Rotina de excelência: Colégio Militar de Manaus tem o melhor desempenho no ENEM no Aamazonas

Colégio Militar é o melhor entre escolas públicas do AM no Enem 2011
Segundo dados do MEC, escola federal obteve média de 595,54.
Campus Manaus-Centro aparece em segundo lugar com 569,75.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (22) as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio realizado no ano passado (Enem 2011).
Dentre as escolas públicas da capital amazonense, a que apresentou maior média foi o Colégio Militar de Manaus. A escola federal obteve média de 595,54. Já o Campus Manaus-Centro, também federal, aparece em segundo lugar, com média 569,75. A Escola Estadual Marcantonio Vilaça II ocupa o terceiro lugar na lista, com média de 532,52.
O Colégio Militar de Manaus também foi a segunda escola com o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, com nota 6,2, divulgado pelo MEC no dia 14 de agosto deste ano. O Ideb analisa o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do Fundamental, e 3º ano do Ensino Médio. Na 8º série, que marca o fim do Ensino Fundamental, a Escola Estadual Marcantonio Vilaça II, obteve a maior nota: 6,4.
Consulta de notas
As notas levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.
O critério utilizado para inclusão de uma escola na lista divulgada pelo MEC é o mesmo do sistema “Prova Brasil”, apenas com unidades em que pelo menos 50% dos alunos matriculados e com o mínimo de dez alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram do exame. Os números levam em consideração os dados do Censo Escolar.
G1/montedo.com

2 respostas

  1. Visto os últimos "rankings" do ENEM é preocupante verificar a queda flagrante que incide sobre o nível do ensino do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Alguma medida para um "upgrade" deverá necessitar de ser adotada. Será que a equipe perdeu o estímulo, o incentivo? Será que o enfoque ao ensino está sendo menor que o enfoque às instruções militares? Alunos de CM não são ainda miitares – talvez um dia o serão, caberá à equipe INCENTIVÁ-LOS-; são crianças necessitando concluir o ensino médio e fundamental..; dentro dos PRECITOS MILITARES, sim! Mas SÓ ISSO !Se as crianças vêm de ensinos mais fracos!? Mas não são todas! Talvez adotar um sistema com turmas mais forte, as médias e as demais com necessidade de mais esforços por parte dos educadores para fazer com que os alunos alcancem os objetivos do CM. O sucesso do professor não está apenas no lançar a matéria, mas sim em FAZER com que o aluno absorva o conteúdo didático -onde está o outrora turno da tarde de estudos dirigidos?- Incentivar o brio do aluno em "melhorar seu ranking" de classe. Congrassamentos e prêmios de disciplina e desmpenho com viagens, visitações etc. Atidudes mais humanizadas, ambiente mais agradável, instalações mais refrigeradas e humanizadas…bebedouros horizontais precisam ter copos descartáveis disponibilizados -com o clima quente desta cidade às vezes o aluno necessita utilizar-se para lavar o rosto e ter de fazer "conchinha" com as mão para beber água, mas após lavá-las- enfim; é só botar a cabeça pra pensar mas JAMAIS preterir o Tradicional CMRJ. Importantíssimo exemplo para a juventude e toda a sociedade; exemplo de equipe militar, de professores do mais alto nível de formação. Provocar no aluno o sentimento de ORGULHO por SER do CMRJ.
    Aos companheiros desculpe o desabafo! Talvez muito emotivo, ou pouco pedagógico, mas o CMRJ é nosso, tem de continuar sendo o CMRJ para futuras gerações e, acima de tudo, muito amado.

  2. Minha Filha estuda no CMRJ, esta indo para o segundo ano do ensino médio. Concordo com algumas colocações do Senhor que postou acima, contudo lembro aos Senhores que a nota de desempenho do ENEM, não depende dos CMs e sim dos Alunos. Conheço vários alunos que prestaram essa prova e notóriamente não se dedicaram, como alguns disseram "vamos por obrigação, estudar só em APs e NPs", sendo assim, como posso cobrar da Instituição um desempenho que foge a sua alçada? Quanto ao Estudo dirigido, esse ainda acontece, para alunos que não conseguiram médias, é facultativo, e novamente acontece que os "alunos" não querem fazer essas aulas, alegam que ficariam muito tempo na escola e que isso não "é legal!".
    É muito complicado fazer algumas colocações culpando outros que do jeito q podem fazem sua parte, quando na verdade a culpa esta nos nossos filhos. Entendo como mãe as dificuldades que minha filha passa no CMRJ, a rotina, a disciplina o horário (acorda todo dia 4:30 da manhã, entra num ónibus as 5:15 para o CMRJ, retorna para casa as 14:00). Várias vezes perguntei a minha filha se ela gostaria de sair, a resposta sempre foi negativa, o que me leva a acreditar que a Escola para ela esta sendo boa, que é feliz no CMRJ, passou direto esse ano, nunca ficou em recuperação e acredita que conseguiu nota boa no Enem (pelo q consta do gabarito). É sempre bom lembrar a todos, que uma escola do nível do CM aqui ou em outra localidade é cara… muito cara…que a fila para entrar no CM é grande…a procura é muito maior que a demanda. Enfim, problemas estruturais, educacionais, conceituais sempre encontraremos em Instituições Educacionais, contudo, temos que ser honestos, ter um olhar menos "protetor" e realmente verificar se nossos filhos estão realmente empenhados nos estudos ou fazendo "somente o necessário"…
    Abraços.

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