Protesto de esposas de sargentos rouba a cena em desfile militar no Amazonas

Protesto rouba a cena no desfile do 54º BIS em Humaitá
Chaguinha de Humaitá
HUMAITÁ (AM) – Um protesto pacífico no desfile de 07 de setembro, chamou a atenção neste feriadão, mulheres caracterizadas de palhaço, com cartazes com frases, reivindicando respeito por parte dos oficiais do 54º BIS roubaram a cena no desfile do Batalhão do Exército. Segundo informações colhidas no local, as manifestantes são esposas de sargentos que por direito deveria ter sido transferidos para outras cidades há pelo menos um ano atrás, mais segundo elas, seus esposos não conseguiram suas transferências, permanecendo em Humaitá. O pior segundo elas é que chegou somente agora as transferências, mais para locais em desacordo com suas vontades… Tentamos contato com o comandante do Batalhão em Humaitá para que ele pudesse explicar o fato, porém, o mesmo preferiu não se pronunciar sobre o assunto.
Photobucket
Jô Silva (esposa)
“É fácil criticar quando não se sabe como é a vida de uma esposa de militar! A maioria deixa tudo por causa da profissão do marido, tem que se virar para conseguir emprego de ano em ano, outras tem que ficar em casa se dedicando aos filhos, porque em muitas cidades não há mercado de trabalho. As pessoas pensam que militares recebem muito, são bem remunerados… Mas isso é porque não tem acesso ao contracheque! As cidades são boas, mas temos direito de querer morar próximo a família ou em outro lugar… Imaginem criar seus filhos com pouco contato com os tios, primos, avós, etc… Enfim, não reclamamos de barriga cheia como dizem, só lutamos por nossos direitos! E ainda dizem: Estão nessa vida porque querem… Sim, é porque queremos, afinal somos humanas, não escolhemos quem vamos amar, e o amor é isso!”
Photobucket
Symone Araújo (esposa)
“A reivindicação não é direcionada a sociedade de Humaitá, ou a prefeitura da mesma, nem ao governo do estado e sim ao EXÉRCITO BRASILEIRO, mais precisamente a DCEM (Órgão que cuida da transferência dos militares). O que acontece é que nós, esposa e militar, escolhemos uma cidade ( e não me refiro somente a Humaitá) fronteiriça, não necessariamente pelo valor que ganhamos como adicional, porque na verdade não dá para nada, uma vez que temos que pagar por uma alimentação cara, escola cara, passagens caras, uma falta de estrutura hospitalar, falta de lazer, etc. Muitos optam pela possibilidade do encerramento desse período, para ter o direito de ir para sua cidade desejada. A maioria da população não entende como se dá essa transferência, não entende como é o tramite do processo e simplesmente levam esse tipo de manifestação para o lado pessoal, achando que não damos o valor devido à cidade que optamos morar, o que não é necessariamente a verdade. Claro e evidente que se me perguntassem se eu preferia morar na capital de um estado ou na fronteira dele, pode ter certeza que não pensaria duas vezes em responder que na capital, e creio que muitos pensam assim, inclusive aqueles que lá nasceram porque sabemos que a estrutura de uma cidade grande não se compara com a do interior”.
Photobucket
O protesto pode ter sido um tiro no pé do general UBIRATAN POTY que é o Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. O General-de-Brigada era o Subchefe do Centro de Inteligência do Exército, em Brasília – Distrito Federal e estava marcando presença no Palanque de autoridades presentes no desfile cívico de 07 de setembro em Humaitá. Certamente ninguém do comando militar esperava o protesto das esposas dos sargentos prejudicados pela demora em suas transferências. Em se tratando de exército, a manifestação deverá ser apurada o mais breve possível e deve render punições aos militares prejudicados.Photobucket
Até alguns anos atrás jamais se imaginaria que poderia acontecer um protesto público envolvendo militares de nossas forças armadas, este é um sinal claro de que as coisas estão mudando, ou pelo menos tentando mudar. Até o fechamento desta matéria não recebemos nenhuma informação se o protesto teve seu objetivo alcançado.

51 respostas

  1. ENQUANTO ISSO, NO FORTE APACHE…TUDO TRANQUILO.
    FICO TRISTE PELOS CAMARADAS QUE FICARÃO 4 ANOS NA SELVA E COMO BRINDE RETORNARÃO PARA UM ALUGUEL BARATINHO DE SÃO PAULO. ISSO MESMO, ALUGUEL, POIS O DINHEIRO DAS TRANSFERÊNCIAS SÓ COBREM AS DÍVIDAS E SERVE APENAS PARA DAR UMA ENTRADA NUM IMÓVEL. PRAÇA RECEBE R$ 30.000, EM MÉDIA, TEM GASTOS DE PASSAGENS E MUDANÇA, NO FINAL, NÃO COMPENSA. POR ISSO, NÍNGUÉM QUER IR P SELVA, FRONTEIRA E COM ESSA DE NÃO PODER IR PARA UMA GUARNIÇÃO BOA…SÓ LAMENTO..

  2. A tolerância dos militares com as sacanagens feitas pelos BARNABÉS de Brasília está chegando ao fim. Já não bastasse a retirada de vários dependentes indiretos (PAI E MÃE) do FUSEX a ainda ficam sacaneando o pessoal que sai da fronteira. O Exército está se autofagindo a cada dia que passa!!! Prestem atenção, Generais, a panela de pressão um dia irá explodir!!!
    Não lembro quando foi a última vez em que li algo no Boletim do Exército criando alguma facilidade para a vida do militar. Só vejo obstáculos e exigências. Vide a idiotice sobre a suspensão de pagamento para os militares do EB que estavam em gozo de LTSPF. Pura arbitrariedade!!!
    "Exército Brasileiro, braço forte e mão inimiga"

  3. TÁ TODO MUNDO P#$% DA CARA NAS FRONTEIRAS, A MÉDIA DE SAÍDA DE GU ESP ESTA MENOR QUE 30% E FICA PIOR AINDA QUANDO SE SABE QUE PARA OF ESSA MÉDIA É DE 100%…

    O SENHOR MONTEDO NÃO GOSTA QDO FAZEM GUERRA OF VS SGT, MAS E AGORA MONTEDO? TEM COMO NEGAR?

  4. O problema é que todos (Of e Sgt) querem servir só em boca boa! Como fica ITAQUI, QUARAÍ, São Paulo, Rio, Caçapava, Jaguarão! São Luís Gonzaga, Apucarana, Pelotas e outras!!!!!!!!!!!
    Alguém tem que ir para lá! Se não, quem está lá não sai!

  5. AOS CAMARADAS PREJUDICADOS, SUGIRO QUE RECORRAM AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, COMO OCORREU EM 2010. É SABIDO QUE HÁ APADRINHAMENTOS NAS MOVIMENTAÇÕES. COMO DIZ O JARGÃO: "QUEM TEM PADRINHO, NÃO MORRE COITADINHO".

  6. Caros amigos, não bastassem as maracutaias na hora das transferencias, agora tem o tal de indice de produção sei la, mais uma besteira que os caciques criaram para prender e prejudicar os praças que não estão na corte.
    ate quando teremos que aguentar estas coisas.
    meu prazo ta acabando, to saindo. para os que ficam boa sorte.]
    Patria.

  7. Punição dos militares? Sobre atos de terceiros? Mesmo que sejam suas esposas são atos de terceiros (legítimos e legais, por sinal), e pelo que me consta elas não estão sob a égide dos regulamentos disciplinares militares!
    Será que o Exército vai tentar reviver o Direito anterior ao Império Romano, quando a punição sobre uma infração ultrapassava a pessoa do transgressor, atingindo seus parentes?
    Quem prega algo assim por óbvio não tem a menor noção do que está falando! O General vai ter de engolir o sapo, pq se tentar distribuir "punições brancas" como tentar reverter as transferências para lugares piores ainda, obviamente as mesmas poderão ser revistas judicialmente, e o Oficial ainda ser acusado de abuso de autoridade.

  8. A ERA DA POLITIZAÇÃO DOS PRAÇAS CHEGOU. É INCONTESTE QUE OS GENERAIS AGORA TERÃO DIFICULDADES PARA COMANDAR. AGORA AS COISAS VÃO TER QUE MUDAR. NÃO ACEITAMOS MAIS ARBITRARIEDADES NO MEIO MILITAR. SELVA!!!

  9. SE NÃO BASTASSE A MIXARIA QUE MILICO TIRA NO FIM DO MẼS ,AINDA TEM ESSA PARA ATURAR, A LENDÁRIA DCEM, CONTINUA PREJUDICANDO CENTENAS DE PRACINHAS QUE ESTÃO LITERALMENTE PRESOS EM CERTOS RINCÕES DESTE PAÍS,AGORA, SE VC FOR EM BRASILIA VERÁ QUE TEM MUITA GENTE SE DANDO BEM,É ISSO NUNCA VAI MUDAR ENQUANTO TEM GENTE CAVANDO TOCA, TEM MUITA GENTE TOMANDO WHISKY COM SODA EM ALGUM LUGAR APRAZÍVEL.

  10. SIRVO EM UMA GUARNIÇÃO ESPECIAL A TRÊS ANOS E APÓS ME INSCREVER NO PLANO DE SAÍDA E COLOCAR 12 OPÇÕES, PARA MINHA SURPRESA NÃO FUI ATENDIDO EM NENHUMA E AINDA RECEBI UM RADIOGRAMA MANDANDO ESCOLHER MAIS 6 OPÇÕES E ME IMPONDO MAIS 6 QUE ESTÃO NA LISTA DO DIFÍCIL RECOMPLETAMENTO, OU SEJA, JÁ QUE QUEM TÁ NO NORDESTE NÃO PEDE PARA SAIR (PORQUE SABE QUE SE SAIR NÃO VOLTA MAIS NUNCA) A DCEM QUER COMPLETAR AS GUARNIÇÕES DE DIFÍCIL RECOMPLETAMENTO COM O PESSOAL QUE SAI DA SELVA, PQ ESSE PESSOAL É OBRIGADO A PEDIR MOVIMENTAÇÃO COM 2 ANOS. PESSOAL, SE LIGUEM NISSO, NÃO VALE A PENA PEDIR GU ESP NEM LOC ESP, PQ VC VAI ACABAR TENDO QUE SERVIR NO RS, RJ, SP E OUTROS LUGARES PARA ONDE NEM O PESSOAL DE LÁ QUER VOLTAR….SELVA NUNCA MAIS!!!!!!

  11. Parabéns as cidadãos e cidadãs que fizeram bem em protestar, a éra do pau de arrasto já passou. Esse fato mais uma vez torna evidente o descaso com os praças e seus familiares. Depois querem trazer juiz e promotor pra dentro dos quartéis pra mostra o que o EB não é. Estamos vivendo num Exército de HERMAFRODITAS, pois não precisamos de inimigos nós mesmos nos prejudicamos, depois vem a estória pra boi dormir, em nome da FAMILIA MULITAR.

  12. Vamos analisar, sem emoção, a situação da movimentação pós SELVA. O camarada É VOLUNTÁRIO para servir na selva urbanizada almejando ganhar os R$ 30 mil contos e depois ainda quer ir para OM chuchu beleza! Ir para SELVA hoje não é punição, vai quem pede! Sair da selva e ir para uma OM de difícil recompletamento é um pedágio a ser pago por aqueles mercenários que ficam saltando de guarnição em guarnição voluntariamente para ganhar dinheiro. Se o camarada se dispõe a ser voluntário a ir para a SELVA ele não pode reclamar de ir para o meio urbano nas OM de difícil recompletamento! Pior é movimentar quem tá quieto na sua OM sem pedir para ficar viajando pelo Brasil. Se o camarada já tem duas movimentações é sinal que ele está disponível, que é andarilho! É o preço a ser pago pela disponibilidade. Existem muitos militares em guarnição especial que pedem até prorrogação do tempo mínimo de permanência na guarnição de SELVA (vide pedidos administrativos publicados no BE), donde deduzo que servir na SELVA não deve ser tão ruim como pintam os cartazes.

  13. Anônimo das 16:11, concordo plenamente com você. Vai para a Selva quem quer, aliás só é movimentado o sargento que quer e tem que fazer força senão não vai. Depois, quando têm que dar a sua contribuição pelo prêmio de ter ido para a Selva e ganhado aqueles maravilhosos 30 mil, querem ir para Natal, João Pessoa, Fortaleza, Recife, Salvador, etc… Sigam para os destinos que a DCEM traçou para os senhores e aguardem uma outra oportunidade para preencherem outro plano de movimentação pedindo para irem para um lugar mais agradável. Se não for assim, os companheiros que estão naqueles lugares detestáveis nunca poderão de lá sair. A vida não é feita só de coisas boas…

  14. Parabéns para a DECEM. O problema não é a falta de vaga. O problema é que na fronteira só tem felpudo. Quem tem conceito, curso, nota, não tem punição… Emfim, os carreiristas de regulamento na mão para não assumir missão, carga, sargenteação… A DCEM tendo como princípio apenas pelo critério da meritocracia é isso que teremos. Ou seja uns 20% até pouco tempo plenamente satisfeitos e 80% desesperado, desmotivado…. Para ambos (DECEM verus carreirista) Quem pirua quer piru! É o que na Cavalaria chamamos de cair pela manobra. Qto a mim, ser mandado para o Haiti ou fronteira vou até de graça.

  15. Ao anônimo das 16:11Hs:

    "…deduzo que servir na SELVA não deve ser tão ruim como pintam os cartazes."

    Fala sério, companheiro! Que tal tecer comentários sobre algo que você REALMENTE CONHEÇA e não apenas "deduza"? Por favor, fale apenas por si mesmo! Se não lhe move mais nenhum tipo de comprometimento, a não ser o pecuniário, saiba que, ainda nos dias de hoje, existem homens que encaram a empreitada de uma movimentação para uma fronteira com vibração e entusiasmo PROFISSIONAL. É claro que a compensação econômica, advinda das indenizações pagas é bem vinda (sobretudo nestes tempos de soldos minguados), mas por si só não é o fator preponderante. Mesmo podendo receber para tanto, sei de vários colegas que sequer cogitam a possibilidade de pisar numa região fronteiriça do país – os motivos os mais diversos… Ora, companheiro, quer dizer então que, segundo o seu entendimento, é correto o militar que se voluntaria para servir e, juntamente com sua família, habitar uma região de fronteira, durante pelos menos dois anos, sujeitando-se à varias situações desconfortáveis, passando inclusive por algumas privações, ausente do cotidiano dos familiares e amigos (em função das grandes distâncias a serem vencidas e dos altos preços das passagens cobradas), sujeitando filhos a ensino de nível inferior aos dos grandes centros, expondo-se e a sua família à toda sorte de doenças tropicais e outras – como a depressão que não raro acomete as esposas (estas sentem mais pois afastam-se de seus empregos, parentes e rotinas), acha justo que ao término deste período o militar seja movimentado para algum local "de difícil recompletamento" enquanto que outro permaneça comodamente ENRAIZADO em local considerado "boca boa"???? E mais: o companheiro, equivocadamente, estabeleceu comparação entre militares que saem da Guarnição Especial e os que, servindo em Guarnições "normais" não pediram para serem movimentados – mas não creio ser esta a pretenção justa. Justo (e acredito que pretendido pela maioria) seria que aqueles militares que servem em "boca boa" (várias OM espalhadas pelo país, mas principalmente no Nordeste e, sobretudo, em Brasília) ao solicitarem movimentação mobiliassem estas Guarnições tidas como de difícil recompletamento, em vez de irem para outras Guarnições "peruadas". Como posso achar normal, aceitável, que um militar saia, após no mínimo 2 anos, de uma Guarnição como São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas para servir sabe-se lá quanto tempo em Osasco-SP – sujeito, novamente, à distância que eu mencionei acima e, pior, ao custo de vida daquela Guarnição? Enquanto que, na mesma oportunidade, alguns "desafortunados" saem de Brasília para João Pessoa, outros de Natal voltam para Brasília, de Juiz de Fora vão para Aracaju e por aí… Finalmente, quero deixar claro: sim, a fronteira também disponibiliza momentos agradáveis, especiais (como, graças a Deus, vários lugares no nosso país), mas, infelizmente, ou não, os militares e nossas famílias não estamos lá a passeio, por um fim de semana ou um mês de férias. Os dois anos obrigatórios podem custar muuuuuuuuito. Francamente, companheiro anônimo das 16:11Hs, da próxima vez, ANTES DE FAZER SUAS DEDUÇÕES, converse com alguém que tenha servido numa fronteira amazônica, que tenha experimentado toda aquela variedade de sensações (você acreditaria em "saudade de trânsito"?), que possa te contar de como é ficar sem energia elétrica durante parte do dia e da noite, dia após dia, semana após semana, abanando com um leque a esposa e os filhos para que estes pudessem tentar cochilar em meio ao calor abafado e úmido da "floresta urbanizada" a que vc se referiu; alguém que possa te contar como são os calafrios da malária ou as feridas da Leishmaniose, doenças que os mosquitos de lá, apesar dessa "urbanização" da floresta que vc apregoa, insistem em transmitir. Daí, depois, você faz as suas deduções…

  16. COMO SGT SERVÍ EM SÃO PAULO E DEPOIS NA SELVA INDO POSTERIORMENTE SERVIR NO RIO DE JANEIRO DE ONDE SAÍ CINCO ANOS DEPOIS PARA O RIO GRANDE DO SUL. SENHORES, NÃO MORRÍ!!! SERVÍ ONDE PEDÍ E FUI SERVIR ONDE ME MANDARAM. ENTENDO ALGUMAS RECLAMAÇÕES, MAS TAMBÉM SEI QUE OS CAMARADAS QUE ME ANTECEDERAM EM SP E RJ SÓ SAÍRAM DE LÁ PARA A SELVA PORQUE EU FUI PARA LÁ.

  17. PRA FICAR FÁCIL, SUGIRO O SEGUINTE: O RIO NÃO É A CIDADE MARAVILHOSA? MANDE OS CARIOCAS TODOS DE VOLTA PRA LÁ… ASSIM COMO OS GAÚCHOS, MANDEM DE VOLTA PARA A "REPÚBLICA DOS PAMPAS"…..

  18. Atenção passageiros com destino ao RIO DE JANEIRO: aguardamos vcs ansiosamente para RIO 2016!!!

    Venha vc tb para a campanha: RIO PARA O CARIOCA!!

  19. Há mais de 6 meses denuncio aqui. O General Cmt da 1ª DE, implatou de forma arbitrária e ilegal, uma taxa de condomínio de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais), além desconto normal dos 5% em contra cheque. Aqui no PNR II. É mais do que 10% do meu soldo de 2º Sgt.Ministério Público Militar, SOCORRO!

  20. É triste ver companheiros de comentários acima dizendo que o pessoal que está na guarnição especial é mercenário. Lembrem-se que existem quartéis nestes lugares e eles precisam ser completados. Se não fossem esses mesmos mercenários, o pessoal que está tranquilinho nos seus quartéis seriam compulsados para a selva. Existem também os casos, e não são poucos, de militares que tiveram que pedir transferência para a selva exatamente por estarem a muito tempo na mesma guarnição. O problema não é ir para São Paulo ou Rio Grande do Sul, mais sim receber uma merreca, ter que morar de aluguel e ficar nestes lugarem para sempre, o contrário do que acontece com os oficiais. Se eu soubesse que receberia um bom valor na tranferência, teria PNR e em dois ou três anos seria transferido, não me importaria em ir para qualquer lugar.

  21. Pessoal, vamos deixar de guerrinha, o problema não é a cidade, é o EB te mandar pra lá sem uma droga de um PNR. Eu vou pro syl tranquilo só não quero morar em favela! Daqui que minha mulher comece a trabalhar eu já vou ter me prostituído muito na escala de SV. Detalhe, tem um babaca falando besteira alí nas 16:11, mas não sabe ele que se ficar muito tempo na guarnição dele uma hora nego vai mandar ele na rota novamente!

  22. Uma Palhaçada! Uma vergonha para uma instituição ainda com tanta credibilidade! Não basta ser tudo mentirinha no exército, aliás tudo "farofa" um bando dentro dos quarteis sugando a nação, agora ter que ver essa confusão em decorrência do descaso de nossos Chefes. Brasil mostra sua cara! Generais mostra a verdade e para de obscuridade com os fatos.

  23. Todo mundo devia ter de pagar uma cota em SP, RJ ou RS mesmo… todo mundo só quer comer a carne, roer o osso ninguém quer… neguim fica no nordeste 12, 15, 20 anos, enquanto isso, quem está em OSASCO, CAMPINAS, RIO, fica ad eternun…. tem de ter troca mesmo…

  24. estou em Belo Horizonte, e aqui tudo é muito dificil…transito caotico, aluguel, violencia….e pasmem!!!! quero ir para o Rio e nao consigo…..

  25. Vamos novamente tentar discutir o assunto da movimentação pós-SELVA, SEM EMOÇÃO:
    1- Os militares que VOLUNTARIAM-SE para servir na fronteira e para missões no exterior não podem usar argumentos do tipo: o local é desconfortável, insalubre, tem malária, leshimaniose, falta luz, a comida é cara, estou longe da família etc. Não pode reclamar porque as regras do jogo já estavam postas quando ele fez a opção, ele não foi engado com falsas promessas, logo, se ele achava isso tudo de negativo ele não deveria ter sido VOLUNTÁRIO. É uma questão de lógica!

    2- Hoje em dia só vai para a fronteira e missões no exterior quem possui um conceito de bom para cima. Ou seja, quem possui boa avaliação funcional. E não basta a avaliação funcional, é necessário que o militar PEÇA PARA IR. Portanto, deduz-se que servir na fronteira e ir para missão no exterior é “BOCA-BOA”.

    3- Existe uma quantidade bem considerável de militares que gostam de servir na fronteira e pedem para permanecer tempo superior ao mínimo necessário, donde deduzo mais uma vez que servir na fronteira não é tão mau negócio como pintam aqui no blog – entendo que é um argumento desesperado para quem quer defender a sua posição, não um argumento lógico.

    4- Existem mais militares VOLUNTÁRIOS do que vagas para servir na fronteira, donde deduzo mais uma vez que fronteira é “BOCA-BOA”, pois do contrário, existiriam menos voluntários do que vagas. É uma dedução lógica!

    5- Se o militar é VOLUNTÁRIO até para servir na fronteira (malária, leishimaniose, falta de luz, colégio ruim, sem hospital, aluguel caro etc) levando até a família, porque então achar ruim servir numa cidade urbanizada? Se o camarada que vai para a selva utiliza tantos argumentos negativos para justificar que a selva não é “BOCA-BOA”, então porque foi VOLUNTÁRIO? “Ah, eu queria conhecer os rincões do meu país, foi por paixão ao meu povo”! Pára de embuste, combatente! Vc foi por DINHEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! R$ 30 mil para ir e R$ 20 mil para sair!!!!!!!!!!!!!!Se acha pouco porque então foi voluntário?

    6- Além do pessoal que é VOLNTÁRIO para ir para a selva e para missões no exterior, enxergo também que aqueles que possuem mais de duas movimentações por iniciativa própria demonstram para a instituição que são militares desapegados do local em que vivem, portanto, potencialmente disponíveis para movimentação.

    7- Há algumas décadas atrás ir para a selva era realmente uma merda, mas hoje existem cidades dita de “fronteira” que possuem estrutura até melhor do que algumas cidades da Baixada Fluminense (RJ), algumas cidades, como Marabá (PA), possuem até internet banda larga e shoping center (Pátio Marabá).

    8- Relatos de colegas que já serviram em fronteira é de que na selva não há o que se fazer, e não raras vezes o pessoal fica pescando durante o expediente ou “cumprindo expediente” dentro do PNR.

    9 – A melhor política seria mandar cada uma para a sua terra natal, mas será que os gaúchos irã gostar? Acho que não, eles preferem o Nordeste!

  26. É bom ressaltar que tem muito militar que ficou "esquecido" em guarnição de primeira categoria e contou muitos anos fictícios de tempo de serviço (1/3 para cada ano de permanência) e hoje já cotam com dois ou três anos para contar para a reserva. Mais um aspecto positivo da fronteira.

  27. É IMPORTANTE LER OS COMENTÁRIOS DOS INTERNAUTAS…abaixo da notícia

    Tem muita verdade nessa história, mas tem muita mentira também, e tem gente sendo "emprenhada pelo ouvido" para ficar revoltada e chutar o balde..

    A quem interessa isso ?

    Em 1964, teve gente que "dançou" (e não tinha posicionamento contrário à Contra-Revolução) porque não estava informado sobre o que acontecia no Brasil (é dever do comando informar…. já leu isso em algum Documento de Comunicação Social ?), isso está sendo repetido agora ?!

    Afinal de contas, qual é o último baluarte da Democracia no Brasil ? Pense …

    A quem interessa isso ?

    Não estou criticando a manifestação das esposas ! Na hora de botar comida na mesa paras as crianças, é ela que tem o 1º contato com a "fome ou pouca alimentação" dos seus filhos.. O militar da ativa ou está comendo no quartel ( quando tem e ainda reclama da comida !!!!!!) e não vê "o drama e a frustração" da esposa, por não poder oferecer uma comida de melhor qualidade ou até mais quantidade para os filhos, ou se almoça em casa já chega com a situação pronta..Vale mesmo até se a esposa consegue emprego…

    Uma vez um amigo meu disse que "que ele estava se sentindo um covarde, porque as mulheres estavam buscando mostrar as dificuldades vividas pela família militar (e digo família, porque a dos oficiais também passam por isso: para desfazer "lendas urbanas", tirando herança de família ou dupla profissão – médico, dentista, veterinário, engenheiro, advogado etc ou seja quem NÃO É COMBATENTE – no EB só aqueles militares que foram para o exterior estão em melhores condições financeiras, porém eles tiveram que pagar um preço por isso, inclusive COM A PRÓPRIA VIDA).

    Tem que prestar atenção e saber separar o que é coerente, o que é mentira, o que é fantasia, o que é um comportamento mal intencionado "individual" (distorção) de uma parcela dos oficiais e dos sargentos , ou voces acreditam que, no caso, não existem casos que prejudicaram também oficiais…

    A quem interessa isso…

    Nos comentários dos internautas, tem muita DESINFORMAÇÃO….O objetivo é "tocar o horror na corda-tronco"…

    Como diz a sambista-filósofa Leci Brandão "Muita calma nessa hora…"

  28. Lendo os comentários vejo que realmente nosso Exército é uma "Barca Furada"…quando deveríamos estar tapando os buracos e remando juntos, para formarmos o melhor Exército de figuração do Mundo…ficam iguais a um bando de maritacas gritando para todos os lados. Amigos, colegas companheiros, inclusive o que fez o comentário com 9(nove) itens (que deve ser OFICIAL), caiam na REAL, vejam a situação…se acabar o Papel A4 ou tinta para impressora…xxxxxiiiiiii…socorro o que vamos fazer! Parem de se ofender pelas redes, vão achar o que fazer, derrubem do poder (com provas concretas) quem vcs acham que estão de sacanagem com a tropa. Se nada for feito de que vale tantas palavras. Vcs estão esquecendo que jogamos no mesmo time…não somos adversários…Ou somos? Ahhh…e vou dizer mais uma coisa, o Nordeste não está estas maravilhas que imaginam…aluguel caríssimo, educação caríssima e de baixa qualidade, violência tomou conta…quem acha que vai morar na Beira mar…kkkkkkk…vai pro bairrão…e vou dizer mais…quem está ocupando PNR a vários anos e não pensam em sair é só o povo da terra. Companheiros (como diria LULA) torno a dizer, o uniforme que vestem é o mesmo, ataquem a quem tem que ser atacado(a).

  29. Costuma-se por culpa na Dilma em tudo que é problema. Em geral como desculpa da incompetência ou falta de iniciativa em proveito dos subordinados em todos os níveis. Principalmente os de pouca patente. Agora se em todos os níveis não houverem voluntários piranhas para Cmt, Fronteira, NY, Madrid, TG, Delegacia e pula-pula sem causa. RCC verus RCMec; BIB versus BIMtz; ai sim seremos valorizados. Como temos o comportamento, perfil e aptidão para piranha ….

  30. A SELVA É APENAS UMA SAÍDA PARA QUEM QUER DAR UMA ENTRADA NUM APARTAMENTO OU CASA MEIA BOCA PARA SAIR DO ALUGUEL.SIRVO NA FRONTEIRA NÃO PORQUE ADORO A SELVA, MAS SIM POR NECESSIDADE DE JUNTAR ALGUMA GRANA PARA COMPRAR UM LAR PARA A MINHA FAMÍLIA, PORQUE SE DEPENDER DO NOSSO SALÁRIO, A FAVELA SERÁ O NOSSO DESTINO.ENTÃO OS COMPANHEIROS QUE ESTÃO NA "FELPA" ABRAM SEUS OLHOS POIS O PLANO E CADA VEZ MAIS CRIAREM (OU TRANSFERIREM) QUARTÉIS PARA O CMA (VÃO CRIAR 28 PELOTÕES DE FRONTEIRA ATÉ 2030) E QUEM DISSE QUE AQUI É "BOCA BOA" PODERÁ QUEIMAR A LÍNGUA E PAGAR OS SEUS PECADOS PARA DEIXAR DE SER BESTA….

  31. Quanto ao "Anônimo disse…
    Vamos novamente tentar discutir o assunto da movimentação pós-SELVA, SEM EMOÇÃO:
    1- Os militares que VOLUNTARIAM-SE para servir na fronteira e para missões no exterior não podem usar argumentos do tipo: o local é desconfortável, insalubre, tem malária, leshimaniose, falta luz, a comida é cara, estou longe da família etc
    […]
    9 – A melhor política seria mandar cada uma para a sua terra natal, mas será que os gaúchos irã gostar? Acho que não, eles preferem o Nordeste!"

    Parabéns, é por este tipo de raciocínio que estamos nesta m… Raciocínio de chefes duma instituição que não sabe trabalha com homens. Não sabe das fraquezas humanas. Não sabe da psicologia do seu subordinado e suas necessidades.

    Senhor,
    creia nosso soldado profissional está na merda, está encurralado. Assim, só lhe resta a lei da selva. Sobrevivência, se é que me entende. Onde o maior come o menor! O mais forte come o mais fraco! Ou seja os princípios basilares a coesão são quebrados. Ou o senhor acha que a desagregação criada por seus instrutores era o certo. Amigo tal procedimento era apenas para uni-los. Não é um procedimento próprio de um verdadeiro líder. Creia é a forma errada de ensinar, é a forma certa para ser inimigo. Passados 30 anos tenho a convicção que não sabemos trabalhar com números, nem com pessoas, nem palavras, nem verbalização. Cada qual é um atributo de diversas ciências. A nós militares era para dominarmos tudo, nem que seja tipo pato. Ocorre é que não dominamos nada -0 tipo burro. logo, estamos sempre a frente da carroça. Abç

  32. Eu fiquei doze anos no Rio, parte pagando aluguel e parte laranjando no quartel. Vi alguns comentários que o pessoal que esta na selva tinha que ir para São Paulo, Rio e etc…, 95% do pessoal que está aqui na guarnição onde sirvo veio exatamente desses lugares. Tenho certeza que eles, como eu, viram na transferência uma oportunidade de, após o período de selva, irem para lugares mais aprazíveis. O comentário do anonimo 11 de setembro de 2012 08:40 provavelmente é de alguem que esta a vários anos no nordeste, juiz de fora ou em outra cidade piruada e esta se borrando com a possibilidade de sair de lá. Além do mais é um desinformado porque Marabá ainda não tem shopping (as obras do tal Pátio Marabá nunca sairam da terraplanagem), nunca vi ninguem aqui pescando durante o expediente e o Exército aqui faz coisas que nunca imaginei fazer no Rio.

  33. ESSE PESSOALZINHO QUE DIZ QUE SELVA E "BOCA BOA" DEVERIA LEVANTAR O SEU TRASEIRO DA CADEIRA EM ALGUMA DIRETORIA EM BRASÍLIA, DENTRO DE UMA SALA COM UM AR CONDICIONADO FELPUDO, E VIR VER O QUE REALMENTE É O EXÉRCITO NA VIDA REAL E NÃO NO MUNDO DO FAZ DE CONTA, POIS FALAR É FÁCIL, FAZER É QUE É DIFÍCIL…….VEM E VÊ ANTES DE FALAR BESTEIRA!!!!

  34. Anônimo das 08:40.
    Diante das suas "considerações", quase todas baseadas em deduções, em experiências alheias ou em uma sequência totalmente ilógica de argumentos, entende-se (sem deduções) que você é oficial, com pouquíssima experiência profissional, nunca vivenciou uma situação que o fez sentir-se, literalmente, um militar do glorioso EB (combatente, cumpridor de missão e que não corre das adversidades), jamais serviu em Gu especial, em localidade especial ou em qualquer das Gu de difícil recompletamento, além de ter colegas vagabundos, que foram para Gu especial para "darem o golpe no expediente", sem a fiscalização de seus chefes, conforme você mesmo afirma no ítem 8 do seu lamentável relato: "Relatos de colegas que já serviram em fronteira é de que na selva não há o que se fazer, e não raras vezes o pessoal fica pescando durante o expediente ou “cumprindo expediente” dentro do PNR". Diante disso, verborrágico, inexperiente e desinformado militar (se é que posso chamá-lo de militar), procure vivenciar tudo aquilo que a vida militar oferece àqueles que, realmente, representam a instituição de maior credibilidade perante a opinião pública do país, graças ao sangue, ao suor e às lágrimas derramados por cada um desses MILITARES e de suas famílias, para que pessoas pouco esclarecidas como você, democraticamente, continuem tendo a liberdade suficiente para escrever as besteiras que constam de seu pequeno (em conteúdo) relato.
    Sugiro, sinceramente, que você reflita (caso consiga fazer isso sem a ajuda de seus colegas) e defina se quer vir a ser um militar do EB, ou se permanecerá nessa inércia intelecto-profissional. Caso opte pela segunda alternativa, faça-nos um grande favor: diminua o contingente de gravatinhas sanguessugas, que tanto contribuem para que os quadrilheiros revanchistas que hoje ocupam o poder no país nos mantenham nessa triste e vaxatória situação.
    Fatos como o que provocou esse debate, muito são devidos ao desserviço que pessoas de sua estirpe prestam aos meus – e não seus, companheiros de farda, ao se manifestarem de forma tão infeliz e prejudicial, tentando desvalorizar cada ato de serviço, de coragem, de abnegação e sacrifício desses verdadeiros militares e seus familiares.
    Infeliz comentarista, ao menos uma vez, faça algo de útil em prol da Força Terrestre e do Brasil: "PEDE PRÁ SAIR!"

    Ainda ao sofrível comentarista anônimo das 08:40.
    Complementando minhas breves observações sobre o seu infeliz comentário, quero somente ressaltar, baseado em fato, o tipo de militar que você demonstra ser: quando, às oito horas e quarenta minutos da manhã de um dia útil, você deveria estar em pleno cumprimento do expediente (o que os militares criticados por você sempre fazem), o ignóbil crítico das movimentações e aspirações alheias se presta ao papel ridículo e desprezível de ficar postando comentários neste blog em pleno horário de trabalho, portando-se, dessa forma, de maneira semelhante a seus colegas citados no ítem 8 de seu triste comentário.
    Vá trabalhar, "militar"!

  35. Anônimo 11set 23:36 o quê vc considera cumprir expediente? Ficar saltitando, saltitando sem parar? Ficar sentando e levantando? Ficar fazendo ordem unida o dia todo? Ficar em pé em forma ouvindo baboseiras proferidas por ditos "militares de verdade" desconectados da realidade tipo vc? Fazer um DIEX (CTRL C + CTRL V) que leva 5min para ser elaborado? Por favor, defina cumprir expediente!!! Por acaso vc, probo e exemplo de militar, fica fazendo o quê neste Exército inerte que tem um papel que ora se assemelha ao personagem do SEVERINO, ora se assemelha a um espantalho num milharal (fica só fingindo que tá fazendo algo sem sair do lugar)? Existem uns auto intitulados MILITARES DE VERDADE – ainda não me deparei com nenhum com este perfil, nem praça nem oficial ao longo dos anos na caserna – que ficam querendo justificar suas opiniões com expressões que passam longe da realidade dos militares brasileiros: "glorioso EB"; "graças ao sangue, ao suor e lágrimas derramados(…)"; "cada ato de serviço, de coragem, de abnegação e sacrifício desses verdadeiros militares e seus familiares". Anônimo, faça um favor a vc mesmo, abra os olhos. Queira enxergar a realidade e não o que vc imagina ser a realidade. Veja qual a finalidade de cada ato seu dentro do quartel, vc se surpreenderá ao perceber que poucos deles são importantes, que só servem para ocupar o tempo e dar a falsa sensação de que vc está ralando, que vc é um bom militar e cumpridor de suas missões. Aliás a palavra missão é muito mal utilizada nos quartéis, serve na maior parte da vezes para designar tarefas administrativas e domésticas e poucas são as vezes que se referem à atividades operacionais úteis propriamente. Talvez vc seja um daqueles militares que é bom cumpridor de missões administrativas e domésticas e por isso se acha "o tal" (militar de verdade). Se falar que cumpre um monte de missões operacionais estará mentindo, isso não faz parte do nosso Exército, pois como já disse anteriormente ele é uma força inerte.

  36. Servir na fronteira é tão ruim que existem vários militares que já foram mais de uma vez e há vários outros voluntários querendo ir pela segunda vez para engordar o seu pé-de-meia antes de ir para a reserva.

  37. Por que neste blog, quando alguém quer ofender outro, afirma "deves ser um oficial…"?

    Em que momento o termo "oficial" passou a ser pejorativo?

    Há 23 anos que sou oficial. Devo me envergonhar disso?

  38. Alguns companheiros insistem em assertivas tais como "…servir na fronteira é tão ruim que existem vários militares que já foram mais de uma vez…". Ora, que bobagem! Acaso nunca precisaram fazer algo na vida que não gostassem, e mais de uma vez, por ABSOLUTA NECESSIDADE? Ao comentarista das 09:42Hs: companheiro, vc imagina mesmo que todas as demais profissões são ISENTAS de atividades "rolhas"? Cara, cumprimos ordens! E "missões" existem várias e as mais diversas. Uma hora cumpre-se uma missão "rolha", mas noutro momento pode-se estar fazendo algo bem mais importante e complexo. Tem que ter humildade, para observar que a vida não é feita somente de momentos grandiosos, e inteligência para reconhecer que tudo que vc citou faz parte de algo maior. Esse desdém com que vc se refere às atividades típicas dos militares, para mim, só tem uma explicação: vc está extremamente desmotivado e, sinto muito informar, mas é óbvio: SE vc é realmente militar, está na profissão errada! Não porque paga mal (porque mesmo para "copiar e colar", servir cafezinho e operar elevadores, em outros lugares paga-se muuuuuuuuuito melhor!), mas pela sua total falta de pendão para a carreira. Sua desmotivação é fácil de entender (o rosário é grande e todos conhecemos, não preciso repetir). Mas porque vc só aponta os erros, os momentos que consiera exdrúxulos? Qualquer militar pode, especialmente nos dias de hoje, citar várias atividades que as Forças Armadas realizam e que fizeram/fazem a diferença para muitas pessoas – pessoas da sociedade, gente de todas as classes sociais, sobretudo as mais necessitadas. Hoje, as Forças Armadas estão aí, a todo momento sendo empregadas para fazer aquilo que outros ganham (e bem!) para fazer – mas não fazem! Será que vc realmente não enxerga isso? Jura que apenas vê o "…saltitando, saltitando, o sentando e levantando, a ordem unida, as baboseiras dos "militares de verdade", o DIEX CTRL C + CTRL V e blá-blá-blá? Então, desculpa, companheiro, seu poder de observação é muito limitado… Ou então, vc anda vendo filmes demais! Vou te fazer uma pergunta: quantos Exércitos, das mais de 190 nações existentes no mundo, estão permanentemente em combate (ocupados como vc acha que as Forças Armadas deveriam estar aqui)? Poucos né? Lá, como aqui, também se realizam treinamentos físicos, também se faz ordem unida e, PASME: também se elaboram documentos "copiando e colando" (para isso mesmo que a Microsoft inseriu essa facilidade no Office).E por acaso será que, por serem nações em paz, que não vivenciam conflitos – mas que procuram se preparar para eles – todos estes militares, então, são desocupados? Finalmente: por conta de gente com o seu tipo de pensamento, é que eu ouso afirmar: no Brasil, o nosso inimigo é interno. Antes de nos preocuparmos com os estrangeiros, precisamos lidar com os nacionais…

  39. Oficiais favorecidos, Praças e Suas Famílias sacanea..!
    Ombridade Zero, poderia ser 50% de Of Mov e 50% para Praças. Que vergonha, ridículo.
    Cabe estrar na Justiça, e exigir IGUALDADE DE CONDIÇÔES E TRANSPARÊNCIA.

  40. Concordo com o comentarista 13Set12 01:06. Certamente que as atividades “rolhas” que desenvolvemos dentro dos quartéis têm serventia e são meios pelos quais atingiremos objetivos extremamente nobres – irei para a reserva sem saber a serventia da rendição da guarda em ordinário marche o porquê dela ter que fazer faxina se a função primordial é prover segurança ao quartel. As atividades rolhas são necessárias para atingirmos um alto padrão de eficiência quando/se for o caso de termos que um dia executar a nossa principal missão constitucional: DEFESA DA PÁTRIA. Mas se as atividades internas, DITAS “ROLHAS” já nos permitem atingir vários objetivos importantes, que dirá então as missões externas executadas pela Força Terrestre! Apesar do meu poder de observação limitado, afirmado pelo comentarista supracitado, consegui listar o pouco das atividades que os militares executam almejando “algo maior”:
    1)FAXINA NOS QUARTÉIS EXECUTADAS PELOS PRÓPRIOS MILITARES.
    OBJETIVO 1:como o Governo precisa de muito dinheiro para gastar na categoria serviço de terceiros/limpeza e conservação, pois todos os órgãos públicos terceirizam o serviço de limpeza e conservação porque não admite-se um servidor público varrendo o chão, pois caracterizaria desvio de função ou assédio moral, o Exército faz um nobre papel economizando o dinheiro que ele poderia contratar empresas para fazer a limpeza dos quartéis. A nobre economia que o EB faz serve para os outros órgãos gastarem.
    OBJETIVO 2: manter o quartel sempre em condições de ser visitado por um General – que um dia já foi Tenente e sabe que a faxina só foi bem feita na véspera da visita ao custo de horas de lazer do militar após o expediente – pois este último tem uma boa ou má impressão de uma OM pela qualidade da faxina e da elaborada pintura do meio-fio das alamedas e retirada do pó dos móveis das seções e dos vidros das janelas;
    2)PODA DE ÁRVORES EXECUTADA POR MILITARES DO EXÉRCITO: idem (OBJETIVO 1);
    3)LIMPEZA DE CEMITÉRIOS E OUTRAS ÁREAS PÚBLICAS DE PEQUENAS CIDADES EXECUTADA POR MILITARES DO EXÉRCITO.
    OBJETIVO: como os pobres prefeitos de pequenas cidades administram mal e/ou desviam os recursos da prefeitura e por isso não tem dinheiro para contratar servidores, o Exército, nobremente, ajuda com a mão-de-obra barata(o recruta custa R$492,00+auxílio transporte)os Prefeitos na limpeza e conservação das áreas municipais em troca de um prestígio junto à municipalidade (“babação-de-ovo”);
    4)PINTURA E REFORMA DE ESCOLAS PÚBLICAS: idem;
    5)FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA JUNTO À FRONTEIRA EXECUTADA POR MILITARES DO EXÉRCITO. OBJETIVO: ao executar esta nobre missão o Exército ajuda a poupar trabalho aos servidores concursados para realizar tal tarefa, permitindo que os mesmos fiquem morcegando nas repartições enquanto os Soldado ficam “sifu” no lugar dos verdadeiros fiscais sanitários, que por sinal ganham 8 vezes mais do que um Soldado;

    (Continua no próximo post…)

  41. (Continuação do post anterior…)
    6)CENSO RODOVIÁRIO NAS ESTRADAS EXECUTADO POR MILITARES DO EXÉRCITO.
    OBJETIVO: o Exército põe seus militares para executar esta nobre missão com o intuito de dar subsídios estatísticos ao DNIT, que por sinal é dirigido por um General do Exército, mas que antes disso já mantinha contratos milionários com as Fundação Ricardo Franco e Fundação Trompowsky ambas criadas e comandadas por Oficias Generais e Oficiais Superiores da reserva remunerada que prestam “assessorias” em planejamento e consultoria técnica sem licitação;
    7)AÇÕES DE COMBATE À DENGUE NAS VIAS PÚBLICAS E IMÓVEIS PARTICULARES EXECUTADAS PELOS MILITARES DO EXÉRCITO.
    OBJETIVO: nobremente o Exército disponibiliza seus Soldados para executarem trabalho cuja atribuição é dos Governos Estaduais e Municipais através dos agentes da FUNASA(ganham em torno de R$ 3.500.00 de salário mensal) e agentes de combate a endemias dos municípios ou Bombeiros, na pior das hipóteses. Certamente a nobre contribuição do Exército ajuda os governos citados a economizarem recursos com pagamento de pessoal enquanto os Soldados nem luvas de proteção recebem para executar o trabalho.
    8)TRANSPORTE DE GRÃOS EXECUTADO POR MILITARES DO EXÉRCITO.
    OBJETIVO: o Exército contribui para o transporte de grãos que atenderão aos interesses econômicos do agronegócio e para ajudar a suprir a incompetência administrativa da CONAB que está repleta de funcionários fantasmas que só fazem assinar o ponto ao final do mês e que está loteada com vários “aspones” indicados por partidos políticos que só fazem criar estratagemas para desviar dinheiro para abastecer os seus padrinhos políticos.
    9)CENSO EDUCACIONAL (EM RONDÔNIA) EXECUTADO POR MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO. OBJETIVO: para compensar a falta de competência das Secretarias Estaduais e Municipais de educação no controle das informações acerca dos seus alunos da rede de ensino Exército contribuiu nobremente com a participação de Cabos e Soldados para executar uma missão que proporcionou economia de recursos para os Governos locais e folga para os seus servidores. Agora façam suas críticas ao meu comentário e tentem me convencer que as minhas observações são absurdas. Estou à disposição para mudar minhas ideia sobre as minhas conclusões pois sou partidário da máxima do Barão de Itararé: “não é triste mudar de ideia. Triste é não ter ideias para mudar.” !

  42. Finalizando o debate com o comentarista de 12 Set 2012, às 09:42 (hora de TRABALHAR).

    Muito obrigado por confirmar o perfil que eu havia traçado a seu respeito (idêntico ao de seus colegas citados no comentário anterior), pois, além de suas bravatas de funcionário público que deixa o paletó na cadeira, você continua postando comentários nesse blog em horário que deveria fazer jus ao salário que lhe é pago por todos nós brasileiros.

    Diante de suas observações "realistas", "lúcidas" e "atualizadas" sobre a instituição e a maioria de seus integrantes, fico parcialmente tranquilo, pois sei que pessoas como você tem ZERO poder de persuasão, logo, jamais influenciarão aqueles que estão diretamente envolvidos em assuntos relevantes para os MILITARES do GLORIOSO EXÉRCITO BRASILEIRO e, muito menos, aqueles que podem decidir qualquer tipo de mudança em prol de quem realmente produz segurança e garante liberdade, leis e ordem (sabe o que é isso?) a todos os integrantes da nação, inclusive a encostados como você.
    Não posso afirmar se o seu mais recente (e não menos infeliz) comentário sobre tudo o que se debate neste espaço é, ou não, verdadeiro, procedente e aceitável, pois nossas realidades e valores são tão diversos, que não me permitem ver como inaceitável tudo o que você disse. Entendo que, dentro de sua ótica tão desprovida de valores éticos e morais (o que se adquire em casa e ao longo de uma vida decente), isso deve ser perfeitamente normal e justo. Porém, gênio da embromação, depois de ler seu comentário e confirmar o que já se entendia sobre seu perfil, só me resta encerrar esse debate com uma sugestão que, diante de tudo o que se discutiu neste espaço, é a mais cabível para você: pare de receber o seu salário injustamente, deixe de reproduzir dentro do EB o que fazem as sanguessugas da nação, que diariamente vemos no noticiário. Peça, definitivamente, para sair dessa instituição que você afirma ser inerte, deixe de ser SEVERINO, deixe de fingir que produz alguma coisa e vá embora para o seu mundo “real”, pois lá, talvez, exista algum empresário "antenado" como você e lhe ofereça uma oportunidade de desenvolver todo o seu "potencial", que hoje é desperdiçado em nossa falida instituição. Tente, mais uma vez, refletir (quem sabe, dessa vez, você consegue?) e vá encostar-se em outro lugar. PEDE PRÁ SAIR!
    Por favor, não se dê ao trabalho de responder a este comentário.

  43. Não vou entrar em polêmica sobre o porquê de se pedir movimentação para Gu Esp. Se é bom ou ruim, se vale a pena ou não, se é por dinheiro ou outro motivo que o valha, isso é problema de cada um e não cabe julgar. Só queria pedir à DCEM transparência na hora de cumprir o seu papel. Porque não é divulgado o ranking do pessoal que é movimentado para as Gu Esp. O militar é preterido na ida e na saída de Gu Esp e não sabe o motivo. A quem interessa esse desconhecimento? Acredito que não haveria chiadeira se o militar pudesse verificar por meio de dados divulgados o porquê de não ter sido movimentado ou o porquê de ter sido atendido em sua 1ª, 2ª ou enésima opção. Repito um pouco de transparência evitaria muita polêmica. Pode até ser ingenuidade de minha parte, mas na minha humilde visão é o que está faltando. Brasil!!!

  44. Ao ANÔNIMO DE 13SET 19:15, UM VIRTUOSO, PADRÃO DE RETIDÃO MORAL E EXEMPLO DE MILITAR DO "GLORIOSO EXÉRCITO BRASILEIRO"

    Sugiro que vc leia o artigo neste blog cujo título é "A Tropa é o espelho do chefe" (http://montedo.blogspot.com.br/2012/09/a-tropa-e-o-espelho-do-chefe.html).
    O camarada que escreveu o artigo o fez com grande maestria e expôs de maneira mais rebuscada o que eu já comentei aqui e por tal fui motivo de críticas ao afirmar que o Exército é uma força inerte. Agora já existe mais alguém afirmando o mesmo, só que através de um artigo elaborado. Portanto afirmo mais uma vez: as atividades "rolhas" só servem para nos dar a falsa sensação de que trabalhamos (FAXINAS, FORMATURAS, OLIMPÍADA INTERNAS, CAMPEONATOS DE FUTEBOL, COMEMORAÇÕES, CHURRASCOS, ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS, FAXINA, FAXINA, FAXINA…) quando na verdade se pararmos para pensar, pouco do que fazemos no dia a dia desta Força Terrestre espantalho é "gastar" o tempo com babaquices que são valorizados por militares com vc ANÔNIMO, que deve ser muito orgulhoso por suas medalhas de tempo de serviço – que basta estar vivo para ganhá-las, não representam mérito nenhum – e outras que vc deve ter ganho mesmo pertencendo a um Exército inerte, que vive de guerrinha de papel. Eu realmente estou desmotivado, estou assim porque consigo enxergar as merdas e inutilidades que fazem parte do dia a dia de uma quartel. Mas sair não é tão fácil, não depende só da minha vontade, existem aspectos materiais envolvidos e tempo para que algumas atitudes resultem em resultados concretos. Esse seu discurso velhaco de "PEDE PRA SAIR" é bem coisa de milico acomodado com o "status quo" da instituição, que tem medo de criticá-la por se sentir ofendido também (não sabe aceitar críticas), aquele do tipo que, ilustrativamente, prefere achar que resolve o problema da traição da mulher ao retirar o sofá da sala sobre o qual ela o traiu. Vc se refere ao Exército como "glorioso" eu pessoalmente acho que ele se tornou apenas mais um órgão público, pois os significados da palavra GLORIOSO ao meu ver não se coadunam com a situação do nosso Exército, vejamos (dicionário Houaiss):

    glorioso – adjetivo; coberto de glória, célebre, vencedor, que dá glória,digno de louvor, ilustre, notável, que tem esplendor, radiante, luminoso,que participa de glória eterna.

  45. AAo controverso de 14 Set 2012, às 11:00 (ainda no horário de expediente).

    "Antenado" funcionário.
    Eu havia lhe pedido para não se dar ao trabalho de responder, mas, diante de sua resposta contraditória, lá vai:
    Você estudou História do Brasil?
    Você acompanha o noticiário?
    Faça isso, antes de negar o histórico glorioso que vários integrantes da instituição escreveram e continuam escrevendo com seu valoroso trabalho em prol de todos nós.
    Quanto a sua “opinião pessoal” de que o Exército se tornou mais um órgão público, creio que você tem uma boa parcela de razão, uma vez que você não é o único a adotar posturas do "funcionário público" a tentar desvirtuar (com ócio e argumentos vazios) o verdadeiro trabalho que se desenvolve nos milhares de quartéis pelo Brasil.
    Finalmente, tente organizar suas idéias, pois, se bem me recordo, você iniciou o debate criticando quem está, voluntariamente, em uma situação adversa (Gu especial) e reclama dessa situação. Ora, senhor funcionário, o que o senhor está fazendo ao descarregar nesse blog e no seu discurso diário em seu quartel toda a sua insatisfação e desmotivação com o Exército? Você, ao permanecer em uma instituição falida, com todas as mazelas elencadas em seu comentário, em troca de dinheiro, não estaria cometendo o mesmo ato que os militares por você criticados estariam cometendo?
    Entendo que, de certa forma, não sou eu o alienado da metáfora do sofá, mas sim, você, que se deixa alienar por idéias alheias e se prostitui, ao aceitar uma condição que tanto abomina, em troca de “aspectos materiais” (seriam 20 ou 30 mil, como o pessoal da selva?).
    Portando, jovem inocente, saiba que não tenho e jamais terei a pretensão de ser um virtuoso ou servir de qualquer tipo de parâmetro moral. Eu, assim como milhares de cidadãos que vestem a farda para realizarem um trabalho, só tento viver de maneira honesta, de acordo com os valores morais que adquiri no seio de minha família original e que passo para a família que constituí. No contexto desses valores, não cabem atos como os que você prega. Eu tenho o dever de ser verdadeiro comigo mesmo, pois, se chegasse ao ponto de total falta de perspectiva em que você chegou, eu jamais seria leviano comigo mesmo e com todos aqueles que acreditam em mim. Certamente, diante de uma situação dessas, eu teria coragem moral para negar essa situação e buscaria algo que atendesse, de forma digna, as minhas expectativas.
    Pense bem sobre o que você quer e, principalmente, tome mais cuidado ao criticar atitudes e situações alheias, pois, ao criticar alguém, você pode se ver diante de um espelho.
    Sinceramente, espero que você busque ser feliz naquilo que fizer. Talvez, sendo verdadeiro consigo mesmo seja o melhor caminho.
    Sem ressentimentos.
    Que Deus o abençoe, garoto.

  46. Senhores, servir em Guarnição Especial é opção. Quem vai, PEDE PARA IR, por dinheiro. O problema não é servir lá (eu servi em Tabatinga-AM em 2001/2002), o problema (para a grande maioria) é sair, pois não se tem a garantia de ir para onde deseja, essa é a regra do jogo. Nunca servi no nordeste e não tenho intenção de servir, local pretendido para a grande maioria que sai da fronteira. Sou do RJ, estou aqui há 11 anos, dos 27 anos de serviço só fiquei fora do RJ 3 anos (1 na ESA e 2 na selva). O problema não é servir no RJ, SP, RS e etc, o problema é a equação "baixo salário – PNR + aluguel caro = morar mal e viver mal". É claro que há muita injustiça e falta de transparência nas transferências, especificamente em relação aos praças que passam a carreira toda no percurso Brasília-GuEsp-Nordeste-GuEsp-Brasília…, enquanto a maioria…APOSTO que se no RJ houvesse 100% de PNR para praças, IA TER "BRIGA NA JUSTIÇA" PARA SERVIR AQUI…conheço muito paulista/paulistano, gaúcho, mineiro e nordestino q serve aqui por opção e não quer voltar para sua terra natal. Repito, o problema não é servir na Gu Esp, o problema para alguns é a saída, pois não têm seus interesses atendidos! Vi alguns comentários tipo "Cariocas no RJ"; concordo, entretanto, também sou a favor de "Gaúchos no RS, paulistas em SP, principalmente os que estão em Brasília e nordeste…O QUE REALMENTE NOS AFLIGE NÃO SERVIR AQUI OU ALI, O REAL PROBLEMA É SALÁRIO BAIXO, FALTA DE PNR DIGNO E ALUGUEL CARO PARA MORAR EM LUGAR DIGNO. Servir na selva é prêmio, é para voluntário; inclusive, existem inúmeras ações judiciais de militares que não querem sair de lá. Senhores, o Exército é brasileiro, não é regional, é impossível atender ao interesse pessoal de todos, é impossível manter cariocas no RJ, paulistas em SP, gaúchos no RS e etc…se assim fosse, como iríamos ganhar a merreca da transferência? Para comer omelete, tem que quebrar o ovo…

  47. Complicado, estava lendo as mensagens dos nobres colegas e vejo que nada mudou, definitivamente nada mudou. Muito mais fácil administrar o caos e a guerra entre os praças do que ajudá-los. Concordo plenamente quando o colega fala que bastava construir PNR em todas as cidades onde existam OMs. Simples, cada OM deveria fazer gestões no sentido de economizar ao ponto de construir pelo menos 2 PNRs por ano, até ao ponto de atender todo o efetivo profissional. Imagina a situação, Joãozinho você foi movimentado para Campinas-SP, entretanto, não se preocupe, tem uma casa confortável lá esperando por você e a sua família, vá e seja feliz. Isso sim seria preocupar-se com a família militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo