Forças Armadas receberão 3 mil caminhões em dois anos

VW Worker 15.210 4×4
A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, acaba de ganhar licitação para fornecimento de mais de 3 mil caminhões às Forças Armadas no biênio 2012-13. O negócio se soma a 2,6 mil ônibus escolares financiados por meio do Programa Caminho da Escola, que serão entregues também a partir do próximo ano a prefeituras de todo o Brasil.
Segundo Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, os negócios com governos já respondem por 10% das vendas domésticas da empresa. Os caminhões das Forças Armadas, que serão utilizados no combate a seca no Nordeste, serão militarizados – o que inclui pintura especial, luzes militares, quebra-mato com tela de proteção para faróis, radiador e lanterna.
Todos os produtos serão entregues totalmente prontos para operação, reforçando o conceito sob medida que consagrou a MAN Latin America, líder nas vendas de caminhões com 30,4% de participação, em seus mais de 30 anos de mercado.
Modelos
Dos 3 mil novos veículos, cerca de 2 mil são do modelo VW Worker 15.210 4×4, homologado pelo Exército Brasileiro após testes rigorosos em campos de provas em todo o Brasil.
Os caminhões VW Worker 26.260 6X4, VW Worker 13.180 4×2, VW Constellation 24.250 6X2, 31.320 6X4 e 31.320 6×6 (este último, desenvolvido especialmente para atender as necessidades das Forças Armadas) também farão parte da frota para combate à seca.
A parceria entre a MAN Latin America e o Exército Brasileiro existe desde 2007, quando a empresa venceu a primeira licitação para fornecimento de caminhões às Forças Armadas. “Na ocasião, quebramos uma hegemonia de mais de 50 anos de nossa principal concorrente, até então única a fornecer veículos para o Exército. Além das operações no Brasil, os caminhões Volkswagen também são usados em missões de paz da Organização das Nações Unidas – ONU, em países como o Haiti”, diz Cortes.
MonitorDIGITAL/montedo.com

3 respostas

  1. Parabéns aos nossos comandantes por se desdobrarem em conseguir recursos para a aquisição de viaturas para o EB. Só uma dúvida: quem é que vai dirigir esses 3.000 caminhões? Na OM em que sirvo, todos, eu disse todos, os Cb/Sd carteira D não pediram reengajamento pois já arrumaram emprego para ganhar mais que 3º Sgt, como motoristas. Daqui a algum tempo vamos ter viaturas novas, fuzis novos, blindados novos, fardamento novo, estratégia nacional de defesa nova, só não vamos ter ninguém para atirar, dirigir, vestir e obedecer. É o caso acionar os engenheiros do IME para desenvolverem viaturas nos moldes dos VANT´s e robôs iguais ao exterminador do futuro para combaterem. Garanto que a inteligência artificial de uma fotocélula é muito maior que a inteligência dos nossos comandantes.
    PS: alguém já tentou realizar desembarque em movimento em um Worker? O camarada tem que ser pqd pois a viatura é alta pacas.

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