Tenente do Exército fala sobre “caronas” das turmas de sargentos e promoções no Quadro Especial

Em novo vídeo, o 2º Tenente do Quadro Auxiliar de Oficiais Messias Sant’Ana Dias denuncia as incoerências no processo de promoções dos sargentos, particularmente no caso da turma de 1993.
Ele também defende a promoção dos militares do Quadro Especial até a graduação de subtenente.
Atualizo:
O assunto não foi citado no texto inicial, mas está no vídeo: o Tenente Messias fala também sobre a implantação do QAO na FAB  e na Marinha. 

Você lembra, após obter na Justiça Federal de Brasília uma liminar que suspendia as promoções dos Subtenentes de Infantaria ao QAO em 1º de junho passado, o Tenente Messias Dias teve seu processo analisado e sua promoção em ressarcimento de preterição aprovada em tempo recorde pela DAProm.
Confira aqui o que já foi publicado no blog sobre o Tenente Messias Dias.

217 respostas

  1. Ok, Ten MESSIAS! Já apareceu, ficou famoso, ganhou aplausos de um e vaias de outros. Agora chega, volta para a toca, se é que desejas chegar ao posto de Cap (acho que queres ser vereador). Está ridículo. Evidente campanha política, ostensiva. Até o momento em que estava falando da sua questão pessoal, da sua promoção, estava coerente. Agora quer promover QE a ST e está se metendo na Marinha e FAB. Quanto as caronas, salvo exceções, geralmente quem as leva são os que "projetaram" nas escolas de formação e aperfeiçoamento e/ou se envolveram em questões criminais e disciplinares. Bom final de semana!

    1. Anônimo……vc deve ser daqueles de nariz empinado dependeu dos QE a vida toda e agora se esconde atrás do anonimato pra falar mau de pessoas que passaram uma vida inteira…dentro do mesmo lugar ……porque não dá pra falar em carreira senão o anonimo fica nervosinho pra tipos como vc pula pula que chega de costas nas unidades só pra encher o saco já ganhou teus aumentos daí vem aqui fazer o que vc sempre fez…semear a discórdia

  2. No primeiro vídeo, fiquei muito impressionado com a coragem deste Militar. Até postei um comentário enaltecendo este ato. Mas neste agora, percebo um interesse secundário além de simplesmente denunciar irregularidades. Por estar na vanguarda, ter sido o primeiro a abrir a boca, creio que o mesmo vislumbra uma carreira no legislativo (nada contra, diga-se de passagem, muito pelo contrário). É só uma opinião, nada além disso.

  3. Não entendo onde esse companheiro quer chegar, para que possamos discutir vamos colocar alguns fatos, ele menciona no vídeo promoções da turma 93, mas podemos voltar para turma dele 91, na QM Infantaria turma 90 com efetivo em torno de 500, mais de 200 ainda não foram promovidos, ele sendo de 91 se sentiu prejudicado e entrou na justiça para ser promovido ou seja ele atropelou 200 de outra turma e não foi só na promoção de S Ten para QAO, esse fato ocorreu desde a 1ª promoção para 2º Sgt.
    Não estou aqui retirando seus méritos através de cursos e condecorações, mas se fosse para fazer justiça e ajustar possíveis erros certamente ele não poderia ser promovido, pois a vaga dele seria para contemplar os quase 1/3 ainda não promovidos da turma anterior.
    Acho que o caminho não é por aí postando vídeos inflando mais desespero em quem se sente prejudicado.
    Ele já demonstrou ao longo da sua carreira que é competente suficiente para montar um projeto bem elaborado e enviar para o Estado Maior do Exército, certamente será analisado e algo poderá melhorar.
    Mas com videos no youtube só demonstra que quer aparecer ou se candidatar para um cargo político

  4. QE ST? Só pode ser brincadeira…está querendo se candidatar Ten Messias? QE sair 2Sgt acho justo, aceitável, porém 1sgt e ST é ilógico, haja vista que muitos QE com quem trabalhei vangloriavan-se de não possuir curso de formação de SGT e não poderem assumir certas funções inerentes à graduação (CMT da guarda, Sgt de Tiro…etc e tal..), e o CAS, para que serve então? Injusto e incoerente promover esse pessoal à 1Sgt e ST. Passaram seus 15 min de holofotes Ten Messias.

  5. Quer se julgar prejudicado recorram, primeiramente dentro dos trâmites militares e, depois, aos homens da "capa preta". Pode demorar mas vem.Vídeo não vai resolver.

  6. Na FAB, o subofIcial que quiser ser promovido, deve passar em concurso (EAOF) e em seguida realizar o curso no CIAAR, passando por instruções e avaliações que são realizadas na escola. Não entendi a reclamação do vídeo, visto que existe o quadro (QOEA) e a forma de acesso é bem clara (passar dentro das vagas no concurso interno).

  7. Coragem é uma virtude da INFANTARIA, o resto não me odeiem por isso! Agora não me interessa se é campanha política ou não, talvez seja melhor ficar como o primeiro comentarista, reclamando na frente do armário, sem ter atitude, nem mesmo de respeito ao companheiro que teve a coragem de se manifestar. Conheço o tipo, aquele que só reclama mas não faz nada para melhorar, aquele que quando sua patrulha encontra um campo minado, dá a volta e deixa que os companheiros explodam, ainda por cima se acha o bam bam bam, o erudito.

  8. Não sei qual seu interesse, mas é no minimo contraditório dizer que uma turma ultrapassar outra causa um clima ruim no alojamento e dizer que um Sgt QE ser promovido a ST seria algo perfeitamente normal(nada contra desde que seja por meritocracia), falta uma certa coerência.
    Muito mais importante do que uma promoção seria a criação de mecanismos para que pudêssemos ascender na carreira militar por meio de concursos internos, oportunizando que aqueles realmente identificados com a carreira militar galgassem através do mérito intelectual para áreas afins e de interesse da instituição.
    Existem varias disparidades; uma delas por exemplo encontra-se no fato do recebimento da gratificação de representação 2%, baseada no soldo, põe um sodado EP com o soldo de R$ 1254,00, recebendo R$ 25,80 ao dia para servir de alvo para o traficante. Ao passo que seu Cmt de Pel(1º Ten) com o soldo de R$ 5967,00, recebendo R$ 119,34. Mas você vai pensar " mas ele estudou para ser Ten", tudo bem é verdade, mas e o QE Subtenente? E o valor da vida?
    Abraço a todos!!! Bom fim de semana de reflexão!!!

  9. execelente iniciativa. talvez, se todos tivessem a mesma coragem as praças teriam mais oportunidades dentro da força. e em relaçao a escalade de serviço, comparando cm a dos oficiais e no minimo ridicula. 22 anos tirando serviço 'e desumano, e para piorar aqueles que criam as escalas nao conrrem as mesmas e se a escala, estiver folgada, tratam de inventar novas escalas. ridiculo, mas sao as foças armadas.

  10. Ainda bem que existem militares como este. Vários foram prejudicados e não agiram.
    Se vai candidatar voto nele. Se foi a situação que criou o héroi não interessa. Se esta defendendo os nossos direitos tô junto.

  11. E aí Messias, vc está igual ao generais quando vão para a reserva, como não tem mais nada a perder começam a colocar a boca no trombone. No seu caso, como saiu QAO, não tem mais que se preocupar com promoção por merecimento, agora é a hora de começar a se preparar para a reserva, vislumbrando um cargo político, não é??

  12. A respeito dos QE, sou um deles, tmb fiz CFST e perto de ser promovido a 3° sgt tmp em 92 fui chamado pelo sgt bda a repensar e, segundo orientação, preferencialmente ser promovido a cb nb para estabilizarar no 5 BIS. Hoje sou grato ao, então, 1sgt goulart, pois sou 2sgt com muito orgulho, me dediquei, me adaptei, aprendi muito ao longo do tempo na força, ajudei, dei o gas, vi muitos caras bons e muitos péssimos de carreira, sem nomes, pois os nomes não valem nada, o que fica é o exemplo, de carater e profissionalismo, desses sim temos que tirar o chapéu, como o sgt goulart acima, que se eternizam nas memórias pelas excelentes atitudes tomadas, se vc não fez nada q possa eternizar o seu nome até agora, comece desde já, não tenha medo. Ao ten messias minhas considerações e respeito pela atitude tomadas. 2Sgt QE ozeas.

  13. Criticar o que o Ten Messias fez, é muito fácil, mas colocar a cara pra o pessoal bater como ele fez, ninguém quer fazer, só apenas crítica, saia do anonimato e se mostre também se tem coragem.

    1. MESSIAS DIAS no 3 de outubro de 2015 a partir do 17:03… Parabéns ao companheiro… Vc é um orgulho da classe… Poucos tem essa coragem e retidão de atitudes… Uma pena não se candidatar… Teria meu voto com certeza… Praça vota em praça… Os que o criticam aqui são puxa sacos e de uma forma ou outra se deram bem na caminhada pq foram apadrinhados… Resta saber o custo… O preço desse apadrinhamento… Nossa classe não tem crédito pq a maioria não tem honra… Se vendem por status… Nós comentários isso é visível… Lamentável… Mas parabéns mais uma vez pela coragem e liderança… Vc ao contrário dos generais… Me representa…

  14. Diante dos fatos que antecederam a penosa promoção do então Sub Ten MESSIAS DIAS a 2º Ten QAO, começei a fazer algumas reflexões sobre o abuso de poder e suas consequências, uma vez que o Estado, através da sua Administração, comete erros, injustiças, ilegalidades e imoralidades. Sendo negado ao citado militar, pelo canal administrativo, a correção de uma injustiça sofrida junto a Comissão de Promoções, atendido somente após a produção de efeitos jurídicos, o nosso 2º Ten QAO há de continuar pressionando e direcionando a exteriorização da vontade de agentes da Administração Pública ou de seus delegatários para que, sob o regime de direito público, sejam produzidos os efeitos jurídicos com o fim de atender aos justos anseios de minorias.

    Com todo o direito que lhe cabe como cidadão, enquanto MESSIAS DIAS visa à satisfação de seus interesses individuais ou particulares, à Administração Pública cumpre buscar somente o interesse público. Neste diapasão MESSIAS projetando-se, intencionalmente ou não, como o SALVADOR de uma classe, vem inegavelmente contribuindo para dar grande visibilidade ao tema específico e levantando outros polêmicos, enquanto muitos se calam.

    Como alertou o Gen Bda Luiz Eduardo Rocha Paiva, “Ao longo da carreira, muitos militares em qualquer nível hierárquico, diante de situações extremas no âmbito interno da instituição ou da organização militar onde servem, questionam ordens que firam princípios legais, morais ou éticos, defendem os subordinados de injustiças e opinam com franqueza no sentido de convencer um comandante a não tomar decisões que possam trazer consequências significativamente danosas à organização militar. Quando assim procedem, assumem riscos profissionais”.( http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2015/07/manifestacao-dos-militares-opiniao-e-manifestacao-depois-da-polemica-e-do-pode-nao-pode-causada-pela-reuniao-com-daciolo-texto-de-um-general-democrata.html ).

    Desde que a intenção não seja explícita, não vejo problemas quanto a desconfiança de que o tema passa a se transformar em plataforma política para fins eleitorais, acarretando um risco profissional ao militar pois, do contrário, caberia ao Conselho de Justificação analisá-la, se for o caso. Quanto a exigência de possíveis justificativas diante de um Conselho, cuja aplicação no atual contexto não seria sustentável, creio que estas já estariam bem fundamentadas respeitando-se o regimento da ampla defesa e do contraditório.

  15. Resposta ao comentátio 3 de outubro de 2015 – 09:35
    Somente de ver as palavras usad

    Quero aqui fazer um pequeno adendo ao comentário 3 de outubro de 2015 – 09:35;

    Para ser sincero vosso comentário me deu ânsia de náuseas, é de gente como você que a Força Terrestre menos precisa neste momento. Pois fica bastante claro que o Srº é um baita individualista, pensando única e exclusivamente em seu próprio umbigo.
    E no mais, quem é você para dizer que os problemas das caronas se resumem tão somente à vida pregressa e aos bancos escolares. Por fim, guarde suas convicções para si mesmo e na falta de fala construtiva fique quieto.

    S Ten 1992! Turma altamente prejudicada, perdendo a fé na missão, mas ainda sim, firme no combate.

    1. Parabéns Ten Messias!
      Não dê ouvidos às críticas pois o que defendes é o anseio de muitos. Esse cara anônimo é apenas mais um que não merece ser verde-oliva, pois não conhece o significado da palavra "companheirismo".
      Não dê atenção às palavras de alguém que sequer tem coragem de dizer quem é.
      Força!

  16. nunca vi um militar falar tanta besteira. Não me surpreendo se ele se candidatar a alguma coisa.
    Ele esqueceu de falar que o QE não prestou concurso público e foi beneficiado com a estabilidade.
    Muitos são analfabetos, pois naquela época não existiam os critérios que tem hoje.
    Conheço inúmeros QE que não sabem redigir um DIEx, e esse Tenente vem defender uma promoção a Subtenente de militares sem preparo.
    Se as funções que esse Tenente desempenhou durante a carreira se aprendem em 45 dias ele tem que repensar e dar um pouquinho de suor.
    Ele disse que ficou seis anos na fronteira, foi pra lá obrigado? é um privilegiado, pois quando fui fui obrigado a a sair com dois anos.
    Acho que esse Tenente nunca deve ter desempenhado a função única da força para o Subtenente, que é Encarregado de Material, se tivesse desempenhado não falaria que com 45 dias de curso a distância está habilitado para tal. Pare de falar besteira rapaz. Além de tudo é indisciplinado, pois tenho certeza que não tem autorização para estar fardado postando vídeo. Não honra a farda que veste.

    1. Esse militar é um fanfarrão, ele foi beneficiado desde a promoção à 2° Sgt. A turma dele de 1991, ultrapassou mais de 1/3 da turma de 1990, isso ele não comenta nos vídeos.

    2. 50% dos sargentos fo quadro especial tem nível superior, assim como vocês de carreira também tem essa dificuldade de fazer diex e tantas outras coisas , tu calado sois um profeta , falando sois um gago.

  17. Muito mimimi…quer ser Oficial ? faça o concurso da EsPCex…é aberto a todos os Brasileiros…quer ser Sargento faça a ESA…quer ser 1Sgt ou ST façam o ESA e CAS…..Of QAO deveria obrigatoriamente ter Ens Sup e ponto, sendo que nem deveria existir QAO. Nao concorda ? Pede as contas e acha algo melhor pra fazer..vai a luta…se vira…..mas chega de mimimi…..e esse rapaz Messias oportunista…fala fala fala e não cita a sua própria turma (91) que deu uma banda nas outras turmas…mas como o beneficiou tudo certo….legitimo Brasileiro……mimimi mimimi e muito mimimi….

  18. Senhores só não enxergam quem não quer, referente aos nossos salários que esta totalmente baixo.
    A promoção sim é muito importante, somente isso neste momento DIFÍCEIS DE NOSSAS VIDAS.
    A mudanças de governo estão acontecendo, e os militares continuam ainda com as mesquinhagem coletiva. Só ver agora com essas mudanças para 35 anos de serviço, assim iremos pelejar. Cada um tem que lutar pelos seus ideais,não importa o Posto ou a Graduação; principalmente aqueles terminarão seu tempo de serviço em 30 anos, ou será 35 anos.
    então meus senhores esperem e verão.
    A promoção nesta situação em que vivemos da atualidade salarial, é importante.
    No meio militar não mais teremos apoio de ninguém, referente aumento salarial; então não invejem dos QEs; reivindicaram pelas por melhorias. Corram atrás também, o País é livre. Não é necessário revanchismo, quebra-quebra. Então lutem também. Ninguém é contra o ST a chegarem QAO, sejam felizes mesmo sem a AMAN. Pois é a oportunidades que o EXÉRCITO deram a vc também.

    Abraços, lutemos juntos; que a assim é melhor

  19. MESSIAS DIAS você está certíssimo em denunciar este tipo de abuso nas forças armadas, que passou longe de ser uma organização profissional e nossos superiores não querem que as FFAA sejam de profissionais; mas, antes preferem que sejam de bajuladores e e puxa saco.
    Também estou militar, e é muito ruim, pertencer a uma força que não dá a mínima quando se trata de carreira, acham que se dividirem; ser amigo dos amigos, ela (FFAA) ficará melhor.
    Ledo engano, também, é o novo sistema de avaliação. Pois, o superior deve chamar o subordinado e falar naquilo que o subordinado está errando, ou seja, interferir no processo antes da avaliação. (olho no olho).
    E, antes de terminar. Meus PARABÉNS, os militares somos desunidos mesmos e, sempre depois que alguém levanta a bandeira, dá a cara a tapa fica mais fácil mudar, haja vista os QEs que agora podem ser 2º sgt isso foi fruto de fora do quartel e fora dos quarteis vamos fazer a sociedade (judiciário) ver este tipo de aberração que é feita na promoção e outras mais.

  20. QE ser promovido à Subtenente ? Até concordaria se os critérios fossem os mesmos das promoções dos Sargentos concursados. Não sejamos hipócritas, vamos parar com essa de querer ser politicamente corretos sobre tal tema. Vejam ao redor dos senhores nas OMS… Qual é a média de escolaridade do Sgt QE ? Quais são as funções em que mais eles estão alocados ? Rancho (cozinheiro), motoristas de vtr e blindados, auxiliares de outros Sargentos… Não fazem TAF, não fazem TAT, estão incluídos num universo de alto índice de baixa médica. Na minha OM vejo a maioria mal conseguindo expressar um mediano português falado e escrito. Ademais, função de encarregado de reserva de material nem deveria ser função de Subtenente, é ser apenas um guardador de material velho e usado. O quê de nobre existe em tal tarefa para ser designada a um camarada aos 40 anos de idade (Subtenente)? Existe algo tão especial em cuidar de camas beliches, barracas e mantas mofadas, coturnos velhos, panos de chão, fardas raladas, cantis cheios de crostas de sujeiras, armários amassados e faxina? Isso qualquer sujeito que seja alfabetizado pode fazer (escrever, ler e saber aritimética básica), qualquer Sargento moderno pode fazer… É uma imbecilidade, para dizer o mínimo, que um camarada, por exemplo, seja o pregoeiro ou membro de comissão de licitação quando 3º Sargento ou responsável por fazer empenhos na OM, ou seja, assume missão com muita responsabilidade, legal, inclusive, e quando o mesmo é promovido a Subtenente ele tenha que ser cuidador de material velho e tal missão ser considerada a "maior dificuldade do universo" e de alta exclusividade que só um camarada com 40 anos possa assumir !!!! Encarregado de material = muito IBOPE para pouca coisa. Aliás, para atividade medíocre !!!!!

  21. Em primeiro lugar, parabéns ao Ten QAO MESSIAS.
    Pessoas assim que a Força precisa, CORAGEM. A base de Fuzil e Metralhadora hoje em dia não se resolvem mais, já era. As Forças Armadas tinha tudo em suas mãos (poderes) e abusaram do poder que tinham, mataram/assassinaram pessoas inocentes também; e olha no que deu. Está certo que algumas atitudes para certos tipos de revanchistas eram necessários. Ficamos de lados hoje, prestem atenção; deixem serem pessoinhas Idiotas e Mesquinhas.
    A base da gíria; deixa o cara meu. Desde que esteja fazendo algo para melhorar no meio militar, qual o problema?

    Em questão de ser politico, porque não. Pois que seja então um bom político. Qual o problema! é melhor do que ficar rosnando em alojamento, choramingando com a esposas, se lamentando para seus filhos..
    VERGONHA em pessoal. Parem e pensem…

  22. Parabenizo o Ten Messias pela coragem de dizer a verdade sobre a promoção dos Praças.

    STen das T 86,87,88,89,90 que também ficam lamentando por não terem sido promovido a QAO, tomem coragem e entrem na justiça, pois se não deixou nada a desejar na carreira, com certeza a justiça lhe dará a promoção a QAO, agora se não fizerem nada irão morrer Subão.

    Nada contra aos QE chegarem a ST, desde que façam o CAS, pois conheço muitos QEs que são melhores que Sgts de carreira, em todos os quartéis que servir posso dizer que mais de 90% são excelentes.

    Se a DAProm tivesse seguido o que prescreve a Port nº 006-EME, de 9 Jan 15, que é bem clara onde as promoções são por turma de formação e não por turma de promoção, onde na promoção de Jun 15 todos os REMANESCENTES da T 93, deveriam ter sido promovidos, não haveria militares entrando com requerimento de promoção em ressarcimento de preterição, onde a DAProm está dando indeferido pois alega que somos pertencentes a turma de promoção de 94, então há algo errado na Portaria, que diz turma de formação e não turma de promoção.

    Na Port deveria estar escrito que para fins de promoção passamos fazer parte da turma 94, mas não está.

    A Por nº 175-EME, de 23 Nov 12, que aprova o processo de promoções de oficiais define a turma o da seguinte forma:

    Parágrafo único. A expressão “Turma” refere-se à Turma de Promoção e designa todos os oficiais incluídos nos limites para a organização dos quadros de acesso, e que estejam posicionados no Almanaque do Exército on-line entre o 1º e o último classificado da Turma de Formação em estudo: poderão ocorrer casos de oficiais formados em anos diferentes que, por motivos diversos (ultrapassagens em promoções anteriores, perda de tempo de serviço e outros) deixaram de pertencer a sua Turma de Formação original, para fins de promoção.

    Vejam que está clara a composição da turma, diferente da Port nº 006.

    Parágrafo único. Considera-se como integrante de uma turma de formação, o universo compreendido desde o primeiro graduado classificado em um determinado ano (inclusive), até o primeiro graduado classificado do ano subsequente (exclusive), ordenado no Almanaque de Pessoal Militar do DGP.

    Da maneira que está escrito há 2 entendimentos:

    Ex 1ª – 1º Sgt T 93 (inclusive) até o 1º Sgt T 94 (exlusive), exclui-se todos o da T 94 e continua 93 até o próximo da T 94.

    2ª- 1ºSgt T 94(inclusive) até o 1º Sgt T 95 (exclusive) e quem estiver nesse meio pertence a T 94, que é o que a Port prega turma de formação.

    Somos T 93 e não podemos sermos considerados T 94, a conclusão é que a Port nº 006, não está de acordo com a Lei Complementar nº 095, de 26 Fev 98.

    Leiam a referida lei e verão que a pretensão do EB não está de acordo com o que a Port nº 006-EME, preconiza, onde nos despachos estão dizendo que passamos a pertencer ao universo de promoção da T 94, onde podemos até pertencer se a referida portaria estivesse tratando as promoções por turma de promoção, mas não está.

    Tive indeferido meu requerimento e vou entrar com reconsideração de ato e se der nega, irei a Justiça e se na Prom a QAO não for promovido por ter entrado na Justiça na Prom a ST, entrarei novamente.

    A quem possui direito fica uma pergunta:

    Será que as Comissões de Promoções de um modo em geral são constitucional?
    Se nada fizermos irá continuar da maneira que está, sempre estaremos sendo prejudicados, pois a força só quer nosso sangue e na hora de sermos reconhecidos somos deixados de lado.

    A DAProm não soube interpretar a pretensão que o EME deu à Port 006-EME está simplesmente fazendo da sua maneira.

    Não é justos uma grande parte dos Sgts da T 93 ficarem na graduação de 1º Sgt com 6a e 6m, enquanto muitos da T 94 foram promovidos com 5a e 6m.
    Se a % de 3 Mer x 1 Ant fosse na promoção a mesma seria mais justa, da maneira que está não há sentido em haver a promoção na Ant que fica para Dez, onde 90% da T estará sendo promovida.

    QUEM NÃO CORRE ATRÁS DE SEUS DIREITOS NÃO É DIGNO DE TÊ-LOS!

  23. Parabéns ten, infelizmente militar só sabe criticar mas colocar a cara a tapa ninguem coloca, por que sabe que vai ser perseguído. Essa estabilidade não serve pra nada…só tem covarde.

  24. Estes que estão criticando a atitude do ten messias se estão sendo prejudicados façam o mesmo este tenente tem coragem não ficou só no alojamento reclamando ele entende de lei , ai fica um monte de bodo a reclama, e ainda criticando a ideia dele da promoção dos QE A SUB , vão procurar o que fazer bando de egoísta só
    pensam em vocês .

  25. Não tô entendendo….os QE não querem ser promovidos a general também não?
    Os caras se aproveitaram de um furo da administração militar e ingressaram numa carreira pública sem concurso, ( o que e ilegal), numa canetada foram promovidos a 2 Sgt, tem muitos querendo ser promovidos a Sten e o ônus dos sargentos concursados, vcs não querem….? Na boa, tá tudo errado…adoram ganhar no grito. Pq não vão estudar?

    1. Olá! Quem se aproveitou do furo da administração foi a própria Instituição, pq usa uma mão-de-obra qualificada e comprometida, pagando uma renumeração de Sgt QE, onde substituimos com certeza a dua função… Qual ônus dos Sgt concursado? O que é estudar para vc?

  26. Prezado ST 1992, boa noite! Primeiramente, fiquei preocupado com as náuseas. É de bom alvitre procurares o médico da OM na segunda-feira. Deves estar no quadro de acesso e não podes ter problema com a inspeção de saúde. Se tiveres que carregar um companheiro ferido em uma Força de Pacificação no RJ, como é, infelizmente, normal, a náusea pode se agravar. Como perguntaste quem sou eu, digo que sou um 1º Sgt Tu 1998. Na minha ótica, não pareço individualista, mas sim realista. Na minha turma e em turmas contemporâneas, nunca vi um cara que é "meio de turma EsSA e meio de turma CAS", "B" no TAF e TAT, trabalha "B" na lides diárias e não foi punido, levar "carona". Quando dou uma olhada para o pessoal que foi ultrapassado, ou saiu na última rela, salvo uma ou outra exceção, vejo gente que poderia estar fora do EB e ganhou uma segunda chance da Força. Desde minha formação, pelo meu trabalho diário, decorrente de escolhas que fiz (servir sempre em tropa, ter poucas transferências), e meu desempenho intelectual, tinha consciência que se tudo desse certo, sairia, no máximo, nas "segundas turmas" de promoção. Primeira turma já descartei na EsSA. Muita gente questiona a avaliação escolar, mas é o único local onde estão todos sentados, na mesma sala, com o mesmo tempo e a mesma questão para resolver. Existe diferença entre os turnos, mas são necessárias para variar as provas. Fora das escolas, os critérios de avaliação são muito mais subjetivos. Não tiro a razão do Ten MESSIAS em querer melhorar o processo. Porém, está pegando um caminho de "jogar M no ventilador". Poderia estar fazendo tudo isso se dirigindo às autoridades (Cmt OM, Cmt Mil A, Min Pub, Ação Judicial), sem dar esta publicidade toda. A discrição é característica desejável ao militar. Dando esta publicidade, faz com que a interpretação seja de que "quer aparecer" e conta com a antipatia de todas as autoridades que citei. O último que se tem notícia de "botar a boca no trombone" sem seguir as leis e regulamentos é o ex-Cap Luis Fernando, que perdeu posto e patente. Para encerrar, Sgt QE não pode sair ST, principalmente em respeito aos militares de carreira. Não cabe isonomia entre as FFAA no caso de promoção ao QAO. São efetivos, tarefas e necessidades diferentes, que se deve dar autonomia ao Cmt Força para gerir internamente. Boa noite!

  27. Boa noite senhores! Vou discorrer sobre o que o Ten Messias postou em relação a FAB. Informo, conforme citado por um colega da FAB em um post acima, há um concurso, chamado EAOF, para todos os 1S com CAS ou SO que queiram ter acesso ao oficialato. Realiza-se o concurso e, se classificado entre o nº de vagas, estagia no CIAAR, sendo nomeado a 2T, após 3 meses de curso e em 5 anos chega a Cap. Sou da EEAR de 88 e da turma do EAOF de 2009, hj Cap, fechando os 30 anos em nov de 2016, se Deus quiser!

  28. Essa é a reação dos militares, se o camarada pretende se candidatar acredito q é louvável. De fato somos o q somos pela ausência de pessoas q representem junto ao legislativo e executivo. São opiniões pessoais, certamente cada um tem as suas. A crítica construtiva é livre. Não está desmerecendo ninguém. Parabéns ao camarada.

  29. Pelo menos, ele tem coragem de falar o que muitos murmuram nos alojamentos; qual o interesse implícito? Não sei, porém se existe algum, deixem que se revele, pois sempre houve reclamações a respeito de tudo mesmo.
    Nunca haverá alguém capaz de agradar gregos e troianos.

  30. Gostei da reação do ten messias ao colocar sua opinião em vídeo, poucos fazem isso a maioria dos militares esconde no anonimato até para da sua opinião própria, parabéns tem messias pela coragem

  31. É Amigão você já deu, em matéria de vaidade sua nota é 11 não é nem 10, no momento em que você citou sua situação e que conseguiu sua intenção (a promoção) excelente para você aliás só pra você mesmo. Agora se meter na promoção a QE, nos Colégios Militares e com os reservistas com as famosas Cartas ao Além, demonstra que você quer mesmo aparecer, é muito fácil falar hoje na condição de Oficial e logo após alegar problemas psicológicos para viabilizar suas idéias egocêntricas. Espero que suas atitudes não prejudique as turmas mais antigas que ainda não foram promovidas, pelo que vi em sua carreira o sistema sempre esteve a seu lado isso que você fez é um verdadeiro cuspir no prato que comeu.

  32. Seguindo à ótica do companheiro acima que diz: "Na minha ótica, não pareço individualista, mas sim realista. Na minha turma e em turmas contemporâneas, nunca vi um cara que é "meio de turma EsSA e meio de turma CAS", "B" no TAF e TAT, trabalha "B" na lides diárias e não foi punido, levar "carona"". Então, está explicado por que já tomei algumas "caronas", posto que sou: primeiro terço de turma EsSA e de turma CAS", "E" no TAF e TAT, trabalho "MB" na lides diárias, no entanto, fui punido duas vezes uma "REPREENSÃO" e um DETIMENTO, ainda naquela época em que não havia o procedimento meramente protocolar de apresentar RAZÕES DE DEFESA.

  33. Esse militar ta querendo aparecer, já teve seu momento de fama, além de que é indisciplinado pelo fato de ficar gravando videos fardado e com certeza sem nenhuma autorização, não honrando a farda verde oliva, não tem problema em divulgar seus problemas, mais faça isso em outros vestimentos. Alem de qual moral ele tem pra falar em turma dano carona em outra, é só olhar no almanaque que a turma dele(1991)ultrapassou a turma de 1990, no caso da infantaria em mais de 200 militares, e ele é um beneficiado desde a promoção de 2° Sgt, essa situação em nenhum momento ele comenta.

  34. Chegou o Messias? Rsrsrrsrs.
    Quanto aos QE analfabetos, etc, não concordo.
    Trabalhei com um na Cia C 4ª RM, nos idos de 2002, que tinha enorme capacidade de trabalho.
    Camarada inteligentíssimo, excelente profissional. Ah, tirava o seu Sv como manda o figurino.
    Cito outro que que trabalhei na minha última OM do mesmo nipe do supracitado, excelente.
    Quanto a serem ST, temos de criar mecanismos legais para isso.
    Quanto ao Messias: é melhor tê-lo do que aturar o Aldo Rebelo como Min Def.

  35. O processo das promoções é totalmente errado, por isso que muitos ST da T 86,87,88,89,90, ainda não foram promovidos e muitos nem serão, mas a culpa é dos senhores que não botaram a boca no trombone como fez o Ten Messias.

    A situação poderia estar melhor se os senhores também tivessem coragem de enfrentar a Administração Militar, mas ficaram quietos e agora que aparece alguém com coragem para falar, ficam criticando.

    Parabéns Ten Messias o Sr mereceu ultrapassar esses ST das turmas anteriores a sua, pois precisávamos de alguém com coragem para botar a boca no trombone e tentar modificar essa palhaça que é a nossa promoção e quem sabe agora o Cmt do EB que demonstra ser uma pessoa justa coloque ordem na casa.

  36. Lamentável, mas a sistemática de promoções do Exército está se transformando num verdadeiro Barril de pólvora negra pronto p/ explodir. Dando uma lida nos comentários, pude perceber que infelizmente o QE é e sempre será objeto de discriminação até mesmo pelos seus colegas Sgt's de carreira.

    att.
    S Ten 1991

  37. Sou J. Carlos, Ex Sargento Temporário do Exército Brasileiro, e tive a grande honra de servir ao lado do então Sgt Messias Dias, esse homem que hoje é merecidamente 2º Tenente QAO do Exército. Durante 7 (sete) anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro, tive a oportunidades de conhecer inúmeros militares de carreira e temporários, mas cito sempre e com muita segurança, que Messias Dias é um dos poucos em que eu confiaria a minha vida em combate, digo isso porque sei que esse militar não abandonaria a sua tropa, assim como nunca nos abandonou em tempos de paz, também não nos abandonaria em tempos de guerra.
    Quem está criticando as suas atitudes, as suas ações ou está taxando de oportunismo, não o conhece, mas caso algum dia tenham essa oportunidade, rapidamente perceberam que se honra fosse medido em graus, Messias Dias seria sempre o grau máximo. O nome disso é coragem, essa é a definição das suas atitudes diante das irregularidades e injustiças históricas cometidas nos quartéis do Exército Brasileiro e de outras Forças Armadas e Forças Auxiliares, os que se opõem a atitude do Tenente Messias Dias é que são os covardes dessa história.

    Nenhum dos discursos sugere a perda de direitos de qualquer categoria de militares, tudo que foi dito é benéfico para os militares e para a Instituição, sejamos inteligentes, vamos apoiar o Messias Dias, representante como esse nunca tivemos. Alguns disseram que ele está fazendo campanha política, pode ser ou não, mas se essa for a intenção, aplausos, precisamos dessa liderança, precisamos do Messias Dias na Camara dos Deputados, precisamos levar moralidade aos foruns políticos do nosso país e isso Messias Dias tem de sobra.
    Sinceramente, vou orar para que Messias Dias seja sim candidato em algum momento, de preferência para Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, ele será eleito porque homens de honra e de coragem são raros, Messias você me representa. Brasil Acima de Tudo!!!

  38. Sou J. Carlos, Ex Sargento Temporário do Exército Brasileiro, e tive a grande honra de servir ao lado do então Sgt Messias Dias, esse homem que hoje é merecidamente 2º Tenente QAO do Exército. Durante 7 (sete) anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro, tive a oportunidades de conhecer inúmeros militares de carreira e temporários, mas cito sempre e com muita segurança, que Messias Dias é um dos poucos em que eu confiaria a minha vida em combate, digo isso porque sei que esse militar não abandonaria a sua tropa, assim como nunca nos abandonou em tempos de paz, também não nos abandonaria em tempos de guerra.
    Quem está criticando as suas atitudes, as suas ações ou está taxando de oportunismo, não o conhece, mas caso algum dia tenham essa oportunidade, rapidamente perceberam que se honra fosse medido em graus, Messias Dias seria sempre o grau máximo. O nome disso é coragem, essa é a definição das suas atitudes diante das irregularidades e injustiças históricas cometidas nos quartéis do Exército Brasileiro e de outras Forças Armadas e Forças Auxiliares, os que se opõem a atitude do Tenente Messias Dias é que são os covardes dessa história.

    Nenhum dos discursos sugere a perda de direitos de qualquer categoria de militares, tudo que foi dito é benéfico para os militares e para a Instituição, sejamos inteligentes, vamos apoiar o Messias Dias, representante como esse nunca tivemos. Alguns disseram que ele está fazendo campanha política, pode ser ou não, mas se essa for a intenção, aplausos, precisamos dessa liderança, precisamos do Messias Dias na Camara dos Deputados, precisamos levar moralidade aos foruns políticos do nosso país e isso Messias Dias tem de sobra.
    Sinceramente, vou orar para que Messias Dias seja sim candidato em algum momento, de preferência para Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, ele será eleito porque homens de honra e de coragem são raros, Messias você me representa. Brasil Acima de Tudo!!!

  39. A turma do Ten Messias, EsSA/1991, foi a mais beneficiada pelas ultrapassagens. Detalhe, ultrapassou a turma de 1990 e ainda não foi ultrapassada por nenhuma turma. Isso o Ten Messias se abstem de comentar.

  40. Também os oficiais da AMAN creditavam os Sgt(s) da EsSA como analfabetos.
    Atualmente temos uma grande massa com curso superior, pós-graduado, mestrado e outros.
    Também reclamamos por não sermos respeitados. A saída é não respeitar os Sgt QE, Cabos e soldados?
    Estamos na era da informação. Os Sgt QE atuais são excepcionais e inteligentíssimos, muitos também mantém seus estudos. Quem tem que resolver o problema é quem criou.
    Quantos outros não fizeram concurso no serviço público e até na Força. Lembra que teve temporários estabilizados? Lembra que tinha militares de CPOR e NPOR que iam direto para a AMAN? Também tinhas os que saiam da EsSA direto para a AMAN.
    Cadê o concurso que fizeram para entrar na AMAN?
    Quantos temporários foram diretos para a PM, sem concursos?

    Então só quem tem que pagar o pato é o QE por não ter feito concurso? Ridículo.

    Temos é que defendê-los!

  41. Nós Subtenentes e Sargentos de Carreira, não podemos ter que ser capachos para ser promovidos ou então covardes. Nosso Armamento de dotação como Subtenente é pistola e na 6ª RM e em várias outras nos botam de fuzil e temos que nos calar com medo.
    As turmas de 93 3 98, se o Cmt do Exército for justo, fará às promoções, de todos que possuem interstícios, a contar de 1º de junho de 2015, por ressarcimento preterição, pois as Comissões erraram e não cumpriram a determinação do Cmdo do EB e EME, publicadas em Boletim do Exército.
    Isso é que devemos lutar e todos entrarem com esse pedido.

    Repito, todos de 93 e 98!

  42. Quanto a ele ter se beneficiado. Pergunto se a culpa é dele? Claro que não.
    Ele está é nos ajudando e dando todos os meios regulamentares e judiciais para que os STen das turmas anteriores sejam promovidos.
    Esse é um homem que pensa no futuro e não no seu umbigo.
    Depois dele ter colocado a cara a tapa, não mais acontecerá ultrapassagens e reduziremos as pessoas que se dedicam a chefes e não a Pátria.

    Parabéns TEN MESSIAS DIAS!

    HOMEM DE VISÃO!

    DEFENDE NOS SUBTENENTES E SARGENTOS, CABOS E SOLDADOS E RESERVISTAS PRAÇAS!

    BOLSANARO VAI PEDIR SUA AJUDA! POIS SOMOS ALGUNS MILHÕES JUNTOS COM NOSSOS FAMILIARES!

  43. Se somos Forças Armadas de um mesmo país, temos que ter isonomia de formas de acesso e promoções.

    Assim o Ministério da Defesa deve determinar que seja criado o QAO na Marinha e Aeronáutica.

    Também deve permitir que tenha no Exército concurso para os praças ou as praças alcançarem o oficialato e terem carreiras, como as do QCO.

    PARABÉNS TEN MESSIAS DIAS!

    SE EU FOSSE BOLSANARO BUSCAVA LOGO ESSE MILITAR!

    POIS TERÁ ENTRADA FÁCIL E CONVENCIMENTO PARA TODOS NÓS QUE SOMOS TRATADOS CLASSE MENOS FAVORECIDA EM COMPETÊNCIA E CONHECIMENTO!

    FORÇA MEU TENENTE!

    ESTAMOS COM O SENHOR!

  44. Tem que ter sim QUADRO AUXILIAR DE OFICIAIS (QAO), na MARINHA e AERONÁUTICA.

    O Exército é permitir concursos interno para os PRAÇAS.

    Meus amigos da Marinha e Aeronáutica choram todos os dias, por não ter QAO.

    Pois eles me passam que existe vários que exercem funções de oficiais e por não ter QAO, acabam como SUBTENENTES.

    EXCEPCIONAL SOLICITAÇÃO!

    TEN MINHA CONTINÊNCIA!

  45. Não assisti nenhum dos dois vídeos publicados, porque sei que iria me estressa com tanta baboseira.
    Quer mudar o sistema secular. Muito deprimente!
    Nas próximas eleições vai se candidatar, com certeza e ter menos de 100 votos!

  46. QE, tornou-se uma "raça" quantos adjetivos para descrever a classe de maneira generalizada analfabetos, incapazes, desqualificados para outras funções que não seja cozinhar, motorista, faxineiro etc. Puxa! Meu orgulho por meu pai cresceu ainda mais, pois sei que tolerando todos esses adjetivos, sempre foi um militar integro e dedicado ao trabalho. Ultimamente o que vejo estampado nas paginas policiais são o contrario de tudo que se pensa, militares de alta patente, com ensino superior graduação, pós e doutorado fazendo história em nosso pais, pena que de forma nada honrosa.

  47. O Adjunto de Comando deve se espelhar no Ten Messias e ter a coragem de discutir com o Cmt do EB essa palhaçada que é a promoção dos Sargentos e estar ai apenas pelo status que o cargo lhe dá, seja corajoso e faça sua parte lute por nós.

    Sou do mesmo ano de sua formação T 93 e com mais de 26 anos de serviço sem deméritos nenhum me sinto como um inútil para a força, não tive o reconhecimento e ainda sou 1º Sgt, talvez seja promovido em Dez 15 a ST isso se não mudarem nada, pois nesses anos só vi mudanças para piorar nossa situação nunca para melhorar.

    Então adjunto de comando não fique aí junto ao Cmt do EB apenas tomando cafezinho e aceitando tudo que a força nos impõe, aja como um verdadeiro líder, pois com certeza iremos tirar o chapéu para você.

  48. Para quem está com "problemas psiquiátricos" até que o nobre tenente está bem. Acho que não deve estar afastado das suas funções no quartel. 100% lúcido.

    Futuro vereador de Salvador em 2016!!

  49. Os sargentos do Quadro Especial, não são culpados pelos diversos erros e tem sim que puderem chegar até Subtenente!

    Tenho 30 anos de serviço e nunca vi um militar com visão tão clara e respeitosa com as praças!

    MEU DEPUTADO FEDERAL (VEIO DE PRAÇA)!

  50. Por respeito aos companheiros da MARINHA e Aeronáutica, também por toda a sua credibilidade;

    Lhe peço mais uma vez a edição novamente dessa postagem, com a criação de QAO para todas as Forças Armadas!

    A matéria no momento é de suma importância para nós, pois depende de ato dos nossos Comandantes e Ministério da Defesa!

    OBRIGADO!

  51. Se QE seguir o tempo previsto para cada graduação, fazerem o Curso de Formação de SGT, pois se vangloriam de não possuir para terem os Ônus de sargento e sim continuarem com função de CB/Sd, fazerem CAS ( CAS não se trata de 45 DIAS À DISTANCIA, são 7 meses de EAD e quase 3 presenciais), e seguirem o tempo previsto para cada graduação, 8 anos como 3Sgt, 8 anos como 2Sgt, 6 como 1Sgt e então ST, por mim que saíam. Agora, aproveitarem furos na constituição, ganharem direitos que não fazem JUS à base de canetaço e politicagem pisando na hierarquia, dando carona em sargentos concursados mais antigos, isso é inadmissível. Me admira o Ten Messias que teve coragem e hombridade para expor as injustiças vigentes, apoiar promoção de QE a ST sendo que a maioria dos sargentos de carreira das novas gerações, no máximo chegarão à ST, graças ao aumento de interstícios da LRM de 2000. Acho que o camarada perdeu o foco, ou está querendo mais 5 minutos de fama.

  52. Tenho um imenso orgulho de ter servido ao Exército Brasileiro, porém o q esse militar fala não é nada para as injustiças e irregularidades q existem na força, agora fica muitos oficias q estão com receios pq o vídeo está repercutindo e está vindo ao conhecimento geral da sociedade.
    Parabéns guerreiro, pela coragem q muitos não tem e só querem críticar.

  53. Quando o Bolsanaro fez aquele escândalo das viaturas e equipamentos, chamaram ele de louco.

    Atualmente é o único representante das Forças Armadas.

    Aceitaram por ser oficial.

    E esse praça lúcido e inteligente?

    FAÇO QUORUM PARA ELE VIR PARA MEU RIO E SER NOSSO CANDIDATO A CAMARA FEDERAL!

  54. ESSE Tenente, eu torço para que ele se recupere dos seus problemas de saúde.

    A decepção deve ter sido a maior.

    Deve ser um trauma intransponível.

    Mas contamos contigo para as nossas causas.

    Estou fechado contigo!

  55. Adjunto de Comando junto ao Cmt do EB, pegue a Port nº 006-EME, de 9 Jan 15 e entregue ao Cmt do EB e solicite a ele que leia e dê o entendimento que a mesma passa.

    Com certeza ele terá o mesmo entendimento que estamos tendo, onde as promoções são por turma de formação e não turma de promoção como a DAProm está respondendo em seus despachos.

    Faça isso e depois solicite a ele para que faça justiça com nós da T 93.

    Quero lembrar que a promoção por ressarcimento de preterição não precisam ter vagas e o Cmt do EB tem poderes para fazer isso.

    Lembro também que o dinheiro que nos paga é da união, não sai do bolso de nenhum General.

    Se não houver essa promoção o EB estará mostrando a seus integrantes que não são cumpridores das Leis e regulamentos da maneira que estão escritos, só cumprem se for para punir.

  56. PARABÉNS. Atitude e coragem e o que definem o MILITAR significa que mesmo que as autoridades militares competentes não lhe ouçam. Mesmo que seja por motivos políticos , não importa, com sua atitude você se fez notar de tal forma que fez companheiro militar "APATICOS" se manifestarem seja para te apoiar ou para te criticar. O importante é que todos te ouçam e que falem o que quiserem mais FALEM. Bola para frente Ten Mesias. Mais uma vez sua missão está sendo cumprida.

  57. Aos que aqui criticaram a promoção dos Sgt QE a 1 e a S ten, aqui vai uma lição…para que eles querem CAS, se na vida de caserna podemos afirmar que nada mais nada menos é um grande curso de longos 20 anos de carreira ….kkkkk faça-me o favor senhores…. e para maiores esclarecimento aqui bem no sul do Pais, na minha OM os 2 Sgt QE tiram Sv de Adjunto, são chefes de garagem, trabalham na administração e ainda desdobram-se como motoristas….ao invés de alguns que fazem o CAS e depois se escondem para não abraçarem as funções especificas.
    Pergunte se algum Sgt com CAS..quer assumir alguma função na administração..kkkk tenha dó senhores…

    1. Companheiro, onde fica essa OM fantástica onde QE tira SV, e ainda mais de adjunto. Deve estar uma penúria tratando-se de pessoal para QE colocarem QE nessas funções. 20 anos desempenhando função de cabo e soldado não garantem promoção a ST na minha ótica amigo. Quem quer sair ST deveria ter estudado, prestado concurso, feito o CAS, aliás não entendo porque alguns companheiros QE (fato, muitos que conheci eram semi alfabetizados…) desprezam o CAS, ademais isso passar uma vida preocupado com os poréns da carreira, TAF, TAT, conceito, picuinhas, capricho dos "lords".

  58. Vou discordar do Ten Messias em alguns pontos, e elogiar sua coragem moral em outros…invulgar iniciativa de se expor, o sr deu a "cara a tapa" enquanto muitos oficiais de AMAN se escondem sob o receio de perderem benefícios futuros e serem vistos como indisciplinados e subversivos, pois hoje em dia, quem pensa um pouco que seja, assim é visto. Para a "velha guarda" militar que tem senso crítico e que reclama quando realmente a m… está batendo no pescoço é "indigno" e está "cuspindo no prato que come", no entanto se dobram à políticos sem escrúpulos, corruptos, detratores da pátria e dos bons costumes, ratos de esgoto. Nossos comandantes adoram lamber os sapatos dessa gente. Agora vou discordar de promover QE a ST, pois embora eu tenha trabalhado com bons profissionais desse quadro, a maioria está aquém do padrão esperado para a função de ST, desempenham função de CB ou SD, mal sabem redigir um oficio, ou DIEx e são auxiliares de outros sargentos. Sem mencionar que grande parte desse universo desfruta de dispensas médicas, não desempenha funções inerentes à graduação e mesmo assim, foram promovidos dando "carona" em sargentos concursados bem mais antigos. Não houve alarde e repercussão porque essas "caronas" não ocorreram nos oficiais de AMAN e sim nas praças. Acho que a promoção à 2º Sgt foi um presente excepcional para quem passou a vida toda desempenhando função de Cb/sd e entrou sem concurso e sem os ônus do pessoal concursado.

  59. A turma de 1991 é a turma que mais se beneficiou, isso é fato, e contra fatos não há argumentos, a meu ver a turma que mais se ferrou e ainda hoje se f… é a turma da morte, a turma de 1992 essa sim é digna de pena…

  60. Meu amigo,

    Pelo amor de Deus,

    O cara deixou claro que não concorda com ultrapassagens.

    O camarada da turma de 1988, lhe conheci e disse que ele preferia a promoção dos mais antigos!

    Pelo amor de DEUS!

  61. Ten Messias prossiga no que você acreditada … Se for candidato … Ja tem meu voto e mais de 50 que comentam sua coragem … Todas as opiniões aqui citadas considere-as bem vindas … Conte comigo!

  62. Ten Messias, parabéns por trazer à tona uma questão tão relevante e que tanta angústia e desmotivação causa aos subtenentes e sargentos.

    Já é hora da Força acabar com os quantitativos de promoção regulados por Portaria e adotar a publicação das datas de promoção de Praças desde saída da Escola de Formação, sem manipulações, sem merecimentos obscuros, sem falsos moralismos.

  63. Oração de um Sargento QE

    Senhor por conta de informações levianas de um Sgt de escola os qes foram prejudicados nas promoções com 15 anos de servicos, pois um carreirista deu pitaco negativo e algum oficial sem escrúpulo ouviu e fez mudanças que prejudicaram os qes; Senhor faz-nos entender porque os Sgt de escola choram tanto tendo direito a transferências poupudas recheadas de golpes de informações e tem interstício de promoções durante sua carreira; Senhor mostra aos chefes de seções a falta de profissionalismo de alguns Sgt de escola que imprimem material de curso para estudar em casa e gastam as tintas e tomeis das seções e depois jogam a culpa nos qes; Senhor mostra-lhes o caminho do portão das armas para que procurem coisa melhor lá fora; Senhor não permita que estes carreiristas entrem no teu Reino; Amém.

  64. Meus amigos, como já disse em um comentário anterior, fui Sargento Temporário de 1995 a 2002 e tive a grande honra de servir ao lado do Messias Dias, período em que o mesmo era Sargento, por isso, posso falar com propriedade sobre esse militar. Fico triste ao perceber alguns comentários esdrúxulos de colegas covardes e desprovidos de raciocínio, digo isso porque vejo nesse momento uma grande chance de finalmente termos um grande representante para lutar pelos nossos direitos.
    No intuito de desmistificar essas especulações de que o Messias Dias é oportunista, quero lhes contar alguns fatos a respeito da minha história no militarismo e das ações desse homem que está causando tanta polemica.
    Em sete anos de serviços prestados ao Exército, tive a oportunidade de viver muitas histórias, algumas gloriosas, como a participação em missões reais durante a greve da Polícia Militar em 2001 e outras nem tanto, afinal, certa vez um Coronel Chefe do Estado Maior me deu a missão de segurar durante horas uma pessoa da sua família que estava louca e queria se jogar do 20 andar de um Edificio em Salvador…algumas histórias felizes e outras tristes…O momento mais marcante da minha história no Exercito Brasileiro foi também o mais triste, Messias Dias estava presente e fez o possível para me apoiar e minorar o sofrimento da minha família, tive um irmão que morreu por conta de uma enfermidade adquirida em serviço, Soldado Irineu, recém incorporado na turma de 2000, estava há 40 dias praticamente sem sair do quartel, sentiu fortes dores durante a semana do Exército e após ser internado no Hospital do Exército lutou pela vida durante 10 dias vindo a falecer na UTI do Hospital Espanhol com diagnóstico de Septicemia (Infecção Generalizada). Como é de praxe, foi aberta uma sindicância e para minha surpresa ao final havia um parecer que citava que o meu irmaozinho Sd Irineu sofria de uma doença preexistente, sugerindo que o Exército não poderia se responsabilizar e que por isso a conclusão seria de arquivar o processo. É claro que sendo conhecedor de todo o histórico daquela situação, questionei pesadamente aquela conclusão e para isso seria necessário apresentar nossos argumentos diretamente ao General Comandante da 6ª Região Militar e nessa hora…não fui acompanhado por oficiais, nem mesmo o meu comandante de Companhia que já era oficial Superior, nem o Tenente Subcomandante, nem o médico, …apenas o Sgt Messias Dias, sargenteante da Companhia teve o ímpeto e a coragem de enfrentar e questionar a conclusão de uma Sindicância diante de um General Comandante de Região Militar, isso aconteceu no ano 2000, não era a sua atribuição, mas ainda assim argumentou em defesa dos seus subordinados e dos seus familiares. Ao final, a sindicância foi reaberta sendo concluída com parecer favorável a PROMOÇÃO E REFORMA PÓS MORTE DO SOLDADO IRINEU, que deixou uma filha de dois anos, que desde então é a sua pensionista e recebe até os dias de hoje proventos do 3º Sgt Irineu morto por enfermidade adquirida em serviço.
    Essa não foi a única vez em que o Messias Dias enfrentou Generais em defesa dos seus pares e subordinados, diversas vezes eu vi com os meus próprios olhos o destino de cabos e soldados que estavam no quadro de estabilidade serem decididos em um piscar de olhos e seus oficiais comandantes imediatos não terem a coragem de dizer sequer uma palavra em defesa dos mesmos, enquanto que vi também o quanto o Messias Dias, ainda como Sargento os defendia até o último fôlego.
    Por tudo isso e muito mais, posso lhes garantir que argumentar em favor dos subordinados e dos pares não é uma questão de oportunismo para o Tenente QAO MESSIAS DIAS, isso está correndo em suas veias e assim como eu sou agradecido, existem centenas de reservistas que aprenderam com esse militar os princípios valorosos da camaradagem, coragem e da honestidade e hoje são seguidores fiéis da honra e da boa cidadania.
    Valeu MESSIAS DIAS, você merece o nosso respeito.
    BRASIL ACIMA DE TUDO!!!

  65. Observando o comentário do ex Sgt Tmpr, entendo bem que esse é um homem de vaor.
    Já era assim como sargento.

    Homem digno e tem o meu respeito.

    Venha por favor nos representar no Rio de janeiro!

    FORÇA, FÉ E SAÚDE IRMÃO!

  66. Sou o 2º Sgt QE SALGADO (AMAN): Anônimo 05 de outubro de 2015 06:18. Li todos os cometários nesse Blog e fiquei estarrecido com tanta baboseira. Não sei lá no Sul, mas se vc tem algum companheiro seu servindo aqui na AMAN, pergunta a ele se os QEs daqui tiram Sv ou não. E digo mais, quando essa leva de QEs acabarem daqui a 5 anos mais ou menos, eu duvido se haverá voluntários para servir aqui, pois eu trinco direto, tanto na escala de Sgt dia como Cmt Gda. E outra coisa, os QEs de hoje não são como os QEs de quando eu entrei no EB em 86, muitos de nós temos Curso Superior. Por fim. espero que vcs cresçam mais em pensamentos bons.

  67. anônimo de 5 de outubro de 2015 06:18,Com Orgulho sirvo na Unidade mais meridional do Brasil, caso queira servir aqui…venha …mas venha para somar pois não queremos carregar o teu piano também….Faça somente a sua parte e deixe a minha que eu faço….a propósito..existem muitos QE em competições de Tiro pelo exercito e alem do mais com a idade bem avançada se arriscam em maratonas…não sei se Vc consegue isso meu amigo…há mais uma coisa..o que Vc aprendeu em um ano de escola eu j[a fazia como CB…..o que Vc aprende no CAS…eu desempenho desde que passei a Efetivo Profissional….eu disse PROFISSIONAL.

  68. Tomara mesmo é que seja candidato.

    Se tem coragem de brigar desde sargento.

    Agora também o faz como tenente.

    Sempre pensando no próximo.

    IMAGINE NO CONGRESSO NACIONAL!

    AVANTE TEN MESSIAS, AVANTE!

  69. Parabéns Ten Messias pela coragem de se expor, de trazer a público a situação caótica que se encontram as praças das Forças Armadas. A de se ressaltar que nossos companheiros de fardas são egoístas, desunidos, isso nota-se pela minha convivência de 30 anos de serviço, reafirmados pelos comentários postados neste blog. Penso eu, que todos nós temos o direito de ser promovidos, com isso poderemos dar um melhor conforto para nossas famílias.
    Sei que as Forças Armadas possuem pessoas capacitadas para sanarem eventuais erros na nossa legislação, e o momento chegou, não podemos mais esperar.
    Além dos problemas levantados pelo Ten Messias temos outro, a legislação previu a realização de concurso para o CHQAO, para os subtenentes promovidos a partir de 1º Jun/ 10, deixando desprotegidos os subtenentes promovidos em anos anteriores a 2010. Nesse caso em tela um desrespeito ao Principio da Isonomia.

  70. Inédito, vai sair na capa da Revista Veja a história do Duque de Caxias e o furo de reportagem é que ele era filho de Sargento QE.
    Os livros de história do Brasil estão dizendo que quem descobriu o Brasil foi um Sargento QE.

  71. Quando vejo um companheiro tão dedicado fico realmente muito satisfeito.

    Hoje vamos buscar novidades boas.

    Ou seja, o MESSIAS, trouxe boas novas!

  72. Criaram as promoções dos Taifeiros até Subtenente.

    Então por que não criarem o QAO, para toda as Forças Armadas!

    TOMARA QUE O MD TOME CONHECIMENTO DO VÍDEO!

  73. Não tenho a coragem do Messias, confesso.

    Mas fico feliz por força e luta.

    Pelo menos não sou invejoso!

    Estou na EsPCEx e pensam que fiz algo errado.

    Estou marginalizado sem ter feito nada de errado!

    ESSE CARA TEM MORAL!

  74. A FAB é uma brincadeira.

    Na base aérea de Salvador tem um Sub, que é o chefe de verdade da Comunicação Social.

    Então necessitamos de QAO

  75. Sou hoje PRF.

    quando servi com Messias, eu na justiça.

    Ficava impressionado, como alguém conseguia ser o brigada e fazer a Excelência Gerencial da OM.

    UM HOMEM DE VALOR

  76. Sou QE no MD.

    Cadê o hipócrita de carreira.

    Só sabe falar mal.

    Deve ser um inútil que nem para ser motorista de autoridade serve.

    IDIOTA!

  77. Ao QE do MD, sou idiota sim, como muitos que carregam o piano, tirando serviço, indo para missões das mais diversas, dando instrução a recrutas e quadros, ministrando estágios quando escalado pelo S3 da OM, trabalhando em seção, papirando Normas técnicas para buscar enquadramentos e formular documentos que os chefes somente assinam embaixo, já profissionais como você, caro amigo, buscam apoio político para as lamúrias eu uma fatia reduzida (QE) enquanto dirigem e tomam café com autoridades, valendo-se do contato funcional com as mesmas autoridades, arbitrárias, para buscarem benefícios próprios. Aliás nunca vi Sgt QE buscar algo que trouxesse ganhos à classe dos sargentos como um todo, apenas ao Quadro especial. Respeito os camaradas e bons profissionais desse universo, porém a você, falta-lhe bom censo e educação.
    PS: porque somente os QE de Brasília ganharam direito à movimentação?

  78. Não entendo aonde esse FANFARRÃO quer chegar. Podemos voltar para turma 91, que é a dele, que foi promovida junto com a 1ª LEVA da TURMA de 90, já na promoção a 2º Sgt (a primeira depois da Escola de Formação), disso ele não reclama e nem faz vídeo dizendo que teve problema psicológico devido a carona que sua turma ajudada pela Administração Militar de que ele tanto reclama. Carona que favoreceu a sua turma em realização de Cursos, Transferências e Missões no Exterior. DISSO ELE NÃO FALA.
    Quanto ao Sgt QE, também tenho amigos do Quadro. Como podem sair 1º Sgt e ST se não possuem cursos de Formação e Aperfeiçoamento, no mínimo ele deve ser apaixonado por algum QE, pois para querer promover algum QE a ST somente se for por AMOR, ai é crime passional.
    Quanto aos Intertícios dos quais ele cita, todos estão errados. O cara está louco!!
    Quanto a situação da Marinha e Força Aérea tem coisa que é da Constituição/88, não é dever do Ministério da Defesa.
    Ok, Ten MESSIAS! Já apareceu, ficou famoso, ganhou aplausos de uns e vaias de outros. Agora chega!! Vamos parar com esse problema psicológico e trabalhar um pouco. É incrível um militar da turma mais favorecida do Exército reclamar de carona e outras coisas. Esqueceu que sua turma entra 5 vezes no QA? Pois a turma de 92 foi atrasada na promoção a 1º Sgt e ST, com isso a turma de 92 ficou atrasada 1 ano e meio para que a sua ficasse sozinha no Quadro, sendo assim e para sair QAO a turma de 91 entrará 5 vezes no quadro e as outras somente 3 vezes. Pare com essa campanha política, ostensiva. Até o momento em que estava falando da sua questão pessoal, da sua promoção, estava coerente. Boa semana de trabalho!
    RESUMO
    Comandante Vilas Boas – PODE PRENDER.

  79. "Bom dia, Ten Messias Dias desde já quero lhe parabenizar pelo mérito e ressaltar tamanha capacidade, desenvoltura e grande coragem em citar estes fatos, que hora verídicos e que vivem as escuras sem que qualquer um as exponhas com tanto respaldo e as vislumbre com tanto esmero. Ainda saliento alguns comentários com interpretações vagas, errôneas, caluniosos e distorcidos, porém limitadas ou sem perspectivas.
    Senhores quando fala-se da Turma de 93 , simplesmente é dado como exemplo, " acordem para suas próprias realidades " sendo que vários militares de outras turmas foram prejudicados neste aspecto da carona independentemente de processo. Quando 93 é citado como referencia em que até os dias atuais acontecem estes fatos que ferem os princípios da moralidade e da eficiência (Direito Administrativo), e por sua vez o então S Ten e atual Ten Messias Dias que fora promovido por decisão judicial, e em todas suas promoções ele não foi autopromovido. Então as questões pautadas são gravíssimas e distorcemos estes aspectos ou ignoramos ou então criticamos sendo mais fácil associar a questões políticas do que enfrentarmos o problema. não no damos conta das verdades obscuras que são expostas a coragem de ante de tamanha exposição, e tenho certeza que ninguém iria relatar estes fatos desta forma como foi colocado, fatos estes que tangem a forma do trato com os praças em geral. No aspectos dos Sgt QE, todos são capacitados e quem não for terá que adaptar-se, e ao invés de de realizarmos questionamentos que desqualifique ou desvalorize a classe, logo diante de tanta disponibilidade de informação disponível atualmente e que proporcionam crescimento intelectual e podendo oportunizar melhorias e perspectivas com utilização de metodologias e e processos para o aproveitamento no seu trabalho.
    Pediria que todos fizessem um autoavaliação e reflexão com relação a estes fatos ressaltados pelo Ten e tenho a honra e admiração da coragem por ter levantado estes fatos a tona. Parabéns cuide de sua saúde e fique com Deus."

    BELÍSSIMA RESPOSTA!

  80. Sou de 86, já sofri desde 3º Sgt.

    O companheiro só falou a verdade.

    Praças tinha que ser todos unidos.

    Se passou de 10 anos é de carreira e pronto.

    Todos estão para ser felizes.

    Todos nós cumprimos o nosso dever!

  81. Engraçado,
    Quando Bolsanaro, como Capitão Aperfeiçoado chutou o balde e maculou a imagem do Exército, num ato armado com o seu partido Político e Imprensa, foi Herói.

    Herói é quem lutar pelos demais como o companheiro fez.

    Já promovido deu a cara a tapa!

    Esse é dos bons!

  82. Amanhã com certeza essa matéria estará na primeira folha do BLOG.

    Senhor Administrador, não perca o nosso respeito.

    O senhor sabe que esse tema deve ser repetida e também constar na capa de seu BLOGe nas mais vistas!

    "A Publicidade é a sua marca"

  83. Aos passos que esta acabando a turma QE;que não haverá mais daqui uns anos.
    Seria bom também, acabarem c a turma de QAO, também NÃO possuem cursos de formação da AMAN.
    Assim seria uma grande economia nos quartéis.

    1. QAO é chefe de 1Seção, 2Seção, 4Seção, Almoxarifado, Seção de pagamento, função que oficiais de AMAN combatentes ou não muitas vezes não querem ou não tem experiência para desempenhar. QE faz o que mesmo? Dirige para CMT por ser de confiança… Chega no horário à porta da autoridade…troca o óleo da vtr nas datas previstas…faça-me o favor….e outra o edital para curso de formação de sargento previa o ingresso no oficialato, até Cap, pelo menos quando prestei concurso. Não há necessidade de ingresso na AMAN, companheiro do QE.

  84. Querendo promover QE a ST, cuja a permanência na força por si só é contraventosa ao regulanto de ingresso de pessoal na força (sem concurso público, sem curso de formação, sem aperfeiçoamento) perdeu o foco, perdeu minha admiração Ten Messias. Aconselho que busque seguir à risca seu tratamento psicólogico, depois desse apoio à promoção de QE. Ou vá para a reserva e se candidate logo companheiro. O voto dos colegas do quadro especial VC já tem…kkkk.

  85. Sou de 93. Querem agora contrariar a portaria do EME e falar em turma do promoção, sendo que a portaria fala em turma de promoção!
    Tudo muito nebuloso

  86. Sou Especialista e verdadeiramente gostei muito da questão de isonomia nas Forças Armadas.
    O Exército ter concursos e os marinheiro e os asas de prata o QAO.

    Parabéns Ten do Exército.

    Isso é importante!

  87. Faça-me o favor você.

    Qual seria suas propostas para melhorar a vida dos subtenentes e sargentos?

    Resposta. Nenhuma!

    Você é um dos admiradores das estrelas do chefe.

    Sem escrúpulos!

  88. Sou QE na EsFCEx. Estamos no setor de pagamento, ajudancia, rancho, biblioteca, corpo de alunos. Exercendo as mesmas atividades dos Sgt EsSA

  89. Roberto QE.

    Foi o responsável por quase todas as nomeações da EsFCEx, durante anos.

    Se o colégio teve processo foi por escolha deles.

    Como que não temos capacidade!

    O Roberto fazia quase tudo na Ajudância Geral e os de carreira?

    Vá procurar melhorias!

    1. Esse Roberto QE devia ser promovido a Maj por sustentar uma seção…. Parabéns, fazendo o difícil trabalho de servir cafezinho e arquivar documentos.

  90. Você apresentou 10 críticas.

    Não apresentou nada construtivo.

    Você não apresentou qualquer melhoria ou opinião.

    Não precisamos de gente como vocês!

  91. Sou mecânico de aeronave.
    Estive em Angola e conheci o Suboficial Messias.
    O cara é altamente profissional.
    Era o único país que na África que não pagavamos e era cumprido todos os horários.
    Os pilotos faziam muitos elogios.
    Piloto STALLONE, bem sabe.

  92. Engraçado que é dito que os QE buscam suas melhorias.

    E o companheiro buscou o que para nós de Escola.

    Tá. Críticas e choros nos alojamentos!

    Fraco se ideal!

    Aí só dá ruim conosco.

  93. Temos que admirar quem tem coragem.

    Ele pediu foi o ressarcimento de nós de 93.

    Isonomia nas Forças Armadas.

    Além da situação do QE

    Parabéns Guerreiro

  94. Estou na reserva e servi com esse camarada no QG.
    Sustentou aguentou dois oficiais no Cmdo da Cia e que graças ao trabalho dele receberam Medalha do Pacificador.

    É o melhor profissional que trabalhei.

  95. A cúpula do Exército tem que entender que os tempos são outros. Que não vivemos mais sob a égide da Constituição de 1967. Que as praças estão cada vez mais esclarecidas e os oficiais da AMAN (das últimas turmas) estão cada vez menos bitolados. Não se pode conduzir a Força terrestre à margem da legalidade, na base do "eu quero". Os crescentes questionamentos acerca dos processos de promoções é reflexo das lambanças que o EB vem fazendo já há muito tempo. E isso tem que mudar, porque senão quem continuará perdendo é a Instituição Exército Brasileiro por conta da avalanche de demandas judiciais que está surgindo. Por fim, CONCORDO COM AS DECLARAÇÕES ACIMA DE QUE O SR. MONTEDO DEVERIA COLOCAR ESTE ASSUNTO NOVAMENTE NO TOPO DAS PUBLICAÇÕES. Pois ele é de suma relevância para parcela significativa de leitores deste excelente Blog.

    att.

    S Ten 1991

  96. O companheiro do 22:32 está referindo ao Quadro Especial como se todos fizessem a mesma coisa. Devo me referi aos Sgts com formação nas Escolas, com base naqueles que passaram nas mesmas, mas que não tem o mínimo de profissionalismo, dedicação, respeito pelos companheiros, vendem até a mãe para se dá bem, vivem endividados, apesar das transferências, por levarem uma vida que não podem sustentar, só reclamam? Ou, devo nortear meus pensamentos usando como parâmetros, profissionais oriundos do mesmo ambiente de formação, que trilharam o sucesso com mérito de seu trabalho?
    Digo isso companheiro por que nunca poderei generalizar os Sargentos das Escolas, estaria sendo injusto com aqueles que só aprendi admirar. Tenho amigos que passaram por momentos difíceis e souberam dá a volta por cima na vida, não me refiro somente aos Sgts de Escola, mas principalmente aos do QE que passaram tanto tempo sem promoção e mesmo assim fizeram sua Faculdade em uma Instituição Federal, criaram filhos que hoje estão nas Escolas Militares, dão aula em faculdade (na reserva), hoje tem Sgt QE administrador de Rede de internet de Brigada, outros, responsáveis por trabalhos de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto etc.
    Meu caro se vc só conheceu o lado podre de uma classe está na hora de mudar de lado, reflita bem antes de generalizar, não pense que um edital de concurso é o livro da vida. Não é difícil, para quem até pouco tempo atrás se exigia o ensino fundamental para ser Sgt, entender que ninguém entrou na força de forma ilegal, houve amparo, mas se você tem capacidade de mostrar a ilegalidade, vc tem a obrigação, como cidadão e servidor militar.
    Pense que nem todos os Sgts sairão QAO, nem todos tem condições de exercer as mesmas funções que vc listou, ou estou errado? Conheci alguns que não queriam nem aprender trabalhar no computador.
    Não seria diferente se tivessem dado oportunidade para que quem estabilizou, pois alguns não chegariam aos níveis mais elevados, porém outros com certeza se destacariam.

    "O SILÊNCIO É A ÚNICA RESPOSTA QUE DEVEMOS DÁ AOS TOLOS.
    PORQUE ONDE A IGNORÂNCIA FALA, A INTELIGÊNCIA NÃO DÁ PALPITES!"

    Autor Desconhecido.

    1. Amigo, existem bons profissionais e bons camaradas no quadro especial, não se pode generalizar, é verdade, quando muitos alegam não possuir curso de formação na hora assumir funções, porém os proventos da classe não rejeitam, quando muitos aproveitam proximidade funcional de autoridades para conseguir benefícios internos ( sair da escala, missões diferenciadas…) e externas ( promoções e caronas em pessoal concursado mais antigo, etc…). Nosso regulamento distribui as atribuicoes de cada círculo hierárquico sem relevar ou discriminar idade, tempo de graduação ou na força. O fato de se aliviar algum militar mais antigo tendo um moderno para cobrir determinada função é obra do direito de costume e da famigerada e imprescindível escala. Conheci colegas do especial que ponderavam e rejeitavam missoes tipicas de seus circulos por se afirmarem velhos. Não se pode generalizar, também da mesma maneira quando os nobres companheiros do QE afirmam que o pessoal de carreira só quer papirar pra concurso, não tem comprometimento, infelizmente acaba-se nivelando todo um universo por uma pequena parcela. No caso dos QE, essa parcela sobe, pois já trabalhei por exemplo, com colega desse quadro que afirmava ter alergia à bandoleira do fuzil, por tanto não poderia tirar SV, e quando surgia oportunidade de ir para o Haiti compondo algum contingente, lá estava ele, com seu fuzil cruzado. Poderia citar "N" exemplos infelizmente. Mas faço minhas as palavras do nobre companheiro: "O SILÊNCIO É A ÚNICA RESPOSTA QUE DEVEMOS DÁ AOS TOLOS.
      PORQUE ONDE A IGNORÂNCIA FALA, A INTELIGÊNCIA NÃO DÁ PALPITES!"

  97. Entendo sim sua situação mano Messias, pois estava faltando alguém para tal coragem, com conhecimento e oratória para bradar e mostrar que competência e sabedoria se adquirem com experiência, com tempo de estudos(também) e vivencia, não só através de concurso. Na caserna vemos em todas as classes, posto e graduação, pois como, soldados competentes e soldados incompetentes, cabos competentes e cabos incompetentes, sargentos e subtenentes competentes e sargentos e subtenentes incompetentes, oficiais competentes e oficias incompetentes, isso independendo de ser concursando, temporário e/ ou QEs. Força e Fé na missão Messias, sua história no Exército não poderá descer pelo ralo. Boa sorte.

  98. Gostaria de lembrar que estamos nos últimos dias para sair os quadros de acessos as promoções.

    Assim entendo que o assunto deve estar no topo da página.

    PROMOÇÕES DE PRAÇAS. QUADROS DE ACESSO!

    IRREGULARIDADES!

  99. Solicito ao Comandante desse nosso Exército que promova no mínimo 2000 QAO e faça o ressarcimento preterição de todos os sargentos das turmas de 93 e 98.

    O TEMA É LUCIDO E O MAIS IMPORTANTE PARA TODOS OS PRAÇAS!

  100. Sou Suboficial com mais de 12 anos de graduação.

    Esse é o tema para nós que o MD deve criar isonomia.

    Aguardamos sim o pronunciamento do MD.

    Estamos esperando sim!

    TEMA DO MOMENTO!

  101. Os Especialistas da nossa FAB esperam ansiosos.
    Do mesmo modo que fizeram os taifeiros Suboficiais.
    O MD deve criar a isonomia entre as Forças para os militares concursados

  102. Concordo com os comentários sobre a ombridade do Tenente.
    Imaginem que os altos coturnos tiveram que se render a inteligência e expertise do "MESSIAS"

    Ala Madri!

    Ala MESSIAS!

  103. Messias você nos representa.
    É um homem de valor e de luta.
    Queremos você.

    Deputado Federal pelo nosso Rio de Janeiro!

    REPRESENTAR AS PRAÇAS DE TODAS AS FORÇAS ARMADAS!

  104. MESSIAS você nos representa.
    É um homem de valor e de luta.
    Queremos você.

    Deputado Federal pelo nosso Rio de Janeiro!

    REPRESENTAR AS PRAÇAS DE TODAS AS FORÇAS ARMADAS!

  105. Se Bolsanaro lutasse pelos praças já estaríamos em melhores situações.

    Então apoio que BOLSANARO, busque MESSIAS, para ter meu voto e da massa dos praças e de suas famílias!

  106. Solicito a todos que apõem o senhor Ten MESSIAS.
    Peço ao senhor Blogueiro mais importante que volte o assunto ao topo.
    Estamos no momento das promoções dos Subtenentes e sargentos e cabos e Soldados!

    MESSIAS DIAS!

    O RIO ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS PARA VOCÊ!

  107. Dep Bolsonaro! Busque o Tenente Messias como vice Presidente. A família militar clama por isto. Seremos mais fortes. 99% dos militares tem receio e medo de fazer o que o Tenente Messias fez. Ele é audaz é um guerra! Quem é guerra e infante sabe como é árdua a missão de combater na selva amazônica. Com certeza um Presidente PQD e um Vice guerra teremos verdadeiros lideres. Parabéns guerra.

  108. O choro é livre! Vi postagens dizendo que existem QE's analfabetos. E os que chegavam a major vindo de soldado até 1979? Ninguém lembra? Acho certo sim, o sargento QE chegar subtenente. São militares experientes que quase sempre ajudam os terceiros sargentos quando saem da Escola. Além do mais, o Quadro Especial é um quadro em extinção no Exército. Não irá prejudicar em nada o sargento de carreira que fez um concurso "dificílimo" para ingressar no EB…. Se os sargentos estão insatisfeitos, mostrem capacidade e façam concurso para a Petrobras, para o BNDES, Banco Central, ABIN…É incrível como o ser humano pode ser tão medíocre. Sou filho de Coronel de Infantaria, ex-combatente, mas tenho um tio que foi sargento QE e se isso começar a tomar força, não medirei esforços e dinheiro com advogados para que o mesmo, um militar honrado, seja promovido a Subtenente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo