Quadro Especial: promoções serão retroativas e incluem cabos e militares da reserva

Atualização 4/6 (11h50m)


Conforme Kelma Costa informou em primeira mão (vídeo acima), o Exército regulamentou as promoções no Quadro Especial, garantido promoções retroativas face às recentes alterações na legislação. O benefício contempla inclusive os militares que passaram para a reserva. Confira um resumo dos principais itens contemplados:

1) Os terceiros sargentos QE com data de promoção até junho de 2006 FORAM PROMOVIDOS a segundos sargentos a contar de 1º de dezembro de 2013, retroativamente.

2) Os terceiros sargentos QE com data de promoção até dezembro de 2009 SERÃO PROMOVIDOS a segundos sargentos a contar de 1º de dezembro de 2013, retroativamente.

3) Os terceiros sargentos QE com data de promoção até junho de 2010 SERÃO  PROMOVIDOS a segundos sargentos a contar de 1º de junho de 2014, retroativamente.

4) Os soldados promovidos a Cabos do QE com data da praça anterior a 1994 SERÃO PROMOVIDOS a terceiros sargentos a contar de 1º de dezembro de 2013, retroativamente.

5) Os terceiros sargentos QE promovidos até dezembro de 2009 e TRANSFERIDOS PARA A RESERVA, SERÃO PROMOVIDOS, mesmo na reserva, a contar de 1º de dezembro de 2013, retroativamente.

6) Os Terceiros sargentos do QE promovidos até dezembro de 2009 que foram para a reserva ex-officio, por atingirem a idade limite, SERÃO REINTEGRADOS À ATIVA e deverão requerer nova passagem para a reserva.


Abaixo, cópia da minuta do documento enviado as Organizações Militares
Aqui, a íntegra da Portaria nº 111 – EME, de 29 de maio de 2014, publicada no BE nº 22, de 30 de maio.

182 respostas

  1. VAMOS EM FRENTE, AÍ ESTA A PROVA DA UNIÃO;VAMOS TODOS NOS UNIR AINDA MAIS ISSO É SÓ O COMEÇO ; VITÓRIA SEMPRE; PARABENS A TODOS. KELMA COSTA MEU VOTO É SEU!!!!!!!!!!!!!

  2. Quer dizer que um militar do Exército que era cabo antes de 1994 e foi reformado (como cabo)por incapacidade física, será promovido agora a 3sgt?

  3. Agora sim a justiça está sendo feita!Parabéns aos QES pela vitória alcançada ,agora a luta é pela reestruturação salarial,a votação da MP 2215/01 para podermos respirar com um pouco de alivio!

  4. A dúvida que fica é a seguinte: Geralmente os Cb QE (jurunas) são promovidos somente aos 15 anos de serviço, quando os Cabos são promovidos por curso com 1, 2, 5, 10 anos de serviço, sendo então mais antigos. Mas pelo que eu vejo no documentos eles serão promovidos retroativamente e eu que fui promovido a 3º Sgt QE agora em 1º de Junho, não receberei a promoção retroativamente e ainda de mais antigo passarei a ser mais moderno?? É isso mesmo? Quero que todos saiam promovidos, sempre lutei por isso, mas há uma incoerência e um precedente grave aí.

  5. Solicito esclarecimentos aos leitores do Montedo sobre o seguinte:

    Só se fala em QE o tempo todo, mas não esqueçamos que existem os cabos que fizeram o CFC, ai pergunto:
    A Legislação é a mesma ???

    Grato.

  6. ta tudo bonito parabens pela conquista! agora os sgt de carreira alguem vai me promover a 2sgt sou de 2009 e ja tenho cinco anos? alguem lutara por nós?

      1. prabéns amigos do Q E FUI CB TEMPORARIO SE EU FOSSE PROMOVIDO NA RESERVA NÃO REMUNERADA JÁ ME SENTIRIA SATISFEITO E SABERIA QUE PREZAM PELOS BONS SERVIÇOS PRESTADOS

  7. gostaria que alguem explicasse com mais clareza sobre os qes inativos pois o documento so fala dos 3sgts e os cabos ? pois temos muitos cabos qe na reserva quando esse pessoal sera promovido? ABRAÇOS A TODOS E FE NA MISSAO

  8. Parabéns aos QEs. È bom ver que ao menos uma parte da nossa sofrida classe de militares conseguiu um benefício. Agradecimentos aos que se empenharam nesta conquista e aos parlamentares que se importaram e levaram a causa adiante.
    Bravo Zulu !!!

  9. Amigo,

    O Sd com CFC pode ser promovido a Cabo tão logo engaje se tiver vagas ( merecimento )

    O Sd pode ser promovido a Cabo QE ao completar 15 anos de serviço. Ai a diferença.

    Entre eles, o que tem CFC, pela lógica deveria ter prioridade por ser muito e muito mais antigo.

    Não se pode promover o Cb QE e deixar o Cb com CFC. A legislação deve amparar ambos.

    Por acaso, não está ????

    Um abraço,

  10. Como todos amigos sabem eu fui promovido a 3º Sgt QE, a contar de 1º Jun 14.

    Recentemente chegou aqui uma documentação via canal de Comando, ou Rede de Comando e, foi gerado interpretações que ao meu ver estão equivocadas.

    A grande dúvida está na letra d do Item 1. (abaixo).

    No entendimento do S1, ele diz que só serão promovidos neste critério todos os Jurunas, ou Cb QE. E não nós os Cabos Promovidos por CFC.

    Mas no meu entendimento é totalmente o contrário:

    1- Ou seja eu fui Soldado promovido a Cabo pelo critério de antiguidade (nota CFC);

    2- Que tenham no mínimo 20 anos de efetivo serviço, que é o meu caso. Tenho mais de 24 anos de efetivo serviço.

    3- Incorporados em data anterior a 1994, que é o meu caso, 1990.

    Então no meu entendimento todos os Cabos (promovidos por Curso) e "Jurunas (promovidos ao completar 15 anos) deverão ser promovidos a contar de 1º a contar de 1º de Dezembro de 2013.

    Este é o meu entendimento, mas solicito ao amigo analisar com carinho e à base da documentação para que se esclareça esta dúvivda gerada aqui na minha OM, fins de se evitar que os Jurunas, sendo mais modernos que eu e muitos outros Cabos sejam promovidos retroativamente, onde passarão a ser mais antigos, acho que há uma incoerência ou interpretação errada da documentação recebida.

    Desejo que todos aos amigos Cabos e Cb QE, sejam promovidos logo, mas dentro da Lei, que diz que o único critério é: ANTIGUIDADE! Ao 2º Sgt QE há os critérios de Merecimento e antiguidade!

    Sem mais agradeço a atenção e estou no aguardo "UU" de sua dica e ajuda!

    Sgt QE Garcia

  11. Boa tarde, Sr KELMA Costa, gostaria de saber como fica a situação dos Cbs estabilizados que foram promovidos a Cb a pós a realização do CFC, aí no texto fala dos Sd QE mais temos Cbs estabilizados, esses serão promovido também e 3ª SGT? Pos tds já tem mais de 20 anos de serviço. Grato.

  12. Boa Tarde a Todos !!!
    Parabéns a todos os QEs
    Gostaria de saber sobre os cabos estabilizado promovidos à cabo por meio de concurso público o que é o meu caso e de muitos outros CABOS MÚSICOS que já completaram mais de 15 anos de efetivo serviço serão promovidos à 3 SGT QE. Agradeço muito quem puder esclarecer…

  13. PRABÉNS A TODOS QUE LUTARAM NESTA GUERRA ONDE TODOS LUTAVAM CONTRA NÓS, VENCEMOS MAS, NÃO ESQUEÇO OS QUE LUTARAM POR MIM, OBRIGADO DEP PIMENTA, EM ESPECIAL.
    Ao amigo preocupado com a antiguidade, digo-lhe, a antiguidade moralmente dizendo, do QE, é sua data de praça, e fico constrangido de dizer que sou mais antigo de alguém que entrou no EB antes de mim. Não temos escola de formação, não temos turma, o que temos é um curso de Cabo, que não iguala nem diferencia ninguém, um é comandos, outro PQD, outro Selva, outro Adm no QG, amigo, verdadeiramente somos diferentes, então, não se preocupe com a antiguidade, curta sua promoção e comemore esta vitória.

  14. Parabéns aos QE pela vitória obtida!!!! Lutaram para conquistar isso!!! Mas nós de carreira, principalmente os 3º sgt, estamos vendo 3º sgt QE mais modernos sendo promovidos bem antes de nós!!!! Hoje vi isso numa rela do quadro de acesso!!!! Confesso que fiquei p da vida, mas fazer o que???

  15. Parabéns a todos os Militares dos Quadro Especial, sou 2°Sgt de carreira e estou muito feliz por vc's tem conquistado um pouco de dignidade após tantos anos de serviço. Quanto aos 3° Sgt de carreira no lugar de ficar com ciumes corram atrás Como fizeram os QE e não fiquem chorando no alojamento. Esse feito dos QE devem ser comemorados por todos. Quem se sentir prejudicado por algum motivo recorra ao judiciário pela isonomia.

    1. BRAVO AINDA EXISTE SER HUMANO DE FARDA V.O
      TIREI UM FINO PARA EFETIVAR, MAIS GOSTARIA QUE OS Q,Es sejam promovidos eles são bases sólidas das unidades
      ass,cb candido

  16. Aos de carreira "de escola" recomendo que se unam e vão a luta assim como fizeram os gloriosos QEs dos Pampas do Rio Grande do Sul. Quem não chora não mama. É hora de união de sgt QE e sgt de escola por melhorias na carreira. Façam a sua parte não esperem a região sul brigar por todo o Brasil, colaborem com e-mail aos deputados e senadores pela aprovação da MP 2215.
    No meu ponto de vista era para os nossos Generais brigarem pelos 3º sgt de escola e nós praças se dedicar ao trabalho. Mas o que vejo é muito egoísmo!!!!

  17. Montedo ,mim responda por favor ,digamos que o militar era cb estabilizadon e foi refomado por invalidez com proventos de terceiro e agora sera promovido a segundo sargento?? agradeço pela atençao

  18. Na próxima reencarnação, se tiver, e eu cair na vocação(besteira) de ser militar novamente, quero ser QE. É bem melhor, pelo menos o pessoal é mais unido e consegue mais. EsSA, EsIE, EsCom, EsMB etc e tal, nem pensar… Eduardo ST Res

  19. Caro Garcia em primeiro lugar gostaria de deixar claro que o termo juruna não existe, por favor não defame nossa classe estamos em ascensão meu amigo nossa união é um exemplo para todos, não somos inferiores a ninguém "somos Sgt do Quadro Especial de carreira" Esquece o termo juruna! Ok companheiro grande abraço e parabéns pela promoção!

  20. Parabéns a todos os cabos e sargentos QE por esta conquista. Porém a muito a ser feito pela classe dos militares, não só pelo militares do QE como também pelos militares de carreira.

  21. Ola pessoal esse decreto vai beneficiar os cabos da reserva tambem,o item D fala em soldado com estabilidade assegurada, mas nao diz se os dis se os CB da reserva serão comtemplados, qual é o entendimento dentro das unidades…obrigado

  22. Só para conhecimento dos companheiros, no Exército existem 02 (dois) tipos de militares: CARREIRA e TEMPORÁRIO. Os Cbs E Sgt QEs NÃO são temporários, portanto SÃO de CARREIRA!!!!!

    Fica essa deixa!!

  23. Quando entraram no exercito e estabilizaram sabiam das regras que chegariam a no máximo 3 Sgt. Não prestaram concurso como todos os outros das Forças Armadas. Agora com esse interstício minimo esta sendo gerado um tremendo mal estar entre os sargentos afinal saem 2 sargentos e muitas vezes não exercem as funções de 2 sargento. Tremendo tiro no pé espero que o exercito não desande totalmente agora. Qual o proximo passo querer sair Of QAO?

  24. Gostaria de dizer que não estou preocupado somente com a antiguidade, o que pesa mais é a promoção deles ser retroativa a 1º Dez 2013 e a minha promoção a contar de 1º Jun 2014. Quanto eu perderia em valores de retroativos? Seria Justo?

  25. Fico feliz pelas últimas conquistas, mas não podemos nos esquecer de uma classe em particular, da qual não teve opção de escolha, SAIR SGT CONCURSADO ou SGT QE. Estou falando de músicos, os quais nunca tiveram a oportunidade dele prestar sequer um concurso para habilitação a Sgt. Estou vendo citarem os Sgt Qe, taifeiros, Cb Qe e os CABOS CONCURSADOS. Estes foram promovidos por merecimento e não antiguidade, os mesmo estão sendo promovidos por ano de promoção a CB, como podemos notar nos BI de Comando Militar de Área, sendo que desta vez saiu o pessoal de 2000. Na portaria diz bem claro que com quinze anos de efetivo serviço concorreria a promoções, o que de fato não esta acontecendo. Neste situação supracitada, encontram-se apenas músicos, vamos atentar para isso, para que por interpretações equivocadas da legislação não prejudique estes militares. Aguardo respostas, se atendido agradeço.

  26. o Anonimo de 3 de junho de 2014 17:33

    É só vc puxar 15, 20 anos Cb que vc consegue.
    E sua classe ser mais unida, ao invés de queimar/criticar os outros; que vcs conseguem..

  27. Lucas Natã.
    É verdade meu campanha poderia sim melhorar. Acontece que o seu pessoal só pensa em criticar os outros. Corram mais atrás para melhorias, e pensem mais em DEUS..apenas isso.
    O nosso teem feito isso
    Alghentaller

  28. Parabens Cb e Sgt QE! Agora pergunto:
    Vai haver luta para proporcionar ao Sgt Temporário uma promoção tal qual ocorre para os Oficiais Temporários?
    Vão brigar para aprovar o Adicional Habilitação referente ao CHQAO, tal qual Curso da ECEME que habilita ao Generalato?
    Vão Brigar para transformar a carreira em Lei, e não delegar a exemplo da recem decreto do QE ao Cmt da Força?
    Em suma parabens por ganhado essa batalha, mas a luta continua por outros interesses, juntos somos fortes.
    Abraço a todos!

  29. Gostaria aqui de parabenizar a todos os que lutaram para que os bravos Sargentos QEs alcançassem essas conquistas, são merecedores.
    Sou de carreira, 1º Sargento, se tudo der certo devo sair Subtenente em 1º de dezembro do corrente, uma carreira desgastante e desvalorizada pelo governo e pela nossa própria Instituição, falta respeito de todos os lados, mais o maior respeito falta do próprio Exército em relação aos seus militares, principalmente com relação às praças, ainda somos vistos como cidadãos de 2ª categoria por aqueles que comandam e chefiam a Instituição, nossa opinião em pleno século 21 não é levada em conta para nada na Força, promove-se quem eles querem, criam-se situações a serem valorizadas com pontos em certas promoções para favorecer certos militares e depois mudam-se os critérios quando não mais lhe interessam, uma Força Armada onde não existe transparência nos processos de promoção, isso é muito sério.
    Mais voltando ao QE tenho observado muitos militares (praças de carreira e oficiais) criticando a situação como alguém que não fez concurso pode estabilizar e sair 3º e 2º sargento; quando entrou sabia que se estabilizasse seria cabo e sairia no máximo 3º sargento, e outras coisas desse tipo.
    Respeito a opinião de todos, graças a Deus ainda vivemos em um país democrático, mais não concordo.
    O mundo evolui, aquilo que era bom na década de 1980 não é a mesma coisa hoje, os nossos QEs tem direito a aspirarem coisa melhor durante quase 30 anos de carreira (se já e ruim para quem e de carreira imagina para eles), por que se contentar com apenas uma ou duas promoções? até porque os sargentos QE que iam para reserva na década de 90, antes da MP 2.215-10, iam com o soldo de 2º sargento, portanto, o que os QE conseguiram foi em tese desfazer o prejuízo do posto/graduação acima subtraído com a famigerada MP, ou seja, em relação a antiga LRM não conseguiram nada de NOVO.
    Fica para todos a lição, a luta deve ser POLÍTICA, temos que mobilizar bancadas, votar em gente que possa nos representar, representar de verdade.
    Não quero aqui jogar pedra em ninguém não, mais nas mobilizações da Sra. Kelma Costa e sua brilhante equipe não vi o Deputado Jair Bolsonaro, será que ele realmente briga por nós? Quando falo eu digo os PRAÇAS, vejo ele sempre fazendo rapapé quando os três Comandantes vão aos Congresso, ai ele sempre aparece, nunca critica essas três figuras, sempre defende.
    Os QESAS da Aeronáutica, para quem não sabe, são os QEs daquela Força, conseguiram a promoção a Suboficial, já foi aprovado na Câmara e no Senado, o projeto foi enviado para Sanção Presidencial.
    Portanto, há meu ver, deixemos de discutir os méritos da vitória dos QEs, devemos tomar ela como exemplo para balizar nossas lutas futuras, devemos todos, nos unir para pedir a votação da MP 2215-10.
    1º Sgt Inf

  30. Sou QAO. Dou parabéns aos Sgt QES. Sugestão aos companheiros de carreira: procurem seus representantes de OM nos clubes militares. Sugiram a esses representantes que se aproximem dos políticos que se interessaram pela causa QE. Procurem as associações, procurem a Sra Kelma Costa, Deputado Jair Bolsonaro ,Ivone Louzardo, ou quem quer que seja. Mexam-se. Cair do céu dentro do alojamento isso não vai mesmo.

  31. Parabéns a todos os contemplados. Todavia, diante de tanta euforia, há precedentes sendo criados e, que à luz do regulamento, trarão conflitos internos. Também, não estou compreendendo porque o Comando não se pronunciou até agora. Tem algo obscuro em tudo isso.

  32. Caro Garcia, não se preocupe com os QEs companheiro, pra vc não mudou nada, permanece como com em seu edital, portanto deixe a Força fazer justiça aos QEs e seja feliz amigo!!!!!!

    A luta continua rumo a S Ten como na marinha…………

  33. A familia militar pensa pequeno ! Não se une para conquistas de todos! Não tem foco, privilegia grupos dentro das forças quanto o correto seria valorizar os salários,a modernização e a transparência nos estatutos militares,pedir o fim da discriminação aos praças que são promovidos por portaria e não por lei, sua estabilidade só após aos 10 anos de carreira (uma aberração inconstitucional)ficam pedindo a votação ilusória da MP 2215,que também só privilegiaria alguns,por que não pedir esses benefícios por meio de uma nova LRM?seria mais fácil que criar emendas e seria para todos .A nossa união e o foco deve ser para melhorias a todos e não para alguns trazendo mais desunião num momento de eleição, de copa do mundo,enfim a família militar tem que se unir em benefícios para todos!

  34. Parabéns aos QEs por conseguirem o q pleitearam. Sempre os defendi e os apoio na causa militada. Nós, militares de carreira, no entanto, não conseguimos e só perdemos pq insistimos em nos esconder e rugir nos alojamentos da vida e mais nada. Embora o momento seja de festas, não sejamos hipócritas. Há certas verdades q são imutáveis e não podem ser "ludibriadas" em face de uma conquista importante. No meu entender, nada muda a relação existente. Vejamos:
    1- MILITAR QE DE CARREIRA -> militar QE NÃO é militar de carreira, nunca foi. Não se submete a almanaque, não há turma de formação, entre outras situações particulares ao pessoal de carreira. Se moralmente entendem q são de "carreira" por razões de vivência na caserna, aí é outra coisa. É o q no Direito chamamos de situação fática, não de direito.
    2- EXTENSÃO DEMASIADA NA GRADUAÇÃO -> não entendo a razão de esbravejamento de alguns colegas QEs por ficarem 15, 20 anos na mesma graduação. É uma situação confortável? Evidentemente q não. Mas, por favor, não misturemos as coisas. Como disse anteriormente, nem mesmo a estabilidade vcs aqui tinham assegurada, quiçá promoções regulares. Portanto, em q pese a extensão demasiada na graduação, essa é a realidade q vcs aceitaram e se sujeitaram.
    3- PROMOÇÕES A ST -> sempre defendi essa situação. Acho q, em analogia à carreira do Sgt de carreira, o QE deveria chegar a ST sim. Ora, se o QAO, oriundo da carreira de Sgt, chega ao oficialato – alçando um círculo acima -, por extensão o Cb QE pode, de igual forma, chegar a um círculo superior, alcançando grad de ST.
    4- RESPONSABILIDADE DO 2º SGT QE -> novamente reitero: se querem as promoções, q assumam as responsabilidades. Não adianta absolutamente nd serem promovidos e continuarem escondendo-se atrás de funções "rolhas", destoando da nova realidade. O q percebo – pelo menos no dia a dia – é o 2º Sgt QE continuar na mesmice de suas funções. Um adendo: há QEs q exercem funções de Sgt de carreira com mt competência, mas, garanto-lhes, é ínfima a parcela. A enorme maioria ou se esconde do trabalho ou exerce trabalhos menores. Portanto, sejam bem-vindos, 2º, 1º, ST QEs, mas venham acompanhados das responsabilidades inerentes às graduações.
    5- DIREITOS E PRERROGATIVAS -> da mesma forma, se existem os deveres devem existir os direitos, ou seja, transferências regulares, PNRs (se bem q em todas as guarnições em q servi os QEs estavam em fila de PNR juntamente com os Sgt de carreira) etc. Defendo e apoio igualmente essa causa.
    6- INSTRUÇÃO DOS QEs -> vejo com pesar mts asseverarem com veemência q a maior parte dos QEs possuem formação superior, pós etc. Sinceramente, senhores, resume-se a uma parcela mínima, quase nula. A imensa maioria sequer preocupou-se em graduar-se, quiçá pós-graduar-se. É o q vi em meus 23 anos de serviço.
    Bom, é isso!
    Quero somente reforçar: defendo a causa não somente dos QEs, mas de todos nós q fazemos parte do EB. Defendo a profissionalização do pessoal, com oportunidades de ascensão interna sempre por meio do MÉRITO. Seja por meio de concurso interno (privilegiando seu pessoal), seja por meio de dedicação à qualificação (cursos acadêmicos, de extensão etc.)
    Maj Leonardo

  35. Pessoal

    Há muitos comentários, bobo, ofensivos e talvez desnecessários. Perda de tempo. Coisas que é de assustar/admirar; ou seja inveja pura. Estou no Exército a 25 anos, reedifiquem para voltarem na carreira o interstício para 5 anos como eram antes, ai sim seria interessante. Agora ficar choramingando pelos canto, é vergonhoso. Por inveja dos QEs. Caramba, não foi isto que eu aprendi e vivenciei na caserna, ou seja tecendo comentários desnecessários.
    Ao QEs parabéns, é isso mesmo; continuem lutando. Com as mudanças governamentais perdemos muito…
    Pensem nisso, críticas só destroem, não valoriza e não enriquecem em nada..

  36. senhor ricardo montedo,poderia nos informar algo sobre os cabos qes que estao na reserva?quando serao o
    promovidos?.pois so estao falando dos sgt qes OBRIGADO

  37. Eu tinha prometido não comentar mais sobre o assunto, mas vamos lá:

    1) Cb QE com mais de 20 anos de serviço serão promovidos à 3º Sgt,e depois de 4 anos de interstício sairá 2º Sgt

    2) Cb (CFC) continua no mesmo quadro, ou seja, 15 anos de cabo entra no QA e sairá 3º Sgt e depois de 4 anos de interstício sairá 2º Sgt;

    3)3º Sgt QE (promovido até 1/12/2009) será promovido à 2º Sgt, em 27/08/2014, a contar de 1/12/2013. Receberá a diferença do salário para 2º Sgt inclusive no 13º e férias.

    4)3º Sgt QE (promovido até 1/06/2010) será promovido à 2º Sgt, em 27/08/2014, a contar de 1/06/2014. Receberá a diferença do salário para 2º Sgt inclusive no 13º e férias.

    5) 3º Sgt QE (que passou para reserva depois de 1/12/2013, e já tinha 4 anos de 3º Sgt, será promovido pelo DGP automáticamente;

    6) 3º Sgt QE (que passou para reserva depois de 1/12/2013, por idade limite 49 anos e já tinha 4 anos de 3º Sgt, será promovido pelo DGP e poderá retornar a ativa se assim desejar, pois a idade limite do 2º Sgt é 50 anos;

    7) Cabos Músicos e Sgt de Escola, infelizmente não estão incluídos nesse Decreto. Sugiro se mobilizarem a exemplo dos Sgt QE e buscarem junto as novas bancadas que vocês irão colocar no congresso. Somente assim vcs chegarão a vitória.

    Espero ter ajudado.
    Abraços
    2º Sgt Marcos

  38. Complementando minha postagem de 4 de junho de 2014 00:18
    A Cúpula do Exército tenta passar uma imagem de união, coisa que na prática, no dia a dia não existe, a tal de “Família Militar” é algo igual cabeça de bacalhau, todo mudo sabe que existe mais nunca viu.
    Na prática o que se vê são duas classes, a 1ª classe formada por oficiais e a 2ª classe formada por praças.
    Na 1ª classe dos oficiais se subdivide em oficiais de carreira e oficiais temporários, depois mais uma subdivisão; oficiais do QEMA os que tudo podem, são transferidos a qualquer tempo, tem acesso aos melhores cargos, cursos, comissões, DIAÁRIAS, etc; e os oficiais QSG uma espécie de QAO só que nos postos de Maj, Tem Cel e Cel, ficam com as sobras daquilo que os oficiais QEMA não querem. Os oficiais temporários ocupam os postos de 2º e 1º tenentes, normalmente comandam pelotões, suprem a Força onde faltam oficiais de carreira.
    Na 2ª classe estão as praças, aqui há várias subdivisões os Sargentos de Escolas (ESA, ESAEX, ESLOG e outras); Sargentos e Cabos QE, aqueles que que se alistaram no serviço militar obrigatório e estabilizaram no serviço público até 1992; Sargentos Técnicos e Sargentos Combatentes Temporários, militares que incorporam para prestação do serviço militar obrigatório e são aproveitados pela força ou que são convocados por possuir cursos; e ainda pode em alguns casos existir o caso do cabo técnico temporário, etc.
    A explicação ficou meio confusa, porém é assim mesmo, como dizemos no meio militar é um ZARALHO, hoje vivemos internamente uma luta de facções, tudo isso por que não vê uma liderança confiável na cadeia de comando, aquela ideia de que “Nossos chefes lá em Brasília estão preocupados com nossa situação”, não cola mais, hoje tem-se a sensação de que os altos coturnos estão mais preocupados com suas benesses que com a dignidade da tropa, temos militares morando na favela, passando fome e não se vê no Alto Comando uma mobilização firme por um auxílio moradia, é muito abandono.
    A vitória dos QE deu uma esperança para todos os militares, principalmente para os militares de 2ª classe, acho que de agora em diante iremos deixar de esperar pela Cadeia de Comando e agir politicamente a fim de resolver nossos problemas.
    Na minha humilde visão, acho que os companheiros QE contribuíram enormemente com esse projeto na democratização da caserna, acho que com esse precedente a Força jamais será a mesma, mesmo a contra gosto o Alto Comando vai ter que nos engolir como dizia o “Professor” Zagallo, quem viver verá!

  39. Concordo com o comentário acima sem brigas gente; vamos nos unir; colocar pressão, somos milhares de praças que não sabiam a força que tem é hora da virada!!!O quadro especial esta de braços abertos para todos os praças vem conosco que a vitória é certa!!!!!!!!!!!

  40. Boa tarde, Sr KELMA Costa, gostaria de saber como fica a situação dos Cbs estabilizados que foram promovidos a Cb a pós a realização do CFC, aí no texto fala dos Sd QE mais temos Cbs estabilizados, esses serão promovido também e 3ª SGT? Pos tds já tem mais de 20 anos de serviço. Grato.

  41. Ola SGT Marcos agradeço pela atenção, mas e os CB QE que foram p/ reserva em 2005,2006 e demais,

    nao serao comtemplados com essa promoção de 3 Sgt QE?

    agradeço pela atenção

  42. Os QESA vão sair sub-Oficial então é questão de tempo até os QES tbém sairem é só o primeiro entrar na justiça e ganhar…PARABÉNS PELA LUTA !!!

  43. PARAFRASENDO O QUE DISSE O Maj Leonardo

    4 de junho de 2014 09:27 …" Ora, se o QAO, oriundo da carreira de Sgt, chega ao oficialato – alçando um círculo acima -, por extensão o Cb QE pode, de igual forma, chegar a um círculo superior, alcançando grad de ST "…Discordo veementemente sr major, pois lá nos idos do início dos anos 90 quando fiz minha inscrição no concurso da EsSA, dizia que poderíamos, após promovidos à graduação de 3º Sgt, chegarmos ao oficialato até o posto de capitão. Então não é como o sr diz:"de igual forma ", pois se for seguir a sua idéia, daqui a pouco os sargentos formados na EsSA e que chegaram onde estão por CONCURSO, também irão querer sair General, fazer ECEME, e tudo o mais, então resumindo, não concordo com sua idéia de :"IGUAL FORMA", não é bem assim.

    ROSSEAU

  44. Engraçado que pra mudar só precisou de uma PORTARIA, o decreto foi descartado. Então se deduz que o próprio sistema poderia fazer essas melhorias, mas não há interesse em melhorar pra ninguém…

  45. pessoal de carreira não entra na justica pq ainda não e estabilizado pq se entrarem na justiça começa a babaquice de perseguições e por ai vai em janeiro faço 10 anos ai quero ver quem pode me impedir pessoal de 2006 a 2009 foram prejudicados não tenho nada contra os QE mas sabiam que só sairiam 3°sgt mas a medida provisória tirou o direito de posto acima saindo 2° sgt admiro a luta mas pessoal de carreira as vezes fica meio receoso eu tenho pq ai ja te olham diferente as missões depois do expediente começam a brotar da terra e ja vi isso acontecer. acredito que quando estabilizar posso lutar pelos meus direitos!

    3° Sgt 2009 praça de 2005

  46. Boa Tarde !!!
    Referente a publicação de hoje que dá orientações mais uma vez sobre a promoção dos cabos, referente aos cabos músicos com mais de 15 anos de serviço, vejo que foram inclusos sim no no seguinte artigo do novo Decreto que diz: Art. 4º Os Cabos e Taifeiros-mores com estabilidade assegurada, que tenham prestado, no
    mínimo, quinze anos de efetivo serviço, concorrerão à promoção à graduação de Terceiro-Sargento, desde
    que satisfaçam aos seguintes requisitos:
    Os Cabos Músicos não são uma classe separada e sim CABOS com uma Qualificação de Músico ou seja Cabos com estabilidade assegurada, por isso penso que não são 15 ANOS DE CABO e sim 15 Anos de Efetivo serviço, se fosse 15 anos de cabo não teriam promovido os cabos de 2000 que saíram promovidos agora em 2014 e sim somente em 2015 quando fechariam 15 anos de cabo, peço desculpas por continuar no tema, mas é que tem muitos cabos precisando desta resposta. Muito Obrigado!!!!

  47. só para esclarecer segundo um comentaŕio acima diz que o QE não é sargento de carreira então observem o que diz Parágrafo 2 so Art 3 do E/1
    LEI 6880 DE 09/12/1980
    § 2º – Os militares de carreira são os da ativa que, no desempenho voluntário e permanente do
    serviço militar, tenham vitaliciedade assegurada.

  48. Segundo o que esta no item 5) 3º Sgt QE (que passou para reserva depois de 1/12/2013, e já tinha 4 anos de 3º Sgt, será promovido pelo DGP automáticamente)os que foram para reserva anteriormente (31 JUL 2013)não serão contemplados? É isso? ou vale para todos os que foram para reserva? está meio confuso.

  49. Pessoal não tem como uma CB QE que é mais moderno na data promoção que um CB com CFC sair promovido antes que o mais antigo, os dois possuem mais de 20 anos de serviço, alguem pode informar isso aos nossos chefes, ou então que coloquem pelo menos os "os Cb promovidos pelo critério de merecimento e antiguidade e com data de praça anterior a 1994 se promovidos…."

    Alguém pode ver isso por favor, pois tenho 25 anos de serviço sou cb de 2002 e meu colega tem 26 anos de serviço mas é CB de 2004 daí vai ssair promovido antes que eu? ou todos que tiverem mais de 20 anos de serviço entram nesse critério????

  50. NA MINHA OPINIÃO DEVERÍAMOS ESTAR LUTANDO POR DIREITOS PARA TODOS E, NÃO POR PONTOS ESPECÍFICOS, PROMOÇÃO DE QE, GRATIFICAÇÃO DE PQD, GRATIFICAÇÃO DE LOCALIDADE A, B, ETC, QUE BENEFICIAM APENAS ALGUNS, E SIM POR REDUÇÃO DE , INTERSTÍCIO,POSTO/GRAD ACIMA QUANDO TRANSFERIDO PARA A RESERVA, AUMENTO DOS PERCENTUAIS DE GRATIFICAÇÕES, PAGAMENTO DO ADICIONAL DE HABILITAÇÃO REFERENTE AO CURSO DE FORMAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, MORADIA PARA OS QUE ESTÃO NA ATIVA E PARA OS QUE ESTÃO EM DISPONIBILIDADE ( 5 ANOS APÓS RESERVA), PAGAMENTO DE, PELO MENOS, 15 VENCIMENTOS QUANDO DA TRANSFERÊNCIA PARA A RR, ETC.

  51. Ao 2° Sgt Marco :

    Vc não deveria estar escrevendo o que vc não sabe, pois os cb(s) para sairem promovidos entram no quadro após 15 anos de serviço e os Cb(s) promovidos após 15 anos de serviço CB QE só terão direito a 2 promoções ou seja CB e 3° Sgt, por favor não escreva só para prejudicar.

  52. Montedo, como tudo que é sério o que coloca emseu bloge, gostaria que retirassem esse comentário do 2° SGT Marco que está do começo da matéria, pois esta totalmente errado o que ele fala sobre os cabos e acredito que o resto também, nada faz sentido segundo a Nova Lei 12 872 e seus regulamentos.

  53. Olá! Ao receber essa notícia fiquei alegre e entusiasmado, assim como alguns colegas… li o documento e entendi que seriam promovidos todos em relação aos 3ª Sgt QE, com última promoção anterior a 2006, inclusive os que já estão na reserva, porém hoje lendo o comentário do 2ª Sgt Marcos, fiquei em dúvida no número "5) 3º Sgt QE (que passou para reserva depois de 1/12/2013, e já tinha 4 anos de 3º Sgt, será promovido pelo DGP automáticamente;" isso é só para quem foi para a reserva depois de 2013? ou contempla os anteriores??? (meu caso, fui para reserva em 31 jul 2009), sendo assim ainda persistiria uma lacuna no efetivo da reserva, e nós ficaríamos no meio co caminho, assim como antes da lei de remuneração de 2002, os anteriores recebiam uma promoção na reserva passando para o soldo de 2º Sgt, e de 2002 até agora todos que saíram continuava mesma graduação, então após 2013 retorna essa promoção,… cria assim essa lacuna entre 2002 e 2013!!! se for possível esclarecer agradeço!! Abraço!! AVELINO 3º Sgt QE R/1.

  54. Boa tarde!!!

    Posso comentar algo: Pois bem, sou 3º Sgt Qe e passei para reserva em 31 de agosto de 2012,como todos, esperava a promoção que deveria ter saído,mas não sai. Em 2013 sai a bendita promoção, somente para quem estava na ativa, deixando todos nós que esperávamos a ver navios: – "exército tem navio?". Muitos companheiros, muita gente mesmo; saímos é não fomos agraciados com essa lei, pois, todos acompanhávamos o desenrolar desta história desde 2009, quando saiu o primeiro boato da promoção, que só foi concretizado em 2013. Vejam bem, o número profissionais que deixaram as fileiras do exército foi bem maior dos que agora estão sendo promovidos, poucos estão agora satisfeitos e nós sargentos Qe mais antigos, só para lembrar, fui um dos mais antigos do Brasil, o 01 dos QE do meu comando de área, podendo até ser o 01 do Brasil, se eu estiver certo até junho de 2012,ficamos assim desapontados, pelo menos eu estou. Agora vejo que não devo esperar mais nada, tenho mesmo que trabalhar na reserva para manter um pouco de dignidade para mim e para minha família e não esperar por migalhas que caem dos pratos dos quem dizem ser nossos superiores e governantes. Parabéns a toda minoria que por sorte conseguiram estar na faixa de promoção que isso não vos obscure os horizontes,não vos deixem enganar, mantenham a dignidade de pertencerem ao nosso quadro. Sgt Pedro Antônio

  55. Pouco foi falado e passou quase despercebido o fato da PF ter conseguido nessa semana seus justos 15,8% de aumento + reestruturação da carreira. Eles foram atendidos para não entrarem em greve.
    Nós, que não estamos enquadrados no caso dos QEs e continuamos na mesma, devemos fazer o mesmo que eles fizeram e persistirmos muito, para não ouvirmos "ironias" da Ministra do Planejamento, que afirmou que militar está ganhando bem, tendo a equivocada Ministra se baseado e citado a remuneração dos OFICIAIS GENERAIS. Então nós temos que ir a luta e não darmos um dia de trégua até sermos atendidos, seja no pgto dos 28% ou pela resolução da mp 2215.

  56. Resposta ao anônimo 4 junho: 12:32

    Infelizmente os Cb QE e todos os militares do Quadro Especial que foram para a reserva antes do Decreto 2013/2014 não receberão a promoção.

  57. Resposta ao Maj Leonardo

    4 de junho de 2014 09:27:

    É triste um sargento ter que ensinar a um Major a ler para não falar "aneira" mas vamos lá Sr Major Leonardo.
    Item nº 1) elencado por VSa, indico a leitura do Estatuto dos Militares, vejamos:

    Art. 3°

    § 1° Os militares encontram-se em uma das seguintes situações:

    a) na ativa:
    I – os de carreira;

    § 2º Os militares de carreira são os da ativa que, no desempenho voluntário e permanente do serviço militar, tenham VITALICIEDADE ASSEGURADA ou presumida.
    Condição satisfeita por todos os militares do Quadro Especial, portanto somos de carreira. O fato do Exército não reconhecer e não fazer um almanaque não torna a nossa carreira transitória. Obrigado
    2º Sgt Marcos

  58. Resposta ao anônimo de 4 de junho de 2014 13:50:

    Os Cabos músicos não se enquadram nesta Lei, pelo simples fato do Decreto Presidencial estar se referindo a extinção e criação do QUADRO ESPECIAL Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército o qual não possuí músicos em seu quadro.
    Espero ter ajudado
    2º Sgt Marcos

  59. Resposta ao anônimo 4 de junho de 2014 14:30:

    Infelizmente quem foi para a reserva remunerada antes da promulgação da LEI Nº 12.872, DE 24 DE OUTUBRO DE 2013, não serão promovidos.

  60. Resposta ao companheiro Tocando História 4 de junho de 2014 14:35:

    O que aconteceia quando um 3ºSgt de Escola chegava na OM e tinha um 3º Sgt QE com 2 anos de serviço por exemplo? O de escola era mais moderno,
    passados 8 anos o 3º Sgt de Escola era promovido a 2º Sgt e se tornava mais antigo que o 3º Sgt QE com 10 anos de graduação.
    Acontecerá a mesma coisa agora, então é aceitar os termos, assim, como aceitavamos a antiguidade dos Sgt de Escola e aguardar a nossa hora! Penso assim!!!

  61. O tempo é avassalador e somente ele mostrará que quem vai pagar a conta pelo desestímulo na carreira dos sargentos de escola vai ser o povo brasileiro, quando não houver mais jovens brasileiros interessados em prestar concurso para ESA.

  62. Senhores, desculpem-me a sinceridade, mas existem muitas hipocrisias e oportunismos nos comentários em relação aos sargentos do Quadro Especial (QE).
    Serem contemplados por uma decisão da Presidente não os transforma em merecedores e "coitadinhos injustiçados" que agora estão sendo reparados; não percebo nos comentários, nenhuma sinalização dos nobres QE em somar aos demais sargentos, temporários ou de carreira, na execução de todas, repito, todas as missões dadas aos sargentos. Falo da minha realidade: em todas as OM em que servi (e na atual não é diferente) todos os sargentos QE fugiam de instrução – para ficar apenas em um exemplo; no momento da distribuição das instruções afirmavam logo, sem nenhuma cerimônia, que eram/são QE, como se ser QE os excluisse de certos deveres. Porém, em relação a receber direitos, benefícios e vantagens agora, pasmem, se apresentam até como sendo "de carreira"!
    Como disse um colega anônimo anteriormente, é o PADRÃO EB.

    DEUS NOS LIVRE DE UMA GUERRA!!

  63. Parabéns aos Sgt QEs por esta vitória. Fui para a reserva em 2002 sem a promoção ao posto acima, fui promovido a 3º Sgt QE em 1991. Pelo que entendi ainda não serei contemplado com está promoção. Quanto ao militares de escola revoltados por ficarem mais modernos por algum tempo, fiquem tranqüilos vocês com o passar do tempo chegarão a postos que um QE não vai chegar. Devemos estar unidos para que consigamos outras vitórias. A Força armadas precisa estar unida.

  64. Boa noite Sgt Marcos,
    Fui para reserva em 10 Dez 13, conforme DOU, só que estava na ativa em 24 Out 13, quando a Lei foi promulgada só que completei 49 anos de idade em 14 Nov.
    Como fica a minha situação, desde já agradeço.

  65. Boa noite Marcos,
    A minha situação é a seguinte: fui transferido para reserva em 10 Dez 13, conforme DOU, estava na ativa quando foi promulgada a Lei de 24 Out 13, só que completei 49 anos de idade em 14 Nov 13.
    Se puder me responda.
    Obrigado.

  66. Me desculpem os leitores do Blog pelo meu ERRO.
    Tentamos ajudar, mas nem sempre acertamos. Realmente errei a respeito do Cb QE,ele não sairá 2ºSgt.
    Sr Tocando histórias, obrigado pelo alerta.

  67. Ao senhor Major Leonardo:

    concordo com o senhor sobre a promoção do QE a subtenente. E, considerando que a graduação de subtenente é a última posição na carreira regular em que os sargentos podem chegar, pois o oficialato (QAO)é o "generalato" das praças de carreira (nem todos chegam lá e, mais agora, com o "funil" que o exército está criando), também por analogia, os sargentos de carreira, quer dizer, de escola, devem chegar também ao posto de tenente-coronel ou até coronel e nas mesmas condições dos QE, ou seja, com interstícios menores do que os dos oficias de carreira! Assim, queria ver a reação (e a opinião) dos oficiais de carreira se essa situação ocorrer no futuro; oficiais QAO sendo promovidos a postos de oficial superior em menor tempo que os oficiais da aman, por exemplo.

    Concluo dizendo o seguinte: "pimenta nos olhos dos outros é refresco".

  68. Boa noite, Sr Kelma, Montedo e Tocando História: Gostaria de um esclarecimento, Pós foi retirado a matéria do Sgt Marcos, então gostaria de saber todos os Cb, tanto QE como os que tem CFC que tds tem mais de 20 anos de serv. serão promovido? Grato que Deus abençoe a tds nós e nossas famílias. Obg.

  69. Ao Sgt Marcos:

    Analisando a minuta referente a proposta das promoções elencadas, em momento algum ela cita que essas promoções beneficiarão apenas os militares QEs que foram p/ reserva após 01/12/2013,acho que devemos aguardar o desenrolar dos acontecimentos porque existe um grande esforço por parte do sr deputado Pimenta p/ que todos os militares QEs, inclusive os que já estão na reserva sejam beneficiados com essa promoção.

  70. Parabéns aos SDs, CBs e SGTs QEs, ativos e inativos por mais uma vitória, mais virão!!!, estamos chegando lá. Gostaria de saber se tem alguém que poderia me responder como ficaria o(s) Sgt(s) QE(s) que foram reformados por acidente em serviço, que foi promovido a 3ºSgt em 01/06/2001 e foi reformado em agosto de 2012. Muito Obrigado!!!

  71. como no EB, tudo que se refere a PRAÇAS é feito de forma rápida e mal feito está gerando controvérsias.
    Não confere o que o anônimo de 4 de junho de 2014 16:14 escreveu.

  72. Sou Praça de 1983, sendo promovido a 3º Sgt QE em jun 1999. Passei para a reserva em Set 2013, estando com quase 14 anos de 3º Sgt. A pergunta surge a partir da dúvida de vários companheiros: A modificação da promoção na reserva só contemplará que passou pra reserva após Dez 2013? Como comentado antes, continuaremos com a lacuna de militares que tinham as mesmas condições de promoção e até mais tempo na graduação de fora? Gostaria de orientação nesse sentido….

  73. A antiguidade para nós não está em jogo campanha, vocês deveriam já saber disto…não nos interessa.
    Acontece que para nós o salários sempre seria baixo, e todos sendo promovidos e sempre naquela. Então acreditamos que a luta foi válida. Antes quando entramos no EB, recebíamos, como Cb por volta de 12 salários mínimos. Tudo bem q eramos avisado, q devida mudança governamentais, corríamos sempre o risco de sermos mandado para dar baixa, mas tínhamos que trabalhar para isso. Então era motivante permanecer no EB. E hoje a situação é outra, bem estacionada. Então tínhamos q fazer alguma coisa, e foi feito. E não pensem que foi fácil, (muita luta) mas nunca nós do QE criticamos as outras carreira, apenas vimos que temos q fazer alguma coisa. Por enquanto uma parte já foi conquistada. Não precisamos ferir/constranger o ego de ninguém, isso o q importa.
    DEUS sempre está em nossas frentes. Sempre tive e tenho bons relacionamento com o pessoal de carreira. Antes na minha época o Sgt Escola era promovido com interstício de 05 anos, mas isso pode ser retornado, vcs precisam se unir mais, e acreditarem mais..
    Viva os Qes do Brasil…

  74. Há certos convicções q só interessam aos cegos. Estes se alimentam de engodos, mas, ainda assim, convencem-se de q ingerem verdades, já dizia Schopenhauer. Como debate sadio é debate inteligente, me darei ao trabalho de responder somente uma vez a um desses caolhos q, infelizmente, acabo me esbarrando pelos corredores.
    Carreira profissional militar difere de "militar de carreira", como está grafado no Estatuto dos Militares. O primeiro diz respeito a um conjunto de fatores q, reunidos, configuram-na. Ex.: atividade profissional (aprendida nos cursos de formação PROFISSIONAL militar), instrução exigida para o cargo (NM p o concurso da EsSA e NS p os concursos para oficiais), vivência obtida na carreira, especializações profissionais, responsabilidades advindas da carreira profissional militar, entre outros. Por sua vez, a definição defendida pelo "vesgo", refere-se àquele militar q incorpora à Força e alcança a estabilidade – vitaliciedade é prerrogativa mal registrada, pois trata-se de termo condizente às carreiras da magistratura em face da peculiaridade de sua função.
    É mt fácil concluir tal fato ao se observar q o EB não incluiu o QE no almanaque das carreiras profissionais militares.
    Espero, de vdd, q da mesma forma q ele, o "cegueira", vem aqui "valentemente" esbravejar, q o faça de igual forma em sua lide diária, ñ se escondendo atrás de nenhuma mesa, em algum canto de alguma seção.
    SRN
    Maj Leonardo.

  75. É realmente para quem ganhava 12 ou mais salários minimo como Cb,e hoje ir para reserva como 3º Sgt QE (30 anos) com o salários de 3º de hoje; realmente é dificil.
    Esta certo tiveram que correr atrás, belo exemplo…

  76. Devemos dar pressão aos Deputados e Senadores para que reestabeleçam os nossos direitos. Anuência, posto acima, entre outros… No do Senador Paulo Paim, apesar de não confiar nas suas promessas, ficou claro que se não houver pressão não conquistaremos nada! Vamos continuar pressionado os deputados, senadores. As associações e as esposas representantes devem ser apoiadas e motivadas por nós. Tem que ter barulho para que nos escutem!

  77. E com isso o Exército deu uma grande rasteira no QE que está na reserva, já que os mesmos não serão contemplados com as promoções (art 5), ora bolas pois os mesmos, perderam as suas licenças, temp de sv, e principalmente o posto acima. Vejo isso como uma grande covardia, já que demos o nosso sangue ao EB por anos a fio e a promoção a 2 sgt feio justamente para corrigir essa injustiça.

  78. Quer dizer que o Sgt de Escola o instertício de 8 anos e o Sgt QE passou para 4 anos, não sou contra as promoções dos Sgt QE, mais acho que houve uma incoerência no jugalmento das duas questões.

  79. Parabéns aos QE pela vitória alcançada, porém faço aqui minha indagação:
    sou 3º sgt de carreira, turma de 2008. Em 2009 foi promovido um cabo QE (que já foi meu cabo da guarda) a 3º sgt QE. Em dezembro de 2013 este mesmo QE foi promovido a 2º Sgt e eu continuearei 3º pelo menos até 2015. Situação esquisita. Pelo menos o papiro continua forte (agora mais forte ainda). Mais uma vez parabéns aos QE pela vitória alcançada.

  80. Sou da Marinha e estamos tambem na mesma situacao.A maior parte indo pra casa como 3 sargentos.Como faco para me comunicar com a senhora kelma Costa.Da uma forca para o quadro especial da marinha.Obrigado.

  81. COMO JA DISSE NÃO ADIANTA ESTARMOS LUTANDO POR DIREITOS PARA APENAS ALGUNS POSTOS E GRADUAÇÕES, DE QUE ADIANTA O SGT DO QE SER PROMOVIDO A 2 SGT? PARA GANHAR MAIS R$ 280,00 ?
    VAI RESOLVER ? NÃO ME IMPORTARIA DE SER, CB 3 SGT, ETC, CONTANTO QUE GANHASSE SUFICIENTE E BEM, PELOS COMENTÁRIOS VÊ-SE QUE OS SENHORES ESTÃO SE IMPORTANDO É COM STATUS. SENHORES BRIGUEMOS POR REALMENTE ALGO QUE FAÇA DIFERENÇA PARA TODOS, PONTOS ESPECÍFICOS NÃO RESOLVEM, SÓ PARA ALGUNS. TAÍ OS GENERAIS, ELES RECLAMAM ? A MINISTRA DO PLANEJAMENTO FOI BEM CLARA SOBRE O QUE ELES. RECEBEM.

  82. Sr Comandante / Chefe / Diretor,
    1. Visando ao cumprimento do disposto na Lei nº 12.872, de 24 de outubro de 2013, que criou o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos e na Portaria nº 492, de 26 de maio de 2014, que fixa o interstício dos Terceiros-Sargentos do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos em quarenta e oito meses, para fins de ingresso no Quadro de Acesso (QA) e, em complemento às Msg Rede Cmdo 005 e 006, de 2014, esclareço o seguinte:
    a. os 3º Sgt QE, transferidos para a reserva remunerada (ex officio ou a pedido) após 1º dezembro de 2013, que atendiam o interstício de quarenta e oito meses na graduação até aquela data, terão suas promoções executadas pelo DGP, a contar de 1º de dezembro de 2013, com base nas informações existentes na Base de Dados Corporativa de Pessoal – BDCP (Ficha Cadastro, Inspeção de Saúde, TAF válido e outras), desde que satisfaçam aos requisitos conforme o art. 5º do Decreto nº 8.254, de 26 de maio de 2014, e não incidam nos aspectos impeditivos, conforme o art. 17 do R-196; e
    b. os 3º Sgt QE, promovidos conforme a letra a. acima, que foram transferidos para a reserva remunerada ex officio por terem atingido a idade limite de permanência no serviço ativo (3º Sgt- 49 anos), terão seus atos de passagem à inatividade anulados, por terem sido realizados com vício, visto que a promoção a 2º Sgt, a contar de 1º de dezembro de 2013, elevou a idade limite para 50 anos. Os militares que desejarem retornar à reserva remunerada deverão providenciar requerimento, a ser encaminhado diretamente à DCIPAS, estando dispensada a documentação já remetida àquela Diretoria.
    2. Reitero a necessidade de que se dispense a esse tema a mais alta prioridade.
    Brasília-DF, 3 de junho de 2014

    General de Exército ENZO MARTINS PERI
    Comandante do Exército

  83. Bom aprendam a lição com os QES,façam parte de associações,Amarp,Aprafa,Unifax etc,levem os seus anseios aos dirigentes e cobrem junto com eles dos políticos providências para melhorias na carreira,pela volta dos direitos retirados pela MP do mal,pelo soldo digno e a data base em janeiro todo ano,além de votar em pessoas que nos representam e correm atrás por nós,isso é ser cidadão temos deveres e direitos,se ficarmos quietos aí é que fica ótimo para esses políticos!

  84. Ao meu enntender, os Sgt QE que foram para a reserva antes de 01/12/13, devem procurar a justiça para requerer também a promoção ou soldo de grad acima, que "salvo melhor juízo", todos os militares pós medida do mal 2215, já foram prejudicados, ficando um "vazio" nesse intervalo. Volta-se ai novamente, caso não sejam contemplados uma nova prejudicialidade.
    Amigos vamos mover na justiça para ter direito. O EME deveria buscar a igualdade de todos. Dinheiro tem para isso…
    Rodolfo

  85. Montedo, veja o que eu entendi, todos os Sgt QE promovidos até 1º de Dez 2009, e transferido para a reserva remunerada (Ex Officio ou a pedido)teram suas promoçoes executadas pelo DGP,com base nas informações existente na base de Dados corporativo de pessoal, assim cendo fui promovido em 1º de Dez 2000, serei promovido automaticamente pelo DGP, Certo ou erado alguem sabe informar, é isso mesmo, ou é bizu de baia.

  86. Srs, não sei aonde a Sra Kelma Costa ouviu dizer que os militares da reserva seriam contemplados com esta promoção , queria que fosse verdade mais o artigo 19 da lei 12872 que estabeleceu a promoção de 3° a 2° Sgt deixa bem claro:
    Art. 19. As promoções de que trata esta Lei não contemplarão os militares na inatividade.

  87. Eu estou prucurando nesse documento aonde anpara os cb QES que estao na reseva . Que sairan cb e 2004 na mediea provisoria . Esse documento esta favorecendo so sgt QE.quero uma resposta

  88. É VERGONHOSO O TRATAMENTO DESIGUAL QUE O EXÉRCITO PROPORCIONA AOS SARGENTOS DA RESERVA DO QUADRO ESPECIAL. MUITOS PERMANECERAM 14 ANOS COMO TERCEIRO SARGENTO E AGORA MILITARES COM 04 ANOS SEREM PROMOVIDOS A SEGUNDO.

  89. Do jeito que a coisa vai caminhando, logo teremos soldado recruta exigindo o "direito de promoção"
    No final das contas nem culpo os QEs, afinal estão atrás do que acham ser um direito deles. Os culpados foram os que criaram esse verdadeiro "bebe de Rosemary", lá pelos idos dos anos 80. É o velho jeitinho brasileiro em cena. Se, naquela ocasião, quando o primeiro mandachuva ao pedir para seu "peixe" ficar após o tempo máximo tivesse ouvido um sonoro não, duas coisas coisas teriam acontecido: 1. a vida teria seguido normalmente para todos os QEs que choramingam hoje, mas que acharam a coisa muito boa na época. Teriam reiniciado suas vidas como civis e com toda, estariam hoje onde o seu mérito e competência os , tivesse levado. 2. não estaríamos criando u clima de insatisfação com os sargentos que estudaram e passaram em concurso público para a função. Aliás, concurso público para as Forças Armadas também é um tremendo equívoco, mas essa já é outra conversa.
    Sei que os QEs não vão gostar nada dessa opinião, mas paciência, afinal, opinião e bunda, cada um tem a sua.
    1º Sgt Infa Brasil

  90. nao se preocupem qes da reserva ja sabendo desse equivoco o senador paim ja comunicou o fato para a pres dilma que amanha vai notificar o cmt do eb para mudar a portaria beneficiando os militares que foram para a reserva apartir de 2001. ISSO SIM E´FAZER JUSTIÇA.

  91. Bom dia Gen Nei…
    Agradeço o Sr por olhar pelos militares que foram para reserva remunerada com data anterior a 2013, pois nós que no meu entender também deveríamos ser promovidos, visando que; Os QEs mais antigos foram para a reserva remunerada PROMOVIDOS A 2°Sgt e ganham com proventos de 2°Sgt, Agora o QE é promovido a 2° Sgt ainda na ativa, (méritos dos QEs), e nós infelizmente estamos ficando "nesta lacuna/meio" como 3° Sgt.
    Gostaria que o Sr. continue dando esta força para a promoção CONTEMPLANDO TAMBÉM OS DA RESERVA REMUNERADA COM DATA ANTERIOR a DEZ 2013. Aí sim será justo.

  92. SGT QE ALAGOAS
    infelizmente, tem alguns Sgt, que se dizem de "carreira", como se os QEs não fossem. Eles são de Escola, mas de carreira somos todos nós. Estão se estourando de raiva, mas não brigam pelos seus direitos, ficam falando que vão passar 7 ou 8 anos na mesma graduação, companheiros, façam igual, formem grupos para brigarem por justiça se acham que estão sendo injustiçados, DEIXEM DE SER LEÕES DE ALOJAMENTO.

  93. Ao anônimo,
    5 de junho de 2014 20:20

    SE VC FOSSE BOM COMO SE JULGA SER VC NÃO ERA SGT MEU CARO. INCLUSIVE SE FOSSE MELHOR QUE UM SGT QE VC NÃO ESTAVA NO EB E MESMO ASSIM SE QUISESSE FICAR NA FORÇA, VC NÃO ERA SGT ERA OFICIAL.

  94. Amigos apesar de ninguém saber quase nada sobre estas promoções, onde oque foi publicado deixou muita duvidas de quem terá o direito de serem promovidos e quem serão promovidos e se você ler esta ultima publicação ai do dia 05 de maio de 2014, esta bem claro que é um um Complemento as Mensagem Rede nr 005 e 006 que versa sobre as promoções, e pelo que entendemos esta todos os Sargentos do Quadro Especial que passaram para a reserva remunerada ex-ofício ou a pedido até o ano de 2009, serão promovidos!!! outra coisa não esta escrito em ligar nenhum que este emenda substitui a outra.

  95. Outra coisa amigos, na verdade existem muitas conversas fiada, onde colocaram uma publicação onde ninguém sabe de onde saiu, é MP? é Lei? de onde tiraram tudo isto que foi anunciado? tem assinatura do General? alguém viu publicado em algum lugar isto? sera que agente não esta se estressando atoa onde esta pessoa que apareçe no video até tteve uma boa intensão em dizer que seremos conteplados, num dia os sargentos QE que passaram para a reservada remunerada anterior a 2013, seriam beneficiado, hoje apareceu outra publicação falando outra coisa!!!! de onde estão tirando tantas informções para colocar nos blogs? não seria interessante agente se unir para buscar informações precisas e saber de a veracidade destas publicações? sera que naum estão tirando onda com a nossa cara? Amigos enquanto nois Sargentos do Quadro Especial estamos aqui discutindo sobre uma publicação que pode ser uma farsa, Os Sgt QESA estão sendo beneficiado com a promoção a Sub Oficial e este beneficio ira contemplar todos os QESA da ativa e também da Reserva, mas esta noticia é quente e esta publicada para qualquer um ver é só procurar na internet!! e agente?

  96. Boa Noite!!!
    Gen R1 Nei, conforme V. Exa informa em 5 Jun 2014, os Sgt QE que foram para a Reserva antes de 01 Dez 13 também serão contemplados. Pergunto se o equivoco na Portaria já foi informado a Presidente Dilma pelo Senador Paim, para alteração e previsão de publicação. Obrigado.

  97. Vou esclarecer uma situação:
    Aos que pensão que os Sgt QEs não tem competência de assumir funções dos militares de carreira, não se enganem e não venham dá um de coitadinhos; Sou Sgt QE e quando era Cb, murmuravam entre os Sgt, comentários que quando um militar de carreira está pra ser transferido para a OM, na maioria perguntam logo, se existe algum Cb vei, e na resposta de seus colegas positivo, alegrava-se e pedia logo como opção nr 1.
    Pois bem, assumi quando Cb, bem dizer uma Seção, tudo em cima de mim, não quero me gabar, não tenho nem o Ensino Médio Completo, mais por iniciativa e dedicação e ao meu esforço no trabalho, nunca deixei os meus "Chefes" serem chamados atenção por falta de documento remetido ao Escalão Superior,lembrando que era na época um Cb Vei "EU" e um Sd Vei, todos com mais de 10 anos de serviço, conhecedores da rotina daquela Seção.
    Antes que alguém critique a capacidade que temos de assumir funções inerentes aos de "Sgt de Carreira", lembrem-se de uma coisa:
    Somos conhecedores e histórias vivas de nossas OMs.
    Ninguém nasce sabendo, a vida ensina e quem se dedica ao conhecimento, conhecedor ficará.
    Tenho filhos encaminhados a Universidade, e daqui um ano, estarei de volta me dedicando aos estudos.
    Apesar de não ter o ensino médio completo, não me arrependo, o importante está na minha frente, vendo os meus filhos bem encaminhados na Universidade.
    Uma última reflexão! Estou indignado com a Força, e cada vez mais me enojo com certos comentários.
    Como eu disse, sou Sgt QE, mais tem cada um que dá nojo, se me permite, "São uns bando de babão"! é isso ai!

  98. os Cb(s) promovidos por CFC e com data de praça anterior a 1994 entram promoção a 3° também, pois tem cb QE que tem mais de 20 anos mas são mais modernos na data de Promoção a CB, po ex: eu sou Cb 2002 e meu colega é CB QE de 2004, por favor me de uma luz nesse caso pois sou mais antigo assim como outros colegas, temos mais de 20 anos e o que vai acontecer?

  99. olá meu nome é Milton Süptitz,fui para reserva em 31 de janeiro de 2013,pois já estudei o caso de nós sargentos do quadro especial que ficamos na intermediação e cheguei a seguinte conclusão,deveriam nós promover,pelo simples fatos que na ficha assim diz RESEVA/ATIVA, o que quer dize isto que existe promoção na RESERVA ,simplesmente o EME não quer nós promover,mais a outras maneiras uma é entrar na justiça, e depois podemos pedir algo mais pela situação constrangedor que passamos,onde até muitos já tinham recebidos os comprimentos de promoção e depois dizem que foi um equivoco,retificando as normas mais ainda bem que existe publicação antes de retificar as normas,pois devemos confiar na justiça e em deus,pois aqueles que não querem nossa promoção vamos pedir para que deus posso lhe trazer o castigo merecido,já tirei uma cópia na internet onde um juiz fala assim: os militares vão para reserva e continuam a ter vínculos com o EB uma vez que podem ser convocados a qualquer momento,assim não justificaria ficarmos de fora da promoção por sermos de intermediação, aos SGT de carreira quero dizer se alguém gostaria de ficar 17 anos n mesma graduação, sabemos que fizeram a escola e também vamos lá muitos saim oficiais até capitão, alguém fez Amam,nós sargentos do QE nunca questionamos isto e sempre disse que devia diminuir o tempo de anos da promoção ,poios devem lutar assim como os QES lutaram Procurem os deputados os senadores e vão a luta,Atenciosmente,Milton Suptitz

  100. Coyote da Montanha, fui para reserva no ano de 2011 recebi a noticia que seria promovido, logo em seguida me falaram que havia sido publicado uma outra portaria coisa assim, falei com meu advogado que também e Militar, para ele da uma olhada, vamos ver oque vai acontecer, entendo que não podemos ficar no meio do caminho, ganhei 4 anos da fronteira, fui embora com 44 anos,vou ver meu caso qualquer novidade, coloco aqui. moro em Rio Grande RS

  101. os Cb(s) promovidos por CFC e com data de praça anterior a 1994 entram promoção a 3° também, pois tem cb QE que tem mais de 20 anos mas são mais modernos na data de Promoção a CB, po ex: eu sou Cb 2002 e meu colega é CB QE de 2004, por favor me de uma luz nesse caso pois sou mais antigo assim como outros colegas, temos mais de 20 anos e o que vai acontecer?

  102. O pessoal do S/1 da minha unidade, não entendeu nada do que esta escrito no ultimo BE publicado. Esta uma confusão total. A respeito do caput do art 5 que esta dizendo uma informação totalmente diferente. Se alguém tiver alguma informação de como a sua unidade tratando o assunto, por favor poste aqui o site.

    Obrigado.

  103. TODOS PRAÇAS CB E Sd PRAÇAS DE 1992 VÃO SAIR 3 SGT QE A CONTR DE 1 DEZ 2013 OS CABOS QE QUE A PORTARIA 125 DE 9 DE JUNHO 2014 SE REFERE SÃO OS CABOS CONCURSADO OU SEJA DA BANDA DE MUSICA ESSE QUE VÃO SAIR EM 1 DEZEMBRO 2014

  104. VIROU BAGUNÇA TOTAL NO EB. TENHO 25 ANOS DE SV E 10 ANOS DE CB. MINHA PROMOÇÃO A 3 SGT SERÁ NO FINAL DO ANO QUE VEM.
    AGORA COM ESSA LEI QUE DIZ QUE O SD EO CB COM MAIS DE 22 ANOS DE SV E QUE FOI PROMOVIDO POR ANTIGUIDADE (SEM POSSUIR CFC), SERÁ PROMOVIDO A 3 SGT CONTAR 1 DE DEZEMBRO DE 2013. OU SEJA O CB QUE ENTROU 4 ANOS DEPOIS DE MIM E QUE TEM APENAS 22 ANOS DE SV E 7 ANOS DE CABO VAI SAIR 3 SGT . LEMBRANDO QUE ELE JA FOI BENEFICIADO A CABO COM 15 ANOS .
    NA MINHA UNIDADE SOBROU SO EU PRA SER PROMOVIDO E TEM 4 CB SEM CFC QUE AGORA PASSOU A MINHA FRENTE … MAIS MODERNO TANTO EM ANOS DE SV COMO NEM TEM CFC.
    NÃO TENHO NADA CONTRA QUEM ESTA SENDO PROMOVIDO E SIM COM A LEI QUE PASSOU A FRENTE OS MAIS MODERNOS SEM OLHAR OS CABOS QUE JÁ ESTÃO ACIMA DOS 26 ANOS DE SV QUE NEM 2 SGT VAI SAIR E VAI FICAR MAIS MODERNOS .
    COISAS DO EXERCITO BRASILEIRO. LEMBRANDO QUE TEM MAIS 1800 CABOS A SEREM PROMOVIDO QUE ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO. O QUE FAZER?

  105. Bom dia: Ainda ficou no ar os terceiros Sargentos que foram para reserva e permaneceu por mais de 12 anos na mesma graduação, e o que eles irão fazer para resolver estes problema ja que a lei ampara eles e quando eles entraram poderia sair com segundo sargento e foram retirado este méritos deles e quero saber se vai pelo menos bater nesta tecla com fizeram com a LE que acabou somente no EB e que as outras forças continua o famoso quinqueno que daria uma ajudinha a mais e alegria ao militares.

  106. sou sgt qe de dez de 2004 fui para reserva em out 2011 serei promovido a 2 sgt e a partir de quando se alguem poder me orientar agradeço.

  107. Se Jesus Cristo estivesse nesse tempo entre nós,tivesse sido 3º Sgt QE e estivesse agora na reserva como muito de nós, eu acho que nem ele seria promovido. Tá difícil nossa situação diante desses desumanos. Estão nos tratando como um monte de nada…Mas deixe, as coisas irão mudar.

  108. – No Exército, nós os 3º Sgt QE R/1, DA RESERVA DISCRIMINADA, passamos a vida inteira ouvindo vozes de comando, em formaturas e ordem unida, etc, etc…
    Fui p/Res em 31 OUT 13 com 14 anos e 5 meses de 3º Sgt e também não fui promovido,e hoje, longe de tudo isso, pude analisar que aquelas palavras iriam servir para nós, os 3º Sgt QE DA RESERVA DISCRIMINADA: Pois bem, eis o texto que serve para nós:
    "Ainda nós,quando na ativa,tínhamos a esperança da promoção, porém, alguns Cmt ou companheiros nos aconselhavam a ir para casa "DESCANSAR",poisw diziam que estávamos cansados, e quando sai a Lei de promoção,fizeram "OMBRO ARMA" em nossa promoção; muitos ficaram em estado de "SENTIDO"; aqueles que ainda em tempo poderiam nos ajudar, nos fizeram "CRUZAR ARMAS", o mesmo que cruzar os braços; em "ACELERADO MARCHE", promoveram os mais modernos;nós, mais antigos ficamos "SENTADOS 1,2", porém nosso caso, se caminha em "SEM CADÊNCIA MARCHE", em direção ao infinito, e quando tentamos algum jeito de conseguir ainda essa promoção, nos dão um "APRESENTAR ARMAS", ou seja as armas das Leis e regulamentos contra nós. E No final, para nos mandar calar a boca, mesmo sem a corneta, ouvimos um toque de "SILÊNCIO" em nossas almas, e das autoridades que tinham, por obrigação de nos proteger. Agora é só esperar o comando de "EM FUNERAL" para cada um de nós, 3º Sgt QE DA RESERVA DISCRIMINADA.
    Sabem, isso que estão fazendo conosco, está nos matando de verdade, aos poucos, mas está!

  109. pois entao tudo que foi colocado neste site e mentira o video da sra kelma tambem entao porque fasem isso conosco isso e digno de processo pois fasemos planos em cima desses comentarios ou estou enganado

  110. – Srª Kelma não tem culpa de nada sobre as publicações. Ela só repassa aquilo que passam a ela. O exemplo maior, foi a Minuta 1, do Cmt do Ex amparando os 3º Sgt do EB E A Nº 2, RETIFICANDO.Quem elabora os documentos são os políticos e os senhores feudais das Forças armadas.
    A única culpa que ela tem, é em ajudar demais a nós. Não vamos ser ingratos com ela, e sim, vamos nos unir à suas causas. Ela é uma das poucas pessoas que está nos ajudando.

  111. PELO QUE ESTOU VENDO AQUI O CFC E UMA PUNIÇÃO PRO MILITAR QUE RALOU, O JURUNA NÃO FEZ NADA E SAI NA FRENTE 3º SGT, O MILITAR DA CARTEIRA DE MINHA UNIDADE DISSE ASSIM ( QUEM ERA TIDO COMO BURRO (JURUNA), NA VERDADE ELE Q E O INTELIGENTE, BURRO SÃO VCS). VOU SO ESPERAR ISSO TDO PASSAR ENTRO COM PRETERIÇÃO E SE ME NEGAREM ENTRO NA JUSTIÇA.

  112. Bem que vc faz cabo… tem que entrar na justiça e já… tão de sacanagem com os cabos e mais ainda com nós os 3º Sgt QE DA RESERVA DISCRIMINADA. FUI PARA A RESERVA EM 31 out 13, não tive direito à promoção, com 14 anos e 5 meses de 3º Sgt e os mais modernos com apenas 4. mE SINTO UM LIXO JÁ EM DECOMPOSIÇÃO. VAMOS NOS UNIR QEÉZADA DA RESERVA E VAMOS Á LUTA TODOS JUNTOS VENCEREMOS. Se alguém quiser meu tempo para ser promovido é só pedir, Vão todos tomar naquele lugar, aqueles que elaboraram e aprovaram essas legislações bestas e sem nexos e acima de tudo. Eu não faço questão de receber essa mixaria de diferença de 28,86%. Nós, a maioria dos 3º sgt QE DA RESERVA SÓ QUEREMOS NOSSA PROMOÇÃO QUE FOI ROUBADA, E DEMORE O TEMPO QUE FOR, QUANDO GANHARMOS NA JUSTIÇA, NOSSA PROMOÇÃO SERRÁ A CONTAR DE 1º DE DEZEMBRO DE 2013, ASSIM COMO FOI PARA OS MAIS MODERNOS QUE NÓS. ISSO AINDA, SE NÃO GERAR UMA QUESTÃO DE DANOS MORAIS CAUSADOS Á NOSSA CLASSE. NÃO CONFIO MAIS NOS REPRESENTANTES DE BRASÍLIA. E PONTO FINAL, SOU BURRILDO, MAS DE BURRO NADA TENHO.

  113. – Visto que nós, os 3º Sgt QE R/1 NÃO VAMOS MAIS SER AMPARADOS COM NOSSA PROMOÇÃO À 2º SARGENTO, já que a realidade é essa, depois de tanta enganação e enrolação, gostaria que a Srª Kelma Costa tomasse a frente dessa questão para podermos entrar todos em processo c conjunto na Justiça Comum, tanto nós, os 3º Sgt QE R/1 do EB, como também os da Marinha e da Aeronáutica.
    – Gostaríamos também de saber, quantos 3º SGT QE da reserva estão nesta situação, ou seja, nós, os esquecidos e discriminados, entre os anos de 2001 a 31 NOV 2013. Os outros 3º Sgt QE da reserva, de 2000 para trás foram beneficiados com a promoção na reserva a 2º Sgt e não foram abrangidos pela Maldita MP do Mal e os mais modernos que nós que foram beneficiados com a porcaria da Lei nº 12.873 já estão sendo promovidos e provavelmente, todos iráo ser abrangidos, visto que a idade limite para 3º Sgt mudou para 50 anos. E nós da reserva, QUE FODA…. é bem isso mesmo, desculpem o termo. Porque essa desigualdade??? Se alguém do outro lado sabe quantos 3º Sgt QE R/1 ESTÃO NESTA SITUAÇÃO DE ESQUECIMENTO, POR FAVOR, USE ESSE BLOG PARA NOS INFORMAR, POIS TENHO CERTEZA QUE TODOS NÓS DESTA SITUAÇÃO QUEREMOS SABER PARA TERMOS UMA IDEIA DE QUANTAS FAMÍLIAS FORAM PREJUDICADAS.
    É isso companheiros… como diz o Biafara em sua música "NOSSO CASO NÃO TEM SOLUÇÃO", para eles, mas na justiça comum, com certeza terá. Não podemos ficar esperando que um milagre caia do céu ou que alguém lá de Brasília ou que algum chefe Militar olhe e nos ampare. Chega de ladainhas e choramingos. Se não tomarmos uma decisão certa, seremos prejudicados para o resto de nossas vidas e só restará ouvir o toque final de "EM FUNERAL".

  114. Para encerrar em definitivo minha participação neste blog, só tenho uma última pergunta a fazer: "Quem foi ou quais foram, as autoridades que bloquearam a promoção dos 3º Sgt QE DA RESERVA"?? Assim como estou tendo a coragem de perguntar, aqueles que ferraram conosco, que criem coragem também e que manifestem neste blog, sei que muitos acompanham, inclusive pilantras que torcem contra nós. Precisamos saber quem são os traíras traidores da Pátria e que usaram discriminação e indiferença contra nós da reserva.Nos trataram como se fôssemos lixão. Eu e milhares de companheiros na mesma situação estamos esperando essa resposta. Também tem cabos e militares de outras Forças que foram prejudicados. Vamos nos unir e vencer essa injustiça e indiferença. Não se tolera mais isso e fora PTtraias.

  115. Boa tarde, alguém sabe informar como vai ficar a promoção dos cabos com CFC e já tem mais de 22 anos de serviço, pós só se ver comentários dos cabos jurunas ( Sem o CFC),Grato.

  116. 3° Sgt QE LUIS AUGUSTO
    sou de 87, quando incorporei me enquadrava na lei que quando fosse pra reserva sairia com o soldo de 2' sgt, retiraram em 2000, fui promovido em 01 jun 2005 e de la ate eu ir de fato pra reserva em 30 jun 2012 muito se falou em melhorias na nossa classe mas sem perspectiva pois fui pra reserva ja se passando 2 anos do meu tempo, passei 7 anos na graduação de 3' sgt, como fica e quem justifica o não cumprimento dessa portaria. ., quem embargou, me sinto prejudicado junto com a minha classe, pois esperei na ativa e simplesmente não tinha perspectiva, investigue pra nós essa minha pergunta. ..grato

  117. Estou bem atrasado, mas ainda preciso de esclarecimento, por favor, me ajude, hoje que achei esse site, sou 3º Sgt QE promovido em 01 Dez 2006 fui reformado a contar de 01 Dez 2013, fiquei na ativa até 30 nov 2013, mas por acidente em serviço fiquei em tratamento desde out 2010, mas em 01 Fev 2011, recebi o parecer de invalido para o sv pelo o medico civil, e fui para as inspeções de saúde militar obtendo o parecer de invalido para o sv, fiz a inspeção para a reforma no PMG da OM e encaminhado o processo de reforma a 9ª RM e então fui solicitado pela 9ª RM HGeCG / JIS a passar pelo medico perito da JIS do HGeCG e o medico militar me inspecionou mantendo o parecer de “invalido” para o serviço do exercito e passei pela Junta revisional de aposentadoria e posteriormente fui solicitado a passar pela a JIS da 9ª RM no HGeCG – mais 3 vezez: inspeção Grau revisional, inspeção de Grau revisional ( reestudo), inspeção de reestudo, sendo assim publicado no edital DOU – Brasília com o parecer de incapaz para o serviço militar, mesmo tendo passado pelo perito militar e o perito manteve o parecer inicial “incapaz para o serviço do exercito é invalido” pois só fiquei sabendo que foi mudado o parecer quando foi publicado no edital. E então permaneci como 3º Sgt QE; Como vai ser agora vou ser promovido ou não por causa do resultado do TAF (mesmo sendo atleta e tendo todos os TAF menção E anterior do agravamento do acidente) tendo os últimos TAF com menção R, suficiente, na situação Alter- Apto Recom >>15 meses. Tenho direito a promoção? Se tiver, Serei promovido? Vai ser publicada a promoção automática ou tenho de entrar com requerimento? Desde já agradeço a informação adquirida por esse site e pelos comentários dos companheiros. Deus cont os abençoando “ se poder me ajudar e quiser entrar em contato meu E-mail é [email protected]

  118. Em nossa vida militar a base sempre foi o respeito, nossos superiores estão nos desrespeitando como militares e cidadões, gostaria de saber da Srª Kelma se não tem alguma maneira jurídica de buscarmos os nossos direitos, compreendo que talvez ela não possa se manifestar, então convoco todas as praças dos anos de 1982 e 1983, que foram para a reserva até 31 dez 2013, que na opinião da força não existem, a se unirem em ação na justiça, amigos excluídos eu não entendo muito de informática mais para quem domina faça um blog ou pagina e divulgue para que venhamos a nos unir. Obrigado valeu……..

  119. aqueles militares que por descaso dos cmts de om foi pra resaerva como cabo embora sendo possuidor do cfc e nao foi promovido por nota embora nao havendo nhenhum impedimento legal. todos esses militares serao primovidos a terceiro sgt ainda esse ano ISSO NAO E LEI E UMA CORREÇAO NA CAGADA DO ESCALAO SUPERIOR QUE NUNCA LIGOU COM ESSA CLASSE MAS A JUSTIÇA TA CHEGADO

  120. SO O EB MESMO PARA FAZER UM PROJETO DESSA MANEIRA QUE BENEFICIA UMA MEIA DUZIA E DEIXA A MAIORIA A VER NAVIOS MAS NAO VAMOS DEIXAR BARATO VAMOS CORRER ATRAS DOS NOSSOS DIREITOS, NEM O COMANDANTE DO EB SOBE EXPLICAR ESSA PORTARIA QUE ELE CRIOU OU SEJA BASTA OBSERVAR ALGUNS DETALHES QUE VEREMOS QUE ELA BENFICIA E TAMBEM PREJUDICA A MAIORIA ESSE SENHOR DEVIA ESTAR LOUCO QUANDO ELABOROU ISSSO

  121. dez por cento come a carne e noventa roe o osso esse e a meta do nosso glorioso cmt do eb meia duzia come a fruta e o resto engule o caroço.SENHOR TENHA PIEDADE DE NÓS

  122. Irmãos QE boa noite fica impossivel falar em justiça aos QE sem promover a 2 SGT aqueles que foram promovidos a 3 SGT depois do ano 2000 que perderam o um posto acima é bem certo que não jogamos a copa de 70 como o Péle e outros que receberam recentemente aposentadoria no teto do INSS que o governo pode prover com este meio projeto de lei se abre uma lacuna em nossa classe e nos é negado direito adquirido, as veses me pergunto onde estão o Senador Paulo Paim e o Dep Paulo Pimenta nossos incansáveis defensores que ainda não remendarão esta lei que economisa em cima do sangue de uma classe que muito contribuiu e contribui para nossa Nação.Brasil acima de tudo.

  123. quero fazer uma OBS referente nossa situaçao a classe dos qes alem de esquecida tambem é muito desunida nao adianta ma,rcar audiencia publica e na hora aparecer meia duzia de gatos pingados na minha cidade CACERES MT estamos tentando lotar dois unibus ppara vir a brasilia. isso ja tem dois meses e ate agora somente quinze pessoas estao comfirmadas entao fica dificil conseguirmos alguma coisa nos somos os interessados ENTAO VAMOS AGIR SENHORES VAMOS TOMAR ATITUDES NAO ADIANTA COBRAR DE PARLAMENTARES SE NAO ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE DESSE JEITO FICA DIFICIL ALGUEM NOS AJUDAR.

  124. 3ºSgt Sebastião dos Santo Martins
    Discriminado na promoção de 2ºSgt QA.Praça de 1972,3ºSgt em 1993, reserva em 2001. deixei de ser promovido a 2ºSgt na reserva pela MP de 30/12/2000. Gostaria que o Ministro do exército tive no meu lugar e que a sua família estivesse no lugar da minha família. Como se sentiriam após 30 anos de serviço, sofrer tamanha injustiça, tamanha humilhação.

  125. Olá sou Sgt de carreira do ano de 2006 e fui promovido a 2º Sgt em 1º de junho de 2014, no qual durou 7 anos e meio. Quero saber se posso entrar na justiça solicitando o direito a retroativo já que a promoção do Sgt QE está sendo de 4 anos.
    Desde já agradeço a resposta.

  126. Queria se alguém pudesse ajudar segundo Estatuto Militar o ano militar é período de 01 janeiro do corrente até 31 dezembro a pergunta se os direitos da lei fora a contar de 01 de dezembro de 2013 por direito todo pessoal de 2013 de 01 de janeiro 2013 a 31 de dezembro de 2013 deveriam ser promovidos, obrigado se alguém puder me ajudar!

  127. calma pessoal ate dez vai chegar oisa boa pra vcs o comando do eb ta corrigindo algumas cagadas mais aqueles militares que foram pra reserva apartir de 2001 ate 2013 todos serao beneficiado esee documento esta todo errado onde ja se viu beneficiar militar que nem tem cfc e deixar quem tem fora? SO O EB MESMO MAS ISSO TA SENDO CORRGIDO PACIENCIA

  128. As vezes os covardes temem em reconhecer os seus próprios erros. Portarias se criam guando bem se entendem e lhes são de benefícios. Retroceder em uma portaria ou até em leis absurdas que venham em prejuízo a muitos, por simples orgulho em não reconhecer o erro cometido em prejuízo de várias pessoas e de suas famílias, não é um ato heroico. Saber retroceder em determinada ação, é um ato que só se é cometido pelos bravos. Peço aos Deus que criaram a lei QA juntamente com essa portaria absurda,desumana e covarde que não promovem os 3ºsgt na reserva desde 2001. Tenham coragem em retroceder em seus atos indignos o mais rápido possível. Em 1972 eu já estava no Exército, dando o meu sangue em prol das suas carreiras, hoje muitos atingiram os mais autos postos na hierarquia militar, são o que são, devido a nossa bravura, coragem, lealdade,obediência acima de tudo e dedicação aos senhores e a vida militar.

  129. Boa tarde Sr KELMA,e os deram baixa em 1988 tembem tem direito Quadro Especial: promoções serão retroativas e incluem cabos e militares da reserva meu certificado deu problemas quando fui pedir o atestado de serviço militar na junta militar le vou 05 meses para vir deu como não existia e ate agora estou enduvidas se ele existe.

    Atualização 4/6 (11h50m)

  130. 2 SGT LEVOU VARA ESTUDOU FEZ CONCURSO PUBLICO RALO FOI SGTTE ENC DE GARAGEM
    MESTRE DE OBRA F EM FIM FEZ DE TUDO FORA MIJADA , NAO RECEBEU PROMOÇAO SO SOL DE 1 SGT , O QUAL DEVERIA SER CAP QAO, SO PELO MOTIVO ALHEIO SEU FILHO FICOU DOENTE, E SEPAROU DA ESPOZA.

  131. Boa tarde!
    Gostaria de alguém com conhecimento juríco me respondesse ao seguinte questionamento:
    Essa promoção a 2º Sgt QE com tempo de interstício (4 anos) não abre precedentes para que os sargentos de carreira (EsSA) possam ingressar com uma ação judicial pleiteando o mesmo interstício,especificamente, para a promoção a 2º sargento?

  132. Boa Tarde !!!
    Gostaria de uma informação correta… um soldado NB de 2012 que fez o CFC E também o CFST, portanto 2 cursos e NÃO foi promovido ainda em nada continuando soldado, sendo que suas notas são boas , a dúvida é a seguinte : se não foi promovido a sargento , ele tem que passar a cabo ?? qual o critério para isso ?? Existe uma lei no EB que define isso ??
    Afinal, é por ANTIGUIDADE OU NOTAS ??

  133. Sou Cabo reformado por incapacidade fisica (acuidade visual), apurada quando da inspeção médica para o curso da EsSA 1998. Minha incorporação foi em 07/03/1994, promoção a Cabo em 1995, baixa 06/03/2000 e recentemente em 23/02/2016 foi públicada a reforma na graduação de cabo a contar de 10/03/2000. Assim gostaria de saber se tenho o direito a promoçao a sargento diante da alteração na legislação. Solicito responder via e-mail : [email protected].

  134. Prezados,

    Gostaria de saber de alguém que poderia me informar como faço e se tenho direito. Sou cabo reformado em 1980 com mais de 13 anos de serviço ativo, na época estava aguardando promoção pela lei Juruna, mas fui reformado em dezembro de 1980. Agradeço a colaboração, também alguma instituição ou advogados que poderiam me auxiliar. Meu fone (33)98887-8409

  135. boa noite.. servi o exercito por 21 anos .sofri um acidente dentro do quartel..eu era taifeiro 1 classe.. passou 2nos sai taifero mor, mais pela decissão do juiz fui reformado na data do meu acidente. fui rebaixado para 1 cllasse..

  136. Parabéns pelas conquistas,mas não podemos esquecer dos militares que foram Reformados,por acidente de trabalho.no meu caso sou cabo Reformado praça de 94.reformado invalidez total,Necessitando de cuidados de enfermagem por problemas psiquiatricos,devido o acidente.Espero que lembre de nós também,fiquei varias e varias vezes internado em hospital psiquiatrico na minha cidade.já reformado.meus companheiros não e nada bom meu DEUS

  137. Eu fui promovido a Cabo em 1991, por curso, fui para a reserva remunerada em janeiro de 2002, não fui promovido a uma graduação acima, na época havia um documento que impedia esse ato, como facaria a minha situação na atual conjuntura?
    Att. Cabo Bezerra.

  138. 3° Sgt QE
    sou de praça de 1986, quando incorporei me enquadrava na lei que quando fosse pra reserva sairia com o soldo de 2ºSgt. Em 2000 retiraram esse beneficio. fui promovido a 3º Sgt QE em Dez 2004 e fui para a reserva em Dez 2010, muito se falou em melhorias na nossa classe mas sem perspectiva pois fui pra reserva ja se passando 2 anos do meu tempo, passei 7 anos na graduação. Como fica e quem justifica o não cumprimento dessa portaria? Tenho direito a promoção de 2º Sgt QE? Como proceder para que isso aconteça?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo