Piloto tentou se ejetar antes de caça da FAB explodir na divisa entre RS e SC

Aeronave bateu em rede de energia e caiu em mata, no município de Zortéa
Daisy Trombetta
Piloto tentou se ejetar antes de caça da FAB explodir na divisa entre RS e SC Daisy Trombetta/Agência RBS
Aeronave caiu na mata, em local de difícil acessoFoto: Daisy Trombetta / Agência RBS
O piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) tentou se ejetar antes da aeronave da Base Aérea de Santa Maria (Basm) explodir no final da manhã desta quinta-feira, em Zortéa, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O gaúcho André Ricardo Halmenschlager, 33 anos, estava sozinho no caça AMX e morreu no acidente.
As causas da queda ainda são investigadas. Testemunhas contaram aos peritos que, por volta das 9h30min, o caça pilotado pelo capitão aviador chocou-se com fios elétricos que passam por cima do Rio Pelotas, que separa as cidades de Zortéa e Machadinho (RS).
A aeronave caiu na mata, em local de difícil acesso. O corpo do piloto foi localizado cerca de uma hora depois do acidente, em meio aos destroços e muita fumaça causada pelas explosões durante os choques.
Toda a área do acidente, cujo acesso só é possível de barco, foi isolada pela Aeronáutica. Peritos estiveram no local atrás de provas que podem indicar os motivos que levaram à queda do avião. Ainda não é possível afirmar, por exemplo, se houve alguma falha mecânica.
O avião havia decolado da Base Aérea de Santa Maria para um treinamento operacional, o que justificaria a baixa altura do voo, quando bateu nos fios de alta tensão que levam a energia produzida pela Usina Hidrelétrica de Machadinho até uma subestação de Campos Novos.
Com a colisão, uma das torres de ferro que sustenta a rede foi partida ao meio. Testemunhas afirmam que o avião explodiu antes da queda, pois foram ouvidos pelo menos dois fortes estrondos nas redondezas.
Em nota, o Comando da Aeronáutica informou que já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente. Os laudos devem ser divulgados em um prazo máximo de 90 dias.
Halmenschlager terá o corpo velado na sua terra-natal, Estância Velha, no Vale do Sinos. O aviador serviu na Base Aérea de Santa Maria por oito anos. Na Basm, ele passou pelo Esquadrão Centauro e atualmente integrava o Esquadrão Poker. Morava em Santa Maria com a mulher e dois filhos.
Zero Hora/montedo.com

Uma resposta

  1. Vôo visual desenfiado com caça, mesmo subsônico, é extremamente arriscado se o piloto não estiver familiarizado com os obstáculos do terreno local. Eu sou Cel Av R/1 e hoje vôo pela Azul, e do meu tempo de FAB para cá (e não são muitos anos) a quantidade de obstáculos no terreno vem crescendo absurdamente (antenas de telefonia celular, linhas de transmissão de energia, edifícios altos, teleféricos, pontes, entre outros), talvez por conta do crescimento do país. As cartas para vôo visual nem sempre são atualizadas em tempo real com o surgimento de obstáculos no terreno, o que nos leva a tragédias como esta.
    Meus pêsames aos familiares.

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