Band fala em ‘padrão medieval’ do inglês dos controladores de vôo

Gravação mostra comunicação ruim em aeroporto
Do Jornal da Band
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Durante um vôo da British Arways na rota Londres-Rio de Janeiro, os tripulantes tiveram dificuldade em entender o inglês precário de um controlador de vôo do aeroporto do Galeão, na capital fluminense.
A falha de comunicação aconteceu quando o avião se preparava para o pouso, um dos momentos mais arriscados de vôo.

Comentário de um sargento controlador de vôo sobre a matéria
Bom, acabei de ver a reportagem e acho que posso esclarecer um pouco, pois sou Controlador! Em resposta a senhora Clarice Oliveira: A senhora foi muito feliz no comentário! Não foi nada de “anormal” o que foi dito pelo Controlador. Estas frases são padronizadas, de acordo com o orgão regulador – ICAO – que é o mesmo para todos os países….oque foi dito foram limites de proa, rota e posições demarcadas em Cartas de Rota. Ele diz para o piloto voar na proa 250 (marcação normal de uma rosa dos ventos – 360 graus), e que ele está limitado a voar nesta proa até a magnética 100 do auxílio a navegação ( antena emissora de onda localizada no solo, registrada em Cartas de Rota, que emite sinais e a aeronave se localiza), no caso a estação Nova. Algo usual de todo turno de serviço. Acredito que o problema possa ter sido o sotaque e a transmissão que pode ter chegado com ruído ou interferência ao piloto. 
Em resposta ao comentário the Senhora Bianca Cardoso Marçal: A senhora se engana em alguns pontos. A maioria dos Controladores, 85% ou mais, são militares the Força Aérea ( Aeronáutica), e não existe nenhum vínculo com a INFRAERO. A Aeronáutica é a responsável pelo Serviço de Controle de Tráfego Aéreo do território nacional. Para ingressarmos no curso de formação, onde nos formamos Sargentos, temos que ter um nível de inglês intermediário, quesito mínimo e obrigatório. Durante o curso temos uma carga de inglês voltada para a aviação de modo geral e Controle. Depois de formados temos provas anuais que, dependendo do resultado, nos deixa aptos ou não para o serviço. Entretanto, este inglês é previsto para nossa fraseologia padrão, funcional, determinada pelo orgão citado acima, ficando proibido durante o trabalho conversas informais, com termos diferenciados com qualquer piloto, estrangeiro ou não. Não podemos dizer nem bom dia. 
Portanto cabe ao próprio Controlador decidir se deve ou não melhorar e engrandecer seu conhecimento em inglês. E aí que entra a parte salarial. Temos um dos trabalhos mais estressantes e perigosos do mundo, mas nosso salário e condições de trabalho aqui no Brasil são muito precários comparados a outros lugares do mundo, mesmo sendo um país com uma frota muito grande de aeronaves(estamos entre os maiores do mundo, perdendo para poucos). Por exemplo, ganhamos menos que nossos hermanos argentinos. Desta forma fica difícil para qualquer pai de família ter que bancar um escola de inglês particular, e acreditem, o governo não nos dá tudo de graça como muitos pensam.Fazemos nosso trabalho com muito amor à profissão e a pátria, afinal somos militares, mas infelizmente só somos lembrados em situações como esta. Espero ter ajudado.
Band/montedo.com

19 respostas

  1. Pq o Sr cesar, não falou da defasagem salarial? quando um chefe tem a oportunidade resolve ficar calado!!!

    não acreditem em generais, almirantes e brigadeiros!

  2. Gostaria de parabenizar esse Sargento controlador de voo, por suas palavras esclarecedores e também de alerta sobre a situação de penúria e sucateamento que as forças armadas estão enfrentando. A situação salarial desses militares estão sendo a muito tempo negligenciadas. Os comandantes estão preocupados, apenas, com seu próprio bolso. Infelizmente sinto que esses dedicados brasileiros estão em completo abandono. Vamos aguardar a próxima tragédia para se voltar a pensar nesses na insalubridade e na escassez em que vivem essess homens.

  3. O militar se quiser falar inglês tem que pagar pra fazer curso. Qualquer instituição seria oferece curso dentro das instalações sem que seu pessoal tenha que pagar por isso. Mas nas forças desarmadas o militar tem que gastar o que não tem para poder se aprimorar em seu trabalho.
    A pergunta que fica:
    Quem tem gastar pra fazer curso?
    Os otarios dos praças!!!!!!

  4. Realmente passamos anos inteiros trabalhando 24h seguidas, com revesamento, 100% de atuação e com o inglês de sempre, de repente, aparece uma figura extraordinária de outro País e reclama de uma fala e infelizmente lembram que existimos, tanto na aeronáutica ,Marinha e Exercito.O nosso serviço só é lembrado se houver algum óbice ninguém divulga nossa atuação diária pelo Brasil. Agora, quando lembramos dos nossos ridículos salários jornalistas e o próprio governo emudecem.

  5. Bom profissional custa caro! Tenho uma prima que se formou no fim do ano passado (2011) na EEAR, como controladora de vôo. Perguntei para ela qual seria o próximo passo??? Resposta (obvia): Estudar para concurso melhor remunerado.

  6. Infelimente somente os militares fazem tudo por amor a patria.Será que realmente vale apena????
    É sabido que os Cmts. e a Presidente estão pouco se lixando para os militares.

  7. A grande maioria dos militares controladores de tráfego aéreo estão estudando para fazer concursos melhores, faculdades e dar baixa.É uma profissão cativante, estressante e mau remunerada. Os jovens que estão entrando, se encantam com serviço de tráfego aéreo, querem um salário para pagar faculdade e pular fora. Depois da queda do GOL, equipamentos melhoraram e o tratamento com os militares controladores piorou. Muitos acham que são "folgados", tem regalias, etc. São tratados somente como militares. Além do serviço na escala operacional que funciona 24hs, tiram serviço armado de 24hs muitas vezes no único final de semana de folga. Reuniões constantes, mesmo quando estão saindo dos pernoites, na folga, etc, provas anuais, exames de saúde especial todo ano, cobrança de nível de inglês e por aí vai. Para um reporter enveredar em um assunto tão complexo, deveria se informar mais, se aprofundar um pouquinho e não ir pela primeira má impressão. Quantos pilotos estrangeiros falam horrivelmente o inglês da fraseologia da aviação e os controladores tem que entender para não dar instruções erradas.Querer ibop sem entender do assunto vira um tiro no pé.

  8. O aperfeiçoamento no inglês por esses militares ocorre da seguinte maneira: pagam do próprio bolso e em horário que deveriam estar de folga… … Se os chefes estão vendo isso? Nossos oficiais vivem em outro mundo… No mundo da fantasia… Todos os dias, antes de sairem de suas casas para dirigirem-se para o trabalho colocam a mais nova peça do uniforme: o óculos "cor-de-rosa". Por isso eles enxergam tudo lindo!

  9. Profissão que só aparece quando há reclamação ou acidente. No meio dos controladores há bacharéis em direito, médicos, enfermeiros, engenheiros em várias áreas, pilotos privados, matemáticos, professores, piscólogos,dentistas, etc. A grande maioria dos novos integrantes do sistema já estão se preparando para sair, por melhores salários e oportunidades. Os que não saem são mais antigos que ralaram muito para se formar, estudando nas horas que não estavam escalados e longe da família e do lazer, driblando o sono e o cansaço das escalas apertadas e instruções militares. Você que está lendo aqui, compareceria a uma marcha no clima amazônico, de 20KM com muita poeira e sol de mais de 32°, saindo as 08:00hs, chegando às 14:00hs e às 18:00 comparecer para trabalhar em um pernoite de 11 horas com febre alta, com seu ala nas mesmas condições e sem alternativa para a substituição e realizar seu trabalho sem errar? Como se sentiria se após essas atividade e formaturas cansativas a tropa das outras unidades tenham o "descanso de tropa" no dia útil seguinte e você, que trabalha em escala, não? Trabalhar quase todos os dias do mês e, quando pensa que vai usufruir de um ou dois dias de folga, é escalado para uma reunião, fiscal de prova, representação em alguma solenidade civíl ou militar, por, justamente estar de "folga", enquanto outros que trabalham em expediente folgam todos os finais de semana e feriados? Como se sentiria se recebesse o mesmo salário dos demais acrescido apenas de etapas de alimentação referente aos pernoites trabalhados? Resposta: cair fora. É por isso que muitos jovens estão entrando por uma porta e saindo rapidinho. E, para completar, vem um reporter que nada entende disso e quer esculachar. O nível da emissora tá baixo.

  10. A BAND parece que aderiu o "salve-se quem puder" por busca de IBOPE. Baixou o nível com programas como o Pânico na TV, que tem muita baixaria, indecência mau gosto e agora coloca no ar esse tipo de reclamação sem fazer uma avaliação mais criteriosa. As outras emissoras agradecem.

  11. Resta apenas a saída e quem ficar por último apague a luz. Dias desses dando instrução para uma turma formada por priemiros tenentes do EB, o assutno de 90% da turma era prestar concurso pra ganhar mais e ser valorizado, o fim está próximo.

  12. a instrução que o colega deu teria sido entendida por qualquer piloto
    brasileiro,americano,latino ou de qualquer outra nacionalidade e até talvez por um piloto inglês com um pouco mais de boa vontade.venham tentar entender um piloto francês,japonês e de muitos outros países que não tem o inglês como língua nativa ou como segunda língua. perguntem a um controlador de voo nativo da língua inglesa se eles falam inglês bem.são 35 anos ouvindo quem não entende falando besteira.

  13. so fazem palhacada com militar porque nao podemos fazer greve.
    Os comandantes grandoes de brasilia estao preocupados em ir pra reserva, que se danem quem esta por baixo.
    PT ridiculo, algum dia a casa vai cair, um dia eh da caca e o outro, do cacador.
    Quem vai defender a fronteira por mil reais?
    Soh militar idiota!
    Fora com civis no comando dos militares!

  14. Na Europa não existe falha com ele são sabe o que é limite de autorização atc. aqui no brasil tem porque pode dar pane no sistema e, por isso, temos que falar mais…

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