Imagem ilustrativa |
REMÉDIOS FORNECIDOS
O Departamento-Geral de Pessoal do Exército aprovou as normas para fornecer medicamento de custo elevado e produtos médicos ao militar da ativa, reserva e beneficiários do Fundo de Saúde(Fusex) e dependentes. O objetivo é não parar o tratamento e permitir a recuperação ou melhoria da qualidade de vida.
30% ACIMA DO SOLDO
Tem direito a ajuda o beneficiário que gasta 30% do soldo em três meses para o tratamento. O mesmo vale para pensão militar do segurado titular do Fusex, desde que o medicamento são seja distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O requerimento para solicitar a ajuda está no Fusex, que dá autorização.
Coluna do Servidor (O Dia)/montedo.com
Nota do editor
O assunto está regulado na Portaria 139 do DGP, de 7 de julho, publicada no Boletim do Exército nº 28. Faça o download aqui.
8 respostas
Isso é muito bom pois antigamente era uma burocracia infernal, o paciente solicitava, tinha que preencher documentos, passava pela UGFUSEX, OD da OM, região militar e DSau. para depois autorizar a medicação o que demorava meses…
Acho que a mudança veio em boa hora e depois do EB ter tomado varios processos do MP por demorar no tratamento.
UTILIDADE PÚBLICA.
Muito importante para todos, principalmente para os mais velhos, que são mais sujeitos as doenças.
E devido a baixa remuneração não possuem recursos para custear o longo tratamento.
Compartilhem. Curtir é fotinhas, besterirol, piadinhas, etc …
Vai me ajudar e muito, pois minha despesa com meu filho especial é mais de 30% apenas para 01 mês. Matéria muito importante.
Alguém leu a Norma por completo?
NADA mudou nessa Norma alias só estão terminando de concretizar o que já orientavam : PROCUREM O SUS mesmo VOCÊ Beneficiário PAGANDO OBRIGATORIAMENTE o FUSEx no art
§ 5o Nas localidades onde não há serviço de distribuição de medicamentos pela Rede Pública de Saúde – SUS e o Programa de Farmácia Popular do Governo Federal, ou na falta comprovada (declaração por escrito do órgão público de saúde local) do medicamento, o mesmo será adquirido por recursos do FUSEx.
E isso pode? PAGAMOS OBRIGATORIAMENTE a entrega de medicação bem como o FUSEx, então porque devo procurar o SUS primeiro ?
Se entendi bem, o ressarcimento é de, no máximo, 20% do valor do medicamento (Art 26) e, realmente, orienta ao paciente procurar o SUS. Ou seja, parece-me que a Portaria serviu apenas para dar respaldo às UG/FUSEX que negarem o fornecimento do medicamento, além de colocar para a família da pessoa adoentada, que já estará passando por inúmeras dificuldades e preocupações, o encargo de: buscar tres orçamentos, procurar o SUS, montar processo,etc. Posso estar enganado, mas me parece que essa Portaria apenas serviu para proteger a UG/Fusex. À família militar coube o ônus da prova.No mínimo o ressarcimento deveria ser de 100% do valor da medicação, mas não é.
Acho que essa Portaria veio apenas para dar respaldo às UG/Fusex. Meu entendimento resumo da Portaria é:
1) Refere-se a medicamentos adquiridos pelos pacientes;
2) É necessário que durante 3 meses, o militar tenha gasto ou vá gastar no mínimo 1/3 do soldo na aquisição desse medicamento especificamente;
3) Se o SUS ou a farmácia popular disponibiliza o respectivo medicamento, a família militar deve busca-lo no SUS, antes de procurar o Fusex;
4) Monta-se um processo que recebe o carimbo de “urgente” (mas a portaria não estabelece prazos para resposta por parte da UG/Fusex) e tem que ser renovado a cada três meses mediante a reapresentação dos documentos pela família militar;
3) O máximo que o Fusex vai ressarcir é 20% do valor do medicamento.
É o meu entendimento.
https://www.facebook.com/SOSGabrielMachado/photos/a.670680763042060.1073741829.670643233045813/681205401989596/?type=1&theater
Uma pergunta para alguém que possa responder a mim por gentileza meu esposo usa medicamento de valor muito auto tratamento para esquizofrenia, o procedimento é eu comprar ele e levar a nota fiscal para SIP onde ele é vinculado e vou receber o valor em mãos ou no contra-cheque dele fico agradecida pela resposta de vcs desde já meu muito obrigado.