NAVIO TANQUE GASTÃO MOTTA
FOGO ATINGE PRAÇA DE MÁQUINAS
Navio tanque Gastão Motta (Imagem: Navios Brasileiros) |
Um incêndio na praça de máquinas do poderoso navio tanque Gastão Motta (G23) deixou preocupados militares ligados a pessoal a bordo. O acidente ocorreu na madrugada de sábado com o navio atracado em Fortaleza, onde estava mobilizado para operação naval conjunta do Brasil com a Venezuela. A Venbras-2012 começou no dia 3 e termina na próxima segunda-feira, mobilizando 500 militares das duas nações.
Empregado para apoio logístico móvel da Força Naval, o G23 estava com o tanque parcialmente cheio de combustível. Informações iniciais davam conta de que militares a bordo do navio teriam saído feridos do incêndio. “Houve o acidente, mas ninguém foi ferido”, garantiu à Coluna o comandante do 3º Distrito Naval, vice almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa. “O incêndio, na área do gerador de energia da praça de máquinas, foi logo debelado”, completou.
O incidente ocorreu com com os quatro navios mobilizados na Operação Venbras atracados no porto de Fortaleza. Preocupou os militares por se tratar de um navio tanque, que em acidentes mais graves corre risco de explodir. “(Um incêndio) não é para acontecer em um navio. Mas o que ocorreu foi algo no quadro elétrico. Não na parte de combustível”, disse o almirante Gambôa. O fogo afetou a operacionalidade do G-20? “Não”, garantiu o oficial, confirmando para segunda-feira a saída do navio tanque de Fortaleza rumo ao Rio.
OUTRO INCIDENTE
O fogo no G-20 foi o segundo incidente com embarcação na Venbras 2012. No dia 3, o navio patrulha oceânico venezuelano “Warao” encalhou ao se aproximar do porto de Fortaleza, sofrendo avaria. Teve, inclusive, que ser rebocado até o porto.
6 MIL LITROS DE DIESEL
Subordinado ao Comando da Força de Superfície, o G-20 fica normalmente atracado em Niterói. Tem 121 militares a bordo e capacidade de transportar seis mil litros de óleo diesel e mil litros de querosene de aviação.
REGASTE DO 447
Navegando sob o lema “Nós fazemos a Esquadra ir mais longe!”, o G-20 foi um dos meios mobilizados, em 2009, na complexa missão de resgate no Oceano Atlântico dos destroços do avião e dos corpos das vítimas do voo da Air France 447.
O Dia Online (Força Militar)/montedo.com
14 respostas
Mais um "poderoso" sucatão da "gloriosa" Marinha…
Pior do que não dar a notícia é dar uma notícia mal dada. Tem mais erros nessa matéria do jornal o dia do que numa redação do ENEM. Caro Montedo, cuidado quando fizer clipping desse jornal, ele é especialista em divulgar notas furadas. Conseguiram errar várias vezes o indicativo do navio, mesmo com a foto. Como se pode confiar em alguém que dá uma notícia dessas, será que o resto tem veracidade?
G-20 ou G-23?
G-23
NÃO É NORMAL INCÊNDIO A BORDO, MAS SOMOS PREPARADOS NORMALMENTE A COMBATÊ-LOS.
falcao negro 6 mil litros de oleo para um navio tanque ta de brincadeira não é 600mil ou mais.
"6 mil litros de oleo para um navio tanque ta de brincadeira não é 600mil ou mais."
São 6.000 TONELADAS de óleo diesel e 1.000 TONELADAS de querosene de aviação, ao invés de 6.000 e 1.000 litros, respectivamente.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/NT_Almirante_Gast%C3%A3o_Motta_%28G-23%29
mas…enfim…quando esse navio chega ao rj? e ficou tudo bem com os militars?
quando navio gastão motta chega ao rio?
O navio não chegou no Rio de Janeiro e ninguém tem informação onde ele esta.Previsão de chegada 24/08/2012.
são 6.000.000.00 milhões de litros de oléo Diesel.E foram 3:00hs de combate ao incêndio graças a Deus toda a tripulação estava a bordo só assim e com ajuda dos outros Navio Militares que estavam no porto conseguiram combater o incêndio.Até o corpo de bombeiros de fortaleza foram acionados.E o navio é "G23"
Foi verdade, foram 3 horas de combate ao incêndio.
não ouve ferido!!! Graças a Deus…….
Tivemos informação segura que nenhum militar se feriu neste incêndio.
Gente é cada absurdo um pior que o outro pesquisem antes de divulgarem tanta bobagem! segue a ficha da belonave: Capacidade de Carga: 4.400 toneladas de combustível, sendo 5.100.000 litros de diesel MAR-C e 608.000 litros de JP-5, mais 200 toneladas de suprimentos diversos. É equipado com uma estação de transferência de combustível em cada bordo a meia nau, e de transferência de pessoal e carga leve com capacidade de 280 Kg .