fosse um pouco inteligente, bastava-lhe procurar no site transparência, do governo federal, e veria que, não só ganho isso, como há colegas meus de turma q ganham até 15,5k, isso, claro em face do Tp Sv). Tenho meu apart em Brasília (Sudoeste, para quem conhece aqui) alugado, que me garante uma renda extra de 3k, sou professor de curso preparatório para concursos e nunca estive tão bem em minha carreira.
    Assim, caro amigos Sgt, 2002 e lobinho, vcs estão absolutamente no caminho certos. Sigam nessa toada e, se pudesse aconselhar-vos, acrescentaria ao planejamento de vcs preparatório para crescer na vida, seja na carreira (QCO), seja até mesmo em outros órgãos civis.
    Forte abraço aos dois.
    Maj QCO Leonardo

    1. Caro Maj QCO Leonardo, sou sargento, gostaria de te conhecer na labuta diária…gostaria de ver se és tão competente e exemplar como afirmas, pois vejo que és narcisista e qualificado em depreciar opiniões alheias. Não vejo oficiais da sua estirpe como exemplo para outrem. Não generalize sua situação atual favorável como um exemplo a ser seguido. Já estiveste numa Cia Fron? Sua esposa largou emprego e faculdade para te seguir sem suporte algum? Seus filhos ja estiveram afastafos do tronco familiar, e de vc por longos meses de missão? Não se veja como estereótipo e pare desqualificar opiniões alheias. Vejo que lhe falta muito como ser humano e militar. Continue com suas aulas.

    2. Opa!… Fico lisonjeado com o elogio do Sr Maj…
      Acompanho suas colocações e vejo q o Sr faz parte do pequeno time que resolveu fazer algo pra melhorar de vida, em vez de reclamar…

      Pois lhe aviso que já sigo seu conselho e preparo a reserva desde o dia que entrei na EsSA, estou concluindo um curso de tecnologia e já estou iniciando direito pra trabalhar na área previdenciária quando for pra reserva… Tbm planejou a franquia para minha esposa ter o sonho dela (sua empresa)
      Tudo isso é possível para um praça fazer…

      Mas tem a turma que acha que tudo depende do governo..

      Se o governo dobrar o nosso salário amanhã, depois de amanhã já estarão reclamando novamente….

      Tbm sei que vou me cansar, mas tudo bem…

      Felicidades Maj….

  87. Só para clarear as ideias, nem todos trabalham iguais. Ha especialidades, principalmente na FAB, que trabalham por escala contínua, 24hs,sem dispensa de expediente, sem dispensa de treinamentos, sem dispensa de descanso de tropa após formaturas comemorativas, não importa se é sábado, domingo, ou feriado e ainda são escalados para vários fins. Todos merecem, disse todos,reposição salarial digna,compensando todas as perdas, como qualquer categoria civil também merece.São direitos,está na lei, não importa se um tem mais dias trabalhados ou não, pois os civis não vão fazer o trabalho dos militares. Feliz ano novo!

  88. Montedo? Sua credibilidade está caindo meteoriticamente…cadê a imparcialidade? basta falar de QE que vc não publica o comentário? Deves ter muitos compadres QE. Falei em meu comentário que o Messias Dias está equivocado em defender promoção de QE a St. Haja vista que, não há embasamento legal, pois QE adentrou na força sem concurso público, não têm curso de formação de Sgt, tampouco CAS, sem contar o fato de que o EME preconceituosa e sistematicamente está limitando o acesso das praças concursadas ao oficialato (temporário aventureiro sem nível superior pode responder pelo comando de uma CIA, QAO com vasta experiência não, como observei final do ano na OM em que sirvo…) A visão do Messias é puramente pessoal e tem viés político. Não se trata de uma verdade universal.

  89. Vou ficar um tempo sem postar… Fico chateado em ver a situação, o caminho é Estudar mesmo.
    Vou estudar mais e quando passar eu volto a olhar as postagens.
    Bom ano novo a todos!

  90. Comentarista de 16:35 desta data. O senhor apresenta comentário ridículo. Fraco por natureza. Submisso por vontade.
    Deveria ter vergonha de se apresentar com esse contexto.
    Engano você é anônimo!

    1. Fraco é Vc Messias, se vai defender a legalidade, seja coerente, pois se VC tropeçar em uma vírgula, tropeça em toda a constituição. Deixe de lado esse viés político, e se preocupe com as questões disciplinares as quais terá de responder, pra mim VC não é nenhum herói.

  91. TINHA QUE DIMINUIR ESSA DIFERENÇA. É A MAIOR ENTRE TODOS OS POSTOS E GRADUAÇÕES.

    ==> Foi falado que se daria um aumento maior para os capitães devido a grande evasão. Mas veja isso ?

    ESCLARECENDO …
    ==> Que estimulo foi esse para evitar a evasão de capitães ????
    A diferença hoje entre Maj e Cap são R$ 1.866,00
    E no final da esmola será de R$ 1.953,00
    Palhaçada.

    1. O maior estímulo é VC ficar pra esperar a gorda diferença de Cap para Maj… E aí depois VC ver que não vale mais à pena sair…

      Tudo feito com requintes de crueldade pra manter a tropa nas mãos….

  92. Por falar em enxugar a Força, deveria ocorrer a diminuição de diretorias e generais. Em termos relativos, temos mais generais que exércitos operacionais como os EUA e Israel. 4 estrelas deveria ser somente o comandante da Força! Os sargentos com nível superior, que não são poucos, deveriam assumir funções de OTT! Majores deveriam comandar Batalhões, e Coronéis deveriam comandar Brigadas e até mesmo Diretorias! Dessa forma, os comandantes de divisão e região militar seriam generais de brigada. Reduziriamos metade do efetivo de generais, e teríamos menos caciques.

  93. O Pessoal pode fazer bico o quanto quiser, mas o MAJ QCO TIGRE M. está certo.
    Bom o seu exemplo de superação Major. Foi procurar melhorar sua situação e com certeza, com muito esforço, conseguiu.

    O Caminho é parar de reclamar e Estudar…ou senão encontrar um complemento para o salário.

    Aborrecer é o caminho para as doenças… infarto… hipertensão.

    E agora voltar ao Papiro…

    Selva!

  94. Concordo plenamente com o que disse o anônimo de 2 de janeiro de 2016 23:56. Olhem em volta de vocês e observem quem mais reclama! Geralmente é aquele camarada vagabundo, que se encostou numa seção e não faz quase nada e ainda acha que deve ganhar pelo menos uns 12000 mil reais!!!! kkkkkkk Colegas, deem graças a Deus todos os dias, só pelo fato de terem seus empregos. Quem acha que um sargento da PM ganha mais que um 3º sargento do Exército, que vá prestar concurso para a PM!!! TODOS OS DIAS MORRE UM PM!!! Parem e analisem o que fazemos durante todo o ano. Com raríssimas exceções não produzimos quase nada durante um dia de trabalho!!! Agora, observe aquele militar que tem alguma coisa lá fora (qualquer coisa), quase não reclama de nada, ou quando reclama é só para concordar com a maioria!!! E não me venham com aquela conversa fiada de que temos dedicação exclusiva, se não eu vou morrer de rir heim!!! Todos em algum momento de suas carreiras terão tempo de se dedicar a outra atividade fora da caserna. Quem vem com esse discurso, geralmente é um grande preguiçoso que não quer nada com nada, gastador compulsivo (geralmente ele e a esposa). Querem ter vida de ricos. Ah você paga PJ??? O que o Exército tem haver com isso??? Você tem 5 filhos???? Pelo amor de Deus!!! Outra coisa: COLOQUEM SUAS ESPOSAS PARA TRABALHAR, ELAS SÃO ESPOSAS DE MILITARES E NÃO DE POLÍTICO!!! Planejem seu salário, viva com o que vc ganha, militar deve ter carro popular sim!!! Pelo menos até certo ponto de sua carreira ele deve ter uma vida regrada e com o tempo vcs verão que dará para comprar tudo o que vcs desejam, mas dentro de um planejamento!!! Coloquem a mão na consciência. Abraço a todos.

    1. Parabéns camarada!!!!
      É por aí mesmo….
      Os reclamões nada fazem e querem tudo….KKKKK
      Quem corre atrás não reclama… E quem sai porque passou em concurso, normalmente fazia sua parte muito bem feita quietinho…

      Planejamento é a chave de tudo…

      Só lamento para os reclamões!!!

      2° Sgt 2002

  95. Companheiro.
    Você passa o dia para dizer que QCO, QAO, QE, Tmpr e etc… Não presta. Então pergunto quem presta?
    O contexto inicial é melhorar as condições de vida de quem é de carreira, tendo feito ou não concurso, pois se aí estão foi por decisão de quem a detinha e não por vontade própria. Quantos neste Estado Brasileiro não fez concurso, inclusive nas FFAA?
    Como sargento de EsSA tenho é que torcer para o nosso plano de carreira ser definido para que todos possam chegar a Cap QAO. Os demais quer sejam oficiais e praças, que consigam também melhorias em suas carreiras. É construir e não nos auto destruir ??
    Nos compararmos a quem ganha salário mínimo, pessoas dignas e que tenho todo o respeito, se mostra desprovido. Porém comparação boa é para cima ou quem ganha muito mais que nós e provavelmente não vive da dedicação integral. Esse papo de que tudo aguentamos e podemos por sermos militares, não enche a barriga de ninguém, muito menos de nossas famílias.
    Ficarmos nos auto diminuindo, em que ajuda?
    Se o QCO conseguir interstício igual aos oficiais de academia e poderem alcançar o generalato, PARABÉNS!
    Se o Tmpr vai chegar a Capitão e Segundo Sargento. PARABÉNS!
    Se nós Sargentos de Escola chegarmos e tivermos o plano de carreira definido para todos até CAPITÃO QAO, PARABÉNS!
    Se os QE puderem chegar a STen. PARABÉNS!

    Então o que devemos buscar é melhoria para a nossa classe e, repito, pararmos com a nossa campanha interna e anônima de que um é melhor que o outro, pois no final só nos destrói! Ganhamos menos do que a grande maioria dos demais servidores. Temos que pensar em engrandecer e não destruir, humilhar, desfazer. Somos melhor em que?

    Estamos no mesmo barco e precisamos de remos n'agua e união!

    ABRAÇOS E FELIZ 2016!

  96. Olha gente vamos agradecer pelo o reajuste. E outra coisa ficar criticando não vai adiantar nada. Ficar falando mal não vai resolver os problemas.

  97. SENHORES, SENHORES E SENHORES !!!

    A questão a ser discutida nesse espaço é a não reposição devido em uma parcela !! Se liguem ! Com o tempo, estaremos na vala. Se voltem contra o PT e o governo.

    Outra coisa, a finalidade do reajuste diferenciado era evitar a evasão de capitães e 3º Sgt, mas com a esmola parcelada, a diferença entre o capitão e o major aumentou. Porque essa diferença de quase R$ 2 mil entre eles no soldo ? E a maior diferença porque ?

    VEJA O ÍNDICE ABAIXO…

    Está faltando entendimento dos leitores e demais militares, já estamos perdendo até 30 Nov 15, 29,4423%, veja:

    – O reajuste concedido em Março 12, foi referente ao passado. A partir de Março 12, começou a contar a inflação, okey !!!!

    Cálculo da variação de um período – IPCA (IBGE)

    A variação do índice IPCA (IBGE) para o período de 01/03/2012 a 30/11/2015 é 29,4423% – (incluso as conversões de moeda)

    ==> Fonte
    http://www.debit.com.br/indice_acumul.php?indexador=17&imes=03&iano=2012&fmes=12&fano=2015

  98. Patricia, nãotemos que agradecer nada. Desde 1º Mar 12 até 30 Nov a inflação já deu 29,44%.

    O reajuste deveria ser parcela única.

    Ate Set proximo perderemos mais uns 10%. Vc acha que ta bom ?

    * ESSE ALERTA É PARA VC E PARA MUITOS QUE COMENTAM AQUI. BAH !!!

    LEIA MAIS E SE INFORME MAIS.

  99. A questão aqui, não é quem está com a vida equilibrada, porque possui outros meios de sobrevivencia ou porque come arroz e feijão em casa e não vive.

    Mas sim a inflação que desde 1º Mar 12, ultimo reajuste, já estava em 29,44% até 30 Non 15.

    Estamos perdendo desde o primeiro parcelamento emSet 2005, depois em 2008, depois em 2012, e agora até 2019, com a inflação corroendo a nossa remuneração na velocidade de 10% ao ano.

    Se liguem ! A cabeça é para pensar.

  100. Prezado Messias Dias, deixe-me atualizá-lo acerca dos insterstícios: os de of QCO são os mesmos de Of AMAN e demais oficiais, com a diferença de, a Cap, o Of QCO fica 6 anos como 1º Ten contra 6 anos do Of AMAN, já contando o tempo de aspira e 2º Ten, como ocorre com os Of QEM e Sau, frise-se. O BEx que trata dos novos interstícios é o 01, de 3/1/2014.
    Agora, o QCO chegar ao generalato é questão de tempo. Como se trata de um quadro novo, ainda não há um enquadramento nesse sentido, mas, com o tempo, logo isso ocorrerá.
    Bom, com relação ao que propõe – QEs chegarem a ST, Sgt carreira a QAO etc.-, embora afirme desejar que todos alcancem o sucesso na carreira, o que acredito, mas não há como desvincular o viés político de tais propostas. Isso, na APF, tem um nome: trem da alegria. A própria figura da ascensão foi banida exatamente por favorecer essas situações no serviço público. Dentro do órgão, se o analista deseja ser auditor, submeta-se a concurso; se o técnico almeja o cargo de analista, de igual forma, encare o concurso. Por que, então, no EB seria diferente?
    Justo e democrático seria defender que aqueles profissionais chegassem mais longe na carreira por meio de oportunidade e mérito internos, o que, hoje, só é alcançado por concurso externo, aberto a todos, facilitando, não há como negar, que o civil se beneficie em razão de diversos fatores.
    Maj QCO Leonardo

  101. Prezado Major Leonardo, sua exposição quanto ao QCO foi belíssima e provida de conhecimento, além de se sustentar em discurso muito próximo da palavra oficial da Instituição. Lembrando que na pratica o QCO leva mais tempo que o oficial da AMAN nos postos. Porém como a sua ótica é difusa, passo a entendê-la, com a certeza que a grande massa de QCO não deve compartilhar com pensamento de "perfeitamente correto".
    Quanto ao viés político, penso que são palavras suas no sentido de desvirtuar a importância dessas ações.
    De acordo sua assertiva, o QAO hoje é trem da alegria? Promoções irregulares feitas pela Força? Estaria o Exército sujeito a improbidade administrativa por essas promoções?
    Major com todo o respeito, suas colocações, como algumas já colocadas anteriormente, beira o Preconceito. Afirmo que não existe qualquer irregularidade ou improbidade em Sargentos de Carreira terem o seu plano de Carreira até Capitão QAO. O senhor não quer construir e sim apresentar sua posição pessoal e discriminatória, no sentido de que Praças não podem chegar ao Oficialato.
    Espero que vossa senhoria reflita a respeito de como apresentar posições favoráveis e possíveis para o engrandecimento e melhoria do nosso maior bem, ou seja, o Pessoal. Agora se possível, apresente quais as irregularidades e, em especial, improbidades nas Promoções de Ingresso do Praça ao Oficialato. Provavelmente, vossa senhoria seja um Administrador e com esse seu vasto conhecimento poderá evitar que o Exército responda por Improbidade na Administração Pública, com a promoção, repito, de Praças ao Oficialato. Com certeza tem uma centena de Generais aguardando anciosamente, esse seu trabalho Acadêmico!

  102. Pois bem, Ten Messias Dias, discurso pronto de quem fora ofendido no seu principal ponto de vista: política. Meu caro, faça o q bem entender de sua vida, só q não conte comigo – e uma penca de gente. Já temos "heróis" demais na política q nada fazem. Prefiro as Ivones Luzardos, estas, sim, têm o meu respeito e voto.
    Com relação à prática q afirmou, qta infantilidade. O interstício publicado em BEx seria, cf sua ótica vesga, então, uma incoerência? Meu nobre, fui promovido major com 7 anos e 4 meses de capitão, está bom para V Sa? Colegas que trabalharam comigo, de AMAN, o foram com 8 anos, portanto, fale com embasamento, não dispare bravatas.
    Se V Sa ficou chateada porque entendo que o praça, ao ascender ao QAOlato, estaria diante de um trem da alegria, não se preocupe, trata-se de mera opinião. O EB, com absoluta certeza, deve saber o q faz, mais do que a MB e a FAB, que não possuem tal sistema. Ocorre que, acredite, trata-se de cargos diferentes, com níveis de exigência diferentes. Esta, então, é a razão de não concordar com a sugestão de V Sa em entender possível que QEs alcancem a graduação de ST, simplesmente porque, além de não estarem preparados para as exigências de cargo de NM, não prestaram concurso e. Agora, se o EB não enxerga ilegalidade para que, hoje, V Sa seja Of Subalt, tb deveria, concordo nesse ponto, abrir o escantilhão geral.
    Boa sorte nos sufrágios, precisará.
    PS1: não sou administrador.
    PS2: fique com o seu conselho sobre apresentar algum trabalho útil, não preciso dele.
    Sem mais…
    Maj QCO Leonardo.

  103. Os interstícios do QCO são, após a criação do posto de Coronel, rigorosamente os mesmos dos demais Quadros, inclusive dos oficiais de saúde, cujos interstícios foram reajustados (outrora eram promovidos a major com 11 anos e quatro meses), a fim de equivalerem-se aos demais quadros, armas e serviços. O que, ocorre é que muitos integrantes do quadro complementar, acredito que 60% 70% são oriundos da carreira de praças de marinha, aeronáutica e do próprio exército, possuindo aqueles, pois, idade superior aos seus pares de outras escolas, os quais, via de regra, ingressam no oficialato com em faixa etária inferior. Quanto à carreira dos praças, concebo, sim, que deve ser melhorada. São estes que carregam o piano. Contudo, não é por meio da desvalorização de outros quadros, armas, serviços e oficiais temporários que os senhores galgaram as merecidas melhorias em suas condições profissionais. Não existe exército só de combatentes, assim como não existe hospital só de médicos. Todos têm sua função na força, sejam do IME, ESFCEX, ESSEX, AMAN, ESSA, essie. A valorização própria não começa pela desvalorização alheia. Um grande abraço a todos.

  104. Maj Leonardo, se é que realmente é Maj QCO, uma vez que se utiliza do anonimato,
    Fico feliz com seu reconhecimento preconceituoso. Pelo menos teve a coragem de apresentá-lo. Agora sugiro que faça um trabalho útil homologavel.
    Também fico contente em saber que não é administrador, pois ficaria assustado quando não soube diferenciar, o que seria a máxima, a média e a mínima. Imagino BSC, PDCA, GUT e etc..
    Major? Construa algo. Realmente, já se convenceu e reconheceu a necessidade de todos os Sgt de Carreira chegarem a QAO. Atitude louvável, uma vez que o escantilhão a muito está aberto ao oficialato. Não é verdade?
    A mesma Diretoria, que hora vossa senhoria julga incompetente por me ter promovido foi também a que lhe promoveu. O senhor não acha muita presunção e vaidade desfazer da competência da DAProm? Eu tive motivos e vossa senhoria?

    Entendo que aprendeu rápido como proceder o corporativismo, abuso de poder, a arrogância e julgar o Praça, conforme consta no Aurélio. V Sá, entende que o oficial pode tudo não é mesmo? Está acima de nossas próprias legislações, não é isso, que está presente na vossa viseira?

    Major lute por melhorias para os militares, homem. Seus STen, Sgt, Cb/ Sd são competentes. O senhor não apresentou um motivo para justificar sua assertiva de que QAO é um trem da alegria. Saiba que já pensaram isso do QCO.

    Oficial, vamos crescer internamente e deixar de ser infantil, buscando menosprezar os demais militares, em especial, os praças. Lute por dias melhores, não fique arrotando seus preconceitos. Se apresente ao seu Cmt e o entregue seu projeto, ainda que provavelmente, seja desconsiderado, por ir de encontro aos modernos sistemas de gestão.

    Bem definiu um companheiro anônimo, que o EB precisa de todos: Academias militares, que são a base e principal formação de Comandantes ao nível Dirigentes da Força, IME, ITA, Saúde, QCO, Tmpr, EsSA, Cb/ Sd.

    Exatamente todos. E todos necessitamos de melhorias nas nossas vidas para condução de nossas famílias!

  105. Nobres amigos, parem de brigar por besteiras. Nosso pessoal é muito bom. Precisamos tornar a carreira mais atrativa para os jovens. Não perceberam que a procura por concursos da área militar tem caído sistematicamente a cada ano? Não perceberam que quem entrou no barco, logo depois começa a papirar, tornando a carreira militar apenas um trampolim? Reflitam sobre o que poderia ser melhorado na vida militar, com construção de mais PNR e CM, por exemplo. Precisamos propor soluções e não alimentar brigas inócuas.

  106. Infantilidade é sustentar a promoção da "campanha política" do pretenso candidato. Então, como não serei jamais seu eleitor, manifesto-me pela última vez, caro apedeuto.
    Bom, sou major QCO, de fato. Pela bagagem demonstrada, chega-se fácil a esta conclusão. Ou, pelo menos, por exclusão, percebe-se que QAO não sou. Qto ao anonimato, não sou político, por isso esta condição.
    É hilariante sua necessidade de demonstrar formação em Administração, chega a ser constrangedor.
    Por favor, não compare promoções do QCO com as do QAO, não há qq similaridade. O EB não reconhece – promoções do QAO são as únicas dos "oficiais" que possuem datas diferentes. Nós somos promovidos 3 vezes ao ano como os demais oficiais de careira, V Sas, 2 vezes. Portanto, minha promoção segue os parâmetros legais e legítimos de um cargo de NS, alçado por meio de concurso público, por isso a DAProm nos promove por condições normais de antiguidade e merecimento.
    Outro fato importante, tenho sido forte defensor, junto a quem pode decidir, sobre oportunidades ao nosso pessoal interno. Há, inclusive, trabalhos meus nesse sentido. Espero, sinceramente, que possam ajudar em alguma coisa, pois sei da qualidade de mts sargentos e STs com os quais tive o prazer de trabalhar.
    Bem, é isso…
    Seja feliz e cuide de sua nova carreira.
    Maj QCO Leonardo.

  107. Major,
    Sua palestra inicial aos Cadetes possivelmente tenha o seguinte título: Cadetes, nunca aceite e trate o QAO como oficiais, pois para nós "oficiais", esses são Praças e incompetentes a exercer o oficialato. Nos seus trabalhos úteis: extinção do QAO no Exército Brasileiro.
    Que é isso QCO? Tanta magoa, preconceito, presunção, discriminação, arrogância. Gostaria realmente fazer vistas dessa sua coragem escrita e também diretamente aos Subtenentes e Sargentos na sua OM. Provavelmente se utiliza do anonimato, como é sua praxe.
    O futuro é uma obra Divina e não de Leonardos da vida.

    De qualquer forma aqui no anonimato vossa senhoria apresenta o seu pensamento, covarde e desleal, passados diariamente aos cadetes do Exército. Com certeza V Sa foi catequisado para tal, então quem lhe norteiou deve ter uma série de seguidores desse vergonhoso caminho e suas certezas apresentadas.

    De fato não mais me dirigirei a esse oficial, pois não acrescenta nada de positivo e só pensa no seu umbigo e corporativismo.

    O importante é a Força tomar medidas de Valorização e impactar positivamente os militares, em especial, os praças.

    A exemplo cito a necessidade urgente de acabar com as mensalidades escolares nos CM, que se dá sob a desculpa que é uma QME. Não é verdade que o Ensino Público é responsabilidade do Estado.

    Então, nobre Major cuide-se também muito bem, em especial sugiro que continue se especializando, se concordar na área de gestão, pois precisará muito, caso um dia venha a ser Cmt OM ou Oficial General, pois o seu conteúdo atual sobre suas colocações a respeito dos Praças e valorização é desprezível!

    Muita saúde, felicidade, sucesso e, em especial, juízo neste 2016 e anos futuros!

  108. Prezado Major,
    A vida nos apresenta oportunidades, mas em especial conhecimento.
    Vejo que vossa senhoria gosta mesmo é de destilar maldade e difamar. Me parece também, além de tudo aquilo que ora conversamos, invejoso e maldoso.
    Se não tem competência para ajudar pelo menos não prejudique. Me parece que vossa senhoria tem ódio mortal de praças, então quer humilhar passando que praças não podem chegar ao oficialato, sem apresentar qualquer embasamento. Chegando ao ponto de criticar o EB e seus órgãos de pessoal.

    Maj, torço que os QCO, repito possam chegar ao Generalato. Como também torço pela possibilidade do plano de carreira dos Sargentos chegar a Capitão QAO. Em suma torço para que dias melhores nos alcance, sem rancor ou inveja, muito menos preconceito e discriminação.

    Que o EB consiga, a exemplo, meios para acabar com a cobrança de mensalidades nos CM e melhorar substancialmente o atendimento médico de forma igualitária a todos.

    Espero que reflita e mude seus posicionamentos se não será considerado como mais um militar mesquinho e preocupado com seu umbigo.

    Seja Feliz, SENHOR APEDEUTO!

  109. Como sempre, desculpe pela expressão, vários babacas com o mantra é melhor pingar do que faltar, isso é papo de caipira, acostumado a uma vidinha mansa de interior, arrego para essas pessoas!

    1. Não meu caro… É papo de que enxerga uma realidade de interior e de cidade… De quem sabe se colocar na sociedade e não querer ter uma vida de marajá tendo sido aprovado em concurso de NM, (os mais antigos, de NF) faça suas comparações…
      Se VC quer ganhar bem, tem a PF, TCU, Receita, AGU e outros… Mas lembre-se antes de que estes são de NS…Ok..

      Aqui um 2° Sgt 2002 com duas formação superior e duas pós graduações…
      Mas que sabe o seu lugar dentro do universo do NM…

      Mas, naturalmente realizando sonhos extra caserna….
      Busque os seus… Pois aqui dentro VC não vai encontrar… Não adianta criticar os outros…

  110. Você é ridículo. Pelo seu comentário está a mando de seus superiores, ou seja, Inteligência.
    Como ovo e arrota Picanha.
    Mesmo discurso dos oficiais no quartel com os praças.
    Tome vergonha nessa cara.
    Lhe encontrarei no Clube dos Oficiais e vou te perguntar quando você foi Sgt EsSA de 2002.
    Fica a Dica!

  111. Engraçado que esse tal Maj QCO LEONARDO sempre utiliza se dos argumentos para diminuir os ST/Sgt. Nunca leio sobre o fato de os oficiais temporários, aqueles sem nível superior, frequentam o mesmo círculo dos oficiais de carreira. Engraçado que o sargento pode possuir nível superior e ser o melhor assessor que um comandante pode ter a salário baixo, contudo, não merece uma esmola chamada promoção ao QAO. Leio cada argumento ridículo aqui neste blog. O sargento tem mais é que estudar e papirar para os concursos melhor remunerados, como já dizia um antigo coronel ex comandante. Ficar de babá de oficiail temporário e rastejar por promoções distantes, não é o caso. E ainda tem ridículos que defendem essa "carreira" ultrapassada. Por que não divulgam as relações de candidatos x vaga da EsSA? Quero só ver como vai ficar agora que o curso será tecnólogo. Quero ver o argumento de curso de nível fundamental e nível médio, bando de babacas!

  112. Anônimo, 5 de janeiro de 2016 23:47

    Já vi várias pessoas iguais a você, trabalhando junto comigo, depois que fui para a reserva e fiz outro concurso público, agora de NS, e o TCU julgou ilícito no final. Elas também diziam ter pós, mas na hora "H" não mostravam conhecimento condizente. Como já dizia o Martinho da Vila, só tinham "canudo de papel". Na universidade, tive dois colegas da turma, oficiais da Academia da PM, e que não conseguiam acompanhar certas aulas. Por outro lado, conheci na BASC um 3° SGT, sem curso superior, mas que era um "poço de conhecimento". Hoje ele é formado, não é mais militar e é professor/doutor em astrofísica. Este, sim, é digno de respeito, não é "papagaio" com melancia no pescoço.

  113. Anônimo, 1 de janeiro de 2016 15:04

    Você tem razão. Eu estava na FAB, era 3° SGT recém-formado, ganhando aproximadamente 10 salários mínimos, o que já estava defasado pela inflação daquela época. Pasme, só no governo Sarney o salário melhorou novamente. Depois disso, só veio caindo cada vez mais, e nada é tão ruim que não possa ser piorado, pois veio a famigerada MP de 2000 para desgraçar mais ainda. O problema da maioria aqui é olhar só à distância de um palmo do nariz, temos que usar do abstrato e enxergar um pouco mais à frente. A minha sorte, hoje em dia, foi ter realizado um curso de mais de um ano no exterior, por mérito, pois tinha como pré-requisito fluência em Inglês, e ter feito uma boa aplicação do dinheiro para o meu futuro, que é hoje. Mas nem todo mundo teve uma oportunidade dessa, infelizmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo